Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Amanhã

por MarcoAntonio » 6/8/2008 23:36

tarzan tchetcheno Escreveu:Será que isto ainda vai dar oportunidade de comprar a 11 ?


E já agora (malta dos gráficos) Actualização precisa-se e a vela de hoje é o quê e como interpretá-la?


Tarzan, a sessão de hoje não trás nada de particularmente novo. A GALP continua sobre o suporte, valor que foi testado diversas vezes ao longo das últimas 3 semanas e hoje não houve qualquer novidade.

Nenhum valor foi quebrado, o volume da sessão não é particularmente forte, enfim, nada de realmente relevante...

Não vale a pena tentar tirar mais dos gráficos do que aquilo que eles podem fornecer.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Amanhã

por tarzan tchetcheno » 6/8/2008 23:32

Será que isto ainda vai dar oportunidade de comprar a 11 ?


E já agora (malta dos gráficos) Actualização precisa-se e a vela de hoje é o quê e como interpretá-la?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

por mlra » 6/8/2008 21:31

Boas!

Acabei de ouvir na TV o Ferreira a dizer que com esta operação, a GALP fica com uma Quota de mercado em Espanha de 16.0%. :wink:

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

Jibóia

por tarzan tchetcheno » 6/8/2008 21:30

Não sei a % do mercado português mas imaginando a coisa a 90% e multiplicando por 2 chego a 180% (1,8).

À primeira vista estou a valiar os 45% em espanha como 50%. Mas esse será o ''natural'' valor real pois haverá mais margem para crescer lá do que cá.

Mas o melhor é esqueceres, são contas a olhómetro sem qualquer veracidade científica.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

Re: 45 no mercado espanhol

por Jiboia Cega » 6/8/2008 21:15

tarzan tchetcheno Escreveu:45 no mercado espanhol em vez de 45% do mercado espanhol... fica a rectificação mas foi apenas gralha.

Mas é diabólico ou não que 45% passem a ser do lado de lá da fronteira??? É muita fruta é uma espécie de acrescentar ao movimento em portugal outra valor semelhante.


Sem dúvida que o crescimento da Galp em termos de revenda tinha que ser feito para fora do país, pois Portugal é bastante pequeno. E ter metade da facturação só em Espanha é assinalável.

tarzan tchetcheno Escreveu:O mercado passa a ser o equivalente a 1,8* mercado em Portugal.


Não percebi as tuas contas. :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

45 no mercado espanhol

por tarzan tchetcheno » 6/8/2008 21:07

45 no mercado espanhol em vez de 45% do mercado espanhol... fica a rectificação mas foi apenas gralha.

Mas é diabólico ou não que 45% passem a ser do lado de lá da fronteira??? É muita fruta é uma espécie de acrescentar ao movimento em portugal outra valor semelhante. O mercado passa a ser o equivalente a 1,8* mercado em Portugal.

Para mim é totalmente inesperado e abre outras perspectivas.

Outro factor é o do endividamento e por incrível que pareça o crédito mais barato das empresas do PSi é o da GALP e não o de nenhum banco... e o segundo mais barato é o da Altri (isto os profissionais esqueceram-se de contar à malta mas há muita gente que o sabe logo não será propriamente uma novidade).

Enfim a coisa amanhã às 8h00 pode ser que arrebite...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

por MatildeSerrano » 6/8/2008 21:05

Tarzan, é impressionante a quantidade de coisas que escreves para querer fazer subir a GALP à força toda.
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

por vold » 6/8/2008 20:46

permitam-me discordar da pouca relevância que dão aos 12€. os suportes/resistências nunca existem porque alguém diz que a partir de agora está ali um suporte. os suportes/resistências formam-se porque o mercado os forma.

neste momento na galp foi criada uma resistência nos 12€. se nas duas tentativas de subida foi aí que a acção foi parada, é aí que existe o stop mais relevante neste momento e é a sua quebra que poderá, atenção poderá, permitir subidas no curto/médio prazo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

por Nyk » 6/8/2008 20:45

Galp admite estudar compra de activos à Fenosa Gas
O CEO da Galp Energia diz que vai estudar com a ENI a possibilidade de avançar para a compra dos activos de gás que a Fenosa terá de vender no âmbito da fusão com a Gas Natural. "Ainda não foi discutido, mas deixamos a possibilidade em aberto", declarou Ferreira de Oliveira.

--------------------------------------------------------------------------------

Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt


O CEO da Galp Energia diz que vai estudar com a ENI a possibilidade de avançar para a compra dos activos de gás que a Fenosa terá de vender no âmbito da fusão com a Gas Natural. “Ainda não foi discutido, mas deixamos a possibilidade em aberto”, declarou Ferreira de Oliveira.

A ENI tem 50% da Fenosa Gas e uma opção de compra sobre o restante capital, no caso da Fenosa decidir vender.

Este cenário está em cima da mesa, já que as autoridades da concorrência espanholas deverão impor a venda dos activos de gás da Fenosa no âmbito da fusão com a Gas Natural.

“Não temos de ir necessariamente pela Fenosa”, mas é um “cenário que admitimos”, afirmou o CEO da Galp, lembrando que “temos um plano pujante no gás”.

O Fortis valoriza estes activos da Fenosa Gas em 3.500 milhões de euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

Re: Galp

por Jiboia Cega » 6/8/2008 20:14

tarzan tchetcheno Escreveu:Notícias pura e simplesmente ignoradas na cotação actual:

- Tupi
- Venezuela
- Compras do dia (45% do mercado espanhol parece-me diabólico)
- Resultados


Tarzan,

Não confundir 45% das vendas totais da Galp serem feitas no mercado espanhol com quota de 45% do mercado espanhol pertencente à Galp. Era bom era...

Abraço
Jiboia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

por Nyk » 6/8/2008 20:14

Ferreira de Oliveira diz que "resultados são bons para o semestre negro que a Galp viveu"
O presidente executivo da Galp diz que a quebra de resultados no primeiro semestre prova que "a empresa não está a aproveitar a subida de preços do crude para aumentar as margens". Manuel Ferreira de Oliveira diz que "as margens de refinação e distribuição estão estranguladas".

--------------------------------------------------------------------------------

Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt


O presidente executivo da Galp diz que a quebra de resultados no primeiro semestre prova que “a empresa não está a aproveitar a subida de preços do crude para aumentar as margens”. Manuel Ferreira de Oliveira diz que “as margens de refinação e distribuição estão estranguladas”.

O CEO da petrolífera portuguesa rejeita as acusações de “a Galp estar a enriquecer neste momento de angústia para os consumidores, afirmando até que “assumimos os resultados negativos na refinação e distribuição com o esforço de partilha deste momento difícil e de angústia com os consumidores”.

O conselho de administração da Galp considera, ainda assim, que “os resultados são excepcionais no contexto extremamente difícil que a empresa viveu nestes seis meses, com as margens de distribuição e refinação “completamente estranguladas”, com a “subida abrupta do crude”.

Ferreira de Oliveira explicou esta tarde na divulgação de resultados do primeiro semestre que “neste período registaram-se subidas drásticas em termos percentuais e impensáveis em termos absolutos. Ninguém podia prever estas subidas e todas as variáveis que afectam o negócio tiveram uma dinâmica imprevisível”.

“Afortunadamente a empresa tem outras áreas de actividade que permitem compensar as perdas nesta área”, realçou o gestor.

Com uma quebra no EBITDA de 57% na refinação e distribuição, a Galp teve uma subida de 25% no “cash-flow” operacional na exploração e de 60% no gás e electricidade (G&P), tendo a empresa fechado com menos 10% de EBITDA neste semestre face ao período homólogo, nos 449 milhões de euros.

Também os resultados operacionais manifestam uma quebra na refinação e distribuição (76%), contrabalançada por uma subida de 25% na E&P e 55% no G&P, num total de menos 17% face aos primeiros seis meses de 2007, para os 36 milhões de euros.

Ferreira de Oliveira admite que “houve períodos em que operámos a refinaria com margens negativas e, se não tivéssemos responsabilidades com os clientes teria compensado mais parar as refinarias”.

Questionado se a Galp vai manter esta política no segundo semestre, o gestor disse que “a opção é estar ou não no mercado” e a Galp “não pode deixar de estar no mercado”. Além disso, segundo Ferreira de Oliveira, a Galp acredita que este “contexto é insustentável a prazo”, e que “o mercado vai acabar por reequilibrar”.

O CEO da Galp diz que a empresa “esteve em linha com o sector a nível europeu”, com os principais concorrentes a também registarem perdas “entre 40% e 60% na refinação e distribuição”, que foram compensadas “por muito bons resultados na exploração e produção, quando as empresas são fortes nestas áreas”.

Já a Galp, “apesar de ter boas perspectivas e potencial de crescimento, ainda é pequena em exploração e produção” e “os ganhos nestas áreas são suficientes para anularem as outras perdas”.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 6/8/2008 20:13

Galp mantém investimentos
A Galp decidiu manter "a ambição na execução dos elevados investimentos que tem projectados no aparelho refinador nacional e nas centrais de cogeração e ciclo combinado", e que somam mais de 1.100 milhões de euros, revelou Ferreira de Oliveira.

--------------------------------------------------------------------------------

Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt


A Galp decidiu manter "a ambição na execução dos elevados investimentos que tem projectados no aparelho refinador nacional e nas centrais de cogeração e ciclo combinado", e que somam mais de 1.100 milhões de euros, revelou Ferreira de Oliveira.

“Temos um balanço extremamente equilibrado”, garante Ferreira de Oliveira, explicando que a dívida da Galp não ultrapassa os 29% dos capitais próprios.

“Isto deixa-nos ter a ambição para continuar com o plano de investimentos, apesar dos resultados negativos nas áreas de refinação e distribuição”, até porque “olhamos o futuro com optimismo”.

A Galp operou num contexto completamente diferente nos primeiros seis meses deste ano, do que no primeiro semestre do ano passado.

Ferreira de Oliveira em jeito de balanço analisou que “houve um decréscimo nos combustíveis rodoviários e industrial. Os segmentos da aviação e transporte marítimos cresceram de forma acentuada”.

Houve também um “crescimento no gás natural, no segmento doméstico, através de mais residências ligadas e grande crescimento no sector eléctrico, e uma actividade muito favorável no trading internacional”
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

Re: Galp

por tarzan tchetcheno » 6/8/2008 20:06

Clinico Escreveu:Foram bons, foram!
O poll de 13 analistas contratados pela galp esperavam 200 milhões de lucro e um poll de 9 analistas 204 milhões. seja como fôr, superaram as análises.

Concordo que agora cabe ao mercado dar a sua opinião.
Cá por mim, acho que fiz bem em mantê-las. Mas como isto anda, já não tenho coragem de fazer qualquer prognóstico...Na melhor das hipóteses, lá vamos nós á resistencia e voltamos cá para baixo...
Abraços
Clinico


Hoje pelo menos ficou a zero e a Petrobras leva 4,5% de subida.

os américas voltaram ao verde pelo 2ª dia e depois de uma subida vertiginosa ontem.

Os resultados foram o esperado + 1o M de euros (nem dava pró Quaresma mas já dava pró Rodriguez).

Como diz muito bem o carrancho está sentada nos 11 eur.

E como diz o clínico uma ida a 12 (ainda que depois perca força - aqui já me permito discordar mas apenas por feeling e por achar que não há ali resistência técnica de relevo (pelos 12,30/12,50 se fará a guerra)).

Os caracóis estavam do melhor a bejeca geladinha e amanhã às 8h00 a malta vê-se por aí para ver no que isto dá.

E preparem-se que há várias casas de investimento a estudar os números e a opinar em breve e chaira-me a que pelo menos terão que dar a mão à palmatória pois na generalidade achavam que os resultados iam ser piores.

Notícias pura e simplesmente ignoradas na cotação actual:

- Tupi
- Venezuela
- Compras do dia (45% do mercado espanhol parece-me diabólico)
- Resultados

A mistura parece explosiva :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

por Nyk » 6/8/2008 19:21

Lucros da Galp caem 25% mas superam estimativas (act.)
A Galp Energia registou uma quebra de 25,1% nos lucros do primeiro semestre, uma redução que foi melhor do que a esperada pelos analistas. As receitas da petrolífera cresceram 28% superando os 7,5 mil milhões de euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt


A Galp Energia registou uma quebra de 25,1% nos lucros do primeiro semestre, uma redução que foi melhor do que a esperada pelos analistas. As receitas da petrolífera cresceram 28% superando os 7,5 mil milhões de euros.

O resultado líquido da Galp ajustado a efeitos de stock foi de 214 milhões de euros, menos 25,1% do que em igual período do ano passado. Excluindo este efeito os resultados da Galp seriam de 524 milhões de euros, de acordo com um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa liderada por Ferreira de Oliveira superou as estimativas dos analistas que previam que a petrolífera registasse lucros de 204,2 milhões de euros no primeiro semestre.

A Galp explica que, anulando os efeitos do ajuste, o aumento dos lucros da Galp esteve relacionado com “a valorização de inventários”, que foi “mais de duas vezes superior ao valor verificado em 2007, em resultado da subida acentuada do preço do crude e dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais”. Contudo, “esta valorização não tem impacto relevante no ‘cash flow’ da Empresa, uma vez que a Galp Energia opera com stocks praticamente constantes, correspondentes às suas obrigações de reservas estratégicas nacionais”, adianta a empresa.

O EBITDA da Galp caiu 10,2% para os 449 milhões de euros, em termos ajustados e o EBIT recuou 16,5% para os 316 milhões de euros.

As receitas da Galp aumentaram em 28,1% para os 7,5 mil milhões de euros, um acréscimo “transversal a todos os segmentos de negócio, dada a subida dos preços do crude, dos produtos petrolíferos e do gás natural nos mercados internacionais”.

A área de exploração e produção verificou um aumento de 65,8% nas receitas para os 155 milhões de euros. Mas continua a ser o segmento de refinação e distribuição a representar a maior fatia dos proveitos da empresa (6,6 mil milhões de euros). A área de gás e energia cresceu 37,6% para os 916 milhões de euros.

Margem de refinação desce mais de 45%

A margem de refinação da Galp desceu 46,1% para os 3,5 dólares por barril. Esta evolução é ainda mais acentuada se analisada em euros, com a margem a ser reduzida em 53,2% para 2,3 euros por barril.

“A margem de refinação foi também penalizada pelos consumos e quebras, que representam cerca de 8,4% da matéria-prima tratada, em linha com o verificado no primeiro semestre de 2007, mas em valor, ou seja, em termos de custos de energia, superior dado o elevado aumento do preço do crude entre os dois períodos em análise, cerca de 72,5%”, revela a empresa no mesmo comunicado.

As vendas de produtos refinados estabilizaram nos oito milhões de toneladas enquanto as vendas a clientes directos diminuíram em 0,5% para os 4,6 milhões de toneladas.

Nos primeiros seis meses do ano, a Galp fechou 17 estações de serviço mas abriu 18 lojas de conveniência.

As acções da Galp encerraram estáveis na sessão de hoje a negociar nos 11 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

por carrancho » 6/8/2008 19:12

"Sentada" em cima do suporte, resultados melhores que as espectativas, não me parecem reunidas condições para a sua quebra nos próximos tempos. Os 12 logo se verá, mas não vejo grande importância nessa resistência (embora tenha saido reforçada no ultimo toque).

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por mlra » 6/8/2008 19:08

Boas!

Obrigado Auditor.

Chamo a atenção para um dado muito importante no relatório que é o EBITDA. Este indicador economico/financeiro é de uma importância muito grande. Dá-nos a indicação da capacidade de a empresa gerar dinheiro e se compararmos com a Poll dos analistas o minimo esperado eram 429.5 milhoes e o máximo 487 milhões. Ora a Galp apresentou um EBITDA de 530 milhoes superior em cerca de 24 % relativamente ao valor esperado mais elevado. :wink:

Relativamente ao lucro (RLE) e minimo esperado era de 165 e maximo de 218. a Galp obteve 349, ou seja muito superior. Para esta comparação utilizei o RLE mas não sei se deveria utilizar o "Resultado líquido replacement cost ajustado" :!: :?: Se estiver incorrecto agradeço correcção.

O EBIT foi de 477, sendo que o máximo esperado era de 472 e o mínimo de 303. :wink:

Portanto em minha opinião foram melhores do que o esperado,mas piores do que em igual período do ano passado.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

Galp

por Clinico » 6/8/2008 19:03

Foram bons, foram!
O poll de 13 analistas contratados pela galp esperavam 200 milhões de lucro e um poll de 9 analistas 204 milhões. seja como fôr, superaram as análises.

Concordo que agora cabe ao mercado dar a sua opinião.
Cá por mim, acho que fiz bem em mantê-las. Mas como isto anda, já não tenho coragem de fazer qualquer prognóstico...Na melhor das hipóteses, lá vamos nós á resistencia e voltamos cá para baixo...
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Auditor » 6/8/2008 18:47

mlra Escreveu:Boas!

Será que alguem pode facultar o texto da poll de estimativas que a Galp pediu as casas de investimento?

Obrigado

Cumps


http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/144 ... 5e00a.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por Silverwolf » 6/8/2008 18:42

Foram ligeiramente positivos sim :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43

por mlra » 6/8/2008 18:40

Boas!

Será que alguem pode facultar o texto da poll de estimativas que a Galp pediu as casas de investimento?

Obrigado

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por Jiboia Cega » 6/8/2008 18:38

CerealKiler Escreveu:compra da Agip = + concentração e - poder de escolha do cliente final.


Pois, também já o tinha dito há meses.
Mas a AdC continua a achar que está tudo bem...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

por Martins_Braz » 6/8/2008 18:36

CerealKiler Escreveu:compra da Agip = + concentração e - poder de escolha do cliente final.


Vamos a ver se o assunto não é levado à Autoridade da Concorrência... a tal do "não existem práticas concertadas", existem é coincidências :)
 
Mensagens: 813
Registado: 17/7/2008 13:21
Localização: 16

por - GOE - » 6/8/2008 18:35

CerealKiler Escreveu:compra da Agip = + concentração e - poder de escolha do cliente final.


E maior abrangência da GALP que é isso que interessa para os investidores :)
 
Mensagens: 1295
Registado: 5/12/2007 16:26

por CerealKiler » 6/8/2008 18:29

compra da Agip = + concentração e - poder de escolha do cliente final.
 
Mensagens: 824
Registado: 1/4/2008 17:29
Localização: Aveiro

por vold » 6/8/2008 18:25

por mim done for the day. agora resta ao mercado julgar os resultados.

tendo em conta que as expectativas não eram muito negativas, este resultados parecem positivos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GaussSLB47, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, LCRLCR, m-m, malakas, Manchini888, marshall78, Mr.Warrior, O Magriço, serdom, Simplório e 85 visitantes