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VEIL - Veículo Eléctrico Isento de Licença (madeinPortugal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por superbem » 14/7/2008 22:46

limpaesgotos Escreveu:
Atomez Escreveu:E mais um carro eléctrico made in Portugal:


http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007 ... x?videoId={2B6F1B5A-34F1-4E85-8939-B8A4E011CFD9}


:clap:

É gente desta que este país precisa, tipo com um bom futuro. Só custa o primeiro ... Se o conhecesse até lhe pedia um orçamento para alterar o meu carro.

Cumprimentos


Gostava do ter o contacto do tipo, para lhe sugerir aquela película fotovoltaica nova.
Sim senhor, está mano a mano com grandes construtoras.
Só lhe falta a parceria com a fiat. :mrgreen:
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por limpaesgotos » 14/7/2008 22:27

Atomez Escreveu:E mais um carro eléctrico made in Portugal:


http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007 ... x?videoId={2B6F1B5A-34F1-4E85-8939-B8A4E011CFD9}


:clap:

É gente desta que este país precisa, tipo com um bom futuro. Só custa o primeiro ... Se o conhecesse até lhe pedia um orçamento para alterar o meu carro.

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por Crómio » 14/7/2008 21:37

Este carro está um espetáculo, não vou repetir os dados do artigo mas realmente high-tech, sem travões convencionais, um motor por roda, aceleração e binário do outro mundo, autonomia para ir e vir a todo o lado e mais algum em Portugal, e o motor a gasolina para carregar as baterias...

Lindo...

Eu disse que não ia repetir dados do artigo?

Epá vale a pena clicar no link!

Abraço

PS: Provavelmente até a este preço exorbitante o carro se paga pelo que não se gasta em combustível...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

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por atomez » 14/7/2008 21:28

E mais um carro eléctrico made in Portugal:


[url]http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={2B6F1B5A-34F1-4E85-8939-B8A4E011CFD9}[/url]
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por atomez » 14/7/2008 21:10

A BMW vai fabricar um Mini híbrido.

Só que... passa a ter metade dos lugares (os 2 de trás passam a ser para as baterias) e custa o dobro do normal...

Electric Mini: 0-100 in 4 Seconds: It Has Motors In Its Wheels

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por atomez » 9/7/2008 21:45

mfsr1980 Escreveu:Estou a ver que não acreditam nos carros a água!
Nunca se referiram a essa solução!

Não é questão de "acreditar" ou "deixar de acreditar". A natureza é como é e não se importa absolutamente nada com o que nós acreditamos.

A água é o resultado da combustão do oxigénio com o hidrogénio. É como que a cinza que fica depois da queima. Para voltar a separar o oxigénio do hidrogénio da água é preciso fornecer-lhe energia, pelo menos tanta como a que foi libertada antes.

Por isso não adianta andar com esas tretas.

Mas é só esperar por este ensaio e ver o resultado

Popular Mechanics to debunk the "run your car on water" myth
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por MarcoAntonio » 9/7/2008 21:40

Interessante, está mais completo e vê-se bem no final o que já se concluía dos gráficos (apesar dos comentários do narrador, "politicamente correctos" para não chocar as marcas): o Prius é o campioníssimo. Ganha em toda a linha, com o MPG médio mais alto (por clara margem), com o custo mais baixo em dolars e com as emissões mais baixas.

É o chamado 3 em 1...
:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Flying Turtle » 9/7/2008 21:28

Flying Turtle Escreveu:Eu recordo-me de já ter lido uma descrição mais exaustiva desta experiência, realizada nos EUA na zona de Las Vegas. Se encontrar o o link respectivo deixá-lo-ei aqui depois


Ora aqui está:

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/46nMnCt75qI&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/46nMnCt75qI&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Abraço,
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por Flying Turtle » 9/7/2008 21:25

MarcoAntonio Escreveu:De notar que um dos outros 3 é um veículo pequeníssimo e supostamente económico: o smart. Contudo é batido em toda a linha (nos 3 cenários) pelo Prius...

Exacto Marco, é surpreendente... E pouco melhor faz que o Ford Focus, que às partida não tem nada de especial em termos de economia. De notar que o VW Jetta ensaiado era Diesel.

Abraço,
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por MarcoAntonio » 9/7/2008 21:21

De notar que um dos outros 3 é um veículo pequeníssimo e supostamente económico: o smart. Contudo é batido em toda a linha (nos 3 cenários) pelo Prius...
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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por MarcoAntonio » 9/7/2008 21:17

Flying Turtle Escreveu:Não percebo o que queres dizer Marco: Os valores de MPG são sempre altos? Duvido... Ora vê por exemplo:


No gráfico que colocaste e que diz respeito ao Toyota Pryus e a outros 3 modelos convencionais, são sempre altos. Sendo que no trafego citadino é onde bate de longe. Nos outros casos, está ao nível do melhor dos outros 3 e bate claramente os outros dois...

São sempre altos e é claramente em média o que tem melhor rendimento daqueles 4, por larga margem.
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por Flying Turtle » 9/7/2008 21:13

MarcoAntonio Escreveu:Os valores de MPG são sempre altos, FT


Não percebo o que queres dizer Marco: Os valores de MPG são sempre altos? Duvido... Ora vê por exemplo:

Answers.com Escreveu:For instance, the [Hummer / Humvee] H2 in one engine configuration averages about 15 mpg (US) (16 L/100 km) on highways, (10 mpg or 24 L/100 km on the street)


MarcoAntonio Escreveu:Sendo que são especialmente altos em trafego citadino.



Também aqui não estou de acordo: Uma vez que a grandeza MPG (miles per gallon) mede a distância, em milhas, percorida pelo veículo com o consumo de um galão de combustível, e sabendo-se que o consumo em circuito urbano é superior ao que se verifica em estrada (a velocidade estabilizada etc. etc.) e, dependendo dos casos, mesmo em auto-estrada, então os valores de consumo em MPG são tendencialmente mais baixos em tráfego citadino do que noutras situações

Isto é, aliás, o que se verifica no gráfico que juntei salvo precisamente para o Toyota Prius, porque é em circuito urbano que os sistemas de apoio ao arranque e de recuperação de energia nas travagens mais oportunidade têm de funcionar.

Abraço,
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por Dwer » 9/7/2008 20:38

lido e compreendido. ;)

Outra coisa que eu me lembrei: já que a VW está a apostar forte nos híbridos, o nosso Sócrates não deveria aproveitar a onda e estender também o acordo com a Renault-Nissan à VW? Já cá temos a melhor fábrica do grupo.
E substituir ou adicionar o acordo com o MIT por um acordo com o CalTech? Direccionado para esta tecnologia? Ia-se já falar com o Arnold, caraças! O gajo diza logo, 'no problemo' e a gente fornecia a Califórnia de veículos verdinhos comó meu clube.
Abraço,
Dwer

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por atomez » 9/7/2008 20:29

Dwer Escreveu:Os turbos e os intercoolers podem ajudar um bocadinho, certo?

Acho que não, aumentam a potência mas não o rendimento. Quer dizer, têm maior potência à custa de "forçar" o motor a consumir mais.

A temperatura a que a gasolina ou gasóleo queima é sempre a mesma e isso é que conta para o rendimento.

Podem ter algum interesse porque se consegue a mesma potência com um motor mais pequeno e mais leve e isso ajuda a reduzir o consumo.

A melhor ideia é ter os carros com motor elétrico a puxar pelas rodas, sendo alimentado por uma fonte de energia eléctrica que pode ter várias origens - um gerador ligado a um motor térmico, baterias, super-condensadores ou fuel-cells de hidrogénio.

Assim a base mecânica é a mesma e vai senda adaptada à fonte de energia que na altura seja mais prática e económica.
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por Dwer » 9/7/2008 20:19

Atomez Escreveu:
Dwer Escreveu:Fazem ideia de qual o rendimento que um motor térmico pode atingir se desenhado e utilizado para funcionar num regime constante e optimizado?


De acordo com as leis da termodinâmica o rendimento máximo de um motor térmico, seja ele qual for, só depende de 2 coisas - a diferença entre a temperatura máxima e a mínima.

Rendimento = 1 - (Tmin / Tmax)

T - temperatura em K

A máxima é a temperatura da combustão, a mínima é a temp ambiente.

Um motor a gasolina tem um rendimento máximo à volta dos 25 a 30%, os diesel como trabalham a uma temperatura mais alta chegam aos 35%

Um motor eléctrico tem um eficiência de quase 100%


Os turbos e os intercoolers podem ajudar um bocadinho, certo?
Abraço,
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por atomez » 9/7/2008 20:17

Dwer Escreveu:Fazem ideia de qual o rendimento que um motor térmico pode atingir se desenhado e utilizado para funcionar num regime constante e optimizado?


De acordo com as leis da termodinâmica o rendimento máximo de um motor térmico, seja ele qual for, só depende de 2 coisas - a diferença entre a temperatura máxima e a mínima.

Rendimento = 1 - (Tmin / Tmax)

T - temperatura em K

A máxima é a temperatura da combustão, a mínima é a temp ambiente.

Um motor a gasolina tem um rendimento máximo à volta dos 25 a 30%, os diesel como trabalham a uma temperatura mais alta chegam aos 35%

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por MarcoAntonio » 9/7/2008 20:00

Os valores de MPG são sempre altos, FT. Sendo que são especialmente altos em trafego citadino.


Já agora este novo protótipo VW Diesel-Hybrid "promete" 70MPG e bate de rajada toda a concorrência...

A ver vamos, como diz o cego.
:wink:
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por Flying Turtle » 9/7/2008 19:54

A propósito de consumos comparativos entre os híbridos tipo Toyota Prius e outros tipos de automóveis, sugiro uma visita a este site, que mostra os consumos comparados de um Toyota Prius, um Smart Fortwo, um Ford Focus e um VW Jetta em três situações típicas de utilização: Estrada, auto-estrada e cidade. Segundo este teste - cuja veracidade e precisão não posso naturalmente avaliar - o Prius só se torna verdadeiramente vantajoso em utilizações urbanas, o que é aliás compreensível.

Eu recordo-me de já ter lido uma descrição mais exaustiva desta experiência, realizada nos EUA na zona de Las Vegas. Se encontrar o link respectivo deixá-lo-ei aqui depois.

Fica cópia do gráfico abaixo.

Abraço,
FT
Anexos
Consumos 20080709.gif
ATENÇÃO: A escala está em milhas por galão (mpg) e portanto a barras mais longas correspondem menores consumos!
Consumos 20080709.gif (16.97 KiB) Visualizado 6447 vezes
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por Dwer » 9/7/2008 19:45

ok, não é preciso gastar mais massa cinzenta (já vai havendo pouca).

Diesel it is.
Abraço,
Dwer

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por MarcoAntonio » 9/7/2008 19:43

Dwer, o que o wikipedia diz é que é precisamente o Diesel que apresenta melhor rendimento a rotação constante (para além de se desgastar menos).

Eu confesso que tinha a mesma ideia e penso que é a razão porque os Diesel são muito utilizados como geradores e em diversas aplicações industriais...
Imagem

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por MarcoAntonio » 9/7/2008 19:38

Já agora, um link onde apresentam esse mesmo modelo e dão uma explicação sucinta:

http://blog.wired.com/cars/2008/03/revealed-volksw.html
Imagem

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por Dwer » 9/7/2008 19:38

MarcoAntonio Escreveu:Alguma info sobre o assunto aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Hybrid_ele ... Technology

(...)
Diesels have advantages when delivering constant power for long periods of time, suffering less wear while operating at higher efficiency. The diesel engine's high torque, combined with hybrid technology, may offer substantially improved mileage.
(...)


Ainda tenho dúvidas. A potência de um motor a gasolina é superior à de um motor diesel, a um regime bastante superior claro. 8k rpms vs 3ks/5ks para um diesel (de cabeça, os números podem não ser exactamente estes).
Num regime constante, onde se pretende obter a potência máxima para alimentar a bateria, parece-me que faria sentido a gasolina.
Como os motores seriam desenhados para esses regimes, penso que o problema da durabilidade não se poria.
Maior potência, maior rendimento, menor consumo.
Mas isto já é muito especulativo. Era preciso alguém com mais conhecimentos sobre este tema.

Dois motores, um diesel outro a gasolina, a trabalharem no nível máximo de rendimento e potência permanentemente, para alimentar uma bateria.

Qual é o mais barato? Qual é o mais económico no consumo?
Abraço,
Dwer

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por James Wheat » 9/7/2008 19:38

Marco,

Eu não tenho conhecimentos suficientes nesta área para dizer o que é ou não possível desenvolver no prazo de 3-5 anos a nível de motores eléctricos e baterias.
O que contudo nos demonstra várias vezes a história do homem, é que "A necessidade aguça o engenho", o que trazido para este caso significa que vão-se obrigatoriamente alocar muitos mais recursos humanos e investir muito mais cash para FORÇAR o encontrar de uma solução alternativa ao petróleo a USD 200.

Faço igualmente notar que o projecto da Renault-Nissan - que não são própriamente operadores quaisquer - de ter um carro eléctrico, é para o mesmo ser produzido e comercializado, em massa, a partir de 2011. Se eles achassem, já hoje, que não há viabilidade económica e comercial (por tema de custos, funcionalidade, fiabilidade e durabilidade de motor e/ou bateria) para um projecto dessa natureza, nem sequer o equacionavam - e logo com anúncio de ano de lançamento e tudo !

Isto dito por outras palavras, significa que ou tu estás errado na tua previsão de evolução tecnológica das baterias, ou estão eles. E eu, sem querer desmerecer no teu conhecimento na matéria, acho que eles têm um batalhão de gajos (centros de R&D) a tratar do assunto e têm ainda mais 'cash' para encontrar a solução que, para ti, aparentemente hoje não existe.
Eu ponho a ficha nos gajos - não creio que estejam a fazer 'bluff'.

Abraço. JW
James Wheat
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por MarcoAntonio » 9/7/2008 19:36

V. Escreveu:Por acaso um meu familiar próximo trocou um Audi A4 por um Toyota hibrido. Testamos os consumos durante um fim de semana inteiro... A diferença, na verdade, nao foi grande...

Outra nota, o hibrido é a gasolina e nao a gasoleo, pois penso que nao havia.


Esse é outro tipo de híbrido. O Toyota e o Honda são híbridos diferentes onde o motor principal é o motor de combustão interna e o eléctrico é um motor auxiliar que só é utilizado em determinadas situações (e que é utilizado como dinamo nas travagens para recarregar as baterias, também).

Mas nós estavamos a falar de híbridos em que o motor principal é o eléctrico e o de combustão interna é utilizado como gerador para carregar a bateria.

Digamos que a ordem e funcionalidades são invertidas.

Neste tipo de híbridos, ambos os motores tendem a estar permanentemente em funcionamento: o eléctrico para locomoção e o de combustão interna como gerador para carregar a batería.

Como já tinha dito atrás, há vários tipos de híbridos diferentes, onde se utilizam diferentes soluções.


A VW lançou há pouco um híbrido deste género com base no VW Golf e com vista a vir ser comercializado...

O motor utilizado neste caso é um Diesel.
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por V. » 9/7/2008 19:30

MarcoAntonio Escreveu:Penso que os motores que estão a ser utilizados nos híbridos do tipo que sugeres são Diesel (portanto depreendo que é a melhor solução). Mas teria de consultar...


Por acaso um meu familiar próximo trocou um Audi A4 por um Toyota hibrido. Testamos os consumos durante um fim de semana inteiro... A diferença, na verdade, nao foi grande...

Outra nota, o hibrido é a gasolina e nao a gasoleo, pois penso que nao havia.

A unica coisa que o carro tem de engraçado é que estaciona sozinho, porque o consumo, quer dentro da cidade (a menos de 45km em que alegadamente so funciona a bateria - mas por vezes tem de compensar com motor -diria que que quase sempre) e, principalmente, em viagens longas, diria que à mesma velocidade, o consumo nao é muito menor que o Audi...
Cordiais cumprimentos,

V.

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