Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic: Onda de assaltos violentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Woodhare » 22/8/2008 19:47

Flying Turtle Escreveu:
A tendência de evolução 2006/2005 retomou valores dentro da média, não se tendo mantido o abaixamento verificado no ano anterior, embora também não se tenha retomado uma evolução aos tristes níveis de 2001 e 2002. Curiosamente, até nem foram anos de grande incidência de crise social, pois não?

Nessa altura já se tinham apercebido da crise e desde aí tem-se agravado. Também há o factor da imigração de brasileiros.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Woodhare » 22/8/2008 19:33

MarcoAntonio Escreveu:No outro dia fui à melhor gelataria que conheço (que faz os seus próprios gelados) e descobri que as natas deixaram de ser feitas por eles (como eram antes) pois a ASAE já não o permite. Agora têm de vir pré-preparadas...

Conheço a gelataria há 30 anos. Realmente aquilo era só gente a tombar quando de lá saia (na verdade que eu saiba, não houve um único caso/problema em décadas e é uma gelataria numa cidade portuguesa e com muito movimento).

Não sei porquê mas eu dou muita importância a estas coisas. O defeito até pode ser meu...

Faz confusão também a mim e a muita gente. Porque é uma atitude descabida e exagerada.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

por Flying Turtle » 22/8/2008 18:47

MarcoAntonio Escreveu:Melhor ainda, FT, encontrei lá noutra secção um zip para download que tem os dados todos, incluindo os anos que faltam ali no meio.

O dado mais importante é este (total dos roubos violentos) e aqui fica com os anos todos, a começar em 1995:

17.028 15.498 16.734 15.463 18.943 19.730 21.554 22.945 23.414 24.266 23.241 24.155

Ok, aqui vai então o quadro corrigido: A evolução de 1998 para 1999 foi então absolutamente dramática (+22,5% num só ano!!!!!!!) e, de novo, não se tratou de um ano muito complicado em termos sociais ou económicos. A taxa média anual subiu e assim a projecção da taxa global de evolução de 1995 para 2008 sobe agora para 52% em caso de manutenção da taxa média e para 57% em caso de duplicação dessa mesma taxa nos dois últimos anos.

Bem, espero que não encontres agora o relatório de... 2009!!

Abraço,
FT
Anexos
Evol crimin violenta PT.gif
Evolução da criminalidade violenta em Portugal. Fonte: EUROSTAT
Evol crimin violenta PT.gif (14.29 KiB) Visualizado 1883 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por MarcoAntonio » 22/8/2008 18:38

Melhor ainda, FT, encontrei lá noutra secção um zip para download que tem os dados todos, incluindo os anos que faltam ali no meio.

O dado mais importante é este (total dos roubos violentos) e aqui fica com os anos todos, a começar em 1995:

17.028 15.498 16.734 15.463 18.943 19.730 21.554 22.945 23.414 24.266 23.241 24.155
Anexos
crimesviolentos.PNG
crimesviolentos.PNG (6.97 KiB) Visualizado 1892 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Flying Turtle » 22/8/2008 18:34

MarcoAntonio Escreveu:Entretanto já coloquei o link para uma versão mais actualizada (que inclui 2006)

Excelente. Já editei e actualizei o meu post anterior.

Abraço
FT

por MarcoAntonio » 22/8/2008 18:26

Flying Turtle Escreveu:Será muito interessante obter dados dos anos mais recentes para ver se houve uma inversão da tendência de progressão mais lenta (e mesmo abaixamento em 2005) ou se se retomou uma evolução ao triste nível de 2001 e 2002.

Entretanto já coloquei o link para uma versão mais actualizada (que inclui 2006) e onde se percebe que a tendência é de subida e bastante consistente. Curiosamente, quanto mais violento o crime, mais alta a taxa de subida.

As variações de 2005 para 2006 foram de 3 e 4%, em linha com a média dos últimos 15 anos.

Editei em cima para abranger tantos anos quanto possível.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/8/2008 18:24

Se notarem, quanto mais violento, mais sobe. É um padrão curioso (não coloquei os homicídios que subiram ainda mais brutalmente, de 133 para 148 entre 2005 e 2006).

Agora daqui a um ano ou dois veremos os números de 2007 e 2008...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/8/2008 18:20

Afinal havia um estudo do Eurostat já de 2008 que abrange 2006 e que me tinha escapado à pesquisa:

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/cache/ ... 019-EN.PDF

| 1995 | 2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 (variação anual)

Crimes violentos:

17.028 19.730 21.554 22.945 23.414 24.266 23.241 24.155 (+5%/ano)

Robbery (roubos violentos):

14.396 17.156 18.585 19.764 19.767 21.051 20.183 20.870 (+4%/ano)

Roubos domésticos:

21.981 21.153 20.806 19.989 21.963 22.587 21.840 23.314 (+2%/ano nos ultimos 5 anos)
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/8/2008 18:31, num total de 2 vezes.
Imagem

Administrador Fórum

por Flying Turtle » 22/8/2008 18:15

Woodhare Escreveu:Pelos numeros apresentados houve alguma subida na criminalidade, mas já foi há 4 ou 5 anos

Na verdade, há 6-7 anos: Mostro abaixo as taxas anuais para os crimes violentos, segundo os dados constantes da excelente fonte (documento do EUROSTAT) que o Marco aqui colocou. Fazendo uma projecção até 2008, o número de crimes violentos terá aumentado em 51% em 13 anos caso a taxa média se tenha mantido, ou em 56% caso a taxa média tenha dobrado a partir de 2005.

A tendência de evolução 2006/2005 retomou valores dentro da média, não se tendo mantido o abaixamento verificado no ano anterior, embora também não se tenha retomado uma evolução aos tristes níveis de 2001 e 2002. Curiosamente, até nem foram anos de grande incidência de crise social, pois não?

De qualquer forma, já me sinto mais satisfeito por estarmos a discutir o assunto com base em dados mais concretos.

Abraço
FT

== EDITADO == conteúdo e quadro, com os dados de 2006 entretanto encontrados pelo Marco
Anexos
Evol crimin violenta PT.gif
Evolução da criminalidade violenta em Portugal. Fonte: EUROSTAT
Evol crimin violenta PT.gif (15.09 KiB) Visualizado 1885 vezes
Editado pela última vez por Flying Turtle em 22/8/2008 18:33, num total de 1 vez.

por redhot » 22/8/2008 18:11

Agora a segurança não se resolve:

- contratando vigilantes privados a 3000 Eur./mês cada um.

- com uns alarmezecos que fazem barulho e que enviam uma mensagem automática à esquadra mais próxima que depois os polícias chegam ao local passados 20 min.... (as ourivesarias tem alarme e camaras e depois?)

- com camaras de video vigilância. Os bancos e os postos de abastecimento, têm camaras e depois?

- armando a população com 6.35.

Todos estes exemplos servem para resolver o problema mas...das empresas privadas de segurança. Dos cidadãos só serve para lhes extorquir dinheiro, como na cosa nostra e camorra, mas como já disse...com factura...

Um exemplo hilariante:

- Na violência relacionada com seguranças das discotecas do Porto, foram acontecendo alguns homícidios.

Até que apareceu uma ideia brilhante: Colocar em certas ruas video-vigilância. Brilhante para o vendedor das câmaras da empresa de segurança que aproveitou a confusão para enfiar uns milhares de Euros nos cofres da empresa vindos da Câmara Municipal do Porto.

Entretanto a PJ prendeu os criminosos e deixaram de existir homicídios...

Mas entretanto também o sistema de video vigilância já tinha sido facturado...
Editado pela última vez por redhot em 22/8/2008 18:19, num total de 3 vezes.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por redhot » 22/8/2008 18:01

MarcoAntonio Escreveu:No outro dia fui à melhor gelataria que conheço (que faz os seus próprios gelados) e descobri que as natas deixaram de ser feitas por eles (como eram antes) pois a ASAE já não o permite. Agora têm de vir pré-preparadas...

Conheço a gelataria há 30 anos. Realmente aquilo era só gente a tombar quando de lá saia (na verdade que eu saiba, não houve um único caso/problema em décadas e é uma gelataria numa cidade portuguesa e com muito movimento).

Não sei porquê mas eu dou muita importância a estas coisas. O defeito até pode ser meu...

Cascais? Santinni? ou lá como se chama.

Sim mais fiscalização, mais policias nas ruas em vez de estarem enfiados nas esquadras.

Mais prisões para arrumar os criminosos (a diária de um criminoso é cara e o estado não quer pagar essa diária).

Justiça mais eficiente. A polícia prende o criminoso e depois o juíz liberta-o...

Menos guetos tipo "quinta da fonte".

Maior controlo aos emigrantes de países com problemas sociais.

Mais emprego.

etc.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

por Crómio » 22/8/2008 17:38

Entretanto aconselho a verem um filme chamado
La Haine (o meu frâncês é pior que o do Mário Soares portanto pode haver erro) ou ''O Ódio'' para perceberem onde isto vai acabar um dia.

Esse filme é divinalmente brutal.

Grande filme que retrata uma realidade bem negra nas ZUP's francesas e da qual pudémos ter um cheirinho nesta última onda de violência em França.

Vou rever...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 22/8/2008 17:38

No outro dia fui à melhor gelataria que conheço (que faz os seus próprios gelados) e descobri que as natas deixaram de ser feitas por eles (como eram antes) pois a ASAE já não o permite. Agora têm de vir pré-preparadas...

Imagem

Administrador Fórum

por Woodhare » 22/8/2008 17:37

Concordo MarcoAntonio.

por MarcoAntonio » 22/8/2008 17:35

redhot Escreveu:Mas Marco (hehehe),

Se achas que de facto o crime violento está a aumentar, quais os remédios que sugeres para inverter tal situação?

Nada que não esteja a ser feito noutras áreas. Na fiscalização de impostos ou de condições de higieno o Estado mostra que consegue ser bem repressivo e os resultados estão à vista...

Agora, é parar de negar que a criminalidade (em particular a violenta) está a subir e agir com a mesma pujança.

Estou certo que a capacidade de eficácia não se esgota na ASAE e nas repartições de finanças. Acima de tudo é uma questão de vontade e de prioridades...
Imagem

Administrador Fórum

por Woodhare » 22/8/2008 17:32

Pelos numeros apresentados houve alguma subida na criminalidade, mas já foi há 4 ou 5 anos, e não reparei em dados actuais. Eu mantenho que não se podem tirar conclusões pelo que se vê nos noticiários. Morre mais gente na estrada do que em aviões mas o acidente aéreo é sempre o mais espectacular. Penso que é ao efeito da espectacularidade que assistimos.

Tarzan esse problema passa pela extrema xenofobia que existe no nosso país e noutros países Europeus.
Editado pela última vez por Woodhare em 22/8/2008 17:36, num total de 1 vez.

Em nada me surpreende

por tarzan tchetcheno » 22/8/2008 17:28

Em nada me surpreende o que se está a passar.

A única solução que vejo para este grave problema é endereçarmos estas estatísticas ao clube dos pensadores.

Eles que analisem o problema numa jantarada ou duas regada a bom tintol, e depois que resolvam o problema de uma assentada. Aquilo é malta que pensa muito e bem e portanto estaremos salvos. Bem haja a classe política que está cá a tratar da nossa vidinha. Sem essa Xusma estáva-mos perdidos. Assim andamos apenas desencontrados.

Se eles não conseguirem fazer nada para resolver o problema que foram criando no pós 25 de abril com a criação de guettos (não é só de africanos, é de tugas de gema como os outros aliás só que de côr de pele diferente) à volta das nossas cidades preparem-se.

Entretanto aconselho a verem um filme chamado
La Haine (o meu frâncês é pior que o do Mário Soares portanto pode haver erro) ou ''O Ódio'' para perceberem onde isto vai acabar um dia.

Registado: 19/3/2008 20:29

por redhot » 22/8/2008 17:28

MarcoAntonio Escreveu:Mais um dado interessante: os crimes de homicídio sobem no prazo do estudo mais de 20% em Portugal. Na generalidade dos outros países o crime de homicídio baixou!

Para ser mais específico, em cerca de 30 países baixou em mais de 20 (em alguns casos muito significativamente até) e em mais alguns manteve-se estável.

Apenas em 2 paíeses (em cerca de 30) subiu mais de 10%. Portugal é um dos dois.

Mas Marco (hehehe),

Se achas que de facto o crime violento está a aumentar, quais os remédios que sugeres para inverter tal situação?
Monkey Trader

por MarcoAntonio » 22/8/2008 17:26

Mais um dado interessante: os crimes de homicídio sobem no prazo do estudo mais de 20% em Portugal. Na generalidade dos outros países o crime de homicídio baixou. Para ser mais específico, em cerca de 30 países baixou em mais de 20 (em alguns casos muito significativamente até) e em mais alguns manteve-se estável.

Apenas em 2 países (em cerca de 30) subiu mais de 10%. Portugal é um dos dois.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/8/2008 17:17

Na outra tabela, dos crimes considerados violentos (assalto sexual, roubo com recurso a força ou ameaça física, etc), Portugal passa de 17 mil em 1995 e 19.7 mil em 2000 para 23.2 mil em 2005.

Ou seja, +36% em 10 anos e +18% em 5 anos.

Também podem consultar a tabela mais detalhada e verificar que nesse capítulo portugal anda no grupo da frente. Especialmente se compararmos com os nossos vizinhos...

O outro "mau exemplo" vem consistentemente da França que tanto nestes números como noutros aparece em emparelhada com Portugal.

Já com a nossa vizinha Espanha o contraste é tremendo. Simplesmente não há comparação possível entre a evolução da criminalidade em Portugal e da criminalidade em Espanha (que ou sobe ligeiramente nuns capítulos ou desce mesmo noutros).

Os nossos números sobem praticamente todos e de uma forma geral sobem bem significativamente. E particularmente (imagine-se!) quando vamos analisar os crimes ditos violentos. E os dados são de até 2005...
Imagem

Administrador Fórum

por redhot » 22/8/2008 17:17

MarcoAntonio Escreveu:Segundo o Eurostat (o crime de roubo, um "sub-set" do crime violento) cresceu em Portugal de 14 mil para 20 mil, a uma taxa de 5% ao ano, entre 1995 e 2005.

Cresceu ainda de 17 para 20 mil de 2000 para 2005 (cerca de 20%).

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/cache/ ... 015-EN.PDF

Aqui na nossa vizinha Espanha, de 2000 para 2005 desceu de 95 para 90 mil. Em Itália desceu de 67 para 65 mil. Na França evoluiu de forma semelhante a Portugal (+15%), no Reino Unido mantém-se praticamente estável e na Alemanha cai de 59 para 55 mil.

Encontramo-nos com dos números piores entre os nossos vizinhos europeus nesta matéria (emparelhados com a França e categoricamente batidos por todos os outros).

Por acaso quando vou à Alemanha vejo bastantes polícias nas ruas. Se calhar é fazer o mesmo cá: Por mais polícas a patrulhar as ruas.

Outro mercado em crescimento (e hoje saiu num diário essa notícia, Correio da Manhã):

Armas para defesa pessoal: "Corrida às armas dá milhões ao estado, receita do imposto sobre o uso de porte de arma duplicou no primeiro semestre deste ano".

Mais outro negócio...Toca a vender 6.35 à população, tal como nos estados unidos... Depois é tudo a andar ao tiro por tudo e por nada.
Monkey Trader

por MarcoAntonio » 22/8/2008 17:07

Segundo o Eurostat (o crime de roubo, um "sub-set" do crime violento) cresceu em Portugal de 14 mil para 20 mil, a uma taxa de 5% ao ano, entre 1995 e 2005.

Cresceu ainda de 17 para 20 mil de 2000 para 2005 (cerca de 20%).

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/cache/ ... 015-EN.PDF

Aqui na nossa vizinha Espanha, de 2000 para 2005 desceu de 95 para 90 mil. Em Itália desceu de 67 para 65 mil. Na França evoluiu de forma semelhante a Portugal (+15%), no Reino Unido mantém-se praticamente estável e na Alemanha cai de 59 para 55 mil.

Encontramo-nos com dos números piores entre os nossos vizinhos europeus nesta matéria (emparelhados com a França e categoricamente batidos por todos os outros).
Imagem

Administrador Fórum

por redhot » 22/8/2008 17:00

Um dos exemplos mais vergonhoso da privatização da segurança é quando chega a altura das férias de verão.

Quem é que ainda não reparou no markting subtil lançado pelas empresas privadas de segurança nos grandes semanários portugueses?

Artigos no Expresso e no Sol em que são entrevistados os responsáveis das empresas privadas e em que os mesmos dão concelhos:

- "feche bem as portas, tranque as janelas e utilize o serviço de rondas da PSP e (como quem não quer a coisa) instale um alarme ou umas camarazinhas..."

Até na televisão a comissária da PSP da Grande Lisboa dá conselhos idênticos antes da entrada em férias:

- "feche bem as portas, tranque as janelas e se tiver alarme verifique que o mesmo se encontra ligado e operacional" (mais uma vez uma referência súbtil para estimular psicológicamente o consumidor)...
Monkey Trader

por Flying Turtle » 22/8/2008 16:58

Mais uma comparação internacional, um tanto antiga como era de esperar mas mesmo assim menos do que a da ONU.

Fonte: European Sourcebook of Crime and Criminal Justice Statistics, terceira edição, http://www.europeansourcebook.org/

FT
Anexos
European Source Book 3.gif
European Sourcebook of Crime and Criminal Justice Statistics, terceira edição
European Source Book 3.gif (20.28 KiB) Visualizado 1519 vezes

por MarcoAntonio » 22/8/2008 16:57

Já agora, parece haver números do Eurostat sobre essa matéria, encontrei uma referência num blog e cito:

"A criminalidade na União Europeia aumentou nos últimos dez anos em 0,6 por cento, mas no caso particular de Portugal os números sobem até aos três por cento, uma das piores prestações a nível Europeu já que apenas a Polónia (5%) e a Eslovénia (10%) conseguiram uma evolução negativa acima da portuguesa.

Mas se falarmos de crime violento, onde se engloba a violência contra as pessoas, roubo com violência e crimes sexuais, a estatística não perdoa a Portugal. Os dados do Eurostat colocam o país no topo da lista onde apenas a França (7%) e a Holanda (6%) conseguem piores desempenhos."

Os números serão de uma estatística do Eurostat publicada em 2007.

Mas eu até estou parvo com a quantidade de pessoas que se recusa a acreditar que a criminalidade violenta está a aumentar e atira as culpas ao mensageiro (comunicação social).

Esperava que um ou outro o dissesse, mas não nesta quantidade...

Vou agora pesquisar directamente na fonte. Afinal parece que também há números claros nesse sentido, o que torna a mentira com que nos têm brindado ainda mais flagrante!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/8/2008 16:58, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, Google [Bot], Luzemburg, niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 578 visitantes