Caldeirão da Bolsa

Off Topic Motor magnético revolucionário

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 9/9/2008 21:28

Martins_Braz Escreveu:Mas por outro lado admites que o Marco estava errado quando afirmou que o comboio crashava NO CHÃO quando havia falta de energia.

Claro que estou errado pois como toda a gente sabe o carril não está no chão, está no ar... em altitudes quase estratosféricas por sinal.

Ele há cada um...

E por sinal, nem foi isso que eu disse. O que não deixa de ser irónico: quando alguém entra em preciosismos ridículos e depois não (re)transmite sequer correctamente o que o outro disse.

Aliás, para mim a discussão toda não tem qualquer sentido (não tinha sequer sentido logo para começar, porque vieste introduzir o Maglev numa discussão sobre maquinas de movimento perpétuo). Se serviu para alguma coisa foi para criar confusão e para acabar a discutir quem é que tem razão no ponto A ou no ponto B. Enfim...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 9/9/2008 21:34, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Martins_Braz » 9/9/2008 21:05

carf2007 Escreveu:não entendeste mesmo, estou a falar de flutuações de energia !

Citação:
MarcoAntonio escreveu:
Também apresenta problemas de segurança e sistemas que requerem uma atenção muito maior que o actual, sistemas mais exigentes. Por exemplo, flutuações de energia e etc são extremamente perigosas pois podem fazer o comboio crashar no chão.

Errado. A inexistência de flutuações de energia resulta da própria concepção do veículo (se quiseres, das "rodas"). A energia é transmitida do posterior para o anterior e, simultaneamente, da vertical para a horizontal.

desculpa, o "aqui" deveria ser "na citação acima :"

MarcoAntonio disse que se houvesse flutuações de energia o comboio crashava.

Martinz afirma que não há flutuações de energia.

ah, assim já te compreendo.
Por isso volto a insistir: nunca disse que o comboio não funcionava com energia eléctrica. O que disse é que não existia flutuações de energia no sentido dele poder crashar no chão (nem seria no chão mas em cima do carril).

Quem o disse que eu o tinha dito encontra-se simplesmente errado.

Mas por outro lado admites que o Marco estava errado quando afirmou que o comboio crashava NO CHÃO quando havia falta de energia. Ainda bem, afinal consegue-se ver luz neste tópico

Registado: 17/7/2008 13:21

por carf2007 » 9/9/2008 21:02

não entendeste mesmo, estou a falar de flutuações de energia !

Citação:
MarcoAntonio escreveu:
Também apresenta problemas de segurança e sistemas que requerem uma atenção muito maior que o actual, sistemas mais exigentes. Por exemplo, flutuações de energia e etc são extremamente perigosas pois podem fazer o comboio crashar no chão.

Errado. A inexistência de flutuações de energia resulta da própria concepção do veículo (se quiseres, das "rodas"). A energia é transmitida do posterior para o anterior e, simultaneamente, da vertical para a horizontal.

desculpa, o "aqui" deveria ser "na citação acima :"

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Martins_Braz » 9/9/2008 20:57

carf2007 Escreveu:
o MAGLEV funciona com um sistema de electro-magnetismo em que apenas a parte onde se encontra o MAGLEV se encontra a consumir energia. Por isso é como se a energia acompanhe o comboio

ahh ! assim já está melhor

Nunca disse o contrário... daí ter afirmado que a energia se encontrava nas rodas e não no carril electrificado em toda a sua extensão.

Quer dizer, electrificado está, porque a energia não passa do ponto A para o ponto B via oxigénio :roll:

É melhor esclarecer isso não vá alguém aparecer a dizer que o Martins diz que a energia eléctrica é transportada via oxigénio.

por Martins_Braz » 9/9/2008 20:54

carf2007 Escreveu:
MarcoAntonio escreveu:

aqui,

Pois, segundo o artigo que citei anteriormente, aqui ambos erraram :

"Mesmo que a energia da rede pública seja cortada enquanto o veículo se movimenta, apenas o sistema de propulsão é perdido, de resto, a levitação do veículo e todo o equipamento a bordo é alimentado pelas baterias contidas neste, para que o veículo permaneça levitado e se mova para a frente.

Se a estação for muito longe, o veículo travará automaticamente até parar na próxima área auxiliar de paragem. Estas áreas estão instaladas de propósito ao longo do percurso"

Não entendi...

Disseste "aqui". Não vejo onde disse que o comboio funcionava sem energia...

Para que o fórum veja (a tua citação não foi bem definida), o que postei foi:

"Errado. A inexistência de flutuações de energia resulta da própria concepção do veículo (se quiseres, das "rodas"). A energia é transmitida do posterior para o anterior e, simultaneamente, da vertical para a horizontal."

Onde digo que o comboio funciona sem energia :?: :?: :?:

Por isso não entendo o teu AQUI!!

De qualquer forma, podes continuar a procurar...

por carf2007 » 9/9/2008 20:48

o MAGLEV funciona com um sistema de electro-magnetismo em que apenas a parte onde se encontra o MAGLEV se encontra a consumir energia. Por isso é como se a energia acompanhe o comboio

ahh ! assim já está melhor
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por carf2007 » 9/9/2008 20:45

MarcoAntonio escreveu:

aqui,

Pois, segundo o artigo que citei anteriormente, aqui ambos erraram :

"Mesmo que a energia da rede pública seja cortada enquanto o veículo se movimenta, apenas o sistema de propulsão é perdido, de resto, a levitação do veículo e todo o equipamento a bordo é alimentado pelas baterias contidas neste, para que o veículo permaneça levitado e se mova para a frente.

Se a estação for muito longe, o veículo travará automaticamente até parar na próxima área auxiliar de paragem. Estas áreas estão instaladas de propósito ao longo do percurso"

por Martins_Braz » 9/9/2008 20:42

carf2007 Escreveu:
Marco sabes qual é o comboio mais rápido do mundo (vel. cruzeiro de 600 km/h)?

Sabes qual o tipo de energia com que funciona?

Agora já estou em condições de responder a esta pergunta, Funciona com Energia Electrica. :wink:

Sempre é melhor do que os combustíveis derivados do petróleo...

Será que posso aqui escrever isto ou existirá por aí quem vá fazer uma interrogação analítica sobre a produção de petróleo e dos seus derivados com todos os benefícios sócio-económicos daí resultantes :?: :?:

Quem se sentir acusado que se acuse :roll:

por Martins_Braz » 9/9/2008 20:37

carf2007 Escreveu:
Parece-me que segundo este trabalho http://alumni.ipt.pt/~goncalom/Maglev.htm
não é bem assim !

" Sistema de propulsão:
(...)
ficando o suporte magnético no veículo a funcionar como rotor. Assim em vez de um campo magnético rotacional teremos um campo magnético “viajante” criado pelo motor.
(...)
O motor instalado na linha, está dividido em secções (figura 2) que SÓ SÃO alimentadas quando o veículo passa pelas mesmas. A localização e instalação da potência das subestações depende dos requerimentos do sistema de propulsão."

Era precisamente isto que queria dizer quando referi que o motor eram as "rodas". Ao invés de termos toda a linha electrificada, o MAGLEV funciona com um sistema de electro-magnetismo em que apenas a parte onde se encontra o MAGLEV se encontra a consumir energia. Por isso é como se a energia acompanhe o comboio

[/b]

por carf2007 » 9/9/2008 20:36

Marco sabes qual é o comboio mais rápido do mundo (vel. cruzeiro de 600 km/h)?

Sabes qual o tipo de energia com que funciona?

Agora já estou em condições de responder a esta pergunta, Funciona com Energia Electrica. :wink:

por Martins_Braz » 9/9/2008 20:32

carf2007 Escreveu:
Falta o resto da frase... "...que se retrem quando ele atinge os 140 Km/h", velocidade em que passa a funcionar sobre... icon_question.gif icon_question.gif
Mas ninguem pos isso em causa, o que foi posto em causa era se precisava de energia para andar ou se os campos magneticos ( que estamos a chamar de "motor" ) por si só faziam deslocar o maglev, na realidade os campos magneticos ("motor") fazem deslocar o Maglev, o problema é que para manter/alimentar esse campos é preciso energia.

Nunca afirmei o contrário. Lê atentamente os meus post, logo no início, e verás.

Como é óbvio é preciso energia... mesmo se o movimento perpétuo existisse (não sei se existe ou não, nem estou preocupado em saber pois não foi sobre isso que postei) seria sempre necessária a energia para "aproximar/electrificar" os imans.

Mas uma vez mais... desafio a encontrar se alguma vez postei isso.

O resto do teu quote está no post seguinte.

Re: comentário

por Martins_Braz » 9/9/2008 20:26

jotabilo Escreveu:O que dizes não é coerente com o espirito científico...não existe movimento perpétuo...isso é uma patranhice.

cumps

Bem, confesso que não percebi nada...

Mas uma coisa percebi: "NÃO EXISTE MOVIMENTO PERPÉTUO". Não sei se existe
ou não (que existe seguidismo em relação a alguns membros deste fórum, isso sim, existe) mas de algo tenho a certeza: nunca afirmei que existia movimento perpétuo.

Se o afirmei, agradeço que coloques aqui essa afirmação. Entende-o como um desafio

:wink:

por carf2007 » 9/9/2008 20:17

Falta o resto da frase... "...que se retrem quando ele atinge os 140 Km/h", velocidade em que passa a funcionar sobre... icon_question.gif icon_question.gif

Mas ninguem pos isso em causa, o que foi posto em causa era se precisava de energia para andar ou se os campos magneticos ( que estamos a chamar de "motor" ) por si só faziam deslocar o maglev, na realidade os campos magneticos ("motor") fazem deslocar o Maglev, o problema é que para manter/alimentar esse campos é preciso energia.

Completamente errado!!!

O input de energia é mínimo é não é realizado no carril mas nas próprias "rodas" do comboio, de forma a poupar energia (não se electrifica o carril).

Parece-me que segundo este trabalho http://alumni.ipt.pt/~goncalom/Maglev.htm
não é bem assim !

" Sistema de propulsão:

Em contraste com o comboio tradicional, o componente primário de propulsão do sistema transrapid maglev, não está instalado no veículo mas sim na pista.

O motor linear de estator sincronizado do transrapid é usado para propulsão e travagem. O funcionamento deste pode ser associado ao funcionamento de um motor eléctrico normal (de rotação), onde o estator foi cortado e estendido ao longo de ambos os lados da linha (pista), ficando o suporte magnético no veículo a funcionar como rotor. Assim em vez de um campo magnético rotacional teremos um campo magnético “viajante” criado pelo motor.

Adicionando corrente alternada ao motor trifásico, um campo electromagnético viajante é gerado, o que faz com que o veículo se mova ao longo da pista, puxado pelo suporte magnético que funciona como componente excitado. A velocidade pode ser continuamente controlada regulando a frequência da corrente alternada. Se a direcção do campo “viajante” for alterada para sentido contrário ao que estava a ser aplicado, o motor comporta-se como um gerador e trava o veículo sem qualquer contacto. A energia proveniente da travagem pode ser regenerada para a rede eléctrica pública.

O motor instalado na linha, está dividido em secções (figura 2) que só são alimentadas quando o veículo passa pelas mesmas. A localização e instalação da potência das subestações depende dos requerimentos do sistema de propulsão. Em secções onde é necessário um grande impulso, por exemplo, aceleração e travagem, a potência das subestações são mais elevadas do que nas secções onde a viagem é constante."

comentário

por jotabilo » 9/9/2008 20:05

Caro Martins

Tens de volar a lavoisier. Não é necessário ir mais longe.
E como deves saber só existem dois tipos de energia. A energia potencial e=mjh
e energia cinética.....e=1/2mv2

E isto aplica-se mesmo no domínio da física quantica...Bolzman, Planck, Schrodinger, De Brogly, Einestein.
O que tentas explicar para que possamos acreditar é mesmo desconexo...mesmo no domínio da física "subjectiva" como alguém chamou à fisica quãntica.
O que dizes não é coerente com o espirito científico...não existe movimento perpétuo...isso é uma patranhice.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por Martins_Braz » 9/9/2008 18:07

carf2007 Escreveu:uma coisa ficou clara, o maglev tem rodas , que se retraem quando ele atinge os 140Km/h

Falta o resto da frase... "...que se retrem quando ele atinge os 140 Km/h", velocidade em que passa a funcionar sobre... :?: :?:

por carf2007 » 9/9/2008 17:29

aqui temos 2 bons video que explicam o funcionamento do Maglev

http://br.youtube.com/watch?v=weWmTldrOyo
http://br.youtube.com/watch?v=VuSrLvCVoVk

uma coisa ficou clara, o maglev tem rodas , que se retraem quando ele atinge os 140Km/h

por carf2007 » 9/9/2008 17:02

Se a Wiki pode estar incorrecta, admito que talvez, então vão directamente à fonte :

http://www.rtri.or.jp/

Se acharem que a versão em inglês pode ter erros de tradução, podem sempre consultar a versão em Japones ! :mrgreen:

por Martins_Braz » 9/9/2008 16:38

Flying Turtle Escreveu:O SATUO é conhecido por monocarril? Depende da amostra que estás a utilizar, de cuja representatividade me permito duvidar.

Pode ser quer as reuniões da Assembleia Municipal do teu concelho quer o eleitorado, também do teu concelho. Isto de andar na rua em campanha tem que se lhe diga.

Flying Turtle Escreveu:Eu disse que parecia que tu estavas a confundir o SATUO com um monocarril e tu já o confirmaste.

Espero que estejas a ser propositadamente limitado.

Mais uma vez te digo... não fiz confusão nenhuma. Tu sabes o que é o SATUO porque és de Oeiras. Provavelmente se não fosses, não saberias. Aliás, são muitos os que residem em Carnaxide, Linda-a-Velha, etc. que por não usarem essa invenção maribolante do nosso "quase preso" Dr. Isaltino, não sabem o que é o monocarril, muito menos o SATU.

Quanto à ligação ao TagusPark, já te referi ainda não existe e nem nunca vai existir nos moldes que apresentei. Simplesmente porque se tratou de uma reunião meramente introdutória do tema, que aliás de confidencial nada tem (aconselho a procurar nas actas das reuniões da Câmara, que lá irás encontrar).

Daí a ser confidencial, ainda é muita a distância. O que nada tem a ver com isso é ser EU a discutir e apresentar dados que me foram apresentados nessa reunião. Porque EU estou sujeito a sigilo profissional que os outros senhores não estavam, nem poderiam estar. Mas também como disse, e tu uma vez mais não leste com olhos de ver, isso não impede que refira a reunião, quem estava presente, o que se falou (assunto) e as propostas apresentadas. Diferente é apresentar dados ou conclusões concretas que daí resultaram...

Aprende (faz bem aprender) que sigilo profissional não importa diminuição de liberdade de expressão ou de opinião. Bem estaria eu que não poderia falar de muito do que se passa neste país.
Apenas impede de transmitir a terceiros dados reais e concretos.

Cumprimentos e, uma vez mais, comprimidos

por Flying Turtle » 9/9/2008 16:07

Martins_Braz Escreveu:Monocarril é nome pelo que o SATUO é conhecido... daí ter referido monocarril e não SATOU.

O SATUO é conhecido por monocarril? Depende da amostra que estás a utilizar, de cuja representatividade me permito duvidar.

Martins_Braz Escreveu:Se consideras isto confundir o MAGLEV com o monocarril...

Mais uma vez (terceira): Eu disse que parecia que tu estavas a confundir o SATUO com um monocarril e tu já o confirmaste.

Martins_Braz Escreveu:Mas estou a ver que não respiraste o suficiente...

estou a ver que quando eras pequenos andavas a jogar à bola na rua ao invés de ires às aulas de português...

Sem comentários. Acho que não merece(s).

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Martins_Braz » 9/9/2008 15:59

Flying Turtle Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:Acho que não soubeste ler o que eu escrevi. Já estás a confundir, como de costume, o MAGLEV e o Monocaril. Eu falei no Monocaril e no MAGLEV, não disse que o Monocaril era o mesmo que o MAGLEV, nem sequer disse que era uma versão económica deste último.

Agora respira fundo, esquece que é o meu nick que ali está e volta a reler o que escrevi.

Não, quem está a confundir és tu: Eu não confundi o MAGLEV com o monocarril (qual monocarril?), versão light ou não. Fiquei, isso sim, com a clara impressão - que tu não desfizeste - de que tu estás a confundir o SATUO com um monocarril...

A tua sugestão bate portanto na trave e volta para trás exactamente pelo mesmo caminho... :wink:

FT

Monocarril é nome pelo que o SATUO é conhecido... daí ter referido monocarril e não SATOU.

Mas estou a ver que não respiraste o suficiente...

Ora vê: "tipos da MAGLEV para implementar uma versão experimental e económica do MAGLEV no TagusPark (futuramente para ampliar a rede do monocarril)".

Se consideras isto confundir o MAGLEV com o monocarril... estou a ver que quando eras pequenos andavas a jogar à bola na rua ao invés de ires às aulas de português... :) :)

por Martins_Braz » 9/9/2008 15:55

Flying Turtle Escreveu:tal e qual como o motor que faz rodar o tambor da tua máquina de lavar roupa (se tens uma, claro)...

Hummmm....

Mais ou menos... costumo ir ali à ribeira lavar a roupa. Sempre aproveito para dar uma escapadela e fazer uma visita lá a casa.

Cumprimentos e comprimidos,

por Flying Turtle » 9/9/2008 15:54

Martins_Braz Escreveu:Acho que não soubeste ler o que eu escrevi. Já estás a confundir, como de costume, o MAGLEV e o Monocaril. Eu falei no Monocaril e no MAGLEV, não disse que o Monocaril era o mesmo que o MAGLEV, nem sequer disse que era uma versão económica deste último.

Agora respira fundo, esquece que é o meu nick que ali está e volta a reler o que escrevi.

Não, quem está a confundir és tu: Eu não confundi o MAGLEV com o monocarril (qual monocarril?), versão light ou não. Fiquei, isso sim, com a clara impressão - que tu não desfizeste - de que tu estás a confundir o SATUO com um monocarril...

A tua sugestão bate portanto na trave e volta para trás exactamente pelo mesmo caminho... :wink:

FT

por Martins_Braz » 9/9/2008 15:47

Flying Turtle Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:Mas em 2000 foram promovidas várias reuniões entre o LNEC, o Ministério da Economia e os tipos da MAGLEV para implementar uma versão experimental e económica do MAGLEV no TagusPark (futuramente para ampliar a rede do monocarril). E foi assim que tomei conhecimento dessa tecnologia que se baseava-se no "motor electromagnético"

Qual rede do monocarril? Referes-te ao SATUO? Não é um monocarril: Na verdade não passa de um "elevador" horizontal, movido por cabos e rolando sobre carris (dois, não um, como qualquer comezinho combóio ou carro eléctrico). Os comboios do SATUO em si não têm qualquer sistema de propulsão nem travagem próprios. Cada cabo é movido por um motor (electromagnético por natureza, como muito bem o Crómio referiu) mas, lamento dizê-lo, funcionam a (isto é, consomem) energia eléctrica, tal e qual como o motor que faz rodar o tambor da tua máquina de lavar roupa (se tens uma, claro)...

O SATUO funciona actualmente entre a estação da CP de Paço de Arcos e o Oeiras Parque, tendo extensões previstas ao Lagoas Park e, posteriormente, ao Taguspark.

Estarás muito mal ou muito bem informado? - tão bem que "ninguém" conhece isso do monocarril de/para/no Taguspark... deve ser mesmo muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito confidencial - caso em que não compreendo como ousaste sequer falar do assunto assim em público e para toda a gente ler...

FT

Acho que não soubeste ler o que eu escrevi. Já estás a confundir, como de costume, o MAGLEV e o Monocaril. Eu falei no Monocaril e no MAGLEV, não disse que o Monocaril era o mesmo que o MAGLEV, nem sequer disse que era uma versão económica deste último.

Cumprimentos,

por Flying Turtle » 9/9/2008 15:43

Martins_Braz Escreveu:Mas em 2000 foram promovidas várias reuniões entre o LNEC, o Ministério da Economia e os tipos da MAGLEV para implementar uma versão experimental e económica do MAGLEV no TagusPark (futuramente para ampliar a rede do monocarril). E foi assim que tomei conhecimento dessa tecnologia que se baseava-se no "motor electromagnético"

Qual rede do monocarril? Referes-te ao SATUO? Não é um monocarril: Na verdade não passa de um "elevador" horizontal, movido por cabos e rolando sobre carris (dois, não um, como qualquer comezinho combóio ou carro eléctrico). Os comboios do SATUO em si não têm qualquer sistema de propulsão nem travagem próprios. Cada cabo é movido por um motor (electromagnético por natureza, como muito bem o Crómio referiu) mas, lamento dizê-lo, funcionam a (isto é, consomem) energia eléctrica, tal e qual como o motor que faz rodar o tambor da tua máquina de lavar roupa (se tens uma, claro)...

O SATUO funciona actualmente entre a estação da CP de Paço de Arcos e o Oeiras Parque, tendo extensões previstas ao Lagoas Park e, posteriormente, ao Taguspark.

Estarás muito mal ou muito bem informado? - tão bem que "ninguém" conhece isso do monocarril de/para/no Taguspark... deve ser mesmo muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito confidencial - caso em que não compreendo como ousaste sequer falar do assunto assim em público e para toda a gente ler...

FT

por Martins_Braz » 9/9/2008 15:19

nunovc Escreveu:Quanto aos prós e contras deste facto, podes encontrar mais informação no link acima. Mas só como exemplo, alguém que tenha mais informação a adicionar ao artigo do MAGLEV (como o Martins_Braz
) poderia editar o artigo e assim enriquecer ainda mais a informação.

Martins_Braz Escreveu:eu confio nos dados de RAVE, do LNEC

Onde se podem ver esses dados, e o que dizem? Isso é que interessa trazer à discussão.

Esses dados foram-me fornecidos ao abrigo do sigilo profissional a que me encontro estatutariamente obrigado. Por isso não posso fotocopiar, scannear ou postar qualquer informação concreta que resulte desses dados mas apenas as conclusões que deles retirei.

Se pretenderes ter acesso a esses dados, faz um requerimento ao LNEC enquanto instituto público (ao Ministério da Economia não vale a penas, porque a sua intervenção é relativa à instalação desses tipos no Parque Industrial de Castelo Branco)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Google [Bot], iniciado1, latbal, PAULOJOAO e 227 visitantes