Caldeirão da Bolsa

Denuncia á segurança social

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TheTraveler » 13/7/2008 1:52

MarcoAntonio Escreveu:Este tópico é bastante claro numa coisa: há diversas pessoas que não querem que haja denúncias anónimas preferindo a isso a manutenção dos roubos, ilegalidades e desonestidades neste país.

Não me lembro de ter dito que preferia a manutenção de roubos e ilegalidades... O que disse foi que como povo temos que começar a defender aquilo em que acreditamos. E para mim uma denúncia anónima é mais cobardia do que moralidade.

MarcoAntonio Escreveu:A defesa do princípio de que para acabar com as ilegalidades, primeiro têm de mudar a mentalidade os honestos (os que não praticam ilegalidades) e que são estes os primeiros que devem correr os riscos...

Esses honestos vêm alguém a passar fora da passadeira, ficam calados.

Vêm um condutor em excesso de velocidade, ficam calados. Quem sabe eles próprios não andam sempre na ilegalidade...

Vêm alguém a jogar lixo no chão, ficam calados.

Vêm mil e uma ilegalidades e ficam calados.

Mas quando remotamente lhes mexem no bolso, aí sim, ficam revoltados e acham que devem denunciar. Mas anonimamente que eles defendem aquilo que é correcto mas só se não tiverem consequências no futuro...

O que seria de nós se o Infante Dom Henrique não tivesse batalhado com medo de ficar ferido...

Nos poucos países civilizados que existem por este mundo fora, quando alguém infringe alguma lei ou faz algo errado é logo chamado à atenção por quem está na rua ao seu lado, sem medos de dar a cara.

Nós cá achamo-nos muito correctos mas é pena que seja só numa ínfima parte dos problemas que temos por aí, e nunca damos a cara para defender aquilo em que acreditamos se houver uma hipótese de sermos prejudicados...

sherek_JNEG, sinceramente, acho que deves denunciar, mas publicamente. Se o bem comum e de todos nós é realmente aquilo em que acreditas, não te importas concerteza que meia dúzia de incumpridores te olhem de lado por uns tempos, pode ser que os filhos deles no futuro te agradeçam. E a pouco e pouco vamos fazendo cada vez mais isso, denunciar sem medo, e mudando mentalidades.
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por Paionense » 13/7/2008 1:52

É absolutamente impressionante a conivência com este tipo de situações.
Enquanto se justificar os erros de uns com erros de outros, passaremos as restantes gerações de dedo apontado aos outros.

O pior é que este tipo de mentalidades é vertical na nossa sociedade, desde o analfabeto ao politicos que temos.

Quem me dera ter nascido dinamarquês

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Dwer » 13/7/2008 1:44

MarcoAntonio Escreveu:
TheTraveler Escreveu:O que temos agora é denunciar por inveja, inveja de que há alguém que ganha mais que nós e ilegalmente.

Só uma pessoa desonesta pode ter inveja de outra pessoa desonesta. Uma pessoa honesta tem despeito!

Este tópico é bastante claro numa coisa: há diversas pessoas que não querem que haja denúncias anónimas preferindo a isso a manutenção dos roubos, ilegalidades e desonestidades neste país.
:roll:

Como não consigo acreditar que não estejam conscientes das represálias que uma pessoa pode sofrer (irá sofrer) por denunciar uma ilegalidade (cuja denúncia poderia terminar com tal legalidade, beneficiando o país em geral) a minha conclusão é uma e só uma. É tão óbvia que nem me parece necessário escrevê-la...

E diga-se, não é nada surpreendete. Se assim não fosse, as coisas não se passavam com a frequência que se passam. Para haver tanta fraude no país, tal só é possível quando muitos consideram que isso não é problema nenhum. Racionalizam o problema, desculpam a desonestidade com a desonestidade dos outros e o ciclo vai-se auto-alimentando.

A defesa do princípio de que para acabar com as ilegalidades, primeiro têm de mudar a mentalidade os honestos (os que não praticam ilegalidades) e que são estes os primeiros que devem correr os riscos...

é do mais ridiculo que consigo conceber.

triste realidade
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por MarcoAntonio » 13/7/2008 1:36

TheTraveler Escreveu:O que temos agora é denunciar por inveja, inveja de que há alguém que ganha mais que nós e ilegalmente.

Só uma pessoa desonesta pode ter inveja de outra pessoa desonesta. Uma pessoa honesta tem despeito!

Este tópico é bastante claro numa coisa: há diversas pessoas que não querem que haja denúncias anónimas preferindo a isso a manutenção dos roubos, ilegalidades e desonestidades neste país.
:roll:

Como não consigo acreditar que não estejam conscientes das represálias que uma pessoa pode sofrer (irá sofrer) por denunciar uma ilegalidade (cuja denúncia poderia terminar com tal legalidade, beneficiando o país em geral) a minha conclusão é uma e só uma. É tão óbvia que nem me parece necessário escrevê-la...

E diga-se, não é nada surpreendete. Se assim não fosse, as coisas não se passavam com a frequência que se passam. Para haver tanta fraude no país, tal só é possível quando muitos consideram que isso não é problema nenhum. Racionalizam o problema, desculpam a desonestidade com a desonestidade dos outros e o ciclo vai-se auto-alimentando.

A defesa do princípio de que para acabar com as ilegalidades, primeiro têm de mudar a mentalidade os honestos (os que não praticam ilegalidades) e que são estes os primeiros que devem correr os riscos...

é do mais ridiculo que consigo conceber.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por TheTraveler » 13/7/2008 1:19

crdias Escreveu:sherek_JNEG essas tuas contas acontecem com centenas de reformados tambem, principalmente no sector público!

Uma vez fiz as contas com uma professora que teimava que a reforma dos professores tinha que ser tal como é agora, igual ao último ordenado. O dinheiro dos descontos que ela fazia acabavam ao fim de 3 ou 4 anos de reforma, não me lembro bem. E nessa altura reformavam-se aos 55... morre aos 80... Quem paga o resto? E os iluminados dizem que descontou para receber essa mesma reforma... Vejam no site da caixa geral de aposentações quantos professores são reformados por mês com 2500 euros de reforma. Descontaram mesmo para isso? Quem paga?

E uma pessoa com 52 anos e que começou a descontar com 13. Nunca esteve desempregada e sempre descontou sobre tudo o que recebia. Está de baixa há cinco anos e meio. A nossa maravilhosa segurança social só paga baixa por 3 anos. Há dois anos e meio que vive do ar, é uma grande ajuda para a depressão crónica que se instalou. Reforma por invalidez não tem porque segundo as associações de fibromialgia a discussão desse assunto em parlamento para permitir a reforma foi cancelado para poupança de custos da segurança social. Vão dizer o quê sobre esta situação? Que está bem assim porque está na legalidade?

O estado só se preocupa com ele próprio.

E acerca das denúncias, mais uma vez, devem ser públicas. Se falam tanto de mudança de mentalidades vamos começar e denunciar o que está errado e porque está errado e sem medos. O que temos agora é denunciar por inveja, inveja de que há alguém que ganha mais que nós e ilegalmente. Quando começarmos a denunciar e dar a cara porque isso é que é o correcto e não porque estamos com inveja que o vizinho ganhe mais que nós, aí sim, vamos mudar as nossas mentalidades.
Imagem

por StockGalaxy » 13/7/2008 0:43

O Dwer tirou-me as palavras da boca.
Nada a acrescentar.

Stock
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por MCMAD1977 » 13/7/2008 0:08

sherek_JNEG essas tuas contas acontecem com centenas de reformados tambem, principalmente no sector público!

Registado: 25/2/2008 17:23

por sherek_JNEG » 12/7/2008 23:58

Mas se um reformado está a usufruir do que descontou e um desempregado só tem direito a subsídio de desemprego se tiver descontado, ambos descontaram para receber. Qual é a diferença?

Vou dar um exemplo bem real:
Tendo essa pessoa 35 anos e tendo um ordenado base de 1500€/mes ele irá descontar cerca de 250€/mes de irs + 165€/mes para a segurança social,então tendo estado a trabalhar cerca de 3 anos ele tem de descontos na s.s.+-7000€ se ele tem direito a 18 meses de fundo de desemprego irá receber 18000€ ,então os restantes 12000€ que vai receber sou eu e aqueles que estao a descontar que lho iremos dar,e mais depois irá trabalhar novamente "na legalidade"mais 3 anos e poderá novamente fazer o mesmo mas desta vez 24 meses, e daqui a alguns anos por exemplo ele descontou 50000€ recebeu do fundo de desemprego 150000€ e tem a mesma reforma que eu que nunca utilizei os meus descontos,será isto justo??
Acho que não!
Em relação a fazer a denuncia terá de ser feita anonimamente pois neste pais infelizmente quem denuncia depois é olhado como sendo ele o criminoso,e até chegando mesmo a ser alvo represálias que é isso que eu tenho quase como certo que irá acontecer caso faça a duncia e me identifique,O que para mim mais interessa é denunciar ,para que deixem de mexer no meu dinheiro.

Registado: 29/11/2007 13:19

por Dwer » 12/7/2008 23:52

crdias Escreveu:
Dwer Escreveu: o governo, a oposição, a assembleia etc.

Não se apercebem que o problema do país são eles.

Esses sao os verdadeiros mentirosos! Como muito bem disse esta semana Medina carreira!

Enfim..

A esta tenho que reponder: o que achas que diria o Medina Carreira à questão que estamos a discutir?

Parece-me bem que o nível de literacia está abaixo do aceitável, neste post.
Abraço,
Dwer

por MCMAD1977 » 12/7/2008 23:45

Dwer Escreveu: o governo, a oposição, a assembleia etc.

Esses sao os verdadeiros mentirosos! Como muito bem disse esta semana Medina carreira!

Enfim..

por Dwer » 12/7/2008 23:42

Dou por terminado este debate, pela minha parte.

Já escrevi isto mas volto a escrever:

Quando alguém discute com uma plateia de tolos, o tolo é ele.

Não vou gastar mais o meu latim com pessoas coniventes com o roubo descarado.

Temo que estas sejam as mesmas pessoas que escrevem os posts inflamados contra o país, o governo, a oposição, a assembleia etc.

Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 12/7/2008 23:39

crdias Escreveu:Significa que deverias ter um sistema justo, onde as pessoas não se sentissem tentadas a enveredar por esses esquemas. Achas que temos esse sistema? Penso que não..

O "esquema" a que o individuo recorre está-lhe no sangue. Depende da sua mentalidade, formação, inclinação pessoal...

Quando um individuo passa dificuldades financeiras ou precisa de mais dinheiro do que tem, pode recorrer a diversas soluções: uns fazem peditórios, outros vão roubar, outros entram em esquemas ilegais à margem da lei, outros trabalham a dobrar ou sujeitam-se a trabalhos com custo de alguma dignidade pessoal, etc.

Cada um recorre à solução de acordo com a sua índole, recorrendo a soluções mais fáceis ou mais difíceis, a soluções com mais ou menos prejuízo para o próximo, etc.

Obviamente, que a desculpabilização dos actos ilícitos é um clássico: quando alguém faz algo de incorrecto ou imoral, há que racionalizá-lo e a explicação clássica é que o mal, a culpa, é da sociedade, do sistema.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MCMAD1977 » 12/7/2008 23:36

Dwer para ti significa que qq roubo passará a não ser desde que haja legislação, certo?

Não achas as reformas de politicos e determinados FP obscenas?

O que podemos fazer?

Dá solução..

por TheTraveler » 12/7/2008 23:34

Dwer Escreveu:Como é que não vês a diferença?

Não há diferença, são situações iguais.

Dwer Escreveu:Um reformado está a usufruir do que descontou. Trabalhando!

O dinheiro dos descontos de qualquer um de nós esgota-se ao fim de muito poucos anos de reforma, basta fazer as contas

Dwer Escreveu:Uma pessoa que trabalha e usufrui do subsidio de desemprego está a usufruir do dinheiro dos descontos dos outros.

Mas se um reformado está a usufruir do que descontou e um desempregado só tem direito a subsídio de desemprego se tiver descontado, ambos descontaram para receber. Qual é a diferença?

Dwer Escreveu:Não é difícil de compreender!

:shock:

crdias Escreveu:Dwer imagina um reformado politico com 10 anos de descontos que continua a trabalhar, ou até no limite encontras profs reformados a dar explicações, com poucos anos de descontos.

Agora no lado oposto tens um desempregado com 25 anos de descontos que para além do subsidio desemprego trabalha por fora.

Qual a diferença?

8-)

Dwer Escreveu:Há uma grande diferença! Uma situação é legal a outra não!

E espero que a lei mude rapidamente. Se está reformado que fique reformado, e não a situação de hoje em dia em que ganham a reforma e ainda estão a tirar o posto de trabalho a quem quer trabalhar.

MarcoAntonio Escreveu:Esta frase é um contracenso completo: se trabalha não é desempregado.

E um reformado trabalhar já não é contracenso?
Imagem

por Dwer » 12/7/2008 23:32

crdias Escreveu:
Dwer Escreveu:
Há uma grande diferença! Uma situação é legal a outra não! Isso não te interessa nada?
Irra!

Era aí que queria chegar. A minha solução passava pela alteração da lei...

Ou melhor do sistema..

Pois. Do sistema.
A culpa é sempre do sistema.

É legítimo um reformado, continuar a trabalhar.

É ilegítimo, ilegal e injusto um trabalhador receber o subsidio de desemprego, estando a trabalhar e a ser remunerado por isso.

Enquanto as culpas forem postas no sistema e se desencorajar os comportamentos cívicos como o do Shrek, este país vai continuar a ser uma miséria.

E embora, neste post, as opiniões como as tuas sejam minoritárias, isso é um indício de que muita gente pensa como tu. É como quando se vê um rato num edíficio. Pode-se ter a certeza que há muitos mais.

Isso, para mim, é assustador.
Abraço,
Dwer

por MCMAD1977 » 12/7/2008 23:31

sherek_JNEG obviamente que sim !

Da mesma forma que muitos outros reformados da SS. Sem dúvida..

por MarcoAntonio » 12/7/2008 23:31

É claro que para o fazer, tem de roubar o Estado (e por arrasto todos nós) duas vezes, tal como o Dwer indicou.
Imagem

Administrador Fórum

por sherek_JNEG » 12/7/2008 23:29

gato_vadio Escreveu:Esconderes-te atrás do anonimato e com isso, independentemente da razão que possas ter, afectares a vida de outra pessoa de forma negativa, é de uma enorme cobardia.

Pegas numa folha A4, metes o teu nome, morada, descreves a situação e o mais importante, no final poes a tua assinatura.

Metes isso num envelope e mandas por carta registada ou entregas na repartição mais proxima.

Não te esqueças duma coisa, poderás ficar marcado com essa situação por muitos anos da tua vida, caso prejudiques gravemente essa pessoa.

E não te esqueças de outra coisa: uma dia terás o reverso da medalha.

Então e essa pessoa não me esta a prejudicar a mim???

Registado: 29/11/2007 13:19

por MCMAD1977 » 12/7/2008 23:29

Da mesma forma que reformado significa reformado Ou não?

por MCMAD1977 » 12/7/2008 23:28

Significa que deverias ter um sistema justo, onde as pessoas não se sentissem tentadas a enveredar por esses esquemas. Achas que temos esse sistema? Penso que não..

por MarcoAntonio » 12/7/2008 23:27

crdias Escreveu:Agora no lado oposto tens um desempregado com 25 anos de descontos que para além do subsidio desemprego trabalha por fora.

Esta frase é um contracenso completo: se trabalha não é desempregado.

A frase correcta é: "agora no lado oposto tens um trabalhador com 25 anos de desconto que para além de receber o salário, recebe um subsídio de desemprego."

Por definição, um desempregado é aquele que não trabalha, que não tem emprego.

Talvez a tua intenção fosse passar este por "coitadinho" por não ter emprego mas tu próprio estás a dizer que ele trabalha (tem emprego). Portanto, não é aquilo por que o estás a fazer passar...
Imagem

Administrador Fórum

por MCMAD1977 » 12/7/2008 23:26

Dwer Escreveu:
Há uma grande diferença! Uma situação é legal a outra não! Isso não te interessa nada?
Irra!

Era aí que queria chegar. A minha solução passava pela alteração da lei...

Ou melhor do sistema..

por Dwer » 12/7/2008 23:24

crdias Escreveu:Dwer imagina um reformado politico com 10 anos de descontos que continua a trabalhar, ou até no limite encontras profs reformados a dar explicações, com poucos anos de descontos.

Agora no lado oposto tens um desempregado com 25 anos de descontos que para além do subsidio desemprego trabalha por fora.

Qual a diferença?

E mesmo que haja outra situações nebulosas, isso significa que não se deva punir as que estão à frente do nosso nariz? E que são manifestamente injustas e ilegais?

Irra!
Abraço,
Dwer

por MCMAD1977 » 12/7/2008 23:21

Dwer imagina um reformado politico com 10 anos de descontos que continua a trabalhar, ou até no limite encontras profs reformados a dar explicações, com poucos anos de descontos.

Qual a diferença?

por Dwer » 12/7/2008 23:20

Espera! Vais responder-me que há outros criminosos ainda maiores. Que roubam muito mais e andam à solta.

É o argumento do costume. Para não se fazer nada. Para tudo isto continuar a treta do costume.

Pois eu discordo frontalmente. Metam-se os grandes e os pequenos na cadeia. A justiça é igual para todos.
Quanto mais depressa melhor. Quanto mais denúncias melhor.
Abraço,
Dwer

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 31 visitantes