Caldeirão da Bolsa

***** chart - Crude Oil report 12-07-2008 *****

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Paionense » 16/7/2008 3:20

BuyPoint Escreveu:onde posso consultar o grafico do pretroleo?

No topo desta página :)

ou mete qmxxxx no prorealtime :

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por BuyPoint » 15/7/2008 22:20

onde posso consultar o grafico do pretroleo?

Registado: 12/6/2008 19:25

por Crómio » 14/7/2008 20:58

Olá Arnie,

Eu tenho andado a conter-me para não repetir o mesmo muitas vezes, mas, epá, não consigo:

Estás Cinco Estrelas, os vídeos, as análises, os gráficos, as explicações e disponibilidade para esclarecer (ainda) mais...

Cinco Estrelas!

Sigo sempre os teus posts e tenho aprendido imenso com eles, e concerteza muitos mais aprenderam.

Continua o bom trabalho!

Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por arnie » 14/7/2008 20:40

Paionense Escreveu:Olá arnie!

Gostava que me respondesses ao seguinte, que me faz alguma confusão.

Como básico na analise técnica sempre li e aprendi que se deve investir em algo que demonstra força, não havendo resistência acima do que num activo que está em mínimos.

Logo caso encontrasse uma acção que tivesse o gráfico como o crude seria tentado a entrar no retracement.

Como é que consegues observar que está no final do movimento? Só pelas ondas de Elliot? Pela inclinação da trend?

Devemos evitar activos com este aspecto? É que desta forma, aquilo que temos por garantido fica de certa forma posto em cheque ou estou a ver mal a coisa?

Abraço
JP

Olá Paionense,

Sim, deve-se investir em algo que mostre força, no entanto, há que saber onde essa força está a ser formada na trend.

Basicamente, um investimento deverá ser feito baseado na leitura da trend. Sabendo de antemão que tipo de trend está o título a fazer podemos ponderar uma tomada de posição a favor dessa mesma trend.

Olhando para o gráfico do Crude, a trend é de alta mas está a 5ª onda, ou seja, entrou na fase final dessa da mesma.
Temos aqui o 1º sinal de alerta.

Depois, desenhando trendlines a ligar os swing lows, podemos ver uma espécie de aceleração em cada onda. Raramente se consegue desenhar um 5ª trendline ascendente.
No gráfico desenhei 3 trendlines ascendentes mas é possível desenhar uma 4ª trendline a meio da 5ª onda sensivelmente, reforçando ainda mais a ideia que o Crude está na fase final da trend de longo prazo.

Saber distinguir uma trend é essencial.

O Crude pode fazer novos máximos, espaço é o que não lhe falta mas quando esses novos máximos estão a ser feitos na fase final do seu "bull market", principalmente estando estes a serem feitos num movimento vertical, abrir posições no crude só se for para aproveitar algum swing intraday pois "position" começa a ser demasiado arriscado.

Sabendo de antemão o tipo de trend em que estamos podemos antecipar o movimento seguinte.
Olha para o gráfico do trigo, olha para o gráfico do nasdaq em 2000. Exemplos é o que não falta.

O resultado final será uma queda rápida e forte.

Um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Paionense » 14/7/2008 0:25

Olá arnie!

Gostava que me respondesses ao seguinte, que me faz alguma confusão.

Como básico na analise técnica sempre li e aprendi que se deve investir em algo que demonstra força, não havendo resistência acima do que num activo que está em mínimos.

Logo caso encontrasse uma acção que tivesse o gráfico como o crude seria tentado a entrar no retracement.

Como é que consegues observar que está no final do movimento? Só pelas ondas de Elliot? Pela inclinação da trend?

Devemos evitar activos com este aspecto? É que desta forma, aquilo que temos por garantido fica de certa forma posto em cheque ou estou a ver mal a coisa?

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Onorio » 13/7/2008 21:41

Boa noite!

Sexta-feira aproveitei para sair qnd ainda estava nos 147, mas continuo a achar q o risco de estar longo no petroleo compensa.
A tendencia continua a ser de subida e enqt nao quebrar esse padrao n vejo motivos para n estar longo.
Mas tb partilho da opiniao q o risco tem vindo a aumentar e que mais cedo ou mais tarde, provavelmente qnd os mercados estabilizaram, a queda vai ser ainda mais rapida q a subida.

Cmpts

Registado: 4/3/2008 23:31

por arnie » 13/7/2008 15:59

Sulla Escreveu:Boas Arnie

É bom ver análises tuas a outros mercado.
Realmente a tua análise ao crude está de acordo com autores da "escola Elliottista". Queria deixar aqui um gráfico retirado da publicação de Robert Prechter- The Elliott Wave Theorist , se puderes deixar aqui um comentário a esta análise penso que o povo caldeireiro irá gostar. Que te parecem o target range para o topo?

Obrigado, abraço e BN

Olá Sulla,

Como sabes, eu não sigo "à risca" as regras de Elliot, apenas faço uma contagem de ondas sem me preocupar com as % de cada movimento mas sei que cada onda, segundo Elliot, move-se dentro de valores fixos da onda anterior.

Em termos de target, certamente que eles têm-no de acordo com as suas próprias regras e que deverão ser acompanhadas com toda a atenção.

Que eu me lembra, a estrutura da onda 5 por norma é idêntica à onda 1.
Eu estive aqui a fazer umas contas e a onda 1 mostra uma valorização de 243%, a onda 3, aquela que deverá ser sempre a maior das 3 ondas impulsivas (quando a 5ª não é estendida, segundo as regras de elliot) tem uma valorização de 364% e a 5ª tem neste momento uma valorização de 187%.

Ora se a 5ª subir em % idêntica à 1 então podemos ver o Crude a testar valores próximos dos $175.

O Crude continua, sem sombras de dúvidas, com espaço para novos máximos mas daí a adicionar/abrir posições longas para o médio prazo vai uma grande distância.

Up gaps como o que vimos esta 6ª feira são do pior que pode acontecer para qualquer posição longa.
Ou aproveita-se o upgap para fechar longos e sair o quanto antes ou podemos ser apanhados num "long squeeze" que poderá sair do controlo dos bulls devido à verticalidade da subida como já foi explicado.

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Sulla » 13/7/2008 13:31

Boas Arnie

É bom ver análises tuas a outros mercado.
Realmente a tua análise ao crude está de acordo com autores da "escola Elliottista". Queria deixar aqui um gráfico retirado da publicação de Robert Prechter- The Elliott Wave Theorist , se puderes deixar aqui um comentário a esta análise penso que o povo caldeireiro irá gostar. Que te parecem o target range para o topo?

Obrigado, abraço e BN
Anexos
crude.JPG
crude.JPG (20.43 KiB) Visualizado 1505 vezes
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Lince1979dc » 13/7/2008 10:23

Obrigado, Arnie.
Realmente anda tudo demasiado esticado.

Registado: 8/12/2007 11:14

por arnie » 13/7/2008 7:59

Olá.

Fica aqui alguns gráficos de commodities.

Apenas uma chamada de atenção para o ouro pois um topo neste deverá indicar um topo no euro e um fundo no dollar, coincidindo também com o topo no crude? :-k

Em termos de sectores, uma das piores performances dos últimos anos foi o sector da saúde. No ultimo mês valorizou-se 8% contra o SPX, podendo estar aqui que finalmente podemos estar a ver uma rotação para este sector.

Naturalmente que é obrigatório uma análise mais cuidada ao sector, como por exemplo, olhar para as industrias e para as empresas que as integram para assim se poder ter uma confirmação, ou não, que o sector tem espaço para acelerar o seu movimento de alta, visto que ele está fechado num trading range desde Março deste ano.

um abraço,
arnie
Anexos
cocoa.gif
cocoa.gif (29.37 KiB) Visualizado 1601 vezes
coffee.gif
coffee.gif (26.32 KiB) Visualizado 1605 vezes
corn.gif
corn.gif (23.39 KiB) Visualizado 1595 vezes
gold.gif
gold.gif (16.91 KiB) Visualizado 1595 vezes
wheat.gif
wheat.gif (22.42 KiB) Visualizado 1594 vezes
Bons negocios,
arnie

por Lince1979dc » 12/7/2008 22:52

Obrigado, Arnie.

Já agora, será que podias clocar um gráfico com o trigo e outro com o milho, para ver os padrões?
Obrigado.

Já agora onde achas que podemos estar investidos longos, sectores ou comodities, etc?

Obrigado.

Registado: 8/12/2007 11:14

por mika_invest » 12/7/2008 21:48

ola arnie,

mais uma excelente análise, parabéns.

queria aproveitar a oportunidade para fazer duas perguntas:

Nos últimos dias o crude tem subido mas as empresas que trabalham no sector petrolifero, que têm as cotações "quase indexadas" ao preço do crude, as cotações desceram em vez de subirem. Isto não é um pronúncio?

Se é verdade que as grandes instituições bancárias investiram fortemente nos futuros do crude para travar rapidamente as dramáticas perdas do subprime, o colapso do crude não poderá ser o "enforcamento final"?

Abraço e Obrigado

Registado: 19/4/2007 12:27

***** chart - Crude Oil report 12-07-2008 *****

por arnie » 12/7/2008 20:49

A pedido, deixo uma pequena análise ao Crude Oil.

Começamos com o gráfico de longo (gráfico semanal) prazo onde podemos ver a performance dos últimos 18 anos.

Podemos ver o Crude num movimento de 5 ondas e uma clara aceleração no ultimo ano, indicando que está na fase final do movimento.

Eu sei, à meses que os analistas andam a dizer que o Crude está em fase de topo e no entanto são máximos históricos atrás de máximos históricos, semana após semana.
No entanto, em termos gráficos, só agora podemos considerar como de explosiva a actual situação do Crude. A verticalidade de todo o movimento deste ano é sinal de que a inversão será rápida e forte, tal como foi a subida.

Olhando agora para o 2º gráfico, podemos ver que esta 6ª feira o Crude produziu um enorme gap deixando a possibilidade de estarmos perante um "OOPS" com este, em níveis de 100% do anterior range.

A tendência mantém-se intacta mas a manutenção de posições longas torna-se mais perigosa a cada dia que passa.

Não sei onde poderá ser o topo do Crude, tanto pode ter sido esta 6ª feira como ir ainda testar os $200 no entanto, uma coisa é garantida, a queda vai ser brutal.

um abraço,
arnie

PS: Vejam o que aconteceu com o Trigo, o padrão é o mesmo
Anexos
crude_LP.gif
crude_LP.gif (20.72 KiB) Visualizado 1814 vezes
crude_daily.gif
crude_daily.gif (10.99 KiB) Visualizado 1804 vezes
Bons negocios,
arnie

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 31 visitantes