Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bocciardi » 17/9/2008 14:30

A questão que se tem que pôr é se até 4 de Junho os combustíveis aumentaram na mesma proporção que o crude... E essa informação não está clara no artigo.

Registado: 17/1/2008 17:15

por silvaxico » 17/9/2008 14:21

Não discutindo com o Marco a questão das datas das alterações de preço, fica para discutir a questão da amplitude das mesmas. Este parágrafo do editorial do JNegócios é bem elucidativo...

Seja qual for a forma como se calcula, a descida dos preços na bomba é sempre mínima. De 4 de Junho para cá, em euros, o petróleo caiu 31%; as cotações internacionais do gasóleo e da gasolina desceram 23% e 13%, respectivamente; o preço médio na bomba em Portugal diminuiu 8% no gasóleo e 4% nas gasolinas, o que antes de impostos significa menos 16% e 8%.

Retirado do jornaldenegocios

Registado: 30/11/2007 21:12

por katanga » 17/9/2008 14:02

Só três coisas:

Parabéns ao limpaesgotos pelo excelente cartoon que colocou.Ridículo e patético as declarações do Ministro da Economia implorando que se baixe o preço dos combustíveis.

A situação está a tornar-se tão patética com a BP a subir a gasolina, que os apóstolos das petrolíferas estão a ficar sem palavras.

Registado: 29/11/2007 4:20

por limpaesgotos » 17/9/2008 12:18

http://www.destak.pt/artigos.php?art=14268

COMBUSTÍVEIS

Gasolineiras têm semana e meia para baixar os preços

17 | 09 | 2008 09.48H

Ministro da Economia juntou-se ao coro de críticas à resistência das empresas petrolíferas em descer preços. ANAREC exige queda de 10 cêntimos ou pedirá a intervenção da Autoridade da Concorrência.

Marta Araújo | destak@destak.pt

As gasolineiras portuguesas estão a ser alvo de um novo ultimato para que baixem o preço dos combustíveis o mais rapidamente possível.

O ministro da Economia veio ontem pedir valores mais baixos e a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) preparou, também ontem, uma carta a apelar à intervenção da Autoridade da Concorrência (AdC), a enviar caso os números se mantenham.

Manuel Pinho veio juntar-se à ANAREC no coro de críticas à resistência das gasolineiras em praticarem valores mais baixos. O governante defendeu que os preços dos combustíveis devem reflectir a redução das cotações do petróleo nos mercados internacionais. Pinho considerou «positiva» a descida dos preços do petróleo, mas admitiu que «há uma carga especulativa feita pelas petrolíferas».

O responsável da ANAREC, Augusto Cymbron, disse ao Destak ter ficado satisfeito «pela pressão que o ministro da Economia fez», mas garantiu que, até ao final da noite de ontem, a associação ia «deixar pronta uma carta para apresentar na AdC no caso de a pressão não funcionar e as gasolineiras não decidirem baixar os preços».

Cymbron classificou de «coisa mais estranha possível» as declarações do presidente da Galp sobre a definição de preços. Em causa esteve o facto de Ferreira Oliveira, da Galp, ter referido que a petrolífera portuguesa «não tem o poder de definir preços» e que estes são fixados pelos mercados internacionais.

Menos 10 cêntimos

O líder da ANAREC explicou ao Destak que os preços dos combustíveis têm de baixar 10 cêntimos dentro de semana e meia.

«Se tal não acontecer e se nem a pressão por parte do ministro da Economia funcionar, vamos mesmo pedir intervenção rápida e urgente da AdC», garantiu Augusto Cymbron.

O mesmo responsável salienta que somente depois de as petrolíferas cumprirem o seu papel e baixarem o preço é que a ANAREC «está em condições, novamente, de pressionar o Governo a baixar o Imposto sobre Petrolíferos (ISP)»

A Associação dos Fabricantes de Automóveis da Europa disse que «os consumidores estão cada vez mais desconfiados», o que levou a uma quebra acentuada das vendas.
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por barnabe447 » 17/9/2008 12:15

gfrmartins,
Em zonas escassamente povoadas não é economicamente eficiente promover a utilização de transportes públicos. Se viesse um governo com "tomates" proibia a circulação de veículos dentro do perímetro das cidade.

Isso conduziria a uma redução drástica do consumo.
Haveria um coro de protestos, mas os benefícios para o ambiente e para a economia do País seriam imensos.
Eu certamente apoiaria.

Vão dizer que o metro anda sempre cheio e demora imenso tempo. O que iria originar uma grande perda de produtividade.. Experimentem ir a Londres (cidade) onde quase ninguém tem automóveis nem garagens onde os guardar.. Em madrid, durante o dia, tens uma carruagem a cada 2 minutos em grande parte das linhas..
Editado pela última vez por barnabe447 em 17/9/2008 12:20, num total de 1 vez.
barnabé
http://videos.sapo.pt/aWCBzS2SIhahWzoftzgZ

Registado: 4/6/2008 20:46

por limpaesgotos » 17/9/2008 12:10

Imagem

Imagem

/////////////////////////////////////////////////////
/////////////////////////////////////////////////////

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=331580

"Eu não compro crude"

BP sobe preço da gasolina para reflectir aumento das cotações dos produtos refinados

A BP subiu o preço da gasolina em um cêntimo e baixou o litro do gasóleo em cêntimo e meio. O presidente da companhia em Portugal refere que, apesar do petróleo estar em queda nos mercados internacionais, tal ainda não se reflectiu no mercado.

Ouvido pela TSF, o presidente da BP Portugal, António Comprido, afirmou que as variações em baixa no preço do crude ainda não se reflectem no mercado. Ontem o Brent em Londres transaccionou num mínimo de sete meses abaixo dos 90 dólares.

“Não há garantia nenhuma que a evolução do crude e dos produtos refinados estejam a acontecer no mesmo sentido. De facto o petróleo em esteve, em termos médios, na semana passada, mais baixo do que na semana anterior. Mas a gasolina subiu e o gasóleo desceu. Estes fenómenos acontecem e é isso que se tem de ter em conta”, disse o presidente da BP à estação de rádio.

Comprido citou o último relatório da Autoridade da Concorrência, concluindo que os preços do crude demoram em termos estatísticos cerca de quatro semanas a serem reflectidos nos preços praticados junto do consumidor final.

“Pontualmente pode não ser assim e estamos nestas situações”, referiu Comprido, acrescentando que “a semana passada as cotações da gasolina subiram” nos mercados internacionais. “Eu não compro crude para comercializar, compramos produtos refinados e é essa a base para a formação do preço”.

A ANAREC - Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis exige também a redução dos preços e admite hoje mesmo apresentar queixa à Autoridade da Concorrência.

A evolução dos preços dos combustíveis em Portugal tem de ser melhor acompanhada pela Autoridade da Concorrência (AdC). A convicção é do comissário europeu da Energia, Andris Piebalgs, que em declarações à edição de hoje do Negócios afirmou que o regulador português "tem de acompanhar melhor o mercado nacional dos combustíveis" e "confirmar permanentemente que não há práticas de cartelização entre as gasolineiras, ou quaisquer outras situações que afectem a concorrência e os consumidores".
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por Elias » 17/9/2008 12:06

jfr2006 Escreveu:1º - Como eu já disse, eles roubam com o patrocínio do estado. Afinal de contas há que pagar os ordenados super chorudos dos amiguinhos que vão para a Administração.

Por essa lógica, todas as gasolineiras nos países todos da Europa andam a roubar com o patrocínio do Estado não é?
Se fores a França, à Alemanha, à Holanda, à Dinamarca ou ao UK (tudo países ditos "mais avançados") a gasolina é mais cara que cá.
Será que Portugal é diferente dos outros?

E de qualquer forma é bom lembrar que os lucros da GALP não são feitos apenas à custa da venda de combustíveis; o gás natural representa uma componente muito importante nos lucros da empresa.

Registado: 5/11/2002 12:21

por jfr2006 » 17/9/2008 11:59

Elias:

2 Pontos:

1º - Como eu já disse, eles roubam com o patrocínio do estado. Afinal de contas há que pagar os ordenados super chorudos dos amiguinhos que vão para a Administração.

2º - Vem morar para onde eu moro, a ter que deixar o garoto todos os dias no infantário e depois vir para o trabalho e depois vem falar comigo sobre transportes públicos...

O mal da me*** deste país é que é só Lx e Porto e o resto é paisagem :twisted: :twisted: :twisted: E quem mora em Lx e Pt. acha que o resto do país é igual...

Em Coimbra já se fala do metro Mondego há mais de 20 anos...até hoje ainda não saiu do papel :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Registado: 16/4/2008 14:13

por Elias » 17/9/2008 11:53

barnabe447 Escreveu:A verdade é que nos tornamos uns comodistas, poluidores e financiadores das piores ditaduras do mundo actual.

À 50 anos atrás não havia nem de perto nem de longe o número de veículos que existe actual e.. espantem-se a gente sobrevivia!

Totalmente de acordo quanto a isto.

barnabe447 Escreveu:O único argumento verdadeiramente dissuasor é o preço. Se o crude continua barato, o estado tem a obrigação de o tornar caro.

Totalmente em desacordo. Porque é que há-de ser o Estado a fazer isto e não as gasolineiras.
Ou por outra: não vejo que seja melhor o meu dinheiro ir para o Estado do que para as mãos de privados, pois não confio no Estado para fazer uma boa gestão desse dinheiro.

barnabe447 Escreveu:Por isso parem de lamechices. Até temos um bom sistema de transportes públicos.

Concordo genericamente.

barnabe447 Escreveu:1. Não tenho em mim a arrogância de desmentir o comissário europeu da energia, ministro da economia, os consumidores, a DECO, os Jornais, ACP, etc, etc, etc..

E que tal aventurares-te a olhar para os números e tirares as tuas próprias conclusões?
Este é o desafio que a maioria dos consumidores não quer enfrentar

barnabe447 Escreveu:2. Queixo-me das gasolineiras pela sua postura e pela obvia cartelização.

Cartelização? Não vejo nada. Onde está ela?

barnabe447 Escreveu:3. Obviamente que essa linha não é um número mágico. Lucro obtido à custa de privações dos consumidores é um mau lucro.

Privações?
Mas ainda há pouco escreveste que há 50 anos havia menos carros e sobrevivíamos todos. Então andávamos todos em privação?

rmachado Escreveu:Voltamos a ter a sensação de estarmos a ser enganados... e essa é pior que qq subida/descida de preços.

Eu acho que ninguém está a ser enganado. As pessoas compram gasolina conscientes do seu preço. E se pagam o preço pedido é porque acham que ela vale esse preço. Ninguém está a enganar ninguém.
Enganado era alguém estar a comprar gasolina “baptizada”.
Rmachado, se amanhã o preço por litro fosse de 5 euros continuavas a vir de carro?

gfrmartins Escreveu:Autocarro de casa até a estação, comboio até lisboa, comboio até ao cacém, e autocarro até ao tagus park. Sim é uma alternativa mas é viavel em termos de custos e em termos de tempo? Estão a ver bem os custos destes passes todos? E os horarios para chegar a horas? além de isto tudo ainda ter que se ir levar os putos, fazer compras, algum lazer, etc.

Então estamos de acordo: as alternativas existem. Nem todos estão dispostos a abdicar do seu modo de vida para as usar.
Vir de carro tem um custo. As pessoas tomam essa opção conscientemente.

pasil74 Escreveu: tenho de mudar de pneus de 15000 em 15000 km, não existe nenhum subsidio para isso.

Mas porque carga d’água é que deveria haver subsídio para trocar de pneus?

Scorpio Escreveu:Tenho variados exemplos aqui na zona Oeste de pessoas que vivem numa localidade e trabalham noutra (e não estamos a falar de aldeias, mas de cidades de média dimensão) que dista uns míseros 15 km, e não dispõem de transportes com a frequência e qualidade que seria desejável.

Não digo que não, mas em muitos sítios os transportes existem e as pessoas não os usam.
Podes dizer que existe apenas uma carreira de manhã e outra ao fim da tarde e que esses horários não servem.
Mas há 20 anos também era assim em muitos sítios (mesmo na província) e as pessoas adaptavam-se aos horários dos transportes. Acontece que nos dias de hoje as pessoas se habituaram a fazerem os horários que lhes convém e gostariam de ter transportes públicos a toda a hora, em função da sua conveniência. Ou seja, gostariam que fossem os transportes públicos a adaptar-se aos seus horários. É tudo uma questão de expectativas. E essas expectativas parecem-me demasiado irrealistas.

barnabe447 Escreveu:Enquanto não se justificarem esses investimentos eles não serão feitos.

Evidentemente. Há comboios de Lisboa para Évora, para Castelo Branco, para Portalegre, por exemplo e no entanto a maioria das pessoas desloca-se de carro.

barnabe447 Escreveu: Alias, existem extensas secções de ferrovia ao abandono o que diz muito sobre a política seguida nas últimas décadas. No dia em que ele se tornar essencial ou economicamente viável, aparecerão.

Claro, mas é preciso ver que o Estado não tem interesse nenhum nisso. Se gastares 10 euros em gasolina, o Estado recebe 6 euros (IVA+ISP). Se gastares 10 euros num bilhete de comboio o Estado recebe 50 cêntimos (IVA a 5%). Como dizia o toneca, “é fazer as contas”.

jfr2006 Escreveu:Bem..mais uma vez a prova de que andam a fazer dos portugueses tolos...E ainda há quem tenha a coragem de vir defender os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal :twisted: :twisted: :twisted:

Pois e eu continuo sem perceber porque é que toda a gente se vira contra as gasolineiras e ninguém questiona a fatia de leão que cabe ao Estado…

gfrmartins Escreveu:
Desculpa mas na minha opinião a lógica está invertida, primeiro investe-se em alternativas e depois normalmente e racionalmente haverá procura por elas.

Em teroria talvez. Na prática muitas vezes acontece o contrário. E um investidor que se preze não vai pôr o seu guito num projecto que não tenha perspectivas de rentabilidade…

por gabrielfrmartins » 17/9/2008 11:20

Caro barnabe447,

Claro que tem que haver planeamento (bem feito), então mas primeiro não devia haver investimento para depois haver procura por esse bem (transportes alternativos)?

Primeiro espera-se que as pessoas procurem e andem de transportes publicos (se eles não existirem é complicado) e só depois é que se investe neles?

Desculpa mas na minha opinião a lógica está invertida, primeiro investe-se em alternativas e depois normalmente e racionalmente haverá procura por elas.

Cumprs

Registado: 29/11/2007 3:36

por jfr2006 » 17/9/2008 11:15

Bem..mais uma vez a prova de que andam a fazer dos portugueses tolos...E ainda há quem tenha a coragem de vir defender os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal :twisted: :twisted: :twisted:

Registado: 16/4/2008 14:13

por barnabe447 » 17/9/2008 11:13

Enquanto não se justificarem esses investimentos eles não serão feitos. Alias, existem extensas secções de ferrovia ao abandono o que diz muito sobre a política seguida nas últimas décadas. No dia em que ele se tornar essencial ou economicamente viável, aparecerão.

Além disso os veículos de quatro rodas não se têm que deslocar necessariamente à custa de destilados do crude.
barnabé

Portugal não é Lisboa!!

por ReTox » 17/9/2008 11:07

Falar de transportes públicos é muito bonito, mas saindo da grande Lisboa ou Porto, as alternativas começam a desaparecer...
eu que moro numa aldeia no interior, felizmente não preciso de carro para ir trabalhar, mas o meu pai e a minha irmã precisam e de manhã saem em direcções diferentes. e pura e simplesmente não há transportes públicos que qualquer um dos 2 possam usar.

(foi offtopic, mas às vezes é preciso lembrar certas coisas)

Registado: 11/9/2008 22:53

por Scorpio » 17/9/2008 11:06

Elias Escreveu:
gfrmartins Escreveu:Se houver alternativas as pessoas não são obrigadas a andar de carro!

As alternativas existem. Temos uma vasta rede de autocarros e uma rede de metro que serve a maior parte da cidade.

As pessoas andam de carro porque querem, não porque sejam obrigadas.

Elias,

Estou genericamente de acordo com a tua atitude pedagógica neste tópico, mas aqui tenho de discordar, pois qualquer pessoa que não tenha a sorte de morar no grande Porto ou na grande Lisboa não tem ao seu serviço uma rede de transporte à altura (nomeadamente urbanos e inter-urbanos) que permitam substituir o uso do automóvel.

Tenho variados exemplos aqui na zona Oeste de pessoas que vivem numa localidade e trabalham noutra (e não estamos a falar de aldeias, mas de cidades de média dimensão) que dista uns míseros 15 km, e não dispõem de transportes com a frequência e qualidade que seria desejável.

Abraço.

P.S. Eu até sou suspeito para falar pois durante a semana até tenho a sorte de poder andar sempre a pé nos trajectos diários e muito raramente uso o automóvel... :mrgreen:
Editado pela última vez por Scorpio em 17/9/2008 11:10, num total de 1 vez.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por pasil74 » 17/9/2008 10:53

Pois é mas vocês não julguem que só existe lisboa em portugal onde existem transportes publicos, onde eu vivo preciso do carro para me deslocar e não acham que já sou muito penalizado por ter estradas tortas (não sei se foi devido ao bom vinho que cá se bebe), pois tenho de mudar de pneus de 15000 em 15000 km, não existe nenhum subsidio para isso, a nossa sorte é que temos a Espanha perto e entao já que os nossos perferem dar aos que não fazem um chifre (RIS) então eu vou a Espanha que ao menos eles lá ajundam quem trabalha (tenho o gasoleo) muito mais barato 1,125€ vamos a ver esta semana.

Registado: 7/12/2007 0:29

por gabrielfrmartins » 17/9/2008 10:49

Autocarro de casa até a estação, comboio até lisboa, comboio até ao cacém, e autocarro até ao tagus park.

Sim é uma alternativa mas é viavel em termos de custos e em termos de tempo?

Estão a ver bem os custos destes passes todos? E os horarios para chegar a horas? além de isto tudo ainda ter que se ir levar os putos, fazer compras, algum lazer, etc.

Mas pronto se pensam que a nossa rede de transportes é boa e pode substituir perfeitamente o automovel, ainda bem e pior para a GALP.

Não me vou alongar mais, não é o tema deste topico.

Cumprs

por rmachado » 17/9/2008 10:49

Bem não misturemos as coisas.. ou seja o deficiente e pouco eficaz sistema de tranportes públicos (no meu caso nem em tempo nem em dinheiro o que serão as medidas que uso para definir alternativas viavéis) com a razão deste tópico.

Hoje tivemos mais uma declaraçõe "peróla", afinal a subida/descida do preço não está relacionada com o petróleo.. o que a alguns tempos estava.. é como diria o Pimenta Machado, o que hoje é verdade amanhã deixa de ser...

Eu tenho confiança nos dados apresentados pelo Marco e espero que se confirmem, mas que cada vez é mais dificil de "engolir" as pseudos justificações é...
Voltamos a ter a sensação de estarmos a ser enganados... e essa é pior que qq subida/descida de preços.

Daria para actualizares o graf Marco?

Registado: 24/8/2004 10:42

por barnabe447 » 17/9/2008 10:48

A verdade é que nos tornamos uns comodistas, poluidores e financiadores das piores ditaduras do mundo actual.

À 50 anos atrás não havia nem de perto nem de longe o número de veículos que existe actual e.. espantem-se a gente sobrevivia!

O único argumento verdadeiramente dissuasor é o preço. Se o crude continua barato, o estado tem a obrigação de o tornar caro. Por isso parem de lamechices. Até temos um bom sistema de transportes públicos.

Mudam-se os tempos, alterem-se as atitudes!

--
1. Não tenho em mim a arrogância de desmentir o comissário europeu da energia, ministro da economia, os consumidores, a DECO, os Jornais, ACP, etc, etc, etc..

2. Queixo-me das gasolineiras pela sua postura e pela obvia cartelização.

3. Obviamente que essa linha não é um número mágico. Lucro obtido à custa de privações dos consumidores é um mau lucro.

4. Talvez seja uma feliz analogia :)
Editado pela última vez por barnabe447 em 17/9/2008 11:09, num total de 3 vezes.
barnabé

por Elias » 17/9/2008 10:47

barnabe447 Escreveu:1. Basta leres as notícias. Esse argumento foi usado vezes sem conta. Além disso, já se tornou demasiado óbvio que há algo de estranho no mercado de combustíveis Português. Só falta mesmo o Papa referi-lo na sua homilia semanal.

Partes do princípio que as notícias sobre este assunto são uma boa fonte de informação. Infelizmente isso não aocntece, como o Marco já por diversas vezes demonstrou.

barnabe447 Escreveu:2. A importação de combustíveis para um País importadora é extremamente danosa. O estado tem que obrigar por força dos impostos à progressiva descida dos consumos. Esta dependência é tóxica.

Estás a contradizer-te. Se a dependência dos combustíveis é tóxica, porque é que ficas tão indignado com o facto de as gasolineiras não descerem os preços? Não estás tu a embarcar na dependência tóxica?

barnabe447 Escreveu:3. Imoral quando num País onde opera em regime de monopólio, consegue aumentar substancialmente os lucros enquanto os seus clientes apertam o cinto.

Mas o objectivo da empresa não é o lucro?
E não respondeste à minha pergunta: onde colocas a fronteira entre lucros morais e imorais?

barnabe447 Escreveu:4. Não chega. Os países petróleo-dependentes tem que se libertar deste jugo, desta dependência asfixiante.
Repara que eu também me gosto de me deslocar no meu 4x4, mas percebo que isso um dia vai ter que acabar.
O se torna eléctrico ou fica na garagem..

Não percebo de todo a tua postura. Por um lado queres que os preços baixem (ou seja queres poder continuar na dependência asfixiante) mas por outro lado queres libertar-te dessa dependência.
É um pouco como um fumador inveterado que sabe que o tabaco faz mal e se quer libertar da dependência mas se insurge pelo facto de os preços subirem.

por Dwer » 17/9/2008 10:42

gfrmartins Escreveu:Então e quem mora fora da cidade que é a maioria?

Então e quem não trabalha no centro da cidade?

Então e quem obrigado a atravessar lisboa?

Conhece alternativas para quem mora na zona norte de lisboa e quer ir para miraflores ou para tagus park?

Cumprs

metro para o cais do sodré
comboio para Algés
autocarro para qualquer um dos sítios
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Elias » 17/9/2008 10:40

gfrmartins Escreveu:Então e quem mora fora da cidade que é a maioria?

Há comboios a ligar Lisboa aos concelhos de Loures, Vila Franca de Xira, Sintra, Oeiras, Cascais, Amadora, Almada, Seixal e Setúbal.

Os locais que não são servidos por comboio têm autocarros para a cidade.

Nos locais que não têm transporte público, existe geralmente um sítio a pequena distância onde é possível apanhar transporte para Lisboa.

gfrmartins Escreveu:Então e quem não trabalha no centro da cidade?

A rede de transportes públicos serve toda a cidade de Lisboa e não apenas o centro.

gfrmartins Escreveu:Então e quem obrigado a atravessar lisboa?

Metro.

gfrmartins Escreveu:Conhece alternativas para quem mora na zona norte de lisboa e quer ir para miraflores ou para tagus park?

Claro que sim: metro até ao Marquês de Pombal e depois autocarro 48. Vai pela auto-estrada, é directo.

abraço

por barnabe447 » 17/9/2008 10:34

1. Basta leres as notícias. Esse argumento foi usado vezes sem conta. Além disso, já se tornou demasiado óbvio que há algo de estranho no mercado de combustíveis Português. Só falta mesmo o Papa referi-lo na sua homilia semanal.

2. A importação de combustíveis para um País importadora é extremamente danosa. O estado tem que obrigar por força dos impostos à progressiva descida dos consumos. Esta dependência é tóxica.

3. Imoral quando num País onde opera em regime de monopólio, consegue aumentar substancialmente os lucros enquanto os seus clientes apertam o cinto.

4. Não chega. Os países petróleo-dependentes tem que se libertar deste jugo, desta dependência asfixiante.
Repara que eu também me gosto de me deslocar no meu 4x4, mas percebo que isso um dia vai ter que acabar.
Ou se torna eléctrico ou fica na garagem..
Editado pela última vez por barnabe447 em 17/9/2008 10:41, num total de 1 vez.
barnabé

por gabrielfrmartins » 17/9/2008 10:29

Então e quem mora fora da cidade que é a maioria?

Então e quem não trabalha no centro da cidade?

Então e quem obrigado a atravessar lisboa?

Conhece alternativas para quem mora na zona norte de lisboa e quer ir para miraflores ou para tagus park?

Cumprs

por Elias » 17/9/2008 10:26

gfrmartins Escreveu:Se houver alternativas as pessoas não são obrigadas a andar de carro!

As alternativas existem. Temos uma vasta rede de autocarros e uma rede de metro que serve a maior parte da cidade.

As pessoas andam de carro porque querem, não porque sejam obrigadas.

por Elias » 17/9/2008 10:24

barnabe447 Escreveu:O argumento é que o mercado dos produtos refinados é independente do do crude.. Sim sim, é verdade.
Mas também é verdade que o argumento subida do crude é válido para subidas imediatas no preço da bomba. Para as descidas não. Curioso.

barnabe, em que te baseias para afirmar que no caso das subidas a reacção é imediata?

barnabe447 Escreveu:O argumento é que é preferível defender as margens e ter uma empresa nacional financeiramente sólida. Verdade. Pena ser à nossa custa.

Pena, pena, é que toda a gente se vire contra as gasolineiras e quase ninguém se insurja pelo facto de o Estado "papar" 60% do valor de venda de cada litro de gasolina.

barnabe447 Escreveu:Ainda no campo energético a EDP tem enormes margens e lucros imorais e ninguém fala nisso..

Já agora onde colocas a fronteira entre lucros morais e imorais?

barnabe447 Escreveu:Também é verdade que os combustíveis são poluentes e debilitam perigosamente a nossa balança comercial.
Talvez neste ponto o estado devesse ter uma papel mais interventivo.

E não teve já? Não era o Estado que fixava os preços?
E não houve um coro de aplausos quando o mercado foi liberalizado?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crissssx, Google [Bot], Shimazaki_2, trilhos2006 e 109 visitantes