Caldeirão da Bolsa

O que podem mudar nos mercados o aumento das taxas de juro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por trial » 1/7/2008 23:16

Neste momento é um problema de afirmação neste braço de ferro Políticos /BCE e não há espaço para recuar o caminho esta traçado e bem .

Nada fazer podia ser interpretado como o fim da independência do BCE e o efeito para os mercados seriam nefastos.

Registado: 18/1/2008 16:20

por mlra » 1/7/2008 22:53

... deve ter aprendido com o Socrates em relação ao defice...

:lol:

Boas!

Essa realmente tece piada. :clap:

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por asgardd » 1/7/2008 22:49

TP1 Escreveu:E se o BCE não subir a taxa de juro? Com as pressões dos governos europeus, e a crise que se aproxima, não me espantava muito...
Valorização do dollar face ao euro, eventual descida das matérias primas (petróleo), diminuição da inflação e valorização do mercado de acções... :) Era bom...

Era uma medida inteligente, mas não acredito, BCE anda com a obsessão da inflação, deve ter aprendido com o Socrates em relação ao defice...

Registado: 5/6/2008 22:53

por TP1 » 1/7/2008 22:43

E se o BCE não subir a taxa de juro? Com as pressões dos governos europeus, e a crise que se aproxima, não me espantava muito...
Valorização do dollar face ao euro, eventual descida das matérias primas (petróleo), diminuição da inflação e valorização do mercado de acções... :) Era bom...

Registado: 30/11/2007 21:13

por corvo47 » 1/7/2008 22:15

mais o dolar desvaloriza mais o petróleo desvaloriza. Queria dizer o petróleo valoriza.Era bom :roll:

Registado: 14/3/2008 22:39

por corvo47 » 1/7/2008 22:13

O que tem acontecido é que... O BCE sobe a taxa de juro, logo o euro valoriza em relação ao dolar.Quando mais o dolar desvaloriza mais o petróleo desvaloriza.
O Bce se sobe a taxa de juro para controlar a inflação , arrisca-se mais uma vez a que o petróleo suba.

Está tudo metido num colete de forças. Mas como em tudo há uma sadia...qual é não sei.

Pode ser que descubra petróleo no meu quintal...em vendo barato e aí estamos safos :lol:

por trial » 1/7/2008 22:13

Pela primeira vez um responsável alemão , pressiona o BCE, os alemães são acérrimos defensores da independência total do Banco Central , foi a condição que impuseram aos franceses para trocarem o marco pelo euro .
Com este comentário conta dos previsíveis 4.5 vamos ficar pelos 4.25

2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Subida das taxas: BCE deveria pensar nas consequências do aumenrto, afirma ministro das Finanças alemão
2008-07-01 12:19:12

Frankfurt, Alemanha, 01 Jul (Lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) deveria reflectir sobre as consequências de uma subida das taxas, declarou hoje o ministro das Finanças alemão Peer Steinbrück, numa crítica implícita antes do provável aumento das taxas de juro quinta-feira.

"O BCE deveria ter em conta quais consequências teria uma subida das taxas", considerou à margem do 20/o aniversário do índice Dax da Bolsa de Frankfurt.

Em declarações à imprensa este fim-de-semana, Steinbrück já expressara as suas reservas face a uma possível subida das taxas directoras, afirmando que "poderia reforçar o abrandamento da conjuntura" na zona euro.

Quinta-feira, o ministro social-democrata considerara igualmente "não haver resposta de curto prazo para a inflação", que atingiu um recorde de quatro por cento em Junho em termos anuais, segundo uma estimativa provisória.

Fiel à posição do governo de Angela Merkel, que sempre demonstrou um apoio sem falha ao BCE, Steinbrück lembrou também que "aceita" a independência da instituição monetária europeia.

O BCE deve reunir na quinta-feira o seu conselho de governadores e, segundo declarações feitas há um mês pelo presidente Jean-Claude Trichet, deverá decidir uma subida das taxas para lutar contra uma aceleração da inflação.

A principal taxa de referência deverá provavelmente subir de 4 para 4,25 por cento, segundo os analistas.

No que respeita a conjuntura alemã este ano, o ministro das Finanças mostrou-se confiante após um crescimento particularmente forte no primeiro trimestre. "Será provavelmente tão boa como a projecção feita pelo governo no início do ano", declarou perante os jornalistas.

Segundo uma estimativa de Berlim, o crescimento alemão deverá atingir os 1,7 por cento este ano.

Mas a preocupação incide mais sobre o próximo ano. Berlim aponta oficialmente para 1,2 por cento.

MRO.

Lusa/Fim

Registado: 18/1/2008 16:20

Re: O que podem mudar nos mercados o aumento das taxas de ju

por R_Martins » 1/7/2008 22:07

angeloandrade Escreveu:boas
avisinha-se um possivel aumento das taxas de juro em 0.25 pontos. olhando para os mercados hoje verificou-se uma ligeira recuperação nos estados unidos depois de estes terem estado a perder cerca de 1,5% a meio da sessão.
a pergunta que se me impoe é seguinte, irá esta ligeira subida dos indices americanos influenciar os indices europeus? ou se, a subida das taxas de juro levará os indices europeus a novos minimos...?
um abraço.

«O que podem mudar nos mercados o aumento das taxas de juro?»
Para além do efeito em cimas da decisão,conhecimento da noticia, nada...
Não é uma subida ou descida de juros que influencia o rumo dos mercados.Eles não subiram influenciados pela correcção da taxa de juro, subiram apenas porque essa foi a tendência.
Mais fácil de entender: Durante um longo período de tempo os mercados subiram e subiram muito. Estamos num período de descida porque os mercados não sobem sempre.A historia mostra isso...
No médio prazo eu penso que os mercados americanos vão corrigir as antigas subidas, assim que, isto com subida ou descida de juros, vai para o inferno, ou seja, cair,cair,cair...
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por angeloandrade » 1/7/2008 22:04

obrigado pelas vossas opinioes. que me obrigam a pensar um pouco mais...
então se os valores ja estão descontados nos mercados não veremos uma subida do euro face ao dolar??? subindo as taxas é isso que acontece...
e quando o dolar sobe o petroleo também costuma a subir?!
na minha opinião esta situação pode afectar ainda mais os mercados porque podem "obrigar" o fed a subir as taxas do outro lado do atlantico...
e se a recuperação dos estados unidos de hoje foi causada pela queda das vedas menores que o esperado da GM, parece-me que poderemos continuar em quedas...

Registado: 29/11/2007 1:59

por corvo47 » 1/7/2008 21:56

A questão da subida das taxas de juros pelo BCE,caso aconteça,parece que sim , já está mais que descontado nos mercados financeiros. No mercado português já se descontou até a bica que acabei de tomar :P

A questão é que além da possível subida da taxa de juro,embora e apesar da pressão inflacionista, os Srs do bce não têm muito "espaço" para a subir .mas... a ver vamos. De qualquer forma essa coisa já está mais que descontada. A questão é mais- O que é que o sr. vai dizer!?Que condimentos esperançosos ou escabrosos vai acrescentar ao dito anúncio.

O principal e a questão de fundo está bem visível e assente.O petróleo continua com tendência de subida=pressão inflacionista =subida de taxas de juros= redução do PIB. E, desta forma os mercados a médio prazo tem poucas hipóteses de subir.Para subirem temos de ver todos estes factores , mas ao contrário.

No entanto os mercados já desceram bastante, especialmente o nosso.Exageradamente... quer dizer eu já fico a pensar se vou beber uma bica ou se vou comprar 1 acção da sonae sgps.Eu bebe quatro bicas por dia.Desde os 18 anos que bebo café...tenho 46, bem isto dá que pensar.

Por outro lado,onde dizem que realmente existe a crise, nos EUA , os mercados não têm caído assim tanto. Então vem-nos outra ideia.E se eles desatam a cair. O que acontece ao nosso?Então em vez de ir tomar a tal bica, guardo o cash e compro uma sonae sgps e uma tdu.

Bem... Nunca gostei muito de pessimistas nem de optimistas. Os primeiros enjoam e os segundos fazem-me dores de cabeça.

Agora caímos na descrença, vai tudo para o cano,etc... etc...

Mas quem teve olho e guardou a massa ...agora ( agora ou daqui a pouco) vai ás compras, só pelo facto de que todo o exagero culmina num exagero inverso.

Bem ...fiquemos atento

por Pata-Hari » 1/7/2008 21:55

angeloandrade Escreveu:se calhar expliquei-me mal o que queria saber é se o aumento das taxas de juro não levará o euro a apreciar face ao dolar?? e desta forma levar o petroleo a novos máximos, logo mais quedas nos mercados......

Angelo, pode sim. No entanto, o que mudou do passado foi o bias do fed que também se está a candidatar a começar a subir taxas o que manteria o diferencial constante....
Editado pela última vez por Pata-Hari em 1/7/2008 22:01, num total de 1 vez.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por HeikinAshi » 1/7/2008 21:46

Angelo
Os mercados já estão descontar a subida de 0.25 nos juros pelo que se não houver nenhuma surpresa não é de esperar grande reacção por esse facto.
Abraço
HA

Registado: 29/11/2007 10:58

por angeloandrade » 1/7/2008 21:35

se calhar expliquei-me mal o que queria saber é se o aumento das taxas de juro não levará o euro a apreciar face ao dolar?? e desta forma levar o petroleo a novos máximos, logo mais quedas nos mercados......

por asgardd » 1/7/2008 21:27

Angelo, essa é a pergunta para 1000 000 $

Em caso de resposta negativa amanha dos mercados europeus , nomeadamente o nosso PSI, já ninguém poderá logo deitar culpas à influência directa americana (pelo menos neste espaço curtíssimo de tempo)

Registado: 5/6/2008 22:53

O que podem mudar nos mercados o aumento das taxas de juro?

por angeloandrade » 1/7/2008 21:24

boas
avisinha-se um possivel aumento das taxas de juro em 0.25 pontos. olhando para os mercados hoje verificou-se uma ligeira recuperação nos estados unidos depois de estes terem estado a perder cerca de 1,5% a meio da sessão.
a pergunta que se me impoe é seguinte, irá esta ligeira subida dos indices americanos influenciar os indices europeus? ou se, a subida das taxas de juro levará os indices europeus a novos minimos...?
um abraço.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Luzemburg, Pmart 1, traderh, yggy e 408 visitantes