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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por charles » 17/9/2008 1:23

Hoje surgiram algumas notícias e confesso que estranhei as reticências da GALP em baixar os combustíveis quando essa baixa era para mim perfeitamente expectável. Fui então investigar mais um pouco dado que, com base nos preços do petróleo bruto nas últimas semanas, essa reticência é incompreensível.


Realmente é estranho, será que isso tem alguma a ver com as criticas que fiz à incoerência (ou tal como dizes reticências) e falta de sustentação do discurso do presidente da GALPque salta de pseudo-explicações em pseudo-explicações,..... finalmente :roll: :!:

Tentei então descobrir o que se tem passado nos preços dos combustíveis refinados nos últimos dias e segundo a Platts (especialista na área e fornecedora de dados para diversas entidades oficiais, portanto uma fonte credível) durante a semana passada ocorreu na gasolina um significativo aumento do crack spread (consultar no wikipedia o que é o crack spread, tem lá uma explicação esclarecedora, link no fundo) e a gasolina acabou por contrariar o preço do petróleo bruto. A explicação simples é que ocorreram fortes desvios de gasolina refinada para os Estados Unidos durante a semana passada em virtude das condições atmosféricas e do encerramento de refinarias no Texas (ver no fim link para a notícia audio sobre o assunto).


Eu não acredito nestas explicações numa altura em que o crude ja esteve perto dos 90 dls e continua com tendência de queda.


Eu não posso confirmar contudo que/se a GALP tem margem de manobra para baixar ou não, apenas constato que parece existir algum fundamento para as reticências da GALP face a promessas de baixar já a Gasolina. Contudo, não tenho preços actualizados das últimas semanas para a Gasolina refinada nos mercados internacionais e por isso não o posso confirmar com valores concretos.


Se desta vez não podes confirmar não o faças e neste caso nem vale a pena resvalares para especulações

As duas razões porque utilizo o crude como comparativo é de resto o facto de não ter acesso em tempo útil aos preços da gasolina e do gasóleo refinados e porque o crude é o elemento comparativo que praticamente toda a gente tem em mente (dado que o que lhes chega pelos média são variações do preço do petróleo bruto nos mercados e não o preço dos produtos refinados).


Eu desde principio sempre insisti em dois pontos, a nossa referência é o BRENT, O EURO e o preço na bomba (total), acrescentando a tudo isto para que a nálise fosse totalmente rigorosa os dados e os graficos deviam reflectir estes parametros e além disso a actualização do comparativo deveria ser diária, e adiscussão tem de ser feita cêntimo a cêntimo.


Duvido que a GALP suba o preço da Gasolina (possibilidade que já surgiu por aí), penso que o irá manter. É um momento extremamente inoportuno para ocorrer esta divergência de preços entre a gasolina e o petróleo mas de facto parece que ela ocorreu mesmo a semana passada. Já no gasóleo parece haver margem de manobra para baixar e seria expectável (e de bom tom) que a GALP o fizesse o quanto antes.


Bem algo de concreto se deve estar a passar para estares a alviterar a hipotese de a gasolina subir em contra ciclo com o crude, será que isso tem a ver com as declarações incoerentes que referi que o presidente da GALP teve entre ontem e hoje :shock: :!:

Não são de esperar portanto, e pelo menos para já, baixas significativas nos preços. Mas continuo certo que irão ocorrer a relativamente breve prazo (estes dias contudo vão ser muito difíceis de digerir). Este pode ser, em todo o processo, o momento mais crítico e (compreensívelmente) mais difícil de aceitar para o cidadão comum que espera aqui baixas significativas nos preços...


Eu estarei a ler bem, Marco estás de repente com umas hipoteses no minimo intrigantes devido a irem ao arrepio de tudo o que disseste, algo vai andar em sentido oposto é a leitura que me vejo obrigado a fazer, desta tua ultima intervenção :shock: :shock: :shock: :shock:

Olha que eu quero pagar menos 5 6 cêntimos pela gasolina daqui a 1 2 semanas :lol: :!:

se a baixa que se devia dar nestes dias que se seguem não se der, em vez de além do mito vamos ter tabú, neste caso um tabú dos "outros factores"

PS. Ainda vou reler bem o post para ver se li bem


1Cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
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por MarcoAntonio » 16/9/2008 23:26

Hoje surgiram algumas notícias e confesso que estranhei as reticências da GALP em baixar os combustíveis quando essa baixa era para mim perfeitamente expectável. Fui então investigar mais um pouco dado que, com base nos preços do petróleo bruto nas últimas semanas, essa reticência é incompreensível.

Tentei então descobrir o que se tem passado nos preços dos combustíveis refinados nos últimos dias e segundo a Platts (especialista na área e fornecedora de dados para diversas entidades oficiais, portanto uma fonte credível) durante a semana passada ocorreu na gasolina um significativo aumento do crack spread (consultar no wikipedia o que é o crack spread, tem lá uma explicação esclarecedora, link no fundo) e a gasolina acabou por contrariar o preço do petróleo bruto. A explicação simples é que ocorreram fortes desvios de gasolina refinada para os Estados Unidos durante a semana passada em virtude das condições atmosféricas e do encerramento de refinarias no Texas (ver no fim link para a notícia audio sobre o assunto).


Eu não posso confirmar contudo que/se a GALP tem margem de manobra para baixar ou não, apenas constato que parece existir algum fundamento para as reticências da GALP face a promessas de baixar já a Gasolina. Contudo, não tenho preços actualizados das últimas semanas para a Gasolina refinada nos mercados internacionais e por isso não o posso confirmar com valores concretos.

As duas razões porque utilizo o crude como comparativo é de resto o facto de não ter acesso em tempo útil aos preços da gasolina e do gasóleo refinados e porque o crude é o elemento comparativo que praticamente toda a gente tem em mente (dado que o que lhes chega pelos média são variações do preço do petróleo bruto nos mercados e não o preço dos produtos refinados).


Duvido que a GALP suba o preço da Gasolina (possibilidade que já surgiu por aí), penso que o irá manter. É um momento extremamente inoportuno para ocorrer esta divergência de preços entre a gasolina e o petróleo mas de facto parece que ela ocorreu mesmo a semana passada. Já no gasóleo parece haver margem de manobra para baixar e seria expectável (e de bom tom) que a GALP o fizesse o quanto antes.

Não são de esperar portanto, e pelo menos para já, baixas significativas nos preços. Mas continuo certo que irão ocorrer a relativamente breve prazo (estes dias contudo vão ser muito difíceis de digerir). Este pode ser, em todo o processo, o momento mais crítico e (compreensívelmente) mais difícil de aceitar para o cidadão comum que espera aqui baixas significativas nos preços...






Quem quiser ouvir o comentário do analista, que data de 12 de Setembro, está aqui o link:

http://www.platts.com/Oil/Resources/Pod ... %26quot%3B



Mais algumas notas, para quem não se der ao trabalho de ouvir o comentário disponível na Platts:

> O analista considera que esta tendência do crack spread é provavelmente uma tendência de curto-prazo;

> Segundo o mesmo analista, já no Gasóleo contudo não ocorreu a mesma divergência (e aparentemente baixou a semana passada), portanto o problema é específico da Gasolina.



O que é o Crack Spread: http://en.wikipedia.org/wiki/Crack_spread
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por rcosta » 16/9/2008 11:36

Boas!!!

Ok, obrigado pela resposta!!!

Um abraço
 
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por MarcoAntonio » 16/9/2008 11:33

rcosta Escreveu:Boas!!

Acompanho este topico com bastante atenção, mas tenho uma duvida, o preço da materia prima que se tem falado é o Crude, mas nós nao compramos Brent? Penso que o valor deste em $ é inferior ao crude!!

Um abraço,
Rcosta


Sim, o preço de referência para nós é Brent, mas os valores acompanham-se mutuamente (o Brent anda normalmente uns 2 dolars abaixo do Light Crude Oil cotado nos Estados Unidos).

Portanto, o que diz é correcto mas não introduz nenhum factor de distorção significativo, uma vez que essa relação mantém-se ao longo do tempo e os valores seguem-se mutuamente.

Tanto mais que a comparação com o Crude ou o Brent é sempre toda ela uma simplificação. A comparação exacta deveria ser com o preço dos combustíveis refinados nos mercados internacionais, cotação que também existe e já foi referida neste tópico com links para sites oficiais da União Europeia onde eles estão disponíveis (os links estão algumas páginas atrás).

O que nós aqui pretendemos verificar é se, de uma forma geral, os preços acompanham a matéria prima e se acompanham de forma diferenciada nas subidas ou nas descidas.
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por rcosta » 16/9/2008 11:15

Boas!!

Acompanho este topico com bastante atenção, mas tenho uma duvida, o preço da materia prima que se tem falado é o Crude, mas nós nao compramos Brent? Penso que o valor deste em $ é inferior ao crude!!

Um abraço,
Rcosta
 
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por MarcoAntonio » 16/9/2008 10:59

Yggy, como é óbvio, comparações em dias específicos, em bombas específicas e de marcas específicas não é uma medida de comparação correcta para saber se a evolução do preço é igual em todo o lado.
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por MarcoAntonio » 16/9/2008 10:53

P.Correia Escreveu:A correlação que eu calculei, é desde o início do ano, através do Excel, o que me dá os efectivos 93% e 95%.



Podemos verificar facilmente que estes valores estão muito longe da realidade se olharmos para os valores de Fevereiro e de Agosto/Setembro onde as variações do crude (incluindo subidas e descidas) são bem superiores às dos combustíveis.


Em Fevereiro, os mínimos do crude situaram-se nos 60 euros. À data do seu post/artigo o crude tinha "acabado" de fazer 80/81 euros. Isto representa uma subida de 34%...

Agora vejamos os combustíveis:

> Os mínimos do gasóleo foram 60 centimos e à data do artigo encontrava-se a 74 centimos (+23%).

> Os mínimos da gasolina 95 foram 54 centimos e à data do artigo encontrava-se a 65 centimos (+20%).

Como vê as diferenças são muito substanciais.

É possível que esteja a comparar valores que não devem ser comparados directamente ou até mesmo possivelmente algum erro na formula no excel. É que a diferença é mesmo muito grande...
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por yggy » 16/9/2008 10:37

Ola bom dia a todos os forenses,

venho dar o meu contributo a este tópico só para dizer que durante este ultimo mês as subidas/descidas entre Espanha/Portugal não se têm acompanhado. Digo isto por experiência própria.
A minha Terrinha fica a 25 kms de Espanha e digo que vale bem a pena ir la abastecer mesmo sendo Gasóleo.
Ora vejamos:
mais ou menos nos meados de Agosto o gasóleo na BP que fica na A25 antes de chegar a Vilar Formoso estava nos 1,316 e em Fuentes de Oñoro, na primiera bomba de gasóleo logo a seguir à fonteira, estaba nos 1,197.
E este fim de semana que abasteci la (domingo 14 à tarde) na BP estava a 1,313, e na tal bomba de Espanha 1,156.
Pergunto como é possivel a diferença ser cada vez maior, sendo que como as taxas são maiores em Portugal que em Espanha, os saltos deveriam maiores em Portugal, tanto na descida ou subida do Petróleo.


Salu2
 
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por Elias » 16/9/2008 10:34

Também é curioso notar que quase toda a gente insiste em malhar nas gasolineiras quando afinal o Estado é que fica com mais de metade do valor que pagamos por 1 litro de gasolina.

Mas por razões de natureza política ou outra, as pessoas não alinham facilmente em protestos contra o Estado, aceitam facilmente argumentos (altamente duvidosos) de que o ISP é necessário "por causa do défice" e preferem voltar-se contra as gasolineiras.

A margem das gasolineiras é muito pequena. A margem do Estado, essa, é de 100% :roll: (recebem o produto da venda sem qualquer custo subjacente)
 
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por MarcoAntonio » 16/9/2008 10:30

P.Correia Escreveu:Estou a considerar preço final efectivo dos combustíveis. É uma análise simples, sem introduzir dados complexos. A meu ver, ao considerar preços antes de impostos, teríamos de também considerar margens de refinação, impacto dos combustíveis na estrutura de preços dos combustíveis, e não um "meio-termo".


É essencial considerar os preço antes dos impostos, uma vez que o crude nos mercados internacionais (que servem de referência e base de comparação) não está sujeito a impostos. Portanto, comparar preços dos combustíveis com impostos e crude (sem impostos) é considerar coisas substancialmente diferentes tanto mais que os impostos até podem mudar no prazo em questão.

E na realidade, mudaram. No caso, o IVA mas para prazos mais alargados ocorrem mudanças também no ISP.

Convém também ter em linha de conta que dado o facto do ISP ser uma taxa fixa que não acompanha o crude, este imposto introduzir um factor de distorção e que a correlação (após impostos) não será constante para todos os valores do crude.

Se todo o imposto fosse proporcional então aceitar-se-ia a comparação após impostos. Simplesmente contudo, dada a estrutura dos impostos, a correlação mudará por factores completamente alheios à GALP. Para pequenas variações o factor de distorção até poderá ser pequeno, mas estão em causa grandes variações (para periodos de 5 meses) e alterações do IVA.

A comparação deve ser feita muito naturalmente e muito obviamente antes de impostos. Muito embora quase toda a gente a faça depois dos impostos (aceita-se por simplicidade mas não é tão pouco mais ou menos a forma mais correcta de o fazer).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por MarcoAntonio » 16/9/2008 10:25

Elias Escreveu:Há mais de 3 anos que a diferença de preço entre Portugal e Espanha (gasolina 95) anda pelos 29-30 cêntimos.

Isto significa que (diferenças fiscais à parte) os preços da gasolina têm evoluído de forma semelhante nos dois países.


Ora nem mais.

Aliás, já tive oportunidade de mostrar num outro tópico anterior a este, com valores históricos e com gráficos que durante os últimos 4 anos (2004 e 2008) o preço dos combustíveis evoluiu em Portugal de uma forma extremamente semelhante a Espanha.

As diferenças situavam-se na ordem de 1-2 centimos para um prazo de 4 anos o que é irrisório.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por P.Correia » 16/9/2008 10:24

MarcoAntonio Escreveu:Os valores correctos (arredondados à unidade) estão neste tópico e são:

Crude: de 60 euros para 92 euros (+53%)

Gasóleo: de 60 centimos para 83 centimos (+38%)

Gasolina: de 54 centimos para 69 centimos (+28%)


Isto estabelece uma correlação de 80% pra o gasóleo e de 53% para a gasolina, para um prazo 5 meses de tendência de alta do crude.


A correlação que eu calculei, é desde o início do ano, através do Excel, o que me dá os efectivos 93% e 95%. Não considero correlações da alta nem correlações da baixa. Faz mais sentido a correlação histórica desde o início do ano, através de observações semanais (considerando todas as observações de 2008).

MarcoAntonio Escreveu:Porque é que chegou a um valor de 6 centimos para uma determinada semana?


Para voltar à tendência média, o preço deveria corrigir cerca de 3.9% o que daria os tais 1.415 de preço de equilibrio.

MarcoAntonio Escreveu:Todos os comparativos foram efectuados tendo em conta:

> O lag entre o preço do crude e o preço dos combustíveis;

> O valor dos combustíveis (ou suas variações) antes dos impostos;

> O valor do crude (ou a sua variação) em euros.



Estou a considerar preço final efectivo dos combustíveis. É uma análise simples, sem introduzir dados complexos. A meu ver, ao considerar preços antes de impostos, teríamos de também considerar margens de refinação, impacto dos combustíveis na estrutura de preços dos combustíveis, e não um "meio-termo".

Como nota final, posso deixar já aqui que não sou nenhum crítico da Galp. Até pelo contrário. Até porque BP e companhia também pratica estes preços.

Já agora convido-o a visitar o nosso blog de empresa (www.pedroarrojagrupofinanceiro.blogspot.com) que conta com pequenos posts / comentários diário assim como um tracking diário e semanal de dois novos produtos nossos (APOLLO e DAYTRADING). Poderá também visitar a nossa página (www.pedroarroja.com) onde temos actualização bi-diária de notícias e artigos semanais de analistas da empresa.

Cumprimentos,
Pedro Correia
Editado pela última vez por P.Correia em 16/9/2008 10:26, num total de 3 vezes.
 
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por Crómio » 16/9/2008 10:23

Elias Escreveu:
jfr2006 Escreveu:A única coisa que ainda me alegra é a investigação que está a decorrer em Espanha, porque esses ao menos não brincam às investigações :twisted:


Há mais de 3 anos que a diferença de preço entre Portugal e Espanha (gasolina 95) anda pelos 29-30 cêntimos.

Isto significa que (diferenças fiscais à parte) os preços da gasolina têm evoluído de forma semelhante nos dois países.


Aliás, na página 9 deste tópico o Marco apresenta um gráfico com essas relações, mas lá está... ler e reflectir é um luxo a que cada vez menos pessoas se dão.

Abraço
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por Elias » 16/9/2008 10:19

jfr2006 Escreveu:A única coisa que ainda me alegra é a investigação que está a decorrer em Espanha, porque esses ao menos não brincam às investigações :twisted:


Há mais de 3 anos que a diferença de preço entre Portugal e Espanha (gasolina 95) anda pelos 29-30 cêntimos.

Isto significa que (diferenças fiscais à parte) os preços da gasolina têm evoluído de forma semelhante nos dois países.
 
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por MarcoAntonio » 16/9/2008 10:14

jfr2006 Escreveu:Deixa-me ver..agora a desculpa é que o que o euro desvalorizou :roll: :roll: :roll: ..mas então e quando o euro valorizava?


Jfr2006, neste tópico consideramos sempre os valores do crude em Euros.

Os combustíveis devem - para continuarem a cumprir a sua correlação com o crude, conforme cumpriram durante a subida - descer ainda esta semana e também durante a próxima semana. Possivelmente ainda poderão descer na outra semana para reflectir totalmente as últimas baixas do crude.

Presumo que na madrugada de hoje para amanhã ocorrerá uma baixa dado que é o dia previligiado da GALP para actualizar preços, seja para subir seja para descer. A maior parte das actualizações foram feitas nesse "momento" (madrugada de terça para quarta). Eu não sou a GALP nem estou a falar em nome da GALP. Estou a dizer que para tudo continuar correcto (como tem estado até aqui) devem ocorrer essas actualizações.

Ao contrário do mito popular, foi assim que a GALP procedeu quase sempre durante o período de alta onde durante dias e dias o crude subia e a GALP só o actualizava uma vez por semana...

Eu sei que durante a alta parecia sempre "muito depressa" e que agora durante a baixa parece sempre "muito devagar".

Mas o número de dias é o mesmíssimo e a correlação de preços também tem sido a mesma.
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por Crómio » 16/9/2008 10:06

jfr2006 Escreveu: Confusão pelos média?


Sim, e além disso uma grande dificuldade por parte da esmagadora maioria da população em pensar por si própria, analizar alternativas de informação, as fontes e as intenções de quem propaga certo tipo de informação.


jfr2006 Escreveu:Só acredita nestes aldrabões da GALP (Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal) quem quer :roll: :roll: :twisted: :twisted: Ou quem tem acções deles....


Sim, é muito mais fácil ter este tipo de pensamento.
Não são precisos dados, nem estudos nem reflexões... é simplesmente reagir da forma menos reflectida, reflexo (passe a redundância) do que bebem nos telejornais...


jfr2006 Escreveu: A verdade é só uma: aos senhores do governo interessa-lhes manter lá os seus tachinhos bem pagos... :twisted:


Mais argumentos, lúcidos e claros, recheados de factos inegáveis...

jfr2006 Escreveu: única coisa que ainda me alegra é a investigação que está a decorrer em Espanha, porque esses ao menos não brincam às investigações :twisted:


Haja alegria, porque quando a investigação for feita por cá (já não foi?) só podem sair dois resultados:

Se a Galp for culpada: "É tudo uma cambada de ladrões, gatunos e chupistas".

Se a Galp for ilibada: "É tudo uma cambada de ladrões, gatunos e chupistas".



Quase finalmente:

Acho impressionante que se consiga continuar a ter o mesmo tipo de opinião após ler um gráfico que é extremamente simples e intuitivo, sem necessidade de habilitações especiais ou qualquer tipo de inteligência dotada para poder ser interpretado.

O Oil sobe, a gasolina sobe, o Oil desce a gasolina desce...

A maior parte das vezes a verdade é simples demais para ser compreendida, o ser humano necessita de mais complexidade e conspiração.


Por fim, deixo um vídeo que está em conformidade com a tua opinião, e que a resume muito bem:

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/vUKC40Wlxhk&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/vUKC40Wlxhk&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Não consigo perceber como é que após 12 páginas de informação e debate, as mesmas questões continuam a ser colocadas, os factos continuam a ser negados, e as acusações continuam na mesma linha.

Não sabem interpretar um gráfico?

Não sabem um que é um lag?

Bolas... basta ler o tópico, está tudo explicado.

E mais, além de estar explicado, por aqui aparecem as declarações e artigos dos media à medida que o tempo vai passando, como se estivéssemos a viver num planeta diferente, com declarações e informações da ANAREC e ACP provadas falsas pelos factos.

Provadas falsas pelos factos.

Enfim, maior cego é aquele que não quer ver...
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por tonirai » 16/9/2008 10:06

jfr2006 Escreveu:Curioso, curioso é que o preço do petróleo está abaixo dos 100 dólares há uma semana e a galp nem mexe...está quieto...

Veremos se mexe... o lag é de uma a duas semanas, está mais do que a tempo de ainda baixar.

jfr2006 Escreveu:Deixa-me ver..agora a desculpa é que o que o euro desvalorizou :roll: :roll: :roll: ..mas então e quando o euro valorizava?

Pois... já pensaste que se calhar, quando o petróleo estava em máximos e o Euro subiu até máximos também, isso só fez com que não sentíssemos tanto impacto da subida do crude? :roll:
Agora imagina o contrário, o crude a ir a máximos, e o EURUSD a cair a pique... aí é que teria doído :wink:
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por MarcoAntonio » 16/9/2008 10:03

P.Correia Escreveu:Em segundo lugar, não se trata de nada feito em cima do joelho mas sim de um estudo efectuado com base na correlação entre o preço do petróleo e o preço dos combustíveis. Já agora, a correlação é de 93% no caso da Gasolina e de 95% no caso do Gasóleo, desde o início do ano.



Os valores correctos (arredondados à unidade) estão neste tópico e são:

Crude: de 60 euros para 92 euros (+53%)

Gasóleo: de 60 centimos para 83 centimos (+38%)

Gasolina: de 54 centimos para 69 centimos (+28%)


Isto estabelece uma correlação de 80% pra o gasóleo e de 53% para a gasolina, para um prazo 5 meses de tendência de alta do crude.

Os valores (reais) estão muito longe dos apontados acima. Mesmo que considere os preços depois dos impostos (o crude nos mercados internacionais não inclui impostos além de que o IVA mudou no prazo em questão em Portugal) os valores continuarão distantes.

Para além disso, a subida que refere e como já tinha indicado comentando o mesmo artigo/post prolongou-se por cerca de 3 semanas. Foi uma subida ténue que levou o crude sensivelmente dos 76 euros na semana de 8 de Agosto para os 79 euros na semana de 29 de Agosto.


P.Correia Escreveu:Na regressão matemática que fiz, em Excel, a tendência mostrou que o preço deveria baixar os tais 6 cêntimos.



As baixas de preço foram, para o período em questão, respeitando uma semana de lag e considerando os dois centimos que realmente ocorreram (em lugar dos 6 centimos sugeridos):

Crude: de 92 euros para 75 euros (-18%)

Gasóleo: de 83 centimos para 73 centimos (-14%)

Gasolina: de 69 centimos para 63 centimos (-9%)

O que estabelece uma correlação de 78% no Gasóleo e de 50% na Gasolina. Estes valores são identicos aos obtidos em cima para o período de alta...


Todos os comparativos foram efectuados tendo em conta:

> O lag entre o preço do crude e o preço dos combustíveis;

> O valor dos combustíveis (ou suas variações) antes dos impostos;

> O valor do crude (ou a sua variação) em euros.


Por uma questão de facilidade/simplificação, os valores foram arredondados à unidade.



Porque é que chegou a um valor de 6 centimos para uma determinada semana?

Só posso especular, mas possivelmente não considerou um ou vários dos factores que acabei de referir. Como resultado, chegou a uma correlação inflaccionada para as variações dos combustíveis e do crude para o período de alta entre Fevereiro e Julho (conforme os valores que aponta acima no seu post).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 16/9/2008 10:09, num total de 1 vez.
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por P.Correia » 16/9/2008 9:29

MarcoAntonio Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Ora bem, sem ir mais longe parece que o barril esta a rondar os preços de março (cerca de 100 dolars o barril), ora em Março dia 7 tinhamos a media da gasolina 95 a 1.39€ e o gasoleo a 1.205€ . Ora ou muito me enagno ou hoje tinhamos a gasolina a 1.45€ e o gasoleo a 1.30€ . Espero graficos mais actuais.


A 7 de Março o crude cotava a 105 USD, que à data correspondiam a 68.5 euros.

Os combustíveis GALP estavam então a 1.401/1.231 e estes preços reflectiam preços do crude de sensivelmente 67 euros (99 USD), ocorridos uma a duas semanas antes.

------------

Na passada sexta-feira o crude cotava a 101 USD que correspondiam a 71 euros.

Os combustíveis estavam a 1.458/1.309 e estes preços reflectiam preços do crude de sensivelmente 78 euros (115 USD) ocorridos uma a duas semanas antes.


Quanto a gráficos, é coisa que não falta neste tópico...



Caro MarcoAntonio,

Antes de mais, não escrevi um artigo nem um pequeno post, mas sim dois posts. O "pequeno" post a que se refere foi um pequeno reparo àquilo que tinha referido no post anterior e aquilo que de facto ocorreu no mercado.

Em segundo lugar, não se trata de nada feito em cima do joelho mas sim de um estudo efectuado com base na correlação entre o preço do petróleo e o preço dos combustíveis. Já agora, a correlação é de 93% no caso da Gasolina e de 95% no caso do Gasóleo, desde o início do ano.

O horizonte temporal do estudo não é, obviamente, uma semana, pois não tem a consistência estatística necessária para retirar conclusões. Trata-se de uma análise dos preços desde o início de 2008. Sei muito bem que o Crude, cotado em euros, subiu nas três semanas anteriores!

Na regressão matemática que fiz, em Excel, a tendência mostrou que o preço deveria baixar os tais 6 cêntimos. Contudo, é um valor médio e como tal tem as suas limitações. Todos os dados que utilizo são os fornecidos pela consola Bloomberg e pelos preços publicados pela Direcção Geral de Energia e Geologia.

Por último, de facto não faço actualizações semanais como o MarcoAntonio. Mas sigo a cotação, quer do preço do Crude quer do preço do Euro, em tempo real fruto da minha actividade profissional.

Se quiser contestar o meu trabalho, não vou ser eu que o vou impedir, mas agradeço que o faça com argumentos e justificações válidas, tal como exigiu ao utilizador "petrius". Agora a crítica pela crítica, com argumentos de trabalho feito à pressa e em cima do joelho é que julgo totalmente inaceitável.
 
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por jfr2006 » 16/9/2008 9:27

Confusão pelos média?

Curioso, curioso é que o preço do petróleo está abaixo dos 100 dólares há uma semana e a galp nem mexe...está quieto...

Deixa-me ver..agora a desculpa é que o que o euro desvalorizou :roll: :roll: :roll: ..mas então e quando o euro valorizava?

Só acredita nestes aldrabões da GALP (Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal) quem quer :roll: :roll: :twisted: :twisted: Ou quem tem acções deles....

A verdade é só uma: aos senhores do governo interessa-lhes manter lá os seus tachinhos bem pagos... :twisted:

A única coisa que ainda me alegra é a investigação que está a decorrer em Espanha, porque esses ao menos não brincam às investigações :twisted:
 
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por Crómio » 16/9/2008 1:43

Caros,

Só para assinalar (ou sublinhar) a minha opinião em relação a este tópico, e ao seu autor:

Acho impressionante a paciência, clareza, disponibilidade, trabalho e nível de discurso com que aqui o Marco tem esclarecido e rebatido pontos de vista que se vão repetindo, com utilizadores que se vão revezando em críticas e colocando constantemente o mesmo tipo de argumentos, repetindo incessantemente a confusão que lhes é nutrida pelos media.

Impressionante o fôlego deste homem!

Possuidor de uma clareza e objectividade imensas e realmente é o verdadeiro Mith Buster.

Bem haja!


Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

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por MarcoAntonio » 16/9/2008 1:22

charles Escreveu: :arrow: Qual é o critério de definição temporal deste lag, é definido por quem ou quais são as regras :?:


O lag deverá depender de vários factores, desde stocks, frequências e quantidades das compras, tempo que demora o crude a ser refinado e a chegar às bombas e até dos preços dos combustíveis refinados nos mercados internacionais. Isto é mais suposição que outra coisa (eu limito-me a constatar que ele existe e que faz sentido existir, não estou preocupado em explicar detalhadamente porque existe e como poderá variar).

Em última instância o lag é definido (ou resulta) do mercado, muito embora a empresa possa optar por reflectir mais cedo ou mais tarde os preços. Com consequências, como é óbvio...

Por exemplo, se a GALP "resolvesse" agora começar a transpor os preços do crude no dia seguinte nas bombas, estaria a assumir um prejuízo imenso.



charles Escreveu:Se calhar até é capaz de ser uma boa altura para a Galp aumentar o lag para um mês novamente,e é o que parece estar a acontecer, isto do ponto de vista da Galp talvez tenha interesse, do ponto de vist do consumidor não terá nenhum interesse.


Não, não está.

Ele até diminuiu ligeiramente agora durante a descida como podes constatar nos gráficos (a correcção de duas semanas era quase perfeita e agora está ligeiramente em excesso).




charles Escreveu:Acho que nada tem a ver com o que dizes,e acho que até te fica mal utilizares essas expressões,quanto a mim, é sim um jogar à defesa por ter de vir a descer o preço do produto que vendem.


Quais expressões? Berros incoerentes? É exactamente o que eles são e eu explico e demonstro porque são.

Eu se bem me recordo tu utilizaste termos com "cabala" e "vergonhoso" o que a GALP fazia e ainda nem sequer tinhas analisado os dados convenientemente. Isto só para te mostrar o tipo de linguagem normalmente utilizada... obviamente há por aí fora todos os dias pessoas a falar com os mesmos termos ou ainda piores depois de terem efectuado pseudo-análises.

A elevação das pessoas neste assunto é normalmente muito baixa ao falar da GALP e "berros incoerentes" parece-me perfeitamente apropriado para os descrever.



charles Escreveu:Mas se as explicações são tão simples...


As explicações não são simples, são entendíveis.

São complexas o suficiente para a maior parte das pessoas se "embrulhar" nelas e não conseguir efectuar uma análise objectiva. A complexidade é tal que as pessoas arranjam sempre um factor para "reclamar com" muito embora no geral se possa constatar que em termos gerais as variações de preços estão a ser correctas.

charles Escreveu:... para a composição dos preços tal como tu defendes de forma tão acérrima neste tópico,


Eu não defendo, antes analiso e mostro que.

Se a GALP passar a utilizar uma política incorrecta eu detectarei e esta análise mostrá-lo-á...

Até agora, isso não ocorreu e como em 4 anos não ocorreu acredito que vai continuar a não ocorrer.

Não faz sentido que a GALP opere bem durante todo este período e no pico das reclamações é que comece a fazer "aldrabices". Isso não é lógico nem expectável portanto não parto do pressuposto que isso vai acontecer...

Agora, se acontecer e eu detectar (e certamente detectarei) também estou aqui para dizê-lo.

Eu não tenho nenhum interesse especial em defender a GALP (tanto mais que se assim fosse estaria a fazer o oposto no tópico da GALP nas análises técnicas que tenho efectuado ou pelo menos seria de estranhar a minha falta de "empolanço" quando saiem notícias "fantásticas").


charles Escreveu:... porque motivo a GALP não o explica com a proporcionalidade simples com que os dados permitem


Já se falou disso aqui e da minha parte só posso especular. Pessoalmente acho que podiam fazer melhor nesse capítulo e até teria algumas sugestões para dar (lol)...

charles Escreveu:... ,(até agora :mrgreen: ) eu até vou mais longe e acho que te deviam contratar para difundir as tuas explicações, volto a dizer que são mais coerentes as tuas explicações, do que as incoerentes explicações do Presidente da GALP.


Talvez, talvez. Contudo, ele não pode fazer o que eu faço nem pouco mais ou menos. Não funcionaria nos média convencionais (isto é um forum, não é um noticiário, aqui eu posso colocar gráficos, analisar numeros exaustivamente e explicar detalhadamente, isso não funcionaria no telejornal da rtp ou numa tsf).

Contudo, também digo que havia coisas que podiam ser feitas de forma diferentes, explicações mais detalhadas/concretas e alguns procedimentos que sendo de pormenor podiam ajudar a minimizar a má percepção das pessoas (um deles era por exemplo seria usarem um dia mais flexível para as actualizações de preços, o dia fixo apesar de não ser "injusto" ajuda a exponenciar a percepção do cidadão comum). E muito poucas vezes as alterações foram feitas noutro dia que não fosse a madrugada de terça para quarta-feira...

Esse é um exemplo, como algumas referências e explicações simples que deviam ser dadas juntamente com as actualizações (nas últimas começaram a fazê-lo, mas já algo tarde demais quando uma concepção errada estava impregnada nos consumidores).

Também não é benéfico referir situações muito concretas (como aconteceu há dias com o Gustav) porque não é a forma mais adequada. Quando acontecem situações concretas noutro sentido as pessoas esperarão efeitos opostos quando não têm necessariamente de ocorrer...

Enfim, isto são alguns exemplos e sem dúvida que concordo que neste capitulo a actuação da GALP não foi e não tem sido a melhor.



charles Escreveu:Já estás a aumentar o lap de duas para três semanas :?: :?:


Não, não estou. Tu estás a falar dos valores de hoje e eu tenho estado a defender que se verificarão possívelmente na terceira actualização semanal a contar a partir de hoje, o que em princípio será daqui a duas semanas e um dia ou duas semanas e dois dias. Se eu disser daqui a duas semanas, na segunda-feira dia 29 estavas aqui a comparar os números quando, provavelmente, a actualização dessa semana se dará passado um dia ou dois.

Eu estou a considerar o lag habitual, portanto. Tu é que eventualmente já estás a considerar esta semana, uma semana de atraso, seja lá em que dia venha a (previsível) actualização.



charles Escreveu:A descer essa primeira semana já devia ter sido na anterior, (...)


A semana passada o gasóleo e a gasolina desceram dois centimos. A descida ocorreu antes do normal (na madrugada de domingo para segunda) mas é a descida da semana anterior.

A desta semana deve ocorrer até quarta-feira. Conto que vá descer esta semana também, mas para saber temos de esperar. O que não podemos é assumir que não vai ser feita. A semana começou hoje e as actualizações até costumam ser de terça para quarta salvo raras excepções.

charles Escreveu: e quando puxei o topico paguei a gasolina a 1,468€ (posso postar o talão se for preciso), sei que foi na BP mas tanto faz a GALP devia andar pelo mesmo, tu não podes negar que o crude continuou a cair e a gasolina nas bombas ficou na mesma,


Eu não nego nada nem há nada para negar!

Também quando o crude subiu ocorreu estar dias e dias com a gasolina nas bombas no mesmo valor. E então?

A semana passada a gasolina baixou de 1.478 para um 1.458 (GALP). O gasóleo tb baixou dois centimos (1.329->1.309).

Esta semana vamos ver...

Pelo meio o crude desceu?

Também pelo meio de muitas semanas o crude subiu e a gasolina não mexeu. So what?

É esta impaciencia que é desconcertante. As pessoas só ficam impacientes quando é para baixo...


charles Escreveu:(...) já foram revelados dados que somos o pais da europa onde os combustiveis demoram mais a descer.


Esses "dados" passaram em diversos média e até foram comentados aqui neste tópico.

Uns média disseram tudo e outros disseram apenas metade. O mesmo estudo mostrava que tb tinham demorado mais a subir...

Percorre lá o tópico que até estão aqui as notícias, uma com o texto completo e outra com o texto imcompleto!


charles Escreveu:Como é que dizes que subiram pouco se tens vindo sempre a defender comprovando com graficos que o desfasamente é irrisório :shock:


Charles, já olhaste para os gráficos deste tópico. Olha lá para Julho e Agosto e observa o comportamento dos combustíveis e o do crude na fase dos máximos.

O que eu tenho defendido é que a proporção com que se realizaram as subidas e as descidas durante a fase ascendente e a fase descendente do crude é sensivelmente a mesma e que lag se tem mantido mais ou menos constante.

Não mistures alhos com bugalhos...


Também já assinalei n vezes que durante o Verão os combustíveis estiveram longe de reflectir por inteiro o preço do crude ali nos máximos. Além de ter assinalado já diversas vezes, isso está escancarado no gráfico.

E não invalida nada do resto...





charles Escreveu:A ideia que está a ficar é que agora os preços desceram e esse lap parece estar a aumentar novamente.


Claro que sim.

O consumidor fica sempre com a ideia que está a ser prejudicado, esteja ou não esteja...

Se "eu te pagar" 10 euros por um cromo que vale 5 euros tu não reclamas. Mas se a seguir eu te quiser pagar 3 euros por um cromo que vale 4 euros tu reclamas vigorosamente. E reclamarás sempre que isso acontecer mesmo que alternadamente sejas beneficiado e prejudicado.

É assim a natureza do consumidor.




charles Escreveu:Aqui tem de se aplicar os outros factores, quem sabe produto armazenado a mais baixo preço do que os máximos, não te esqueças que a GALP teve de pedir emprestados depositos para armazenar o produto em Espanha.


Exacto, quem sabe. Para isto (para os combustíveis terem subido menos do que podiam ter subido) estás inteiramente disponível para arranjar uma explicação!

Ou seja, quando nos beneficia, está tudo bem e deve haver explicação. Quando nos prejudica (mesmo que aparentemente) está tudo mal e não há justificação nenhuma. São eles que não passam de uns gatunos e tudo não passa de uma cabala...





charles Escreveu:PS Já nem tenho "coragem" de referir o factor IVA


O factor do IVA está considerado aqui. Eu estou a retirar os impostos e os valores correctos do IVA, primeiro 21% e agora 20% desde 1 de Julho!

Está tudo isso contabilizado na minha folha de excel...
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por charles » 16/9/2008 0:27

O lag sempre existiu e até era maior na subida do que está a ser agora na descida!


:arrow: Qual é o critério de definição temporal deste lag, é definido por quem ou quais são as regras :?:


Nas primeiras comparações que fiz (para 4 anos, entre 2004 e 2008) observei que o lag inicialmente era de aproximadamente 3 semanas ou 1 mês. Actualmente ele situa-se em 2 a 1 semana apenas. Isto já foi discutido e observado inclusivamente neste tópico, com base na análise histórica dos dados.



Se calhar até é capaz de ser uma boa altura para a Galp aumentar o lag para um mês novamente,e é o que parece estar a acontecer, isto do ponto de vista da Galp talvez tenha interesse, do ponto de vist do consumidor não terá nenhum interesse.

Sempre associei que a compra do crude a determinado preço andava desfasado em termos de entrega esse tal mês e que dai resultava a definição de preço no combustivel pago na bomba, essas tambem eram as declarações deste senhor antes do BULL que levou o crude acima dos 140dls :!:


charles Escreveu:Eu pergunto porque motivo este tipo de argumentos só aparecem quando se trata de corrigir os preços para baixo correspondendo assim à queda do crude nos mercados internacionais...


Porque é nesta altura que as pessoas soltam "berros incoerentes" sobre como os combustíveis não estão a reflectir a baixa do crude.



Acho que nada tem a ver com o que dizes,e acho que até te fica mal utilizares essas expressões,quanto a mim, é sim um jogar à defesa por ter de vir a descer o preço do produto que vendem.

charles Escreveu:o crude hoje esteve no minimo de 91dls... caiu perto de 6%...


Os preços de hoje não são para analisar hoje.


Retiras-te esta frase do contexto, o que eu disse e repito, é que as declarações são feitas numa altura em que o crude está em minimos dos ultimos meses, é lógico que a comunicação social pressione mais com perguntas do género quanto desce e quando desce, e as explicações dadas são as que referi, eu não estabeleci nenhuma causa efeito, entre as declarações proferidas e a data em que os preços são alterados.

Mas se as explicações são tão simples para a composição dos preços tal como tu defendes de forma tão acérrima neste tópico, porque motivo a GALP não o explica com a proporcionalidade simples com que os dados permitem,(até agora :mrgreen: ) eu até vou mais longe e acho que te deviam contratar para difundir as tuas explicações, volto a dizer que são mais coerentes as tuas explicações, do que as incoerentes explicações do Presidente da GALP.


Dentro de duas ou três semanas poderemos avaliar se estas quedas do crude vieram a ser correctamente reflectidas na bomba.


Já estás a aumentar o lap de duas para três semanas :?: :?:

Marco disse:
Em principio teremos até baixa esta semana e depois também nas duas semanas seguintes. Mas eu vou continuar a analisar como até aqui, não te preocupes...


A descer essa primeira semana já devia ter sido na anterior, e quando puxei o topico paguei a gasolina a 1,468€ (posso postar o talão se for preciso), sei que foi na BP mas tanto faz a GALP devia andar pelo mesmo, tu não podes negar que o crude continuou a cair e a gasolina nas bombas ficou na mesma, já foram revelados dados que somos o pais da europa onde os combustiveis demoram mais a descer.

charles Escreveu:houve uns dias quando o crude esteve em máximos que os combustiveis subiam o ridiculo de 1/2 cêntimo e agora que o crude cai abaixo dos 100dls, a conversa já muda :!:


Quer dizer, tu até te lembras que quando o crude fez máximos os combustíveis subiram ridiculamente pouco. Mas pegas nisso e consegues "transformar" numa coisa má...

Deveras, as partidas que a mente nos prega!


Como é que dizes que subiram pouco se tens vindo sempre a defender comprovando com graficos que o desfasamente é irrisório :shock:



Eu até acho que o tratamento da informação e da imagem da GALP não tem sido o melhor. Mas tu não apontaste nenhuma incoerência e manifestamente pegaste em coisas que não eram de pegar...


As incorências estão bem identificadas por mim, são as explicações referidas, não vou repeti-las basta relê-las:!:



> Quanto ao lag, tem vindo a diminuir, o que beneficia o consumidor!


A ideia que está a ficar é que agora os preços desceram e esse lap parece estar a aumentar novamente.

Quando o crude fez máximos, notavelmente os combustíveis até subiram pouco!


Aqui tem de se aplicar os outros factores, quem sabe produto armazenado a mais baixo preço do que os máximos, não te esqueças que a GALP teve de pedir emprestados depositos para armazenar o produto em Espanha


Ainda agora o presidente da GALP dizia na SIC NOTICIAS o dolar a fortalecer-se neutraliza o efeito da descida bahhhhhhhhhe hehehehha hahahah :evil:

PS Já nem tenho "coragem" de referir o factor IVA


Cumpt
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por MarcoAntonio » 15/9/2008 23:22

charles Escreveu:Sobre este tipo de declarações deste senhor, já anteriormente, há uns meses atrás, ele explicava num orgão de comunicação social, que o preço a que se comprava o crude só se reflectiria um mês depois, mas esta teoria nunca foi aplicada na escalada de preços que culminou com os máximos.


O lag sempre existiu e até era maior na subida do que está a ser agora na descida!

Nas primeiras comparações que fiz (para 4 anos, entre 2004 e 2008) observei que o lag inicialmente era de aproximadamente 3 semanas ou 1 mês. Actualmente ele situa-se em 2 a 1 semana apenas. Isto já foi discutido e observado inclusivamente neste tópico, com base na análise histórica dos dados.



charles Escreveu:Eu pergunto porque motivo este tipo de argumentos só aparecem quando se trata de corrigir os preços para baixo correspondendo assim à queda do crude nos mercados internacionais...


Porque é nesta altura que as pessoas soltam "berros incoerentes" sobre como os combustíveis não estão a reflectir a baixa do crude.

Nunca foi preciso explicar a ninguém porque é que o crude desatava a subir e os combustíveis não subiam logo porque isso nunca incomodou ninguém e nessa altura está toda a gente calada (muito embora, meses depois, venham "inventar" que subiu muito rapidamente).


charles Escreveu:o crude hoje esteve no minimo de 91dls... caiu perto de 6%...


Os preços de hoje não são para analisar hoje.

Dentro de duas ou três semanas poderemos avaliar se estas quedas do crude vieram a ser correctamente reflectidas na bomba.



charles Escreveu:houve uns dias quando o crude esteve em máximos que os combustiveis subiam o ridiculo de 1/2 cêntimo e agora que o crude cai abaixo dos 100dls, a conversa já muda :!:


Quer dizer, tu até te lembras que quando o crude fez máximos os combustíveis subiram ridiculamente pouco. Mas pegas nisso e consegues "transformar" numa coisa má...

Deveras, as partidas que a mente nos prega!


charles Escreveu:É este o meu estado de alma após ter ouvida meia duzia de vezes as declarações do senhor em causa.


Eu até acho que o tratamento da informação e da imagem da GALP não tem sido o melhor. Mas tu não apontaste nenhuma incoerência e manifestamente pegaste em coisas que não eram de pegar...


> Quanto ao lag, tem vindo a diminuir, o que beneficia o consumidor!

> Quando o crude fez máximos, notavelmente os combustíveis até subiram pouco!
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por charles » 15/9/2008 23:04

O Presidente da Galp, diz coisas espantosas, do género (+- o seguinte):

-o preço da gasolina pode não vir a descer reflectindo assim a baixa do crude pois o Dolar tem estado a valorizar face ao Euro

-por vezes o crude sobe e a gasolina desce e outras o crude desce e a gasolina sobe

-o preço da gasolina não depende só do preço do crude, existem outros factores

Sobre este tipo de declarações deste senhor, já anteriormente, há uns meses atrás, ele explicava num orgão de comunicação social, que o preço a que se comprava o crude só se reflectiria um mês depois, mas esta teoria nunca foi aplicada na escalada de preços que culminou com os máximos.


Eu pergunto porque motivo este tipo de argumentos só aparecem quando se trata de corrigir os preços para baixo correspondendo assim à queda do crude nos mercados internacionais...o crude hoje esteve no minimo de 91dls...caiu perto de 6%...com uma queda destas com que cara este senhor faz estas declarações, tratam-se de fortes quedas que têm obrigatoriamente de ser reflectidas, pq se fosse uma subida diária, conforme tem sido a descida, com certeza levava-mos com aumentos diários.

houve uns dias quando o crude esteve em máximos que os combustiveis subiam o ridiculo de 1/2 cêntimo e agora que o crude cai abaixo dos 100dls, a conversa já muda :!:


Só como nota final, as explicações do Marco acompanhadas dos respectivos gráficos, defendem muito mais a verdade e a lógica dos preços, do que a incoerência de explicações dadas pelo CEO da GALP, que conforme eu citei, salta de explicação em explicação :!:

É este o meu estado de alma após ter ouvido meia duzia de vezes as declarações do senhor em causa.


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