Caldeirão da Bolsa

"De Manha, Caminha é que é bom !!!!!!"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Nem mais nem menos...

por Adrox » 23/8/2008 16:42

Pato-Bravo Escreveu:Por último, porque é que sendo o SHORT selling permitido (aliás temos os moderadores a favor disto) porque é que o DUMPING (vender abaixo do preço de custo) já é considerado CLARAMENTE ilegal? Mas porquê... ?

Se vender farinha é permitido, porque é que é ilegal vender cocaina?
Não vejo qualquer nexo nas duas perguntas anteriores...

O que é que Shortar tem a ver com vender abaixo do preço de custo?

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por tiagopt2 » 23/8/2008 16:40

Quando as regras do jogo não nos agradam, existem duas opções. Ou nos adaptamos, ou deixamos de jogar...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

Nem mais nem menos...

por Pato-Bravo » 23/8/2008 16:34

[quote="alvim"]Vender Curto; explicaçao:

Vender Curto, tambem conhecido por Short Selling, é vender acçoes que não se têm, com a "promessa" de as comprar futuramente.(de preferencia no final da sessao)

Segundo sei, vender "curto" é ilegal em Portugal.

O que se passa, é que "nós", pequenos investidores,não somos clientes das bolsas de valores. Somos sim, clientes de bancos e de correctoras, que esses sim, sao "os clientes" dessas bolsas de valores.

Ou seja, quando compramos 1000 EDP no Banco/Correctora, eles vao às compras em nosso nome (contabilistico),e colocar essas 1000 acçoes EDP, numa "carteira Global".

Assim, se o Sr João, tambem for cliente desse Banco/Correctora, ele vai poder vender 1000 EDP (que NAO tem, mas que existem em carteira do Banco/Correctora), com OBRIGAÇAO de as comprar até ao fim da sessao.

Na teoria fez-se um "curto".
Pois o Sr Joao vendeu acçoes que NAO tinha. Mas na pratica NAO não há qualquer ilegalidade;
Pois o Banco/Correctora vai vender as 1000 EDP que tinha comprado anteriormente.

Quando "nos" vamos à Bolsa comprar ou vender, na realidade quem vai, é o Banco/Correctora.
Dai, que os seus clientes, possam vender curto.
Pois o NOSSO negocio de compra e venda de acçoes, nao é com a Bolsa, mas na realidade é com o Banco/Correctora !!!!!

Outro exemplo demonstrativo:
Pode ser possivel fazer um curto de 10 000 EDP ou 20 000 BCP, junto ao vosso Banco/Correctora. Mas exprimentem fazer um curto de 3000 Salvador Caetano ou 5000 Vista Alegre..., ja não deve ser possivel, pois eles não as tÊm em carteira.

Abraço[/quote]

Nem mais nem menos, acho que o Alvim expôs muito bem a situação.

E eu faço um desafio aos ilustres forenses. Imaginem que eu compro 100.000 acções da Pararede, logo estou LONGO, repito estou LONGO e são as MINHAS 100.000 acções. Agora vem outro pato-bravo que convence a minha corretora a fazer VENDER ACÇÕES QUE NÃO DETÉM, logo está SHORT. Ou seija, virtualmente deixei de estar longo pois existe um artista de circo que despejou as minhas acções no mercado... Lindo, sem comentários.

É claro que isto tudo faz-me lembrar a famigerada MANIPULAÇÃO que tanto tem fustigado as carteiras dos accionistas, mas claro, na realidade não é nada mais nem nada menos que o mercado a funcionar.

Por último, porque é que sendo o SHORT selling permitido (aliás temos os moderadores a favor disto) porque é que o DUMPING (vender abaixo do preço de custo) já é considerado CLARAMENTE ilegal? Mas porquê... ?

Quack... Quack...
PS: Peço aos moderadores a gentileza de não trancar este tópico sff, os pequenos acionistas, e sobretudo esses, têm direito de saber no que se estão a meter!

Registado: 14/11/2004 21:12

por salvadorveiga » 23/8/2008 15:50

Crómio Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:Eu acho que o alvim tem razão, perdoem me os restantes. Quando voces entram curto voces realmente vendem primeiro as acçoes ?

Não, o que voces vendem sao CFD's que tem o activo como subjacente.

Pelo menos e' essa a maneira que eu vejo.

Por acaso acho que faz parte das regras o emitente realmente vender as ditas acções e de pois voltar a comprá-las.

Mas mesmo que não fosse obrigatório qual era o problema?

É um produto!

E se lançassem um produto cujo subjacente fosse inverso à temperatura num dado ponto do globo?

Não era por entrares curto que o planeta ia aquecer, certo?

Hã? Mas o que é que estou para aqui a dizer?

Eu não devia era ter saído da caminha...

Abraço

Se fizessem ? Isso ja acontece meu amigo... Por acaso tambem fiquei de boca aberta e ri-me. Foi um gestor de futuros na CGD que me disse que havia futuros sobre acontecimentos meteorologicos, temperaturas e afins... fiquei completamente :shock:

Quanto ao assunto nao sabia...pensei que os CFD's eram apenas indexados ao activo mas que nao precisavam de ter o "Activo" por tras...

Registado: 12/3/2008 22:06

por Pata-Hari » 23/8/2008 15:07

Salvador, o processo por detrás da montagem de um curto é sempre um empréstimo de acções. Quer seja feito por contrato de empréstimo entre duas entidades (que podem ser particulares), quer seja feito para cobertura de outros instrumentos financeiros (ou seja, que tu, ao comprares um instrumento, não "vejas" o empréstimo, estás a comprar o produto já montado (e a pagar os custos do mesmo, naturalmente. Se não os pagasses, também ninguém se daria ao trabalho de te oferecer a possibilidade).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Dwer » 23/8/2008 14:49

Inclusivé, o market-maker pode deter já as acções e não precisar de as pedir emprestadas. Na realidade as acções não serão as suas mas sim aa dos seus clientes.
Que deviam receber algum dinheiro pelo empréstimo, mas que normalmente não veêm nada. Nem sequer sabem que as acções estão a ser emprestadas.

Mais: como os market makers de CFDs, também são dealing desk, podem também casar as ordens, simplesmente. Isto é, quando alguém shorta BCP, por exemplo, a cobertura faz-se com alguém que está por sua vez a comprar. Nesse caso, nem é necessário recorrer ao empréstimo.
Editado pela última vez por Dwer em 24/8/2008 16:08, num total de 1 vez.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Crómio » 23/8/2008 14:49

salvadorveiga Escreveu:Eu acho que o alvim tem razão, perdoem me os restantes. Quando voces entram curto voces realmente vendem primeiro as acçoes ?

Por acaso acho que faz parte das regras o emitente realmente vender as ditas acções e de pois voltar a comprá-las.

Mas mesmo que não fosse obrigatório qual era o problema?

É um produto!

E se lançassem um produto cujo subjacente fosse inverso à temperatura num dado ponto do globo?

Não era por entrares curto que o planeta ia aquecer, certo?

Hã? Mas o que é que estou para aqui a dizer?

Eu não devia era ter saído da caminha...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Dwer » 23/8/2008 14:34

O market-maker dos CFDs é que pede as acções emprestadas.
Abraço,
Dwer

por salvadorveiga » 23/8/2008 14:23

Eu acho que o alvim tem razão, perdoem me os restantes. Quando voces entram curto voces realmente vendem primeiro as acçoes ?

Registado: 12/3/2008 22:06

por Dwer » 23/8/2008 14:16

Talvez seja importante fazer uma clarificação:

O short selling é legal e contrariamente ao que muitos pensam, é imprescindível a um mercado saudável.

O naked short selling é ilegal. Se beneficia ou prejudica o mercado, não sei dizer.

Quando se vende curto, é necessário primeiramente deter as acções que se vendem. Para esse efeito, são pedidas emprestadas.

No naked short selling, não existe esse empréstimo.
Na prática, estão a ser vendidas acções que não existem. É isto que é ilegal.
Abraço,
Dwer

por jlncc » 23/8/2008 13:52

Vá... nao batam mais no ceguinho!

Alvim, vender acções antes de as comprar é legal. É até uma operação disponibilizada por muitos bancos portugueses (pelo menos BigOnline e Best).

Penso que no Japão é proíbido e talvez já o tenha sido em Portugal, mas não tenho a certeza destas informações. Provavelmente daí a confusão!

É preciso ter cuidado quando se faz afirmações que não temos a certeza. As razões podem ser várias:
-estarmos erradamente convencidos disso;
-pensarmos que a informação está certa mas não termos a certeza e mesmo assim querermos afirmar com toda a certeza do mundo em busca de alguma notabilidade(aqui a pessoa já pode ser criticada...)
-etc etc etc...

Meto aqui este tópico porque já não é a primeira vez que vejo pessoas a afirmarem coisas erradas como se tal fosse a maior das verdades!

Enfim, ninguém é perfeito, quem o é que atire a primeira pedra!

Registado: 29/11/2007 4:27

por Pata-Hari » 23/8/2008 0:53

Alvim, explica lá de onde te vem a ideia de que pedir emprestadas acções é ilegal ou que shortar é ilegal.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: "De Manha, Caminha é que é bom !!!!!!"

por Adrox » 23/8/2008 0:38

alvim Escreveu:vender acçoes que nao tem antes de as comprar - é ilegal, mas infelizmente faz-se)
Imaginem quando os mercados estão a cair, o que se pode ganhar !!!

Prende-me que estou a fazer uma ilegalidade.

Mas a culpa não é minha, o meu Banco é que me dá essa possibilidade, portanto acho que também o Banco devia ser responsabilizado (é o Best já agora).

E ainda me manda estes e-mails publicitarios a incitar:
---------------------
Já expirou a ordem emitida no dia 15 de Julho pela Securities and Exchange Commission, instituição reguladora nos EUA, que proibia a tomada de posições curtas em acções de algumas instituições financeiras. Assim, com efeito imediato, os CFD’s abaixo indicados permitem de novo a tomada de posições curtas na plataforma de negociação Best Trading Pro.

* Bank of America (BAC:xnys)
* Citigroup Inc. (C:xnys)
* Credit Suisse Group (CS:xnys)
* Goldman Sachs (GS:xnys)
* JP Morgan Chase & Co. (JPM:xnys)
* Lehman Brothers (LEH:xnys)
* Merrill Lynch (MER:xnys)
* Morgan Stanley (MS:xnys)
----------------------------

Prendam-nos a todos, que só andam a fomentar ilegalidades...

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

"De Manha, Caminha é que é bom !!!!!!"

por alvim » 22/8/2008 23:49

Estes mercados andam malucos e PARECE que ninguem se entende.

Nos Jornais e Telejornais ve-se:

Segunda: a crise acabou.
Terça: a crise vai a meio.
Quarta: a crise vai piorar e descobriram mais petroleo.
Quinta:o petroleo vai acabar mas as energias alternativas são um filão de ouro. A crise está estagnada.
Sexta: Nos nunca estivemos tao bem, a crise nem existe.

Mais...

A Bolsa cai 3 dias e sobe 1. Resultado o saldo deveria ser negativo, ate para quem faz traiding..., mas...., "deve haver" pessoal a encher os bolsos de dinheiro "Estando Curto"
(para quem não sabe; é vender acçoes que nao tem antes de as comprar - é ilegal, mas infelizmente faz-se)
Imaginem quando os mercados estão a cair, o que se pode ganhar !!!

Marcos Fortes disse com alguma sapiencia "de manha é bom para estar na caminha"... e relativamente aos mercados financeiros, eu digo: "de manha, á tarde e á noite, caminha é que é bom !!!!"

Abraços

Registado: 29/11/2007 1:52

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, carlosdsousa, Conservador, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, IX Hispana, joao garcao, latbal, malakas, Manchini888, Mmmartins, PAULOJOAO e 232 visitantes