Caldeirão da Bolsa

Petróleo VS Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PJBM2 » 1/7/2008 17:26

limpaesgotos Escreveu:http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=C8265628-5737-4F1F-976C-92BEA9C714B1&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021

01 Julho 2008 - 12h44

Petróleo
OPEP preocupada com possível quebra da procura
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) está preocupada com uma eventual estagnação da procura mundial de petróleo, admitiu esta terça-feira, em Madrid, o presidente em exercício do cartel, Chakib Khelil.

Chakib Khelil, em declarações no congresso mundial do petróleo, que decorre em Madrid, afirmou que a evolução do mercado actual para uma estagnação da procura poderá desencorajar os investimentos necessários para capacitar a produção necessária para os países industrializados. “Há grandes incertezas sobre esses investimentos”, sublinhou o presidente da OPEP.

http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... 0000000021

Cumprimentos.

Não dá para entender essa gente. Os países industrializados pedem-lhes para aumentar a extração, eles dizem que não é necessário.
Os países industrializados respondem com grandes investimentos na procura de alternativas energéticas e agora opep está preocupada com a diminuição da procura. Hão de se deitar na cama que eles preparam.
Não vejo a hora dos transportes ficar livre da dependência do petróleo para eles aprenderem. Os novos investimentos para capacitar a produção já vem tarde de mais.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por M42 » 1/7/2008 17:11

Olhando apenas para os números e não ligando a bitaites, como diria um certo professor, apenas verifico que as reservas das grandes petrolíferas não param de cair. Basta olhar para o número da Shell que perdeu anos de reservas na última década.

Registado: 10/1/2008 21:46

por limpaesgotos » 1/7/2008 17:05

01 Julho 2008 - 12h44

Petróleo
OPEP preocupada com possível quebra da procura
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) está preocupada com uma eventual estagnação da procura mundial de petróleo, admitiu esta terça-feira, em Madrid, o presidente em exercício do cartel, Chakib Khelil.

Chakib Khelil, em declarações no congresso mundial do petróleo, que decorre em Madrid, afirmou que a evolução do mercado actual para uma estagnação da procura poderá desencorajar os investimentos necessários para capacitar a produção necessária para os países industrializados. “Há grandes incertezas sobre esses investimentos”, sublinhou o presidente da OPEP.

Cumprimentos.
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por limpaesgotos » 1/7/2008 16:17

Paulo Moreira Escreveu:Os produtores de petróleo já disseram que a oferta estava a cobrir a procura de petróleo e por isso não havia necessidade em aumentar a produção.

Eu não tenho dúvidas que esta escalada do preço é resultado da especulação e por isso é artificial.

E só não acho correcto que o petróleo os alimentos sejam transacionáveis como se se tratasse de uma acção de uma empresa. Só os que usam realmente o petróleo é que deveria comprá-lo. Os restantes (especuladores) são apenas intermediários e fazer dinheiro à custa de uma potencial crise económica parece-me perverso.

É o mercado, os compradores vão aparecendo...

No caso dos alimentos, os aumentos não chegam aos produtores. Os agricultores deviam juntar-se e vender os produtos a preços justos. Mas numa economia global isso não resulta. Resta produzir para consumo proprio ou fechar as portas. A meu ver a crise dos alimentos não vai ficar por aqui. Se formos a analizar a idade dos agricultores, a maior parte deles já deviam estar reformados. Não existem incentivos á malta jovem, mesmo com os subsídios, a agricultura não compensa.

Logo a têndencia é a situação piorar. :shock:

Cumprimentos
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por PJBM2 » 1/7/2008 15:59

Os produtores de petróleo já disseram que a oferta estava a cobrir a procura de petróleo e por isso não havia necessidade em aumentar a produção.

Eu não tenho dúvidas que esta escalada do preço é resultado da especulação e por isso é artificial.

E só não acho correcto que o petróleo os alimentos sejam transacionáveis como se se tratasse de uma acção de uma empresa. Só os que usam realmente o petróleo é que deveria comprá-lo. Os restantes (especuladores) são apenas intermediários e fazer dinheiro à custa de uma potencial crise económica parece-me perverso.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

Petróleo VS Economia

por M42 » 1/7/2008 15:41

Umas das coisas que ainda não entendi nos comentários dos analistas de mercado, é a relação entre estes dois temas. Isto porque não me parece que faça muito sentido ter uma Sachs a dizer que o petróleo vai subir para os $150 devido a questões de procura mundial, e por outro lado, diz-se que o crescimento das economias estão a cair. Na minha modesta opinião, penso que ambas são válidas, mas retirando a componente especulativa. Ou seja, de facto as economias perderam folego mas não tanto como parece e daí a procura de energia continuar alta mas não tão alta como querem fazer querer.
Já agora, a manufactura nos states aumentou pela primeira vez em 5 meses (sempre é melhor alguma boa notícia do que nada).

Bons negócios a todos,
:wink:

Registado: 10/1/2008 21:46

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Investor Tuga, Luzemburg, traderh, yggy e 227 visitantes