Dia de pânico?
Eu pensei que o ressalto seria hoje, por isso entrei ontempara um daytrade na Sonae. O que me valeu foi ter utilizado um stop loss muito apertado, assim como me valeu, nestes dois ultimos meses andar entretido com as "green" americanas : por um lado valorizei bastante a carteira ( com o dólar entre os 1.53-1,57 ), por outro não estive exposto à hecatombe do psi.
Mas neste momento ( e é o mercado americano que tenho acompanhado nos ultimos 6 meses) resolvi parar uns tempos. As "green" dão sinais de correcção e as acções ligadas ás commodoties também : A RIO (maior mineradora brasileira e uma das estrelas dos adr's já vai com uma correcção da 20% em dez dias e a Petrobras também tem corrigido forte. Do meu radar americano nada se aproveita...e quando o mercado recupera como hoje, porque as perdas da GM foram menores do que o esperado...enfim...está tudo dito. Na segunda um analista americano dizia na cnbc que a purga já que não ía ser naquele dia, ficava para terça ... pelos vistos foi adiada, mas todos eles acreditam na necessidade da tal purga. Ressalto amanhã? Talvez ... mas ao contrário das ultimas vezes a sensaçao de crash vive-se quando se entra numa mercearia e não apenas quando se lê o jornal.Tentando olhar para o futuro só vejo uma situação que possa criar "momentum" : as eleições americanas. Até lá só fantasmas e medos : que rebente a bolha do petróleo, que rebente a das green, que os bancos apresentem mais umas surpresas, que depois da crise do crédito imobiliário surja a do crédito ao consumo através dos cartões, que as taxas subam para combater a inflação ( esta não entendo, porque o aumento das taxas combate a inflação quando esta é provocada por consumo desenfreado, o que não é o caso ; acho que lá por a doença ter os mesmos sintomas não quer dizer que o remédio seja o mesmo )
Enfim, os meus indicadores estão todos a piscar e quanto muito estarei atento a uma opotunidade pontual de daytrade. Não vejo onde possa por o dinheiro eh eh
p.s. Há uma aplicação interessante : as obrigações do Sporting , é mesmo o único verde que vejo ( o único risco é a SAD falir), mas pedir a um benfiquista que ponha dinheiro para o Sporting comprar jogadores, isso é que não
Mas neste momento ( e é o mercado americano que tenho acompanhado nos ultimos 6 meses) resolvi parar uns tempos. As "green" dão sinais de correcção e as acções ligadas ás commodoties também : A RIO (maior mineradora brasileira e uma das estrelas dos adr's já vai com uma correcção da 20% em dez dias e a Petrobras também tem corrigido forte. Do meu radar americano nada se aproveita...e quando o mercado recupera como hoje, porque as perdas da GM foram menores do que o esperado...enfim...está tudo dito. Na segunda um analista americano dizia na cnbc que a purga já que não ía ser naquele dia, ficava para terça ... pelos vistos foi adiada, mas todos eles acreditam na necessidade da tal purga. Ressalto amanhã? Talvez ... mas ao contrário das ultimas vezes a sensaçao de crash vive-se quando se entra numa mercearia e não apenas quando se lê o jornal.Tentando olhar para o futuro só vejo uma situação que possa criar "momentum" : as eleições americanas. Até lá só fantasmas e medos : que rebente a bolha do petróleo, que rebente a das green, que os bancos apresentem mais umas surpresas, que depois da crise do crédito imobiliário surja a do crédito ao consumo através dos cartões, que as taxas subam para combater a inflação ( esta não entendo, porque o aumento das taxas combate a inflação quando esta é provocada por consumo desenfreado, o que não é o caso ; acho que lá por a doença ter os mesmos sintomas não quer dizer que o remédio seja o mesmo )
Enfim, os meus indicadores estão todos a piscar e quanto muito estarei atento a uma opotunidade pontual de daytrade. Não vejo onde possa por o dinheiro eh eh
p.s. Há uma aplicação interessante : as obrigações do Sporting , é mesmo o único verde que vejo ( o único risco é a SAD falir), mas pedir a um benfiquista que ponha dinheiro para o Sporting comprar jogadores, isso é que não

- Registado: 3/4/2008 11:50
CerealKiler Escreveu:Só uns rumores de Opa para animar a Bolsa. Nunca tinha assistido a estas avalanches de perto, e como não se sabe onde vai parar o melhor é ficar quieto.
Na minha opinião se isso fosse acontecer, só ia fazer o proprio titulo disparar e afundar mais os outros que vendiam para fazer uma troca...
O que é preciso é estabilidade no Governo, na Economia, no Petroleo e nas commodities, enquanto não houver, esqueçamos o Psi...
Abraço
Ps: os EUA vivem num mundo à parte, de investidores mais maturos, é o que eu acho...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Açor3 Escreveu:Pânico??Isto ainda é só o começo do que há-de vir.Pânico é querer vender as acções e não haver ninguém para as comprar(1987).Há mt que isto precisava de uma correcção para estar de acordo com a economia real.Se alguém está aflito não foi por falta de sucessivos avisos aqui no Caldeirão e tiro o chapéu entre os outros ao Ulisses.A bolsa é um jogo perigoso o que mt ainda não perceberam, é ver apesar disto tudo o pensamento demonstrado aqui por alguns.Boa sorte aos que ainda estão na nau.
Quem não se recorda do Bull, quando todos diziam que quando se ouveria os taxistas a dizerem que iam comprar titulo x, o bull estava no fim...?
As valorizações puxam por quem está fora...
As penalizações fazem sair quem está dentro e não tinha a tendencia de sair... Arrasta quem está fora a comprar porque pensa que está "barato", e que depois levam com umas quedas valentes, e que os leva a abrir os olhos e vender...
Por isso enquanto isto não estabilizar, as subidas e os rebounds, vão continuar a enganar muitos...
Se querem entrar e correr o risco, então que saibam sair e boa sorte...
carf2007 Escreveu:Neste momento só vejo pânico/receio/medo, o que pode levar muitos dos investidores a não entrar tão cedo.
Eu acrescentaria ao Panico/receio/medo as Férias, e acho prudente ficar de fora pelo menos até Setembro e depois logo se vê.
Abraço.
No verão em termos de liquidez, não duvido...
Recordo-me do verão escaldante, e a Altri não parava de subir... Era um bull e era uma cotada nova...
MarcoAntonio Escreveu:luka Escreveu:E NOS DIAS DE PANICO QUE SE FAZEM AS GRANDES ENTRADAS
Eu continuo a defender que é de ficar de fora. Entrar nestes dias (ou nos anteriores) é para aventureiros, para quem quer tentar adivinhar fundos...
Subscrevo...
E nos dias de panico como temos tido, os titulos não mantiveram as quedas!?
A semana passada recuperaram no dia seguinte, no outro voltaram ao mesmo...
No dia que recuperaram se compararmos com o dia de hoje, só perdemos com essas supostas grandes entradas...
Abraço
Ulisses Pereira Escreveu:Quando o mercado inverter há muto tempo para ganhar dinheiro. E, em Bolsa, por cada um herói que tem sucesso, há dezenas que são esmagados pela força das ondas.
Estes anos no Caldeirão e o facto de ter ficado de fora e sobrevivido às quedas, digo-te que tudo se resumo a isso...
Porquê querer ganhar num resalto de 5% se podemos comprar 30% abaixo e ganhar muito mais...
Erros pagam-se caros e desde o inicio do ano ainda não vi sonae sgps, industria, altri e tdu pararem de cair...
Ja ouvi sim dizerem que estão "baratas"! Eu até posso pensar que sim, mas elas não param!? Simplesmente aliviam uns dias e voltam ao mesmo...
Porque ser teimoso, porque ir contra o mercado...
Ou se fica fora ou se vai curto... Agora não querer ver a realidade é simplesmente não ter amor ao dinheiro...
Abraço
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=322230
Bolsas dos EUA recuperam e fecham em alta
Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt
As principais praças norte-americanas inverteram o movimento de queda perto do final da sessão e conseguiram encerrar em alta. O anúncio da General Motors relativo a uma quebra das vendas menor do que o previsto fez com que as bolsas recuperassem algum optimismo.
O Dow Jones, que chegou hoje a estar em “bear market”, fechou a ganhar 0,28%, fixando-se nos 11.382,26 pontos, e o S&P 500 subiu 0,38%, para 1.284,91 pontos. O índice compósito Nasdaq marcava 2.304,97 pontos, com uma valorização de 0,52%.
A General Motors, maior fabricante automóvel dos EUA, terminou a registar a subida mais pronunciada desde Abril e liderou a retoma do Dow Jones. A GM fechou nos 11,75 dólares, a ganhar 2,17%.
A Home Depot, em contrapartida, caiu para um mínimo de cinco anos, depois de a Merrill Lynch ter aconselhado à venda das suas acções, numa altura em que a venda de casas diminui nos EUA. A empresa norte-americana encerrou a perder 0,90%, para 23,21 dólares, depois de ter chegado a cair 3,84%.
A comprovar a forte volatilidade do mercado, é de salientar que a GM esteve ontem a cair para o nível mais baixo de quase 54 anos devido aos receios de que o relatório sobre as vendas de carros nos Estados Unidos no mês passado pudessem evidenciar uma queda para um mínimo de 15 anos.
A American Express registou os melhores ganhos desde Maio depois de o UBS ter revisto em alta a recomendação dos títulos da maior empresa norte-americana de concessão de cartões de crédito.
A contribuir para as fortes perdas de quase toda a sessão dos mercados accionistas nos EUA estiveram os elevados preços do petróleo e a desvalorização do dólar.
O maior aumento trimestral das cotações do crude desde 1999 levou os analistas a reverem em baixa as previsões para o crescimento dos lucros do S&P500 este ano, de 12% (estimados em Março) para 5,9%.
Cumprimentos
Bolsas dos EUA recuperam e fecham em alta
Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt
As principais praças norte-americanas inverteram o movimento de queda perto do final da sessão e conseguiram encerrar em alta. O anúncio da General Motors relativo a uma quebra das vendas menor do que o previsto fez com que as bolsas recuperassem algum optimismo.
O Dow Jones, que chegou hoje a estar em “bear market”, fechou a ganhar 0,28%, fixando-se nos 11.382,26 pontos, e o S&P 500 subiu 0,38%, para 1.284,91 pontos. O índice compósito Nasdaq marcava 2.304,97 pontos, com uma valorização de 0,52%.
A General Motors, maior fabricante automóvel dos EUA, terminou a registar a subida mais pronunciada desde Abril e liderou a retoma do Dow Jones. A GM fechou nos 11,75 dólares, a ganhar 2,17%.
A Home Depot, em contrapartida, caiu para um mínimo de cinco anos, depois de a Merrill Lynch ter aconselhado à venda das suas acções, numa altura em que a venda de casas diminui nos EUA. A empresa norte-americana encerrou a perder 0,90%, para 23,21 dólares, depois de ter chegado a cair 3,84%.
A comprovar a forte volatilidade do mercado, é de salientar que a GM esteve ontem a cair para o nível mais baixo de quase 54 anos devido aos receios de que o relatório sobre as vendas de carros nos Estados Unidos no mês passado pudessem evidenciar uma queda para um mínimo de 15 anos.
A American Express registou os melhores ganhos desde Maio depois de o UBS ter revisto em alta a recomendação dos títulos da maior empresa norte-americana de concessão de cartões de crédito.
A contribuir para as fortes perdas de quase toda a sessão dos mercados accionistas nos EUA estiveram os elevados preços do petróleo e a desvalorização do dólar.
O maior aumento trimestral das cotações do crude desde 1999 levou os analistas a reverem em baixa as previsões para o crescimento dos lucros do S&P500 este ano, de 12% (estimados em Março) para 5,9%.
Cumprimentos
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Re: Ligou-me um colega
tarzan tchetcheno Escreveu:Ligou-me um colega agora meio atrapalhado que se tinha desfeito de duas posições com perda considerável e preocupado que amanhã só vai poder assistir à abertura dos mercados e diz que leu no caldeirão que é provavel um ressalto para amanhã.
O que é que se passa?? Foi só pelo fecho dos states que isto mudou o sentimento no PSI de repente???
Depois dos ultimos dias é provável que o ressalto esteja á vista... os states apenas vão "ajudar" á festa. O problema dos resssaltos é que, quem não está dentro quer entrar, e quem está dentro não APROVEITA para sair e tenta mentalizar-se que É DESTA que o mercado inverte... o ciclo repete-se...
Crise? Qual crise?
Ligou-me um colega
Ligou-me um colega agora meio atrapalhado que se tinha desfeito de duas posições com perda considerável e preocupado que amanhã só vai poder assistir à abertura dos mercados e diz que leu no caldeirão que é provavel um ressalto para amanhã.
O que é que se passa?? Foi só pelo fecho dos states que isto mudou o sentimento no PSI de repente???
MERCW123 Escreveu:Amanha certamente será um dia decisivo, pois se aparecem quedas tipo como as de hoje, estamos perante o QUÊ???? e vai ser o descalabro, pessoas a venderem acções pois a isso sao obrigados, pois a questao de controlar as quedas com novas aquisições para o preço medio baixar, é complicado pois, com estas quedas violentas deve tar tudo a espera por melhores preços.
Concordo. Também acho que amanha é o Dia "D" , pelos menos um dos "D´s"

Pois Marco... e sabendo que as alavancagens nos institucionais eram enormes, e que é relativamente fácil alavancar o seu investimento (quer para pequenos investidores com os CFDS que os grandes - ver a compra de acções do BCP por parte do Joe Berardo) é muito provável que tenha sido isto a acontecer...
Mas não, a culpa de acontecerem dias como o de hoje não é de ser extremamente fácil entrar longo... "tem" de ser de poder entrar curto...
Um abr
Nuno
Mas não, a culpa de acontecerem dias como o de hoje não é de ser extremamente fácil entrar longo... "tem" de ser de poder entrar curto...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Amanha certamente será um dia decisivo, pois se aparecem quedas tipo como as de hoje, estamos perante o QUÊ???? e vai ser o descalabro, pessoas a venderem acções pois a isso sao obrigados, pois a questao de controlar as quedas com novas aquisições para o preço medio baixar, é complicado pois, com estas quedas violentas deve tar tudo a espera por melhores preços.
- Registado: 22/4/2003 23:12
nunofaustino Escreveu:
Desalavancagem, meu amigo... é isso que está a ocorrer... redução da alavancagem, muito provavelmente por margin calls devido à deterioração das cotações de acções que foram dadas como garantias...
Um abr
Nuno
Este aspecto que destacaste, Nuno, é muito interessante (e importante).
Nos ultimos tempos algumas pessoas têm atirado a culpa para os Shorts. Eu, o Ulisses e outros já temos sustentado que a culpa não é dos Shorts.
E as pessoas que culpam os Shorts estão a desvalorizar aspectos como este que são muito mais relevantes (até porque a forma como estão disseminados no mercado são muito maiores).
A título de exemplo, um dos impulsos que o Crash de 29 recebeu para a queda foi precisamente este mecanismo. Já na altura e no pré-crash muitos investidores estavam investidos a crédito ou com conta-margem. Estavam alavancados...
Quando se está alavancado e o investimento corre a desfavor, tem de se fechar posições mesmo que não se queira. É-se obrigado a fazê-lo porque deixa de haver garantia de pagamento para quem prestou o crédito.
Obviamente o mesmo crédito impulsionou o mercado na subida/bolha fornecendo uma liquidez aos investidores que de outra forma não teriam...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
acintra Escreveu:
Penso que tb tem muita influençia a saida de investidores estrangeiros e institucionais.
Por exemplo a UBS, que detinha diversas posições em empresas do PSI20, com as perdas que regista no subprime vai ter de vender os aneis e quem sabe os dedos.
Quantas UBS, estão a vender as posições no nosso mercado periférico e pouco liquido?
Desalavancagem, meu amigo... é isso que está a ocorrer... redução da alavancagem, muito provavelmente por margin calls devido à deterioração das cotações de acções que foram dadas como garantias...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
SONAE,SGPS -11,76% 0,675
Não sei muito bem porquê, pretendo ter memorizado que o mínimo dos mínimos da sonae é de 0, 66 cêntimos em 2003? 2001?...
Alguém me poderá confirmar estes dados?...
Rmartins
PS: Eu tenho uma relação particular com a Sonae, penso que já expliquei aqui algumas vezes...
Não sei muito bem porquê, pretendo ter memorizado que o mínimo dos mínimos da sonae é de 0, 66 cêntimos em 2003? 2001?...
Alguém me poderá confirmar estes dados?...
Rmartins
PS: Eu tenho uma relação particular com a Sonae, penso que já expliquei aqui algumas vezes...
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
É natural, é um mercado pouco líquido e isso reflecte-se num índice mais volátil. Sobe mais quando é para subir, desce mais quando é para descer...
Já têm passado diversas notícias acerca de resgates de fundos que têm sido persistentes e isso num mercado como o nosso pesa bastante.
Depois, por arrasto, outros investidores vendem também sobre pressão (eventualmente no meio de algum pânico) e dá-se o tal efeito de cascata (onde umas vendas originam outras vendas e amplificam o fenómeno).
Mas não há nada a fazer, o mercado é soberano e é escusado lutar contra ele, querendo adivinhar o fundo.
Não se para um TGV com os punhos...
Já têm passado diversas notícias acerca de resgates de fundos que têm sido persistentes e isso num mercado como o nosso pesa bastante.
Depois, por arrasto, outros investidores vendem também sobre pressão (eventualmente no meio de algum pânico) e dá-se o tal efeito de cascata (onde umas vendas originam outras vendas e amplificam o fenómeno).
Mas não há nada a fazer, o mercado é soberano e é escusado lutar contra ele, querendo adivinhar o fundo.
Não se para um TGV com os punhos...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:limpaesgotos Escreveu:America, quedas ligeiras.
Cumprimentos
Mesmo em relação ao resto da Europa, Lisboa está a cair bastante mais.
O PSI20 tem sido particularmente penalizado nestas quedas e por esta altura creio que faz sentido falar de algum pânico. Por certo é um pânico moderado mas são quedas emocionais. Emocionais no sentido de que não estão em linha com as quedas lá por fora e devem-se a um efeito de cascata...
Quedas algo descontroladas.
Penso que tb tem muita influençia a saida de investidores estrangeiros e institucionais.
Por exemplo a UBS, que detinha diversas posições em empresas do PSI20, com as perdas que regista no subprime vai ter de vender os aneis e quem sabe os dedos.
Quantas UBS, estão a vender as posições no nosso mercado periférico e pouco liquido?
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
CerealKiler Escreveu:Só uns rumores de Opa para animar a Bolsa. Nunca tinha assistido a estas avalanches de perto, e como não se sabe onde vai parar o melhor é ficar quieto.
Nem isso, CerealKiler...
Isto não vai lá com rumores de OPA. Tanto mais que esses rumores até já existem!
Já passaram vários aqui no forum nos últimos dias, nomeadamente no grupo Sonae.