O lucro de um trade real
5 mensagens
|Página 1 de 1
Existe uma ilusão de que com o daytrading os lucros podem ser muito maiores, e de facto as plataforma usadas hoje em dia com cotação em tempo real permitem fazê.lo sem grandes dificuldades.
Para mim, o problema é mesmo o stress inerente a cada trade. Um trader ou está ou não está preparado para suportar essa pressão. E no meu caso não estou, nem tenho tempo para isso.
Tenho alguns contactos de traders no msn com quem por vezes vou falando ao longo do dia sempre que posso, e noto que quem faz daytrading "vibra" de forma quase esquizofrénica com as oscilações diárias do mercado. A mim que estou de fora, mete-me impressão e lembro-me que nas poucas vezes que fiz daytrading aconteceu-me o mesmo.
O que quero dizer, é que para além desta questão das comissões, impostos, etc o daytrading mesmo lucrativo não é para todos e para mim não é certamente!
@Marco António, de facto é sempre um prazer ler as tuas análises, os teus pontos de vista e as tuas desmistificações. É impressionante, com a quantidade de posts que aqui colocas por dia, o interesse que cada um suscita.
Não precisas que um gajo como eu te diga se aprecia ou não teu trabalho, mas era só para deixar patente o meu apreço a a forma incansável como estás presente.
Muito Obrigado
Abraço
JP
Para mim, o problema é mesmo o stress inerente a cada trade. Um trader ou está ou não está preparado para suportar essa pressão. E no meu caso não estou, nem tenho tempo para isso.
Tenho alguns contactos de traders no msn com quem por vezes vou falando ao longo do dia sempre que posso, e noto que quem faz daytrading "vibra" de forma quase esquizofrénica com as oscilações diárias do mercado. A mim que estou de fora, mete-me impressão e lembro-me que nas poucas vezes que fiz daytrading aconteceu-me o mesmo.
O que quero dizer, é que para além desta questão das comissões, impostos, etc o daytrading mesmo lucrativo não é para todos e para mim não é certamente!
@Marco António, de facto é sempre um prazer ler as tuas análises, os teus pontos de vista e as tuas desmistificações. É impressionante, com a quantidade de posts que aqui colocas por dia, o interesse que cada um suscita.
Não precisas que um gajo como eu te diga se aprecia ou não teu trabalho, mas era só para deixar patente o meu apreço a a forma incansável como estás presente.
Muito Obrigado
Abraço
JP
Re: O lucro de um trade real
Jesse James Escreveu:Quis perceber como se divide o lucro bruto de um trade, pelos diversos envolvidos no processo. Achei interessante partilhar com a nossa tribo:
O lucro bruto foi de 176,00 € ( 5.038,00 € - 4,862,00 € )
O banco fica com 15,99 € ( 9% do lucro bruto, sem qualquer risco)
A euronext fica com 6,00 € ( 3% do lucro bruto, sem qualquer risco)
O estado fica com 17,00 € (0,64 € selo + 16,36 € imposto mais valias) ( 3% do lucro bruto, sem qualquer risco)
O investidor/trader (nós) fica (mos) com 137,01 € (78% do lucro bruto, com risco muito elevado)
Ou seja, o investidor/trader (nós) fica (mos) com 78% do lucro (137,01 €), correndo 100% do risco, enquanto “os outros” (não são os do “Lost”) ficam com 22% (38,99 €) sem qualquer risco
Aplicámos 4.862,00 €, a um risco elevado, para ganharmos 137,01 €. Ou, em percentagem, 2,8%
Os “outros” ganham sempre aprox. 20 % do trade, sem correrem risco nenhum. Este foi um trade ganhador. Se fosse perdedor para “eles” era igual
Dá que pensar, quando se fala tanto em daytrading (foi o caso deste)
É aceitável, correcto, ético?
Cada um terá a sua opinião...
Um abraço,
Jesse James
James, existem aí diversas incorrecções:
O Banco fica sempre com a comissão. Mas a comissão não é sempre de 9% do lucro/prejuízo.
A Euronext cobra sempre a taxa. Mas a taxa não é sempre 3% do lucro/prejuízo.
O Estado cobra sempre impostos sobre as mais valias, mas apenas sobre estas e as menos valias abatem nas mais valias. Portanto o Estado cobra impostos sobre as mais valias efectivas (10% e mais o imposto de selo, este é o único em que a percentagem é aproximadamente fixa mas em contrapartida "não é igual ganhares ou perderes", pois se perderes não te será cobrado praticamente nada).
Portanto, "os outros" não ganham sempre ~20% do "trade".
Experimenta fazer o exercício com um trade com um lucro maior que esse ou ainda um trade em que tiveste prejuízo. O que te será cobrado será diferente dos 22% que indicaste. Para outros montantes o valor pode descer (em caso de lucro) para próximo de 10% ou (em caso de prejuízo) para próximo de 1% ou mesmo menos. Depende dos montantes e se tiveste lucro ou prejuízo...
Agora, há uma coisa com que concordo e de resto tenho falado dela imensas vezes aqui: quando falamos de daytrading, este problema que apontas cresce exponencialmente. Precisamente porque o daytrading tende a obter ganhos deste tipo dos que usaste neste exercício (e até menores) com elevada frequência. Aliás, em muitas situações estes custos transformam o trade de ganhador em perdedor. Isto é, sem estes custos terias ganho, mas contabilizando-os o trade torna-se perdedor.
São boas razões para não realizar daytrading.
Mas se fores para position trading, com ganhos típicos de 10, 20, 40, etc % em trades ganhadores, o peso e efeito destes custos cai de forma muito significativa e a forma como estes custos afectam o trade tende a ser menor (dificilmente transformam um trade ganhador em perdedor, pois estamos a falar de relações que tendem a ser bastante diferentes).
Há ainda outras coisas que (potencialmente) mudam para melhor: a tua capacidade em conseguir melhores relações lucro versus prejuízo entre trades, o stress a que estás sujeito, etc.
Essas e outras questões eu abordo aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59804
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Olá Jesse,
É como em qualquer negócio...
Tens uma loja.
Tens de ter um armazém.
Pagas água, luz, telefone, consumíveis, equipamentos, etc, etc.
Tens de ter pessoal, pelo menos uma pessoa para atender o telefone e ficar na loja enquanto andas à pesca de clientes ou fornecedores....
Compras o produto por um preço, vendes por outro, obténs o teu lucro.
Desse lucro vai ter de sair xis por cento para:
O tipo que te aluga o armazém.
O tipo que te aluga a loja.
O tipo que te presta o serviço de comunicações.
O tipo que te fornece água.
O tipo que te fornece luz.
O empregado que te abre a loja.
O estado com os seus impostos.
A banca com os teus leasings da viatura e afins.
Depois disto tudo quanto achas que fica do lucro?
78%?
Era muuuito bom mesmo.
Quem é que sustenta o hardware do mercado?
Se o mercado não for rentável para os intervenientes, qual o objectivo de participar nele e querer melhorar?
Claro que fazem muuuuito dinheiro à conta das comissões... mas se conseguires tirar lucro líquido disso...
Acho que abrir uma loja é um risco muito maior, para uma recompensa tão pequena...
Abraço
EDIT: Correcção de erro ortográfico.
EDIT2: Corrigi com tanta pressa que apaguei a palavra mesmo.
Epá e ninguém me avisa de nada?
É como em qualquer negócio...
Tens uma loja.
Tens de ter um armazém.
Pagas água, luz, telefone, consumíveis, equipamentos, etc, etc.
Tens de ter pessoal, pelo menos uma pessoa para atender o telefone e ficar na loja enquanto andas à pesca de clientes ou fornecedores....
Compras o produto por um preço, vendes por outro, obténs o teu lucro.
Desse lucro vai ter de sair xis por cento para:
O tipo que te aluga o armazém.
O tipo que te aluga a loja.
O tipo que te presta o serviço de comunicações.
O tipo que te fornece água.
O tipo que te fornece luz.
O empregado que te abre a loja.
O estado com os seus impostos.
A banca com os teus leasings da viatura e afins.
Depois disto tudo quanto achas que fica do lucro?
78%?
Era muuuito bom mesmo.
Quem é que sustenta o hardware do mercado?
Se o mercado não for rentável para os intervenientes, qual o objectivo de participar nele e querer melhorar?
Claro que fazem muuuuito dinheiro à conta das comissões... mas se conseguires tirar lucro líquido disso...
Acho que abrir uma loja é um risco muito maior, para uma recompensa tão pequena...
Abraço
EDIT: Correcção de erro ortográfico.
EDIT2: Corrigi com tanta pressa que apaguei a palavra mesmo.
Epá e ninguém me avisa de nada?
Editado pela última vez por Crómio em 24/8/2008 16:30, num total de 2 vezes.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
O lucro de um trade real
Quis perceber como se divide o lucro bruto de um trade, pelos diversos envolvidos no processo. Achei interessante partilhar com a nossa tribo:
O estado fica com 17,00 € (0,64 € selo + 16,36 € imposto mais valias) ( 3% do lucro bruto, sem qualquer risco)
O investidor/trader (nós) fica (mos) com 137,01 € (78% do lucro bruto, com risco muito elevado)
Ou seja, o investidor/trader (nós) fica (mos) com 78% do lucro (137,01 €), correndo 100% do risco, enquanto “os outros” (não são os do “Lost”) ficam com 22% (38,99 €) sem qualquer risco
Aplicámos 4.862,00 €, a um risco elevado, para ganharmos 137,01 €. Ou, em percentagem, 2,8%
Os “outros” ganham sempre aprox. 20 % do trade, sem correrem risco nenhum. Este foi um trade ganhador. Se fosse perdedor para “eles” era igual
Um abraço,
Jesse James
Um abraço,
Jesse James
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!
Take the money and run!
5 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, CarlosAP, danielme1962, fosgass2020, Google [Bot], hugob0ss, IX Hispana, latbal, malakas, Manchini888, maturidade, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Santanderes, slbnnbobadela e 103 visitantes