Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crash - Oportunidade de um vida.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 17/9/2008 12:35

Estamos a entrar em questões claramente jurídicas e com pormenores que não vou responder porque claramente não é essa a minha formação. (Adivinhaste, Vitorigus.)

Coloquem essas questões às vossas corretoras e bancos. Nas comissões que se pagam, está por certo incluido este tempo que têm que dispender a responder às questões dos clientes.

Acho que, por vezes, há alguma falta de diálogo entre os clientes e as instituições que estão lá para servirem os clientes. Peçam esclarecimentos, não se acomodoem com respostas furtivas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por salvadorveiga » 17/9/2008 12:34

LOAMIL Escreveu:
Zenith Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:salvador, mas o dinheiro também é teu. Só está à guarda deles. :)

Ulisses

As acções são propriedade obviamente de quem as comprou e mesmo que os bancos as pudessem guardar como no passado eles não estariam autorizados a mexer nelas. Nesse caso o banco é o depositário de um bem que tem de restituir na íntegra quando for solicitado (cobrando obviamente a guarda).

Esta questão é interessante. Seria de todo importante, que alguém devidamente entendido na matéria, esclarecesse este assunto.
Parece-me já ter lido neste forum, que as acções não são propriedade nossa mas do banco. Será correcto?

Um abraço
ml

Elas não sao do banco são nossas.

O que se passa nas corretoras é por exemplo, no livro de acções da empresa - o livro em que a empresa regista quem e' detentor das acçoes - numa corretora normal nao aparece o nosso nome aparece o "street name" da corretora e quantas acções tem, e depois esta faz o registo interno de quais os clientes que detêm essas acções.

Por exemplo na Coca Cola no registo eles tem la' Berkshire Hathaway X acções, Fundo nao sei quantos X acçoes, individuo X acções, Banco BEST X acções, E*Trade X acções e por ai fora...

No entanto e' possivel pedir as corretoras passar as nossas acções para nosso nome de modo a estar registado na empresa. Deste modo, recebemos relatorios anuais automaticamente, relatorios trimestrais no correio, assim como os cheques de dividendos directamente. Isto nos EUA, mas presumo que ca' tambem seja possivel por as acções em nosso nome...

Relativamente à pergunta da LJC, mesmo nao sendo banco AINDA, está regulada pelo Fundo de Depositos, p+elo que em caso de falencia está segurado ate' 25 mil € por titular.

Agora a minha duvida remanesce se é 25 mil euros da liquidez que possuimos em conta, ou inclui acções o que nao faz sentido.

Por exemplo nas corretoras americanas, nos contratos está bem explicito que as contas estão cobertas até $100,000 do dinheiro disponivel, eu posso ter 90,000 em CASH e ter 2 milhoes em acções, que às acçoes nao acontece nada sao minhas, e sou ressarcido dos 90,000 pelo FDIC

Registado: 12/3/2008 22:06

por LOAMIL » 17/9/2008 11:58

Zenith Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:salvador, mas o dinheiro também é teu. Só está à guarda deles. :)

Ulisses

As acções são propriedade obviamente de quem as comprou e mesmo que os bancos as pudessem guardar como no passado eles não estariam autorizados a mexer nelas. Nesse caso o banco é o depositário de um bem que tem de restituir na íntegra quando for solicitado (cobrando obviamente a guarda).

Esta questão é interessante. Seria de todo importante, que alguém devidamente entendido na matéria, esclarecesse este assunto.
Parece-me já ter lido neste forum, que as acções não são propriedade nossa mas do banco. Será correcto?

Um abraço
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"

Registado: 11/12/2007 13:34

por vitorigus » 17/9/2008 10:51

Ulisses Pereira Escreveu:....Naturalmente que, num processo de falência, alguns dos fundos existentesvão para os credores mas garantidos só mesmo os 25 mil euros.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,
1) Referias-te à GobullingPro, propriedade da LJCarregosa, certo?

2) Os 25 mil são por cada titular da conta, certo?

3) Quem é o responsavel pelo dinheiro (liquidez): o Banco para onde foi feita a transferencia (inicialmente), ou é a propria LJCarregosa?

4) A LJCarregosa não se tornou ja em Banco? Se sim, a guarda do dinheiro dos investidores passa para a LJC e deverá ela responder pela sua guarda?

Agradeço-te a resposta tendo uma leve sensação que me dirás (ou pensarás), que isto não deveria ser nada contigo. :wink:

Abraço amigo
Vitorigus

Registado: 9/8/2005 11:17

por joaocsp » 17/9/2008 8:53

fjp77 Escreveu:Ulisses posso ter sido induzido em erro pelo titulo...

Olá bom dia... o Titulo esta ambiguo ou talvez não.

O que quis transmitir foi meramente especulativo
e tentar identificar num possivel cenario de crash quais seriam as estrategias mais adequadas.

Mas e ha sempre um "mas" em todas a historias...

por exemplo o crash de 87 ninguem o previa e nao havia razoes aparentes para haver esse crash...

Como tambem nao disse que vai haver um crash nao sou vidente.

Falei em acontecimentos possiveis.

Abraco

Registado: 29/11/2007 4:27

por arnie » 17/9/2008 6:54

Ulisses Pereira Escreveu:Arnie, estou em completo desacordo contigo.

Vou pegar no exemplo da LJ Carregosa pois, uma vez que trabalho para a DIF podia ser suspeito.

Caso acontecesse uma situação catastrófica como a que foi colocada, a única coisa que poderia estar em causa era a utilização do "software" do Saxo Bank por parte da LJ. O dinheiro dos clientes jamais estaria em perigo e, no limite, teriam que fechar as posições que tinham abertas.

Tu estás a pressupor que, caso não pudessem utilizar mais o "software" do Saxo Bank, essas corretoras estariam condenadas à falência. Wrong! A LJ Carregosa, por exemplo, é uma das mais antigas corretoras em Portugal. Aliás, é mais antiga que o próprio Banco de Portugal! A negociação via Saxo Bank existe há escassos anos e não seria a extinção dessa relação comercial que levaria à falência essa corretora. Essa ou outra qualquer corretora nacional.

Um abraço,
Ulisses

Olá Ulisses.

A questão em si que quis levantar não foi tanto a falência devido ao uso de um software de negociação mas sim aos produtos negociados.

CFD's e Forex são produtos altamente alavancados. A grande questão é saber até que ponto, uma corretoras, tem capacidade financeira para suportar todas estas posições caso existisse no extremo, a suspenção da emissão de credito?

Mas voltando ao aspecto da utilização da plataforma do Saxo. Eles usam apenas o software ou também negoceiam os CFD's emitidos pelo proprio Saxo? Ou seja, o Market Maker aqui é a LJC ou o Saxo? Se for o Saxo, a LJC é um intermediario do negocio, logo, as contas dos clientes estão directamente ligadas ao Saxo.

Na hipotese remota de falência deste, é a LJC que assume as posições do cliente perante a Saxo? Se for, é obvio que a LJC levará um tombo do caraças.

Existindo o seguro bancário, naturalmente que a situação é atenuada, mas não existindo, não só haverá muita corretora a falir como também pessoas.

Por ultimo quero dizer que aqui ninguém espera um crash ou a falência de ninguém. O que se está a dizer é que a situação é mais complicada do que aquilo que se pensa.

Naturalmente se acontecer algo, é preferível ter noção do que esse algo pode representar do que estar completamente às escuras sobre o assunto, não? Principalmente quando esse algo pode por em causa a nossa saude financeira.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Zenith » 17/9/2008 1:23

Ulisses

Mas é totalmente diferente.
Primeiro penso que no sistema actual as acções não estão fisicamente na corretora ou no banco. As acções são propriedade obviamente de quem as comprou e mesmo que os bancos as pudessem guardar como no passado eles não estariam autorizados a mexer nelas. Nesse caso o banco é o depositário de um bem que tem de restituir na íntegra quando for solicitado (cobrando obviamente a guarda). No caso do dinheiro é totalmente diferente. Não tenho nenhuma formação em direito, mas acho que legalmente o depositante "empresta" dinheiro ao banco que o pode movimentar e não guardar religiosamente. O depositante é credor do banco e pode exigir a devolução do dinheiro a qualquer altura. O problema é que se banco decretou falência não vai encontrar dinheiro para cobrir os créditos.
As acções de investidores não são propriedade do banco nem são emprestimos feitos ao banco mas estão apenas sujeitas á guarda e se não são propriedade do banco não podem servir para saldar dividas deste. Seria como algume ter um cofre num banco, ele decreta falência e os credores abrem os cofres e apoderam-se do conteúdo. Se por acaso houvesse um cliente com jóias de valor elevadissmo no cofre até podia por o banco no verde outra vez rsrs
Não sendo de direito, não posso jurar pela resposta, mas acho que seria uma autentica aberração ao direito e bom senso, o detentor de acções de um banco que faliu não ficarem com elas.
Da mesma forma que se alguem me empresta dinheiro e eu falir esse credor só irá ter a % dos bens que forem liquidados, mas se por acaso um amigo me tiver pedido a garagem para guardar o carro, quando for feita a liquidação e virem lá um carro, ele não vai entrar na liquidação porque os documentos estão em nome de outra pessoa.

Registado: 29/11/2007 14:36

Re: O Fundo

por EuroVerde » 17/9/2008 1:20

corvo47 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
corvo47 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
2º Hipótese
Por outro lado há uma forte probabilidade também de, com a já ocorrência de falências umas atrás das outras, o processo acelera-se e o timing poderá ser encurtado uns meses. Mas sendo assim com quedas mais fortes nos mercados.
Manter-se-ão sustentados pelo menos até ao dia da eleições em Novembro. Depois a grande queda acontecerá e a arrastar-se até fins de Janeiro de 2009. Acredito nos 999 pontos no SP500

Bem. Penso que se vai falando de falências como quem como tremoços.Até parece que quanto mais rápido os bancos falirem melhor.Limpa-se a casa ,começa-mos tudo do principio,rapidinho e pronto-Maravilhoso golpe de mágica.
Se por acaso acontecerem essas falências em serie(Deus queira que não), consegues dizer-me como será o sistema financeiro no futuro.Será possível existir sistema financeiro, com o modelo actual?
Será possível existir o sistema capitalista?

Como será o Mundo "amanhã"?
Não te parece que será um caos absoluto?

Embora não possa fazer nada para mudar o rumo dos acontecimentos,o que está a acontecer deixa-me bastante apreensivo.

Bons negócios.
Cumprimentos.

Bem, vamos por partes.
Eu não sou nenhum expert de finanças mas estou bastante optimista em relação ao futuro. No fim de passar estes meses de apreensão e de prováveis quedas. Há uma forte probabilidade de a Fed mais tarde vir a descer juros e essa cadeia em série vir a acontecer limpando grande parte das financeiras com problemas.
Para mim o sistema capitalista será sempre válido mas com uma condição acrescida, o de ser mais regulado. Tem que haver um capitalismo construtivo para que não deixem o sistema chegar a pontos limite. Os mercados podem e devem estar ainda mais globalizados.

Haverá vida depois da morte?

Boa noite.

Está na hora da caminha. :idea:

A vida continua assim como continuará os mercados, a vida só acaba para as que morrem para as que à falência vão, como a Lehman que durou 158 anos.
Agora, que soluções podemos esperar senão uma continuação do capitalismo mais globalizado ainda e mais regulado para não cair em excessos?

Certamente que todos os dias alguém trabalha em prol da estabilização dos mercados, os bancos centrais. Mas Deus queira que essas tais falências venham todas umas atrás das outras. É triste mas o capitalismo é mesmo assim. Andaram a acumolar paus para se queimarem na própria fogueira, resultando desemprego.

Registado: 29/11/2007 11:19

por fjp77 » 17/9/2008 1:10

Como ja escrevi acima o titulo do topico levou me a uma interpretação errada da intenção de João...

A ideia era perguntar o q fazer caso acontecesse... OK adiante...

Registado: 17/9/2008 0:08

por corvo47 » 17/9/2008 1:04

EuroVerde Escreveu:
corvo47 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
2º Hipótese
Por outro lado há uma forte probabilidade também de, com a já ocorrência de falências umas atrás das outras, o processo acelera-se e o timing poderá ser encurtado uns meses. Mas sendo assim com quedas mais fortes nos mercados.
Manter-se-ão sustentados pelo menos até ao dia da eleições em Novembro. Depois a grande queda acontecerá e a arrastar-se até fins de Janeiro de 2009. Acredito nos 999 pontos no SP500

Bem. Penso que se vai falando de falências como quem como tremoços.Até parece que quanto mais rápido os bancos falirem melhor.Limpa-se a casa ,começa-mos tudo do principio,rapidinho e pronto-Maravilhoso golpe de mágica.
Se por acaso acontecerem essas falências em serie(Deus queira que não), consegues dizer-me como será o sistema financeiro no futuro.Será possível existir sistema financeiro, com o modelo actual?

Embora não possa fazer nada para mudar o rumo dos acontecimentos,o que está a acontecer deixa-me bastante apreensivo.

Bons negócios.
Cumprimentos.

Bem, vamos por partes.
Eu não sou nenhum expert de finanças mas estou bastante optimista em relação ao futuro. No fim de passar estes meses de apreensão e de prováveis quedas. Há uma forte probabilidade de a Fed mais tarde vir a descer juros e essa cadeia em série vir a acontecer limpando grande parte das financeiras com problemas.
Para mim o sistema capitalista será sempre válido mas com uma condição acrescida, o de ser mais regulado. Tem que haver um capitalismo construtivo para que não deixem o sistema chegar a pontos limite. Os mercados podem e devem estar ainda mais globalizados.

Haverá vida depois da morte?

Boa noite.

Está na hora da caminha. :idea:

Registado: 14/3/2008 22:39

por MarcoAntonio » 17/9/2008 1:02

fjp77 Escreveu:Marco e Ulisses

o que me parece é que não são tão rigorosos no controlo dos argumentos de quem diz que vai cair como são quando alguém diz que vai subir...

Para este tópico esperava ler de um de voces, uma interpelação ao criador do tópico para apresentar argumentos sólidos para prever um crash...

Quais argumentos sólidos? Um Crash é algo altamente imprevisível. O autor do tópico deu uma opinião e disse em que se baseava, leia o post inicial. Se agora não concorda com ele quanto a essa possibilidade, só tem de rebater e dizer porque não concorda e porque é que acha que os argumentos dele não são bons...

Eu pessoalmente não acho que esteja iminente um Crash. Os Crashs não costumam surgir nesta fase do campeoanato (quase todos eles deram-se bastante mais próximos do topo). Isso não impede contudo que as cotações caiam ainda bastante abaixo dos valores actuais. Mas esta é a minha opinião pessoal e a respectiva razão. Outros terão opiniões diferentes, entre eles o joaoscp e eventualmente o fjp77.

Francamente não confundamos alhos com bugalhos. Aqui discutem-se opiniões e argumentos, não se censuram opiniões só porque sim...

fjp77 Escreveu:Já cairam Bear Sterns Fannie Freddie Lehman outros menos conhecidos... a seguir pode ser o WaMu, a AIG perdeu 80% para a FED e ainda nao houve crash (a nao ser no Micex...) e mesmo assim não vejo razão para estar a prever um crash...

Em vez de recair em cima da moderação, o que o fjp77 "tem que fazer", se discorda do joaoscp quanto à possibilidade de um Crash é rebater a opinião dele apresentando as suas razões para a sua perspectiva.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/9/2008 1:05, num total de 2 vezes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por EuroVerde » 17/9/2008 0:58

corvo47 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
2º Hipótese

Bons negócios.
Cumprimentos.

Bem, vamos por partes.

Registado: 29/11/2007 11:19

por salvadorveiga » 17/9/2008 0:55

Lion_Heart Escreveu:Temos aqui uma questão interessante que seria bom investigar.
Em caso de falência de uma corretora ou de um banco as acçoes que são nossa propriedade continuam nossas ou entra na massa falida? Pela lógica deveriam continuar nossa propriedade pois estão pagas e são nossas eles só são depositarios pois nós não o podemos ser.

É que se assim não for e pela mesma lógica se um banco falir eu não preciso de pagar mais um crédito que tinha junto deles , pois deixo de ter credor.

Lion ca' em Portugal nao sei mas nos EUA podes ser tu a guardar as acções. Das ordens a corretora para emitir certificados em teu nome e eles mandam te isso pa casa, ou guardas numa caixa de segurança num banco.

Ca' em Portugal nao sei...

por fjp77 » 17/9/2008 0:55

Ulisses posso ter sido induzido em erro pelo titulo...

por Lion_Heart » 17/9/2008 0:53

Temos aqui uma questão interessante que seria bom investigar.
Em caso de falência de uma corretora ou de um banco as acçoes que são nossa propriedade continuam nossas ou entra na massa falida? Pela lógica deveriam continuar nossa propriedade pois estão pagas e são nossas eles só são depositarios pois nós não o podemos ser.

É que se assim não for e pela mesma lógica se um banco falir eu não preciso de pagar mais um crédito que tinha junto deles , pois deixo de ter credor.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por fjp77 » 17/9/2008 0:53

Marco e Ulisses

o que me parece é que não são tão rigorosos no controlo dos argumentos de quem diz que vai cair como são quando alguém diz que vai subir...

Para este tópico esperava ler de um de voces, uma interpelação ao criador do tópico para apresentar argumentos sólidos para prever um carsh...

Já cairam Bear Sterns Fannie Freddie Lehman outros menos conhecidos... a seguir pode ser o WaMu, a AIG perdeu 80% para a FED e ainda nao houve crash (a nao ser no Micex...) e mesmo assim não vejo razão para estar a prever um crash...

Se acontecer certamente nao se vai anunciar...

por Ulisses Pereira » 17/9/2008 0:45

fjp, eu penso que não percebeste o post do João. Aliás, julgo que o percebeste exactamente no sentido oposto ao que ele deu. Mas vou deixar que amanhã, quando ele ler isto calmamente, que te clarifique as palavras dele.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Mais incoerencia e impossivel

por fjp77 » 17/9/2008 0:41

Sr. João tenho q lhe fazer esta pergunta...

Então abre um tópico: "Crash oportunidade de uma vida" e qual nao e o meu espanto quando leio no tópico da Galp que comprou acções da Galp e se elas cairem vai reforçar?

Se espera um crash nao era mais logico estar o mais liquido possivel ou comprar uns Putt?

Compra acções para quê se está à espera de um desmoronamento?

Re: Inacreditavel

por MarcoAntonio » 17/9/2008 0:37

fjp77 Escreveu:Ora eu estou espantado com ofacto de os Srs. ja nao verem mal nenhum em estar aqui a falar em crash como se estivesse mesmo para acontecer...

Não vejo qual o problema de haver quem fale de Crash como não vejo qual o problema de haver quem fale na possibilidade de subidas.

O que eu discuto (ou eventualmente critico) é determinadas estratégias ou determinados argumentos e pressupostos...

São coisas algo diferentes.

fjp77 Escreveu:E se um leitor menos experiente vender a sua carteira com perdas com medo desse crash e ele nunca acontecer?

Não terá perdido capital, terá quanto muito perdido a oportunidade de ganhar capital o que é ligeiramente diferente. Ou mesmo nem isso, pois pode não ocorrer o Crash e mesmo assim o investidor que fizer isso ter escapado à degradação do capital na mesma. Nem toda a queda se faz de Crashes. Aliás já caímos 30% desde os máximos e ainda não houve nenhum Crash propriamente dito...

Onde é que está mesmo o "grande" problema?

fjp77 Escreveu:Ou acham o crash assim tao eminente?

Pessoalmente (e só posso falar por mim) não acredito que esteja um crash iminente. Mas acredito na possibilidade do mercado poder vir a realizar ainda mínimos substancialmente abaixo (não coloco de parte a hipótese de o mercado ainda vir a cair uns 30% ou algo dessa ordem de grandeza, mas não na forma de um Crash e sim em quedas e movimentos que se estendem no tempo, por semanas ou meses).

O que estou a dizer portanto é que não há razões fortes/crediveis para dizer que o fundo é já aqui.

Agora, acreditar que está iminente um Crash, não acredito. Não penso que esse crash vá ocorrer...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/9/2008 0:41, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 17/9/2008 0:36

salvador, mas o dinheiro também é teu. Só está à guarda deles. :)

fjp, um "crash" nunca se antecipa. Esta é a minha opinião. Eu acredito que eles surgem quando não se está à espera. Mas não é por eu achar isso que devo proibir de quem acredita nele dar a sua opinião.

Da mesma forma que no último ano, vejo todos os dias aparecerem aqui pessoas a falar de oportunidades de compra, oportunidades de sonho, etc... E, apesar de eu andar constantemente a dizer o contrário, não vou calar essas pessoas. Todos têm direito à sua liberdade de expressão, desde que argumentado.

E, caro fjp, se me der um exemplo de alguém que deu a sua opinião, argumentou e foi chamado à atenção, terei todo o gosto em lhe dar razão.

E, por favor, não me chame por sr. Sou demasiado novo para isso e a Internet não se presta a essas coisas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Inacreditavel

por fjp77 » 17/9/2008 0:25

Boa noite a todos.

estou muito admirado com os dois moderadores Marco e Ulisses...

Sou um leitor assiduo deste forum e sempre que algum colega escreve algo sobre possiveis subidas rapidamente os administradores alertam e BEM esses colegas, tendo ja lido varias vezes algo como: Se alguem menos experiente ler isto pode se iludir e vir a ter perdas...

Ora eu estou espantado com ofacto de os Srs. ja nao verem mal nenhum em estar aqui a falar em crash como se estivesse mesmo para acontecer...

E se um leitor menos experiente vender a sua carteira com perdas com medo desse crash e ele nunca acontecer?

Ou acham o crash assim tao eminente?

A fase nao é boa mas mesmo com a falencia da AIG pode nao acontecer nenhum crash... ou até pode... Quem sabe?

por salvadorveiga » 17/9/2008 0:20

msa o fundo pensava ser apenas do CASH afinal as acções sao nossas porque haveriam de deixar de ser ?

Pelo menos e' a minha optica... nos EUA eu posso mandar a corretora alterar o nome das acções para ficar em meu nome em vez do "street name", nesse caso são mesmo minha propriedade e ate' pode falir que as acçoes sao minhas pelo menos e' o que penso...

Penso que o fundo cobre e' os depositos etc...ms sendo as acções titulos de propriedade nao vejo porque haveriamos de ficar sem elas em caso de falencia. O banco e' apenas o holder, que nos guarda as acções.

por Ulisses Pereira » 17/9/2008 0:01

Boa pergunta à qual não te sei dar resposta. Mas presumo que a garantia vai só até aos 25 mil euros. Tenhas o que lá tiveres. Naturalmente que, num processo de falência, alguns dos fundos existentesvão para os credores mas garantidos só mesmo os 25 mil euros.

Mas esta situação parece-me muito pouco provavel. É muito mais provável (ainda assim com uma probabilidade ínfima) que vá à falência um grande banco português do que a LJ que - apesar de recentemnte se ter transformado em Banco - não tem os problemas de créditos dos bancos nacionais.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por salvadorveiga » 16/9/2008 23:56

Ulisses Pereira Escreveu:Arnie, estou em completo desacordo contigo.

Vou pegar no exemplo da LJ Carregosa pois, uma vez que trabalho para a DIF podia ser suspeito.

Caso acontecesse uma situação catastrófica como a que foi colocada, a única coisa que poderia estar em causa era a utilização do "software" do Saxo Bank por parte da LJ. O dinheiro dos clientes jamais estaria em perigo e, no limite, teriam que fechar as posições que tinham abertas.

Tu estás a pressupor que, caso não pudessem utilizar mais o "software" do Saxo Bank, essas corretoras estariam condenadas à falência. Wrong! A LJ Carregosa, por exemplo, é uma das mais antigas corretoras em Portugal. Aliás, é mais antiga que o próprio Banco de Portugal! A negociação via Saxo Bank existe há escassos anos e não seria a extinção dessa relação comercial que levaria à falência essa corretora. Essa ou outra qualquer corretora nacional.

Um abraço,
Ulisses

Ja agora Ulisses, e' possivel que saibas mas tira-me esta duvida.

O Fundo de Depositos cobre ate 25 mil euros do CASH depositado...

Imaginando que eu tenho 20 mil euros em CASH e tenho acções no valor de 200 mil euros...

Se por exemplo a LJ falisse, eu seria segurado os 20 mil euros em CASH, mas as acções continuava a deter uma vez que sao minha propriedade correcto ?

por Ulisses Pereira » 16/9/2008 23:54

Arnie, estou em completo desacordo contigo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56, Google [Bot], PacoNasssa, trilhos2006 e 58 visitantes