Resposta por MP
12 mensagens
|Página 1 de 1
artista Escreveu:Eu acho que estamos a pensar "longo"... investindo em acções, sobretudo a curto e médio prazo, eu diria que não existe barato nem caro e que as probabilidades de se ganhar são muito superiores quando a tendência é de alta...
O que disse aplica-se a qualquer prazo temporal. A ideia é apanhar as subidas... Claro que no bull isto é muito mais fácil.
artista Escreveu:Ainda assim os conceitos de barato fazem sentido para quem investe a longo prazo e estuda os fundamentais das empresas... nesse caso pode fazer sentido comprar sem olhar muito para a AT!
Talvez... Mas na minha opinião essa forma de negociar apenas faz sentido para quem investe com muito capital e não possa entrar ou sair sem fazer mexer significativamente os preços.
Para quem possa entrar e sair com facilidade considero um erro expor-se, por exemplo, a um bear market.
AMR-bolsa Escreveu:Eu diria antes:
Quando a tendência é de alta - o "mercado" diz que está barato.
Nota:[digo isto pois o(s) activo(s) pode(m) estar caro(s)]
Quando a tendência é de queda - o "mercado" diz que está caro.
Nota: [digo isto pois o(s) activo(s) pode(m) estar baratos(s)]
O importante é saber-se o sentimento do mercado sabendo "navegar" nesse sentido, sem menosprezar o valor fundamental.
AMR, para mim o preço mais importante é precisamente o preço do mercado. Todos os outros são "preços de opinião", e cada um tem o seu...
E porque não menosprezar o valor fundamental? Acontece com frequência num bull market um papel estar claramente sobrevalorizado e no entanto subir ainda muito mais....
No bear também se verifica com frequência o contrário (acções subvalorizadas cujo preço continua a descer).
Na minha opinião o mais importante é identificar a tendência e segui-la.
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX
Jim Beam Escreveu:Auditor Escreveu:Não existe barato nem caro.
Ou a existir a melhor forma de de definir estes conceitos em bolsa é:
Quando a tendência é de alta - está barato.
Quando a tendência é de queda - está caro.
Eu acho que estamos a pensar "longo"... investindo em acções, sobretudo a curto e médio prazo, eu diria que não existe barato nem caro e que as probabilidades de se ganhar são muito superiores quando a tendência é de alta...
Ainda assim os conceitos de barato fazem sentido para quem investe a longo prazo e estuda os fundamentais das empresas... nesse caso pode fazer sentido comprar sem olhar muito para a AT!
Cps
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Se em certas alturas até um perfeito ignorante consegue ganhar dinheiro na Bolsa, então você pode aprender facilmente a conhecer as fases do mercado em que isso é possível. Noutras alturas em que é difícil determinar a direcção do mercado, os investidores ficam fora para que não percam o que foi ganho.
Há acções a subir 50%, 80% e mesmo 200% ou 400% de valor no período de um ou dois anos. Da mesma forma, é possível ver as acções descerem 70% do seu valor. No caso da subida como na descida, as acções demoram tempo bastante até que isso aconteça. Na esmagadora maioria dos casos, só uma pessoa desleixada venderá com 20% de prejuízo!
Ao longo de um mês é frequente haver acções a subir ou descer 20%. Neste livro aprenderá a desenvolver regras simples para evitar perdas e aproveitar boas subidas.
Ao estudarmos o mercado de acções devemos prestar muita atenção às dificuldades que surgem. Sempre que aparecem dificuldades, o mais provável é existir falta de conhecimento ou experiência, o que pode também ser um aviso para avançar com cuidado. O investimento em acções deve ser natural, calmo e fácil. Qualquer dificuldade ou impulsividade pode ser um alerta negativo.
Créditos: AMR, Vencer na bolsa.
Link directo para artigo: http://vencernabolsa.blogspot.com/2007/ ... bolsa.html
Há acções a subir 50%, 80% e mesmo 200% ou 400% de valor no período de um ou dois anos. Da mesma forma, é possível ver as acções descerem 70% do seu valor. No caso da subida como na descida, as acções demoram tempo bastante até que isso aconteça. Na esmagadora maioria dos casos, só uma pessoa desleixada venderá com 20% de prejuízo!
Ao longo de um mês é frequente haver acções a subir ou descer 20%. Neste livro aprenderá a desenvolver regras simples para evitar perdas e aproveitar boas subidas.
Ao estudarmos o mercado de acções devemos prestar muita atenção às dificuldades que surgem. Sempre que aparecem dificuldades, o mais provável é existir falta de conhecimento ou experiência, o que pode também ser um aviso para avançar com cuidado. O investimento em acções deve ser natural, calmo e fácil. Qualquer dificuldade ou impulsividade pode ser um alerta negativo.
Créditos: AMR, Vencer na bolsa.
Link directo para artigo: http://vencernabolsa.blogspot.com/2007/ ... bolsa.html
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Jim Beam Escreveu:Quando a tendência é de alta - está barato.
Quando a tendência é de queda - está caro.
Eu diria antes:
Quando a tendência é de alta - o "mercado" diz que está barato.
Nota:[digo isto pois o(s) activo(s) pode(m) estar caro(s)]
Quando a tendência é de queda - o "mercado" diz que está caro.
Nota: [digo isto pois o(s) activo(s) pode(m) estar baratos(s)]
O importante é saber-se o sentimento do mercado sabendo "navegar" nesse sentido, sem menosprezar o valor fundamental.
Auditor Escreveu:Em Bulls tudo parece caro e pensamos que não pode subir mais, em Bears tudo parece barato e pensamos que não pode cair mais.
Subscrevo
fnabais,
Acontece. Para muitos de nós, o último bear foi excelente em termos de aprendizagem - houve uma altura que tinha em carteira uma réplica do PSI20 lol - e péssimo em termos de resultados. Sobretudo porque, até 2 semanas depois do 11 de Setembro, estave em Moçambique e não acompanhava adequadamente os mercados. Aquilo foi um espectáculo. Sorte a minha que o coração (aparentemente) era (é) forte. Então, disse adeus a para aí uns bons 20% do capital - assumo que nunca fiz contas porque nunca me apeteceu saber com exactidão quanto é que foi ao ar - e passei a dormir melhor e a ir investindo, com calma e serenidade.
Desta vez, olhei para o mercado e tive aquela sensação de déjà vu "obrigando-me" a liquidar todas as posições há uns meses atrás e a dedicar-me a actividades mais saudáveis e simpáticas para o património.
Um abraço e boa sorte.
MozHawk
Acontece. Para muitos de nós, o último bear foi excelente em termos de aprendizagem - houve uma altura que tinha em carteira uma réplica do PSI20 lol - e péssimo em termos de resultados. Sobretudo porque, até 2 semanas depois do 11 de Setembro, estave em Moçambique e não acompanhava adequadamente os mercados. Aquilo foi um espectáculo. Sorte a minha que o coração (aparentemente) era (é) forte. Então, disse adeus a para aí uns bons 20% do capital - assumo que nunca fiz contas porque nunca me apeteceu saber com exactidão quanto é que foi ao ar - e passei a dormir melhor e a ir investindo, com calma e serenidade.
Desta vez, olhei para o mercado e tive aquela sensação de déjà vu "obrigando-me" a liquidar todas as posições há uns meses atrás e a dedicar-me a actividades mais saudáveis e simpáticas para o património.
Um abraço e boa sorte.
MozHawk
Eu tb estou num filme do género com a TDU e SonaeSGPS!!!
Até tenho vergonha de dizer que já leio o caldeirão desde Janeiro e mesmo assim consegui fazer asneira em não colocar stops!!!
vou tentar ver pelo lado positivo .... já comecei a por de lado o dinheiro para a reforma
Espero ter aprendido!!!
Cumprimentos e BN

Até tenho vergonha de dizer que já leio o caldeirão desde Janeiro e mesmo assim consegui fazer asneira em não colocar stops!!!

Espero ter aprendido!!!
Cumprimentos e BN
Life is short, ride hard!!!
Resposta por MP
Vou deixar aqui uma resposta que enviei por Mensagem Privada a um participante (o nome não vai figurar) porque creio que é de interesse geral. Estou convencido (para não dizer que tenho a certeza) que são muitos os que neste momento se sentem de forma semelhante e perguntam-se o que deviam fazer.
Ora, como digo na resposta, não se conseguem corrigir os erros passados, o que se consegue é tirar lições para o futuro e portanto, quem se encontra nesta situação deve aproveitar para repensar a sua forma de estar em Bolsa e evitar cometer este mesmo erro no futuro.
Por exemplo, passar a implementar Stop-Losses ou ainda, em termos mais gerais, deixar de ter "problemas" (resistências mentais) a vender a perder.
Aqui fica a reprodução da MP:
Alto ou baixo é relativo. Se foi uma boa ou má compra, na minha opinião foi uma má compra, não havia razões para comprar BPI naquela altura: o mercado estava mal, o BPI vinha de uma forte tendência de queda e estava a lateralizar, com uma resistência acima dos 3.70 euros.
Comprou porque provavelmente achava que estava barato: por norma os investidores compram "barato" nas alturas erradas porque acham que está "barato" pelas razões erradas (simplesmente porque se lembram de ter visto a cotação mais alta, porque a cotação desceu).
Depois disso quebrou um importante suporte: essa altura foi uma oportunidade de venda com perdas mais limitadas.
Uma coisa que em Bolsa não se consegue fazer é corrigir erros do passado.
Quando se "compra mal" e não se vende quando o mercado mostra que foi mal comprado, a pequena perda transforma-se em grande perda.
Sei que é muito difícil lutar contra isso mas está a cair no erro que cai a maior parte dos investidores. Neste momento tem uma perda avultada e significativa e terá de esperar bastante tempo para recuperar. Precisamente aquilo que lhe descrevi na outra mensagem...
Ninguém consegue precisar quanto tempo será pois ninguém sabe com toda a certeza qual será o rumo dos mercados no futuro... mas poderão ser anos, por exemplo.
Assumir (permitir) uma perda de 35% numa acção é tremendo, é do pior que se pode fazer em Bolsa. Agora, está completamente ao sabor da sorte, pode ter sorte e o mercado recuperar ou pode ter de esperar anos para recuperar o investimento. Não sabe e tem o capital empatado por um tempo indeterminado (ou então, se precisar do capital, terá de assumir uma perda tremenda).
Não é, com toda a certeza, uma boa estratégia...
Acredito que não seja aquilo que gostaria de ouvir mas penso que deve rever seriamente a forma com está em Bolsa. Como disse atrás não pode corrigir erros passados... mas pode evitar cometer novamente o mesmo erro no futuro.
Ora, como digo na resposta, não se conseguem corrigir os erros passados, o que se consegue é tirar lições para o futuro e portanto, quem se encontra nesta situação deve aproveitar para repensar a sua forma de estar em Bolsa e evitar cometer este mesmo erro no futuro.
Por exemplo, passar a implementar Stop-Losses ou ainda, em termos mais gerais, deixar de ter "problemas" (resistências mentais) a vender a perder.
Aqui fica a reprodução da MP:
Um dos títulos que partilhei consigo foi o caso BPI que comprei a 3,XX€, embora tenha admitido, na altura, que comprei sem me ter apercebido do AC.(hoje não o faria) Contudo, penso que não foi um preço de compra "muito alto", o que acha?
Alto ou baixo é relativo. Se foi uma boa ou má compra, na minha opinião foi uma má compra, não havia razões para comprar BPI naquela altura: o mercado estava mal, o BPI vinha de uma forte tendência de queda e estava a lateralizar, com uma resistência acima dos 3.70 euros.
Comprou porque provavelmente achava que estava barato: por norma os investidores compram "barato" nas alturas erradas porque acham que está "barato" pelas razões erradas (simplesmente porque se lembram de ter visto a cotação mais alta, porque a cotação desceu).
Depois disso quebrou um importante suporte: essa altura foi uma oportunidade de venda com perdas mais limitadas.
Uma coisa que em Bolsa não se consegue fazer é corrigir erros do passado.
Quando se "compra mal" e não se vende quando o mercado mostra que foi mal comprado, a pequena perda transforma-se em grande perda.
Sei que é muito difícil lutar contra isso mas está a cair no erro que cai a maior parte dos investidores. Neste momento tem uma perda avultada e significativa e terá de esperar bastante tempo para recuperar. Precisamente aquilo que lhe descrevi na outra mensagem...
Ninguém consegue precisar quanto tempo será pois ninguém sabe com toda a certeza qual será o rumo dos mercados no futuro... mas poderão ser anos, por exemplo.
Assumir (permitir) uma perda de 35% numa acção é tremendo, é do pior que se pode fazer em Bolsa. Agora, está completamente ao sabor da sorte, pode ter sorte e o mercado recuperar ou pode ter de esperar anos para recuperar o investimento. Não sabe e tem o capital empatado por um tempo indeterminado (ou então, se precisar do capital, terá de assumir uma perda tremenda).
Não é, com toda a certeza, uma boa estratégia...
Acredito que não seja aquilo que gostaria de ouvir mas penso que deve rever seriamente a forma com está em Bolsa. Como disse atrás não pode corrigir erros passados... mas pode evitar cometer novamente o mesmo erro no futuro.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
12 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, fred2008 , Google [Bot], iniciado1, malakas, PAULOJOAO, Raizes, trilhos2006 e 227 visitantes