Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 7/7/2008 14:18

pedrosantosslb Escreveu:quando se diz "os mercados não se movimentam por "essas lógicas"... " é bem verdade mas também é bem verdade que qualquer negócio concretizado pela empresa tb gera riqueza para a mesma e consequentemente isso reflete-se no preço da acção certo?

Os mercados antecipam muitas coisas e os grandes movimentos não são alterados por bons ou maus negócios, só em casos excepcionais em que os mesmos têm uma dimensão muito grande... são raros estes casos!

pedrosantosslb Escreveu:...quanto a possibilidade de a empresa estar cara, não concordo que se tirem essas conclusões um mês após a sua colocação em bolsa. o preço de €8 resultou de inumeras avaliações feitas ao real valor e ao potencial valor dos negocios em curso, e como tal parece-me algi prematuro dizer que 1 mes depois ela está cara. É claro que esta é apenas a minha opinião que pode estar completamente errada.

A história diz-nos que essas avaliações nem sempre estão correctas, as espectativas não se confirmam... além do mais estamos numa situação económica complicada que pode prejudicar, mais ou menos, o crescimento das empresas...

Basta olhar para as avaliações que se fizeram em muitas OPV's de 1998/99...

Mas eu não disse que estava cara, nem barata, nem tenho opinião sobre isso! O que disse foi que a cotação pode estar a descontar já alguns anos de crescimento e com os mercados deprimidos isso pode não ser "aceitável" para o mercado...

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 7/7/2008 14:04

Pirronico Escreveu:Eu acho q aquilo q se passou no IPO da EDPR é q grandes investidores tinham programado vender as acções logo no 1.º dia, pois estavam convencidos q a acção abriria em forte alta.

Mas é isso que muitos fazem nas IPO's, compram para vender logo nos primeiros dias... foi isso que eu fiz também! O "convencidos" é sempre relativo, acho que todos têm consciência dos riscos que correm...

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por pedrosantosslb » 7/7/2008 13:28

parece que está a acompanhar a IBERDROLA RENOVABLES

Registado: 29/11/2007 11:52

por Festeiro » 4/7/2008 16:09

Saudações
Se eu bem entendi havia uma segunda fase de subscrição para investidores ditos institucionais que deveria decorrer por esta altura. Gostaria de saber o que aconteceu pois a cotação está abaixo do preço de subscrição. A EDP podia baixar o preço para permitir a venda dessa tranche?
Obrigado.
As palavras levam à exaltação, os números à meditação.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Pirronico » 4/7/2008 15:03

Eu acho q aquilo q se passou no IPO da EDPR é q grandes investidores tinham programado vender as acções logo no 1.º dia, pois estavam convencidos q a acção abriria em forte alta. Até pq alguns recorreram ao crédito. Só q saiu-lhes o tiro pela culatra, e eles não tiveram outra opção q não fosse despejar as acções p minimizar o risco e os prejuízos...
Mas isto é apenas uma hipótese.

Registado: 19/2/2008 18:04

por silva599 » 4/7/2008 14:47

Ulisses Pereira Escreveu:
A meu ver a empresa só fez ganhar os grandes investidores que logo no primeiro dia conseguiram encher-se de acções bem mais baixas que o preço inicial!

Silva, não compreendi bem a ideia. Então agora ainda pode comprar bem mais abaixo do que estavam nesse primeiro dia. Não entendo como isto pode ter beneficiado os tais "grandes".

Um abraço,
Ulisses

A ideia tem como base o seguinte:
- Como se justifica que no primeiro dia de negociação possa ter logo descido tanto com pessoas a terem prejuizos elevados?
Não terão sido os grandes grupos, que detinham muitas pessoas a comprarem para eles, estarem a vender para conseguirem vir buscar acções bem mais abaixo e com isso poderem ganhar logo nos primeiros dias de negociação?
Eu não compreendo como é que foi possível no primeiro dia terem tido um volume de mais de 40 milhoes de acções e o preço ter caído logo para os 7,67.

Registado: 29/11/2007 13:20

por Ulisses Pereira » 4/7/2008 14:30

A meu ver a empresa só fez ganhar os grandes investidores que logo no primeiro dia conseguiram encher-se de acções bem mais baixas que o preço inicial!

Silva, não compreendi bem a ideia. Então agora ainda pode comprar bem mais abaixo do que estavam nesse primeiro dia. Não entendo como isto pode ter beneficiado os tais "grandes".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por silva599 » 4/7/2008 14:19

pedrosantosslb Escreveu:
artista Escreveu:
pedrosantosslb Escreveu:
silva599 Escreveu:Este comportamento da acção não está a ser de todo normal, pois com a alta do preço do petroleo a solução energia renovavél deveria ser uma forma de escapar de forma limpa a barata!
O que acham que está a acontecer?
Será que é uma consequencia dos mercados e da economia mundial?
Ou será que as empresas da mesma area em outros países estão a ter melhores resultados em bolsa?

eu iria mais longe, com tanta noticia sobre negócios nesta area (iberdrola em portugal, edpr nos states, aposta clara do governo num futuro de eficiencia energetica) é algo estranho o comportamento que a edpr tem vindo a desenvolver independentemente do clima que se vive na bolsa. Neste momento a IBERDROLA RENOV. cota nos €4,48 a valorizar 1.13%.

Já aqui se disse muitas vezes que os mercados não se movimentam por "essas lógicas"... além disso, já pensaram no facto da empresa, mesmo estando num sector que deverá crescer bastante, poder estar cara?! estar a preços que descontam já uma grande parte do crescimento futuro?!

Ou seja, uma empresa não está sequer barata só por estar num sector em crescimento mas, mesmo que esteja, pode cair devido a factores diversos... os mercados funcionam assim, a função de quem investe neles é tentar tirar o máximo partido possível do seu funcinamento...

Cps

artista

quando se diz "os mercados não se movimentam por "essas lógicas"... " é bem verdade mas também é bem verdade que qualquer negócio concretizado pela empresa tb gera riqueza para a mesma e consequentemente isso reflete-se no preço da acção certo? quanto a possibilidade de a empresa estar cara, não concordo que se tirem essas conclusões um mês após a sua colocação em bolsa. o preço de €8 resultou de inumeras avaliações feitas ao real valor e ao potencial valor dos negocios em curso, e como tal parece-me algi prematuro dizer que 1 mes depois ela está cara. É claro que esta é apenas a minha opinião que pode estar completamente errada.
Obrigado

A verdade é uma, depois de um mês de negociação, quase que poderia apostar como quase todos os pequenos investidores já venderam as suas acções e a preços bem mais baixos que o da compra.
Por outro lado e se realmente houve estabilização de preços pela JP nunca estes foram suficientemente eficentes pois nunca conseguiram trazer a acção aos 8€ inicias.

por pedrosantosslb » 4/7/2008 13:30

artista Escreveu:
pedrosantosslb Escreveu:
silva599 Escreveu:Este comportamento da acção não está a ser de todo normal, pois com a alta do preço do petroleo a solução energia renovavél deveria ser uma forma de escapar de forma limpa a barata!
Ou será que as empresas da mesma area em outros países estão a ter melhores resultados em bolsa?

eu iria mais longe, com tanta noticia sobre negócios nesta area (iberdrola em portugal, edpr nos states, aposta clara do governo num futuro de eficiencia energetica) é algo estranho o comportamento que a edpr tem vindo a desenvolver independentemente do clima que se vive na bolsa. Neste momento a IBERDROLA RENOV. cota nos €4,48 a valorizar 1.13%.

Já aqui se disse muitas vezes que os mercados não se movimentam por "essas lógicas"... além disso, já pensaram no facto da empresa, mesmo estando num sector que deverá crescer bastante, poder estar cara?! estar a preços que descontam já uma grande parte do crescimento futuro?!

Ou seja, uma empresa não está sequer barata só por estar num sector em crescimento mas, mesmo que esteja, pode cair devido a factores diversos... os mercados funcionam assim, a função de quem investe neles é tentar tirar o máximo partido possível do seu funcinamento...

Cps

artista

quando se diz "os mercados não se movimentam por "essas lógicas"... " é bem verdade mas também é bem verdade que qualquer negócio concretizado pela empresa tb gera riqueza para a mesma e consequentemente isso reflete-se no preço da acção certo? quanto a possibilidade de a empresa estar cara, não concordo que se tirem essas conclusões um mês após a sua colocação em bolsa. o preço de €8 resultou de inumeras avaliações feitas ao real valor e ao potencial valor dos negocios em curso, e como tal parece-me algi prematuro dizer que 1 mes depois ela está cara. É claro que esta é apenas a minha opinião que pode estar completamente errada.
Obrigado

Re: JPMorgan

por jp-invest » 4/7/2008 12:16

[quote="Pirronico"]Boas!

Alguém me sabe dizer se o período de estabilização pela JPMorgan acabou ontem à tarde ou acaba hoje (inclusive)?

Obg.Prazo de estabilização das acções da EDP Renováveis terminou hoje
Hoje foi a última sessão bolsista em que a EDP Renováveis contou com a estabilização das cotações por parte da Morgan Stanley. Este mecanismo, utilizado nas dispersões de capital, não impediu a queda dos títulos da nova cotada, mas poderá ter atenuado o mau desempenho.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

Hoje foi a última sessão bolsista em que a EDP Renováveis contou com a estabilização das cotações por parte da Morgan Stanley. Este mecanismo, utilizado nas dispersões de capital, não impediu a queda dos títulos da nova cotada, mas poderá ter atenuado o mau desempenho.

A EDP Renováveis acumula uma quebra de 11,9% desde a estreia em bolsa, a 4 de Junho. Ontem, num dia de recuperação generalizada, voltou a ceder e fechou a sessão a cotar nos 6,94 euros, valor que compara com os 8,00 euros a que os títulos se estrearam em bolsa. Hoje recuperaram terreno, valorizando 1,59% para 7,05 euros.

Apesar da quebra ser algo acentuada, o desempenho da Renováveis acaba por ser mais positivo do que o do índice principal da bolsa de Lisboa. O PSI-20 acumula uma quebra superior a 17% no mesmo período. A justificação para esta evolução da Renováveis poderá estar no facto da empresa ter contado com a estabilização dos preços, embora não seja possível aferir se ela ocorreu.

Este mecanismo, contratualizado pela EDP com o banco de investimento Morgan Stanley, só pode ser utilizado, no máximo, até 30 dias após a entrada das acções da empresa no mercado de capitais, ou seja, até ao final do dia de hoje.

Mas, mesmo com esta estabilização, a EDP Renováveis não conseguiu superar a congénere espanhola. A Iberdrola Renovables acumula uma quebra de mais de 19%, desde o início do ano. Nas últimas quatro semanas, e apesar do pessimismo que se abateu sobre os mercados de capitais, a espanhola registou uma descida de apenas 3%.

esta noticia foi publicada ontem
bn

Registado: 16/5/2008 14:46

JPMorgan

por Pirronico » 4/7/2008 12:00

Boas!

Alguém me sabe dizer se o período de estabilização pela JPMorgan acabou ontem à tarde ou acaba hoje (inclusive)?

Obg.

Registado: 19/2/2008 18:04

por artista_ » 4/7/2008 11:47

pedrosantosslb Escreveu:

Cps

artista

por pedrosantosslb » 4/7/2008 10:50

por silva599 » 4/7/2008 10:26

Este comportamento da acção não está a ser de todo normal, pois com a alta do preço do petroleo a solução energia renovavél deveria ser uma forma de escapar de forma limpa a barata!

por Bokas » 4/7/2008 0:00

Fonte:AmbienteOnline -http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=6752

A EDP Renováveis, através da sua participada Horizon Wind Energy, assinou um contrato de venda da energia a produzir pelo futuro parque eólico Rattlesnake Road, o segundo da Horizon no estado do Oregon, na costa oeste. Actualmente em construção, a unidade terá uma capacidade instalada total de 102,9 MW.

A energia produzida será adquirida pela Pacific Gas & Electric (PG&E), uma das maiores utilities norte-americanas, fornecedora de gás e electricidade a 15 milhões de clientes na região da Califórnia. O contrato, com um prazo de 15 anos em linha com o prazo médio contratualizado do porta-fólio, garante uma relação de longo prazo entre as duas empresas.

O mercado americano representa 42 por cento do total de capacidade instalada da EDP Renováveis, sendo o segundo maior mercado a seguir à Península Ibérica no porta-fólio do grupo. Em 2007, e pelo terceiro ano consecutivo, os Estados Unidos foram o país com maior crescimento mundial na energia eólica (46 por cento), seguido da China e Espanha. O investimento no sector ascendeu a 9000 milhões de dólares, de acordo com o Departamento de Energia do Governo dos EUA.

Registado: 20/5/2008 12:54

por pedrosantosslb » 3/7/2008 16:25

iurp Escreveu:
pedrosantosslb Escreveu:se o período de "segurança" já terminou o comportamento da edpr hoje ate nem esta mau a negociar nos maximos do dia e com volume

Só que tiveram que andar às compras para "segurar2 o título. O comportamento dele era: funcionava normalmente até perto do final da sessão e depois vinham pôr a mâozinha.

Agora poderá ser ao contrário:deixam o mercado funcionar e depois vendem aquelas que andaram a comprar sem querer.

Também podem puxá-las para vender mais acima.

Abraço

...nem mais... final da sessão e os 3% de ganho foram-se...

por jassc » 3/7/2008 15:10

Mas a mãozinha não é até dia 4?
Seria durante um mês, que termina amanhã...

Bem, arrisquei a entrar na OPV e arrisquei a sair hoje...

A perder mas convicto que voltarei bem mais abaixo...

ou não...

Registado: 16/6/2008 12:18

por pedrosantosslb » 3/7/2008 13:59

iurp Escreveu:
pedrosantosslb Escreveu:se o período de "segurança" já terminou o comportamento da edpr hoje ate nem esta mau a negociar nos maximos do dia e com volume

Só que tiveram que andar às compras para "segurar2 o título. O comportamento dele era: funcionava normalmente até perto do final da sessão e depois vinham pôr a mâozinha.

Agora poderá ser ao contrário:deixam o mercado funcionar e depois vendem aquelas que andaram a comprar sem querer.

Abraço

sim mas andaram a comprar a preços bem mais altos do que as cotações de hoje e assim tb não devem ter grande interesse em despeja-las agora. acredito mais em puxa-la para cima e fazer com que mais pessoal as compre tambem.

por iurp » 3/7/2008 13:53

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por pedrosantosslb » 3/7/2008 13:48

se o período de "segurança" já terminou o comportamento da edpr hoje ate nem esta mau a negociar nos maximos do dia e com volume

por iurp » 3/7/2008 13:01

[quote]Queda da EDP Renováveis compromete última fase da OPS
As últimas semanas têm sido difíceis para a bolsa nacional e a EDP Renováveis não escapa à tendência negativa. A estreia, há quase um mês, foi em baixa e a entrada para o PSI-20 não animou os títulos.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

As últimas semanas têm sido difíceis para a bolsa nacional e a EDP Renováveis não escapa à tendência negativa. A estreia, há quase um mês, foi em baixa e a entrada para o PSI-20 não animou os títulos.

A empresa encerrou ontem a sessão abaixo dos sete euros, o que compromete a colocação do lote suplementar de acções destinado aos grandes investidores, já que estes títulos terão de ser vendidos a 8,00 euros, o preço da operação pública de subscrição (OPS). O prazo termina amanhã.

[code]

Penso que terá acabado o período de "equilíbrio" do título.(2 de Julho ?)

Agora devemos ter o mercado a funcionar.

Todo o cuidado é pouco.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

Perda de concurso para o Campeão Europeu!

por rufa » 2/7/2008 17:14

:oops:
4 barragens
Iberdrola investe mil milhões de euros em complexo hidroeléctrico em Portugal
A Iberdrola ganhou a adjudicação do complexo hidroeléctrico, em Portugal, que terá uma potência de mais de 1.000 MW e que representará um investimento de mil milhões de euros entre os anos 2012 e 2018, adiantou fonte oficial da Iberdrola ao Jornal de Negócios Online.

Ana Torres Pereira
atp@mediafin.pt

A Iberdrola ganhou a adjudicação do complexo hidroeléctrico, em Portugal, que terá uma potência de mais de 1.000 MW e que representará um investimento de mil milhões de euros entre os anos 2012 e 2018, adiantou fonte oficial da Iberdrola ao Jornal de Negócios Online.

O concurso, onde a EDP, a Unión Fenosa estiveram presentes, prevê a exploração por 65 anos das infra-estruturas dos aproveitamentos hidroeléctricos de Gouvães, Padroselos, Alto Tâmega e Daivões.

A Iberdrola ficará encarregue do sistema hidroeléctrico do Alto Tâmega que inclui a construção de quatro barragens, duas centrais de bombagem e turbinas que somarão um total 1.134 (MW) de potencia e uma produção eléctrica anual de 1.900 Gigawatts por hora (GWh).

A companhia espanhola, com este projecto, alcanzará uma quota de 15% do mercado hidroelectrico luso, assim que o sistema esteja operacional, acrescenta a mesma fonte.

A resolução final deste projecto a emitir pelo INAG (Instituto Nacional da Agua de Portugal) no final do mes.

Cumps all

Registado: 29/11/2007 12:52

por CerealKiler » 2/7/2008 16:13

pedrosantosslb Escreveu:uma ajuda pf. qual é o significado de termos nas vendas 1 ordem de 1 acção? alguma que sobrou de uma ordem anterior ou é "marosca"

isso acontece de vez em quando em vários títulos, algum erro presumo, com o valor das comissões em cima de 1 título...carisssimo.

Registado: 1/4/2008 17:29

por pedrosantosslb » 2/7/2008 16:11

uma ajuda pf. qual é o significado de termos nas vendas 1 ordem de 1 acção? alguma que sobrou de uma ordem anterior ou é "marosca"

por Pedro Miguel » 2/7/2008 14:45

a EDP está muito forte. Não via ela assim há muito tempo. Os últimos ressaltos do PSI20 não tiveram o mesmo efeito do que o de hoje. O que acham ?

Registado: 29/11/2007 11:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado: