GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
"Agravar o IA para automóveis tradicionais e aboli-lo para os veículos movidos a combustíveis/veículos alternativos. Proibir a utilização de automóveis particulares no centro das grandes cidades."
Amigo barnabe447, então e as altenativas onde é que elas estão?
Não seria melhor, primeiro oferecer alternativas viaveis e eficientes e depois pensar nisso?
Se houver alternativas as pessoas não são obrigadas a andar de carro!
Cumprs
Amigo barnabe447, então e as altenativas onde é que elas estão?
Não seria melhor, primeiro oferecer alternativas viaveis e eficientes e depois pensar nisso?
Se houver alternativas as pessoas não são obrigadas a andar de carro!
Cumprs
O argumento é que o mercado dos produtos refinados é independente do do crude.. Sim sim, é verdade.
Mas também é verdade que o argumento subida do crude é válido para subidas imediatas no preço da bomba. Para as descidas não. Curioso. Interessante também como empresas com volumes de vendas como as GALP/BP/REPSOL apresentam preços de venda amplamente superiores às dos pequenos retalhistas.
O argumento é que é preferível defender as margens e ter uma empresa nacional financeiramente sólida. Verdade. Pena ser à nossa custa.
Ainda no campo energético a EDP tem enormes margens e lucros imorais e ninguém fala nisso.. É monopolista na verdadeira acepção da palavra. Somente tem menos impacto nos orçamentos familiares.
Também é verdade que os combustíveis são poluentes e debilitam perigosamente a nossa balança comercial.
Talvez neste ponto o estado devesse ter uma papel mais interventivo.
Exemplo: Agravar o IA para automóveis tradicionais e aboli-lo para os veículos movidos a combustíveis/veículos alternativos. Proibir a utilização de automóveis particulares no centro das grandes cidades.
Mas também é verdade que o argumento subida do crude é válido para subidas imediatas no preço da bomba. Para as descidas não. Curioso. Interessante também como empresas com volumes de vendas como as GALP/BP/REPSOL apresentam preços de venda amplamente superiores às dos pequenos retalhistas.
O argumento é que é preferível defender as margens e ter uma empresa nacional financeiramente sólida. Verdade. Pena ser à nossa custa.
Ainda no campo energético a EDP tem enormes margens e lucros imorais e ninguém fala nisso.. É monopolista na verdadeira acepção da palavra. Somente tem menos impacto nos orçamentos familiares.
Também é verdade que os combustíveis são poluentes e debilitam perigosamente a nossa balança comercial.
Talvez neste ponto o estado devesse ter uma papel mais interventivo.
Exemplo: Agravar o IA para automóveis tradicionais e aboli-lo para os veículos movidos a combustíveis/veículos alternativos. Proibir a utilização de automóveis particulares no centro das grandes cidades.
barnabé
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um "remador da república"
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Como se previa...
Fonte: TSF Online
BP sobe preço da gasolina e baixa do gasóleo
A BP subiu o preço da gasolina em um cêntimo, mas baixou o litro do gasóleo em cêntimo e meio.
O apelo do ministro da Economia, Manuel Pinho, que na terça-feira fez votos para que os combustíveis baixassem foi desta forma ignorado pela gasolineira.
Na terça-feira no mercado de Londres o preço do Barril caiu abaixo dos 90 dólares.
A ANAREC (Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis) exige também a redução dos preços e admite hoje mesmo apresentar queixa à Autoridade da Concorrência.
No Jornal de Negócios, o comissário europeu da Energia, Andris Piebalgs, deixa também um aviso, o regulador português deve acompanhar melhor o mercado e confirmar que não há práticas de cartelização entre as gasolineiras.
No caso dos combustíveis, a Autoridade da Concorrência tem que tomar medidas por sua livre iniciativa, mesmo que não existam queixas dos consumidores ou de outras instituições.
O comissário assegura que ainda não chegou de Portugal nenhuma queixa a Bruxelas sobre o sector petrolífero.
Fonte: TSF Online
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Ontem ao folhear um jornal espanhol (ADN) descobri que há diversas bombas em espanha a vender G95 a 1.099€, afirmavam ainda que a nossa GALP era a empresa que praticava preços mais altos.. dejá vu .. hehehe
Assim vão longe..
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barnabé
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Em primeiro lugar queoir dar as boas vindas ao forum de que sou leitor, mas não utilizador.
Em segundo lugar felicitar os administradores do forum pela dedicação.
Em terçeiro queria dizer ao MarcoAntonio que admiro a dedicação e respeito a sua posição, mas ao acompanhar este tópico desde o ínicio não consegui ficar "calado", e tive mesmo que me registar no forum, para poder exprimir o meu ponto de vista.
A GALP como empresa não pode como é obvio ter prejuizos e virtude de ter ou não que baixar os preços dos combustiveis, a verdade é que como única no mercado de refinaria (apesar de muitos dizerem que não importa) em portugal a GALP é tudo menos uma empresa que não lucra (e ainda bem que assim é), e mehor do que todas as análises de gráficos está o rápido crescimento da galp nos últimos 2/3 anos!
O que desmente as teorias de quem afirma que os preços dos combustiveis está correcto em portugal conserteza tem interesses na GALP (só pode), a provar está de certo os resultados da GALP durante o ano de 2008 e esses saberemos ao certo para o ano, o que é certo é que num periodo em que o mercado economico está dificil para as famílias portuguesas e não só, o que fez com que o consumo abrandasse bruscamente, inclusive o de combustiveis a VER VAMOS QUAIS VÃO SER OS LUCROS DA GALP NO ANO 2008, e depois seria bom, vocês, os entendidos analisarem para os comuns civis de onde vieram esses lucros.
Uma coisa é a GALP ter de lucrar com o negócio, outra coisa é roubar escandalosamente dos consumidores, mas pior que a GALP são os nossos políticos que estiveram calados muito tempo até estalar a polémica dos camiões, podera os lugares de administração da galp estão à disposição para qualquer politico depois de governar o pais, se governar a ele na GALP!
Com todo o respeito que todos me merecem não existe forma matemática de vocês afirmarem que os preços descem de igual vontade e fundamento com que subiram, basta ver a BP sobe a gasolina porque.
O pior para terminar são todas as declarações do COE da GALP e demais ilustres, que até no caso dos assaltos às bombas, o consumidor é que teria de pagar o prejuizo e porque o estado portugues a ajudar com protocolos com empresas de segurança para estare nos postos e porque não a galp a pagar!!!!!! Todas as outras empresas o fazem pagam para ter segurança!!!! É O NOSSO PAÍS!
Cordiais cumprimentos
Marco Costa
Em segundo lugar felicitar os administradores do forum pela dedicação.
Em terçeiro queria dizer ao MarcoAntonio que admiro a dedicação e respeito a sua posição, mas ao acompanhar este tópico desde o ínicio não consegui ficar "calado", e tive mesmo que me registar no forum, para poder exprimir o meu ponto de vista.
A GALP como empresa não pode como é obvio ter prejuizos e virtude de ter ou não que baixar os preços dos combustiveis, a verdade é que como única no mercado de refinaria (apesar de muitos dizerem que não importa) em portugal a GALP é tudo menos uma empresa que não lucra (e ainda bem que assim é), e mehor do que todas as análises de gráficos está o rápido crescimento da galp nos últimos 2/3 anos!
O que desmente as teorias de quem afirma que os preços dos combustiveis está correcto em portugal conserteza tem interesses na GALP (só pode), a provar está de certo os resultados da GALP durante o ano de 2008 e esses saberemos ao certo para o ano, o que é certo é que num periodo em que o mercado economico está dificil para as famílias portuguesas e não só, o que fez com que o consumo abrandasse bruscamente, inclusive o de combustiveis a VER VAMOS QUAIS VÃO SER OS LUCROS DA GALP NO ANO 2008, e depois seria bom, vocês, os entendidos analisarem para os comuns civis de onde vieram esses lucros.
Uma coisa é a GALP ter de lucrar com o negócio, outra coisa é roubar escandalosamente dos consumidores, mas pior que a GALP são os nossos políticos que estiveram calados muito tempo até estalar a polémica dos camiões, podera os lugares de administração da galp estão à disposição para qualquer politico depois de governar o pais, se governar a ele na GALP!
Com todo o respeito que todos me merecem não existe forma matemática de vocês afirmarem que os preços descem de igual vontade e fundamento com que subiram, basta ver a BP sobe a gasolina porque.
O pior para terminar são todas as declarações do COE da GALP e demais ilustres, que até no caso dos assaltos às bombas, o consumidor é que teria de pagar o prejuizo e porque o estado portugues a ajudar com protocolos com empresas de segurança para estare nos postos e porque não a galp a pagar!!!!!! Todas as outras empresas o fazem pagam para ter segurança!!!! É O NOSSO PAÍS!
Cordiais cumprimentos
Marco Costa
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Mito??? Deve ser...
Só não vê quem não quer... não há mito, há mesmo é muita ladroagem por parte das gasolineiras, da Galp principalmente, pois as outras vão sempre atrás do que a Galp faz.
Preços. Gasóleo foi o 6.º que menos caiu na UE-27. Gasolina pode subir em vez de descer.
Com o petróleo a descer, cresce o número de vozes que em Portugal exigem a descida dos combustíveis. Ontem, foi a vez do ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmar que "os preços dos combustíveis devem reflectir a redução das cotações do petróleo nos mercados internacionais".
Só que em vez de descer, os preços, pelo menos o da gasolina, até podem voltar a subir a curto prazo, alertam responsáveis do sector petrolífero. O fecho das refinarias do Sul dos EUA por causa do Furacão Ike levou a cotação internacional da gasolina a valorizar nos últimos dias quase 3%, ultrapassando a do gasóleo, disse ao DN, o secretário-geral da APETRO (Associação das Empresas Petrolíferas).
Mas se a evolução dos produtos refinados nos últimos dias está a contrariar a queda do petróleo, a verdade é que o mercado português ainda não reflectiu na totalidade a baixa das cotações internacionais do diesel e da gasolina verificada nos últimos meses.
Segundo dados recolhidos pelo DN junto de fontes da indústria, o índice Platt's, que é a principal referência dos preços na Europa, desceu em euros cerca de 10% na gasolina e 18% no gasóleo desde a primeira semana de Julho, quando foram batidos os recordes de cotação, e a segunda semana de Setembro. Neste período, os preços em Portugal sem impostos baixaram 7% na gasolina e 11% no gasóleo.
Quando comparamos o que acontece no mercado nacional com o resto da Europa, verificamos que as descidas em Portugal são das menores nos 27 países da União Europeia. O gasóleo foi o sexto que menos desceu. A gasolina foi a sétima. Ou seja, cerca de 20 países da UE reduziram mais os preços que Portugal. Estas contas reflectem o preço dos combustíveis sem impostos. Por um lado para evitar a distorção que as diferentes cargas fiscais na Europa introduz nas variações percentuais. Por outro lado, porque este é o que traduz a política comercial das petrolíferas. Outra conclusão é a de que a posição portuguesa como um dos países que menos desce (ou que baixa mais devagar) os preços na Europa , piorou. Em Agosto, estávamos a meio tabela, na segunda semana de Setembro, estamos claramente na metade com menores quedas.
A valorização do dólar face ao euro e o facto das cotações internacionais do gasóleo e da gasolina não desceram na mesma proporção que o petróleo, foram os argumentos usados pelo presidente da Galp Energia. Numa visita à refinaria de Sines, na segunda-feira, Ferreira de Oliveira explicou aos jornalistas que a subida do dólar está a neutralizar a baixa do petróleo. Mas feitas as contas em euros (à cotação do dia correspondente à do petróleo e dos produtos refinados), verificamos que o efeito cambial não chega para explicar a lenta reacção do mercado nacional. Já o facto das cotações dos produtos petrolíferos não baixarem tanto quanto o petróleo é uma realidade. Fazendo as contas em euros, o Brent desceu 22% entre Julho e Setembro. O gasóleo caiu 18% e a gasolina perdeu 10%. Ainda assim, caíram mais do que os preços no mercado português.
http://dn.sapo.pt/2008/09/17/economia/c ... _meno.html
Só não vê quem não quer... não há mito, há mesmo é muita ladroagem por parte das gasolineiras, da Galp principalmente, pois as outras vão sempre atrás do que a Galp faz.
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- Registado: 27/4/2007 13:28
Bem,
por mais gráficos que ponham e justificações que escrevam sempre que vou a bomba sinto-me roubado.
O Crude baixou mais de 60 dolares desde o pico e a gasolina desceu 7 ou 8 ctms desde o pico em Portugal.
Só? pq? não sou eu que tenho que encontrar respostas. justificações para não baixar o preço arranjam-se sempre...se não é do cú é das calças.
Agora que estou a ser roubado estou
por mais gráficos que ponham e justificações que escrevam sempre que vou a bomba sinto-me roubado.
O Crude baixou mais de 60 dolares desde o pico e a gasolina desceu 7 ou 8 ctms desde o pico em Portugal.
Só? pq? não sou eu que tenho que encontrar respostas. justificações para não baixar o preço arranjam-se sempre...se não é do cú é das calças.
Agora que estou a ser roubado estou
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
MarcoAntonio Escreveu:Se não estou em erro, em 2007 refinava 17 mil barris por dia e em 2006 refinava 10 mil barris por dia. Mas estou a falar de memória e posso estar em erro (se estiver peço desculpa antecipadamente).
O consumo em Portugal é muito superior a isso (a GALP tem vindo a anunciar planos para aumentar quase 10 vezes a sua capacidade de refinação).
Obrigadão pelos ticks...
de nada...
Sem dúvida que, para a análise ser completa é preciso analisar os preços internacionais da gasolina antes de impostos e crack spread que faz a ligação do crude à gasolina.
Já agora o RB é de RBOB - (Reformulated Gasoline Blendstock for Oxygen Blending).
Uma notícia sobre o tema:
LONDON: European premium gasoline barges fell on Tuesday, tracking steep losses in crude which has plummeted to a seven-month low. Financial turmoil in the wake of Lehman Brother's demise has heightened fears fuel demand could fall as the ramifications are felt in the broader economy.
Gasoline prices have been pressured further by the limited damage caused by Hurricance Ike over the weekend, with hopes for quick refinery restarts on the US Gulf Coast limiting arbitrage opportunities for European traders.
However, short-term supply problems in the United States are expected to provide a limited floor to prices, as investors wait to see how quickly refinery output can get back to full capacity. European benchmark 10ppm barges dropped to around $850 a tonne fob ARA from $890 a tonne on Monday.
The gasoline crack eased to around $14 a barrel from $15 a barrel on Monday. Prices had risen above $20 a barrel on Friday as trader's awaited Hurricane Ike's arrival on the US Gulf Coast.
Crude futures on the NYMEX exchange have fallen by more than $8 a barrel since Friday. Gasoline in Europe has taken some support from the start of autumn refinery maintenance. Shell's Pernis refinery - Europe's largest - started maintenance this week, according to industry sources. Shell refused to comment. Mongstad in Norway, Sines in Portugal and Sannazzaro in Italy are also believed to be undergoing maintenance programmes.
http://economictimes.indiatimes.com/Eur ... 490285.cms
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Se não estou em erro, em 2007 refinava 17 mil barris por dia e em 2006 refinava 10 mil barris por dia. Mas estou a falar de memória e posso estar em erro (se estiver peço desculpa antecipadamente).
O consumo em Portugal é muito superior a isso (a GALP tem vindo a anunciar planos para aumentar quase 10 vezes a sua capacidade de refinação).
Obrigadão pelos ticks...

O consumo em Portugal é muito superior a isso (a GALP tem vindo a anunciar planos para aumentar quase 10 vezes a sua capacidade de refinação).
Obrigadão pelos ticks...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Hoje surgiram algumas notícias e confesso que estranhei as reticências da GALP em baixar os combustíveis quando essa baixa era para mim perfeitamente expectável. Fui então investigar mais um pouco dado que, com base nos preços do petróleo bruto nas últimas semanas, essa reticência é incompreensível.
Tentei então descobrir o que se tem passado nos preços dos combustíveis refinados nos últimos dias e segundo a Platts (especialista na área e fornecedora de dados para diversas entidades oficiais, portanto uma fonte credível) durante a semana passada ocorreu na gasolina um significativo aumento do crack spread (consultar no wikipedia o que é o crack spread, tem lá uma explicação esclarecedora, link no fundo) e a gasolina acabou por contrariar o preço do petróleo bruto. A explicação simples é que ocorreram fortes desvios de gasolina refinada para os Estados Unidos durante a semana passada em virtude das condições atmosféricas e do encerramento de refinarias no Texas (ver no fim link para a notícia audio sobre o assunto).
Eu não posso confirmar contudo que/se a GALP tem margem de manobra para baixar ou não, apenas constato que parece existir algum fundamento para as reticências da GALP face a promessas de baixar já a Gasolina. Contudo, não tenho preços actualizados das últimas semanas para a Gasolina refinada nos mercados internacionais e por isso não o posso confirmar com valores concretos.
As duas razões porque utilizo o crude como comparativo é de resto o facto de não ter acesso em tempo útil aos preços da gasolina e do gasóleo refinados e porque o crude é o elemento comparativo que praticamente toda a gente tem em mente (dado que o que lhes chega pelos média são variações do preço do petróleo bruto nos mercados e não o preço dos produtos refinados).
Duvido que a GALP suba o preço da Gasolina (possibilidade que já surgiu por aí), penso que o irá manter. É um momento extremamente inoportuno para ocorrer esta divergência de preços entre a gasolina e o petróleo mas de facto parece que ela ocorreu mesmo a semana passada. Já no gasóleo parece haver margem de manobra para baixar e seria expectável (e de bom tom) que a GALP o fizesse o quanto antes.
Não são de esperar portanto, e pelo menos para já, baixas significativas nos preços. Mas continuo certo que irão ocorrer a relativamente breve prazo (estes dias contudo vão ser muito difíceis de digerir). Este pode ser, em todo o processo, o momento mais crítico e (compreensívelmente) mais difícil de aceitar para o cidadão comum que espera aqui baixas significativas nos preços...
Quem quiser ouvir o comentário do analista, que data de 12 de Setembro, está aqui o link:
http://www.platts.com/Oil/Resources/Pod ... %26quot%3B
Mais algumas notas, para quem não se der ao trabalho de ouvir o comentário disponível na Platts:
> O analista considera que esta tendência do crack spread é provavelmente uma tendência de curto-prazo;
> Segundo o mesmo analista, já no Gasóleo contudo não ocorreu a mesma divergência (e aparentemente baixou a semana passada), portanto o problema é específico da Gasolina.
O que é o Crack Spread: http://en.wikipedia.org/wiki/Crack_spread
Fazes alguma ideia de quanto é que a GALP refina localmente?
Quanto aos preços da gasolina no EUA os futuros são os RB; o símbolo da reuters é us@rbxxx. O front month, neste momento é us@RB08V
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
asgardd Escreveu:Agora tocaste no ponto importante.
Para justificar a subida dos combustiveis , é legítimo e lícito, fazer alusao à subida do crude . mas quando o crude desce , já se diz que nao tem que haver necessariamente proporcionalidade....
Asgardd, isso o que é senão demagogia?
Ainda em Julho os preços dos combustíveis em Portugal estiveram longe de reflectir as subidas do crude. Tanto nas descidas como nas descidas nem sempre a relação foi totalmente perfeita.
asgardd Escreveu:Quando disse que o ISP era constante , obviamente me referia que enquanto o crude oscila todos os dias, o ISP mantém-se constante normalmente por períodos bastante longos. Logo, sendo constante, nao entra nestas contas da co-relação entre crude e combustiveis.
Exacto, é por isso que as pessoas têm a noção errada que os combustíveis estão caros por causa das petrolíferas e não por causa dos impostos.
A principal razão para termos combustíveis caros em Portugal é a carga fiscal que é acima da média europeia e nos últimos anos afastou-se ainda mais.
MarcoAntonio Escreveu:
Lamento que faças juizo de valores , derivado das minhas argumentações, fazendo alusões Às minhas preocupações.
Eu estou a basear-me na tua argumentação. Eu nesta mesma página critico a actuação do Governo e a actuação da Petrolífera.
Tu apenas criticas a Petrolífera e tens estado nos últimos posts a apelidar-me de demagogo e a menosprezar argumentos extremamente relevantes. Não só criticas a petrolífera e menosprezas os meus comentáriso pertinentíssimos (chamando-lhes demagogos) como ainda louvas o Governo.
A tua posição quanto a este assunto parece estar clara (tal como a minha). Não tomo partidos e quando é de criticar a GALP estou aqui para criticá-la também. E o Governo, cuja responsabilidade no preço final dos combustíveis em Portugal é enorme não está nem estará fora do ambito de análise (muito especialmente quando este opina e se expressa publicamente como hoje).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:
Claro que seria desejável uma baixa do preço dos combustíveis, como diz o Ministro. E uma forma de atingir esse fim está nas mãos do Estado/Governo, que é baixando um imposto que está acima da média europeia. Contudo, diz e insiste que não o faz e a seguir exige aos outros que façam a baixa na sua vez (ou sozinhos) por sua conta e risco.
Entendes agora o que tem a ver?
Tem tudo!
Não nao tem.
Além do mais isso é uma questão política e eu estou a discutir questões de ordem técnica.
Se queres falar de questões de ordem política, também te posso adiantar que os estados ao baixarem os impostos sobre os combustiveis estarão mais cedo ou mais tarde a alimentarem a escalada do preço do crude. Isso seria um mero paliativo populista que só teria sucesso no curto prazo, para calar o povo.
Marcoantonio Escreveu:
A proporcionalidade (...) (e não tem que ser totalmente directa uma vez que gasolina e gasóleo são um produto derivado do petróleo e não o petróleo em si). Cada uma servem curvas de preço próprias. Exigir que a proporcionalidade seja totalmente directa é demagogia.
Agora tocaste no ponto importante.
Para justificar a subida dos combustiveis , é legítimo e lícito, fazer alusao à subida do crude . mas quando o crude desce , já se diz que nao tem que haver necessariamente proporcionalidade....
realmente, depois de tantos posts neste tópic, estava à espera destas palavras que acabaram mesmo por ecoar. uma reflexão para todos fazermos.
marcoantonio Escreveu:
O ISP não é constante. Sobe quando o Governo entende (e poderá descer quando o Governo entender).
Quando disse que o ISP era constante , obviamente me referia que enquanto o crude oscila todos os dias, o ISP mantém-se constante normalmente por períodos bastante longos. Logo, sendo constante, nao entra nestas contas da co-relação entre crude e combustiveis.
´MarcoAntonio Escreveu:
Ao contrário de ti, eu estou preocupado com quem cobra preços acima da média seja essa entidade as Petrolíferas ou o Governo. Tu só estás preocupado se forem as petrolíferas...
Lamento que faças juizo de valores , derivado das minhas argumentações, fazendo alusões Às minhas preocupações.
Porque apesar de não concordar com o teu ponto de vista , nao menosprezo a tua capacidade intelectual ou o teu distanciamento para com o assunto.
asgardd Escreveu:Pergunto: o que tem a ver o ISP com a redução do preço do crude e respectiva correção por partes das petrolíferas?
Tem a ver que quem pede às petrolíferas para baixarem o preço é alguém que pratica um "preço" (os impostos) acima da média da União Europeia e sempre disse que não baixaria esse imposto.
Isto é totalmente relevante.
Claro que seria desejável uma baixa do preço dos combustíveis, como diz o Ministro. E uma forma de atingir esse fim está nas mãos do Estado/Governo, que é baixando um imposto que está acima da média europeia. Contudo, diz e insiste que não o faz e a seguir exige aos outros que façam a baixa na sua vez (ou sozinhos) por sua conta e risco.
Entendes agora o que tem a ver?
Tem tudo!
asgardd Escreveu:Independentemente da percentagem de carga fiscal afecta ao combustivel, haverá sempre , (...)
Haverá sempre mas pode mudar com o tempo.
Nos últimos anos mudou para pior, dado que os outros países europeus (em média) pararam de actualizar as subidas do ISP antes de Portugal.
Os impostos em Portugal nos ultimos anos divergiram, subiram face à média europeia e pagamos mais que a média europeia.
Os impostos existirão sempre, o que não têm é de existir sempre no mesmo valor.
Tal como o preço base da gasolina existirá sempre, o que tu não queres é que exista sempre no mesmo valor (com as mesmas margens).
asgardd Escreveu: pelo menos é isso que (quase) todos esperamos, uma proporcionalidade directa entre o preço do crude e os preços praticados pelas petroliferas.
A proporcionalidade tem sido quase directa (e não tem que ser totalmente directa uma vez que gasolina e gasóleo são um produto derivado do petróleo e não o petróleo em si). Cada uma servem curvas de preço próprias. Exigir que a proporcionalidade seja totalmente directa é demagogia.
E, não sendo totalmente directa, tem sido muito, muito elevada.
asgardd Escreveu:O ISP é constante meu caro , o crude é que não.
O ISP não é constante. Sobe quando o Governo entende (e poderá descer quando o Governo entender).
O ISP é uma ferramenta do governo, é o preço que o Estado cobra por tu adquirires gasolina. O Estado pode mudar esse imposto (que no caso é mais alto que a média europeia e nos últimos anos subiu mais que a média europeia).
Repito, demagogia é dizer que eu estou a ser demagogo.
E também repito que a GALP devia baixar (pelo menos) o Gasóleo esta semana e se não o fizer, acho que está a fazer mal.
Ao contrário de ti, eu estou preocupado com quem cobra preços acima da média seja essa entidade as Petrolíferas ou o Governo. Tu só estás preocupado se forem as petrolíferas...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Por seu lado, o presidente da Galp admitiu uma descida no preço dos combustíveis, mas sublinhou que não há relação directa entre a baixa dos preços do petróleo e a queda nos preços dos combustíveis. Para Ferreira de Oliveira, a queda dos preços do crude apenas cria condições para a baixa dos preços dos combustíveis, mas frisou que «não é uma consequência directa, é uma consequência indirecta e com algum diferencial de tempo».
in TSF http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1014013
Fixemo-nos neste excerto «não é uma consequência directa, é uma consequência indirecta e com algum diferencial de tempo».
Quanto ao “diferencial de tempo” estamos conversados, uma vez que existe um delay entre o preço do crude e o preço dos combustíveis nos postos. Já a primeira parte da frase (“não é uma consequência directa, é uma consequência indirecta”) devia ser bem clarificada uma vez que a subida foi sempre justificada à luz destes argumentos.
De qualquer forma (como alguém escreveu recentemente) a GALP não tem qualquer obrigatoriedade (nem mesmo do ponto de vista moral) em baixar o preço dos combustíveis. Sendo o mercado livre (e claro, admitido que não existe cartelização nem concertação de preços) a GALP pode subir os preços dos combustíveis enquanto estes caem no mercado (mesmo com esse delay temporal). No limite a GALP ou outra petrolífera pode colocar o preço do gasóleo a 100€/ litro. Say welcome to free markets my friends…
in TSF http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1014013
Fixemo-nos neste excerto «não é uma consequência directa, é uma consequência indirecta e com algum diferencial de tempo».
Quanto ao “diferencial de tempo” estamos conversados, uma vez que existe um delay entre o preço do crude e o preço dos combustíveis nos postos. Já a primeira parte da frase (“não é uma consequência directa, é uma consequência indirecta”) devia ser bem clarificada uma vez que a subida foi sempre justificada à luz destes argumentos.
De qualquer forma (como alguém escreveu recentemente) a GALP não tem qualquer obrigatoriedade (nem mesmo do ponto de vista moral) em baixar o preço dos combustíveis. Sendo o mercado livre (e claro, admitido que não existe cartelização nem concertação de preços) a GALP pode subir os preços dos combustíveis enquanto estes caem no mercado (mesmo com esse delay temporal). No limite a GALP ou outra petrolífera pode colocar o preço do gasóleo a 100€/ litro. Say welcome to free markets my friends…
Editado pela última vez por canguru em 17/9/2008 2:36, num total de 1 vez.
Pergunto: o que tem a ver o ISP com a redução do preço do crude e respectiva correção por partes das petrolíferas?
Independentemente da percentagem de carga fiscal afecta ao combustivel, haverá sempre , pelo menos é isso que (quase) todos esperamos, uma proporcionalidade directa entre o preço do crude e os preços praticados pelas petroliferas.
O ISP é constante meu caro , o crude é que não.
Por isso , convém nao baralhar os mais incautos com a estória do ISP , porque isso é (repito) demagogia.
Independentemente da percentagem de carga fiscal afecta ao combustivel, haverá sempre , pelo menos é isso que (quase) todos esperamos, uma proporcionalidade directa entre o preço do crude e os preços praticados pelas petroliferas.
O ISP é constante meu caro , o crude é que não.
Por isso , convém nao baralhar os mais incautos com a estória do ISP , porque isso é (repito) demagogia.
asgardd Escreveu:Nao, estás enganado.
Não, não estou enganado.
Ministro da Economia exigiu que preços dos combustíveis desçam "o mais rapidamentepossível", apesar dos argumentos apresentados pelas empresas petrolíferas
E se quiseres, posso colocar mais quotes de mais notícias com declarações do ministro com o que ele exactamente disse...
asgardd Escreveu:E misturar isto com o ISP , é pura demagogia.
A diferença dos preços base dos combustíveis de Portugal para os restantes países europeus é igual ou menor à diferença do ISP em Portugal para os restantes países europeus.
Alguém que pratica um "preço" acima da média da união europeia pede/exige a outro alguém que baixe o seu "preço". Isto é totalmente relevante...
Demagogia é dizer que eu fui demagogo.
E já agora, para que fique claro pois certamente vai "escapar" às pessoas, eu considero que continua a ser expectável uma redução pelo menos no Gasóleo, tendo por base as notícias que referi.
Se a GALP não o fizer (e devia-o ter feito na madrugada de hoje para amanhã, o dia habitual dos acertos) então, na minha opinião, não está a fazer uma baixa que poderia/deveria fazer...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:asgardd Escreveu:
(...)
O relevante para mim , são mesmo as declarações do Sr ministro da Economia, que a meu ver , só pecam por tardias.
Eu até achava muito bem o pedido se fosse acompanhado de uma pequena baixa do ISP. Assim o governo mostrava que fazia a sua parte e tinha condições para pedir aos outros que façam esforços financeiros.
Nao, estás enganado. O governo nao está a pedir aos outros para fazerem esforços, está somente a dizer alto e bom tom que está atento Às contas feitas pelas petroliferas.
E misturar isto com o ISP , é pura demagogia.
asgardd Escreveu:
(...)
O relevante para mim , são mesmo as declarações do Sr ministro da Economia, que a meu ver , só pecam por tardias.
Bom, pedir às gasolineiras para baixar os preços é fácil. Mais difícil é baixar a pesada carga fiscal que incide sobre os combustíveis em Portugal (ligeiramente acima da média europeia). E além de ser fácil, certamente que vai agradar "às massas"...
Eu até achava muito bem o pedido se fosse acompanhado de uma pequena baixa do ISP. Assim o governo mostrava que fazia a sua parte e tinha condições para pedir aos outros que façam esforços financeiros.
Os postos de abastecimento (e não só) relativamente perto da fronteira também agradeceriam a medida.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Caro Marco Antonio,
Para mim o relevante desta notícia nao é a análise feita pelo seu autor , porque para análises nesta matéria , basta-me a minha, nao preciso de mais nenhuma.
O relevante para mim , são mesmo as declarações do Sr ministro da Economia, que a meu ver , só pecam por tardias.
Um Abraço
Para mim o relevante desta notícia nao é a análise feita pelo seu autor , porque para análises nesta matéria , basta-me a minha, nao preciso de mais nenhuma.
O relevante para mim , são mesmo as declarações do Sr ministro da Economia, que a meu ver , só pecam por tardias.
Um Abraço
Asgardd, essa disparidade provavelmente até vai ocorrer (à luz da informação que coloquei naquele meu post de há bocado).
Quanto a essa análise, é uma análise incorrecta, na linha de quase todas as que se fazem sobre o joelho por esse país fora todos os dias por quem ainda não fez o mínimo esforço para entender como funcionam os preços dos combustíveis.
Como é que é possível que o autor desse artigo esteja já a utilizar preços de ontem e de hoje do crude para estabelecer comparações?
Esse preço nunca podia estar já reflectido nos preços dos combustíveis!
Mas claro, quando se lê estes artigos que dizem aquilo que nós gostamos ouvir, aplaudimos apesar da sua péssima qualidade.
É o habitual...
Quanto a essa análise, é uma análise incorrecta, na linha de quase todas as que se fazem sobre o joelho por esse país fora todos os dias por quem ainda não fez o mínimo esforço para entender como funcionam os preços dos combustíveis.
Como é que é possível que o autor desse artigo esteja já a utilizar preços de ontem e de hoje do crude para estabelecer comparações?
Esse preço nunca podia estar já reflectido nos preços dos combustíveis!
Mas claro, quando se lê estes artigos que dizem aquilo que nós gostamos ouvir, aplaudimos apesar da sua péssima qualidade.
É o habitual...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
charles Escreveu:Eu não acredito nestas explicações numa altura em que o crude ja esteve perto dos 90 dls e continua com tendência de queda.
Se não acreditas, é um problema teu. Eu depois de ter lido umas referências relativamente a isso, fui investigar e de facto, no dia 12 de Setembro existe uma notícia audio especificamente sobre esse assunto num site de referência da matéria...
charles Escreveu:Se desta vez não podes confirmar não o faças e neste caso nem vale a pena resvalares para especulações
O que vale a pena eu fazer ou não fazer, deixa comigo para eu decidir. Eu estou a passar informação que considero relevante e que considerei interessante (no seu global) quando a encontrei...
charles Escreveu:Bem algo de concreto se deve estar a passar para estares a alviterar a hipotese de a gasolina subir em contra ciclo com o crude, será que isso tem a ver com as declarações incoerentes que referi que o presidente da GALP teve entre ontem e hoje![]()
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Eu não estou a alviterar nada. Eu apenas fiz referência que essa possibilidade foi colocada em notícias que correram hoje os média.
Pessoalmente não acredito que vá ocorrer e quanto ao factor do crack spread penso que vai ser um factor passageiro e que acabará por ser anulado...
Quanto ao "algo de concreto", se calhar podias reler o meu post ou ouvir a notícia audio da semana passada de um site de referência.
charles Escreveu:Eu estarei a ler bem, (...)
Não, não creio que estejas a ler bem. Acho que estás a ler mal, pouco ou nada. E possivelmente também não te deste ao trabalho de ouvir a notícia audio para tentar perceber do que se está a falar...
charles Escreveu:(...) Marco estás de repente com umas hipoteses no minimo intrigantes devido a irem ao arrepio de tudo o que disseste, algo vai andar em sentido oposto é a leitura que me vejo obrigado a fazer, desta tua ultima intervenção![]()
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É fantástico como me atacas por adicionar aqui informação relevante provinda de sites de referência da matéria.
Mas também já estou habituado aos teus posts...
charles Escreveu:Olha que eu quero pagar menos 5 6 cêntimos pela gasolina daqui a 1 2 semanas![]()
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Sim, eu também.
Mas estou mais interessado em perceber como as coisas funcionam em detrimento de disparar a minha metralhadora sem ter feito o mínimo esforço para entender o que quer que seja.
charles Escreveu:PS. Ainda vou reler bem o post para ver se li bem
1Cumpt
Pois, de facto, acho que fazes muito bem. E ouvir também a notícia...
Corres é sempre o risco de aprender algo de novo e isso pode ser dramático.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Gasolina está 5% mais cara do que devia estar
Ministro da Economia exigiu que preços dos combustíveis desçam "o mais rapidamentepossível", apesar dos argumentos apresentados pelas empresas petrolíferas
00h30m
JOÃO PAULO MADEIRA
Os preços dos combustíveis não estão a descer com a mesma rapidez com que subiram, face à evolução do barril de petróleo. Em Agosto, a gasolina esteve 5% mais cara do que em Maio, quando devia ter estado mais barata.
Ontem, o preço do petróleo Brent, referência para Portugal, desceu mais uma vez, chegando a negociar abaixo de 90 dólares. Contudo, a queda do crude para valores abaixo dos cem dólares, que se verifica de forma sistemática há uma semana, não está a reflectir-se, para já, no bolso dos consumidores.
O presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, já veio a público explicar que a relação entre o preço do petróleo e o dos combustíveis "não é directa nem óbvia, embora haja uma ligação entre ambas". Mas, ontem, foi o próprio ministro da Economia, Manuel Pinho, a defender que "é desejável que o preço dos combustíveis baixe o mais rapidamente possível".
Para comparar a evolução dos preços, o exercício mais simples é pôr lado a lado os preços actuais com aqueles que se registavam antes de o petróleo superar os cem dólares, há nove meses atrás. Em Janeiro, mês em que foi quebrada pela primeira vez aquela barreira, os preços médios da gasolina sem chumbo 95, registados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), oscilavam entre 1,369 e 1,396 euros. No gasóleo, iam de 1,178 a 1,205 euros.
Agora, novamente com o petróleo abaixo de cem dólares, não voltaram a esse patamar. Na segunda semana de Setembro, estiveram a 1,455 euros (gasolina sem chumbo 95) e a 1,305 (gasóleo). Ou seja, pelo menos 4% e 8% mais caros do que há nove meses, respectivamente.
Esta análise, contudo, deve ser aprofundada. O preço do petróleo geralmente indicado nos mercado internacionais é aquele que resulta da negociação financeira de futuros, e não aquele a que as petrolíferas transaccionam a matéria-prima. Além disso, houve vários meses em que o euro se valorizou face ao dólar e nos últimos tempos foi a moeda americana a apreciar-se, pelo que a componente cambial tem impacto considerável nas contas.
Tentando conter estas distorções, o JN fez uma análise apenas ao período entre Maio e Agosto, os quatro meses em que se deu o pico de preços e em que o câmbio do euro esteve sempre no patamar de 1,5 dólares (excepto na última quinzena de Agosto, em que andou próximo, mas já na casa de 1,4 dólares). Foram usados unicamente os preços médios da DGEG, em euros.
Em primeiro lugar, a comparação directa entre Maio e Agosto, nos quais há semelhanças no preço do Brent: em Maio, o barril estava a 78,89 euros e em Agosto a 75,51, o que significa que os combustíveis deviam ter estado mais baratos no último mês. Mas tal não aconteceu na gasolina, que até esteve 5% mais cara do que em Maio.
Em segundo lugar, a evolução: de Maio até Julho, o Brent subiu 7%. Nesse período, a gasolina e gasóleo aumentaram na casa dos 4%, uma diferença de três pontos percentuais. Em Agosto, quando o Brent desceu 11%, a gasolina baixou apenas 4% e o gasóleo 6%. A divergência aumentou para cinco e sete pontos percentuais. Conclusão: as gasolineiras são mais rápidas a reflectir subidas do que descidas.
Fontes da indústria contactadas pelo JN recordam que o petróleo representa apenas um terço da estrutura de custos das empresas. Há ainda a refinação, o transporte ou o armazenamento, que também influenciam a evolução dos preços e que podem não ter descido, entretanto.
Fote: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1014170
Já não era sem tempo

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