Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 15/9/2008 17:56

Lion, o Marco tem publicado um gráfico comparativo e é a prova irrefutável que a correlação tem sido perfeita.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Crómio » 15/9/2008 17:51

Será que estou a ver um suporte nos 100?

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Lion_Heart » 15/9/2008 17:50

Bem, encontrei aqui qq coisa, mas nao da para transpor o grafico.

http://www.maisgasolina.com/estatisticas/
Anexos
clfclose.gif
clfclose.gif (16.64 KiB) Visualizado 10122 vezes
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Lion_Heart » 15/9/2008 17:47

Venho pedir para colocarem aqui um grafico com a cotaçao do crude desde janeiro deste ano ( preço medio ou preço do fecho de cada dia)
E depois se tiverem que ponham o grafico respectivo do preço médio do litro de gasolina e de diesel para o mesmo periodo de tempo ( o preço final).
Estou cheio de procurar em sites, mas essa info. nunca aparece, nao sei porque, ou se calhar ate sei,....

Obrigado.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por katanga » 15/9/2008 17:38

Marco António.

Eu pretendo contestar a posição da Galp e Compª, porque considero que não são coerentes e com isso estão-nos a prejudicar.

Não sei de cór dias nem datas nem horas, nem isso me interessa.Sei, Tenho a certeza, que pelo menos em uma semana , no pico do verão, mexeram nos preços 3 vezes e com muita velocidade.Na descida procedem diferente.Basta ouvir as palavras do engº Horta,das associação das petrolífers, que passaram na RTP no passado sábado, para constatar a contradição.

Vê em pedroarrojagrupofinanceiro.blogspot.com o artigo "Descida dos Combustíveis" de Pedro Correia em que ele refere como conclusão, baseado num estudo anterior, que a Galp usou critérios diferentes, pois se não o fizesse na semana em que a gasolina baixou 2 cêntimos deveria ter baixado 6 para 1,415.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 4:20

por MarcoAntonio » 15/9/2008 17:30

Onelife Escreveu:O que não quer dizer que não se tenha ganho "demais",

Não, não quer. Nem nestes comparativos que faço há longos meses (este não é o primeiro tópico sobre o assunto) eu pretendo dizer se ganha demais ou de menos (na verdade, nem é isso que as pessoas afirmam, as pessoas fazem acusações concretas que simplesmente não correspondem à realidade).

Nestes comparativos, o objectivo é determinar se a GALP procede de forma semelhante:

> Nas subidas e nas descidas;

> Às restantes petrolíferas;

E isto é que é importante. Porque se a GALP estiver a comportar-se de forma correcta nestes ítems, nada podemos dizer. A menos que queiramos por alguma razão que a GALP perca importância/capacidade num mercado tão estratégio e importante como este!

Se eventualmente a GALP está a ganhar de mais, isso significa que estão todas em geral e a GALP certamente não quer ser a Santa Casa da Mesericórdia das Petrolíferas e um dia fechar ou ser engolida por uma petrolífera maior...

Onelife Escreveu:por via de se estar a considerar que os custos da Galp são 100% barril de petroleo.

Ou seja, os custos de produção aumentaram 7% e a matéria prima aumentou 30%, o preço aumentou 30%.

Isso não está a acontecer (como podes verificar).

Agora, se está a acontecer na medida exacta, isso não posso dizer com os dados que disponho. Nem estou a tentar fazê-lo, como já expliquei.

Onelife Escreveu:Portanto, espera-se que agora mantenham o critério que os custos da Galp são 100% petroleo. Se isso se verificar, já não é mau.

Desculpa insistir nisto, mas a GALP não está a reflectir 100% das variações do petróleo.

Já agora, aqui ficam os valores. Entre o fundo de fevereiro e o topo de Julho as variações foram as seguintes:

> Crude: +53%

> Gasolina: +28% (53%)

> Gasóleo: +38% (71%)

A subida dos combustíveis esteve bem longe de reflectir a 100% a subida do crude e portanto não tem que o fazer agora na descida. Também só tem de reflectir numa proporção semelhante (há que dar alguma tolerância aos valores em si em função de divergências e convergências do preço da gasolina e do gasóleo).

Já agora, deixo também as baixas nas primeiras 8 semanas de descida:

> Crude: -14%

> Gasolina: -9% (64%)

> Gasóleo: -11% (78%)

Este perído é relativamente curto, mas podemos depois voltar a fazer o exercício para um prazo mais alargado.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Martins_Braz » 15/9/2008 17:28

MarcoAntonio Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:Olha que não é Marco. Algures antes do Verão, recordo-me que andei uma semana entre Algarve, Lisboa e Alcobaça, pelo que atestei o depósito várias vezes.

Bombas, datas e valores?

Eu durante o Verão não vi coisíssima dessa nenhuma e seguramente não eram os valores praticados oficialmente pela GALP e pela maior parte das bombas de gasolina.

Neste Verão, se houve alguma coisa notável foi exactamente a estabilidade do preço dos combustíveis apesar do disparanço do crude que fez máximos históricos (em euros).

Martins_Braz Escreveu:Agora, não sei se houve mais... mas nessa semana existiram pelo menos 3 aumentos.

Contudo, como já foi salientado neste mesmo tópico (indicando datas e valores) já este ano houve uma semana em que ocorreu uma baixa extraordinário (adicional) fora do dia normal de acertos de preço.

Martins_Braz Escreveu:Marco:
Podes indicar-me a quanto estava o gasóleo na GALP quando o crude estava a 90 dollars. Não sei se tens esses dados, mas se tiveres agradecia.

Obrigado

Eu posso dizer-te mas só a pergunta em si é problemática porque não "deve ser feita" (dessa forma).

A pergunta correcta sería a quanto estava o gasóleo na GALP passado umas duas semanas de o crude ter estado a xis euros (em que xis é determinado pelo cambio da altura).

Marco, os dados que eu te dei foram os dados que tenho. Apenas resta acrescer que as bombas são da A2 e da A1 (isso sei porque estive a semana toda sem vir a Lisboa - quais, não me perguntes, só vendo na minha contabilidade, que ainda por cima está de férias).

Por outro lado, o que te pedi foi apenas o que te pedi. A pergunta nada tem de problemática... eu não pretendo contestar a posição da GALP, até porque não me interessa (para mim a GALP "rouba" tal como a PT, a EDP, a EPAL, a SONAE, etc, etc, etc.). Apenas pretendo esses dados porque quem paga à GALP não sou eu mas sim os meus clientes. E como fiz a actualização para cima quando o crude passou os 90 ou 100 dollars, agora pretendo fazer a actualização para baixo. E queria ver qual o valor da GALP, para quando voltar a estar ao mesmo valor (por mim pode ser amanhã como daqui a um ano, é indiferente) eu poder fazer a actualização do valor que cobro aos clientes.

Obrigado pela atenção.

Registado: 17/7/2008 13:21

por Onelife » 15/9/2008 17:16

MarcoAntonio Escreveu:No final é de esperar que o preço do produto final responda ao preço da matéria prima de forma semelhante quer durante as subidas quer durante as descidas.

O que não quer dizer que não se tenha ganho "demais", por via de se estar a considerar que os custos da Galp são 100% barril de petroleo.

Ou seja, os custos de produção aumentaram 7% e a matéria prima aumentou 30%, o preço aumentou 30%.

Portanto, espera-se que agora mantenham o critério que os custos da Galp são 100% petroleo. Se isso se verificar, já não é mau.

EDIT: Só para realçar, porque se calhar não ficou totalmente claro, que me parece a mim que a Galp ganhou muitos milhões por ter optado por este critério e não por reflectir no preço os custos reais dos aumentos totais da cadeira de produção e distribuição... Mas para isto era mesmo preciso saber qual a percentagem da matéria prima nos custos totais

Registado: 16/8/2007 14:49

por MarcoAntonio » 15/9/2008 17:12

Martins_Braz Escreveu:Olha que não é Marco. Algures antes do Verão, recordo-me que andei uma semana entre Algarve, Lisboa e Alcobaça, pelo que atestei o depósito várias vezes.

Bombas, datas e valores?

Eu durante o Verão não vi coisíssima dessa nenhuma e seguramente não eram os valores praticados oficialmente pela GALP e pela maior parte das bombas de gasolina.

Neste Verão, se houve alguma coisa notável foi exactamente a estabilidade do preço dos combustíveis apesar do disparanço do crude que fez máximos históricos (em euros).

Martins_Braz Escreveu:Agora, não sei se houve mais... mas nessa semana existiram pelo menos 3 aumentos.

Contudo, como já foi salientado neste mesmo tópico (indicando datas e valores) já este ano houve uma semana em que ocorreu uma baixa extraordinário (adicional) fora do dia normal de acertos de preço.

Martins_Braz Escreveu:Marco:
Podes indicar-me a quanto estava o gasóleo na GALP quando o crude estava a 90 dollars. Não sei se tens esses dados, mas se tiveres agradecia.

Obrigado

Eu posso dizer-te mas só a pergunta em si é problemática porque não "deve ser feita" (dessa forma).

A pergunta correcta sería a quanto estava o gasóleo na GALP passado umas duas semanas de o crude ter estado a xis euros (em que xis é determinado pelo cambio da altura).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Martins_Braz » 15/9/2008 17:06

Marco:

Obrigado

Re: Desmontando o mito?

por Martins_Braz » 15/9/2008 17:04

MarcoAntonio Escreveu:
petrius Escreveu:Vejamos: Na época em que o petróleo cavalgava por aí acima, a Galp subia os preços 2 e 3 vezes na mesma semana.

Isso é totalmente falso.

Olha que não é Marco. Algures antes do Verão, recordo-me que andei uma semana entre Algarve, Lisboa e Alcobaça, pelo que atestei o depósito várias vezes. De todas as vezes (sempre na GALP e em Auto-estrada) notei que o preço aumentou (isto chegou a acontecer de um dia para o outro).

Agora, não sei se houve mais... mas nessa semana existiram pelo menos 3 aumentos.

P.S.: também não sei se podem existir postos GALP com preço de venda diferente de outros postos GALP. Se puderem, então pode estar aí a explicação desses aumentos durante apenas uma semana.

por MarcoAntonio » 15/9/2008 17:03

Onelife Escreveu:1 - Qual é a percentagem dos custos com matéria prima na estrutura de custos da Galp? Digo isto porque, parece-me a mim, os custos de refinação, distribuição (este tem uma relação minima), marketing, funcionários, localizações, etc não têm qualquer relação com o petroleo.

Não sei exactamente qual o peso da matéria prima no custo total mas, o que se pode verificar, é que descontados os impostos, os combustíveis têm subido menos (reflectido por inteiro) a subida do crude.

Onelife Escreveu:2 - Com certeza que a Galp não comprará petróleo ao preço do dia de mercado. Terá preços preferenciais nos poços que patrocina, estabelecerá contratos de futuros para milhões de barris, etc.. Sei que existem pessoas na Galp (muito bem pagas) cujo trabalho é exactamente comprar e vender barris, consoante eles estão em diferentes fases do processo e em diferentes zonas geográficas. É possivel saber qual o preço médio de custo do barril de petroleo para a Galp, para um trimestre, por exemplo?

Em relação ao preço estipulado é baseado numa média móvel de várias compras, portanto não reflecte exactamene ao dia muito embora tenda a acompanhar (com uma linha mais suave) o preço do crude nos mercados.

Em relação às compras em si, naturalmente tentará fazer as melhores compras mas não consegue prever o futuro dos mercados portanto, não vai comprar sempre o melhor preço a prazo (isso, tal como na bolsa, só é fácil de fazer/dizer à posteriori). Contudo, pode comprar os melhores valores em dado momento. No entanto, é de assumir que o fazia já antes pelo que não introduz nenhum factor de distorção, fazia-lo antes e fá-lo agora portanto a distancia do preço médio que consegue fazer ao preço do mercado tenderá a manter-se sensivelmente constante.

No final é de esperar que o preço do produto final responda ao preço da matéria prima de forma semelhante quer durante as subidas quer durante as descidas.

Isso só não se verificará se alguém decidir ignorar/contrariar o mercado (tipo o Estado fixar um preço para o produto e depois variar o valor do imposto que funciona com uma almofada de altura variável - como acontecia há alguns anos atrás em Portugal).
Imagem

Administrador Fórum

Re: Desmontando o mito?

por MarcoAntonio » 15/9/2008 16:51

petrius Escreveu:Vejamos: Na época em que o petróleo cavalgava por aí acima, a Galp subia os preços 2 e 3 vezes na mesma semana.

Isso é totalmente falso.

Salvo raríssimas excepções, a GALP efectuou subida a um ritmo semanal (uma vez por semana). Tal como fez durante a descida...

petrius Escreveu:Chegou a fazê-lo.Depois veio dizer que os preços eram o resulatado de uma média móvel com uma semana de desfasamento.Grande aldrabice.

Não é aldrabice nenhuma, é um facto e sempre assim foi. Na verdade, o desfasamento até tem vindo a diminuir como se pode constatar por análise dos números, o que beneficia o consumidor.

petrius Escreveu: Se isso fosse verdade, só havia um ajuste semanal.Só um.

Exacto e é precisamente o que tem acontecido (pelo menos para quem aponta em vez de falar de memória).
:wink:

Onde estão os teus números, onde estão os teus apontamentos, onde estão os teus valores?

Não usas um único e nunca fizeste o acompanhamento real. É o que sistematicamente acontece com quem faz estas acusações. Falam com base naquilo que "pensam" que aconteceu. A memória consegue ser muito traiçoeira, especialmente quando vivemos convencidos de uma coisa e nunca nos demos ao trabalho de verificar se ela é verdade!

petrius Escreveu:Se a Galp usa-se os mesmos critérios para a descida que usa para a subida,há 2 semanas quando baixou 2 cêntimos deveria ter baixado 6( SEIS) para 1,415.

Porquê 6 (seis). Olha explica lá...
Imagem

Administrador Fórum

por Onelife » 15/9/2008 16:49

Muito boa a análise do Marco António. Dá até para perceber que a Galp "encaixou" os aumentos mais radicais do petróleo, suavizando o preço nos consumidores.

Deixo, no entanto, apenas duas questões para esclarecer, se alguém o conseguir fazer:

1 - Qual é a percentagem dos custos com matéria prima na estrutura de custos da Galp? Digo isto porque, parece-me a mim, os custos de refinação, distribuição (este tem uma relação minima), marketing, funcionários, localizações, etc não têm qualquer relação com o petroleo.

2 - Com certeza que a Galp não comprará petróleo ao preço do dia de mercado. Terá preços preferenciais nos poços que patrocina, estabelecerá contratos de futuros para milhões de barris, etc.. Sei que existem pessoas na Galp (muito bem pagas) cujo trabalho é exactamente comprar e vender barris, consoante eles estão em diferentes fases do processo e em diferentes zonas geográficas. É possivel saber qual o preço médio de custo do barril de petroleo para a Galp, para um trimestre, por exemplo?

Obrigado pela atenção, vou continuando a acompanhar a evolução do tópico, bem como do restante forum.

Cumpts.

Registado: 16/8/2007 14:49

por Crómio » 15/9/2008 16:10

Aliás, nesta mesma página tens gráficos que falam por si em relação ao assunto...

Onde é que está a aldrabice ou a roubalheira?

Factos, e contra factos não há argumentos.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por Crómio » 15/9/2008 16:05

Mas que mito?

Lê o tópico antes de começares a disparar, pode ser que aprendas alguma coisa.

Mas lê antes de de opinares mais, eu sei que é chato e dá trabalho, mas ao menos corres um risco muito menor de falar do que não sabes...

Abraço

William Bernstein

Desmontando o mito?

por katanga » 15/9/2008 16:00

Mas que mito? Só se mito for a evidência do roubo que as petrolíferas estão a fazer!

Vejamos: Na época em que o petróleo cavalgava por aí acima, a Galp subia os preços 2 e 3 vezes na mesma semana.Chegou a fazê-lo.Depois veio dizer que os preços eram o resulatado de uma média móvel com uma semana de desfasamento.Grande aldrabice.

Se isso fosse verdade, só havia um ajuste semanal.Só um.Seria o resultado da semana anterior.Como disse chegou a haver 2 e 3 na mesma semana.

Perante a força da descida o cromo engº Horta, no passado sábado, já dizia que a descida era muito rápida, era preciso dar tempo, e iria-mos esperar mais uns dias para vêr o ajuste a fazer!

Ainda acha que há honestidade nisto? Perante a defesa cerrada que faz aos ladrões da Galp e Compª que estão a prejudicar a economia nacional.

Se a Galp usa-se os mesmos critérios para a descida que usa para a subida,há 2 semanas quando baixou 2 cêntimos deveria ter baixado 6( SEIS) para 1,415.Isto segundo cálculos de uma Gestora de Patrimónios, cujo nome é: Pedro Arroja.

Registado: 29/11/2007 4:20

por MarcoAntonio » 15/9/2008 1:13

charles Escreveu:Neste Sábado na BP a 95 estava a 1,468€, era bom que o Marco actualizasse o grafico (quando puderes) para perceber a evolução dos preços.

O valor que está em análise é o da GALP e não o da BP (a Galp 95 encontra-se a 1.458 e o gasóleo a 1.309).

Em principio deve ocorrer nova actualização algures entre esta segunda e quarta-feira e nessa altura farei a actualização semanal, como habitualmente.
Imagem

Administrador Fórum

por luiz22 » 15/9/2008 0:45

Energia 2008-09-15 00:05

Aliança entre Galp e Repsol está mais perto
A aproximação entre as duas energéticas tem o aval político de José Sócrates. Ferreira de Oliveira esteve em Madrid para mais contactos.

Ana Maria Gonçalves e António Costa

A Galp deu mais um passo na estratégia de aproximação à Repsol, procurando assegurar um lugar de destaque no futuro ordenamento do sector energético ibérico.

O Diário Económico sabe que a gestão da petrolífera nacional, liderada por Ferreira de Oliveira, voltou a intensificar os contactos com Madrid para garantir a viabilidade de uma aliança entre os dois grupos. Um cenário que já tinha sido avançado na edição de 8 de Agosto e que conta com o aval político do Governo de José Sócrates, mas que ainda não foi sujeito à aprovação dos accionistas.

O presidente da comissão executiva da Galp deslocou-se a Espanha, nos últimos dias, para contactos com o Executivo de Zapatero.

Apesar do manto de silêncio que continua a cobrir toda a operação, começam agora a serem levantadas algumas pontas do véu.
Pressionado pela instabilidade accionista da Galp e perante a compra da Unión Fenosa por parte da Gas Natural, que tem como accionista de referência a Repsol, Ferreira de Oliveira decidiu avançar com uma nova cartada, destinada a garantir a presença do grupo no pelotão da frente do sector energético na Península Ibérica. Uma jogada considerada crucial, depois da gorada tentativa de fusão com a EDP.

O objectivo da Galp passa agora por garantir a presença na nova sociedade que resultar da integração da Gas Natural com a Unión Fenosa, empresa que conta com um accionista comum da Galp. Os italianos da ENI, que possuem 33,34% da petrolífera portuguesa, detêm igualmente 50% da Union Fenosa Gas.

Além da Repsol e da construtora ACS, que abandonou a posição de controlo que tinha na Unión Fenosa, a nova empresa contaria com a presença da Amorim Energia e da La Caixa, outro dos investidores da petrolífera espanhola.

Outro cenário em cima da mesa é a possibilidade de acesso a alguns dos activos que venham a ser alienados no processo de consolidação Unión Fenosa/Gas Natural.

Inquestionável é, desde sempre, o interesse da Repsol na Galp. O mais recente exemplo é uma tentativa de parceria com a Galp na área da exploração e produção de petróleo em águas profundas em África e na América Latina. Ambas têm projectos na promissora Bacia de Santos, ao largo do Rio de Janeiro.

No final de Fevereiro passado, António Brufau, presidente da Repsol, afirmou ao Diário Económico que estas negociações se encontravam então numa fase preliminar.

O alvo mais imediato chama-se Angola, onde os dois grupos garantiram presença no consórcio que irá explorar o projecto de gás natural deste país.

O grupo português assegurou uma participação de 10%, com possibilidade de reforço, no consórcio que é controlado pela Sonangol e onde a Repsol/Gas Natural têm 20%. A ENI assegurou igualmente uma fatia de 20%.

A Sonangol, por seu turno, também já tinha deixado claro que quer ter um papel activo na comercialização de gás natural, não só em Portugal, como no Sul da Europa, região que conta com vários terminais de gás natural liquefeito, os quais serviriam de porta de entrada do gás angolano.

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 64770.html
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

por charles » 15/9/2008 0:38

Neste Sábado na BP a 95 estava a 1,468€, era bom que o Marco actualizasse o grafico (quando puderes) para perceber a evolução dos preços.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Martins_Braz » 9/9/2008 21:16

limpaesgotos Escreveu:Menos concorrência ... Quem abastecia na AGIP, vai começar a abastecer na GALP!

Isso é que é mau...

Não sei como é que a GALP controla o preço dos combustíveis face à evolução do preço do crude (deixo isso para o Marco António) mas sei que já cheguei a pagar menos € 0,08 na Agip do que na Galp, no mesmo dia, com duas horas de diferença (não foi dia de aumento nem de baixa de combustíveis, nem dia de promoção).

Como aa AGIP conseguia, ainda assim, ter lucro não sei. Mas presumo que tivessem. Talvez devesse ter sido a AGIP a comprar a GALP :mrgreen: :mrgreen:

Petróleo abixo dos 100D

por rasteiro » 9/9/2008 20:03

Já vai nos99.50dollares
Vamos ver até onde vão as descidas nos preços nas petroliferas.

Registado: 29/11/2007 12:24

por limpaesgotos » 9/9/2008 17:52

Menos concorrência ... Quem abastecia na AGIP, vai começar a abastecer na GALP!

//////////////////////////////////////

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 62847.html
UE/Concorrência 2008-09-09 15:11

Comissão Europeia aprova aquisição da AGIP Espanha pela Galp

A Comissão Europeia aprovou hoje a aquisição da Agip Espanha pela Galp, tendo concluído que a operação da petrolífera portuguesa não põe em causa a concorrência efectiva no Espaço Económico Europeu.

Rita Paz

A Agip Espanha e a sua filial portuguesa são controladas pelo grupo italiano ENI, accionista de referência da Galp.

Com esta aquisição, a Galp vai passar a deter em Espanha mais de 500 estações de serviços, face às actuais 220, duplicando o seu volume de vendas dos 2,5 milhões de toneladas registadas o ano passado para 5 milhões de toneladas previstas, anunciou hoje a empresa, em comunicado citado pela Lusa.

A compra do negócio dos postos de combustível à Agip em Portugal e Espanha tinha ficado definida no acordo parassocial estabelecido entre a Amorim Energia, a Eni e a Caixa Geral de Depósitos em 2005
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por MarcoAntonio » 8/9/2008 22:03

A Gasolina e o Gasóleo desceram hoje 2 centimos. De uma vez só anulou as duas subidas anteriores.

Como é óbvio, os cabeçalhos (e até os conteúdos) das notícias hoje foram subtilmente diferentes dos da semana passada. Falar das "descidas dos combustíveis" com o crude a subir ligeiramente nos mercados não é tão "excitante" quanto comentar o inverso!

E assim anda a nossa informação...

E se se der uma voltinha por aí ainda se vê "gente" revoltada por "só descerem 2 centimos". Ridículo!

Variações dos combustíveis nas últimas 8 semanas, em centimos de euro:

Gasolina: -1.3 -3.3 -0.5 -1.0 --.- +1.0 +1.0 -2.0
Gasóleo: -0.9 -2.8 -2.1 -4.0 -1.9 +1.0 +1.0 -2.0
Anexos
galp-comb.PNG
galp-comb.PNG (25.27 KiB) Visualizado 10302 vezes
galp-comb-lag.PNG
galp-comb-lag.PNG (25.43 KiB) Visualizado 10301 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Flying Turtle » 5/9/2008 21:58

limpaesgotos, não tenho muito a dizer até porque a notícia, salvo algumas imprecisões (como, por exemplo, que os preços do petróleo desceram em sete semanas consecutivas: Basta olhar para os gráficos postados pelo Marco para vermos que isso não é verdade e, inclusivamente, na própria notícia esta afirmação é contradita por uma outra: "As cotações mostram, contudo, que essa descida não foi consecutiva e que na semana de 18 a 22 de Agosto e de 25 a 29 de Agosto registaram uma ligeira subida, antes de descer novamente esta semana para o intervalo entre os 105 e os 109 dólares o barril."), acaba por ser das mais sérias que tenho visto ultimamente. Não considera a variação do câmbio EUR/USD que, nas últimas semanas, tem sido relevante. Também refere nuns sítios um "lag" de uma semana entre as variações dos preços do petróleo e as dos combustíveis, enquanto que noutro refere apenas uma semana. Na verdade, devemos falar de um "lag" médio, que não deve ser testado à risca semana a semana. Finalmente, refere variações percentuais dos preços dos combustíveis sem chamar a atenção para o facto de as mesmas estarem amortecidas pelos impostos.

Mas enfim: Como disse, do menos mau que tenho visto.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Denário, Google [Bot], Goya777, HFCA, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, PMP69, SalvaFP, Shimazaki_2 e 129 visitantes