Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 2/9/2008 9:43

Millennium bcpi
Portucel substitui Impresa na lista das acções com maior potencial de valorização
A Portucel entrou para a lista das empresas com maior potencial de valorização do Millennium bcp investimento, em detrimento da Impresa. A empresa pode subir 67% tendo em conta o "target" de 3,40 euros para o final do ano.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt

A Portucel entrou para a lista das empresas com maior potencial de valorização do Millennium bcp investimento, em detrimento da Impresa. A empresa pode subir 67% tendo em conta o “target” de 3,40 euros para o final do ano.

A lista das cinco cotadas com maior potencial de subida do Millennium bcpi continua a ser liderada pela Sonae Indústria, que conta com um ganho potencial de 130%, considerando o valor de fecho das acções na última sexta-feira e o preço-alvo estabelecido pela casa de investimento para o final de 2009 (6,10 euros).

Em segundo lugar continua a Altri que, com um preço-alvo de 6,75 euros pode subir 161%. Em terceiro e quarto lugares mantêm-se também a Cimpor e a Sonaecom. A cimenteira tem um potencial de valorização de 89% (preço-alvo de 8,10 euros) enquanto a tecnológica pode avançar 72% até ao final deste ano tendo em conta o “target” de 3,35 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por artista_ » 1/9/2008 12:13

A sessão de sexta-feira pareceu-me um "sell on the news" dos que entraram porque já sabiam das notícias... agora penso que vamos ver o real efeito dessas notícias nas próximas sessões!

Abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Analise Portucel

por MikeCorp » 31/8/2008 23:54

Em primeiro lugar gostaria de referir que o facto da Portucel ter a menor dívida do PSI20 pouco ou nada acrescentar. Se tivesse a maior ai sim seria de estranhar. O facto da Dívida Líquida se situar nos 397 ME até poderia querer dizer que a empresa é avessa ao risco, pelo que a dívida não justifica tudo.

Em termos técnicos temos alguns valores a considerar. Nas últimas sessões tem vindo a lateralizar, entre o suporte psicológico dos 2 euros e a resistência de 2,15. Outros valores importantes residem na resistência seguinte, 2,26 euros, e na LTD de longo prazo iniciada há cerca de um ano.
Mais importante é o triângulo descendente formado pela LTD de mp (a amarelo) e o suporte psicológico dos 2 euros. Os próximos movimentos irão definir se assistiremos a uma inversão da tendência bear ou a novas descidas, sendo neste caso os suportes de 1,92 e 1,79 euros os valores a considerar.
Anexos
Análise Portucel.jpg
Análise Portucel.jpg (152.01 KiB) Visualizado 5749 vezes

Registado: 30/7/2008 22:22

por artista_ » 28/8/2008 22:58

Parecem-me boas notícias para a PTI que deverá continuar a crescer sustentadamente... provavelmente foram estas notícias que estiveram na origem do movimento de alta que o título teve recentemente! Será que já foi tudo descontado?! veremos nas próximas sessões...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

Alguma coisa havia...

por Jesse James » 28/8/2008 20:11

Portucel celebra acordos para construir fábricas no Uruguai e Moçambique

A Portucel celebrou acordos com o Governo do Uruguai e de Moçambique para construir unidades fabris nestes dois países. No total, as duas fábricas terão uma capacidade de produção de 2,3 milhões de toneladas por ano.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

A Portucel celebrou acordos com o Governo do Uruguai e de Moçambique para construir unidades fabris nestes dois países. No total, as duas fábricas terão uma capacidade de produção de 2,3 milhões de toneladas por ano.

A empresa celebrou com o governo uruguaio um memorando de entendimento que visa a “concretização de um projecto de investimento compreendendo uma base integrada de desenvolvimento florestal, de produção de pasta e, posteriormente, de produção de papel”. A futura fábrica deverá produzir 1,3 milhões de toneladas por ano.

Em Moçambique, a Portucel chegou a um acordo de princípios que visa “concretizar um projecto de investimento de desenvolvimento florestal, de produção de pasta e produção de papel”. Esta fábrica terá uma capacidade de produção não inferior a um milhão de toneladas por ano.

No total, as duas fábricas terão uma capacidade de produção de 2,3 milhões de toneladas por ano. Em 2007, a produção total de pasta da Portucel totalizou 1,32 milhões de toneladas, enquanto a produção de papel ultrapassou ligeiramente um milhão de toneladas.

No início deste ano, a imprensa portuguesa chegou a avançar que a empresa estaria a ponderar investir numa fábrica de pasta branqueada de eucalipto em Portugal.

No entanto, a Portucel esclareceu em comunicado, em Março de 2008, que Portugal não foi considerado como “uma localização possível por, nas condições actuais de produtividade da floresta nacional de eucalipto, não estar garantida a disponibilidade de matéria-prima necessária para abastecer uma nova fabrica”.

Em Abril deste ano, representantes da Portucel apresentaram ao ministro dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai, Victor Rossi, um projecto de investimento próximo dos 3 mil milhões de dólares.

"Existe a possibilidade de avançar para um investimento que rondará os 3 mil milhões de dólares", afirmou, na altura, Luísa Bastos de Almeida.

"Naturalmente que um investimento desta envergadura leva o seu tempo a ser analisado e aprofundado, mas tudo leva a crer que existem grandes hipóteses para a Portucel construir a maior fábrica de papel da América do Sul aqui no Uruguai", disse à Lusa a embaixadora.
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

Re: Resultados 1º Semestre

por marath » 21/8/2008 0:27

beatles Escreveu:Alguém com conhecimentos pode comentar os resultados que seguem em anexo?

eu não vou comentar mas deixo o comentário que tirei do negocios:

"AVALISTA
Mr Pontes:Portucel:Resultados prejudicados por quebra acentuada da Margem EBITDA em -5,6%.Investimento 550 M€ até 2009 na nova fábrica papel em período mais instavel de mercado; Início de cobertura c/ target de 3,18 €;
Mr Pontes:Portucel: Resultados prejudicados por quebra acentuada da Margem EBITDA em -5,6%.Investimento de 550 M€ até 2009 na nova fábrica de papel em período mais instavel de mercado; Início de cobertura com target de 3,18 €;-------------Aproveito esta divulgação dos Resultados da Portucel, para iniciar a cobertura deste título, passando agora para 14 a quantidade de empresas cotadas em que efectuo cobertura. A Portucel tem 70% do volume de negócios em papel fino, 22% em pasta de eucalipto, e 8% em energia (biomassa, entre outras). Tem em curso a construção de novas instalações em Setubal, para instalação de uma nova máquina de papel, no valor de 550 M€, e que aumentará a capacidade anual de produção de papel de cerca das actuais 1 milhão de toneladas, para 1,5 milhão de toneladas, o que irá aumentar ainda mais a concentração do negócio em papel (folhas, e bobinas). O período de maior instabilidade dos mercados, de matérias primas e dos produtos, cria riscos adicionais para este investimento, que se prevê seja inaugurado em 2009. Para além de que irá mais que duplicar o endividamento sujeito a encargos financeiros, que actualmente está em 397 M€. A empresa está demasiado concentrada, pois o grupo SEMAPA detém cerca de 75,4% do capital. Quanto aos resultados do 1º semestre, a mim impressionou-me substancialmente o facto da Margem EBITDA ter descido -5,6% num ano, de 30,8% para 25,2%, facto que é claramente negativo, devido ao aumento do custo das matérias primas. Mas, a Portucel também beneficiou de uma taxa de imposto IRC excepcionalmente baixa no 1º semestre de 2008, por razões não explicadas, quando se tivesse sido aplicada a taxa de IRC que a empresa aplicou no 1º Semestre de 2007, os Resultados actuais do 1º semestre de 2008 teriam sido inferiores em mais de 8 M€, e se o IRC fosse à taxa normal de 25% mais derrama, o resultado teria sido inferior em cerca de 6 M€ no 1º semestre de 2008. Ou seja, uma menor provisão para IRC no 1º semestre de 2008, compensou parcialmente a elevada perda na Margem EBITDA. Positivo, foi a diminuição do endividamento sujeito a encargos financeiros, de 417 M€ para 397 M€. A instabilidade cambial, é também um risco actual, pois as importações de papel de outros produtores em alguns mercados, pode retirar vendas substanciais. E a Portucel está na Europa(Austria, Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido), e América do Norte. A Portucel tem algumas marcas de papel de grande notoriedade, sendo a Navigator possivelmente a mais conhecida, e com maior afirmação. Quanto à avaliação, neste início de cobertura da Portucel: o valor contabilistico é de 1,53 €, de 1,17 mil M€ de capital próprio e 767,5 milhões de acções. O futuro da Portucel para mim, vale mais 1,65 €. Assim, o meu price target da Portucel é de 3,18 €. Pelo que o seu potencial de valorização face ao meu target é de 55%, face à cotação de 20-08-2008. Ou seja, das 14 empresas que faço cobertura na bolsa portuguesa, a Portucel passa a ocupar o 5º lugar das empresas com maior capacidade de valorização face aos meus price targets (atrás da Sonae SGPS com potencial de valorização de 78%, Sonae Industria com 71%, BPI com 70%, e Banif com potencial de valorização de 64%)."

Registado: 22/9/2007 13:24

Re: Resultados 1º Semestre

por jorge.amorim » 20/8/2008 21:53

beatles Escreveu:Alguém com conhecimentos pode comentar os resultados que seguem em anexo?

Li que os analistam priviam uma descida do EBITDA até 10%... como foi muito maior a descida (14%) e julgando pelo título da notícia dos resultados noutra publicação, diria que o resultado foi inferior ao esperado.

quem souber que me corrija ou aprofunde :)

cumprimentos a todos

Registado: 30/1/2008 11:24

Resultados 1º Semestre

por beatles » 20/8/2008 18:06

Alguém com conhecimentos pode comentar os resultados que seguem em anexo?
Anexos
FR19876.pdf
(107.72 KiB) Transferido 266 Vezes

Registado: 20/2/2008 11:35

por Ulfilanis » 14/8/2008 16:53

alguem podia colocar aqui um grafico actualizado deste papel !!

Registado: 27/6/2007 15:52

por Laaz Rockit » 7/8/2008 18:52

A vela ainda foi mais bonita do que eu previa :wink:

Amanhã se continuar com esta força, também vou dar uma bicadinha.

Abraço.
Anexos
PORTUCEL.png
PORTUCEL.png (13.99 KiB) Visualizado 7231 vezes
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por fitas » 7/8/2008 17:36

Obrigado pelo reparo. de vez em quando saem umas gralhas. :lol:

De facto queria dizer 2,06€!!! Foi o sentimento. :lol:

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por fnabais.ferro » 7/8/2008 17:29

fitas Escreveu:E fechou mesmo em máximos (2,60€).

Não será 2.06€??? :roll:

A 2.60 tinha ofuscado a GALP e de que maneira!!! :mrgreen:

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por fitas » 7/8/2008 16:52

E fechou mesmo em máximos (2,60€).

Será um ponto de partida ambicioso segundo o seu update?

Este título é muito seguro, pelo que depreendo que algo está na manga. O que sairá?

Amanhã veremos. :roll:

BN
Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por Laaz Rockit » 7/8/2008 14:20

Na minha opinião, se fechar acima dos 2€ fica numa situação interessante. Acima da EMA50 e com volume a subir. Desenhei uma vela bonitinha a azul. Que tal? :lol:

Abraço.
Anexos
PORTUCEL.png
PORTUCEL.png (28.53 KiB) Visualizado 7509 vezes
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por ClyssaN » 7/8/2008 10:42

Obrigado

Registado: 19/4/2007 12:54

por artista_ » 7/8/2008 10:33

ClyssaN Escreveu:Alguém quer fazer um update à Portucel ?!

Obrigado.

Até à sessão de ontem :wink:
Anexos
pti.jpg
pti.jpg (87.77 KiB) Visualizado 7667 vezes

por ClyssaN » 7/8/2008 10:03

Alguém quer fazer um update à Portucel ?!

Obrigado.

Registado: 19/4/2007 12:54

por artista_ » 24/7/2008 15:35

Embora não me pareça que os resultados da Portucel venham a ser afectados desta forma não deixa de ser uma notícia menos boa para o título...

Bons negócios

artista

por marafado » 24/7/2008 12:41

No segundo trimestre
Lucros da Stora Enso descem 84% pressionados pelos custos com madeira
A Stora Enso, a maior empresa europeia de papel, anunciou que o lucro do segundo trimestre desceu 84% , penalizado pelos elevados custos com a madeira e pela fraca procura, ficando abaixo das previsões dos analistas.

Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt

A Stora Enso, a maior empresa europeia de papel, anunciou que o lucro do segundo trimestre desceu 84% , penalizado pelos elevados custos com a madeira e pela fraca procura, ficando abaixo das previsões dos analistas.

O resultado líquido da empresa desceu para os 23,3 milhões de euros face aos 141,3 milhões de euros, obtidos no mesmo período do ano anterior. Os analistas contactados pela agência Bloomberg previam um lucro de 59 milhões de euros.

As vendas caíram 4% para 2,87 mil milhões de euros, o que compara com os 2,86 mil milhões de euros antecipados pelos analistas contactados pela agência Bloomberg.

Esta foi a terceira queda de lucro trimestral consecutiva provocada pela elevada inflação na história recente da indústria, pela subida nos preços do petróleo, e pela valorização do euro, acrescentou, em comunicado, o presidente executivo da companhia, Jouko Karvinen, citado pela agência Bloomberg.

Registado: 5/10/2004 16:59

por artista_ » 18/7/2008 20:29

carrancho Escreveu:Artista, ainda tens PTI? Que me dizes dela?

Se acompanhasses o meu blogue sabias que sim :wink:

É uma posição para a qual defini uma estratégia diferente, de longo prazo, já a expliquei numa resposta no blogue http://sobe-e-desce.blogspot.com/2008/0 ... roduo.html

Eu tenho usado o método reflexivo ao longo dos anos (um dia tenho de escrever sobre este método) e neste momento posso-te dizer que dificilmente repetirei este tipo de estratégia, mesmo que ela venha a ser rentável, acredito que sim, não se enquadra tão bem, como outro tipo de estratégias, na minha forma de ser...

Continuo a acreditar na PTI como uma empresa que está e vai crescer bastante, por isso acredito nela a médio/longo prazo! O facto de ter caído menos que muitas outras pode ser um bom indicador de que a empresa está mais preparada para passar por esta crise com danos menores. Por outro lado pode haver, neste momento, empresas mas apetecíveis em termos fundamentais devido ás quedas fortíssimas que tiveram...

um abraço

artista

por rsacramento » 18/7/2008 14:30

lol 0.6€

Registado: 29/11/2007 12:50

por lemor » 18/7/2008 14:27

6 euros ?
1,60 ou 0,60 ?

rsacramento Escreveu:das duas uma: se após testar o suporte ressaltar, subir e romper a primeira resistência a azul, está activado o duplo fundo; se, pelo contrário, romper consistentemente o suporte, estão pode projectar-se uma queda dum valor acima dos 6 euros

Registado: 8/3/2007 15:37

por rsacramento » 18/7/2008 14:20

das duas uma: se após testar o suporte ressaltar, subir e romper a primeira resistência a azul, está activado o duplo fundo; se, pelo contrário, romper consistentemente o suporte, estão pode projectar-se uma queda dum valor acima dos 6 euros

Duplo Fundo?

por Pirronico » 18/7/2008 14:15

Eu não percebo muito de AT. Mas tenho olhado p os gráficos e pergunto a mim mesmo: será q a PTI não está a desenhar um "duplo fundo"?

Agradeço opiniões!

OBG.

Registado: 19/2/2008 18:04

por rsacramento » 18/7/2008 13:22

Ulfilanis Escreveu:Muito boa noite ! sera q podiam actualizar o grafico deste papel ??
obrigado!

valores de ontem:
Anexos
portucel.png
portucel.png (9.97 KiB) Visualizado 4701 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot], TTM62 e 206 visitantes