Questões sobre CFD`s
Tenho uma dúvida relativamente a CFDs, suponhamos o seguinte cenário:
Faço uma entrada longa através de 500 CFDs da GALP a 10,20€.
Mais tarde decido abrir mais uma posição longa a 10,00€ também com 500 CFDs..
A minha questão é se fico com 1000 CFDs da GALP a um preço médio de 10,10€ ou se as posições são independentes uma da outra..
Obrigado desde já e bons negócios

Faço uma entrada longa através de 500 CFDs da GALP a 10,20€.
Mais tarde decido abrir mais uma posição longa a 10,00€ também com 500 CFDs..
A minha questão é se fico com 1000 CFDs da GALP a um preço médio de 10,10€ ou se as posições são independentes uma da outra..
Obrigado desde já e bons negócios

- Registado: 5/12/2007 16:26
em CFDs trabalha-se com crédito, portanto um mercado a lateralizar não é vantajoso para quem tenha posições alavancadas (pagam-se juros nos CFDs, Futuros e Turbo Warrants, perde-se valor temporal em opções e warrants). Para mercados com tendência lateral existem os Inline Warrants ou Discount certificados (estes certificados acho que só existem no BiG?)
- Registado: 1/2/2008 14:25
Boas,
bem, eu tb n percebo mt disto e ainda ando a estudar o meio mas atrevo-me a perguntar se será q é o q pretendes mm? Estar assim tão alavancado durante um período de semanas ou meses?
Ao que sei, o CFD é um produto que te permite ganhar muito mais, ou perder muito mais com pequenas variações do preço (devido à alavancagem) logo, ao estares durante muito tempo em posse de um CFD pode ser tão bom que essa questão acaba por perder a importância ou então, tão trágico q esse acabará por ser o menor dos teus problemas. A meu ver, essa questão só faz sentido se o mercado estiver lateralizado (será q posso dizer isto? :s) ou seja, se ao fim de muito tempo, o preço não tiver sofrido nenhuma alteração, mas nesse caso, n vejo o interesse de estarmos com uma posição de CFDs durante muito tempo. No entanto, a ser esse o caso, venha a resposta de alguém mais especializado.
Portanto, eu diria que um produto como o CFD deverá ser dirigido sobretudo a posições intraday ou para alguns dias se a coisa estiver a correr bem.
Cpts
bem, eu tb n percebo mt disto e ainda ando a estudar o meio mas atrevo-me a perguntar se será q é o q pretendes mm? Estar assim tão alavancado durante um período de semanas ou meses?
Ao que sei, o CFD é um produto que te permite ganhar muito mais, ou perder muito mais com pequenas variações do preço (devido à alavancagem) logo, ao estares durante muito tempo em posse de um CFD pode ser tão bom que essa questão acaba por perder a importância ou então, tão trágico q esse acabará por ser o menor dos teus problemas. A meu ver, essa questão só faz sentido se o mercado estiver lateralizado (será q posso dizer isto? :s) ou seja, se ao fim de muito tempo, o preço não tiver sofrido nenhuma alteração, mas nesse caso, n vejo o interesse de estarmos com uma posição de CFDs durante muito tempo. No entanto, a ser esse o caso, venha a resposta de alguém mais especializado.
Portanto, eu diria que um produto como o CFD deverá ser dirigido sobretudo a posições intraday ou para alguns dias se a coisa estiver a correr bem.
Cpts
- Registado: 29/7/2008 7:57
Ponto prévio, dado ser o meu primeiro comentário no caldeirão, apesar de ser leitor há bastante tempo: parabéns pelo fórum e pela riqueza de conteúdos que proporciona. Tenho uma dúvida acerca de CFD's. Pelo que percebi, é cobrada uma taxa por cada dia após a abertura de posição. Se bem que esse "juro" dependa do montante aplicado, é possível alguém indicar-me se, devido a essa taxa, os CFD's são dirigidos sobretudo para intraday ou se em posições de semanas ou mesmo meses permanecem atractivos? Muito obrigado.
- Registado: 15/2/2009 5:05
andre.p Escreveu:Obrigado pela resposta.
Só mais uma questão.
Se tiver 10000€ na conta em acções bcp e quiser usar alavancagem 10* basta comprar 20000 acções não tendo de proceder a qualquer configuração na janela de compra certo?
Já agora, valor dos activos que possuo (inicialmente 10000) servem de margem para que a posição não seja fechada por margin call ?
Obrigado
Normalmente depende se a posição das acções do BCP ela propria tem alavancagem ou não.
Senão tiver alavancagem , então muito provavelmente o seu "saldo" para investimento é zero.
Agora, vamos imagina que o banco disponibiliza uma alavancagem de 2* em relação às acções que tem do BCP.
Então, pelas contas do Banco voce tem 5000€ em acções do BCP com uma alavancagem de 2* (50%), e tem 5000€ liquidos.
Com esses 5000€ liquidos pode utilizar para investir no que quiser, se for um produto com alavancagem 10*, pode ter mais 50.000€ nesse produto com alavancagem 10*.
Ou seja, para efeitos de resumo de contas normalmente os bancos mostram como se o cliente estivesse a usar o maximo de alavancagem possivel para cada activo, e mostram o resto do dinheiro não usado na alavancagem como "liquido".
Pelo menos é assim que funciona no Best Trading Pro e no Go Bullling Pro.
Mas como disse em principio em acções não existe a possibilidade de alavancagem (e portanto não devem poder para outros investimentos), só em CFD's.
Cumprimentos.
Obrigado pela resposta.
Só mais uma questão.
Se tiver 10000€ na conta em acções bcp e quiser usar alavancagem 10* basta comprar 20000 acções não tendo de proceder a qualquer configuração na janela de compra certo?
Já agora, valor dos activos que possuo (inicialmente 10000) servem de margem para que a posição não seja fechada por margin call ?
Obrigado
Só mais uma questão.
Obrigado
Antes de mais, deixa-me dizer-te que a margem de manutenção de uma posição é menor do que a margem de abertura da posição.
Mas pegando no exemplo que deste, naturalmente se tens dinheiro na conta ele serve como margem, por isso tens maior margem de manobra.
Por último, queria referir algo que raramente é dito. quando um investidor vê a sua posição a ter perdas, está a ficar sem margem e quer manter a posição, não precisa de sofrer uma "margin call" de toda a posição. Pode desfazer-se de uma parte apenas e resolve a situação.
Um abraço,
Ulisses
Mas pegando no exemplo que deste, naturalmente se tens dinheiro na conta ele serve como margem, por isso tens maior margem de manobra.
Por último, queria referir algo que raramente é dito. quando um investidor vê a sua posição a ter perdas, está a ficar sem margem e quer manter a posição, não precisa de sofrer uma "margin call" de toda a posição. Pode desfazer-se de uma parte apenas e resolve a situação.
Um abraço,
Ulisses
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, outra diferença importante entre as duas opções, além do capital que fica ainda disponível é o limite da perda máxima que cada uma das posições admite. A posição não alavancada permite uma perda máxima de 11.25% enquanto a posição alavancada permite uma perda máxima de 2.5%. Em qq dos casos, a perda máxima é o valor investido. No caso da posição alavancada a posição é fechada por margin-call quando a margem se esgota (ou seja, quando a perda acumulada é igual ao valor retido na margem, neste caso os 2.5% do capital total).
Apesar da vantagem aparente da posição alavancada, convém sublinhar que as probabilidades da falência de uma e outra posição não são as mesmas, a probabilidade de falir com esses 2,5% é maior dado que estamos a falar <b>do mesmo</b> subjacente, portanto. Na prática funciona como um stop automático (a posição alavancada sería fechada numa altura em que a posição não alavancada podería permanecer aberta... caso permanecesse e o activo continuasse a cair então a perda transformar-se-ia numa perda maior devido à ausência de stop).
É importante que estejam na conta-margem apenas os 2.5% do capital em consideração caso contrário já não estaremos perante o mesmo cenário (2.5% do capital com alavancagem 4.5x) mas perante outro cenário distinto...
Bom dia.
Bom, sendo assim, corrijam-se se estiver mal:
Tenho uma conta com 1000€, abro uma posição longa de 10000 fico com uma alavancagem de 10*.
Margem:1000
Imaginemos que abro a posição a 1€ cada acção.
Comprei 10000 acções bcp, no dia seguinte chego e desvalorizou 0,11€ e a posição foi fechada por margin call certo?
Mas imaginando que tenho 1000€ de margem e ainda mais 1000 que não utilizei para investimentos esses 1000 também contarão para cobrir a desvalorização podendo assim desvalorizar 0,2€ até executar a venda por margin call? Ou apenas a margem irá poder cobrir?
Já agora, atraves da gobulling web apenas consigo negociar warrants, cfd´s apenas pela plataforma pro certo?
Obrigado
André
mibusiness Escreveu:sim acho que estás certo. eu é que estou armado em complicado. ora percebo, ora faço confusão....
cumprimentos
uns truques que uso para evitar fazer muita conta...
dependendo da margem...
margem a 10% por cada 1% da acçao siginfica 10% pa ti... e pronto !
por isso se acçao subir ou descer 3% ganhas 30 ou perdes 30%...
ta feito

Re: Questões sobre CFD`s
mibusiness Escreveu:salvadorveiga Escreveu:mibusiness Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:
Vamos então exemplificar a abertura de uma posição curta sobre o DAX:
Nesta altura, o DAX está a 3143. A compra dos CFD`s está a 3138 e a venda a 3148. Ou seja, para shortares, por exemplo, 10 CFD`s DAX tens que vender 10 CFD`s a 3138.
O que é que isto significa? Que estás curto em 10 CFD`s do DAX num valor total de 31380 euros. mas isso não quer dizer que tenhas que ter na tua conta todo este dinheiro para abrires esta posição. Nos índices, a margem exigida é de 10%, pelo que tens que ter pelo menos 3138 euros em carteira para abrires esta posição curta em 10 contratos (recordo que estes 10 foi um número hipotético que arranjei, porque podem ser menos).
Imagina que, passado uns dias, o DAX caiu para 3040 euros. A compra estará a 3035 e a venda a 3045. Compras os teus 10 CFD`s a 3045 e ganhas (3138-3045) X 10 = 930 euros.
Boa noite, estas contas estão-me a fazer um pouco de confusão. como é que se vê aí a alavancagem? se fosse por exemplo 20x como é que ficavam os calculos?
cumprimentos
No caso do Dax e pelos numeros do Ulisses, se estiver a 3040 se comprares o DAX com alavancagem 20x cada contrato do DAX custa-te 1/20 desses 3040 logo 152 € por cada contrato... no entanto ficas exposto a 3040 € e todos os ganhos (ou perdas) sao no valor total... por isso se o DAX ganhar 10% (304 pontos) tens ganhos de 304 € porque os ganhos sao como base o valor da exposiçao total...logo tens um lucro de 200% ( 10% do DAX x 20 )
caro salvador, acho que tem aí um erro (comparando com o do ulisses) cada contrato com 20x de alavancagem custaria 1520€ (metade do preço a 10x).
já percebi, a margem é a alavancagem: 10x é 10% de margem e 20x é 5% de margem.
Nao a alavancagem eh 20x logo pagas 5% do contrato a nao ser que tenha feito mal as contas fiz de cabeça....
Mas usando valores de hoje, o DAX esta a 6295, logo cada contrato será 5% disso que sao 314 € sensivelmente...
o resto mantém-se os calculos
salvadorveiga Escreveu:mibusiness Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:
Nesta altura, o DAX está a 3143. A compra dos CFD`s está a 3138 e a venda a 3148. Ou seja, para shortares, por exemplo, 10 CFD`s DAX tens que vender 10 CFD`s a 3138.
O que é que isto significa? Que estás curto em 10 CFD`s do DAX num valor total de 31380 euros. mas isso não quer dizer que tenhas que ter na tua conta todo este dinheiro para abrires esta posição. Nos índices, a margem exigida é de 10%, pelo que tens que ter pelo menos 3138 euros em carteira para abrires esta posição curta em 10 contratos (recordo que estes 10 foi um número hipotético que arranjei, porque podem ser menos).
Imagina que, passado uns dias, o DAX caiu para 3040 euros. A compra estará a 3035 e a venda a 3045. Compras os teus 10 CFD`s a 3045 e ganhas (3138-3045) X 10 = 930 euros.
Boa noite, estas contas estão-me a fazer um pouco de confusão. como é que se vê aí a alavancagem? se fosse por exemplo 20x como é que ficavam os calculos?
cumprimentos
No caso do Dax e pelos numeros do Ulisses, se estiver a 3040 se comprares o DAX com alavancagem 20x cada contrato do DAX custa-te 1/20 desses 3040 logo 152 € por cada contrato... no entanto ficas exposto a 3040 € e todos os ganhos (ou perdas) sao no valor total... por isso se o DAX ganhar 10% (304 pontos) tens ganhos de 304 € porque os ganhos sao como base o valor da exposiçao total...logo tens um lucro de 200% ( 10% do DAX x 20 )
caro salvador, acho que tem aí um erro (comparando com o do ulisses) cada contrato com 20x de alavancagem custaria 1520€ (metade do preço a 10x).
já percebi, a margem é a alavancagem: 10x é 10% de margem e 20x é 5% de margem.

- Registado: 29/11/2007 10:31
mibusiness Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:
cumprimentos
Ulisses Pereira Escreveu:
era 10 CFD's * 31380 * 2 ?
cumprimentos
- Registado: 29/11/2007 10:31
Aikyfriu, o Luis respondeu bem. Ou seja, há sempre comprador/vendedor para o teu CFD. Mas se quiseres comprar 100 000 CFD`s da JM, terás que comprar mais caro do que se quiseres comprar 1000. O processo é exactamente igual aos das acções.
cheeseman, ao introduzires a quantidade que queres negociar, aparece logo o preço do bid/ask do CFD em função dessa quantidade.
Um abraço,
Ulisses
cheeseman, ao introduzires a quantidade que queres negociar, aparece logo o preço do bid/ask do CFD em função dessa quantidade.
Um abraço,
Ulisses
AikyFriu e cheeseman,
Não sou o Ulisses mas arrisco uma resposta:
Como temos sempre a cotação dos CFD's em tempo real (pelo menos na GoBulingPro e sem qualquer encargo adicional) sabemos sempre qual o bid e o ask dos CFD's.
Logo se quisermos abrir ou fechar a nossa posição em qualquer altura, sabemos sempre a quanto a podemos fazer, ou seja há sempre comprador ou vendedor.
Em muitas acções esse comprador / vendedor é a nossa correctora.
Daí a tal garantia da compra / venda.
O que pode acontecer é que o valor a que estamos dispostos a comprar ou vender não seja exactamente aquele que esteja nessa altura a ser negociado, mas isso é o que acontece normalmente com as acções.
O valor do CFD é sempre o valor da acção +/- o valor do spread.
Não sou o Ulisses mas arrisco uma resposta:
Como temos sempre a cotação dos CFD's em tempo real (pelo menos na GoBulingPro e sem qualquer encargo adicional) sabemos sempre qual o bid e o ask dos CFD's.
Logo se quisermos abrir ou fechar a nossa posição em qualquer altura, sabemos sempre a quanto a podemos fazer, ou seja há sempre comprador ou vendedor.
Em muitas acções esse comprador / vendedor é a nossa correctora.
Daí a tal garantia da compra / venda.
O que pode acontecer é que o valor a que estamos dispostos a comprar ou vender não seja exactamente aquele que esteja nessa altura a ser negociado, mas isso é o que acontece normalmente com as acções.
O valor do CFD é sempre o valor da acção +/- o valor do spread.
- Registado: 4/12/2007 16:30
Pois... esta será também uma das minhas várias dúvidas sobre CFD's.
Já agora, para quem as utiliza e de quem não percebe nada disto...
Ao negociar CFD's nas plataformas de negociação, é possível ver a oferta/procura para um determinado CFD? Ou esta é uma pergunta completamente descabida...
Obrigado pela paciência.
Já agora, para quem as utiliza e de quem não percebe nada disto...
Ao negociar CFD's nas plataformas de negociação, é possível ver a oferta/procura para um determinado CFD? Ou esta é uma pergunta completamente descabida...
Obrigado pela paciência.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Ulisses Pereira Escreveu:Facilidade de negociação - Como os CFDs são um instrumento derivado negociado fora de mercado regulamentado e os seus preços são quote driven, o investidor poderá, de imediato, realizar a operação ao preço a que o CFD está a cotar, não ficando a execução da ordem sujeita ao risco de falta de contraparte, tal como sucede nas operações de bolsa.
Ulisses Pereira Escreveu:Quais as suas reais vantagens em relação ao warrants e aos futuros ? São fácilmente manipuláveis como os outros , ou são mais transparentes ?
A grande vantagem, a meu ver, tem a ver com a clareza das "regras". Aqui sabes exactamente a quanto vai estar o bid e o ask em função do mercado à vista. É fixo e não varia de acordo com os milhões de parâmetros dos warrants. Em relação aos futuros, a grande diferença é que não depende da oferta e da procura. Isto é desvantajoso em mercados líquidos porque o spread é maior mas é vantajoso em mercados ilíquidos (como o nosso mercado e futuros) pois temos sempre garantia de comprador e vendedor.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, desculpa insistir, mas estive a reler as mensagens sobre CFD's e parece-me que não condiz com as últimas respostas à minha dúvida...
- como é que temos sempre garantia de comparador e vendedor, se a compra/venda depende da quantidade de oferta/procura das acções?
O que é que me escapa?
PS: Mais uma vez peço desculpa pela insistência...
Ulisses disse:
Colocas, no mercado à vista, a ordem de venda a 4,21, ficando bid e o ask a 4,2/4,21, passando o CFD a cotar a 4,18/4,23. E vais comprar CFD`s a 4,23. O que acontece?
Compras o CFD a 4,23 e, em simultâneo, o Market Maker compra-te as tuas acções a 4,21. Ou seja compraste a 4,23 num lado e vendeste a 4,21 no outro. Perda.
Questão:
Nesta situação, há alguma relação entre o nº de CFD's que posso comprar e o nº de acções vendidas? ou seja, com alavancagem x1, posso vender 500 acções e comprar 5.000 cfd? ou para comprar cfd o MMaker tem que comprar o nº de acções correspondentes?
Se for o 1º caso posso ganhar mais do que perco (basta vender/comprar 500 acções e comparar/vender 5.000 cfd) , se for o 2º caso, obtive resposta às minha dúvidas e já aprendi mais umas coisinhas
Colocas, no mercado à vista, a ordem de venda a 4,21, ficando bid e o ask a 4,2/4,21, passando o CFD a cotar a 4,18/4,23. E vais comprar CFD`s a 4,23. O que acontece?
Compras o CFD a 4,23 e, em simultâneo, o Market Maker compra-te as tuas acções a 4,21. Ou seja compraste a 4,23 num lado e vendeste a 4,21 no outro. Perda.
Questão:
Nesta situação, há alguma relação entre o nº de CFD's que posso comprar e o nº de acções vendidas? ou seja, com alavancagem x1, posso vender 500 acções e comprar 5.000 cfd? ou para comprar cfd o MMaker tem que comprar o nº de acções correspondentes?
Se for o 1º caso posso ganhar mais do que perco (basta vender/comprar 500 acções e comparar/vender 5.000 cfd) , se for o 2º caso, obtive resposta às minha dúvidas e já aprendi mais umas coisinhas
Desculpa. Ontem li o post, deixei para responder mais tarde e depois passou-me completamente.
Vamos lá ao teu exemplo:
A seguir, colocas ordem de compra no mercado à vista a 4,29, ficando o bid e o ask da acção a 4,29/4,3 e no CFD 4,27/4,32. Vendes os CFD`s a 4,27 e , em simultâneo, o Market Maker vende-te as acções a 4,29.
Ou seja, vendes num lado a 4,27 e compras no outro a 4,29. Perda.
Ou seja, perdes dinheiro.
Um abraço,
Ulisses

Vamos lá ao teu exemplo:
A seguir, colocas ordem de compra no mercado à vista a 4,29, ficando o bid e o ask da acção a 4,29/4,3 e no CFD 4,27/4,32. Vendes os CFD`s a 4,27 e , em simultâneo, o Market Maker vende-te as acções a 4,29.
Ou seja, vendes num lado a 4,27 e compras no outro a 4,29. Perda.
Ou seja, perdes dinheiro.
Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Shimazaki_2, trilhos2006 e 50 visitantes