Comprar Casa ...
carf2007 Escreveu:Não concordo em absoluto. O preço do m2 de uma casa/apartamento não depende unicamente do estado da casa. Se a zona onde se situa a casa evoluiu com o construção de novos equipamentos sociais de forma a proporcionar uma qualidade de vida melhor para os que moram lá então é perfeitamente natural que uma casa em 2ª mão se esteja a valorizar.
Só para reforçar , deixo alguns exemplos de grande valorização nos ultimos anos devido ao que foi dito acima :
Matosinhos - Senhora da Hora ( Proximo ao NorteShopping ) e Matosinhos Sul
Lisboa - Zona da Expo e Baixa
Algarve então nem digo nada !!
Zona da Baixa? Tirando os antigos Armazéns do Chiado e o metro do Rossio (para quem não tem medo de lá andar), que outros equipamentos ou infa-estruturas foram criadas? Atenção que se trata de uma zona de luxo de Lisboa... por isso essas infra-estruturas parecem-me QUASE irrelevantes...
- Registado: 17/7/2008 13:21
Não concordo em absoluto. O preço do m2 de uma casa/apartamento não depende unicamente do estado da casa. Se a zona onde se situa a casa evoluiu com o construção de novos equipamentos sociais de forma a proporcionar uma qualidade de vida melhor para os que moram lá então é perfeitamente natural que uma casa em 2ª mão se esteja a valorizar.
Só para reforçar , deixo alguns exemplos de grande valorização nos ultimos anos devido ao que foi dito acima :
Matosinhos - Senhora da Hora ( Proximo ao NorteShopping ) e Matosinhos Sul
Lisboa - Zona da Expo e Baixa
Algarve então nem digo nada !!
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Re: Pensamento
Bullet23 Escreveu:Não acham que os impostos sobre esses imóveis abandonados deveriam aumentar obrigando assim o mercado a ajustar o preço?
43. Os prédios urbanos arrendados para habitação têm isenção?
Sim. Ficam isentos de IMI, pelo período de 6 ou 3 anos a determinar de acordo com a tabela constante do nº 5 do artigo 42º do Estatuto dos Benefícios Fiscais, os prédios ou parte de prédios construídos de novo, ampliados, melhorados ou adquiridos a título oneroso, quando se trate da primeira transmissão, na parte destinada a arrendamento para habitação, desde que arrendados no prazo de seis meses, após a aquisição ou a conclusão das obras, iniciando-se a isenção a partir da celebração do primeiro contrato de arrendamento.
Tratando-se de prédios melhorados ou ampliados, a isenção aproveitará apenas ao valor patrimonial tributário correspondente ao acréscimo resultante das ampliações ou melhoramentos efectuados, tendo em conta, para a determinação dos respectivos limites e período de isenção, a totalidade do valor patrimonial tributário, após o aumento derivado de tais ampliações ou melhoramentos.
A isenção será reconhecida pelo chefe do serviço de finanças da área da situação do prédio, em requerimento devidamente documentado, que deverá ser apresentado pelos sujeitos passivos no prazo de 60 dias contados da celebração do contrato de arrendamento.
Esta isenção pode ser reconhecida ao mesmo sujeito passivo por cada prédio ou fracção autónoma destinada a arrendamento para habitação (nº 11 do artº 42º do EBF).
Para poder beneficiar de isenção não pode o sujeito passivo ter dívidas à administração tributária nem à segurança social.
in [url]http://www.dgci.min-financas.pt/dgci/Templates/Description.aspx?NRMODE=Published&NRNODEGUID={3FD8724B-3320-4912-8FAD-E0688B39E7F9}&NRORIGINALURL=%2fpt%2fapoio_contribuinte%2fguia_fiscal%2fimi%2f&NRCACHEHINT=Guest#imi43[/url] (copiar para a barra de endereços do browser).
Tem-se falado frequentemente numa tributação mais pesada dos prédios devolutos. Não vejo no entanto quando, como e em que extensão tal será levado à prática. Alguém conhece o diploma legal, ou projecto, referente a esta questão?
Abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Pensamento
Durante anos e anos ergueram-se casas e prédios, tudo isto aliado a um planeamento urbanístico muito duvidoso. Ganharam-se Milhões. É do conhecimento geral que uma casa era comprada por 100 000 euros e declarados 50 000 euros ou menos ao fisco. Alguns construtores foram enriquecendo sem pagar os devidos impostos, de tal modo que agora mesmo sem clientes têm capitais próprios para aguentar esses imóveis agora abandonados.
Foi sempre um sector que convinha ao estado (contrução). Especulação imobiliária (“deu para todos e para tudo”), até para mascarar o crescimento PIB.
Agora acabou-se a mama.
A quem se pede para tirar agora Portugal do Abismo? Aos jovens Doutores e Engenheiros que tem o dever de criar o valor acrescentado que estes Sr(s) não foram capazes de criar, mas riqueza lá isso criaram.
E aqui todos, mas mesmo todos os governos foram culpados.
Não acham que os impostos sobre esses imóveis abandonados deveriam aumentar obrigando assim o mercado a ajustar o preço?
Cumprimentos
Foi sempre um sector que convinha ao estado (contrução). Especulação imobiliária (“deu para todos e para tudo”), até para mascarar o crescimento PIB.
Agora acabou-se a mama.
A quem se pede para tirar agora Portugal do Abismo? Aos jovens Doutores e Engenheiros que tem o dever de criar o valor acrescentado que estes Sr(s) não foram capazes de criar, mas riqueza lá isso criaram.
E aqui todos, mas mesmo todos os governos foram culpados.
Não acham que os impostos sobre esses imóveis abandonados deveriam aumentar obrigando assim o mercado a ajustar o preço?
Cumprimentos
- Registado: 27/5/2008 12:02
Paulo Moreira Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Segundo o INE existem em Portugal Portugal 5 590 370 Alojamentos familiares dos quais
5 369 636 no Continente , o que da um alojamento para menos de duas pessoas.
Exceptuando os imóveis que valorizam pelo local, tipo de habitação, e classe de proprietários temos uma larga maioria de alojamentos a mais neste País. Se os preços não cem alguém os aguenta artificialmente (para mim os suspeitos do costume).
Já agora quais são os suspeitos do costume?
Desde logo os construtores , as imobiliarias (ou promotores de edif. novos) a banca que financia esses construtores. Até o Estado com os IMI e a cont. autarquica.
Se reparar neste quadro o unico que fica a "perder" é sempre o comprador quem é quem suporta tudo e paga tudo.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Segundo o INE existem em Portugal Portugal 5 590 370 Alojamentos familiares dos quais
Exceptuando os imóveis que valorizam pelo local, tipo de habitação, e classe de proprietários temos uma larga maioria de alojamentos a mais neste País. Se os preços não cem alguém os aguenta artificialmente (para mim os suspeitos do costume).
Já agora quais são os suspeitos do costume?
Paulo Moreira
Segundo o INE existem em Portugal Portugal 5 590 370 Alojamentos familiares dos quais
- Anexos
-
downloadXLS97.xls
- (9 KiB) Transferido 156 Vezes
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
So what ?
VALOR Escreveu:Penso que neste caso deve ser visto caso a caso.
Eu acho normal e compreensivel que um imóvel usado valorize, se este por exemplo estiver localizado numa zona onde exista poucos terrenos para construção e haja muita procura de habitação.
Se os terrenos são escassos, se o preço m2 é exubirtante, se não se pode construir em altura é normal os preços balorizarem em vez de desvalorizar.
Dou um exemplo de uma cidade em concreto e que conheço minimamente bem....Espinho........
Por exemplo um imóvel comprado a 15 anos por 80000 euros vale hoje 150000.
Tudo tem que ser visto caso a caso ............
BN
Duplicar o capital em 15 anos, isso atee com o juros do BCE...

- Registado: 22/4/2003 23:12
Soo poderaa cair menos o segmento alto (luxo)...
...todos os outros, por excesso de oferta e retraccao na procura, cairao inexoravelmente. Tal como ee dito acima ainda ha quem queira acreditar em bruxas e julgue o imobiliario isento de uma desvalorizacao muito elevada. Qual carapuca ! Andaram pra aih os patos-bravos a construir em barda, e agora o mercado nunca poderaa absorver essa quantidade de casas, nem em 30 anos. E querem entao acreditar que os precos se manterao... Pois... 

- Registado: 22/4/2003 23:12
Penso que neste caso deve ser visto caso a caso.
Eu acho normal e compreensivel que um imóvel usado valorize, se este por exemplo estiver localizado numa zona onde exista poucos terrenos para construção e haja muita procura de habitação.
Se os terrenos são escassos, se o preço m2 é exubirtante, se não se pode construir em altura é normal os preços balorizarem em vez de desvalorizar.
Dou um exemplo de uma cidade em concreto e que conheço minimamente bem....Espinho........
BN
BN
Não concordo em absoluto. O preço do m2 de uma casa/apartamento não depende unicamente do estado da casa. Se a zona onde se situa a casa evoluiu com o construção de novos equipamentos sociais de forma a proporcionar uma qualidade de vida melhor para os que moram lá então é perfeitamente natural que uma casa em 2ª mão se esteja a valorizar.
Paulo Moreira
Concordo com Lion-Heart.
Com os USA, UK e Espanha como estao, Portugal vem a seguir, apesar de os precos por ca serem mais baratos em media.
Mas penso ser nas casas em 2 mao que a queda vai ser maior, pois nas novas o custo de construcao e a legislacao (novas especificacoes requeridas) nao deixam muito espaco para descer.
Com os USA, UK e Espanha como estao, Portugal vem a seguir, apesar de os precos por ca serem mais baratos em media.
Mas penso ser nas casas em 2 mao que a queda vai ser maior, pois nas novas o custo de construcao e a legislacao (novas especificacoes requeridas) nao deixam muito espaco para descer.
Ora ca esta uma das coisas onde se aplica a mentalidade mesquinha e retrogada dos Portugueses.
Não sei se repararam mas existem umas 200.000 habitações para vender em Portugal novas mais os milhares que estão a venda.
Os preços não baixam pois não, ja ouviram alguem dizem que quer vender a perder? É como na bolsa, so vendem no final do crash.
Vamos a factos:
Uma imovel e como outro bem qualquer , com o uso deteriora-se e fica velho. Agora alguém me explique poeque uma casa usada tem que valorizar? Um erro que as imobiliarias e a banca criaram nas pessoas , mas agora essa pessoas vão as imobiliarias e eles dizem por que preço as vendem (menos 15 a 20% do que o que compraram). É verdade que os preços subiam sempre, claro pela simples logica da procura e oferta, mas desde final dos anos 90 que a oferta ultrapassa em muito a procura.
Em Espanha so no ultimo ano fecharam metade das imobiliarias, faliram muitos construtores e as casas cairam para valores proximos dos de custo, por ca isso não acontece pq o mercado e mantido artificialmente pelos suspeitos do costume que manipulam como queresm este pequeno Páis a beira mar plantado.
Tenho um amigo que comprou em 2004 uma casa por 110 mil euros. Pos a casa a venda dois anos depois e o maximo que lhe deram foi 100.000 , tipico Português diz que não vende a perder. Hoje ninguem lhe da mais que 90.000 e ja pagou mais dois anos de juros a banca. Quando e se precisar de a vender vais ser por 85.000 ou menos. Isto é um exemplo tipico de muita gente.
Mas se pesquisar bem encontra bons preços e grandes compras. E os preços ainda vão cair mais!
Não sei se repararam mas existem umas 200.000 habitações para vender em Portugal novas mais os milhares que estão a venda.
Os preços não baixam pois não, ja ouviram alguem dizem que quer vender a perder? É como na bolsa, so vendem no final do crash.
Vamos a factos:
Uma imovel e como outro bem qualquer , com o uso deteriora-se e fica velho. Agora alguém me explique poeque uma casa usada tem que valorizar? Um erro que as imobiliarias e a banca criaram nas pessoas , mas agora essa pessoas vão as imobiliarias e eles dizem por que preço as vendem (menos 15 a 20% do que o que compraram). É verdade que os preços subiam sempre, claro pela simples logica da procura e oferta, mas desde final dos anos 90 que a oferta ultrapassa em muito a procura.
Em Espanha so no ultimo ano fecharam metade das imobiliarias, faliram muitos construtores e as casas cairam para valores proximos dos de custo, por ca isso não acontece pq o mercado e mantido artificialmente pelos suspeitos do costume que manipulam como queresm este pequeno Páis a beira mar plantado.
Tenho um amigo que comprou em 2004 uma casa por 110 mil euros. Pos a casa a venda dois anos depois e o maximo que lhe deram foi 100.000 , tipico Português diz que não vende a perder. Hoje ninguem lhe da mais que 90.000 e ja pagou mais dois anos de juros a banca. Quando e se precisar de a vender vais ser por 85.000 ou menos. Isto é um exemplo tipico de muita gente.
Mas se pesquisar bem encontra bons preços e grandes compras. E os preços ainda vão cair mais!
Lion_Heart
Lion_Heart
Olá,
depende do objectivo.
Se fôr investir para rentabilizar ( alugar),anda por ai muito bom negócio,ou seja muita oferta para pouca procura o que faz baixar o preço de quem por qualquer motivo precisa de vender.
Se fôr para habitação própria o problema pode ser mais pessoal,ou seja,aquilo que quer e gosta pertencer a quem não precisa de vender,logo,não baixa o preço nem que "cristo desça à terra".
Não acredito que as casas/apartamentos com qualidade desçam de preço por ai além,mas isto é a minha opinião.
cumps
depende do objectivo.
Se fôr investir para rentabilizar ( alugar),anda por ai muito bom negócio,ou seja muita oferta para pouca procura o que faz baixar o preço de quem por qualquer motivo precisa de vender.
Se fôr para habitação própria o problema pode ser mais pessoal,ou seja,aquilo que quer e gosta pertencer a quem não precisa de vender,logo,não baixa o preço nem que "cristo desça à terra".
Não acredito que as casas/apartamentos com qualidade desçam de preço por ai além,mas isto é a minha opinião.
cumps
Re: Comprar Casa ...
EUROLITE Escreveu:Olá amigos...
Venho por este meio pedir opinião a todos vcs que se dedicam com tanto empenho a esta area dos negócios !
Como estou a pensar a vir adquirir casa nos proximos tempos 1 a 2 anos ... queria saber se acham que é boa altura para investir ?
Pois ouço falar em descidas de preços mas na zona litoral onde vivo proximo de Aveiro vejo tudo ao mesmo preço ou mais caro por vezes...!
virá este a caír ou será mesmo boa altura para comprar...?
grato
bfs
Tenho muitas dúvidas se o valor das casas irá descer mais (aliás chegou a descer?).
Quando andei à procura de casa (últimos 2 anos na Figueira da Foz), o que verifiquei foi o seguinte:
a) Casas baratas só aquelas que não tem qualquer atractivo – fraca construção, má vizinhança, localização sofrível, …;
b) Construtores com “nome na praça” não vendem por menos de X, durante décadas ganharam imenso dinheiro (constroem com capitais próprios e esperam por melhor dias).
c) Construção com alguma qualidade e boa localização é vendida ainda em projecto.
d) Razoáveis negócios fazem-se com o pessoal que está com a “corda ao pescoço” mas isso é preciso conhecer os respectivos intervenientes;
Isto foi o que investiguei na minha zona, mas em Aveiro pode ser diferente, pelo menos há uns anos, a construção era mais barata.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Comprar Casa ...
Olá amigos...
Venho por este meio pedir opinião a todos vcs que se dedicam com tanto empenho a esta area dos negócios !
Como estou a pensar a vir adquirir casa nos proximos tempos 1 a 2 anos ... queria saber se acham que é boa altura para investir ?
Pois ouço falar em descidas de preços mas na zona litoral onde vivo proximo de Aveiro vejo tudo ao mesmo preço ou mais caro por vezes...!
grato
bfs
grato
bfs
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, fosgass2020, Google [Bot], iniciado1, latbal, PAULOJOAO e 203 visitantes