Caldeirão da Bolsa

Newsletter BI Julho 2008

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 6/7/2008 12:47

limpaesgotos Escreveu:Eu já sigo esta newsletter há algum tempo.
O ano passado, referênciando valores e numeros próximos dos actuais, o autor previu a grande queda do USD, a grande correção dos mercados antes dos Jogos olímpicos, o disparo dos preços do crude e do Ouro, e é certo que essas previsãoes teêm-se concretizado.

Olá limpaesgotos,

Tenho alguma dificuldade em não associar este tipo de "acertos nas previsões" a alguma espécie de ciência do oculto. É muito fácil fazer um conjunto de previsões e acertar pelo menos nalgumas (qualquer astrólogo ou cartomante que se preze o faz). Mas mesmo assim, das que indicas, o tempo apenas confirmou o disparo do crude (+100%) e uma valorização acentuada do ouro (+40%). Utilizar o termo disparo aqui é discutível, mas fica à consideração de cada um. Quanto ao resto...

- A grande queda do USD foi até agora de apenas 11%, ou seja, nada de especial. Curiosamente o Euro valorizou mais (+16%) e não terá eventualmente merecido referência semelhante (não li as ditas previsões e portanto não o posso afirmar).

- A grande correcção dos mercados antes dos jogos olímpicos não passa até à data de cerca de 20% o que, sendo significativo, não sei se merecerá o adjectivo e, ainda menos, a ligação que é feita entre uma coisa e outra - ele explicou o porquê dessa correlação?

Não sei se eu próprio não conseguiria fazer melhor...

Por outro lado: Há quanto tempo (penso que mais de um ano) anda ele a insistir no disparo da prata?

Não ponho em causa as capacidades de análise do autor principal da newsletter, mas sim o seu tom um tanto messiânico, cansativamente repetitivo na utilização de palavras "bombásticas" e suspeitamente tendencioso no que toca à prata. Também não apresenta qualquer disclaimer quanto aos seus interesses, e isso é igualmente negativo do meu ponto de vista.

Abraço,
FT
Anexos
mercados 20080706.gif
Variação comparativa dos mercados de JUL 2007 a JUL 2008
mercados 20080706.gif (13.87 KiB) Visualizado 750 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por limpaesgotos » 6/7/2008 4:01

Eu já sigo esta newsletter há algum tempo.
O ano passado, referênciando valores e numeros próximos dos actuais, o autor previu a grande queda do USD, a grande correção dos mercados antes dos Jogos olímpicos, o disparo dos preços do crude e do Ouro, e é certo que essas previsãoes teêm-se concretizado.

Cumprimentos
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por Crómio » 6/7/2008 0:32

André Ribeiro Escreveu:A minha análise aponta para a Prata acima dos $21 por onça nos próximos 6 meses.

Quando este price target for ultrapassado a Prata irá dirigir-se para cima dos $50 por onça e a médio prazo para cima dos $100 por onça.

Nos próximos meses a Prata vai atingir preços nunca antes vistos.

E compreendo perfeitamente que o estilo um bocadinho espalhafatoso do André Ribeiro seja um ponto de desconfiança para nós observadores...

Isto é assim um estilo... Cramer, mas à tuga. :lol:

Fui ao site deste senhor e pude constatar que realmente ali até há um conhecimento de base para poder afirmar coisas neste estilo, e recomendo aos mais cépticos que lá vão dar uma vista de olhos...

Agora... dizer que a prata em breve vai atingir valores nunca antes vistos... epá... nunca antes vistos antes da bolha da prata onde ela foi até aos quase 40$, só pode significar que ele prevê uma bolha na prata...

Mas "a médio prazo para cima dos $100 por onça" só pode ser um delírio... ou então com uma previsão destas vai ficar muito, muito, muito rico a médio prazo.

Acho que este espalhafato é perfeitamente plausível, uma especulação como qualquer outra, se calhar com algumas bases, é uma opinião...

O Oil ir a valores nunca antes vistos está a acontecer cada dia que passa, eu já vi com os meus olhos o Oil a bater records absolutos desdo o início do Universo, ali, em directo e ao vivo!

Epá, é um estilo Cramer Tuga prontos.

Recomendo que leiam o site dele, eu aprendi alguma coisita.

Já agora, e previsões para Prata, Ouro e Oil?

Acham que é um disparate afirmar que vão subir como um foguete?

O contrário é que seria estranho...

Abraço e oh André... depois pagas-me um cafézito que ainda vou levar nas orelhas por te andar aqui a desculpar...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por EuroVerde » 5/7/2008 23:53

Olá. 8-) Com base no que está escrito na Newsletter de Julho, mercado em continuação Bull para Commodities, há um ponto que seria bom desvendar. Essa tendência Bull para que horizonte temporal?
E uma vez que ela vai ser mesmo como está descrito, o que acontecerá ao mercado de acções? Será que vamos ter a bolsa sempre em Bear durante todo esse periodo que pode levar anos (mais que um a partir de agora)? Ou atingimos um determinado ponto para além da degradação de algumas industrias, empresas num processo lento e continuo numa caminhada para falências?
Um nível onde o mercado accionista desce ao ponto de atingir minimos abaixo dos de 2002/2003 e não haver prespectivas de recuperação.
Nada nos indica que as acções não podem cair mais e mais, isto apesar das forte quedas até ao momento. Mas por outro lado as empresas estão a ficar baratas.

Registado: 29/11/2007 11:19

por vold » 5/7/2008 19:34

marcolopes Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:Epah...eu sei que em parte ja foi discutido mas n acham um pouco alarmista ? Segunda Grande Depressão ?

Petroleo varios multiplos acima dos valores actuais logo depreendo para la dos 500 dollars ?

Acham isto viavel ? Eu nao consigo imaginar o que seria... :shock:

EU sigo a newsletter há bastante tempo e sempre estive de acordo com o cenário apresentado.

Acho que vamos entrar numa grande depressão. Sempre se falou de CRISE, mas AGORA SIM, a CRISE veio. AGORA sim, pode-se falar de crise.

ESTE é um momento de VIRAGEM. Os próximos anos serão anos de mudança. Para além da adopção das energias alternativas, temos TODO um cenário económico e social bastante negativo.

AS mudanças geralmente são feitas por "necessidade". A raça humana tem geralmente de ser "empurrada".

Claro que acredito que a sociedade vai dar a volta por cima, mas ATÉ LÁ vai existir um periodo de transição que vai fazer história (digamos que vamos todos entrar em BEAR market durante uns bons anos... ). A época que temos vivido é de OURO, e daqui a pouco tempo vamos ver isso mais claramente.

e isto tudo por "feeling" ou tem alguma justificação?
é um comentário muito em linha com a newsletter.

prever a desgraça quando se está a ter performances historicamente positivas não é nada de especial. previa há dois anos ? então ainda perdeu uma boa parte do crescimento.

eu sinceramente acho que o único problema actual é exclusivamente o petróleo. pode piorar ? claro que pode, mas daí estar a antecipar que vai ser a maior crise da história...

além disso todas as bolhas rebentam e visto que uma parte substancial das subidas do petróleo não é sustentada pela procura e outra boa parte é sustentada por níveis historicamente baixos das taxas de juro nos EUA então num futuro mais ou menos próximo terá margem para cair.

sinceramente quanto mais próximo esse futuro menos rapidamente evoluirão as energias renováveis, por isso é saudável que os valores se mantenham por aqui o tempo suficiente.

abraço

Registado: 29/11/2007 14:23

Newsletter Panfletária?

por Pirronico » 5/7/2008 18:30

Boa tarde!

Concordo com o Flying Turtle! Mais do q não apresentar justificações p as previsões q faz, esta newsletter parece-me simplista e panfletária. Além de fazer análises macroeconómicas francam/ duvidosas...

Por ex.: culpar os bancos centrais e a sua política de baixas taxas de juro como sendo o principal responsável pela situação económica actual parece-me, mais do q duvidoso, injusto! Imagine-se q a FED tinha mantido os juros nos 5,25%, o q teria acontecido? Bom, provavelm/ o crédito mal-parado teria atingido proporções tais q alguns dos maiores bancos americanos já tereiam falido... É fácil criticar a posterior...

A newsletter faz tb confusão entre matérias-primas energéticas (crude, etc.), industriais (cobre, zinco, etc.) e metais preciosos. De facto, nem todos apresentam a mesma tendência de subida. Se é certo q o crude tende a subir e o ouro e a prata podem estar a preparar um "rally", o mesmo não tem acontecido c as "commodities" industriais. Na verdade, o cobre, o níquel e o zinco já estão c tendência de queda há várias semanas. E as razões até são lógicas: c o forte abrandam/ da construção de casas diminuiu-se drasticam/ o consumo de cobre, q é mt utilizado nos fios eléctricos.

Em relação ao ouro, eu estou de acordo q ele vai subir, até pq está longe dos máximos de Março, mas não pq o consumo deste metal precioso esteja a aumentar. Ao q parece os ourives indianos (a Índia é o maior importador de ouro do mundo) estão a recusar-se a pagar os preços actuais... Mas o ouro deve subir por 4 razões: 1) pq habitualm/ segue a tendência do oil; 2)pq o dólar pode continuar a desvalorizar; 3) pq é um refúgio contra a inflação; 4)pq as tensões geopolíticas tendem + a agravar-se do q a resolver-se.
De qq maneira dizer q o ouro vai chegar aos $2500 a onça sem apresentar qq justificação é o mesmo q dizer q o Vit. Guimarães vai ser campeão europeu...

Registado: 19/2/2008 18:04

por marcolopes » 5/7/2008 1:39

salvadorveiga Escreveu:Epah...eu sei que em parte ja foi discutido mas n acham um pouco alarmista ? Segunda Grande Depressão ?

Petroleo varios multiplos acima dos valores actuais logo depreendo para la dos 500 dollars ?

EU sigo a newsletter há bastante tempo e sempre estive de acordo com o cenário apresentado.

Acho que vamos entrar numa grande depressão. Sempre se falou de CRISE, mas AGORA SIM, a CRISE veio. AGORA sim, pode-se falar de crise.

ESTE é um momento de VIRAGEM. Os próximos anos serão anos de mudança. Para além da adopção das energias alternativas, temos TODO um cenário económico e social bastante negativo.

AS mudanças geralmente são feitas por "necessidade". A raça humana tem geralmente de ser "empurrada".

Claro que acredito que a sociedade vai dar a volta por cima, mas ATÉ LÁ vai existir um periodo de transição que vai fazer história (digamos que vamos todos entrar em BEAR market durante uns bons anos... ). A época que temos vivido é de OURO, e daqui a pouco tempo vamos ver isso mais claramente.
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por Crómio » 5/7/2008 1:36

Muito interessante, obrigado.

Abraço a todos
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por salvadorveiga » 5/7/2008 1:22

Epah...eu sei que em parte ja foi discutido mas n acham um pouco alarmista ? Segunda Grande Depressão ?

Registado: 12/3/2008 22:06

por marcolopes » 4/7/2008 16:01

Flying Turtle Escreveu:Confesso que não aprecio muito estas newsletters, particularmente na insistência que é feita "ad nauseam" dos metais preciosos, em particular a prata (dá para desconfiar seriamente da isenção do senhor), e pela inserção, quase igualmente "ad nauseam", da expressão "irá atingir valores nunca antes vistos" (estou a citar de cor). Esta expressão, sem uma dequada justificação (que em verdade não encontro nos textos), se inserida aqui no fórum levaria - e bem - logo uma reprimenda por parte da Administração...

Abraços,
FT

A verdade é que DESDE há 2 anos a esta data, esta newsletter tem espelhado e PREVISTO practicamente toda a tendência do petróleo, metais, e EUR/USD.

Falo de 2 anos de análises concretas e BEM fundamentadas.

O que é dito aqui que pode parecer "alarmista", já o era há muito tempo atrás.
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por pauloneves » 4/7/2008 15:50

Boas,
Esta newsletter parece-me bastante alarmista ! :shock:
Os argumentos, em geral, são do tipo 'sem justificação' pelo que penso que deve ser encarada com muita cautela, ainda por cima quando na própria newsletter se fazem apelos ao investidor ...
Não sei se é de bom tom circular pelo forúm um documento deste cariz...
Enfim fica a nota.
PN
a bolsa ou a vida ? a vida porque a bolsa faz-me falta !!!

Registado: 29/11/2007 11:38

por Flying Turtle » 4/7/2008 15:01

Confesso que não aprecio muito estas newsletters, particularmente na insistência que é feita "ad nauseam" dos metais preciosos, em particular a prata (dá para desconfiar seriamente da isenção do senhor), e pela inserção, quase igualmente "ad nauseam", da expressão "irá atingir valores nunca antes vistos" (estou a citar de cor). Esta expressão, sem uma dequada justificação (que em verdade não encontro nos textos), se inserida aqui no fórum levaria - e bem - logo uma reprimenda por parte da Administração...

Abraços,
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

nl

por Razao_Pura » 4/7/2008 14:54

Obrigada Ulisses,
Nunca tinha visto esta NL.
Curioso as leituras que fazem dos gráficos.
A mim o que me parece é que:
- Indices: Dow e PSI20 :o) claramente abaixo dos mínimos de Março, S&P e Nasdaq Comp ainda não bateram os mínimos de Março que podem vir a configurar um suporte
- Moedas: Euro e USD dentro de uma lateralização já prolongada, a retoma da tendência pode estar para breve
- Metais preciosos - ouro e prata a lateralizar depois de uma clara tendência ascendente até Março, segundo o padrão de l.p. a última lateralização durou um ano, logo, esta pode durar até Março do ano que vem;
- Comodities: Crude e gás natural - tendência ascendente sem vacilos.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Jesse James » 4/7/2008 6:50

Obrigado Ulisses
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

Newsletter BI Julho 2008

por Ulisses Pereira » 4/7/2008 3:22

Aqui fica a Newsletter Bonsinvestimentos, edição de Julho.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
NEWSLETTER_BI_Jul_2008.pdf
(364.27 KiB) Transferido 643 Vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, fred2008 , Google [Bot], iniciado1, latbal, malakas, PAULOJOAO, Raizes, trilhos2006 e 227 visitantes