GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Dilson Costa Escreveu:Eu não estou a olhar para gráficos, mas se não estou em erro o crude não está actualmente cotado a valores ou proximo de valores de finais de 2007?
Depois de hoje em que o crude caiu dos 71 para os 66 euros, sim, está sensivelmente ao mesmo preço que estava no início do ano.
Dilson Costa Escreveu:Se sim, é para essa data que também deveremos olhar e não só para as deste ano, já que o suposto erro ("gamanço" lol) está incluído nos valores do inicio deste ano, recorde-se aqueles sucessivos aumentos.
Não, não é.
Convinha leres (ou releres) o tópico.
Dilson Costa Escreveu:Deste modo, gostaria de pergundar a que valores andava o gasoleo e a gasolina nessa data, e já agora a correlação EUR/USD, visto que já esteve por volta de 1.60 e agora está a 1.42...
Este comparativo tem em conta, desde a primeira página:
> O cambio EURUSD;
> O lag entre o preço do crude e os preços dos combustíveis na bomba;
> O valor dos impostos nos respectivos combustíveis.
Portanto, o que pedes já está a ser feito desde a página um. O que pedes e mais ainda...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
já agora meto uma colherada a este tópico, de todo interessante.
Eu não estou a olhar para gráficos, mas se não estou em erro o crude não está actualmente cotado a valores ou proximo de valores de finais de 2007?
Se sim, é para essa data que também deveremos olhar e não só para as deste ano, já que o suposto erro ("gamanço" lol
) está incluído nos valores do inicio deste ano, recorde-se aqueles sucessivos aumentos.
Deste modo, gostaria de pergundar a que valores andava o gasoleo e a gasolina nessa data, e já agora a correlação EUR/USD, visto que já esteve por volta de 1.60 e agora está a 1.42...
Eu não estou a olhar para gráficos, mas se não estou em erro o crude não está actualmente cotado a valores ou proximo de valores de finais de 2007?
Se sim, é para essa data que também deveremos olhar e não só para as deste ano, já que o suposto erro ("gamanço" lol

Deste modo, gostaria de pergundar a que valores andava o gasoleo e a gasolina nessa data, e já agora a correlação EUR/USD, visto que já esteve por volta de 1.60 e agora está a 1.42...
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Re: marco
tarzan tchetcheno Escreveu:o preço da gasolina em Portugal ainda não reflete o crude a bater nos 95 dls ou achas que já reflete???
Os preços de hoje do crude (se forem para se manter/prosseguir) irão estar reflectidos na bomba dentro de umas duas semanas. No máximo surgirão reflectidos numa actualização da próxima semana.
Independentemente disso, esta semana (e também na próxima) os preços dos combustíveis devem baixar para reflectir a descida que já vinha ocorrendo.
É expectável que no prazo de duas a três semanas ocorra uma baixa do preço muito significativa e semelhante à que ocorreu entre o fim de Julho e meados de Agosto. Agora, essa baixa é progressiva e atrasada face aos movimentos do crude (exactamente como ocorre nas subidas).
E não à pressão (e só quando é para baixo) por pedido da ANAREC ou dos consumidores.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
marco
o preço da gasolina em Portugal ainda não reflete o crude a bater nos 95 dls ou achas que já reflete???
Eu sinceramente não sinto grande coisa quando vou à bomba mas também confesso que não olho para o preço do litro. O veículo tem que se alimentar ou então posso sempre andar a pé.
A galp fartou-se de dizer que a margem de refinação tinha baixado muito, presumo eu que agora com o petromax 50 dls abaixo por barril a mergem tenha duplicado pelo menos... ou estarei enganado???
Eu sinceramente não sinto grande coisa quando vou à bomba mas também confesso que não olho para o preço do litro. O veículo tem que se alimentar ou então posso sempre andar a pé.
A galp fartou-se de dizer que a margem de refinação tinha baixado muito, presumo eu que agora com o petromax 50 dls abaixo por barril a mergem tenha duplicado pelo menos... ou estarei enganado???
Já agora, a mesmíssima Anarec dizia isto 9 dias antes:
"Batem" conforme o lado para onde sobra o vento.
Com meros 9 dias de diferença a Anarec diz-se e desdiz-se ao sabor das "conveniências" do momento.
Extraordinário. Anedótico...
ANAREC pede descida de ISP para que combustíveis baixem
A ANAREC entende que os preços dos combustíveis não estão a baixar e que isso não é culpa dos revendedores dos combustíveis. Augusto Cymbron diz que agora cabe ao Governo baixar o ISP para que os combustíveis desçam de preço.
O presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis rejeitou responsabilidades pelo facto de os preços dos combustíveis em Portugal não estarem a acompanhar a descida dos preços do petróleo.
Augusto Cymbron defendeu que as petrolíferas deram uma «resposta pronta» que ajudou à descida dos preços dos combustíveis em Portugal, mas que agora cabia ao Governo agir.
«Falei sempre que competia agora ao Estado baixar o ISP, porque ele indirectamente já o baixa no aspecto do biodiesel. Se ele fizesse isso para a generalidade do combustível era muito possível que pudéssemos ter o nosso preço parecido com o de Espanha», acrescentou este dirigente da ANAREC.
"Batem" conforme o lado para onde sobra o vento.
Com meros 9 dias de diferença a Anarec diz-se e desdiz-se ao sabor das "conveniências" do momento.
Extraordinário. Anedótico...
Estes tipos não existem...
Populismo interesseiro e barato.
Alguma vez a Anarec exigiu:
> Que as subidas do preço do crude se fizessem de imediato?
> Que se anunciassem subidas para as próximas semanas?
> Que a Autoridade da Concorrência intervisse quando os preços do crude subiam fortemente e os combustíveis (ainda) não?
E porque é que a Anarec surge sempre a "badalar" nestas alturas em que o crude cai apesar de estar farta de saber que nunca, mas nunca, os preços do crude estariam imediatamente reflectidos nas bombas?
Esta Anarec é um mero papagaio que se limita a dizer o que "o povo" gosta de ouvir, por mais desprovido de fundamento e de lógica que seja...
ANAREC ameaça queixa à Autoridade da Concorrência
A ANAREC quer uma descida dos combustíveis que reflicta a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais. Caso isso não aconteça até terça-feira, a associação vai comunicar o facto à Autoridade da Concorrência, de quem exige uma acção.
A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis ameaça pedir a intervenção da Autoridade da Concorrência se, até terça-feira, os preços dos combustíveis não reflectirem a descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais.
O presidente da ANAREC acusou as petrolíferas de ignorarem os preços do crude que estão a ser negociados a cerca de cem dólares e exigiu uma descida significativa dos combustíveis para preços de Dezembro de 2007.
Em declarações à TSF, Augusto Cymbron recordou que foi a 2 de Janeiro que o petróleo passou a «mítica barreira dos cem dólares» e que para si não foi surpresa que o crude baixasse dos cem dólares por esta altura.
«É preciso que as companhias com a mesma celeridade ponham em práticas esses preços. Creio que a Autoridade da Concorrência é o organismo que deverá fiscalizar essas descidas», explicou.
O presidente da ANAREC avisou mesmo que se não houver essa descida significativa, ou pelo menos que se anuncie para a semana seguinte mais um outra descida, teremos de comunicar o facto e relembrar à Autoridade da Concorrência que é preciso fiscalizar esses preços por parte das petrolíferas».
Contactada pela TSF, a Autoridade da Concorrência disse não querer fazer qualquer comentário a esta ameaça do presidente da associação que representa os revendedores de combustíveis.
Populismo interesseiro e barato.
Alguma vez a Anarec exigiu:
> Que as subidas do preço do crude se fizessem de imediato?
> Que se anunciassem subidas para as próximas semanas?
> Que a Autoridade da Concorrência intervisse quando os preços do crude subiam fortemente e os combustíveis (ainda) não?
E porque é que a Anarec surge sempre a "badalar" nestas alturas em que o crude cai apesar de estar farta de saber que nunca, mas nunca, os preços do crude estariam imediatamente reflectidos nas bombas?
Esta Anarec é um mero papagaio que se limita a dizer o que "o povo" gosta de ouvir, por mais desprovido de fundamento e de lógica que seja...
charles Escreveu:Uma descida de 5 cêntimos![]()
![]()
Já agora, só para recordar, num prazo de tempo semelhante e para reflectir uma descida brusca do crude semelhante os combustíveis desceram:
> Gasolina de 1.510 para 1.458 (-5.2 centimos);
> Gasóleo de 1.417 para 1.328 (-8.9 centimos);
Isto aconteceu entre a semana de 25 de Julho e a semana de 15 de Agosto, reflectindo descidas de 20USD/12EUR no crude, semelhantes ao que está agora em causa (11EUR).
charles Escreveu:Uma questão muito simples o crude hoje está perto dos 95dls=67€ +-, o que dá o preço final da gasolina perto de 1,39 1,40 o que comparando com o preço actual dá mais de 5 cêntimos de diferença, quando achas que esta diferença vai ser sentida nas bombas?
Uma descida de 5 cêntimos![]()
![]()
Os valores de hoje (se não forem fruto de uma variação intempestiva que venha a ser corrigida rapidamente) só deverão estar reflectidos dentro de umas duas semanas.
Independentemente disso, os valores devem baixar esta semana e também na próxima reflectindo a descida que já tem vindo a ocorrer.
Em principio teremos até baixa esta semana e depois também nas duas semanas seguintes. Mas eu vou continuar a analisar como até aqui, não te preocupes...

Marco
Uma questão muito simples o crude hoje está perto dos 95dls=67€ +-, o que dá o preço final da gasolina perto de 1,39 1,40 o que comparando com o preço actual dá mais de 5 cêntimos de diferença, quando achas que esta diferença vai ser sentida nas bombas?
Uma descida de 5 cêntimos
Cumpt
A 7 de Março o crude cotava a 105 USD, que à data correspondiam a 68.5 euros.
Os combustíveis GALP estavam então a 1.401/1.231 e estes preços reflectiam preços do crude de sensivelmente 67 euros (99 USD), ocorridos uma a duas semanas antes.
------------
Na passada sexta-feira o crude cotava a 101 USD que correspondiam a 71 euros.
Os combustíveis estavam a 1.458/1.309 e estes preços reflectiam preços do crude de sensivelmente 78 euros (115 USD) ocorridos uma a duas semanas antes.
Uma questão muito simples o crude hoje está perto dos 95dls=67€ +-, o que dá o preço final da gasolina perto de 1,39 1,40 o que comparando com o preço actual dá mais de 5 cêntimos de diferença, quando achas que esta diferença vai ser sentida nas bombas?
Uma descida de 5 cêntimos

Cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Flying Turtle Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Pelo menos até o crude deixar de ser uma preocupação dos participantes (quando voltar aos 40 $)
Enganas-te: Nessa altura haverá uma onda (dos mesmos?) clamando contra a perda de valor e, portanto, a má gestão da Galp, que estará a levar melhares de investidores à ruína, qual PTM ou PAD renascidas...![]()
FT
Sim, mas já será noutro tópico

- Registado: 17/7/2008 13:21
Martins_Braz Escreveu:Pelo menos até o crude deixar de ser uma preocupação dos participantes (quando voltar aos 40 $)
Enganas-te: Nessa altura haverá uma onda (dos mesmos?) clamando contra a perda de valor e, portanto, a má gestão da Galp, que estará a levar melhares de investidores à ruína, qual PTM ou PAD renascidas...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
O tópico aquece sempre que o crude cai (ou mais claramente, nos dias em que o crude cai).
O tópico acalma muito quando o crude estabiliza ou mesmo sobe e muito notalvelmente quase ninguém comenta o facto de muitas vezes nessas semanas os combustíveis descerem.
Isto pode constatar-se percorrendo o tópico para trás...
O tópico acalma muito quando o crude estabiliza ou mesmo sobe e muito notalvelmente quase ninguém comenta o facto de muitas vezes nessas semanas os combustíveis descerem.
Isto pode constatar-se percorrendo o tópico para trás...
Crómio Escreveu:P.S.: Nunca me tinha apercebido que aquele suporte e resistência dos 100 $ e dos 84/86 $ estava tão bem definido... A AT vale por isso.
Hehehe
Oh Martins, eu até acho que isto dá para fazer uma AT acerca da quantidade de pessoas que chamam ladrões aos senhores da Galp.
Neste último mês deixaram de o fazer, mas aqui com o suporte dos 100 já começa este tópico a bombar com os Bulls esperançados.
Abraço
Eu investia no tópico... ainda tem muito bull para dar...
Pelo menos até o crude deixar de ser uma preocupação dos participantes (quando voltar aos 40 $)

P.S.: Nunca me tinha apercebido que aquele suporte e resistência dos 100 $ e dos 84/86 $ estava tão bem definido... A AT vale por isso.
Hehehe
Oh Martins, eu até acho que isto dá para fazer uma AT acerca da quantidade de pessoas que chamam ladrões aos senhores da Galp.
Neste último mês deixaram de o fazer, mas aqui com o suporte dos 100 já começa este tópico a bombar com os Bulls esperançados.
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Para dados tão antigos (a primeira vez que atingiu os 90 USD foi ainda em 2007) terei que usar os dados da DGEG.
O crude atingiu pela primeira vez os 90 USD a 19 de Outubro (à data, correspondiam a 63 euros). O gasóleo nessa data custava em Portugal 1.115 euros (reflectia preços do crude da ordem dos 80USD/56EUR).
O gasóleo custava o mesmo nas duas semanas anteriores (1.113 e 1.115 respectivamente).
É também possível que te refiras a um momento posterior pois esse primeiro momento foi um mero toque. Deixo o gráfico para ajudar a visualizar...
Quanto ao reparo que fiz, é pertinente e eu mantenho-o pois este tópico existe para efectuar uma análise objectiva e desapaixonada ao comportamento do preço dos combustíveis e da matéria prima. Serve para esclarecer. Se eu respondesse sem fazer aquelas observações, estaria a concorrer para o oposto, independentemente do teu objectivo com a pergunta.
O crude atingiu pela primeira vez os 90 USD a 19 de Outubro (à data, correspondiam a 63 euros). O gasóleo nessa data custava em Portugal 1.115 euros (reflectia preços do crude da ordem dos 80USD/56EUR).
O gasóleo custava o mesmo nas duas semanas anteriores (1.113 e 1.115 respectivamente).
É também possível que te refiras a um momento posterior pois esse primeiro momento foi um mero toque. Deixo o gráfico para ajudar a visualizar...
Quanto ao reparo que fiz, é pertinente e eu mantenho-o pois este tópico existe para efectuar uma análise objectiva e desapaixonada ao comportamento do preço dos combustíveis e da matéria prima. Serve para esclarecer. Se eu respondesse sem fazer aquelas observações, estaria a concorrer para o oposto, independentemente do teu objectivo com a pergunta.
- Anexos
-
- crude-out2007.png (19.85 KiB) Visualizado 9988 vezes
Martins_Braz Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Olha que não é Marco. Algures antes do Verão, recordo-me que andei uma semana entre Algarve, Lisboa e Alcobaça, pelo que atestei o depósito várias vezes.
Bombas, datas e valores?
Eu durante o Verão não vi coisíssima dessa nenhuma e seguramente não eram os valores praticados oficialmente pela GALP e pela maior parte das bombas de gasolina.
Neste Verão, se houve alguma coisa notável foi exactamente a estabilidade do preço dos combustíveis apesar do disparanço do crude que fez máximos históricos (em euros).Martins_Braz Escreveu:Agora, não sei se houve mais... mas nessa semana existiram pelo menos 3 aumentos.
Contudo, como já foi salientado neste mesmo tópico (indicando datas e valores) já este ano houve uma semana em que ocorreu uma baixa extraordinário (adicional) fora do dia normal de acertos de preço.Martins_Braz Escreveu:Marco:
Podes indicar-me a quanto estava o gasóleo na GALP quando o crude estava a 90 dollars. Não sei se tens esses dados, mas se tiveres agradecia.
Obrigado
Eu posso dizer-te mas só a pergunta em si é problemática porque não "deve ser feita" (dessa forma).
A pergunta correcta sería a quanto estava o gasóleo na GALP passado umas duas semanas de o crude ter estado a xis euros (em que xis é determinado pelo cambio da altura).
Marco, os dados que eu te dei foram os dados que tenho. Apenas resta acrescer que as bombas são da A2 e da A1 (isso sei porque estive a semana toda sem vir a Lisboa - quais, não me perguntes, só vendo na minha contabilidade, que ainda por cima está de férias).
Por outro lado, o que te pedi foi apenas o que te pedi. A pergunta nada tem de problemática... eu não pretendo contestar a posição da GALP, até porque não me interessa (para mim a GALP "rouba" tal como a PT, a EDP, a EPAL, a SONAE, etc, etc, etc.). Apenas pretendo esses dados porque quem paga à GALP não sou eu mas sim os meus clientes. E como fiz a actualização para cima quando o crude passou os 90 ou 100 dollars, agora pretendo fazer a actualização para baixo. E queria ver qual o valor da GALP, para quando voltar a estar ao mesmo valor (por mim pode ser amanhã como daqui a um ano, é indiferente) eu poder fazer a actualização do valor que cobro aos clientes.
Obrigado pela atenção.
Procuro saber o preço por litro na GALP do gasóleo, no dia em que o crude atingiu os 90 dollars.
P.S.:Marco, repesquei o post porque ficou na pág. anterior e não sei se o viste
majomo Escreveu:Partindo dessa correlação "perfeita" quais os preços ajustados para essa semana dos combustíveis, agora que o petróleo está mais perto dos 90$ do que dos 100$?
É que pela comparação que apresentas a diferença é significativa...
Qual semana? E de que diferença falas?
Já agora, neste momento estou a ver o crude a 97 USD (68.4 euros). Poderá ser erro da minha corretora mas neste momento ele está francamente mais perto dos 100 USD do que dos 90 USD. Em todo o caso, o valor que interessa é o valor em Euros...
MarcoAntonio Escreveu:...
Os combustíveis GALP estavam então a 1.401/1.231 e estes preços reflectiam preços do crude de sensivelmente 67 euros (99 USD), ocorridos uma a duas semanas antes.
------------
Os combustíveis estavam a 1.458/1.309 e estes preços reflectiam preços do crude de sensivelmente 78 euros (115 USD) ocorridos uma a duas semanas antes.
Quanto a gráficos, é coisa que não falta neste tópico...
Partindo dessa correlação "perfeita" quais os preços ajustados para essa semana dos combustíveis, agora que o petróleo está mais perto dos 90$ do que dos 100$?
É que pela comparação que apresentas a diferença é significativa...

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Re: Sugestão
carcanhol Escreveu:Ou será que este tópico preenche essa necessidade, e dá resposta á questão?
Exactamente: Responde totalmente. Apenas com o "senão" de não comparar alhos com bugalhos, isto é, dólares com euros. No demais, basta dares-te ao trabalho de ler posts para trás dentro do tópico.
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Re: Sugestão
carcanhol Escreveu:Um registo periódico da variação dos preços, onde propunha por exemplo registos do tipo, - Hoje o preço do petróleo oscilou entre os 94 e os 97 dolares e a gasolina mateve os 1,46 €.
Carcanhol, esse exercício não é correcto. Muito melhor do que isso já está aqui a ser feito...
Não referes o cambio e não tomas em consideração o lag. Os preços de hoje do crude (seja para subir seja para descer) não se reflectem hoje nas bombas mas sim dentro de uma ou duas semanas.
Essa comparação bem exaustiva, tomando em conta o lag e o cambio tem sido aqui feita. E basta fazer para a GALP dado que as restantes grandes diferem muito pouco, quer em tempo quer em valor.
carcanhol Escreveu:Sim porque a esta altura do campeonato já ninguém sabe ao certo quanto custava, o litro de combustível, quando o petróleo cotava os mesmos 94, 97 dolares.
Para quem não se recordar e como já foi aqui indicado neste tópico e noutros, basta consultar o site da Direcção Geral de Energia e Geologia. Os números estão lá todos guardados e podes ir consulta-los em qualquer altura.
Até Julho, são esses os números base da comparação nestes meus tópicos. A partir de Agosto tenho utilizado especificamente os da GALP. Mas pouca diferença faz utilizar uns ou outros...
carcanhol Escreveu:Ou será que este tópico preenche essa necessidade, e dá resposta á questão?
Totalmente. Melhor até...
Sugestão
Viva boa tarde!
Como se trata de um tema delicado e comum a todos nós e não apenas a investidores, pois mexe com o nosso orçamento mensal, eu propunha a criação de um tópico para actualização permanente, onde seja feita a comparação ao longo do tempo da variação média do preço da gasolina e do petróleo não apenas na GALP.
Um registo periódico da variação dos preços, onde propunha por exemplo registos do tipo, - Hoje o preço do petróleo oscilou entre os 94 e os 97 dolares e a gasolina mateve os 1,46 €.
Sim porque a esta altura do campeonato já ninguém sabe ao certo quanto custava, o litro de combustível, quando o petróleo cotava os mesmos 94, 97 dolares.
Ou será que este tópico preenche essa necessidade, e dá resposta á questão?
Como se trata de um tema delicado e comum a todos nós e não apenas a investidores, pois mexe com o nosso orçamento mensal, eu propunha a criação de um tópico para actualização permanente, onde seja feita a comparação ao longo do tempo da variação média do preço da gasolina e do petróleo não apenas na GALP.
Um registo periódico da variação dos preços, onde propunha por exemplo registos do tipo, - Hoje o preço do petróleo oscilou entre os 94 e os 97 dolares e a gasolina mateve os 1,46 €.
Sim porque a esta altura do campeonato já ninguém sabe ao certo quanto custava, o litro de combustível, quando o petróleo cotava os mesmos 94, 97 dolares.
Ou será que este tópico preenche essa necessidade, e dá resposta á questão?
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam 

- Registado: 16/11/2006 12:47
Lion_Heart Escreveu:Ora bem, sem ir mais longe parece que o barril esta a rondar os preços de março (cerca de 100 dolars o barril), ora em Março dia 7 tinhamos a media da gasolina 95 a 1.39€ e o gasoleo a 1.205€ . Ora ou muito me enagno ou hoje tinhamos a gasolina a 1.45€ e o gasoleo a 1.30€ . Espero graficos mais actuais.
------------
Quanto a gráficos, é coisa que não falta neste tópico...
petrius Escreveu:Eu pretendo contestar a posição da Galp e Compª, porque considero que não são coerentes e com isso estão-nos a prejudicar.
Aponta, com dados concretos, onde não estão a ser coerentes e onde te estão a prejudicar.
petrius Escreveu:Não sei de cór dias nem datas nem horas, nem isso me interessa.
É a única coisa que interessa.
Talvez não te interesse a ti porque os números desdizem o que tu querias que ocorresse.
Contudo, aqui a única coisa que interessa são números...
petrius Escreveu:Sei, Tenho a certeza, que pelo menos em uma semana , no pico do verão, mexeram nos preços 3 vezes e com muita velocidade.
Completamente falso.
E o facto é que não tens números para apresentar.
petrius Escreveu:Na descida procedem diferente.
Não, não procedem.
Os números estão neste tópico...
Tu falas de algo que não existe, fabricado pela tua memória selectiva e enviezada, nada mais.
petrius Escreveu:Vê em pedroarrojagrupofinanceiro.blogspot.com o artigo "Descida dos Combustíveis" de Pedro Correia em que ele refere como conclusão, baseado num estudo anterior, que a Galp usou critérios diferentes, pois se não o fizesse na semana em que a gasolina baixou 2 cêntimos deveria ter baixado 6 para 1,415.
Trata-se de um artigo (não passa de um pequeno post) feito muito em cima do joelho.
Considera apenas uma variação do crude de uma semana quando na verdade o crude, em euros, esteve a subir duas a três semanas!
É uma coisa feita à pressa por alguém que não segue lá muito atentamente estes dados, com actualizações semanais como eu aqui faço...
Ora bem, sem ir mais longe parece que o barril esta a rondar os preços de março (cerca de 100 dolars o barril), ora em Março dia 7 tinhamos a media da gasolina 95 a 1.39€ e o gasoleo a 1.205€ . Ora ou muito me enagno ou hoje tinhamos a gasolina a 1.45€ e o gasoleo a 1.30€ . Espero graficos mais actuais.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], fosgass2020, GamesOver, Google [Bot], Goya777, latbal, m-m, malakas, Manchini888, MR32, Musus, niceboy, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, silva_39 e 159 visitantes