Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP é a estrela da sessão, definitivamente!...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP é a estrela da sessão, definitivamente!...

por MarcoAntonio » 25/11/2014 19:20

Este tópico tem mais de dez anos, há outros mais actualizados para colocar gráficos do BCP. Tem alguma piada desenterrar um tópico com doze anos a título excepcional, agora uma vez e outra não tem qualquer sentido.

E ainda me arrisco à CMVM achar que é um gráfico recente e pregar-me com uma multa... lol
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ricardmag » 25/11/2014 18:38

BCP-25112014.png
BCP-25112014.png (40.04 KiB) Visualizado 5146 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por doke » 24/11/2014 18:50

Chavaskal Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
canguru Escreveu:muito bom!

do tempo em que os moderadores (Marco £ Pata) postavam gráficos:)

Eles postavam gráficos?
Nunca vi nenhum...

Olha bem para o 1º post desta página. Abre os olhos... :twisted:

Ena pá SNiper ...Essa foi forte :oops:

Registado: 15/8/2014 22:00

por Chavaska » 24/11/2014 10:19

Sr_SNiper Escreveu:

Eles postavam gráficos?
Nunca vi nenhum...

Olha bem para o 1º post desta página. Abre os olhos... :twisted:

Registado: 3/12/2007 11:12

por Sr_SNiper » 24/11/2014 9:17

Eles postavam gráficos?
Nunca vi nenhum...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por canguru » 21/11/2014 14:30

muito bom!

Registado: 6/4/2008 22:41

por ricardmag » 20/11/2014 17:56

Caro Dialmedia, obrigado pelo trofeu :mrgreen: , mas por acaso não foi de pá. Foi com uma destas :mrgreen:

Imagem

por MarcoAntonio » 20/11/2014 17:51

O Caldeirão tinha dias de vida nesta altura, era impossível cavar muito mais fundo do que isto!

:P
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Blue Epsilon » 20/11/2014 17:11

Eheh... Existem jazidas de petróleo mais perto da superfície do que este tópico.
12 anos é obra!
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Dialmedia » 20/11/2014 16:42

Finalmente tenho uma oportunidade digna e merecedora de conceder este troféu :mrgreen:

Imagem

Registado: 26/1/2007 17:07

por nuuuuno » 20/11/2014 15:37

belo remember!! 2002...2.5€...é muito bom ver o passado!! :)

Registado: 10/11/2011 10:05

por ricardmag » 20/11/2014 15:33

Hoje também é mas por maus motivos :!:

BCP20112014.png
BCP20112014.png (40.85 KiB) Visualizado 6853 vezes

por Touro » 26/11/2002 0:46

Eu percebi Marco António, obrigado.
Prometo não deitar mais nenhuma acha para a fogueira das especulações. Queria dizer que eu não sou daqueles que tem aversão ao BCP, pelo contrário, acho um título muito interessante que historicamente tem tido vários padrões semelhantes ao que acabamos de assistir, isto é, quedas muito fortes e rápidas para depois ter excelentes recuperações. Eu sigo muito de perto este título, e estas oportunidades são muito boas, não são de desperdiçar, são muito certinhas; pelo menos até agora tem sido assim. Daqui para a frente não sei, é caso para dizer: comportamentos passados não são garantia de comportamentos futuros.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Ulisses Pereira » 26/11/2002 0:26

Não... também é aveirense mas não sou eu. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Boi » 26/11/2002 0:23

Ovos Moles = Ulisses !?
Boi

por MarcoAntonio » 25/11/2002 23:48

(quanto ao repo eu sabia o que era)

Quanto à pressão a questão é mesmo essa, de uma forma ou de outra, pareceu-me que existiu ali (principalmente hoje) a vontade de levar o papel até um valor ou negociado ou pretendido (por qq motivo que desconheço). Ora se foi puxado (para «apertar» com alguém ou simplesmente para levar o papel a um valor acordado entre as partes) então agora que a passagem foi realizada esse motivo deixa de existir pelo que a pressão que fez subir o título poderá desaparecer igualmente.

Foi por essa razão que mencionei o assunto na análise inicial porque penso que merece a atenção. Como não possuo informações detalhadas só posso conjecturar e esperar pelos próximos acontecimentos para retirar uma conclusão...

Já agora, aquele post lá em cima «totalmente de acordo» era para o Touro. É que com tantos posts acaba por não se perceber a quem é que eu estava a responder...
Imagem

Administrador Fórum

por CAP » 25/11/2002 23:45

E nao acham que esta forte subida pode estar a ser "forçada" pelo BCP, que tem interesse (varios interesses...) nesta subida? E esta passagem nao pode ser simplesmente uma passagem de carteiras... entre BCP / BCP? E que o repo foi com um numero de accoes substancialmente superior!!!...

Registado: 23/11/2002 16:01

por Ulisses Pereira » 25/11/2002 23:41

Bem... resumidamente. Um "repo" é um emprestimo de acções que alguém faz a outrém para que este "outrém" possa vender essas acções (sem na realidade as possuir), de forma a poder recomprá-las mais tarde, esperando que estejam mais baratas e ganhem essa diferença entre o preço de venda e a compra posterior.

Ou seja, quem fez aquele "repo" no dia 22 de Outubro e despejou a acção nos dias seguintes, estava convicto que a cotação ia cair mais e iriam conseguir recomprá-las a um preço bem mais baixo. A verdade é que o BCP encetou uma forte recuperação e, volto a repetir, não me admirava nada que um dos mais fortes catalizadores deste movimento de subida, fosse a vontade de criar dificuldades a quem fez este "repo", obrigando a que tivessem que fechar a posição a preços muito mais altos.

Se é verdade que a passagem de hoje do BCP corresponde ao fechar do "repo" (não tenho dados que confirmam ou desmintam este rumor), isso deve ser encarado como um sinal de cautela porque quem andou a puxar pelo título, pode agora inverter o seu papel e começar a libertar-se das acções que andou a comprar nesta subida.

Mas, para que não restem dúvidas, repito: não sei se a passagem de hoje correspondeu mesmo ao fecho do já famoso "repo".

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/11/2002 23:38

Pois Ulisses, embora eu desconhece-se a história (e continue a desconhecer) os meus comentários em relação ao puxanço e à passagem têm a ver prcisamente com o «receio» quanto a uma manobra desse tipo... Era precisamente a algo desse género que eu queria chegar embora não quisesse estar aqui a elaborar um cenário preciso pois sou um investidor relativamente desinformado (até porque tento mesmo não acompanhar notícias e rumores) e portanto não possuo dados concretos para além das cotações e volumes que vejo nos gráficos (e ocasionalmente nos intradays).

No entanto, perante a sequência de acontecimentos, surgiu-me logo a ideia que se passaria algo desse género.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/11/2002 23:32

Plenamente de acordo!....

Aliás, é o que tenho estado a dizer relativamente à PTC. Como referi nestes posts, o BCP tem um <i>uptrend</i> intocável e não existe para já qualquer sinal (quem está dentro penso que deve agurdar sinais).

Mas mesmo que o BCP se depare com um obstáculo, não quer dizer que se deva <i>shortar</i> ou vender (quanto a sair ou não, depende da estratégia e tipo de trade que se tiver planeado e o mesmo se poderia dizer para o <i>short</i>).

As pausas intercalares são saudáveis e permitem aos pápeis que estes ganhem fôlego para novas subidas. São as chamadas fases de consolidação, por vezes laterais, outras até em <i>counter-trend</i>, caracterizadas por <i>ranges</i> relativamente apertados e baixos volumes. Desde que não exista grande pressão vendedora e os suportes não sejam (sucessivamente) quebrados, estes movimentos são saudáveis e a maior parte das vezes devem ser vistos como oportunidades para entrar para a aproveitar mais um lanço (a maior parte das vezes as consolidações são quebradas no sentido da tendência). Pessoalmente, mesmo assim, prefiro «assistir» à quebra no sentido da tendência... Mas apostar contra a tendência é ainda mais arriscado (porque se o título consolidar 3 ou 4 vezes ao longo de um <i>rallye</i> - o que não é assim tão anormal como possa parecer - falha-se 2 ou 3 vezes para acertar da única vez que inverte).

E esta opinião pouco tem a ver com o mercado estar a subir ou estar a descer. A atitude não deve ser diferente nem devemos estar polarizados num ou noutro sentido...

Claro que isto deve ser englobado no mais importante de tudo: a estratégia de <i>trading</i>... O que pode ser válido para um investidor pode não ser para o outro, dependendo da forma de actuar de cada um. Mas pior que uma má estratégia é não ter estratégia nenhuma... E é aí que falha a grande parte dos investidores, simplesmente não têm estratégia e compra «atrás» de uma notícia, de um rumor, de uma opinião ou até de uma ideia... e sem planear o <i>trade</i>, quer para o sucesso, quer para a falha.
Imagem

Administrador Fórum

repo (?)

por LEARN » 25/11/2002 23:30

Para esta hora talvez seja pedir muito. Mas, seria possível (Ulisses) tecer um comentário, sobre esta história, que durou um mês e quem acreditou no papel, tem um Natal melhorado. E já agora quais as cenas seguintes, e quem efectivamente anda a "jogar" com o papel.

Registado: 4/11/2002 22:23

por Ulisses Pereira » 25/11/2002 23:23

O ovos moles, geralmente uma pessoa bem informada no que diz respeito ao BCP, afirmou aqui no fórum que a passagem gigantesca de hoje era o fecho daquele "repo" que tanta polémica levantou aquando da sua abertura.

Sinceramente, não faço ideia se a notícia é confirmada ou não. O que sei é que se isso for verdade é de estarmos atentos, pois não me admiraria nada que um dos catalizadores das recentes subidas fosse a pressão que estivessem a colocar sobre esse "repo" obrigando-os a fechar a um preço muito elevado. E agora já podiam largar o papel...

Resta saber qual o verdadeiro destino da passagem de hoje.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Touro » 25/11/2002 22:45

Parece-me que relativamente ao BCP só se pode dizer a quem entrou no título para deixar correr os ganhos. Um dos grandes erros dos investidores, como já foi muitas vezes referido pelo Ulisses, é sair quando se está a ganhar. Para já não há nada que indique o fim desta fantástica tendência ascendente, o que não quer dizer que amanhã não haja motivos para tal; o fascinio dos mercados é mesmo este, o que se afirma hoje pode não se afirmar amanhã.
Mesmo que a resistência dos 2,7€ que o Marco António fala funcione, quedas até à LTAcp, actualmente nos 2,48€, são até saudáveis, permitindo novas entradas junto a esta linha com com risco muito baixo.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por MarcoAntonio » 25/11/2002 21:14

Eu penso que a minha opinião já está presente no post anterior:

- Por um lado sinto alguma desconfiança pela puxada que antecedeu a passagem, se não estará relacionada com a própria passagem, se não puxaram o BCP para efectuar a passagem ao valor «contratado» (uma vez que tanto quanto eu sei é uma prática mais ou menos comum).

- Por outro lado, em termos técnicos, temos uma possível resistência pela frente, numa altura em que o título já está sobrecomprado. No entanto esta resistência ainda não está confirmada, portanto há que aguardar por amanhã, pelo menos, para ver se de facto o BCP tem dificuldade em ultrapassar a hipotética resistência horizontal.

- De resto, o BCP está com um <i>uptrend</i> de curto-prazo intocável e nada diz, em termos técnicos, que ele vá terminar já (fechou bem, levava volume já mesmo antes da passagem, etc...). Outro dado positivo, o cruzamento das Médias Móveis assinalado no gráfico.

De qq das formas esta é uma opinião de curtíssimo-prazo que irei, se possível, actualizando conforme tenho feito noutros títulos, à medida que os (novos) sinais vão surgindo...

<i>PS: Estará esta passagem relacionada com aquele volume lá em baixo?... O raio da passagem está cá a moer-me o juízo...</i> :?
Imagem

Administrador Fórum

por CAP » 25/11/2002 20:51

Caro Marco Antonio;
O BCP amanha e ate dia 2 / 3 de Dezembro... podera continuar a subir?
Qual e a sua opiniao?
Obrigado.

Registado: 23/11/2002 16:01

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], KAWA, OCTAMA, Opcard33 e 178 visitantes