Caldeirão da Bolsa

Financial Times chama Portugal de porcos...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PJBM2 » 9/9/2008 17:26

Mas não iremos mudar de um dia para o outro. Isso vai levar tempo, se é que irá mudar (ainda tenho alguma esperança, embora pouca :mrgreen:).
Mas não impede que se exige respeito.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por nunofaustino » 9/9/2008 17:13

Não acho normal esta situação, muito pelo contrário. Mas em vez de entrarmos em guerras diplomáticas em que saímos com o nome limpo (mas com todos os outros a pensar nisso) acho que é melhor defendermos o nosso nome através de acções e de provarmos que de facto não somos aqueles países que aproveitam o que os outros dão (subsídios) mas não conseguem aproveitá-los para criar riqueza própria.

Moz, qdo esse termo foi utilizado em relação a ti, o que é que fizeste? Mostraste-te ofendido e depois? Essa reacção fez com que a perspectiva dele se alterasse ou foi através do teu trabalho e resultados obtidos que ele te deixou de considerar daquela forma?

Eu acho que de facto devemos reclamar, protestar e ficar ofendidos. Mas que o mais importante é alterar as coisas de modo a mudar o modo como somos encarados. Ou então assumimos este estatuto e ponto final.

Quanto ao termo PIGS, ele foi pela primeira vez utilizado neste artigo do Sunday Times
http://business.timesonline.co.uk/tol/b ... 998560.ece

Depois foi utilizado em diversas revistas, mais ou menos importantes:

http://bigpicture.typepad.com/comments/ ... -pigs.html

http://my.opera.com/richardinbellingham ... -ouflow-of

http://www.newsweek.com/id/143665

http://www.economist.com/opinion/displa ... d=11496844

Finalmente, ganhou mais relevância quando o FT o referiu este fdsemana.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Lion_Heart » 9/9/2008 17:03

Ora eu acho que este artigo vem apenas fazer "queixinhas" por andarem uns Países a contribuirem desde sempre para a suposta modernização de outros , mas onde esses gastam o dinheiro e não fazem o que devem ( em Portugal tem toda a razão, mas nos outros já não sei).
A sigla é de muito mau gosto, mas se repararem a noticia foi "abafada" e até o ministro não sabe bem o que dizer.
Mas eu digo que se o ministro ou o governo mandar uns bitaites ao FT eles vão pesquisar e buscar todo o dinheirinho que nos foi dado e perguntam onde foi aplicado e o porque de Portugal divergir da restante Europa apesar de tantos milhões entrarem nos cofres.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MarcoAntonio » 9/9/2008 16:31

MozHawk Escreveu:Olá nuno ;)

Permite-me discordar de ti. Não lhes reconheço, britânicos ou outros, qualquer tipo de "autoridade moral" para nos julgarem nesta perspectiva. Simplesmente não tenho muito paciência para chauvinistas que se permitem escrever o que bem lhes vai na real gana.

É certo e sabido que, desde sempre, há uma visão "deturpada" sobre os povos do sul. Desde o cómico "Allô, Allô" até à cambada de imbecis que, pelos vistos, encontra no FT espaço para dislates desta natureza. O mesmo se passava, até há uns anos atrás, com os nossos amigos espanhóis que, volta e meia, nos presenteavam com artigos de bradar aos céus em jornais respeitáveis com o El País.

De igual modo, há muitos anos que se referiam à região dos PIGS como o Clube Med...

Este assunto lembra-me um episódio que ocorreu comigo em França quando me chamaram "petit portugais". Na altura, o insulto foi pessoal. Neste caso é mais grave.

Terminando, não temos que provar nem mostrar nada a ninguém a não ser a nós próprios.

Um abraço,
MozHawk

Eu concordo com o MozHawk (especialmente na falta de autoridade dos britânicos para nos darem lições seja do que for) e há algo que gostaria também de sublinhar: a pertinência (económica) do artigo perde-se completamente para segundo plano perante a forma escolhida pelo jornalista para emitir a opinião.

Perde-se simplesmente porque o que o jornalista (e os outros que foram atrás da ideia) com as associações suínas quer apenas enxovalhar países sobre os quais não tem (está bem patente no artigo) uma opinião positiva.

Não é aceitável e fico surpreendido por ver várias pessoas acharem normal ou que é uma coisa inocente quando aparecem outras expressões no artigo que mostram bem que a intenção é enxovalhar uma série de países.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por gfalmeida » 9/9/2008 16:04

nunofaustino Escreveu:mais importante do que ficar ofendidos e maldispostos sobre este comentário, era perceber porque é que se pensa isto sobre nós e trabalhar para alterarmos esta opinião...

Um abr
Nuno

se eu for na rua sem chatear ninguém e aparecer um imbecil que me dá dois estalos, mais importante do que ficar ofendido e mal disposto com os estalos, era melhor sentar-me no passeio e ficar a pensar, porque será que isso aconteceu :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 3:35

por artista_ » 9/9/2008 11:36

nunofaustino Escreveu:mais importante do que ficar ofendidos e maldispostos sobre este comentário, era perceber porque é que se pensa isto sobre nós e trabalhar para alterarmos esta opinião...

Olá Nuno, eu acho que isso pouco interessa porque não é uma questão de se pensar mas sim de algo que não se diz! eu também me apetecia chamar "Pig" a muita gente que conheço, mas não o faço... até porque sei que eles nunca iriam ficar a pensar nas razões porque eu lhes chamaria isso, muito menos estariam interessados em fazer alguma coisa para alterar a opinião que tenho deles :mrgreen: :mrgreen:

Acho que isto é muito ofensivo e eles têm consciência disso, sabem que são um jornal de referência e tenho dúvidas que não tivessem consciência do impacto que iria ter, não sei até que ponto não o usaram para terem publicidade à borla, enfim talvez não precisem mas com um artigo destes até parece...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MozHawk » 9/9/2008 11:30

Olá nuno ;)

Permite-me discordar de ti. Não lhes reconheço, britânicos ou outros, qualquer tipo de "autoridade moral" para nos julgarem nesta perspectiva. Simplesmente não tenho muito paciência para chauvinistas que se permitem escrever o que bem lhes vai na real gana.

É certo e sabido que, desde sempre, há uma visão "deturpada" sobre os povos do sul. Desde o cómico "Allô, Allô" até à cambada de imbecis que, pelos vistos, encontra no FT espaço para dislates desta natureza. O mesmo se passava, até há uns anos atrás, com os nossos amigos espanhóis que, volta e meia, nos presenteavam com artigos de bradar aos céus em jornais respeitáveis com o El País.

De igual modo, há muitos anos que se referiam à região dos PIGS como o Clube Med...

Este assunto lembra-me um episódio que ocorreu comigo em França quando me chamaram "petit portugais". Na altura, o insulto foi pessoal. Neste caso é mais grave.

Terminando, não temos que provar nem mostrar nada a ninguém a não ser a nós próprios.

Um abraço,
MozHawk
Editado pela última vez por MozHawk em 9/9/2008 11:37, num total de 1 vez.

Registado: 25/10/2002 10:08

por nunofaustino » 9/9/2008 11:13

mais importante do que ficar ofendidos e maldispostos sobre este comentário, era perceber porque é que se pensa isto sobre nós e trabalhar para alterarmos esta opinião...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Lion_Heart » 9/9/2008 10:29

Manuel Pinho "ofendido" com expressão usada pelo Financial Times
O ministro da Economia, Manuel Pinho, mostrou-se "ofendido" com a designação de "Pigs" (porcos, em inglês) utilizada pelo jornal britânico 'Financial Times' para se referir aos quatro países do sul da Europa - Portugal, Itália, Grécia e Espanha.

Diário Económico Online com Lusa

"Enquanto português que gosta do seu País, eu fico ofendido com tamanha designação. Fico, sinceramente, muito ofendido que designem o meu País por esse termo", disse Manuel Pinho, que falava aos jornalistas após a inauguração do Troiaresort, que teve lugar ontem.

Questionado sobre um eventual protesto junto do jornal britânico, o ministro da Economia e Inovação optou por não revelar a intenção do Governo português.

Num artigo intitulado ‘Pigs in muck’, o jornal britânico evidenciava o mau desempenho da economia e o agravamento do défice dos quatro países do sul da Europa - Portugal, Itália, Grécia e Espanha, depois de um período de crescimento na sequência da adesão à zona euro e à moeda única.

O acrónimo utilizado por aquele que é considerado como um jornal de referência na área da economia está a gerar grande indignação nos quatro países visados.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Re: ......

por Rockerduck » 7/9/2008 23:01

AC Investor Blog Escreveu:Costuma-se dizer que "Quem cala Consente " e pelo que tenho lido, não tenho visto ninguém das altas patentes Portuguesas a pronunciarem-se sobre este estúpido e repugnante artigo, ao contrário dos nossos hermanos que já o fizeram. Enfim, se calhar não interpretaram da mesma forma.....Tratam-nos mal e ninguém nos defende.....

Pelos vistos os espanhóis não calaram:

http://www.ft.com/cms/s/0/bfc97c88-7ae0 ... 07658.html

Derogatory acronym is more than just a bad joke

Published: September 5 2008 03:00 | Last updated: September 5 2008 03:00

From Mr José Manuel Velasco.

Sir, I am writing to you on behalf of the Spanish Association of Communication Directors (Dircom), to express our discomfort regarding the article that appeared last Monday, September 1, in the Lex Column.

As the professional body representing 500 senior communicators from Spain’s private and public sectors, our complaint relates to both the content and the form of that article. The acronym coined to refer to four European Union countries (Portugal, Italy, Greece and Spain) is derogatory and demeaning. The terms used cannot be regarded as an unfortunate game of words, nor be considered as a bad joke, because they infringe on the dignity of the aforementioned countries’ citizens, politicians and business representatives.

Similarly, the analysis on the economic environment is superficial and lacks the rigour that usually characterises your newspaper. The article (“Pigs in muck”) does not differentiate between the countries concerned, whose economies have in common their suffering from ailments of exogenous origin, but very similar to the ones of the US or the UK.

Spain is the eighth-largest economy in the world and our country has led the longest growth period in recent times. Several Spanish companies have demonstrated their ability to adapt to the most competitive economies of the planet, such as the British economy – many of whose citizens, by the way, choose our country as the premier destination to enjoy retirement, restful holidays or lively weekends. I am sure they do not feel that, here on Spanish soil, they are “stuck in muck”.

With the hope that the Financial Times returns to a respectful analysis of the economic actors in this country, please receive my kindest regards from Spain.

José Manuel Velasco,
President, Spanish Association of Communication Directors (Dircom),
Madrid, Spain
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por marath » 7/9/2008 16:50

rpmt Escreveu:Mas Também quem é que liga aos bêbados dos ingleses

De facto essa é a verdade. O que é que a mim me interessa a opinião dos ingleses?

Será que eles se referiam a Portugal, pocilga onde eles gostam tanto de vir chafurdar, com comportamentos que todos nós conhecemos, por exemplo no Algarve?

Eu passo e passei grande parte da minha juventude no Algarve e de facto Pigs like the English Girls...I never see.

Registado: 22/9/2007 13:24

por jlncc » 7/9/2008 14:50

Além do mais, quem diz que o FT é um jornal de referência... deixou de ser para mim! Jornais de referência não caiem nesse tipo de sensacionalismos ;)

Registado: 29/11/2007 4:27

por jlncc » 7/9/2008 14:49

Na minha opinião a sigla é ofensiva mas quanto mais importância dermos a isso pior.

Se ninguém falar nisso amanhã já ninguém se lembra. Se fizermos um escândalo só iremos empolar mais a história. E associar para sempre a marca Portugal a porcos.....

Portanto, toca mas é a concentrarmo-nos a resolver o problema que é para a próxima não poderem usar o P.

Registado: 29/11/2007 4:27

......

por AC Investor Blog » 7/9/2008 12:53

Costuma-se dizer que "Quem cala Consente " e pelo que tenho lido, não tenho visto ninguém das altas patentes Portuguesas a pronunciarem-se sobre este estúpido e repugnante artigo, ao contrário dos nossos hermanos que já o fizeram. Enfim, se calhar não interpretaram da mesma forma.....Tratam-nos mal e ninguém nos defende.....
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por portista13 » 6/9/2008 23:56

Incidente diplomático,não acho que haja razão para tanto;mas um pedido de desculpas,do governo e do próprio jornal acho que deverá ocorrer.
Que ao fim ao cabo isto só demonstra pequenez do jornal e essencialmente do jornalista que escreveu tal artigo.Pois cada um pode dizer o que quiser,que não é por isso que vai estar certo.
Eu se quiser também digo que esse jornalista é porco,e que o seu jornal é uma pocilga...mas não ofendo a população de um país,pois isso só demonstra falta de carácter.

Registado: 29/4/2008 23:42

por charles » 6/9/2008 23:47

Ou podiam ter escolhido PISG, a escolha da sigla não é inocente e os latinos coisa que não são é ingénuos, qual é a lógica de Portugal iniciar a sigla, concerteza que não é por ser o mais desenvolvido,será por ordem geografica, tambem não porque a Espanha teria de vir logo a seguir do genero PSIG, pelo que parece claramente propositado de ma fé e ofensivo e acima de tudo de muito mau gosto.

A proposito de algo parecido as matriculas com as siglas C U ao que sei deixaram de ser emitidas porque será :!:

Cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por atomez » 6/9/2008 23:23

Bom, vão ter muito em quem bater...

The Economist Escreveu: The European Central Bank
Ten years on, beware a porcine plot

...
But others, including France and, especially, the Mediterranean quartet of Portugal, Italy, Greece and Spain (sometimes described as the PIGS), have not done so.

PIGS in a trough

The performance of these countries has by no means been the same. In recent years France has grown modestly, Greece and Spain have boomed, but Portugal and Italy have been stagnant. Yet in broad terms, all have been misled by a similar fallacy. This was that they could make strenuous efforts to qualify for the euro, slashing public spending and holding down wages and other costs, and then relax as soon as they got in. In effect, the Mediterranean group (and, to a lesser degree, France) treated the adoption of the euro as the end of their reforms, when it should have been only the start.

The results of this are now becoming starkly clear. Although the overall performance of the euro area has been satisfactory, the divergence among its members is growing. Even as Germany, the biggest euro-area economy, has picked up speed, Spain (like Ireland) is suffering a painful property bust. Unit labour costs in all four PIGS have risen, whereas they have fallen in Germany, producing a sharp deterioration in competitiveness and in current-account balances.

The medicine for these ills is simple to prescribe, but painfully hard to administer: structural reforms to deregulate labour and product markets. Such measures should raise productivity growth, but wage restraint will still be needed to restore competitiveness. This is something Germany has borne in the past decade. But there is little sign that any of the PIGS are ready to undergo the necessary pain. Indeed, in a deeper irony, euro membership itself partly protects them from the discipline of the financial markets, which might otherwise be helping to impose reforms.

Aqui há tempos já tinha reparado nisso, mas parece que ninguém ligou

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=64012

BusinessWeek Escreveu:The Euro Zone Is Headed for a Bumpy Ride

...
The main culprits are the so-called PIGS: Portugal, Italy, Greece, and Spain. After posting above-average growth since joining the euro zone in 1997, the countries' economies are now stalling due to a cutback in bank lending and an increase in loan defaults. Outstanding corporate debt in Spain, which until recently accounted for a third of Europe's growth, currently stands at 127% of GDP. As most of that is linked to the country's floundering construction industry, banks are unwilling to continue financing the sector, which means bankruptcies—and job losses—are starting to add up.
Editado pela última vez por atomez em 7/9/2008 0:00, num total de 3 vezes.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 6/9/2008 21:55

Atomez Escreveu:Esta é mesmo uma daquelas reacções de "machismo" bacoco latino... São todos muito "toreros"...

PIGS é a sigla para designar os países europeus com mais problemas na economia - Portugal, Italy, Greece, Spain.

Tal como BRIC é a sigla para os países de grande potencial de crescimento - Brasil, Russia, India, China.

So what?

É evidente. Mas há aí uma tremenda falta de tacto na escolha da sigla. Tanto mais que quem escolhe a sigla é de língua anglosaxónica, para quem a associação é imediata...

Poderiam perfeitamente ter utilizado PSIG que até estaria por ordem geográfica.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Laaz Rockit » 6/9/2008 21:54

Atomez Escreveu:Esta é mesmo uma daquelas reacções de "machismo" bacoco latino... São todos muito "toreros"...

PIGS é a sigla para designar os países europeus com mais problemas na economia - Portugal, Italy, Greece, Spain.

Tal como BRIC é a sigla para os países de grande potencial de crescimento - Brasil, Russia, India, China.

So what?

Ora, Atomez, poderiam ter utilizado, por exemplo GIPS. Não era tão ofensivo.
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por salvadorveiga » 6/9/2008 21:53

Não e' so uma sigla...

Ate' pq ainda dizem "O jornal vai mais longe e apelida estes países de "pigs in muck" - porcos na pocilga, na tradução literal"

Uma publicaçao deste nivel nao pode fazer este tipo de comentarios, podendo apanhar com repercussões.Ora nao podiam eles com as mesmas letras outra anacrónimo?

Acho PIGS de mau gosto... sao e' uns ressabiados.

Registado: 12/3/2008 22:06

por atomez » 6/9/2008 18:37

Esta é mesmo uma daquelas reacções de "machismo" bacoco latino... São todos muito "toreros"...

So what?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por silva_39 » 6/9/2008 17:36

Acabo de chegar de Inglaterra, e o que vi é que é decadente, adolescentes aos montes com garrafas de vinho a beber nas ruas todos bêbedos, mas montes deles... enfim.
A paciência é a chave do negocio

Registado: 5/11/2002 13:18

por charles » 6/9/2008 17:24

rpmt Escreveu:Mas Também quem é que liga aos bêbados dos ingleses

Lol, por um lado os tipos ainda estão ressabiados de terem perdido com Portugal 3-2, aliás normalmente perdem com Portugal dos PIGS.

Shame on you Financial Times, the pigs are the british couple´s that go to Algarve and drink all day long and arrive to the hotel completely drunk with their 2 little children and pass off in the atrium of the hotel because they drunk too much.

Normaly they are bad mouth to their neygbours in Europe it´s the usual English stuck-up.

Deviam dispensar mais tempo a entrevistar os Mcaan.

Cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Quico » 6/9/2008 16:39

Se forem países que se levem a sério (e acredito que aí no meio haverá alguém que se leva), o jornal ainda apanha um "processo em cima" que até anda de lado...

Se não forem, é porque são mesmo PIGS. E nesse caso... "who cares?!"

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por rpmt » 6/9/2008 16:08

Mas Também quem é que liga aos bêbados dos ingleses

Registado: 14/11/2006 17:47

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: APOCALIPZO, Bing [Bot], Ferreiratrade, Heldroo, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1 e 207 visitantes