Magalhães é Português
scpnuno Escreveu:Mãezinhaaaaaaaaaaaa
Uma perguntinha, se posso interroper a discussão (tão técnica que já vai da informática à marinha)
Devo comprar um Magalhães ao scpnuninho-mais-novo ou manter a inscrição na escola de Futebol do FCP (agora chamada "Dragon Force", deve ser acordo com a microsoft)
Olá scp, bem-vinda de volta! Long time no see...
Na linha do que disse o Crómio, sugeria que visses um pouco o que há aí no mercado antes de fazeres uma escolha. Quanto à opção alternativa que colocaste, a minha sugestão é que deixes o rapaz crescer até ter idade para fazer as suas escolhas em consciência hehehe...
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
carf2007 Escreveu:Sendo o Linux gratuito (ou para as melhores versões, ao preço de 50 €), pergunto quem pagará o Windows: o cliente ou o Estado?
Sendo o cliente, pagará 600 € de software num Pc que custa cerca de 100€ ?
Que exagero (falta de informação), os windows instalados pelos fabricantes ou assembladores de hardware, são OEM , só para exemplo um pack de 3 windows xp home custam 185 € + iva ou seja 1 windows ficaria por 74 € (iva incluido), mas como estamos a falar de centenas ou milhares o preço deverá ser bem inferior.
O windows Vista Ultimate ( o mais caro ) custa 100€ + iva.
OEM (original equipment manufacturer) é uma empresa que utiliza um componente feito por outra empresa nos seus produtos
Abraços.
O Windows a instalar no Magalhães será o Windows XP Embedded, que em OEM será certamente ao preço da chuva ou quase. Para além de questões de patriotismo ou de pró- ou anti-"Microsoftismo" mais ou menos fundamentalistas, e sem possuir grandes conhecimentos sobre o produto (Magalhães) em si e a concepção do respectivo programa por parte do EStado, parece-me adequado facilitar a opção aos utilizadores em condições de preço semelhantes, caso o custo seja também equivalente. Há que não esquecer a questão da compatibilidade e aí o Windows ainda ganha. Depois haverá que pagar o demais software, mas os preços nesse aspecto serão, imagino, relativamente neutros no que respeita ao SO.
FT
Martins_Braz Escreveu:Flying Turtle Escreveu:Crómio Escreveu:Certo, o que significa que o MacOXcorre em PC's!
Assim como, ao que sei, também podes correr o Windows nos Mac.
FT
Bem, poder podes, em especial em dual boot. Mas como quando compras um MAC compras sempre o MAC OS X, fica a questão: porquê correr Win em MAc?
Eu já o tive de fazer por culpa do nosso Governo (CITIUS, HABILUS, etc.). Mas só em casos de extrema NECESSIDADE
Exacto. E há muitas outras aplicações que não correm em Mac, assim como "outras tantas" que têm sistematicamente versões mais actualizadas para Windows do que para Mac. Queiramos ou não, gostemos ou não, o Windows ãinda é o standard do mercado para a generalidade dos consumidores. Isto apesar de o Mac e o linux estarem a ganhar quotas de mercado não desprezíveis nalguns sectores profissionais.
FT
Editado pela última vez por Flying Turtle em 2/9/2008 20:58, num total de 1 vez.
Já agora para o Martins...
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/0tDS9wsjYD0&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/0tDS9wsjYD0&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/uVZlFR2udqg&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/uVZlFR2udqg&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
E podes consultar as características deste bichinho... aqui.
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/0tDS9wsjYD0&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/0tDS9wsjYD0&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/uVZlFR2udqg&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/uVZlFR2udqg&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
E podes consultar as características deste bichinho... aqui.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
scpnuno Escreveu:Mãezinhaaaaaaaaaaaa
Uma perguntinha, se posso interroper a discussão (tão técnica que já vai da informática à marinha)
Devo comprar um Magalhães ao scpnuninho-mais-novo ou manter a inscrição na escola de Futebol do FCP (agora chamada "Dragon Force", deve ser acordo com a microsoft)
SCPNuninoooooo!!!.....

Que prazer ver-te de novo aqui!
Olha, eu ando de olho neste só para ter os mercados comigo a toda a hora e rápidamente...
Por 399 aéreos é um preço quase simbólico.
Grande beijoca repenicada, estilo aquelas das avós, e que estejas de regresso a esta nau...
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/OKZS70s37V0&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/OKZS70s37V0&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
carf2007 Escreveu:Sendo o Linux gratuito (ou para as melhores versões, ao preço de 50 €), pergunto quem pagará o Windows: o cliente ou o Estado?
Que exagero (falta de informação), os windows instalados pelos fabricantes ou assembladores de hardware, são OEM , só para exemplo um pack de 3 windows xp home custam 185 € + iva ou seja 1 windows ficaria por 74 € (iva incluido), mas como estamos a falar de centenas ou milhares o preço deverá ser bem inferior.
OEM (original equipment manufacturer) é uma empresa que utiliza um componente feito por outra empresa nos seus produtos
Abraços.
Não te esqueças do restante software Win... esses Win não trazem, por exemplo, o Office.
- Registado: 17/7/2008 13:21
Abraços.
Ora, exactamente. Do género dos pneus que vêm montados no carro quando o compras.
Então, seguindo o raciocínio, pergunto: estando à venda o Magalhães com Win e com LINUX, qual será aquele que as pessoas vão comprar?
Resposta fácil: com Win, porque estão habituadas, porque é o que usam e, PRINCIPALMENTE, porque nem sabem o que é o LINUX (pergunto a todos os funcionários públicos que por aqui andam, quantos são os que usam LINUX no emprego/os que usam Win).
A verdadeira questão é saber se esse acréscimo de preço vai ser totalmente suportado pelo cliente... ou se, pelo contrário, vai ser suportado em parte pelo Estado.
P.S.: Seria uma boa iniciativa limitar o Magalhães a LINUX pela Caixa Mágica que, sendo uma excelente distribuição, sempre é PORTUGUÊS!! Porque será que não o fizeram?

Flying Turtle Escreveu:Crómio Escreveu:Certo, o que significa que o MacOXcorre em PC's!
Assim como, ao que sei, também podes correr o Windows nos Mac.
FT
Bem, poder podes, em especial em dual boot. Mas como quando compras um MAC compras sempre o MAC OS X, fica a questão: porquê correr Win em MAc?
Eu já o tive de fazer por culpa do nosso Governo (CITIUS, HABILUS, etc.). Mas só em casos de extrema NECESSIDADE
Sendo o Linux gratuito (ou para as melhores versões, ao preço de 50 €), pergunto quem pagará o Windows: o cliente ou o Estado?
Abraços.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Mãezinhaaaaaaaaaaaa
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Crómio Escreveu:Atenção: Só instalas MAC OS X em Mac`s: a Apple só produz software para MAC.
Errado!Coisa diferente é dizer que os actuais MAC`s já têm INTEL de 64-bits.
Certo, o que significa que o MacOXcorre em PC's!
Acabo de montar um PC exclusivamente para correr MacOS.
Vi instalado num HP Pavilion o Mac e o Windows a correr com dualboot.
Abraço e informa-te que isso já é assim há mais de um ano...
Eu não disse que não era possível. A diferença é que podes comprar Win XP ou Vista em qualquer supermercado. E o Mac OS X, pelo que sei, apenas é vendido com o equipamento MAC.
Quanto a correr um MAC OS em PC sei que é possível, porque já fiz isso (atenção que tenho muitos CD com software MAC em casa e no escritório, porque vem sempre um com cada MAC que compro). Mas o resultado não foi dos melhores. Perde-se a grande mais-valia do MAC OS X: a inexistência de fecho forçado de janelas ou aplicações.
Dps conta-me a tua experiência.
Flying Turtle Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Podes esclarecer-me FT? Se souberes, claro.
Infelizmente não sei... foi a primeira vez que "olhei" para o Magalhães, que é produto que não está na minha gama de interssses...
FT
Pois, nem na minha. Mas tal como eu, também o vais pagar!
Atenção: Só instalas MAC OS X em Mac`s: a Apple só produz software para MAC.
Errado!
Coisa diferente é dizer que os actuais MAC`s já têm INTEL de 64-bits.
Certo, o que significa que o MacOXcorre em PC's!
Acabo de montar um PC exclusivamente para correr MacOS.
Vi instalado num HP Pavilion o Mac e o Windows a correr com dualboot.
Abraço e informa-te que isso já é assim há mais de um ano...
William Bernstein
William Bernstein
Re: Flying Turtle
alvim Escreveu:Microsoft; O assalto Planetario. Fala da face oculta da Microsoft.
Appel; Milionario Acidental.
É o assalto planetário da Microsoft e o assalto às livrarias dos livros de teorias da conspiração. Vendem sempre bem... e o $ cai sempre bem no Bill Gates em miniatura que é o autor do(s) livro(s).
A Microsoft é uma empresa que visa o lucro (como todas as empresas) e que visa o domínio do sector (como todas as empresas de grande dimensão).
Claro está que qualquer parceria que faça e qualquer direcção estratégica que tome vai ser sempre demonizada já que isso mesmo se tornou um "culto" para os anti-microsoft.
PS: Não sou nem anti nem pró-microsoft.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/9/2008 20:06, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Martins_Braz Escreveu:FT:
Pergunto se conheces a relação económica que existe entre o Windows Vista 64-bits e os chips da Intel, com a dependência desta última?
Cumprimentos,
Não conheço Martins_Braz. Assim numa pesquisa rápida, verifico que a AMD fabrica já há bastante tempo processadores de 64 bits, não tendo encontrado em qualquer lado alguma referência a incompatibilidades com o Windows Vista. Ver por exemplo:
- http://www.microsoft.com/brasil/windows ... 64bit.mspx
- http://www.windows-vista-update.com/Win ... 4_bit.html
- http://game.amd.com/us-en/drivers_catal ... on-vista64
- e vários outros, basta fazer uma pesquisa no Google.
Se quiseres explicar melhor eu agradeço.
FT
FT,
Se eu quiser, compro um Intel e instalo o MacOS ou Linux.
A Intel não tem nada a haver com o que eu faço.
Agora em relação a esse acordo, pelo menos na área de venda de PC's (com Mac, Linux ou Windows), Mac's e portáteis não tem nada de verdade.
Por exemplo a HP produz portáteis com XP sobre AMD ou Intel... não estou a ver qualquer acordo...
Abraço
Pelo que aqui se diz não vem obrigatoriamente com Windows, ou só com este. Lá foi a INTEL furar o acordo de cavalheiros...
Se eu quiser, compro um Intel e instalo o MacOS ou Linux.
A Intel não tem nada a haver com o que eu faço.
Agora em relação a esse acordo, pelo menos na área de venda de PC's (com Mac, Linux ou Windows), Mac's e portáteis não tem nada de verdade.
Por exemplo a HP produz portáteis com XP sobre AMD ou Intel... não estou a ver qualquer acordo...
Abraço
William Bernstein
William Bernstein
Flying Turtle Escreveu:Entretanto encontrei isto em http://www.portatilmagalhaes.com/pergun ... lhaes-faq/Qual o sistema operativo do Portátil Magalhães?
- O Magalhães será compatível com Windows e Linux. Poderá vir a ter os dois sistemas operativos em simultâneo, ou apenas um deles. Se pelo Linux o mais certo é ter a distribuição portuguesa Caixa Mágica, no caso do Windows deverá ser o Windows XP Embedded a versão elegida para os equipar.
Pelo que aqui se diz não vem obrigatoriamente com Windows, ou só com este. Lá foi a INTEL furar o acordo de cavalheiros...
FT
Como é que se opta? E quem optar por Windows vai pagar o software Windows. Bem, então a que valor vai ficar o Magalhães?
Sendo o Linux gratuito (ou para as melhores versões, ao preço de 50 €), pergunto quem pagará o Windows: o cliente ou o Estado?
Sendo o Estado, porque devemos ser todos nós a dar dinheiro à Microsoft quando tal não é minimamente necessário (foi o próprio FT que referiu que é compatível com LINUX, logo, inexiste necessidade da realização de despesa pública).
Se for o cliente, nada tenho a ver com isso. Cada qual faz a cama onde se deita.
Mas sendo o Estado, fica a interrogação: porquê?
Procurei nas FAQ e não encontrei resposta.
Podes esclarecer-me FT? Se souberes, claro.
Entretanto encontrei isto em http://www.portatilmagalhaes.com/pergun ... lhaes-faq/
FT
Qual o sistema operativo do Portátil Magalhães?
- O Magalhães será compatível com Windows e Linux. Poderá vir a ter os dois sistemas operativos em simultâneo, ou apenas um deles. Se pelo Linux o mais certo é ter a distribuição portuguesa Caixa Mágica, no caso do Windows deverá ser o Windows XP Embedded a versão elegida para os equipar.
FT
OK Alvim, estás a falar desse tipo de controle. Não conheço os livros que indicas e como tal não posso comentar os respectivos conteúdos. Também não conheço o suficiente da estratégia de qualquer dessas empresas para poder comentar a existência ou não de tal tipo de acordo e a sua pertinência. No entanto, não deixo de observar o seguinte:
- Se se trata de um acordo de cavalheiros, não seria tanto um controle, mas mais uma parceria. Caso contrário, qual seria o interesse para a INTEL nesse acordo?
- Tenho apesar de tudo alguma dúvida quanto à probabilidade de um tal tipo de acordo conseguir ser mantido secreto (ou talvez não, porque há os tais livros), sem constar dos relatórios oficiais e das menções obrigatórias a que ambas as empresas estão vinculadas. Também é certo que não andei a vasculhar toda a panóplia de documentos que estão publicados pelas empresas, portanto pode tudo ser apenas ignorância, ou inocência, da minha parte;
- Que os chips (e não navios) INTEL estejam aferidos para trabalhar com sistemas operativos ou outro software Microsoft não espanta. O contrário é que seria de admirar já que, provavelmente, representaria um suicídio dada a posição de dominância da Microsoft no que respeita a SO's para PCs (e que isenta aliás a Microsoft da necessidade de "impôr" seja o que for aos fabricantes de processadores);
- Assim à partida, e dadas as dimensões das empresas em presença, quer-me parecer que tanto a INTEL tem todo o interesse em se manter aberta a trabalhar com os principais SO's em concorrência no mercado (Microsoft, Linux, Apple/Macintosh), como a Microsoft tem interesse em que os seus SO's corram sobre os principais processadores existentes (desde logo os INTEL e os AMD).
Com toda a sinceridade, duvido um pouco da existência de tal acordo e, ainda mais, da sua natureza de "domínio", seja em que sentido for. Mas isto não passa de um sentimento não fundamentado em factos e dados concretos, portanto não vou contestar quem afirme o contrário.
FT
- Se se trata de um acordo de cavalheiros, não seria tanto um controle, mas mais uma parceria. Caso contrário, qual seria o interesse para a INTEL nesse acordo?
- Tenho apesar de tudo alguma dúvida quanto à probabilidade de um tal tipo de acordo conseguir ser mantido secreto (ou talvez não, porque há os tais livros), sem constar dos relatórios oficiais e das menções obrigatórias a que ambas as empresas estão vinculadas. Também é certo que não andei a vasculhar toda a panóplia de documentos que estão publicados pelas empresas, portanto pode tudo ser apenas ignorância, ou inocência, da minha parte;
- Que os chips (e não navios) INTEL estejam aferidos para trabalhar com sistemas operativos ou outro software Microsoft não espanta. O contrário é que seria de admirar já que, provavelmente, representaria um suicídio dada a posição de dominância da Microsoft no que respeita a SO's para PCs (e que isenta aliás a Microsoft da necessidade de "impôr" seja o que for aos fabricantes de processadores);
- Assim à partida, e dadas as dimensões das empresas em presença, quer-me parecer que tanto a INTEL tem todo o interesse em se manter aberta a trabalhar com os principais SO's em concorrência no mercado (Microsoft, Linux, Apple/Macintosh), como a Microsoft tem interesse em que os seus SO's corram sobre os principais processadores existentes (desde logo os INTEL e os AMD).
Com toda a sinceridade, duvido um pouco da existência de tal acordo e, ainda mais, da sua natureza de "domínio", seja em que sentido for. Mas isto não passa de um sentimento não fundamentado em factos e dados concretos, portanto não vou contestar quem afirme o contrário.
FT
Flying Turtle
Amigo Flying Turtle, há coisas que não vêm na "biblia economica".
A Microsoft, há anos que tem um acordo de cavalheiros com a INTEL.
Por exemplo, na tua televisão, micro-ondas, computador, e todas as coisas electronicas com Ships INTEL, estão aferidos para trabalhar num ambiente microsoft. Ou com licença Microsoft.
Aconselhava a leitura de 2 livros muito curiosos.
Microsoft; O assalto Planetario. Fala da face oculta da Microsoft.
A Microsoft, há anos que tem um acordo de cavalheiros com a INTEL.
Por exemplo, na tua televisão, micro-ondas, computador, e todas as coisas electronicas com Ships INTEL, estão aferidos para trabalhar num ambiente microsoft. Ou com licença Microsoft.
Aconselhava a leitura de 2 livros muito curiosos.
Microsoft; O assalto Planetario. Fala da face oculta da Microsoft.
Re: Magalhaes é INTEL
alvim Escreveu:A Microsoft controla a INTEL, há anos
Controla como? Não é seguramente como accionista (ver abaixo)...
FT
- Anexos
-
- Principais accionistas da INTEL. Fonte: http://moneycentral.msn.com/ownership?Symbol=INTC
- INTC accionistas.gif (21.26 KiB) Visualizado 1239 vezes