Crash - Oportunidade de um vida.
Adamhedge Escreveu:boa noite
obrigado caro Arnie.
digamos que eu tinha conta na dif e na ljcarregosa,acho que utilizam as plantaformas do saxobank,ou seja se o saxo falir não sou indeminizado de nada correcto?ou utilizar a plantaforma é uma coisa e as correctoras são independentes?
obrigado pelas respostas
abraço
adamhedge
Boa pergunta. Mas em principio, se usa a plataforma (software), todo o processo é feito por eles.
O problema é o mesmo, não há dinheiro para cobrir toda a alavancagem existente em CFD's ou mesmo no Forex.
Se as linhas de crédito forem fechadas, estas corretoras são as 1ª a desaparecer. Elas não têm dinheiro para cobrir nem metade das posições dos clientes.
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Adamhedge Escreveu:boa noite
obrigado caro Arnie.
digamos que eu tinha conta na dif e na ljcarregosa,acho que utilizam as plantaformas do saxobank,ou seja se o saxo falir não sou indeminizado de nada correcto?ou utilizar a plantaforma é uma coisa e as correctoras são independentes?
obrigado pelas respostas
abraço
adamhedge
Nao te acontece nada. As corretoras estao protegidas pelo Fundo em Portugal até 25000 €.
Re: O Fundo
EuroVerde Escreveu:
2º Hipótese
Por outro lado há uma forte probabilidade também de, com a já ocorrência de falências umas atrás das outras, o processo acelera-se e o timing poderá ser encurtado uns meses. Mas sendo assim com quedas mais fortes nos mercados.
Manter-se-ão sustentados pelo menos até ao dia da eleições em Novembro. Depois a grande queda acontecerá e a arrastar-se até fins de Janeiro de 2009. Acredito nos 999 pontos no SP500
Bem. Penso que se vai falando de falências como quem como tremoços.Até parece que quanto mais rápido os bancos falirem melhor.Limpa-se a casa ,começa-mos tudo do principio,rapidinho e pronto-Maravilhoso golpe de mágica.
Se por acaso acontecerem essas falências em serie(Deus queira que não), consegues dizer-me como será o sistema financeiro no futuro.Será possível existir sistema financeiro, com o modelo actual?
Será possível existir o sistema capitalista?
Como será o Mundo "amanhã"?
Não te parece que será um caos absoluto?
Embora não possa fazer nada para mudar o rumo dos acontecimentos,o que está a acontecer deixa-me bastante apreensivo.
Bons negócios.
Cumprimentos.
boa noite
obrigado caro Arnie.
obrigado pelas respostas
abraço
adamhedge
obrigado caro Arnie.
obrigado pelas respostas
abraço
adamhedge
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Adamhedge Escreveu:boa tarde
caro Arnie no seu entender o que se irá passar,(na sua espectativa claro.
entao já não é seguro ter por ex o $$$$ no bcp.ou numa correctora em portugal?
entao o que devemos fazer para nos protegermos?
obrigado
abraço
adamhedge
Olá adam.
É claro que é seguro ter o dinheiro num banco. É seguro deste que este tenha um seguro que proteja os clientes em caso de falência. Se não tiver..... acho que nem vale a pena dizer mais nada.
Penso que é obrigatório por lei existir esse seguro nos bancos mas no que se refere às corretoras, já tenho algumas duvidas.
Foi-me dito que em caso de falência, uma corretora como a Saxo ou a CMC, que não têm seguro, os seus clientes simplesmente perderiam tudo pois estariam na ultima fila da lista de credores.
Já imaginaste uma AIG falir? É apenas a maior seguradora do mundo.
Já viste se se confirma os rumores que a Citi está também com problemas? A Citi é só o maior banco do mundo tem termos de accionistas.
Se o problema fosse apenas uma falência até que as coisas não eram graves, o problema é que instituições bancárias e não só do mundo inteiro são accionistas destas empresas/bancos.
O efeito seria devastador. A falência destas 2 companhias iria provocar um autêntico colapso a nivel mundial. Não há FED nem governo capaz de segurar uma coisa destas.
Eu não estou a dizer que isto vai acontecer. As ultimas noticias que ouvi é que a AIG está com problemas de liquidez mas longe da insolvência. Aliás, penso que estava a ser preparado um "buy out" por parte do anterior CEO, tornando a companhia privada, dando assim um voto de confiança na companhia.
Quando se anda a falar em investir a longo prazo devido a estas fortes quedas... é preciso alguma atenção pois este bear market tem pormenores muito específicos que poderão alterar o sistema financeiro como o conhecemos.
A tão falada recessão em que o mundo está, iria passar a depressão.
O 1º gráfico que o Marco colocou do crash de 1929 é elucidativo.
Em termos de investimento de longo prazo, poderemos ver retornos positivos somente daqui a umas dezenas de anos.
Para quem faz trading de curto prazo..... who gives a ****.
Desde que a corretora não vá à falência, vai-se negociando dia a dia.
um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Obrigado pelo esclarecimento adicional Zenith, pois deu para situar bastante melhor a razão do referido exercício.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O Fundo
O actual Bear já vai com 1 ano e 2 meses...
Actualmente vamos continuar a sentir a alta do efeito dos combustiveis e da crise da desvalorização dos imóveis.
Penso de 2 maneiras.
1º hipótese:
Se os grandes entendidos afirmam que o mercado imobiliário só pode começar a estabilizar daqui a 18 ou 24 meses, isso quer dizer que só entre Fevereiro 2010 e Agosto de 2010 é que as casas podem parar de desvalorizar.
E penso que o mercado bolsista antecipará isso entre 6 a 9 meses. Então: Na melhor das hipóteses, o mercado bolsista provávelmente só baterá no fundo entre Maio e Agosto de 2009.
Também se estimam perdas reais de 1000 mil milhões dólares no total, até agora as financeiras devido ao suprime perderam 500 mil milhões.
2º Hipótese
Por outro lado há uma forte probabilidade também de, com a já ocorrência de falências umas atrás das outras, o processo acelera-se e o timing poderá ser encurtado uns meses. Mas sendo assim com quedas mais fortes nos mercados.
Manter-se-ão sustentados pelo menos até ao dia da eleições em Novembro. Depois a grande queda acontecerá e a arrastar-se até fins de Janeiro de 2009. Acredito nos 999 pontos no SP500
Actualmente vamos continuar a sentir a alta do efeito dos combustiveis e da crise da desvalorização dos imóveis.
Penso de 2 maneiras.
1º hipótese:
Se os grandes entendidos afirmam que o mercado imobiliário só pode começar a estabilizar daqui a 18 ou 24 meses, isso quer dizer que só entre Fevereiro 2010 e Agosto de 2010 é que as casas podem parar de desvalorizar.
E penso que o mercado bolsista antecipará isso entre 6 a 9 meses. Então: Na melhor das hipóteses, o mercado bolsista provávelmente só baterá no fundo entre Maio e Agosto de 2009.
Também se estimam perdas reais de 1000 mil milhões dólares no total, até agora as financeiras devido ao suprime perderam 500 mil milhões.
2º Hipótese
MarcoAntonio Escreveu:Zenith Escreveu:Depende da estratégia de investimento.
Estou a reler o livro do B. Graham "intelligent investor" e precisamente tem la um exemplo de que investindo mensalmente a mesma quantia no DJ30 entre 1929 e 1948 se conseguia uma rentabilizade anualizada ligeiramente superior a 8% isto apesar de em 1929 o DJ30 estar a 300 e em 1948 a 177.
Já agora o BG apresenta esse caso como contra-exemplo a um calculo hiper optimista de uma personagem aparenetemente importante na altura em Wall Street.
Isso não tem nada de especial. É caso para dizer que "assim até eu"...
Para isso é preciso que estejas a investir constantemente no mercado (aumentar o capital todo os meses) e além disso tens de ter "sorte" na sequência dos movimentos bolsistas. Muito embora, quase inevitavelmente, nem que seja passado 10 anos de andares a investir constantemente, os mercados acabem por subir fortemente numa fase onde já estás fortemente investido...
Como digo, não tem nada de especial. É questão de teres uma espécie de "bolso sem fundo" para ir sempre investindo mensalmente dinheiro que não te faz falta nem poderás movimentar a curto-prazo.
E, nem que sejam passado 20 anos, dará frutos.
Provavelmente até dará antes...
... mas a maior parte dos investidores não pode fazer isto porque não tem essa disponibilidade de capital.
E também pode acontecer ficar "entalado" como se diz na gíria, levando a estratégia até meio e depois não podendo prosseguir, ficar à espera da rendibilidade já sem poder fazer mais reforços.
Estas estratégias de longo-prazo têm bastante que se lhe diga. Eu sei lá se daqui a 20 anos estou cá... ou se vou poder fazer os reforços daqui a 4 ou 5.
Claro que não tem nada de especial, mas a ideia era essa.
Para situar a historia: em 1929 no período eufórico um ilustre de WS fez as contas que um americanao investindo 15$ por mes em 1948 teria um patrimonio de 80.000$ (suponho que mais de 1milhao a preços actuais). O BG fez as contas e concluiu que o valor ia ficar pelos 8.500$ que mesmo assim representava uma rentabilidade anualizada ligeiramente superio a 8%. A ideia do ilustre era que numa estratégia sem qualquer sofisticação qualquer qualquer pessoa podia vir a ser rico. As contas do BJ mostraram que há um retorno razoável mas nada de ficar rico.
De resto o que está subjacente aos escritos do BG, é que para investidores não profissionais as estrategias mais simples são as melhores e que na maior parte dos casos quando se aventuram a tentar malabarismos mais sofisticados o resultado é prejuízo ou pelo menos diminuição de rentabilidade relativamente às estrategias simples e estupidas.
- Registado: 29/11/2007 14:36
Zenith Escreveu:Depende da estratégia de investimento.
Estou a reler o livro do B. Graham "intelligent investor" e precisamente tem la um exemplo de que investindo mensalmente a mesma quantia no DJ30 entre 1929 e 1948 se conseguia uma rentabilizade anualizada ligeiramente superior a 8% isto apesar de em 1929 o DJ30 estar a 300 e em 1948 a 177.
Já agora o BG apresenta esse caso como contra-exemplo a um calculo hiper optimista de uma personagem aparenetemente importante na altura em Wall Street.
Isso não tem nada de especial. É caso para dizer que "assim até eu"...
Para isso é preciso que estejas a investir constantemente no mercado (aumentar o capital todo os meses) e além disso tens de ter "sorte" na sequência dos movimentos bolsistas. Muito embora, quase inevitavelmente, nem que seja passado 10 anos de andares a investir constantemente, os mercados acabem por subir fortemente numa fase onde já estás fortemente investido...
Como digo, não tem nada de especial. É questão de teres uma espécie de "bolso sem fundo" para ir sempre investindo mensalmente dinheiro que não te faz falta nem poderás movimentar a curto-prazo.
E, nem que sejam passado 20 anos, dará frutos.
Provavelmente até dará antes...
... mas a maior parte dos investidores não pode fazer isto porque não tem essa disponibilidade de capital.
E também pode acontecer ficar "entalado" como se diz na gíria, levando a estratégia até meio e depois não podendo prosseguir, ficar à espera da rendibilidade já sem poder fazer mais reforços.
Estas estratégias de longo-prazo têm bastante que se lhe diga. Eu sei lá se daqui a 20 anos estou cá... ou se vou poder fazer os reforços daqui a 4 ou 5.

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:
Para quem entrou no mercado a níveis comparáveis aos actuais em 1930 foi preciso esperar cerca de 30 anos para recuperar o investimento (com estratégia Buy&Hold e tomando em conta a inflacção). Se é isso que vai acontecer, não sabemos. Mas que é possível isso acontecer nos mercados... é.
O dê por onde der tem muito que se lhe diga portanto.
Depende da estratégia de investimento.
- Registado: 29/11/2007 14:36
joaocsp Escreveu:Marcao Antonio
Confere foste simpatico no teu exemplo... mas eu nao me refiro
a periodos de queda de meses, anos...
O que falei foi numa queda tipo "black monday"
de aproximadamente 20% num dia e nesses casos ha sempre correcoes nas empresas que nao justifiquem uma queda tao acentuada pelo menos num dia...
O que nada implica o Bear Market retomar o seu normal comprotamento, num espaco temporal alargado nao seja como no exemplo que deste...
Naquele momento que aponto já aconteceu.
Lê este meu artigo:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=63149
Repara nesta parte:
O drama propriamente dito inicia-se a 21 de Outubro com a primeira sessão de quedas realmente fortes e anormais. O segundo dia mais característico e um dos mais importantes do Crash ocorreu a 24 de Outubro, sessão que fica então marcada pelo valor record de acções transaccionadas (o triplo do record anterior à data) e que passou a ser conhecido desde então como «Quinta-Feira Negra», Black Thursday.
As sessões mais terríveis ocorreríam após o fim de semana a 28 de Outubro - o dia de maior queda deste Crash com 12.8% e conhecido desde então como «Segunda-Feira Negra de 29», Black Monday - e com a «Terça-Feira Negra», Black Tuesday, a 29 de Outubro, a segunda maior queda, practicamente gémea da do dia anterior com 11.7%...
Estas quedas todas ocorreram ali nos 40%. E ainda depois o mercado continuou a cair, cair, cair...
Marcao Antonio
de aproximadamente 20% num dia e nesses casos ha sempre correcoes nas empresas que nao justifiquem uma queda tao acentuada pelo menos num dia...
O que nada implica o Bear Market retomar o seu normal comprotamento, num espaco temporal alargado nao seja como no exemplo que deste...
Outro exemplo, agora feito de uma forma ligeiramente diferente e provavelmente mais esclarecedora. As linhas representam a linha aproximada da inflacção para quem entrou nos 100 e nos 90pts, substancialmente abaixo dos máximos...
Abaixo da linha significa que se está a perder dinheiro, em linha com a linha significa que não se ganhou nem perdeu e acima da linha está-se efectivamente a aumentar o capital/património.
Como se pode ver, foram precisos cerca de 10 anos para se recuperar o capital e ficar-se a ganhar alguma coisa neste(s) caso(s).
Não quero assustar ninguém, apenas mostrar exemplos concretos que esclarecem o que o "der por onde der" nalguns casos concretos significou...
Depois de quedas fortes uma inversão inevitável parece estar sempre iminente. E uma vezes está, outras não...
Abaixo da linha significa que se está a perder dinheiro, em linha com a linha significa que não se ganhou nem perdeu e acima da linha está-se efectivamente a aumentar o capital/património.
Como se pode ver, foram precisos cerca de 10 anos para se recuperar o capital e ficar-se a ganhar alguma coisa neste(s) caso(s).
Não quero assustar ninguém, apenas mostrar exemplos concretos que esclarecem o que o "der por onde der" nalguns casos concretos significou...
Depois de quedas fortes uma inversão inevitável parece estar sempre iminente. E uma vezes está, outras não...
- Anexos
-
- S&P500-7080.png (21.92 KiB) Visualizado 2195 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 16/9/2008 20:22, num total de 1 vez.
Aqui fica um gráfico para ajudar a visualizar o que pode querer dizer o "dê por onde der".
Este é naturalmente um exemplo extremo (onde até fui simpático e considerei uma entrada depois de 40% de quedas). Mas, apesar de extremo, é um exemplo real, que aconteceu.
E podemos encontrar outros exemplos menos extremos, situações intermédias onde foi necessário esperar 5 ou 10 anos para recuperar o investimento "seguro" feito depois de quedas 20 ou 30%...
Este é naturalmente um exemplo extremo (onde até fui simpático e considerei uma entrada depois de 40% de quedas). Mas, apesar de extremo, é um exemplo real, que aconteceu.
E podemos encontrar outros exemplos menos extremos, situações intermédias onde foi necessário esperar 5 ou 10 anos para recuperar o investimento "seguro" feito depois de quedas 20 ou 30%...
- Anexos
-
- DOW30-50.png (17.65 KiB) Visualizado 2246 vezes
boa tarde
obrigado
abraço
adamhedge
obrigado
abraço
adamhedge
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
ficarão para trás.
Refiro-me à distância depois dos máximos, isto é, quem entrou nessa altura quando o mercado tinha caído sensivelmente o que já caiu agora desde os máximos...
Estamos a falar de uns 30% abaixo dos máximos. Estou a falar dos "valores de hoje"...
Impressionante, não é?
Pois isso já aconteceu e pode voltar a acontecer. Ou acontecer algo intermédio. Ou até sair a sorte grande e acertar-se mesmo na mouche...
Estamos a falar de uns 30% abaixo dos máximos. Estou a falar dos "valores de hoje"...
Impressionante, não é?
Pois isso já aconteceu e pode voltar a acontecer. Ou acontecer algo intermédio. Ou até sair a sorte grande e acertar-se mesmo na mouche...
MarcoAntonio Escreveu:
Para quem entrou no mercado a níveis comparáveis aos actuais em 1930 foi preciso esperar cerca de 30 anos para recuperar o investimento (com estratégia Buy&Hold e tomando em conta a inflacção). Se é isso que vai acontecer, não sabemos. Mas que é possível isso acontecer nos mercados... é.
Uma questão, quado dizes "a niveis comparados aos actuais, referes-te aos valores de hoje ou aos das bolsas antes da crise? É que o desconto já é bastante grande desde que começaram a cair.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67
Virgilio67
Confesso que não percebi nada deste post, a começar logo pela primeira linha. Falas de investimento seguro e entre outras coisas falas de Warrants? Bolas, o que é que é inseguro para ti?
Acho que estás a embalar numa falácia (essa história do vai ser corrigido dê por onde der). O mercado pode ainda cair muito a partir destes níveis.
Vai inverter? Sim, eventualmente sim, acabará por fazê-lo. A questão é a partir de onde, a partir de quando e até onde irá essa correcção (ou por outra, que prazo terás de aguardar para recuperar o investimento).
Com sorte acerta-se na mouche. Com azar tem de se aguardar uns 10 anos ou mesmo mais...

Acho que estás a embalar numa falácia (essa história do vai ser corrigido dê por onde der). O mercado pode ainda cair muito a partir destes níveis.
Vai inverter? Sim, eventualmente sim, acabará por fazê-lo. A questão é a partir de onde, a partir de quando e até onde irá essa correcção (ou por outra, que prazo terás de aguardar para recuperar o investimento).
Com sorte acerta-se na mouche. Com azar tem de se aguardar uns 10 anos ou mesmo mais...
um crash em todo o sentido da palavra se acontecesse seria devido ao total colapso do sistema financeiro mundial
meu caro amigo, numa situação dessas reze é para que o banco ontem tem o dinheiro tem seguro
não estamos numa correcção acelerada num bear market, estamos à beira do fim do sistema financeiro que conhecemos
em vez de pensarem em investir dinheiro dentro dos mercados pensei mas é protege-lo fora dele
não confundam as coisas
o que está a acontecer vai muito além de um simples bear market
meu caro amigo, numa situação dessas reze é para que o banco ontem tem o dinheiro tem seguro
não estamos numa correcção acelerada num bear market, estamos à beira do fim do sistema financeiro que conhecemos
em vez de pensarem em investir dinheiro dentro dos mercados pensei mas é protege-lo fora dele
não confundam as coisas
o que está a acontecer vai muito além de um simples bear market
Bons negocios,
arnie
arnie
O que estou a falar faz parte de uma estrategia de investimento seguro!
Ha estudo impricos sobre crash, AT sao padroes logo a questao do estar quieto aplica-se a tudo...
Nao acredito em dinheiro facil... mas ha prefis de investidores e um crash de um dia de 20% vai ser corrigido nas semanas seguintes de pro onde der pelo menos para as empresas que tiveram um "sell off" e que nada o justificava... se isso nao acontecesse entao nem o dinheiro debaixo da calma nos salva seria o crash domino...
Ha estudo impricos sobre crash, AT sao padroes logo a questao do estar quieto aplica-se a tudo...
Nao acredito em dinheiro facil... mas ha prefis de investidores e um crash de um dia de 20% vai ser corrigido nas semanas seguintes de pro onde der pelo menos para as empresas que tiveram um "sell off" e que nada o justificava... se isso nao acontecesse entao nem o dinheiro debaixo da calma nos salva seria o crash domino...

Vou utilizar as palavras do Marco António: Não sendo guru eu diria que o melhor é estar quietinho…
Se tens dinheiro em bancos leva para casa mete-o debaixo do colchão e já veremos onde isto vai parar.
Estamos a falar de factos sérios. A Bolsa é um investimento ( não é um jogo) e como tal sobretudo neste momento a incerteza é enorme. Quietinho…
Não acreditem nos tempos certos, de entradas e saídas rápidas…
O chinês que ganhava 2000% ao ano deve ter sido um caso não comprovado e a ser verdade só um génio, super génio, teria esse privilégio.
Quietinhos…
Rmartins
Se tens dinheiro em bancos leva para casa mete-o debaixo do colchão e já veremos onde isto vai parar.
Estamos a falar de factos sérios. A Bolsa é um investimento ( não é um jogo) e como tal sobretudo neste momento a incerteza é enorme. Quietinho…
Não acreditem nos tempos certos, de entradas e saídas rápidas…
O chinês que ganhava 2000% ao ano deve ter sido um caso não comprovado e a ser verdade só um génio, super génio, teria esse privilégio.
Quietinhos…
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Re: Crash - Oportunidade de um vida.
joaocsp Escreveu:Num cenário puramente especulativo gostava que alguns dos nossos “gurus” do caldeirão em termos de risco quais o melhores produtos e quais as melhores bolsas para investor.
Desculpa responder não sendo guru mas, em termos de risco, o melhor é estar líquido.
A menos que o Banco onde se tem a conta à ordem não seja de confiança ou a zona onde se vive esteja sujeita a muitos assaltos...

Há momentos bem melhores do que este (onde impera um elevado grau de incerteza e volatilidade) para estar investido no mercado.
Crash - Oportunidade de um vida.
Achei que será apropriado abrir um tópico como este nesta altura.
Embora haja muitos economistas a apelar aos investidores para se conterem e não haver um « sell off » ha já alguns indícios de que vai ser difícil controlar o medo generalizado(Rússia)
Num cenário puramente especulativo gostava que alguns dos nossos “gurus” do caldeirão em termos de risco quais o melhores produtos e quais as melhores bolsas para investor.
Cenário 1 - Crash no Dow Jones semelhante ao de 87~(-20%) razão subprime
Nota: No contexto actual banca não entra no cabaz de compras pós crash.
Nota2: Se tivermos accoes que não estejam directamente ligadas com a crise reforçar se houver liquidez...
Nota3 : Se não houver liquidez, no investidor de risco, será um risco grande alavancar nesta altura em empresas solidas que registaram uma queda ilógica ?
Neste caso qual o melhor produto:
ETFs índice?
ETF Inteligente? Qual o melhor cabaz de accoes do Dow Jones ?
Warrants?
Cenário 2 – Crash no DAX, PSI20 IBEX e CAC
Neste caso quero só ter opinião qual o melhor cabaz em cada índice para o ETF Inteligente.
“The sky is the limit!”
Boas "trades"
Embora haja muitos economistas a apelar aos investidores para se conterem e não haver um « sell off » ha já alguns indícios de que vai ser difícil controlar o medo generalizado(Rússia)
Num cenário puramente especulativo gostava que alguns dos nossos “gurus” do caldeirão em termos de risco quais o melhores produtos e quais as melhores bolsas para investor.
Cenário 1 - Crash no Dow Jones semelhante ao de 87~(-20%) razão subprime
Nota: No contexto actual banca não entra no cabaz de compras pós crash.
Nota2: Se tivermos accoes que não estejam directamente ligadas com a crise reforçar se houver liquidez...
Nota3 : Se não houver liquidez, no investidor de risco, será um risco grande alavancar nesta altura em empresas solidas que registaram uma queda ilógica ?
Neste caso qual o melhor produto:
ETFs índice?
ETF Inteligente? Qual o melhor cabaz de accoes do Dow Jones ?
Warrants?
Cenário 2 – Crash no DAX, PSI20 IBEX e CAC
Neste caso quero só ter opinião qual o melhor cabaz em cada índice para o ETF Inteligente.
“The sky is the limit!”
Boas "trades"
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], trilhos2006 e 74 visitantes