GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
MarcoAntonio Escreveu:silvaxico Escreveu:Pois é Marco. Mas só é um perfeito non-issue porque quem está a pagar mais pela gasolina não se manifesta... não é um non-issue por ser justo...
Mas então vai comprar um carro a gasóleo (ou trocar o que tens).
Mas tu a seguir admites logo que os carros a gasóleo tendem a ser mais caros e que pagam mais IA (porque normalmente têm mais cilindrada).
Quer dizer, só falas do imposto que te interessa...
Se o teu carro fosse a gasóleo, estavas a protestar do IA. Como é a gasolina estás a protestar do ISP.silvaxico Escreveu:Por cá não interessa nada se as coisas são justas ou não. O que interessa é se somos beneficiados ou não...
E então, já fizeste as contas? És beneficiado ou prejudicado? Se és prejudicado, porque é que optaste pela opção que te prejudica? Se és beneficiado porque é que estás a protestar?
Enfim, completo non-issue.
Será porque já está visto que afinal não vai nada de mal com a GALP e os combustíveis e então é preciso arranjar outra lamentação qualquer?
Marco,
acho que aqui nunca me queixei da Galp, mas posso estar enganado.
Esta minha intervenção surgiu apenas porque me revolta estar a pagar tanto imposto sobre a gasolina e depois quando estou nas bombas ficar a ver os Mercedes e BMWs (e outros que tais) a abastecer de gasóleo que é mais barato apenas porque o imposto é mais baixo...
Mas ok, isto afasta-se do tópico e, por mim, fica por aqui
Um abraço
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silvaxico Escreveu:Pois é Marco. Mas só é um perfeito non-issue porque quem está a pagar mais pela gasolina não se manifesta... não é um non-issue por ser justo...
Mas então vai comprar um carro a gasóleo (ou trocar o que tens).
Mas tu a seguir admites logo que os carros a gasóleo tendem a ser mais caros e que pagam mais IA (porque normalmente têm mais cilindrada).
Quer dizer, só falas do imposto que te interessa...
Se o teu carro fosse a gasóleo, estavas a protestar do IA. Como é a gasolina estás a protestar do ISP.
silvaxico Escreveu:Por cá não interessa nada se as coisas são justas ou não. O que interessa é se somos beneficiados ou não...
E então, já fizeste as contas? És beneficiado ou prejudicado? Se és prejudicado, porque é que optaste pela opção que te prejudica? Se és beneficiado porque é que estás a protestar?
Enfim, completo non-issue.
Será porque já está visto que afinal não vai nada de mal com a GALP e os combustíveis e então é preciso arranjar outra lamentação qualquer?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Acho que no fim disseste tudo.
Enfim, isto é um completo non-issue...
Pois é Marco. Mas só é um perfeito non-issue porque quem está a pagar mais pela gasolina não se manifesta... não é um non-issue por ser justo...
Por cá não interessa nada se as coisas são justas ou não. O que interessa é se somos beneficiados ou não...
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Acho que no fim disseste tudo.
Enfim, isto é um completo non-issue...
Enfim, isto é um completo non-issue...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:silvaxico Escreveu:os carros a gasóleo são mais caros...
Há carros a gasóleo para "todos os preços". Há carros novos e carros usados. Há compra a crédito (à qual muita gente recorre) onde o preço do automóvel deixa de ser um problema pois o acréscimo na mensalidade é compensada pela poupança mensal no combustível.
Aliás, podias pegar isto pelo sentido oposto: os tais "portugueses de primeira" pagam à cabeça. Pagam para ser de primeira então (segundo a tua lógica). É uma mera questão de opção/escolha...silvaxico Escreveu:(...) há muita gente que tem carro a gasolina porque o carro a gasóleo fica fora do orçamento disponível. Depois essas pessoas têm de pagar a gasolina mais cara para que as restantes tenham gasóleo mais acessível...
Uns pagam menos ISP e mais IA. Outros pagam mais ISP e menos IA...
De resto, por norma, é preciso vários anos de consumo para a poupança em gasóleo compensar o que se paga a mais em IA(+IVA) à cabeça. E cada vez (com a maior paridade actual dos preços) é preciso mais tempo para amortizar.
Marco,
se não estou em erro os carros a gasóleo pagam o mesmo IA(+IVA) que os carros a gasolina. Acabam por pagar mais apenas porque a cilindrada é maior, logo...
Mas o fundamental para mim é saber por que carga de água é que veículos com fins não profissionais devem ter direito a combustíveis com taxa de imposto reduzida? É isto que para mim "não entra".
Se ao menos eu tivesse um carro a gasóleo para uso pessoal talvez conseguisse entender a lógica disto, mas assim não consigo...

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silvaxico Escreveu:os carros a gasóleo são mais caros...
Há carros a gasóleo para "todos os preços". Há carros novos e carros usados. Há compra a crédito (à qual muita gente recorre) onde o preço do automóvel deixa de ser um problema pois o acréscimo na mensalidade é compensada pela poupança mensal no combustível.
Aliás, podias pegar isto pelo sentido oposto: os tais "portugueses de primeira" pagam à cabeça. Pagam para ser de primeira então (segundo a tua lógica). É uma mera questão de opção/escolha...
silvaxico Escreveu:(...) há muita gente que tem carro a gasolina porque o carro a gasóleo fica fora do orçamento disponível. Depois essas pessoas têm de pagar a gasolina mais cara para que as restantes tenham gasóleo mais acessível...
Uns pagam menos ISP e mais IA. Outros pagam mais ISP e menos IA...
De resto, por norma, é preciso vários anos de consumo para a poupança em gasóleo compensar o que se paga a mais em IA(+IVA) à cabeça. E cada vez (com a maior paridade actual dos preços) é preciso mais tempo para amortizar.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:silvaxico Escreveu:Então porque é que os restantes portugueses têm de pagar imposto mais elevado pela gasolina de que necessitam para irem trabalhar? Serão portugueses de segunda?
Mas silvaxico, quando adquires um automóvel, tu é que escolhes o combustível. E actualmente o imposto é igual para todos...
A tua frase sobre portugueses de primeira ou de segunda não faz sentido nenhum. Os que são de segunda, são de segunda por opção própria!
Ora essa...
Não Marco,
os carros a gasóleo são mais caros... há muita gente que tem carro a gasolina porque o carro a gasóleo fica fora do orçamento disponível. Depois essas pessoas têm de pagar a gasolina mais cara para que as restantes tenham gasóleo mais acessível...
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silvaxico Escreveu:Então porque é que os restantes portugueses têm de pagar imposto mais elevado pela gasolina de que necessitam para irem trabalhar? Serão portugueses de segunda?
Mas silvaxico, quando adquires um automóvel, tu é que escolhes o combustível. E actualmente o imposto é igual para todos...
A tua frase sobre portugueses de primeira ou de segunda não faz sentido nenhum. Os que são de segunda, são de segunda por opção própria!
Ora essa...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Com isso não concordo. Profissional mas só para alguns? Não concordo...
Se o imposto é diferente para profissionais, terá de ser para todos os profissionais cuja actividade inclua a utilização de combustíveis.
Já basta o péssimo exemplo da desigualdade social introduzida depois dos boicotes dos camionistas...

Se o imposto é diferente para profissionais, terá de ser para todos os profissionais cuja actividade inclua a utilização de combustíveis.
Já basta o péssimo exemplo da desigualdade social introduzida depois dos boicotes dos camionistas...


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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco,
quando falo em fins profissionais quero dizer transportadores e pouco mais. No limite quero dizer todos os veículos comerciais (incluindo os ligeiros de 2 lugares).
Excluo é todos os veículos "normais" a gasóleo. Não os estou a ver a terem usos profissionais...
quando falo em fins profissionais quero dizer transportadores e pouco mais. No limite quero dizer todos os veículos comerciais (incluindo os ligeiros de 2 lugares).
Excluo é todos os veículos "normais" a gasóleo. Não os estou a ver a terem usos profissionais...
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Mas isso não é praticável...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Silvaxico, a gasolina está substancialmente mais barata que o gasóleo.
O gasóleo face ao início do ano, além de estar mais caro do que a gasolina, também se encontra mais inflaccionado (incluindo já estas descidas).
O que o faz ser mais barato na bomba é uma diferente carga fiscal mas que não é mexida em valores há quase dois anos e em estrutura há cerca de 4 anos que portanto é alheia a estes desenvolvimentos.
Eu creio também que existem razões suficientes para o gasóleo ter fiscalidade mais baixa: está associado a quem faz mais kilometragem, a diversas actividades profissionais com mais frequência com a gasolina e também tem consumos mais baixos sendo que a poluição já não é um problema. Em contrapartida a grande procura do diesel nos tempos actuais leva a um certo de desiquilibrio por isso esse "alivio" fiscal já fez mais sentido.
Mesmo assim, penso que ainda se aceita...
Na minha opinião só se devia aceitar a carga fiscal mais baixa para o gasóleo com fins profissionais. Ou seja, o preço actual do gasóleo só se justifica se for gasóleo profissional.
Para os restantes (que não são tão poucos quanto isso) a carga fiscal deveria ser igual para a gasolina e gasóleo.
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Silvaxico, a gasolina está substancialmente mais barata que o gasóleo.
O gasóleo face ao início do ano, além de estar mais caro do que a gasolina, também se encontra mais inflaccionado (incluindo já estas descidas).
O que o faz ser mais barato na bomba é uma diferente carga fiscal mas que não é mexida em valores há quase dois anos e em estrutura há cerca de 4 anos que portanto é alheia a estes desenvolvimentos.
Eu creio também que existem razões suficientes para o gasóleo ter fiscalidade mais baixa: está associado a quem faz mais kilometragem, a diversas actividades profissionais com mais frequência com a gasolina e também tem consumos mais baixos sendo que a poluição já não é um problema. Em contrapartida a grande procura do diesel nos tempos actuais leva a um certo de desiquilibrio por isso esse "alivio" fiscal já fez mais sentido.
Mesmo assim, penso que ainda se aceita...
O gasóleo face ao início do ano, além de estar mais caro do que a gasolina, também se encontra mais inflaccionado (incluindo já estas descidas).
O que o faz ser mais barato na bomba é uma diferente carga fiscal mas que não é mexida em valores há quase dois anos e em estrutura há cerca de 4 anos que portanto é alheia a estes desenvolvimentos.
Eu creio também que existem razões suficientes para o gasóleo ter fiscalidade mais baixa: está associado a quem faz mais kilometragem, a diversas actividades profissionais com mais frequência com a gasolina e também tem consumos mais baixos sendo que a poluição já não é um problema. Em contrapartida a grande procura do diesel nos tempos actuais leva a um certo de desiquilibrio por isso esse "alivio" fiscal já fez mais sentido.
Mesmo assim, penso que ainda se aceita...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Repararam no diferencial na descida do gasóleo vs gasolina?
A diferença de preço entre os dois combustíveis está de novo a aumentar apesar de o custo do gasóleo ser superior... e por cá, com os impostos que temos, lá está o pessoal que usa gasolina a subsidiar quem usa gasóleo...
Já repararam que neste, como em outros casos, só nos interessa a justiça se ela nos beneficiar?
A mim o assunto interessa-me porque só tenho carros a gasolina. Aparentemente à maior parte de vós já não interessa pois andam em carros a gasóleo...
Para o gasóleo ser tão barato andamos nós a pagar a gasolina mais cara....
A diferença de preço entre os dois combustíveis está de novo a aumentar apesar de o custo do gasóleo ser superior... e por cá, com os impostos que temos, lá está o pessoal que usa gasolina a subsidiar quem usa gasóleo...
Já repararam que neste, como em outros casos, só nos interessa a justiça se ela nos beneficiar?
A mim o assunto interessa-me porque só tenho carros a gasolina. Aparentemente à maior parte de vós já não interessa pois andam em carros a gasóleo...
Para o gasóleo ser tão barato andamos nós a pagar a gasolina mais cara....
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Boas Marco.
Realmente era só esperar.
o último gráfico é o mais claro.
Quanto a mudança de valor na bomba, a Galp muda os preços centralmente mas os placares tem de ser mudados pelos donos das bombas.
Como em caso de dois preços o mais baixo é que prevalece, eles nem se devem dar ao trabalho de ir mudar no placar. (digo eu)
Realmente era só esperar.

Quanto a mudança de valor na bomba, a Galp muda os preços centralmente mas os placares tem de ser mudados pelos donos das bombas.
Como em caso de dois preços o mais baixo é que prevalece, eles nem se devem dar ao trabalho de ir mudar no placar. (digo eu)
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O ritmo mantém-se e esta semana os combustíveis voltam a baixar:
Aqui fica o resumo dos preços com esta actualização e as respectivas datas:
............. 29/04. 14/05 ...... 23/07. 29/07. 05/08.13/08
Gasolina 1.431 1.479 1.523 1.503 1.473 1.468 1.458
Gasoleo. 1.299 1.369 1.447 1.433 1.393 1.368 1.328
Mais datas de actualizações (em falta na tabela anterior e compiladas a partir de notícias no Jornal de Negócios):
21/05 28/05 05/06 12/06
1.499 1.501 1.501 1.513
1.399 1.426 1.411 1.423
É bastante evidente que as actualizações (nas subidas e nas descidas) têm sido feitas com uma base semanal e sistematicamente à terça/quarta-feira. Curiosamente há uma mudança extra (sobre o gasóleo) ocorrida a 30 de Maio e foi para... baixar!
Segue ainda em versão corrigida e melhorada, a actualização dos gráficos anteriores. O segundo gráfico apresenta uma simulação com a correcção de duas semanas de lag na transposição do preço do crude para o preço dos combustíveis na bomba.
Crude em Euros. Preço dos combustíveis antes dos impostos. Amostragem semanal desde Janeiro a Agosto.
Galp e BP baixam preço dos combustíveis
Hoje às 22:47
O preço dos combustíveis vai baixar, esta quarta-feira, nas gasolineiras Galp e BP. Entretanto, a cotação do petróleo em Nova Iorque diminuiu para o valor mais baixo dos últimos quatro meses.
A Galp e BP vão baixar, a partir da meia-noite desta quarta-feira, o preço do gasóleo em quatro cêntimos por litro. A gasolineira Galp vai ainda reduzir o custo do litro de gasolina em um cêntimo.
Entretanto, a cotação do barril de petróleo em Nova Iorque fechou, esta terça-feira, a sessão a valer 113 dólares, o valor mais baixo dos últimos quatro meses, depois dos máximos históricos atingidos em Julho, acima dos 145 dólares.
A perspectiva de uma solução diplomática para a crise na Ossétia do Sul, que opõe forças georgianas a russas, é apontada como uma explicação possível para a diminuição da cotação do barril de crude.
Os analistas avançam ainda que também poderá estar na origem da diminuição do preço o facto do consumo de petróleo nos Estados Unidos ter sofrido, no primeiro semestre deste ano, a maior redução dos últimos 26 anos.
Aqui fica o resumo dos preços com esta actualização e as respectivas datas:
............. 29/04. 14/05 ...... 23/07. 29/07. 05/08.13/08
Gasolina 1.431 1.479 1.523 1.503 1.473 1.468 1.458
Gasoleo. 1.299 1.369 1.447 1.433 1.393 1.368 1.328
Mais datas de actualizações (em falta na tabela anterior e compiladas a partir de notícias no Jornal de Negócios):
21/05 28/05 05/06 12/06
1.499 1.501 1.501 1.513
1.399 1.426 1.411 1.423
É bastante evidente que as actualizações (nas subidas e nas descidas) têm sido feitas com uma base semanal e sistematicamente à terça/quarta-feira. Curiosamente há uma mudança extra (sobre o gasóleo) ocorrida a 30 de Maio e foi para... baixar!
Segue ainda em versão corrigida e melhorada, a actualização dos gráficos anteriores. O segundo gráfico apresenta uma simulação com a correcção de duas semanas de lag na transposição do preço do crude para o preço dos combustíveis na bomba.
Crude em Euros. Preço dos combustíveis antes dos impostos. Amostragem semanal desde Janeiro a Agosto.
- Anexos
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
BOAS
O MFSC DISSE:
Queria apenas lançar um assunto que me falaram mas não tive oportunidade de confirmar: - uma amiga referiu-me que já reparou em algumas bombas de gasolina, esta é mais cara ao fim de semana do que durante a semana! Eu tentei confirmar isso mas não consegui.
Mas fiquei a pensar no assunto...
Será quie alguém já viu isso em algumas bombas?
Um abraço
MFSC
o que reparei no posto da galp da minha zona é que quando os preços sobem eles mudam nessa noite mas quando descem só 2 dias depois são actualizados, no caso do gasoleo é só o que eu vejo.deveria haver mais fiscalização.
O MFSC DISSE:
Queria apenas lançar um assunto que me falaram mas não tive oportunidade de confirmar: - uma amiga referiu-me que já reparou em algumas bombas de gasolina, esta é mais cara ao fim de semana do que durante a semana! Eu tentei confirmar isso mas não consegui.
Mas fiquei a pensar no assunto...
Será quie alguém já viu isso em algumas bombas?
Um abraço
MFSC
o que reparei no posto da galp da minha zona é que quando os preços sobem eles mudam nessa noite mas quando descem só 2 dias depois são actualizados, no caso do gasoleo é só o que eu vejo.deveria haver mais fiscalização.
rmachado Escreveu:E o mercado não é livre.. ainda hoje se ouviu falar de uma quebra na procura e o preço não reflecte essa lógica.
A queda na procura tem sido progressiva. E se notares (repara bem nos gráficos acima) na última subida forte do crude, os combustíveis subiram menos do que em subidas anteriores. Repara na forma "suave" do gráfico do gasóleo e da gasolina, em contraste com a subida forte do crude em direcção aos 90 e tal euros (140 e tal dolars).
A GALP alega que reduziu as margens e se olharmos para o gráfico dá perfeitamente para acreditar que sim.
Agora, ir à bomba encher o depósito dê por onde der fica muito caro. Por isso, as pessoas não ficarão nunca satisfeitas.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Certo Marco.
Esperemos então uns dias.
Mas que se note que concordo contigo. É sempre muito mais fácil e espectacular falar dos aumentos.
É até mais "politizavél"..
Mas nesta gestão a Galp tb tem culpa pois não sabe gerir as expectativas do comsumidor...
E o mercado não é livre.. ainda hoje se ouviu falar de uma quebra na procura e o preço não reflecte essa lógica.
Esperemos então uns dias.
Mas que se note que concordo contigo. É sempre muito mais fácil e espectacular falar dos aumentos.
É até mais "politizavél"..
Mas nesta gestão a Galp tb tem culpa pois não sabe gerir as expectativas do comsumidor...
E o mercado não é livre.. ainda hoje se ouviu falar de uma quebra na procura e o preço não reflecte essa lógica.
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Boa tarde,
Sem querer contribuir em nada para a "guerra de palavras/argumentos" entre o Marco e o Martins Braz, digo apenas que, depois de ver os gráficos e números do Marco, concordo com ele. E eu também tinha aquela ideia talvez da maioria do povo que a Galp só se preocupava em subir mas quando era para descer... Mas afinal parece que não é assim. Ainda bem.
Queria apenas lançar um assunto que me falaram mas não tive oportunidade de confirmar: - uma amiga referiu-me que já reparou em algumas bombas de gasolina, esta é mais cara ao fim de semana do que durante a semana! Eu tentei confirmar isso mas não consegui.
Mas fiquei a pensar no assunto...
Será quie alguém já viu isso em algumas bombas?
Um abraço
MFSC
Sem querer contribuir em nada para a "guerra de palavras/argumentos" entre o Marco e o Martins Braz, digo apenas que, depois de ver os gráficos e números do Marco, concordo com ele. E eu também tinha aquela ideia talvez da maioria do povo que a Galp só se preocupava em subir mas quando era para descer... Mas afinal parece que não é assim. Ainda bem.
Queria apenas lançar um assunto que me falaram mas não tive oportunidade de confirmar: - uma amiga referiu-me que já reparou em algumas bombas de gasolina, esta é mais cara ao fim de semana do que durante a semana! Eu tentei confirmar isso mas não consegui.
Mas fiquei a pensar no assunto...
Será quie alguém já viu isso em algumas bombas?
Um abraço
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rmachado Escreveu:Mas traçado uma recta no horizontal no preço do Petroil ao último dia de preço que tens não seria de esperar que fazendo o mesmo ao preço dos combustiveis ele estivesse proximo do mesmo valor?
Assumido sempre o mesmo lagging se hoje o crude esta a 120USD (estou a arredondar) quando comparado com último dia que esteve a 120 USD a gasolina e o gasoleo não deviam estar a preços mais semelhantes?
Não, não deviam.
Se o preço se reflecte com atraso, isso significa que ao traçares uma recta horizontal, para dois valores identicos: na subida o preço tenderá a estar mais baixo; na descida o preço tenderá a estar mais alto.
Porquê?
É muito simples: na subida os preços, para essa data, estão a reflectir preços anteriores que eram mais baixos (pois se está a subir); na descida, para essa data estão a reflectir preços anteriores que eram mais altos (pois se está a descer).
Portanto, pegar em datas e ver a quanto estava o crude e os combustíveis (ou traçar uma recta horizontal para um valor, que é a mesma coisa) é errado.
Basta olhar para os dois períodos em cima assinalados para ver como demorou quase um mês para os combustíveis começarem a subir depois do crude já andar a subir fortemente há várias semanas.
Claro que agora "ninguém" se lembra disso (embora tenhamos comentado aqui na altura que o crude subia e na bomba a gasolina ainda não subia).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ok, Marco não tinha visto que estavam em Euros.
Mas eu não estou a dizer que os preços são reflectidos ao segundo, não o deve ser tanto a subir como a descer, isto é um dos "males da coisa" e que levou aos protestos pois muitos dos que usam os combustiveis no seu negócio não podiam fazer reflectir esse aumento de custo pois o mercado não o permite.
Mas traçado uma recta no horizontal no preço do Petroil ao último dia de preço que tens não seria de esperar que fazendo o mesmo ao preço dos combustiveis ele estivesse proximo do mesmo valor?
Assumido sempre o mesmo lagging se hoje o crude esta a 120USD (estou a arredondar) quando comparado com último dia que esteve a 120 USD a gasolina e o gasoleo não deviam estar a preços mais semelhantes?
Mas eu não estou a dizer que os preços são reflectidos ao segundo, não o deve ser tanto a subir como a descer, isto é um dos "males da coisa" e que levou aos protestos pois muitos dos que usam os combustiveis no seu negócio não podiam fazer reflectir esse aumento de custo pois o mercado não o permite.
Mas traçado uma recta no horizontal no preço do Petroil ao último dia de preço que tens não seria de esperar que fazendo o mesmo ao preço dos combustiveis ele estivesse proximo do mesmo valor?
Assumido sempre o mesmo lagging se hoje o crude esta a 120USD (estou a arredondar) quando comparado com último dia que esteve a 120 USD a gasolina e o gasoleo não deviam estar a preços mais semelhantes?
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rmachado Escreveu:De qq maneira e como refere o Elias seria de esperar que por esta altura o preço dos combustiveis "apenas" estivesse 5% (mais coisa menso coisa) por causa do efeito EURUSD e IVA.
Rmachado, os gráficos que coloquei já estão em euros.
O segundo ponto é que continuam a insistir em correspondências directas (imediatas) entre o crude e os combustíveis quando por esta altura já toda a gente devia saber e entender que há um lag (atraso) de algumas semanas.
Será que já se esqueceram e também não conseguem ver no gráfico com os preços semanais que quando o crude começou a subir os combustíveis na bomba mantiveram o preço ou mesmo desceram durante algumas semanas?
Esse atraso não se dá apenas nas decidas. Deu-se também nas subidas e de forma muito, muito evidente.
Só não reparou quem não quis...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.