Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Loonie » 17/9/2008 18:39

Boa tarde a todos

Marco António onde consegues arranjar esses gráficos?

Registado: 17/9/2008 18:35

por MarcoAntonio » 17/9/2008 18:33

Esse artigo do Pedro Santos Guerreiro foi das melhores coisas que se tem lindo sobre esta matéria. Ainda assim, esqueceu-se de um factor: o lag.

Ele está a considerar a mesma data para o preço da matéria prima e o preço na bomba.

Considerando esse factor o diferencial ainda vai ser inferior aos 30%...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

"Porque não dsce o preço da gasolina?"

por Bocciardi » 17/9/2008 18:26

"Se nos últimos três meses a cotação do petróleo desceu quase 40%, por que é que o preço de venda da gasolina em Portugal caiu quase dez vezes menos?" A Galp pode achar que a pergunta é impertinência de ignorantes e a Autoridade da Concorrência entender que no pasa nada, mas devem ser os únicos à face da Terra a pensá-lo.

A Galp pode achar que a pergunta é impertinência de ignorantes e a Autoridade da Concorrência entender que no pasa nada, mas devem ser os únicos à face da Terra a pensá-lo. Menos certezas tem o comissário Europeu da Energia: falando especificamente de Portugal, Andris Piebags diz que a Autoridade da Concorrência "tem de acompanhar melhor o mercado dos combustíveis", para "confirmar permanentemente que não há práticas de cartelização entre as gasolineiras".

A questão do preço dos combustíveis está a tornar-se uma conversa de surdos. Ainda ontem, a Galp disse que não tem poder para definir preços de combustíveis, o que dá vontade de rir. Logo depois, o ministro da Economia pediu que as descidas sejam mais rápidas, o que dá vontade de sorrir. A associação das petrolíferas diz que não haverá descidas em breve, o que perante a queda do petróleo dá vontade de ruir. E os revendedores querem voltar a bater à porta da Concorrência, o que dá para pouco admitir, pois esta já validou todos os argumentos das gasolineiras, atribuindo a evolução dos preços a impostos e à conjuntura internacional. Foi a 3 de Junho que a Autoridade da Concorrência assim disse. O que se passou desde então? Muito.

Há factores que atenuam os efeitos aritméticos simplificados no primeiro parágrafo. A descida do petróleo em euros foi menor do que em dólares. E há uma componente fixa de imposto que dilui a descida do preço antes de impostos. Finalmente: a Galp diz que interessam mais as cotações internacionais das gasolinas do que o preço do petróleo.

Seja qual for a forma como se calcula, a descida dos preços na bomba é sempre mínima. De 4 de Junho para cá, em euros, o petróleo caiu 31%; as cotações internacionais do gasóleo e da gasolina desceram 23% e 13%, respectivamente; o preço médio na bomba em Portugal diminuiu 8% no gasóleo e 4% nas gasolinas, o que antes de impostos significa menos 16% e 8%.

Pode ser um balde de água fria mas estas contas nivelam a discussão: os preços dos combustíveis descem menos, mas não dez vezes menos. O primeiro parágrafo pode ser refeito:

"Se nos últimos três meses a cotação do petróleo internacional do gasóleo desceu quase 40% 23% em euros, por que é que o preço de venda da gasolina antes de impostos em Portugal caiu quase dez vezes 30% menos?"

As gasolineiras merecem estar debaixo de crivo atento e diário, o que, aliás, este jornal tem feito amiúde. E, como aqui já se contestou, o relatório da Autoridade da Concorrência legitima, sem espírito crítico, tudo o que a Galp alguma vez ousou pensar. Mas, para avaliar a empresa, há dois tipos de julgamento: o do tribunal popular, onde se lê o primeiro parágrafo deste texto; ou o tribunal informado, onde se invoca o último parágrafo. A escolha sobre qual a sala de audiências em que prefere estar é inteiramente sua.

Pedro Santos Guerreiro in JNegócios Online

Registado: 17/1/2008 17:15

por MarcoAntonio » 17/9/2008 18:13

Pois, pelo que estou a ver, retirou um centimo, apesar de não haver referências a isso nos locais habituais.
Anexos
galp-comb-081017.PNG
galp-comb-081017.PNG (26.01 KiB) Visualizado 9175 vezes
galp-comb-081017-lag.PNG
galp-comb-081017-lag.PNG (26.07 KiB) Visualizado 9175 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por futriber » 17/9/2008 18:09

MarcoAntonio Escreveu:
Independentemente disso, esta semana (e sublinho "esta semana") a minha crítica vai para a GALP por não estar a baixar o preço do Gasóleo. A BP fê-lo e eu acredito que, apesar do que se passou extemporaneamente na Gasolina e como já foi exposto, a GALP tinha condições para fazê-lo e não está a ser muito inteligente em manter o preço.

Permita-me a correção, mas a Galp desceu os preços no gásoleo.

Registado: 29/11/2007 3:31

por Elias » 17/9/2008 17:31

Nuno, não me parece que isso resolva seja o que for.
Lá fora (Europa Central) tens muito mais concorrência e os preços são mais altos que cá.

Registado: 5/11/2002 12:21

por NunoFilipe » 17/9/2008 17:14

O que faltará talvez no caso dos combustíveis é mais concorrência à Galp.

Registado: 18/6/2007 8:14

Re: Tranparência total precisa-se

por NunoFilipe » 17/9/2008 16:57

dfviegas Escreveu:
NunoFilipe Escreveu:Gostaria de chamar a atenção que o custo dos combustíveis quando entra no mercado, não é baseado apenas no preço da matéria-prima. Há custos de mão de obra, de amortização do investimento, de produção, entre outros. Ou seja, na composição do preço/litro da gasolina apenas uma percentagem corresponde ao custo da matéria-prima. Qual é, não sei, mas nunca é 100%, pelo que a variação do preço desta não se reflecte na mesma proporção no custo final do produto transformado.

Porque é que o governo não obriga as gasolineiras a apresentarem as contas de como se forma o preço dos combostiveis. É só apresentarem as contas ou será que não lhes convem.

E porque não apresentar as contas para o pão, o leite, o café, os cd's, para todos os produtos que estão à venda no mercado.

por Elias » 17/9/2008 16:57

dfviegas Escreveu:Esta apresentação de como é formado o preço dos combustiveis, serviria apenas para se acabar com a especulação de que eles nos andam a enganar.

Pois é, mas nessa altura começava a discussão se o preço praticado é justo ou injusto.

Eu desafio todos os senhores que se insurgem contra os preços da gasolina e contra a alegada política de "roubalheira" das gasolineiras a fazerem um abaixo assinado para o negócio ser nacionalizado e voltar às mãos do Estado.

Quem atira a primeira pedra?

por dfviegas » 17/9/2008 16:52

As regras de transparência na gestão e informação das empresas devem ser uniformes e universais (refiro-me, de novo, às Sociedades Abertas). E, já agora, equilibradas - ou no limite deixaria de fazer sentido o conceito de "informação privilegiada"...
FT[/quote]

Esta apresentação de como é formado o preço dos combustiveis, serviria apenas para se acabar com a especulação de que eles nos andam a enganar. É que eu lembro-me que quando se falava de preços altos do brent mas que devido ao euro estar muito forte logo os preços deviam continuar baixos, esta justificativa não colheu adeptos nos responsaveis das Gasolineiras, mas ontem ouvi um deles a mencionar que como o dolar estava mais forte isso já tinha influência. Logo há algo de errado nesta história.
Mas se eles quiserem podem sempre dizer e pá isto é uma economia aberta e eu faço o preço que quiser e azar se quiserem meter combustivel paguem, mas que tenham a coragem de o dizer, caso contrário apresentem as contas e depois logo vemos se andamos a ser enganados ou não.

Registado: 29/11/2007 2:53

por NunoFilipe » 17/9/2008 16:39

mcopenmri Escreveu:
NunoFilipe Escreveu:Se a ANAREC acha que os combustíveis podem baixar 10 cêntimos/litro em relação aos valores actuais, porque é que não aproveita esta oportunidade de negócio e instala uma refinaria em Portugal e faz concorrência à Galp? Podia vender os combustíveis 5 cêntimos/litro abaixo do preço da Galp, ficando os consumidores satisfeitos e ainda ficava com um lucro extra de 5 cêntimos/litro.

Boas, simplesmente porque o negócio da refinaria está exclusivamente entregue à GALP ainda não foi liberalizado!

Está exclusivamente entregue à Galp, porque esta é a única que construiu refinarias em Portugal. Que eu saiba, nada impede que outras possam ser construídas. Por exemplo, a Martifer construiu/está a construir uma em Aveiro. E faz concorrência à Galp, através da Prio. À uns tempos falava-se numa nova refinaria em Sines http://dn.sapo.pt/2006/01/20/economia/portugueses_interessados_nova_refina.html.
Ou seja, nada impede que uma empresa ou grupo económico construa uma refinaria em Portugal.

por Flying Turtle » 17/9/2008 16:33

dfviegas Escreveu:Porque é que o governo não obriga as gasolineiras a apresentarem as contas de como se forma o preço dos combostiveis. É só apresentarem as contas ou será que não lhes convem.

As empresas cotadas nos mercados accionistas são todas obrigadas a publicar as suas contas. Não vejo que outras obrigações de publicação e abertura ao escrutínio público devam ser-lhes exigidas. Se se criassem exigências específicas para as gasolineiras, eu diria que por exemplo para os bancos e para as seguradoras tais exigências seriam ainda mais pertinentes. E porque não para as empresas de obras públicas, outros operadores de energia (electricidade, gás...) e etc. etc. etc...?

As regras de transparência na gestão e informação das empresas devem ser uniformes e universais (refiro-me, de novo, às Sociedades Abertas). E, já agora, equilibradas - ou no limite deixaria de fazer sentido o conceito de "informação privilegiada"...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Elias » 17/9/2008 16:30

outro link sobre os preços em Espanha:
http://oficinavirtual.mityc.es/carburantes/index.aspx

na província de cáceres, junto à nossa fronteira, a diferença é de 30 cêntimos (esta diferença tem-se mantido inalterada de há um ano para cá)

Tranparência total precisa-se

por dfviegas » 17/9/2008 16:27

NunoFilipe Escreveu:Gostaria de chamar a atenção que o custo dos combustíveis quando entra no mercado, não é baseado apenas no preço da matéria-prima. Há custos de mão de obra, de amortização do investimento, de produção, entre outros. Ou seja, na composição do preço/litro da gasolina apenas uma percentagem corresponde ao custo da matéria-prima. Qual é, não sei, mas nunca é 100%, pelo que a variação do preço desta não se reflecte na mesma proporção no custo final do produto transformado.

Porque é que o governo não obriga as gasolineiras a apresentarem as contas de como se forma o preço dos combostiveis. É só apresentarem as contas ou será que não lhes convem.

Registado: 29/11/2007 2:53

por EALM » 17/9/2008 16:13

Ok, obrigado Marco e FT pelas respostas. Claro que sei que seguir o crude é aproximação. Acho que serve no longo prazo. Mas surpreenderam-me as explicações da GALP e BP.

Seja como for, em Espanha a baixa já se nota fortemente. (já sei que vão dizer que a subir também foram mais rápidos -terão sido mesmo ?)
Deixo aqui um site interessante para seguir a evolução dos preços em Espanha:

http://www.servirama.com/

exemplo:
http://www.servirama.com/precio-gasolin ... _9508.aspx

Abraço,

Registado: 1/5/2008 2:21

por NunoFilipe » 17/9/2008 16:04

Gostaria de chamar a atenção que o custo dos combustíveis quando entra no mercado, não é baseado apenas no preço da matéria-prima. Há custos de mão de obra, de amortização do investimento, de produção, entre outros. Ou seja, na composição do preço/litro da gasolina apenas uma percentagem corresponde ao custo da matéria-prima. Qual é, não sei, mas nunca é 100%, pelo que a variação do preço desta não se reflecte na mesma proporção no custo final do produto transformado.

por Flying Turtle » 17/9/2008 15:59

mcopenmri Escreveu:
NunoFilipe Escreveu:Se a ANAREC acha que os combustíveis podem baixar 10 cêntimos/litro em relação aos valores actuais, porque é que não aproveita esta oportunidade de negócio e instala uma refinaria em Portugal e faz concorrência à Galp? Podia vender os combustíveis 5 cêntimos/litro abaixo do preço da Galp, ficando os consumidores satisfeitos e ainda ficava com um lucro extra de 5 cêntimos/litro.

Boas, simplesmente porque o negócio da refinaria está exclusivamente entregue à GALP ainda não foi liberalizado!

mcopenmri, suponho que estás enganado: Não só não creio que assim seja - o que não significa que não tenha de existir licenciamento como, aliás, para a quase generalidade dos projectos industriais e por maioria de razão num tipo de investimento como esse - como bastaria então instalar a refinaria em Espanha e distribuir o produto em Portugal. Os custos de transporte seriam virtualmente os mesmos nos dois casos. Vivemos num mercado livre e aberto, sobretudo ao nível da UE. Isso é apenas mais um fantasma que se agita de vez em quando...

FT

por Flying Turtle » 17/9/2008 15:54

EALM, o local físico onde se refina o petróleo pode bem ser um dado irrelevante (estou a excluir custos de transporte deste raciocínio): A menos que existam, expressa ou implicitamente, obrigações ou motivações levando as empresas a não buscar a máxima eficiência, e existindo mercados de dimensão mundial para o petróleo e seus derivados (produtos refinados), mal irá uma empresa quando não procurar vender os seus produtos ao melhor (mais alto) preço do mercado. Eu, se fosse accionista da Repsol, da Galp ou de uma outra poetrolífera qualquer, não gostaria mesmo nada de saber que a minha empresa estava a vender os seus produtos abaixo do valor de mercado...

FT

por mcopenmri » 17/9/2008 15:53

Registado: 17/9/2008 9:02

por MarcoAntonio » 17/9/2008 15:52

EALM Escreveu:Tenho apreço e louvo o trabalho que o Marco tem vindo a fazer. Concordo com ele que em alguns casos é possível que se tenha exagerado nas críticas, mas de qualquer modo se eu fosse o Marco sentir-me-ia enganado. Andar este tempo todo a recolher dados e agora dizerem (eventualmente com razão..?) que estava a seguir a matéria prima errada...

EALM, eu não me sinto enganado, eu sempre disse que a Gasolina e o Gasóleo tinham cotações próprias e que pontualmente existiam divergências. Isso foi abordado diversas vezes ao longo do tópico. Sempre disse que seguir a cotação da matéria-prima base (o crude) era uma aproximação...

Também destaquei muitas vezes que em Julho os combustíveis não chegaram a reflectir as fortes subidas do crude (claro que toda a gente "vê" que agora não reflectem convenientemente as descidas, mas quando não reflectiu convenientemente as subidas ninguém se "importou"... é um clássico).

Independentemente disso, esta semana (e sublinho "esta semana") a minha crítica vai para a GALP por não estar a baixar o preço do Gasóleo. A BP fê-lo e eu acredito que, apesar do que se passou extemporaneamente na Gasolina e como já foi exposto, a GALP tinha condições para fazê-lo e não está a ser muito inteligente em manter o preço.

O resto... o resto é o ruído habitual.

EALM Escreveu:Fica sempre a dúvida como evoluiram então os produtos refinados aquando das subidas constantes dos combustíveis nos postos de abastecimento...

EALM, eu também tenho aqui neste mesmo tópico gráficos dos refinados e até foi discutido especificamente isso quando se comparou a divergência do gasóleo e da gasolina entre as subidas e as descidas (primeiro o gasóleo afastou-se da gasolina e agora está a aproximar-se). Há gráficos disso uma data de páginas mais atrás e isso não foi ignorado aqui. Agora, como já disse, eu tenho acesso às cotações dos refinados com considerável atraso e por isso não é possível fazer uma análise rápida e semanal como a que tenho feito tendo por base de comparação o crude.

O crude serve perfeitamente de comparação a longo-prazo.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/9/2008 15:54, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por EALM » 17/9/2008 15:37

Gostava de perguntar ao fórum se alguém sabe a percentagem de produto refinado que é comprado em Espanha.

O preço do gasóleo está hoje na minha zona ao mesmo preço de há um mês, aprox. mas em Espanha já baixou pelo menos 5 cêntimos em relação a essa data, desde há vários dias... a que se deve isto ?
O lag temporal parece estar a esticar quando é para descer... a única explicação que encontro para isto é a Espanha estar menos dependente da compra de refinados e poderem refinar mais crude internamente.

Tenho apreço e louvo o trabalho que o Marco tem vindo a fazer. Concordo com ele que em alguns casos é possível que se tenha exagerado nas críticas, mas de qualquer modo se eu fosse o Marco sentir-me-ia enganado. Andar este tempo todo a recolher dados e agora dizerem (eventualmente com razão..?) que estava a seguir a matéria prima errada...

Fica sempre a dúvida como evoluiram então os produtos refinados aquando das subidas constantes dos combustíveis nos postos de abastecimento...

Abraço,

Registado: 1/5/2008 2:21

por Elias » 17/9/2008 14:51

Bocciardi Escreveu:A questão que se tem que pôr é se até 4 de Junho os combustíveis aumentaram na mesma proporção que o crude... E essa informação não está clara no artigo.

Nem mais!

jfr2006 Escreveu:Com o mal dos outros posso eu bem..Afinal de contas eles até ganham menos que eu :roll: :roll:

jfr, então deixa-me perguntar-te: se fosses tu o responsável pela fixação dos preços dos combustíveis na GALP, o que fazias? Antes de responderes, lembra-te que o que quer que decidas terás de responder por isso perante os teus accionistas.

1 abraço,
Elias

por Crómio » 17/9/2008 14:46

Com o mal dos outros posso eu bem..

Sendo assim, não te podes queixar, a Galp passa bem com o teu mal...

Lamento continuares com o discurso do não sei nem quero saber, isto é tudo uma cambada de Ladrões, Chupistas e Gatunos.

À la Gato Fedorento... realmente estes tipos conseguem apanhar estas caricaturas naturais de uma forma genial...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por jfr2006 » 17/9/2008 14:41

Elias Escreveu:
jfr2006 Escreveu:1º - Como eu já disse, eles roubam com o patrocínio do estado. Afinal de contas há que pagar os ordenados super chorudos dos amiguinhos que vão para a Administração.

Por essa lógica, todas as gasolineiras nos países todos da Europa andam a roubar com o patrocínio do Estado não é?
Se fores a França, à Alemanha, à Holanda, à Dinamarca ou ao UK (tudo países ditos "mais avançados") a gasolina é mais cara que cá.
Será que Portugal é diferente dos outros?

Com o mal dos outros posso eu bem..Afinal de contas eles até ganham menos que eu :roll: :roll:

Registado: 16/4/2008 14:13

por NunoFilipe » 17/9/2008 14:40

Se a ANAREC acha que os combustíveis podem baixar 10 cêntimos/litro em relação aos valores actuais, porque é que não aproveita esta oportunidade de negócio e instala uma refinaria em Portugal e faz concorrência à Galp? Podia vender os combustíveis 5 cêntimos/litro abaixo do preço da Galp, ficando os consumidores satisfeitos e ainda ficava com um lucro extra de 5 cêntimos/litro.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 124 visitantes