Caldeirão da Bolsa

short selling

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: iluminação

por Dwer » 28/8/2008 10:44

analystxx Escreveu:sabios da alta finança, iluminai-nos com o vosso conhecimento

Emprestimo de acções: existe em portugal? têm remuneração?

eheheh... falei cedo de mais
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

iluminação

por analystxx » 28/8/2008 10:33

sabios da alta finança, iluminai-nos com o vosso conhecimento

Emprestimo de acções: existe em portugal? têm remuneração?

Registado: 27/8/2008 12:15

por Martins_Braz » 27/8/2008 20:39

Dwer Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:compreendi e concordo. Mas os foruns são mesmo assim, com profetas e terroristas :roll:

Boa MB!
Cheguei a uma conclusão! A profetização e o terrorismo radicam na mesma coisa: ignorância.
Profetas e terroristas baseiam-se na ignorância das pessoas para atingirem os seus fins.

Os fins é que não são lá muito inteligíveis.
A maior parte das vezes o comportamento destes bichos parece gratuito.

E os políticos, não te esqueças. Ignorância também é com eles.

Registado: 17/7/2008 13:21

por Dwer » 27/8/2008 20:35

Martins_Braz Escreveu:compreendi e concordo. Mas os foruns são mesmo assim, com profetas e terroristas :roll:

Boa MB!
Cheguei a uma conclusão! A profetização e o terrorismo radicam na mesma coisa: ignorância.
Profetas e terroristas baseiam-se na ignorância das pessoas para atingirem os seus fins.

Os fins é que não são lá muito inteligíveis.
A maior parte das vezes o comportamento destes bichos parece gratuito.
Abraço,
Dwer

por Martins_Braz » 27/8/2008 20:08

Dwer Escreveu:Um tópico interessante sobre short selling.
A ausência dos profetas faz-se notar.

Não seja por isso...

Eu penso que todos estes produtos financeiros são meros papeis sem valor intrinseco e por isso aplicar os meus euritos nesses produtos seria impensavel.

Na verdade, no dia 11 de Novembro de 2011, essa bolha rebentara

Ass: o "Nostra Damos" (tradução = o nosso a ti o damos) do século XXI

:P :P

P.S.: Dwer: compreendi e concordo. Mas os foruns são mesmo assim, com profetas e terroristas :roll:

Registado: 17/7/2008 13:21

por Jesse James » 27/8/2008 19:59

Para mim, que não entendo ainda muitos produtos, a melhor opção é o big directamente e os turbo put.
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por Dwer » 27/8/2008 19:49

Um tópico interessante sobre short selling.
A ausência dos profetas faz-se notar.
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 27/8/2008 17:38

O Michael estava a falar da taxa de juro (e do spread aplicado à taxa de juro).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Spread de CFD's

por AikyFriu » 27/8/2008 17:02

Os spreads de CFD's da Gobulling são Spread da Acção +⁄- 0,1% do preço do Bid , não 3%.

Na prática compras ao (preço de venda+0.1% do preço de compra) e vendes ao (Preço de compra + 0,1% do preço de compra).

Um abraço[/i]

Registado: 23/2/2008 20:24

por smallfield » 27/8/2008 16:36

Em relação a short selling tens tambem os Futuros Nacionais, com spreads bem competitivos. Infelizmente, continua a não existir em Portugal um Mercado de Derivados ( Opções e Futuros) com massa critica suficiente opções e futuros que torne o empréstimo de títulos mais frequente e desenvolvido dando mais liquidez e soluções sobre os activos nacionais.
Aliás, as empresas nacionais são as únicas na Europa UE que não têm opções a negociar em Bolsa.

Registado: 10/12/2007 10:25

por analystxx » 27/8/2008 15:29

já agora: existe um emprestimo de emprestimo de acções.
Quem têm uma carteira virada para o longo prazo, pode emprestar as suas acções e com isso acrescentar um rendimento extra ao seu patrimonio. creio que os emprestimos são pagos a uma taxa inferior á de juro.
Alguem sabe mais sobre este tópico em portugal?

Cheers

Registado: 27/8/2008 12:15

por smallfield » 19/2/2008 9:30

A melhor maneira de em Portugal entrar curto sem ser intra day, são os Futuros sobre acções, é verdade que é um Mercado ainda pouco divulgado, mas os spreads são melhores do que o dos CFDS e com quantidades perfeitamente razoáveis, por exemplo a EDP para Março está a cotar agora a 4,233 com 4,243.

Registado: 10/12/2007 10:25

por michael » 18/2/2008 23:36

Branc0 Escreveu:
michael Escreveu:Talvez não tenha sido claro, quando estás longo pagas juros (taxa + spread), quando estás curto recebes juros (taxa - spread). O spread acho que é de 3% e a taxa deve rondar os 4%. Longo pagas 7%, curto recebes 1%.

Se já sabias disso fiquei sem perceber o que tens contra os CFDs para estar curto. O spread bid/ask é alto para alguns titulos mas, na minha opinião, vale a pena pela oportunidade de investimento.

E curto até te interessa que paguem os juros sobre o total do capital (e não os 50% que metes no caso da Altri) ;)

Sim, tens razão mas cada tolo com a sua mania. Não gosto de CFDs (spread, juros), nem warrants (knock-outs, volatilidade, valor temporal, market makers a dormir), nem trackers (não percebo), nem forex onde fazem matching interno e dão bid/asks diferentes do mercado, pronto, não gosto de coisas que não percebo, pouco transparentes, que reflectem outras coisas, que não consegues ver nem estimar, que tem lá uma pessoa/máquina a dar liquidez. Acções e futuros sei que a minha ordem foi para o mercado e que para sair basta-me ir ao bid (ou ask se tiver curto) e encontrar-me com o mercado. Sei lá são manias :P
Não gosto de CFDs mas confesso que é bastante útil para entrar curto e que usei e que se tivesse disponibilidade continuaria a usar (para ficar vendido), mas não gosto deles!!!
E acho que os juros são irrelevantes (1% ao ano e ficas com dinheiro empatado em margem). Um depósito à ordem no Big (SuperConta) dá 3%.

Registado: 28/12/2006 1:38

por Branc0 » 18/2/2008 23:00

michael Escreveu:Talvez não tenha sido claro, quando estás longo pagas juros (taxa + spread), quando estás curto recebes juros (taxa - spread). O spread acho que é de 3% e a taxa deve rondar os 4%. Longo pagas 7%, curto recebes 1%.

Se já sabias disso fiquei sem perceber o que tens contra os CFDs para estar curto. O spread bid/ask é alto para alguns titulos mas, na minha opinião, vale a pena pela oportunidade de investimento.

E curto até te interessa que paguem os juros sobre o total do capital (e não os 50% que metes no caso da Altri) ;)
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por michael » 18/2/2008 22:47

Branc0 Escreveu:Há aqui uma confusão qualquer... quando estou curto em CFDs costumo receber juros e não pagá-los...

Talvez não tenha sido claro, quando estás longo pagas juros (taxa + spread), quando estás curto recebes juros (taxa - spread). O spread acho que é de 3% e a taxa deve rondar os 4%. Longo pagas 7%, curto recebes 1%.

por Branc0 » 18/2/2008 22:32

Já agora fica aqui a imagem... para mil acções da EDP recebo um juro diario de 17 cêntimos.

O spread é alto é certo e estar longo em CFDs é realmente um roubo, mas para entrar curto é o que uso.
Anexos
cfd.JPG
cfd.JPG (51.24 KiB) Visualizado 1980 vezes

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Branc0 » 18/2/2008 22:30

Há aqui uma confusão qualquer... quando estou curto em CFDs costumo receber juros e não pagá-los...

por michael » 18/2/2008 21:25

Pois, acho que tens razão quanto à legalidade.
Quanto aos CFDs tenho as minhas razões para não gostar, nomeadamente alavancagem não definida por mim, spreads dilatados, pagar juros acrescido de spread e sobre a totalidade da posição (o rídiculo que é, por exemplo para casos como a altri que a alavancagem é de 2, estás com 50% do dinheiro empatado e tás a pagar juros sobre os 100% - isto para mim é um roubo!) e receber subtraido de spread. Depois parece que estou a negociar dentro dalguma manha qualquer, não estou a negociar directamente no mercado, não vejo a minha ordem não sei se segue a cotação em tempo real, etc. Mas o pior é o spread, que para acções é de cerca de 0,8%... para o intraday nem o Soros se safava. Odeio CFDs :mrgreen:

por Fibonacci » 18/2/2008 20:44

michael,

Legal é. Difundido nem por isso.
Podes encontrar mais informação em https://www.interbolsa.pt/Default.aspx?tabid=223.

Não tenho a certeza mas, por transacção de empréstimo, a Interbolsa cobra 100 EUR... isto afasta quase completamente os investidores de retalho. A nível institucional vai funcionando.

Por outro lado, se comparares esta hipótese com os CFDs até podes encontrar mais vantagens nos CFDs. Aqui tens sempre um custo com a comissão e o pagamento do juro a quem te empresta as acções.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por michael » 18/2/2008 19:51

Por acaso é uma coisa que gostava que fosse legal e difundido, não será muito difícil ter um sistema central que empreste acções, mostre short interest e para quem está longo com posições empatadas sempre ia recebendo juros.

por Pulka » 18/2/2008 19:04

mais uma vez obrigado

Registado: 29/11/2007 12:17

por MarcoAntonio » 18/2/2008 19:02

Os bancos e corretoras que os disponibilizam têm habitualmente FAQ's e explicações relativamente detalhadas sobre os CFD's.

Podes também consultar aqui (com o pesquisar) topicos no Caldeirão sobre CFD's. Por exemplo este:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=cfd
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Pulka » 18/2/2008 18:36

obrigado, fiquei esclarecido em relação ao short. Mas agora fiquei curioso em relação aos cfd´s. Onde posso consultar como funciona?

Registado: 29/11/2007 12:17

por Fibonacci » 18/2/2008 18:28

pulka,

O BIG oferece, de facto, a possibilidade de entrar curto em acções nacionais num prazo intraday.

Os restantes bancos online, que eu tenha conhecimento, nem oferecem essa possibilidade.

Segundo a Interbolsa, no final de cada dia, é necessário assegurar a liquidação dessa operação. Ou seja, quem vendeu as acções tem que apresentar acções ao comprador na data de liquidação.
Assim, apenas é permitido no BIG a abertura de posições curtas desde que as mesmas sejam compradas até ao final da sessão (assegurando assim que essas acções compradas sejam apresentadas para as que foram vendidas).

No entanto, existe constituído um mercado de short-selling em Portugal. No entanto, apenas está activo para institucionais, devido aos custos envolvidos do lado da Interbolsa.
Esse mercado permite o empréstimo de acções nacionais, com o pagamento de um certo juro, com o fim destes títulos serem apresentados à Interbolsa para a liquidação.
Assim, é permitido a manutenção de posições curtas por prazos maiores que um dia.

Assim, os investidores particulares, para terem acesso a shorts com prazos maiores, têm que recorrer a outros produtos: CFDs, warrants,...

Cumps,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por MarcoAntonio » 18/2/2008 18:26

O "verdadeiro" shortselling não impõe a recompra no próprio dia. Contudo, em Portugal e em acções, praticamente só vai encontrar a possibilidade de shortselling intraday (isto é, tendo de recomprar no próprio dia).

Já em CFD's por exemplo pode fazer shorts normais, recomprando quando entender (ou antes se for obrigado a isso por margin-call).
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: antoniojf18, cali010201, dragom, Google [Bot], latbal, m-m, macau5m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PacoNasssa, PAULOJOAO, Pedromoreiraaaa, Shimazaki_2, tami, trilhos2006, VALHALLA e 555 visitantes