Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por limpaesgotos » 5/9/2008 21:44

Flying Turtle Escreveu:Ó limpaesgotos, tu chegaste apenas 12 horas atrasado... A Pata já tinha colocado isso neste mesmo tópico esta manhã - e já o comentámos até...

FT

Turtle e que dizes da noticia abaixo?

Se os preços subissem é que me admirava ! Até parecesse que os preços desceram da ultima vez, para voltarem a descer ...

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... l=26&rss=0

Combustíveis: Preços deverão voltar a descer na próxima semana

Lisboa, 05 Set (Lusa) - Os preços dos combustíveis deverão voltar a baixar na próxima semana, depois desta semana terem subido, de modo a acompanhar a cotação dos produtos nos mercados internacionais, afirmou à Lusa o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas.

"Muito provavelmente o que vai acontecer esta semana é que quando fechar a cotação de sexta-feira, se vai verificar que os preços [do petróleo e dos produtos refinados] estão a descer e, portanto, quase de certeza que os preços na bomba também vão descer", afirmou José Horta.

O secretário-geral da APETRO justifica as subidas dos preços dos combustíveis verificadas esta semana com a subida do petróleo ocorrida na semana passada.

"O que tem sucedido é que o petróleo está em queda mas houve na penúltima semana subidas e, portanto, se subiu terá de subir o preço à saída das refinarias e, por sua vez, as companhias que compram à saída da refinaria têm de ajustar o seu preço", explicou.

José Horta afirmou que qualquer alteração nos preços do petróleo e nos produtos refinados numa semana é reflectido no preço do produto na semana seguinte.

Os preços dos combustíveis estiveram a descer sete semanas consecutivas desde o pico registado na semana que terminou a 11 de Julho, reflectindo os recordes nos preços do petróleo registados na semana anterior, segundo a evolução dos preços médios da gasolina e do gasóleo publicados pela Direcção Geral de Energia e Geologia.

A descida foi interrompida na semana passada e também já esta semana.

Se verificarmos a cotação do petróleo de Brent, referência para o mercado português, mesmo desconhecendo o preço dos produtos refinados à saída das refinarias, verifica-se que apesar dos preços estarem a aliviar dos máximos registados em meados de Julho, registaram uma subida nas últimas semanas.

Os preços do barril de Brent registaram uma queda de 28 por cento desde os 146 dólares atingidos no início de Julho até aos 105 dólares registados hoje.

As cotações mostram, contudo, que essa descida não foi consecutiva e que na semana de 18 a 22 de Agosto e de 25 a 29 de Agosto registaram uma ligeira subida, antes de descer novamente esta semana para o intervalo entre os 105 e os 109 dólares o barril.

Os dados da Direcção Geral de Energia mostram que desde o início de Julho e até à semana terminada a 29 de Agosto, últimos dados disponíveis, os preços da gasolina 95 octanas baixaram 4 por cento e os do gasóleo baixaram 8 por cento.

José Horta explicou à Lusa que os preços à saída da refinaria são formados no final da semana com base na média das cotações diárias, no mercado de referência do norte da Europa (preços Platts), do preço do crude, do preço da gasolina refinada e do gasóleo refinado.

ACF.

Lusa/Fim
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por Flying Turtle » 5/9/2008 21:32

Ó limpaesgotos, tu chegaste apenas 12 horas atrasado... A Pata já tinha colocado isso neste mesmo tópico esta manhã - e já o comentámos até...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por limpaesgotos » 5/9/2008 21:19

Um estudo ...

//////////////////////

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 61856.html

Preços dos combustíveis ajustados de forma desigual
2008-09-05 15:14

ACP alerta para possível concertação dos preços nos combustíveis

O Automóvel Clube de Portugal (ACP) divulgou hoje um estudo que levou a cabo, após o qual diz ter ficado com uma "forte convicção" de que existe uma possível concertação de preços no país, e ainda da existência de uma "evolução assimétrica" dos preços dos produtos refinados em ocasiões de grandes variações dos preços do petróleo.

Pedro Duarte

Segundo um comunicado hoje divulgado pelo ACP, que diz ter como objectivo demonstrar a "forma desigual de ajustamento do preço ao consumidor da Gasolina super 95 e do Diesel praticados em Portugal aquando dos movimentos de alta e de baixa do preço do Petróleo."

Analisando a situação actual em Portugal, o relatório nota que a economia nacional está muito dependente do exterior, uma vez que importa todo o petróleo que consume, sendo por isso "extremamente vulnerável e sensível" às flutuações dos preços do crude."

Por esta razão, o ACP nota que os ajustes dos preços dos destilados ou produtos refinados, "sejam os mesmos em alta ou em baixa, deveriam ser feitos com a mesma celeridade em qualquer das situações." O documento precisa que, "devido à situação de oligopólio em termos de refinação existente no mercado", seria de esperar que a capacidade de reacção fosse diferente do que está a acontecer na realidade.

Notando que embora existam em Portugal três grandes operadores (a Galp, a Repsol e a BP), o ACP nota que, "não obstante a aparente situação de concorrência que possa existir, o facto é que o ajustamento de preços do Diesel e da Gasolina é feito quer temporalmente como quantitativamente de uma forma vincadamente marcada pela actuação do principal operador do mercado."

Assim, é verificado que "o nível de preços praticados em qualquer estação de serviço dos três operadores é exactamente o mesmo, com diferenças mínimas limitadas ao período que medeia entre as datas por vezes diferenciadas de modificação desses preços, contrariamente ao que se verifica em outros países da União Europeia."

O relatório sublinha que esta ocorrência "não decorre de uma imposição ou restrição da elasticidade do preço, como aliás se pode concluir por correlação entre os preços do crude e dos produtos destilados."

Analisando a evolução dos preços do Diesel e da Gasolina durante este ano, em particular o período compreendido entre os dias 19 de Maio e 28 de Julho, o ACP observa que, sendo que a cotação do crude (euros por barril) em 19 de Maio e 28 de Julho de 2008 foi praticamente idêntica, nos 80 euros por barril, o certo é que o preço na bomba do Diesel (euro por cada 1000 litros) foi de 1,358 e 1,417 euros por 1000 litros, respectivamente, "o que se traduziu num aumento da margem de comercialização e distribuição de 6 cêntimos de euro por cada litro nessas mesmas datas."

Já no que se refere à Gasolina Super 95, o ACP diz que retira uma conclusão similar, neste caso com a margem a aumentar cinco cêntimos de euro por cada litro. Em adição, é notado que "a frequência e quantitativo da actualização dos preços (quer na alta quer na descida) é claramente desigual."

Em conclusão, e sem prejuízo das conclusões expressas em relatório oficial recentemente publicado pela Autoridade da Concorrência, o ACP diz que irá avaliar mais em detalhe "a necessidade da elaboração de um estudo próprio e aprofundado sobre as efectivas condições de concorrência neste sector, fundamentado pelas conclusões possíveis de extrair do presente relatório, em que se ganha uma forte convicção da existência de uma possível concertação de preços e de uma evolução assimétrica dos
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por Flying Turtle » 5/9/2008 17:52

MarcoAntonio Escreveu:Quanto aos dados, a minha fonte foi o DGEG e os dados em causa são para o gasóleo

Então está explicado: Como eu também mostrei, as diferenças no gasóleo são desprezíveis.

MarcoAntonio Escreveu:agora a agulha virou um pouco para a gasolina porque a divergência entre os dois inverteu

Certamente. Mas no meu caso não. Penso que nunca me viste ser tendencioso, ou mudar de opinião ou de foco de análise em função da moda do momento... :wink:

MarcoAntonio Escreveu:Surgem logo as insinuações de interesse, insultos e uma série de contrariedades pois dizer o que eu estou a dizer é algo que a esmagadora maioria das pessoas não quer ouvir.

É verdade. Por isso eu defendo formas de esclarecimento simples e discretas, mas eficazes: Por exemplo, como já sugeri anteriormente, a colocação de um observatório comparativo dos preços e da sua evolução, com dados oficiais (e não das petrolíferas ou de qualquer outro grupo de interesses), de natureza estatística e universalmente comprováveis. Depois bastava dizer: "Consultem o nosso site e encontram lá informação estatística sobre o assunto, com base em dados que são oficiais e nós não controlamos". Ao contrário, entram na táctica de guerrilha dos outros e, aí sim, levam com todo o odioso em cima.

Tinham obrigação de saber fazer muito melhor...

FT

por MarcoAntonio » 5/9/2008 17:41

Flying Turtle Escreveu:Marco, não sei a que combustível o teu gráfico se refere em concreto, ou se é a um "mix" dos dois combustíveis principais. Sem pôr em causa os teus elementos, e a dar crédito ao Eurostat - quanto a isto não tenho qualquer motivo para o não dar - estamos a falar de preços médios semestrais onde, necessariamente, eventuais lags de 1 ou 2 semanas perdem todo o significado.

Olha que não. Dado que as actualizações (subidas/descidas) são praticamente semanais a tendência em vigor a maior parte do tempo é de subida, a média semestral sai mesmo deflaccionada, ainda que de forma sensível.

Quanto aos dados, a minha fonte foi o DGEG e os dados em causa são para o gasóleo, na altura dessa minha primeira análise o combustível do qual as pessoas mais reclamavam (agora a agulha virou um pouco para a gasolina porque a divergência entre os dois inverteu).

Além disso eu não nego de todo que haja uma pequena diferença, digo apenas que não sei ao certo as razões e que são diferenças relativamente marginais, que não têm comparação com os valores com que a opinião pública é bombardeada permanentemente.
Aliás, é notório no gráfico comparativo dos preços da gasolina que a maioria dos países com preços mais altos são países pequenos. Será esta a razão? Não sei, mas gostava de a ver explicada.

Flying Turtle Escreveu:Numa altura em que a asneira é mais do que muita e em que a intoxicação da opinião pública, e o enviesamento pernicioso da mesma, são tão relevantes, considero que o esforço de transparência e apoio à clarividência das petrolíferas deveria ser muito maior. A APETRO pouco ou nada faz e o que faz nem sempre é menos enviesante do que os demais; A GALP nada faz também. O CEO da BP deu um tiro no pé. Que esperam eles afinal?

Eu concordo com isso. Deveria ser feito um esforço de esclarecimento maior quer por parte de entidades independentes quer por parte da APETRO e das gasolineiras. Em relação a estas últimas, provavelmente o relacionamento com a opinião é determinado mais pelos responsáveis pelo marketing do que por outra coisa (digo eu). Ainda assim a APETRO já surgiu um par de vezes com alguns esclarecimentos pertinentes (talvez não tantas vezes quanto as necessárias).

Além disso, creio que algum "silêncio" deve-se ao facto de que esclarecer a opinião pública sobre algo que esta não quer ser esclarecida é impopular.

Surgem logo as insinuações de interesse, insultos e uma série de contrariedades pois dizer o que eu estou a dizer é algo que a esmagadora maioria das pessoas não quer ouvir.

O que as pessoas querem ouvir realmente é a confirmação daquilo em que acreditam: "que estão a ser roubados".

E nem toda a gente tem a "energia" para ser insistentemente impopular pois isso cria um enorme desgaste de imagem (e nalguns casos, perda de audiências).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Flying Turtle » 5/9/2008 17:28

MarcoAntonio Escreveu:FT, aqui fica o gráfico que resultou desse meu estudo anterior. Repara como o gráfico deixa bem evidente que não se trata realmente de um aumento mas da redução do lag que, aparentemente, era menor em Espanha e maior em Portugal.

Os aumentos (e as baixas) até ao início de 2007 apareciam sistematicamente mais tarde em Portugal (pelo menos nos registos). Ou seja, as subidas e as descidas davam-se mais tarde em Portugal.

Ao anular-se essa falta de sincronia dá-se um "encarecimento aparente".

Mas, como já disse na altura, este era um aspecto que até nos beneficiava (e deixou de beneficiar, passando a estarmos mais iguais a Espanha).

Marco, não sei a que combustível o teu gráfico se refere em concreto, ou se é a um "mix" dos dois combustíveis principais. Sem pôr em causa os teus elementos, e a dar crédito ao Eurostat - quanto a isto não tenho qualquer motivo para o não dar - estamos a falar de preços médios semestrais onde, necessariamente, eventuais lags de 1 ou 2 semanas perdem todo o significado. E os dados do Eurostat apontam claramente para o que indiquei anteriormente. Repara que eu não estou aqui a inventar qualquer maquinação ou teoria da conspiração: Admito por exemplo que o mercado da gasolina, que se tem vindo a reduzir ao longo dos anos a favor do gasóleo, se possa ter tornado tão pequeno em Portugal que o peso de custos acessórios, como transporte, armazenamento e outros, se terão tornado crescentements significativos na formação dos preços, induzindo um aumento maior do preço ao consumidor. Aliás, é notório no gráfico comparativo dos preços da gasolina que a maioria dos países com preços mais altos são países pequenos. Será esta a razão? Não sei, mas gostava de a ver explicada.

Numa altura em que a asneira é mais do que muita e em que a intoxicação da opinião pública, e o enviesamento pernicioso da mesma, são tão relevantes, considero que o esforço de transparência e apoio à clarividência das petrolíferas deveria ser muito maior. A APETRO pouco ou nada faz e o que faz nem sempre é menos enviesante do que os demais; A GALP nada faz também. O CEO da BP deu um tiro no pé. Que esperam eles afinal?

Abraço
FT

por MarcoAntonio » 5/9/2008 17:16

Quer exemplos de alguns temas que abordei bem recemente com atenção a detalhes de informação e dados concretos/estatísticos: manipulação de informação (assunto Geórgia), desastres de avião e evolução da segurança, evolução da criminalidade violenta em Portugal, etc.

Isto para não falar de temas directamente ligados ao mercado.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 5/9/2008 17:12

Caro whitebala, é bastante evidente como esta matéria tem estado na ordem do dia nos média e como o consumidor (que já de si tende a realizar análises enviezadas devido ao custo que leva na carteira e que o faz "procurar culpados") tem sido bombardeado por informação de péssima qualidade.

Sobre outros disparates que passam no forum, tenho lutado contra muitos deles. Se só tem reparado neste tema, então é aí que reside a curiosidade.

A menos que ache, por algum motivo especial, que não se deve lutar contra o total disparate que se ouve sistematicamente em torno desta matéria, com especial relevo nos últimos dias.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 5/9/2008 17:10

FT, aqui fica o gráfico que resultou desse meu estudo anterior. Repara como o gráfico deixa bem evidente que não se trata realmente de um aumento mas da redução do lag que, aparentemente, era menor em Espanha e maior em Portugal.

Os aumentos (e as baixas) até ao início de 2007 apareciam sistematicamente mais tarde em Portugal (pelo menos nos registos). Ou seja, as subidas e as descidas davam-se mais tarde em Portugal.

Ao anular-se essa falta de sincronia dá-se um "encarecimento aparente".

Mas, como já disse na altura, este era um aspecto que até nos beneficiava (e deixou de beneficiar, passando a estarmos mais iguais a Espanha).
Anexos
ptes-vs-crude.PNG
ptes-vs-crude.PNG (22.02 KiB) Visualizado 10044 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por whitebala » 5/9/2008 17:06

Caro Marco Antonio

Uma curiosidade: Em face de tanto disparate que vemos inevitavelmente escrito no forum porque é que o amigo só se dedica a esclarecer os aspectos que se prendem com a "inocência" da Galp no processo dos combustiveis?

Insisto que é só por curiosidade.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 14:26

por rmachado » 5/9/2008 17:02

MarcoAntonio Escreveu:Rmachado, primeiro, as variações não são exactamente iguais nem são exactamente no mesmo dia (pelo menos sempre), ao contrário do que as pessoas sugerem.

É claro que o são em grande medida aproximados um dos outros, tanto temporalmente como em valor. Mas não era de esperar outra coisa dado que a origem do combustível é a mesma para todos eles!

Não obstante isso, os preços base são identicos aos que encontramos nos restantes países europeus. À teoria da cartelização falta o factor fundamental: o preço desajustado.

A GALP até vende a gasolina mais cara aqui ao lado em Espanha onde tem apenas uma pequena parcela do mercado...

Exacto Marco eles não o fazem no mesmo dia,e com o mesmo preço mas quase. Mas a questão do distribuidor é que devia ser a real preocupação do consumidor para acabar com este monopolio.

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 5/9/2008 16:54

Se bem me recordo de quando analisei esses dados, nessa altura o desfazamento em Portugal parecia ser mair e notoriamente as subidas que estavam registadas em Espanha numa determinada data estavam reflectidas em Portugal na data seguinta na série de dados. Recordo-me disso e de ter chamado a atenção para esse pormenor. Tendo em consideração esse aspecto, a diferença existia mas era realmente muito pequena. Estou a dar números de cabeça pois essa análise foi já feita aqui há uns 6 meses atrás ou coisa parecida. Mas posso voltar a confirmá-los...
Imagem

Administrador Fórum

por Flying Turtle » 5/9/2008 16:48

MarcoAntonio Escreveu:(...) 1 ou 2 centimos ao longo de 2 ou 4 anos (...)

Por acaso, no caso da gasolina, a diferença relativamente a Espanha foi de cerca de 4 cêntimos em 4 anos, sendo que no gasóleo foi bastante menor. É de notar que a gasolina 95 em Portugal (antes de impostos) é a quinta mais cara da Europa - situação de de modo algum se verifica no gasóleo. Com impostos, é a quarta mais cara.

FT

por Flying Turtle » 5/9/2008 16:39

MarcoAntonio Escreveu:(...) tenho-me centrado em algo muito mais importante, não de 1 ou 2 centimos ao longo de 2 ou 4 anos mas de barbaridades que falam de 8 e 12 centimos em meras semanas!

Isto é pura contra-informação ou desinformação como lhe queiram chamar. É de bradar aos céus a falta de qualidade gritante da esmagadora maioria da informação que circula sobre o preço dos combustíveis.

Marco, quanto a isso estamos plenamente de acordo!

FT

por MarcoAntonio » 5/9/2008 16:37

FT, para além de não ter detalhes importantes para analisar essa pequena diferença (estamos a falar de poucos centimos nesse caso que referes e eu já abordei isso numa anterior análise que abrangia os últimos 4 anos) que podem dever-se a diferentes evoluções dos custos de produção ou circustancias específicas do nosso mercado, penso que perante a tremenda campanha de desinformação que inunda os média não é o aspecto mais importante neste momento.

Como digo, essa pequena diferença de longo-prazo é bastante ténue e pode ter justificação.

Contudo, tenho-me centrado em algo muito mais importante, não de 1 ou 2 centimos ao longo de 2 ou 4 anos mas de barbaridades que falam de 8 e 12 centimos em meras semanas!

Isto é pura contra-informação ou desinformação como lhe queiram chamar. É de bradar aos céus a falta de qualidade gritante da esmagadora maioria da informação que circula sobre o preço dos combustíveis.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 5/9/2008 16:25

Resina Escreveu:(...)

o ACP diz que irá avaliar mais em detalhe "a necessidade da elaboração de um estudo próprio e aprofundado sobre as efectivas condições de concorrência neste sector, fundamentado pelas conclusões possíveis de extrair do presente relatório,

(...)

Era conveniente fazer o estudo próprio e aprofundado primeiro antes de disparar com disparates, passe a redundância.

Ainda bem que (pelo menos) o ACP deixa implícito que não fez um estudo próprio e aprofundado!

Resina Escreveu:(...) em que se ganha uma forte convicção da existência de uma possível concertação de preços e de uma evolução assimétrica (...)

Isto deve-se apenas a uma enorme distracção do ACP.

Pode ser que se o gráfico acima chegar ao ACP "se faça a luz"...

Eu acho lamentável que o ACP venha a público duas vezes em menos de um mês atirar com tamanhos disparates sem ter efectuado uma análise adequada à evolução dos preços dos combustíveis.

Já agora, se se consultar o site da TSF pode-se constatar que no mesmo dia que surgiu a (primeira) notícia do ACP, há uma outra com comentários da APETRO e do fiscalista Saldanha Sanches. Sempre que nessa altura o ACP poderia ter dado alguma atenção aos (outros) comentários feitos na mesma data para não repetir os mesmos erros.

Um deles é muito claro ao referir o desfazamento de 8 a 10 dias entre a matéria prima e o preço na bomba.

Sempre evitava a calinada completa de dizer que o combustível subiu nos últimos dias contrariando a subida do crude nos mesmos dias.
Imagem

Administrador Fórum

por Flying Turtle » 5/9/2008 16:25

MarcoAntonio Escreveu:Não obstante isso, os preços base são identicos aos que encontramos nos restantes países europeus. À teoria da cartelização falta o factor fundamental: o preço desajustado.

A GALP até vende a gasolina mais cara aqui ao lado em Espanha onde tem apenas uma pequena parcela do mercado...

Concordo que a teoria da cartelização é mais areia que muitos, de entre eles o ACP, andam a atirar-nos para os olhos. No entanto, mais acima mostrei que de facto os preços em Portugal antes de impostos não têm evoluído como em Espanha nos últimos 4 anos, sobretudo no caso da gasolina. O que não invalida que a Galp, em concreto, esteja a vender os combustíveis mais baratos em Portugal do que em Espanha, só que lá ela não tem, ao que julgo saber, grande peso estatístico.

FT

por MarcoAntonio » 5/9/2008 16:18

Rmachado, primeiro, as variações não são exactamente iguais nem são exactamente no mesmo dia (pelo menos sempre), ao contrário do que as pessoas sugerem.

É claro que o são em grande medida aproximados um dos outros, tanto temporalmente como em valor. Mas não era de esperar outra coisa dado que a origem do combustível é a mesma para todos eles!

Não obstante isso, os preços base são identicos aos que encontramos nos restantes países europeus. À teoria da cartelização falta o factor fundamental: o preço desajustado.

Imagem

Administrador Fórum

por Resina » 5/9/2008 16:08

Sim, mas esta noticia tem outros dados que não estavam na noticia que a Pata colocou...
Ok?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por rmachado » 5/9/2008 16:08

Curiosamente o ACP numa coisa têm razão (IMO):

Notando que embora existam em Portugal três grandes operadores (a Galp, a Repsol e a BP), o ACP nota que, "não obstante a aparente situação de concorrência que possa existir, o facto é que o ajustamento de preços do Diesel e da Gasolina é feito quer temporalmente como quantitativamente de uma forma vincadamente marcada pela actuação do principal operador do mercado."

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 5/9/2008 16:05

E comentado.
:roll:
Imagem

Administrador Fórum

por Flying Turtle » 5/9/2008 16:03

Resina, isso é basicamente aquilo que já foi aqui colocado pela Pata logo de manhã...

FT

por Resina » 5/9/2008 16:01

Preços dos combustíveis ajustados de forma desigual 2008-09-05 15:14
ACP alerta para possível concertação dos preços nos combustíveis
O Automóvel Clube de Portugal (ACP) divulgou hoje um estudo que levou a cabo, após o qual diz ter ficado com uma "forte convicção" de que existe uma possível concertação de preços no país, e ainda da existência de uma "evolução assimétrica" dos preços dos produtos refinados em ocasiões de grandes variações dos preços do petróleo.

Pedro Duarte

Segundo um comunicado hoje divulgado pelo ACP, que diz ter como objectivo demonstrar a "forma desigual de ajustamento do preço ao consumidor da Gasolina super 95 e do Diesel praticados em Portugal aquando dos movimentos de alta e de baixa do preço do Petróleo."

Analisando a situação actual em Portugal, o relatório nota que a economia nacional está muito dependente do exterior, uma vez que importa todo o petróleo que consume, sendo por isso "extremamente vulnerável e sensível" às flutuações dos preços do crude

Por esta razão, o ACP nota que os ajustes dos preços dos destilados ou produtos refinados, "sejam os mesmos em alta ou em baixa, deveriam ser feitos com a mesma celeridade em qualquer das situações."

O documento precisa que, "devido à situação de oligopólio em termos de refinação existente no mercado", seria de esperar que a capacidade de reacção fosse diferente do que está a acontecer na realidade.

Assim, é verificado que "o nível de preços praticados em qualquer estação de serviço dos três operadores é exactamente o mesmo, com diferenças mínimas limitadas ao período que medeia entre as datas por vezes diferenciadas de modificação desses preços, contrariamente ao que se verifica em outros países da União Europeia."

O relatório sublinha que esta ocorrência "não decorre de uma imposição ou restrição da elasticidade do preço, como aliás se pode concluir por correlação entre os preços do crude e dos produtos destilados."

Analisando a evolução dos preços do Diesel e da Gasolina durante este ano, em particular o período compreendido entre os dias 19 de Maio e 28 de Julho, o ACP observa que, sendo que a cotação do crude (euros por barril) em 19 de Maio e 28 de Julho de 2008 foi praticamente idêntica, nos 80 euros por barril, o certo é que o preço na bomba do Diesel (euro por cada 1000 litros) foi de 1,358 e 1,417 euros por 1000 litros, respectivamente, "o que se traduziu num aumento da margem de comercialização e distribuição de 6 cêntimos de euro por cada litro nessas mesmas datas."

Já no que se refere à Gasolina Super 95, o ACP diz que retira uma conclusão similar, neste caso com a margem a aumentar cinco cêntimos de euro por cada litro. Em adição, é notado que "a frequência e quantitativo da actualização dos preços (quer na alta quer na descida) é claramente desigual."

Em conclusão, e sem prejuízo das conclusões expressas em relatório oficial recentemente publicado pela Autoridade da Concorrência, o ACP diz que irá avaliar mais em detalhe "a necessidade da elaboração de um estudo próprio e aprofundado sobre as efectivas condições de concorrência neste sector, fundamentado pelas conclusões possíveis de extrair do presente relatório, em que se ganha uma forte convicção da existência de uma possível concertação de preços e de uma evolução assimétrica
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Flying Turtle » 5/9/2008 14:13

Abaixo os preços comparativos do 1º. semestre de 2008 para o gasóleo e a gasolina 95, antes de impostos, expressos em €/100 litros.

FT
Anexos
gasoleo europa 2008s01 barras.gif
gasoleo europa 2008s01 barras.gif (21.02 KiB) Visualizado 10221 vezes
gasolina95 europa 2008s01 barras.gif
gasolina95 europa 2008s01 barras.gif (21.05 KiB) Visualizado 10210 vezes

por Flying Turtle » 5/9/2008 14:07

Andei a vasculhar o site do Eurostat durante a hora do almoço. Confesso que não encontrei a informação veiculada hoje pelo JN (ver meu post mais acima) e, por sinal, papagueada pelo editor de economia da SIC no jornal das 13. Mas encontrei aqui umas coisas interessantes, que passo a reproduzir no formato que me pareceu mais legível:

A gasolina 95 e o gasóleo têm vindo a sofrer evoluções de preços antes de impostos comparativas diferentes em Portugal e Espanha ao longo dos últimos 4 anos:

- Enquanto que o gasóleo, embora não de forma constante, tem-se mantido sempre mais barato do que em Espanha: 94% em 2004s01 - 100% em 2006s01 - 98% em 2008s01

- O mesmo não se tem passado com a gasolina 95 que, de uma posição mais vantajosa no 1º. semestre de 2004, igualou e actualmente já ultrapassa o preço em Espanha: 95% em 2004s01 - 100% em 2006s01 - 105% em 2008s01.

(o "s01" significa primeiro semestre)

Gostava que as petrolíferas me explicassem a razão de ser desta evolução...

Seguem os gráficos

FT
Anexos
gasoleo europa 2004s01.gif
gasoleo europa 2004s01.gif (29.1 KiB) Visualizado 10228 vezes
gasoleo europa 2006s01.gif
gasoleo europa 2006s01.gif (29.22 KiB) Visualizado 10228 vezes
gasoleo europa 2008s01.gif
gasoleo europa 2008s01.gif (29.33 KiB) Visualizado 10222 vezes
gasolina95 europa 2004s01.gif
gasolina95 europa 2004s01.gif (31.73 KiB) Visualizado 10231 vezes
gasolina95 europa 2006s01.gif
gasolina95 europa 2006s01.gif (28.84 KiB) Visualizado 10215 vezes
gasolina95 europa 2008s01.gif
gasolina95 europa 2008s01.gif (28.56 KiB) Visualizado 10223 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fosgass2020, Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, Shimazaki_2, trend=friend e 130 visitantes