Caldeirão da Bolsa

"De Manha, Caminha é que é bom !!!!!!"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ja Bou

por Bullet23 » 26/8/2008 18:38

Caro Já Vou

Não é por nada, mas com os exemplos que colocou PAD,BCP e Ren ?
Eu preferia ilustrar com ALTRI, Mota, Sonaes (qualquer uma). :lol:

Abraços

Registado: 27/5/2008 12:02

por ja vou » 26/8/2008 17:57

Mas que grande confusão, afinal qual é o problema de existir quem beneficie com os shorts?
Acham que é por isso que os investimentos em PADs, BCPs, RENs e afins deram bronca?
Acham que culpa é dos shortistas, tubarões, mau olhado, etc???

Não é. A culpa é única e exclusivamente vossa.

Isto não é tão simples como parece à primeira vista, tem um risco enorme, exige muito estudo, sangue frio e dedicação.

Livra...

CORRETORA

CORRETORA

CORRETORA

CORRETORA

CORRETORA

CORRETORA

Registado: 3/6/2008 14:11

Re: alvim e pato bravo

por alvim » 26/8/2008 14:51

tarzan tchetcheno Escreveu:os meus amigos conheceram-se onde?? e quem é que lhes andou a confundir as ideias???

Não me digam que foram à CGD falar com um expert dos deles??? :mrgreen:

Meu amigo Tarzan, Obrigado pela tua observaçao.
No meu caso foi mesmo o pessoal do Santander e de 1 correctora bastante conceituada no nosso País.

Mas como "eles" parecem ser pouco exclarecidos; será que tu podias explicar, de uma vez por todas, a confusão que vai na minha cabeça? Por favor!!!!

Abraço

Registado: 29/11/2007 1:52

alvim e pato bravo

por tarzan tchetcheno » 25/8/2008 23:11

os meus amigos conheceram-se onde?? e quem é que lhes andou a confundir as ideias???

Não me digam que foram à CGD falar com um expert dos deles??? :mrgreen:

Registado: 19/3/2008 20:29

por Dwer » 25/8/2008 22:23

a corretora faz o buy-in.
fecha o short comprando as acções que estão vendidas curtas.

está ser um fartote de aquisição de conhecimentos ahn?
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Re: Agora é que vai ser difícil...

por LTCM » 25/8/2008 22:17

Pato-Bravo Escreveu:Agora é que vai ser difícil responder a esta questão.
Imaginem que eu detenho (mais uma vez) 100.000 ações (hehe) da PAD. Estou longo.

Aparece alguém que quer fazer short-selling na PAD e a minha corretora dá-lhes de boa fé as minhas 100.000. E esse alguém faz o tal short imaginemos às 14h00 horas. De seguida dá-me na cabeça e despejo as minhas ações no mercado por volta das 15h (vendi tudo).

1ª) Questão: Existem ações a mais no sistema (venderam-se 2x100.000 e só existem 100.000). Será que existe o conceito de inflação nas ações?

Agora admito que isto possa ser impraticável mas é possível. Despois vem um fundo americano e compra tudo ao melhor até esgotar a venda, até 30 minutos antes do fecho. Resultado não existe nenhum vendedor na PAD (ui como isto seria bom).

2ª) Questão: Como é que o "tal alguém" que fez short vai conseguir recomprar as ações? Quem é que vai preso no meio desta história?

Parabéns aos forenses pelo debate,
Quack

:mrgreen: Pato, não sabes mesmo como é que isto funciona pois não? :lol:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Agora é que vai ser difícil...

por Pato-Bravo » 25/8/2008 22:11

Agora é que vai ser difícil responder a esta questão.
Imaginem que eu detenho (mais uma vez) 100.000 ações (hehe) da PAD. Estou longo.

Aparece alguém que quer fazer short-selling na PAD e a minha corretora dá-lhes de boa fé as minhas 100.000. E esse alguém faz o tal short imaginemos às 14h00 horas. De seguida dá-me na cabeça e despejo as minhas ações no mercado por volta das 15h (vendi tudo).

1ª) Questão: Existem ações a mais no sistema (venderam-se 2x100.000 e só existem 100.000). Será que existe o conceito de inflação nas ações?

Agora admito que isto possa ser impraticável mas é possível. Despois vem um fundo americano e compra tudo ao melhor até esgotar a venda, até 30 minutos antes do fecho. Resultado não existe nenhum vendedor na PAD (ui como isto seria bom).

2ª) Questão: Como é que o "tal alguém" que fez short vai conseguir recomprar as ações? Quem é que vai preso no meio desta história?

Parabéns aos forenses pelo debate,
Quack

Registado: 14/11/2004 21:12

por ja vou » 25/8/2008 18:05

Meus amigos, MUITO CUIDADO quando estão CURTOS

está boa essa :mrgreen:

Registado: 3/6/2008 14:11

Re: AVISO SHORTSELLING

por salvadorveiga » 25/8/2008 17:33

alvim Escreveu:AVISO

Meus amigos, MUITO CUIDADO quando estão CURTOS.

Imaginem a seguinte situaçao:

Voces entram curtos em INAPA
Venderam 5000 INAPA a 0,60 cents. E ela vai caindo ao longo do dia ate 0,50 cents.

Hipoteticamente, voces estão a ganhar 0,10 x 5000; ou seja 500 €uros. (nada mal para um dia de investimentos)

ERRADO !!!!!!

Porque esse ganho é só HIPOTETICO.

Imaginem agora que são 16.29 horas, o mercado está a fechar, e voces têm que "acertar as contas".

E a INAPA, pode estar a 0,50 cents no COMPRADOR, e ter o VENDEDOR a 1 €uro.

Como voces SAO OBRIGADOS a "comprar" as INAPAS, vao as comprar a 1€uro !!!
Logo voces vão perder 2000€.

Em segundos, voces passaram de um GANHO HIPOTETICO de 500€ para uma perda REAL de 2000€.

E isto para nao falar, daquelas vendas que ficam no sistema informático por 365 dias, com preços de 10€, 100€, há espera que um dia alguem se engane, e tenha que comprar tudo a "correr" e pelo "melhor" !!!!

Podem levar com 10€ x 5000.
Ou seja, iriam ter de comprar 5000 INAPAS a 50 000 €.

Aviso que não é assim tão dificil de acontecer. Ja aconteceu, e certamente vai voltar a acontecer.

PS: Usei a INAPA apenas como um exemplo Hipotetico.

Dai que para se shortar nao ha nada melhor que CFD's...

Registado: 12/3/2008 22:06

Re: AVISO SHORTSELLING

por alexandre7ias » 25/8/2008 17:27

alvim Escreveu:

Venderam 5000 INAPA a 0,60 cents. E ela vai caindo ao longo do dia ate 0,50 cents.

Certo mas quem quiser comprar mesmo tem que ter 3000€, enquanto quem estiver curto apenas tem que ter 500€ por exemplo para perder no caso de fechar a 0.70€. Este principio para mim esta errado porque de facto o mercado devia ter como principio a compra e venda de titulos, mas antes de vender ter que comprar.E neste casos isto não acontece...Lol é como vender uma casa sem a ter!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Crómio » 25/8/2008 16:52

Alvim,

Por isso é que as tuas posições são fechadas automáticamente meia hora antes do fecho.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

AVISO SHORTSELLING

por alvim » 25/8/2008 16:49

AVISO

Meus amigos, MUITO CUIDADO quando estão CURTOS.

Hipoteticamente, voces estão a ganhar 0,10 x 5000; ou seja 500 €uros. (nada mal para um dia de investimentos)

ERRADO !!!!!!

Porque esse ganho é só HIPOTETICO.

Imaginem agora que são 16.29 horas, o mercado está a fechar, e voces têm que "acertar as contas".

E a INAPA, pode estar a 0,50 cents no COMPRADOR, e ter o VENDEDOR a 1 €uro.

Como voces SAO OBRIGADOS a "comprar" as INAPAS, vao as comprar a 1€uro !!!
Logo voces vão perder 2000€.

Em segundos, voces passaram de um GANHO HIPOTETICO de 500€ para uma perda REAL de 2000€.

E isto para nao falar, daquelas vendas que ficam no sistema informático por 365 dias, com preços de 10€, 100€, há espera que um dia alguem se engane, e tenha que comprar tudo a "correr" e pelo "melhor" !!!!

Podem levar com 10€ x 5000.
Ou seja, iriam ter de comprar 5000 INAPAS a 50 000 €.

Aviso que não é assim tão dificil de acontecer. Ja aconteceu, e certamente vai voltar a acontecer.

PS: Usei a INAPA apenas como um exemplo Hipotetico.

Registado: 29/11/2007 1:52

Re: Para quem...

por salvadorveiga » 25/8/2008 3:38

tonirai Escreveu:
Pato-Bravo Escreveu:Existe uma coisa que se chama "Acordo Ortográfico".

Exacto... muito bem.
Eu por acaso estava a achar que eram erros, afinal é o resultado desse acordo.

Se calhar sou "antiquado" e vai custar-me a habituar às regras da escrita de hoje em dia...

Da mesma forma que o Pato é "antiquado" e não se adapta às regras do mercado de hoje em dia. :?

Por acaso caro Pato, nao podes vir com essa do Acordo porque de qualquer das maneiras estarias errado... Corretora com ou sem Acordo sempre foi sem C. E tu puseste correctora... logo mesmo com ACORDO seria corretora coisa que nao escreveste...

E ja ando a achar este topico palhaçada...

Registado: 12/3/2008 22:06

por tonirai » 25/8/2008 3:13

Pato-Bravo Escreveu:De qualquer forma o ponto fulcral é que estás a usufruir de títulos que pertencem exclusivamente a outros. E esses outros não têm conhecimento nem deram autorização explícita para tal.

Mas olha uma coisa:

Antigamente, quando compravas acções, estas passavam efectivamente para as tuas mãos, ficavas com os títulos em tua posse, por isso eram mesmo tuas (e esse problema já não se colocava);

Hoje em dia, pode-se dizer que não se compram acções, compram-se os direitos sobre x acções, pois não as tens fisicamente - no entanto, tens o direito/obrigação de ficar com o lucro/prejuízo que a alienação das mesmas gerar;

Ora se tu tens por exemplo 100.000 acções de qualquer coisa, que afinal ficaram sempre à guarda de uma corretora/banco qualquer, se a qualquer momento alguém entrar short em 100.000 (ou mais) desse título, nada te impede vender as tuas 100.000 - há liquidez para isso.

Ou seja, tu não tens x acções numeradas/marcadas... tens umas quaisquer x, misturadas a tantas outras - o que interessa é que quando quiseres aliená-las, recebas o que essas x dão direito.

É como o Crómio e o Flying Turtle disseram:
Quando depositas dinheiro à ordem, este também não está lá paradinho à tua espera... anda a girar nas mãos do banco, é investido, e dele provém o retorno para remunerar as contas.
Que haja liquidez para o levantares quando quiseres, é o que interessa.

Registado: 19/4/2007 18:26

por superbem » 25/8/2008 0:31

Seu pato, imagina que vais comprar dólares com os teus euros.
Estarás a fazer um short do eur/usd.
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por Pata-Hari » 25/8/2008 0:00

Quem faz short selling usa (e abusa) de títulos que não foram emprestados pelos legítimos proprietários

Isto é falso. Se for feito no intraday, tecnicamente, não há necessidade de haver sequer empréstimo (dado que a liquidação da venda e da compra ocorrerá no mesmo dia).

Se for feito sem ser em intra-day, dá origem a um contrato de empréstimo entre o emprestador e o "shortador". São definidos prazos e preço a pagar pelo empréstimo. É por isso que é complicado montar shorts para não-instuticionais, porque é preciso establecer um contrato entre as duas partes. Aliás, é também por existir este contrato que pode ser complexo shortar acções ou montar CFDs ou quaisquer outros instrumentos sobre acções, sobretudo acções com pouco free flow: porque é complicado arranjar quem detenha suficientes e que esteja disposto a emprestar.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por tonirai » 24/8/2008 23:47

Pato-Bravo Escreveu:Existe uma coisa que se chama "Acordo Ortográfico".

Exacto... muito bem.
Eu por acaso estava a achar que eram erros, afinal é o resultado desse acordo.

Se calhar sou "antiquado" e vai custar-me a habituar às regras da escrita de hoje em dia...

Da mesma forma que o Pato é "antiquado" e não se adapta às regras do mercado de hoje em dia. :?

Registado: 19/4/2007 18:26

Para quem...

por Pato-Bravo » 24/8/2008 23:14

@Dwer
As GTC podem falhar assim como os teus cálculos infalíveis. E "pequenada" cuidado que eles andem aí...

Existe uma coisa que se chama "Acordo Ortográfico". Lembra-te algo? Assim sendo quando assobias, guinhas e/ou roncas "protectores", "accionistas", "facto", etc... estás a atentar com o bom Português (aka calinadas).

Para que fique claro este post que surgiu depois do esclarecedor comentário do "alvim" pretende ilustrar o short selling.

Enfim cada macaco no seu galho...

@tghmc
Como é que estares a fazer short selling podes estar a investir?

De qualquer forma o ponto fulcral é que estás a usufruir de títulos que pertencem exclusivamente a outros. E esses outros não têm conhecimento nem deram autorização explícita para tal.

@superbem
Tinha a ideia que não existia em Forex o par USD/EUR, e sim o par EUR/USD.

@flying turtle
Bem já me repeti imensas vezes mas aqui vai. Quem faz short selling usa (e abusa) de títulos que não foram emprestados pelos legítimos proprietários, mas sim por um (vil) intermediário

@Dwer
Nota-se que ultimamente tens tido muito tempo livre. Está tudo a correr bem?

Quack

Registado: 14/11/2004 21:12

por alexandre7ias » 24/8/2008 22:46

Pato a grande diferença nisto tudo e que para comprar titulos tens que ter nota Ex: 1000 titulos da Glint 1000€ podes perder ou ganhar mas tens que os ter. Se quiseres vender curto tens que ter apenas algum dinheiro para cobrir as perdas...E isso é ganhar ou perder com os titulos dos outros.. Lol deste não sabia..Pensei que os bancos so emprestavam dinheiro...
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Dwer » 24/8/2008 22:43

Obrigado pato-bravo,
és melhor para o stress do que um punching bag.

Intervém sempre que queiras, cá estarei para te aplaudir.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Flying Turtle » 24/8/2008 22:17

Pato-Bravo Escreveu:Porque será que todos os que fazem short selling fazem-no com as acções dos outros?

Porque se tu deténs 1000 acções de uma determinada empresa, as vende a um determinado preço (desinvestes como tu lhe chamas) e voltas a comprar "outras" 1000 mais tarde (investes como tu lhe chamas) a outro preço (ou ao mesmo) fazes exactamente o mesmo do que quem faz short selling com 1000 acções da mesma empresa, vendendo e comprando nos mesmos momentos e aos mesmos preços que tu, só que tecnicamente o teu caso não se chama short selling pelo simples facto de que tu antes estavas longo não precisando, por isso, de ficar short para fazeres o negócio.

Pato-Bravo Escreveu:venderes o que não tens (e até pode ser meu) soa-me a manipulador (para não chamar outra coisa) por ganhares dinheiro com a desvalorização do património alheio

E, a propósito, tanto num caso como noutro (short selling e venda seguida de compra) se pode ganhar ou perder: Tudo depende do preço a que se vende e a que se compra. E, claro, tudo de passa da mesma forma nos casos longos, ou sequências de investimento e desinvestimento como tu lhes chamas. Esta ideia de que há quem tenha resultados garantidos à partida é extremamente interessante.

Cada vez que tu vendes, e a menos que nunca mais na vida voltes a comprar títulos da mesma empresa, estás a ser um investidor, certamente na esperança de sair da operação com lucro. Quem pede emprestado, vende e está depois obrigado a repor (recomprar) os títulos que vendeu (tenha ou não lucro na operação, mas visando exactamente o mesmo objectivo que tu) está a especular ilegalmente. Faz todo os entido...

superbem Escreveu:Vejam por exemplo o mercado de forex, que é facil perceber esse facto.
Um short de eur/usd é o mesmo que um longo de usd/eur.

Exacto. Qual é o lado short (bandido) e o lado long (investidor) nesta história?

Crómio Escreveu:Não sei se sabes mas o banco onde tu depositas o teu dinheiro pode emprestar 90% desse teu dinheiro, pode e empresta mesmo.

Exacto também. Eu cá espero que o meu banco o faça, o faça muito e o faça bem. Senão como iria ele remunerar os meus depositizinhos?

Abraços
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Adorei este topico !

por bboniek33 » 24/8/2008 21:06

Diversas pessoas e todas cheias de Razao. Isto ee raro ! 8-)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

ainda bem que assim é

por tarzan tchetcheno » 24/8/2008 19:59

Crómio Escreveu:7º - Não existe só a posição do missionário.

Ganda Crómio, ainda bem que avisas... :mrgreen:
eu já andava desconfiado disso mas ainda não tinha a certeza...

Este tópico é sobre quê afinal???

Re: @Dwer

por tarzan tchetcheno » 24/8/2008 19:53

Pato-Bravo Escreveu:Por mim podes ficar por onde quiseres desde que não seja com as minhas acções.

Ninguém quer as tuas 100.000 Glint fica descansado que os teus netos depois vão achar-lhes uma piada tremenda.

Espero é que tenhas comprado as Glint na 6ª feira que se foi à mais tempo compreende-se perfeitamente o porquê das tuas afirmações em variadíssimos post's.

Bom fim de semana para ti também. Goza-o bem que no próximo com um pouco de sorte as tuas maravilhosas glint já estarão bem abaixo dos 100 cts

por MarcoAntonio » 24/8/2008 19:42

Por favor, mantenham a discussão dentro do razoável.

Este tópico está a ser um mau exemplo, com constantes ataques e agressividade para lá do razoável...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, CarlosAP, fosgass2020, Google [Bot], latbal, macau5m, malakas, Manchini888, maturidade, MSN [Bot], O Magriço, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Purificaçao, Shimazaki_2 e 299 visitantes