Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dúvidas.........muitas

por rufa » 11/9/2008 17:47

Elias Escreveu:
Terá forças para isso?

Hummm não parece. Apesar da subida de Volume ainda está abaixo do volume médio :?

Cumps

Registado: 29/11/2007 12:52

Re: Dúvidas.........muitas

por Elias » 11/9/2008 17:10

rufa Escreveu: :arrow: Mas este novo mínimo histórico deixa-me apreensivo :idea: :!:

Fez um novo mínimo histórico mas não no fecho.

E o fecho conta mais, pois reflecte o equilíbrio entre compradores e vendedores no conjunto da sessão.

De qualquer forma, com o mínimo intraday fez um belo "martelão", abrindo-se a possibilidade de um rebound.

Terá forças para isso?

1 abr
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

Dúvidas.........muitas

por rufa » 11/9/2008 17:05

:arrow: Tenho dificuldades nesta acção, ainda muito jovem para a AT não???

:arrow: Levou um puxão no fecho :idea:

:arrow: Mas este novo mínimo histórico deixa-me apreensivo :idea: :!:

Cumps.
Anexos
EDP RENOVAVEIS.png
EDP RENOVAVEIS.png (18.02 KiB) Visualizado 7606 vezes

Registado: 29/11/2007 12:52

por Bokas » 11/9/2008 15:15

Parece-me cedo para tal, mas será que nos próximos dias poderemos estar na presença de um possivel suporte nos 6 euros :?:

Registado: 20/5/2008 12:54

por Elias » 11/9/2008 15:10

Ai, que lá vão os 6 euros pó galheiro :shock:

Quem dá menos? :evil:
Anexos
edpr.PNG
edpr.PNG (25.74 KiB) Visualizado 5337 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por Sitting Bull » 11/9/2008 13:06

Neste momento esta a tocar o mínimo do ano…6.06! Vamos ver para onde irá!
Power to the people

Registado: 4/3/2008 18:16

por MikeCorp » 10/9/2008 23:20

Não podia concordar mais contigo MarcoAntónio, nomeadamente me termos técnicos, embora acrescente o valor 6,84 euros, embora não tão "validado" como os outros 2, parece-me ter alguma relevância.Tal como referi, fazer AT nesta acção é deveras complicado.
Apenas queria acrescentar um pequeno ponto relativamente à justiça do preço da OPV da EDPR.
As energias renováveis são um investimento de MUITO longo-prazo, pois tal como afirmado, só dentro de 5 décadas assistiremos ao fim do petróleo como fonte energética principal. Sendo este um investimento de LP, os retornos também o serão, até porque ninguém espera que a EDPR descubra a solução para todos os males energéticos.
O problema reside no facto de muitos accionistas terem corrido a esta acção pensado que se iam aproveitar da "especulação dos tolos", acabando todos nós(não tenho nem tive acções mas simpatizo com os que têm ou tiveram) por sermos tolos.
Ou seja, quero com isto dizer que a justiça do preço seria sempre o mercado a decidir, sendo importante referir que o momento do mercado em nada ajudou.

Abraços bolsistas
Anexos
Analise EDPR.jpg
Analise EDPR.jpg (120.34 KiB) Visualizado 5642 vezes

Registado: 30/7/2008 22:22

por MarcoAntonio » 10/9/2008 18:56

Já agora aqui vai um update ao gráfico da EDPR.

É um papel muito novo em bolsa e por isso uma análise técnica é sempre super-limitada.

Como disse no outro post sobre o assunto, apenas uma referência me parece realmente tecnicamente para levar a sério: a resistência nos 7.20 euros.

Agora, existe a possibilidade de um suporte nos 6.05 euros, o mínimo de Agosto e onde hoje a cotação reagiu em intraday. Mas que ainda precisa na minha opinião de confirmação.
Anexos
EDPR.png
EDPR.png (15.71 KiB) Visualizado 5790 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por whitebala » 10/9/2008 17:15

As renovaveis são uma questão de moda.

Qualquer um de nó quando vai na CREL (ou noutro lugar) e sente o poder daqueles moinhos a trabalhar com uma força brutal e simultaneamente suave...fica apaixonado. :oops:

Foi disso que se valeu a IBerdrola e posteriormente a EDP para fazerem operações chorudas de financiamento à custa dos investidores.

Foram claramente sobreavaliadas e inclusive eles mesmos admitem que a EDPr vale pelo seu futuro e não pelo seu presente. Só que o futuro no segmento energetico(como o Marco Antonio dizia por outras palavras) a Deus pertence.

BN

Registado: 29/11/2007 14:26

por MarcoAntonio » 10/9/2008 16:58

Eu concordo com a utilização das Energias (ditas) Renováveis, sempre tenho sido um apoiante, ainda que seja um apoiante parcial.

As Energias Renováveis apresentam vantagens e apresentam desvantagens, desde económicas a ambientais, passando pelas técnicas (como a regularidade do fornecimento/disponibilidade de determinada fonte, por exemplo).

Acima de tudo, não são capazes de, de forma viável, suprir todas as necessidades energéticas. Na minha opinião estão praticamente condenadas a serem outsiders. Mas por serem outsiders, fontes de energia relativamente "marginais", não quer dizer que não devam ser utilizadas de todo e não deva ser feito nenhum investimento nesse sentido.

E sim, hoje faz mais sentido investir nelas do que há 10 anos atrás quando o crude estava mais barato.

As Renováveis não são a Guerra, são apenas uma Batalha e uma Batalha numa frente que não é particularmente proeminente (decisiva).

Mas uma Batalha que deve ser travada na mesma (espero assim ter transmitido o que penso).
:wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por majomo » 10/9/2008 16:52

Mas,

o que achas da hipocrisia, digo eu, em relação às renováveis...

isto é, esta aposta forte dos países em energias alternativas foi para beneficiar o ambiente?

Ou apenas, uma resposta imediata à escalada tremenda do petróleo e que agora muitos dos investimentos previstos nas renováveis ficam em stand-by?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por MarcoAntonio » 10/9/2008 16:41

Depois de ter escrito fiquei com a sensação que estavas a perguntar algo diferente do que eu respondi.

Em relação à questão do "preço justo" a minha opinião é a de que actualmente existe imensa mistificação em torno do crude, quer a alimentada pelos especuladores quer a alimentada pelos "contra-especuladores", aqueles que criticam as petrolíferas e os "ricos e poderosos". Ambos acabam por concorrer para os mesmos mitos criando-se aqui um clima de "urgência" em torno do crude...

Ora, o crude acabará por ser susbtituído como fonte de energia principal e base da economia, quase inevitavelmente (a menos que a hipótese abiogénica tenha mais peso do que aparenta) mas num prazo muito mais alargado do que normalmente as pessoas supõe.

Sem dúvida que o impacto imediato tem sido empolado bem como a necessidade urgente de encontrar alternativas (e não estou com isto a defender que não se devem procurar mas já volto a essa questão).

Seguramente vamos ter crude com abundância para mais umas 5 décadas e quando ele se esgotar ou estiver longe de suprir as necessidades já a maior parte de nós, sejamos realistas, não vai cá andar...

O processo de revolução energética será um processo lento e gradual, não se muda de um dia para o outro a principal fonte de energia do mundo, num mundo intensamente civilizado e industrializado. E como já disse noutra ocasião, o problema não são os interesses das petrolíferas, o problema toca a todos, desde o mais simples cidadão aos governos e a terminar nas multinacionais petrolíferas!

Ora, quando realmente a revolução energética for efectiva (talvez dentro de 5 décadas ou mais) a fonte de energia principal substituta pode não ser sequer nenhuma das que estão neste momento sobre a mesa ou nenhuma das que actualmente consideramos mais prováveis/viáveis. Em lapsos de tempo desta ordem de grandeza muito pode mudar pelo que muita da discussão que se faz actualmente, embora necessária, se faz muitas vezes de forma bastante deslocada e desproporcionada, distorcida pela evolução do passado recente do crude, que certamente não se vai manter a longo-prazo. Pelo menos com o vigor dos últimos anos...

Pessoalmente e com base no conhecimento actual eu penso que é a Nuclear que tem grande potencial para ser a substituta (pelo potencial energético, pelos aspectos económicos e pela disponibilidade de matéria prima em abundância para suprir necessidades por milénios) mas isto é uma opinião pessoal e que o tempo pode vir a mostrar de errado.

Portanto, para sintetizar...

O preço justo? O preço justo não vai ser decidido hoje, vai sendo decidido. E este processo vai ser mais gradual do que muita gente (aparentemente) supõe.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/9/2008 16:26

A minha opinião está em linha com o que vocês defenderam: caindo o crude, decresce o interesse nas energias alternativas (que são caras); subindo o crude, cresce o interesse no investimento em energias alternativas (que passam a ser "relativamente menos caras")...

Agora, a correlação não tem de ser "ao dia" e pode não ser distinguível a curto-prazo.
Imagem

Administrador Fórum

por majomo » 10/9/2008 16:23

Obrigado Marco.

Qual a tua opinião sobre o assunto...?
Neste caso, do preço justo do petróleo para nosso beneficio. :wink:

Cumps.
-Devo usar STOP's

por MarcoAntonio » 10/9/2008 16:18

No caso da EDPR, os movimentos não têm coincidido exactamente com os do crude, muito embora a maior parte do tempo tenham estado ambos a cair.
Anexos
EDPR.png
EDPR.png (15.12 KiB) Visualizado 6029 vezes
Crude.png
Crude.png (16.15 KiB) Visualizado 6036 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por majomo » 10/9/2008 16:05

iurp Escreveu:
silva599 Escreveu:Não consigo compreender esta ação.
É mau demais para ser verdade.
Será que não existe agora uma possibilidade mais forte do titulo ganhar força devido à queda do petroleo nos mercados?

Quanto mais alto estiver o petróleo mais ela terá tendência para se valorizar já que constiuti alternativa como fonte de energia.

Com o petróleo a cair, não há santinho que lhe valha. Isto aliado à problemática das licenças de operação nos Estados. É que cada Estado tem a sua lei e em alguns vai ser bmuito complicado entrar.

Abraço

Exactamente... quanto mais alto o petróleo, mais aliciante se torna o investimento em alternativas energéticas...

Daí que muita gente defenda que o preço "justo" do petróleo não possa ser inferior a 100$ para compensar o investimento na pesquisa e modernização das infraestruturas petrolíferas, assim como no investimento em energias alternativas, que são uma energia mais cara...

Logo o petróleo desce, as renováveis deveriam acompanhar... não sei se alguém já estudou esta correlação?
-Devo usar STOP's

por iurp » 10/9/2008 15:41

silva599 Escreveu:Não consigo compreender esta ação.
Será que não existe agora uma possibilidade mais forte do titulo ganhar força devido à queda do petroleo nos mercados?

Quanto mais alto estiver o petróleo mais ela terá tendência para se valorizar já que constiuti alternativa como fonte de energia.

Com o petróleo a cair, não há santinho que lhe valha. Isto aliado à problemática das licenças de operação nos Estados. É que cada Estado tem a sua lei e em alguns vai ser bmuito complicado entrar.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por silva599 » 10/9/2008 15:35

Não consigo compreender esta ação.

Registado: 29/11/2007 13:20

por MikeCorp » 10/9/2008 15:00

Acho que nem é o facto de a EDP ter medido mal as coisas. O financiamento via EDPR era extremamente necessário pelo que teria sempre que acontecer. Apesar de então existir uma ligeira melhoria a verdade é que ninguém estava disposto a pôr as mãos no fogo em como a crise tinha acabado. Ao fim ao cabo o capital falou mais alto.

Abraços bolsistas

Registado: 30/7/2008 22:22

Re: EDP R vs Iberdrola R

por MarcoAntonio » 10/9/2008 14:33

Pirronico Escreveu:Aliás, eu tenho a sensação que a EDP suspeitava mesmo que aquele não seria um bom momento, só que é uma empresa que está bastante endividada e precisava urgentemente de financiamento, até porque já estava a adiar a entrada em bolsa do seu negócio de renováveis há bastante tempo.

Exacto, estava a adiar e o argumento utilizado foi mesmo o de evitar o mau momento que o mercado vinha atravessando, se bem me recordo.

Recorde-se que durante os meses de Março a Junho o mercado recuperou bastante e havia a possibilidade das quedas já terem passado...

Agora, a questão é que os "grandes" (tal como todos os outros) também se enganam e continuou a ser um mau momento quando entrou. Na verdade, o culminar do processo quase coincidiu com um pequeno topo dos mercados. Mas como é óbvio não foi premeditado, muito mais depressa acredito (até porque o processo vinha sendo adiado há meses) que os responsáveis julgavam que o mau periodo do mercado (ou o pior) já tinha passado. Tentaram evitar a fase pior mas acabaram por entrar numa fase de mercado má o quanto baste.
Imagem

Administrador Fórum

por Pirronico » 10/9/2008 14:23

artista Escreveu:
noutras condições de mercado muito proavelmente as cotações teriam subido, nestas condições talvez não fizesse muita diferença se tivessem entrado baratas ou a preços mais acessíveis...

Abraço

artista

Concordo inteiramente com esta ideia! Acredito até que se a EDPr tivesse entrado em bolsa a 6 euros provavelmente agora estava a cotar 4, simplesmente porque foi um péssimo momento para entrar e as pessoas de momento não olham para fundamentais. Se os mercadas na altura (tal como agora) estavam com aversão ao risco, e se sentia medo e incerteza nos investidores, seria muito difícil um IPO ter grande sucesso...
Aliás, eu tenho a sensação que a EDP suspeitava mesmo que aquele não seria um bom momento, só que é uma empresa que está bastante endividada e precisava urgentemente de financiamento, até porque já estava a adiar a entrada em bolsa do seu negócio de renováveis há bastante tempo.

Quando eu dizia que achava que a EDPr tinha entrado cara referia-me ao facto de ter sido avaliada a múltiplos de x70!!!

De qq maneira o que eu pretendi no meu último post foi salientar a importância (no meu ponto de vista) de sempre que olhamos para uma empresa do PSI a compararmos com a performance das suas congéneres europeias.
Foi este cuidado que fez com que eu não aderisse ao IPO da EDPr, pois se o IPO da IberdrolaR, que se realizou sensivelmente 9 meses antes, se revelou um desastre porque razão haveria o da EDPR correr bem?

BN a todos!

Registado: 19/2/2008 18:04

edpr

por anas » 10/9/2008 13:48

nao caiu abaixo dos 6 euros? estava a pensar que sim?obrigado.

Registado: 29/2/2004 22:20

Re: edpr

por jp-invest » 10/9/2008 12:59

anas Escreveu:qual foi o ultimo minimo desta acçao?

6,05

bn

Registado: 16/5/2008 14:46

por artista_ » 10/9/2008 12:16

Pirronico Escreveu:Seja como for,parece evidente que tanto a EDP R. como a Iberdrola R entraram caras no mercado.

Embora perceba o que queres dizer e até esteja mais ou menos de acordo, noutras condições de mercado muito proavelmente as cotações teriam subido, nestas condições talvez não fizesse muita diferença se tivessem entrado baratas ou a preços mais acessíveis...

Abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por CerealKiler » 10/9/2008 11:53

a queda desta acções e com volumes pequenos, parece a música do...allez, allez, allez...ninguem pára a EDPr, ninguém pága a EDPr... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 1/4/2008 17:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO, smog63, Tosta mista e 115 visitantes