Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rosario » 4/9/2008 17:38

Este Marco é um santo e tem uma paciência de chinês... :lol:

Registado: 27/9/2007 14:33

por MarcoAntonio » 4/9/2008 17:34

nunofaustino Escreveu:Já agora Marco, qdo actualizares o gráfico, coloca a escala do petróleo do lado direito do gráfico.

Um abr
Nuno

A escala do petróleo é a mesma (basta multiplicar por 100). Quando o crude está nos 0.75 isso significa 75 euros.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por nunofaustino » 4/9/2008 17:33

Já agora Marco, qdo actualizares o gráfico, coloca a escala do petróleo do lado direito do gráfico.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 4/9/2008 17:26

Porquê 159?

Se é para analisar o gráfico "em dolars" convém sublinhar que o cambio não tem sido fixo ao longo do tempo (além disso teria de multiplicar e não dividir). Eu posso, se quiseres, colocar um gráfico com o crude "em dolars" com o cambio correcto ao longo do tempo.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por NunoFilipe » 4/9/2008 17:23

Marco, se não for incómodo, seria possível arranjar um gráfico da evolução semanal, mas em vez de dividir o valor do barril de petróleo por 100, dividir por 159?
Era para esclarecer uma dúvida que surgiu quando estava a comentar o gráfico com uns colegas. Eu sei que é um bocado de preguiça minha, mas se puder ser agradecia.

Registado: 18/6/2007 8:14

por Flying Turtle » 4/9/2008 13:56

rmachado Escreveu:Eu em primeiro lugar pergunto quem é que trata da publicidade/comunicação da GALP. Pois parece-me que estão a fazer um mau trabalho.

A GALP está provavelmente a fazer um mau trabalho em termos comunicacionais, mas o que é mais estranho é que a APETRO não tenha ainda disponibilizado online um barómetro, ou observatório, comparando de forma sistemática e actualizada os preços do crude e dos combustíveis antes de impostos em Portugal, na Europa e, por exemplo, nos EUA. Não quero acreditar que seja por falta de capacidade financeira para contratar alguém para preparar a feramenta e a integrar no site, mais assegurar que os dados adequados são alimentados regularmente na base de dados. Acho que fariam muito mais pelos seus associados do que dar pequenos apontamentos de entrevistas aqui e acoli. E permitiriam aos órgãos de informação - já que estes não se dispõem a fazer o respectivo TPC - não dizer tantos disparates.

A informação mais recente sobre o assunto que encontrei no site da APETRO - http://www.apetro.pt - vai a caminho de meio ano de velha e consta de um comunicado. Pode resumir-se ao gráfico seguinte. No entanto, o texto é nalguns pontos tendencioso quando, por exemplo, compara o incomparável, como sejam a evolução do preço do petróleo Brent em euros contra a evolução do preço dos combustíveis com impostos. Também não são inocentes ao tentar tapar o sol com a peneira...

FT
Anexos
APETRO 200803.gif
APETRO 200803.gif (21.84 KiB) Visualizado 10566 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Flying Turtle » 4/9/2008 12:52

rmachado Escreveu:Eu em primeiro lugar pergunto quem é que trata da publicidade/comunicação da GALP. Pois parece-me que estão a fazer um mau trabalho.

Em segundo pergunto, que má comunicação social que temos, que cada vez mais vai no caminho do sensionalismo e no consumo imediato (diria mesmo vai a la TVI).
Pior que isto é que temos canais públicos e privados onde isto não era necessário...

Terceiro, as desculpas que arranjam para justificar o injustificavél. Lembra-me a questão do EUA/Irão e o EUA não comprar petroleo ao Irão.

Enfim...

Marco e que tal ires trabalhar como consultor para a GALP? :)

A verdade é que as teorias da maquinação vendem mais do que explicações sérias, simples e desapaixonadas as quais, as mais das vezes e sobretudo nestas questões dos preços (mercados accionistas e combustíveis são dois bons exemplos) são extremamente monótonas e desinteressantes: Dizer por exemplo que as cotações subiram porque houve mais pressão compradora do que vendedora, convenhamos... Ou explicar, vez após vez, que afinal não há nada de novo nem de extraordinário nas subidas e descidas dos combustíveis, que soneira...

Quanto mais as notícias se assemelharem a dramas, a reality shows, ou a westerns de terceira categoria em que o cow-boy mata o bandido, salva a donzela e casa com o cavalo, melhor para as audiências.

Pior é quando, como foi o caso na SIC no principal noticiário da noite, o editor de economia, José Gomes Ferreira de seu nome segundo creio, disse não importa o quê sem se preocupar em fazer um trabalho de casa minimamente honesto. Vá lá, ainda apontou, mas apenas "en passant", que era preciso também considerar a evolução da taxa de câmbio EUR/USD na análise, mas do dizer ao fazer ficou todo um mar de distância.

Infelizmente nestes assuntos os media pouco passam de caixas de correio e ressonância "estúpidas", retransmitindo e amplificando até à mortificação aquilo que outros dizem, muitas vezes defendendo interesses corporativos ou outros mais ou menos confessos (como é o caso da ANECRA, que quer diabolizar as petrolíferas e o Estado a todo o custo).

E, claro, o povinho papa isto tudo e regala-se porque encontra aqui um meio de dar eco às suas frustrações e desânimos...

FT

por rmachado » 4/9/2008 11:51

Eu em primeiro lugar pergunto quem é que trata da publicidade/comunicação da GALP. Pois parece-me que estão a fazer um mau trabalho.

Em segundo pergunto, que má comunicação social que temos, que cada vez mais vai no caminho do sensionalismo e no consumo imediato (diria mesmo vai a la TVI).
Pior que isto é que temos canais públicos e privados onde isto não era necessário...

Terceiro, as desculpas que arranjam para justificar o injustificavél. Lembra-me a questão do EUA/Irão e o EUA não comprar petroleo ao Irão.

Enfim...

Marco e que tal ires trabalhar como consultor para a GALP? :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por F-Type » 3/9/2008 21:12

| Notícias |

Goldman Sachs diz que cortes da oferta tornam petróleo nos 105 dólares barato
(03-09-2008 - 18:05)

A Goldman Sachs, que previu acertadamente que o preço do petróleo atingiria os 105 dólares por barril quase três anos antes de isso ter acontecido, vem dizer que as quebras de produção relacionadas com a passagem do furacão Gustavo reforçam a probabilidade de esta matéria-prima atingir os 149 dólares em finais deste ano.

Arjun Murti, da Goldman Sachs, foi o primeiro a prever, em Março de 2005, que o West Texas Intermediate, crude de referência para os Estados Unidos, poderia subir até aos 105 dólares por barril.

O sólido crescimento da procura de petróleo por parte dos mercados emergentes e as contínuas perturbações da oferta por parte dos não membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vão continuar a sustentar os preços, segundo os analistas Jeffrey Currie e David Greely, daquela casa de investimento norte-americana.

“Continuamos a pensar que isto vai fazer com que os preços do WTI disparem para os 149 dólares por barril no final do ano”, salientaram, citados pela Bloomberg.

O furacão Gustavo, que levou à suspensão de toda a produção de crude no Golfo do México durante esta semana, “foi apenas mais um elemento numa longa lista de perturbações da oferta” que retirou 40 milhões de barris de petróleo dos mercados mundiais no mês passado, referiram os analistas da Goldman.

Mais uns especuladores falhados para mim
Ó Goldman Sachs vão enganar outros
A mim não........... :mrgreen:

Registado: 27/8/2008 12:47

Re: .....

por MarcoAntonio » 3/9/2008 21:09

Flying Turtle Escreveu:
De facto no noticiário da SIC das 20h disseram qualquer coisa do género. E depois veio o editor de economia da SIC - acho que é este o cargo - e fez um tal comentáiro que mais vaila ter estado calado...

FT

Eu só pergunto onde estava a SIC há 3 semanas atrás quando o crude subiu e a GALP baixou o preço dos combustíveis (4 centimos no gasóleo e 1 centimo na gasolina).

Nessa altura não houve cabeçalhos a dizer:

Petróleo a subir

Gasóleo GALP baixa 4 centimos e gasolina 1 centimo.

No entanto foi exactamente o que aconteceu. Agora que acontece no sentido oposto, fazem grandes manchetes e até conseguem "esticar" a descida do crude de 2 meses para uns imaginários 5 meses!
:roll:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 3/9/2008 21:12, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Flying Turtle » 3/9/2008 21:01

MarcoAntonio Escreveu:Dizer que "a culpa é do Gustav" é na minha opinião apenas uma má escolha de palavras e esclarece pouco (ou mal) as pessoas. Contudo, estou a ouvi-lo por indirecta via (o que li pessoalmente era diferente).

De facto no noticiário da SIC das 20h disseram qualquer coisa do género. E depois veio o editor de economia da SIC - acho que é este o cargo - e fez um tal comentáiro que mais vaila ter estado calado...

FT

por Martins_Braz » 3/9/2008 20:45

MarcoAntonio Escreveu:Dizer que "a culpa é do Gustav" é na minha opinião apenas uma má escolha de palavras e esclarece pouco (ou mal) as pessoas.

Pois, era exactamente isso que estava a dizer. Não contribui para o esclarecimento da opinião pública/consumidores, quando toda a gente viu que o Gustav não teve efeitos por aí além (pelo menos nos EUA).

Registado: 17/7/2008 13:21

por MarcoAntonio » 3/9/2008 20:42

AC Investor Blog Escreveu:Marco,

Vi á pouco na SIC.

Quem disse e exactamente o quê?

Parte da subida do crude esteve (ou foi) associada ao Gustav. No entanto, o que eu li nas notícias hoje é que fonte oficial da GALP referiu que esta subida reflectia a subida anterior do Crude, o que está correcto. Falar do Gustav (se é que falaram oficialmente) só serve para baralhar as pessoas...

AC Investor Blog Escreveu:E dessa forma estão a negar o que o Marco António tem vindo a defender (bem, quanto a mim) sobre o desfasamento temporal entre o mercado do crude e a bomba de gasolina (para a bolsa, o Gustav foi na semana passada).

Não nega coisa nenhuma. Eu apenas perguntei porque não foi o que eu ouvi e parece-me uma distorção (face ao que eu ouvi, pelo menos).

Em todo o caso, a subida que se deu (efectivamente) no crude durante a fase forte do Gustav foi há algum tempo e portanto não nega nada, apenas confirma que este movimento reflecte (com desfazamento temporal) a subida do crude.

Dizer que "a culpa é do Gustav" é na minha opinião apenas uma má escolha de palavras e esclarece pouco (ou mal) as pessoas. Contudo, estou a ouvi-lo por indirecta via (o que li pessoalmente era diferente).
Imagem

Administrador Fórum

.....

por AC Investor Blog » 3/9/2008 20:37

Marco,

Vi á pouco na SIC.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Martins_Braz » 3/9/2008 20:36

AC Investor Blog Escreveu:O mais caricato nisto tudo é a razão que a GALP deu para o aumento de hoje, "o Gustav foi o culpado", impressionante........Enquanto não houver controlo no transporte da refinação jamais isto irá desaperecer. Meus amigos é o País que temos, tanto faz ser PS ou PSD ........á coisas q não interressa mexer.......Aliás não convém desagradar aos amigos.

Tens a fonte dessas afirmações?

Realmente não se compreende... aquilo nem fez um doí-doí no preço do crude...

E dessa forma estão a negar o que o Marco António tem vindo a defender (bem, quanto a mim) sobre o desfasamento temporal entre o mercado do crude e a bomba de gasolina (para a bolsa, o Gustav foi na semana passada).

por MarcoAntonio » 3/9/2008 20:34

AC Investor Blog Escreveu:O mais caricato nisto tudo é a razão que a GALP deu para o aumento de hoje, "o Gustav foi o culpado", (...)

Onde é que está isso?
Imagem

Administrador Fórum

.....

por AC Investor Blog » 3/9/2008 20:30

O mais caricato nisto tudo é a razão que a GALP deu para o aumento de hoje, "o Gustav foi o culpado", impressionante........Enquanto não houver controlo no transporte da refinação jamais isto irá desaperecer. Meus amigos é o País que temos, tanto faz ser PS ou PSD ........á coisas q não interressa mexer.......Aliás não convém desagradar aos amigos.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Adrox » 3/9/2008 20:17

Já agora, falam do interesse dos meios de comunicação social em divulgar estas noticias mentirosas é simples:

Se eles divulgarem que a Galp anda anda a xular o povo, e a conseguir grandes lucros à custa do aumento do lucro à conta dos portugueses, têm X de audiencia.

Se eles divulgarem noticias que dizem que a Galp faz reflectir o preço do petroleo no preço da gasolina, e que ganha tanta como todas as outras petroliferas e que as suas margens de lucro não têm aumentado, têm X/2 de audiencias.

Sabendo que os meios de comunicação social vivem para ter audiencia, e quanto mais audiencia tiverem, mais ganham nos contratos publicitários...
É fácil ver qual é que é a noticia que mais lhes convem dar...

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por MarcoAntonio » 3/9/2008 18:00

Martins_Braz Escreveu:Mas também é estranho que as agências noticiosas não saberem que estão constantemente a despejar notícias com erros.

Sim, também é estranho.

Martins_Braz Escreveu:Mas afinal quem é que tem interesse em que a GALP seja enxovalhada?

Pois eu também pergunto.

Tenho um post atrás (já deve estar na página anterior) praticamente só dedicado a isso.

Martins_Braz Escreveu:Agora tentar deitar a GALP a baixo só vejo interesse pelos consumidores. E esses não pagam às agências noticiosas.

Não, não é do interesse dos consumidores.

Talvez eles pensem que é, mas pensam com o coração e não com a cabeça.

Como disse, mais atrás debato essa questão precisamente...

Martins_Braz Escreveu:Essa informação seria mais útil (e esse combate pela informação que tens levado a cabo neste tópico mais proveitoso) se não ficasse limitado aos visitantes e usuários do CB.

Achas que isso seria possível?

No JN não tenho visto grande coisa que mereça uma chamada de atenção (se houve, escapou-me). Se ocorrer por certo que eu envio uma nota para o jornalista.

Tenho visto imensa coisa mas noutros orgãos (incluindo a TSF e a Agência Financeira mas especialmente esta última). E tenho visto erros grosseiros também partirem da ANAREC (não me espanta!) e do ACP (esse espanta-me um pouco mais).

Por acaso, ponderei enviar uma nota para o ACP mas procurei nos contactos do site e não vi nenhum adequado. Optei por não enviar porque para ter trabalho e o mail ir para um local inadequado e ser completamente ignorado, não vale a pena.

Sou persistente mas não sou estúpido.
Imagem

Administrador Fórum

por Martins_Braz » 3/9/2008 17:50

Sim , é estranho.

Mas também é estranho que as agências noticiosas não saberem que estão constantemente a despejar notícias com erros.

Mas afinal quem é que tem interesse em que a GALP seja enxovalhada? Compreendo o interesse contrário, em especial para quem tem acções GALP.

Agora tentar deitar a GALP a baixo só vejo interesse pelos consumidores. E esses não pagam às agências noticiosas.

De qq forma, talvez o melhor fosse dar conhecimento desses erros às agências noticiosas, a começar pelo JN - parceiro do CB.

Essa informação seria mais útil (e esse combate pela informação que tens levado a cabo neste tópico mais proveitoso) se não ficasse limitado aos visitantes e usuários do CB.

Achas que isso seria possível?

por MarcoAntonio » 3/9/2008 17:38

Martins_Braz Escreveu:Marco: independentemente da razão que o limpa esgotos possa ter, a verdade é que foi noticiado. Por isso, se contiver informações ou dados incorrectos, a culpa será mais do órgão de comunicação social e não dele.

Pelo menos é assim que penso

Martins_Braz, por esta altura o Limpaesgotos simplesmente já não me consegue convencer que não sabe que o está a colocar aqui contém mentiras do tamanho do Mosteiro da Batalha...

Se fosse a primeira vez que debatemos sobre isto, talvez.

Mas ele sistematicamente ou coloca números inventados por ele ou notícias com mentiras/erros grosseiros.

Os números verdadeiros estão aqui neste tópico e noutros e têm sido analisados semanalmente em "tempo real". Como ele muito bem sabe!

Também nota que enquanto o crude esteve a subir durante várias semanas, ele nada disse. Com o crude a subir e os combustíveis na bomba a descer, Limpaesgotos neste assunto nem vê-lo...

Ao fim de dois dias de descida do crude aparece "em peso" e sempre a citar notícias cheias de erros.

Também não achas estranho?
Imagem

Administrador Fórum

por Martins_Braz » 3/9/2008 17:30

MarcoAntonio Escreveu:E continuo a dizer que te especializaste em desinformar, Limpaesgotos.

Não há um único post que coloques aqui onde ou os números sejam inventados por ti ou que a notícia que referes contenha enormes falsidades (para não lhe chamar mentiras).

Mais uma vez, o artigo que aqui colocaste diz:

"A subida surpreende os consumidores e analistas visto que nos últimos cinco meses o preço do petróleo tem estado em queda nos mercados internacionais."

MENTIRA!

Engoles isso tudo ou faz parte da tua estratégia espalhar mentiras?

O crude fez os máximos entre o início e meio de Julho. O máximo foi feito há menos de 2 meses!

Falar em 5 meses é banhada completa, uma mentira total. Mais ainda, durante Agosto o crude esteve para nós europeus quase sempre a subir face ao mínimo que tinha sido feito no início do mês.

Marco: independentemente da razão que o limpa esgotos possa ter, a verdade é que foi noticiado. Por isso, se contiver informações ou dados incorrectos, a culpa será mais do órgão de comunicação social e não dele.

Pelo menos é assim que penso

por MarcoAntonio » 3/9/2008 17:26

E continuo a dizer que te especializaste em desinformar, Limpaesgotos.

Não há um único post que coloques aqui onde ou os números sejam inventados por ti ou que a notícia que referes contenha enormes falsidades (para não lhe chamar mentiras).

Mais uma vez, o artigo que aqui colocaste diz:

"A subida surpreende os consumidores e analistas visto que nos últimos cinco meses o preço do petróleo tem estado em queda nos mercados internacionais."

MENTIRA!

Engoles isso tudo ou faz parte da tua estratégia espalhar mentiras?

O crude fez os máximos entre o início e meio de Julho. O máximo foi feito há menos de 2 meses!

Falar em 5 meses é banhada completa, uma mentira total. Mais ainda, durante Agosto o crude esteve para nós europeus quase sempre a subir face ao mínimo que tinha sido feito no início do mês.
Anexos
galp-comb.PNG
galp-comb.PNG (25.29 KiB) Visualizado 11148 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 3/9/2008 17:32, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Flying Turtle » 3/9/2008 17:24

rmachado Escreveu:Fly
Não é possivel fazer o que dizeste pelo simples facto de todos comparem ao mesmo distribuidor (Petrogal) e os postos serem concessões franchisadas... (e não é fácil arranjar licença...)

É bem possível. Mas há mesmo assim uma boa dúzia de revendedores "independentes" em Portugal, portanto já licenciados, que provavelmente não se importariam de comprar os combustíveis a quem lhes demonstrasse ser capaz de lhes vender combustível de forma sustentada abaixo do tal cartel e com formação de preços mais "independente" e "transparente" (estou a utilizar os argumentos do limpaesgotos). Se eles compram à Petrogal não é porque a tal estejam obrigados, é porque certamente lhes é mais vantajoso como aliás o Marco já em tempos aqui demonstrou.

De qualquer forma, não está em causa a razão de ser do meu post.

FT

por MarcoAntonio » 3/9/2008 17:20

Entretanto fui ler o artigo original. Quanto aos consumidores, nada me espanta dado que a ignorância impera.

Quanto aos analistas, se estão surpreendidos com alguma coisa são analistas da treta.

E o artigo tem falsidades logo logo no primeiro parágrafo!
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, lfstorres, m-m, malakas, Mar58, MR32, nunorpsilva, PiFer, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 151 visitantes