Caldeirão da Bolsa

Dia de pânico?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por CerealKiler » 1/7/2008 17:19

Só uns rumores de Opa para animar a Bolsa. Nunca tinha assistido a estas avalanches de perto, e como não se sabe onde vai parar o melhor é ficar quieto.

Registado: 1/4/2008 17:29

por iurp » 1/7/2008 17:16

Eu vinha a defender há uns tempos que andava "manipulação" na bolsa portuguesa, principalmente em alguns títulos. Os fechos davam sempre a sensação que andava "mãozinha" por ali, fechando quase sempre em alta forte.

Eu achava que eram institucionais que estavam a querer sair sem dar a perceber, tentando sustentar os títulos o mais tempo possível e tentando arranjar compradores em zonas mais altas. E dizia também que
" eles andam aflitos".

Hoje percebe-se que a aflição é muito grande e já saem de qualquer maneira, tentando-se antecipar oa parceiro do lado.

Estes volumes são nitidamente de institucionais a sair, mas que já não olham muito para o lado nem se sentem com tempo para "manobras".

A ordem é "SAIR". E são eles, muito em função da enormidade dos resgates para o os quais não têm capital para cobrir, que estão a provocar esta alarvidade de quedas. Que continuarão se os resgastes continuarem com a mesma força. Não aprece haver tempo para "rebounds". Não é que eles não o quisessem. mas o mercado não está a deixar. Vamos ver até quando.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por PETRONIO » 1/7/2008 17:13

Já há muito tempo não via um dia como este , e Psi a não reagir ao ISM. é um péssimo sinal.
A minha ideia é que finalmente os estrangeiros acordaram para a realidade deste País.
A maioria da rapaziada que anda neste forum , está num mundo virtual, o mundo real está muito duro preocupante, primeiro forma falencias dos pequenos e médios, muitos andam muito atrapalhados principalmente na zona norte e centro, muito desemprego.
Existe uma camada da população que a crise não bate e nem vai bater á porta que são os funcionários públicos e que estão preocupados que estão perder poder de compra , mas não o emprego.
Existem dois Paises distintos, o real está um terror, mas que já está afectar as grandes empresas , e também as cotadas, e Estado está sem margem de manobra, devido a politicas erradas desde o 25 de Abril, chegou a hora de pagar a factura, só espero de a III Republica não acabe com a I , mas já vai a caminho.
Só falta a falencia de bancos , como aconteceu na década de 20.
A proximidade de Espanha e principal parceiro comercial, com um déficit da B.Pagamentos,a niveis muito preocupantes.

Registado: 22/5/2008 21:52

por angeloandrade » 1/7/2008 17:04

boas a todos. para ja tenho de felicitar os mais assiduos assinantes dos mais variados posts com quem muito tenho aprendido... principalmente o arnie e o ulisses.
claro que o dia foi de panico, e parece-me que vai continuar... os states ja estao completamente negativos e amanha nao se espera um dia bom... a nao ser que os states recuperem para valores positivos, mas se nao o fizeram com os valores do ism, nao me parece que venham a faze-lo no fecho.
por isso, prevejo que amanha continuemos a cair... e bem e até ao trichet anunciar a subida do juro isto vai ser sempre a cair... e depois ainda pode cair mais... na minha opiniao haverá uma apreciação do ero face ao dolar o que fará com que o petroleo suba...
nao vejo isto verde a curto prazo...
alias so consigo ver que os suportes nao estao a segurar os indces e parece-me (sem analise técnica, pois pouco ou nada percebo) que estamos a caminhar para minimos dos minimos nao só no psi como em todos os outros indices...
um abraço a todos e bons negocios

Registado: 29/11/2007 1:59

por Woodhare » 1/7/2008 16:59

Eu acho que quem pensa a longo prazo e procure empresas sólidas pode fazer compras a pensar no longo prazo, 4 ou 5 anos, comprei BPI perto dos 3,3 há meses e continuo a esperar uma rentabilidade razoável no longo prazo.

Não vale a pena ter pressa porque isto ainda pode e provavelmente vai cair mais.

Convem ter cuidado porque algumas empresas estão bastante endividadas e não se sabe no que vai dar.

Isto é o que digo a mim mesmo.

:wink:
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por carf2007 » 1/7/2008 16:57

Neste momento só vejo pânico/receio/medo, o que pode levar muitos dos investidores a não entrar tão cedo.

Eu acrescentaria ao Panico/receio/medo as Férias, e acho prudente ficar de fora pelo menos até Setembro e depois logo se vê.

Abraço.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por iurp » 1/7/2008 16:50

Acredito que o pânico exista em gente menos informada e que não consulta os foruns de bolsa.

Muita informação tem passado por aqui e realmente só pessoas para quem o risco é a profissão poderão estar dentro ou então...queriam acreditar no "Pai Natal" - era tão bom que ele existisse.

" A crise mais longa e de proporções neste momento inimagináveis" é aquilo que se está a passar nos mercados.

Os americanos bem tentam suster isto, mas como tenho dito, deixem as eleições chegar para todo o lixo poder vir cá para fora.

Estava "de bancada e passei para o "camarote". Curo ou longo - zero.

Protecção do capital máxima. Porque o que é hoje verdade amanhã pode ser mentira.

Já não há oportunidades na bolsa. Porque ninguém sabe onde isto vai parar.

As falências poderão começar a bater à porta "à séria"...todo o cuidado é pouquíssimo.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por R_Martins » 1/7/2008 16:20

Pergunta:
Num dia em que os PATRÕES DO MUNDO estão a cair
PSI20 8.518,69 -4,33%
NASDAQ COMP 2.286,61 -0,28%
S&P 500 1.277,44 -0,20%
DOW JONES IND 11.362,39 0,11,
estas coisitas percentuais e o PSI20 cai 5%, o que será quando os americanos caírem 5%?...
O PSI vai ficar a cair ZERO?...Tenho as minhas duvidas, isto para dizer que o inferno só o tempo o poderá determinar, espaço para quedas vai existir sempre mesmo que o Continente venda milhões de euros por dia...
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Açor3 » 1/7/2008 15:55

Pânico??Isto ainda é só o começo do que há-de vir.Pânico é querer vender as acções e não haver ninguém para as comprar(1987).Há mt que isto precisava de uma correcção para estar de acordo com a economia real.Se alguém está aflito não foi por falta de sucessivos avisos aqui no Caldeirão e tiro o chapéu entre os outros ao Ulisses.A bolsa é um jogo perigoso o que mt ainda não perceberam, é ver apesar disto tudo o pensamento demonstrado aqui por alguns.Boa sorte aos que ainda estão na nau.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por superbem » 1/7/2008 15:44

Entrar longo quando a tendência principal é de queda é suicídio.

Com o bear market é entrar curto nos ressaltos.
É esperar que apareça um dia verde e entrar curto.
Quem está de fora o melhor que tem a fazer num dia como hoje é estar de fora.

Eu não ando a investir em acções, mas se amanha subisse, era aí que entrava curto.

Isto não é mais do que se faz num bull market, só que ao contrario.

Nunca abrir posições contra a tendência de longo prazo, que agora tecnicamente é de descida.

Pessoal que anda a apanhar facas, boa sorte :mrgreen:
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por asgardd » 1/7/2008 15:35

PSI20 ... e os 5% já lá vão.

:idea:

Registado: 5/6/2008 22:53

por artista_ » 1/7/2008 15:32

Já almocei e vou agora à praia, está um dia agradável, embora já tenho tido melhores! :wink:

bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 1/7/2008 15:31

Auditor Escreveu:Marco, com tantas quedas achas que ainda poderá haver um pequeno ressalto? Neste momento só vejo pânico/receio/medo, o que pode levar muitos dos investidores a não entrar tão cedo.

Não sei, Auditor, nem acho que valha a pena estar a tentar adivinhar.

É como no meio de uma tempestade de areia estar a tentar descobrir um caminho.

Vai haver ressalto? Não vai? Se sim, de quanto? E quando? Tantas perguntas de resposta difícil que ninguém, com segurança, pode responder.

Que tal deixar a areia pousar?...

Pelo menos esperar que o mercado entre em consolidação ou dê algum sinal efectivo de inversão.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Auditor » 1/7/2008 15:23

Marco, com tantas quedas achas que ainda poderá haver um pequeno ressalto? Neste momento só vejo pânico/receio/medo, o que pode levar muitos dos investidores a não entrar tão cedo.

Registado: 28/6/2007 13:25

por MarcoAntonio » 1/7/2008 15:15

limpaesgotos Escreveu:America, quedas ligeiras.

Cumprimentos

Mesmo em relação ao resto da Europa, Lisboa está a cair bastante mais.

O PSI20 tem sido particularmente penalizado nestas quedas e por esta altura creio que faz sentido falar de algum pânico. Por certo é um pânico moderado mas são quedas emocionais. Emocionais no sentido de que não estão em linha com as quedas lá por fora e devem-se a um efeito de cascata...

Quedas algo descontroladas.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Auditor » 1/7/2008 15:14

Era essa última Marco. Obg pela resposta :)

por MarcoAntonio » 1/7/2008 15:11

Ainda preciso de mais um esclarecimento. É que o mercado não é simétrico e eu nem sei exactamente o que estás a perguntar (ao certo o que é estás a perguntar se considero verdade?).

Quem está de fora num dia de euforia? Quem está investido (longo) em títulos que estão a explodir?

Ou estás a perguntar se os dias de mais forte subida tendem a ocorrer mais para o final da subida? Se é isso, sim, também. O que não quer dizer que tenham que coincidir necessariamente com o topo/fundo...
Imagem

Administrador Fórum

por limpaesgotos » 1/7/2008 15:11

America, quedas ligeiras.

Cumprimentos
Anexos
americas.jpg
americas.jpg (16.53 KiB) Visualizado 2420 vezes
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

"Bear market" à espreita

por poseidon635 » 1/7/2008 15:04

Subida do preço do petróleo afunda praças norte-americanas
As principais bolsas dos Estados Unidos abriram em queda, com a forte subida dos preços do petróleo a enegrecer o cenário dos lucros das empresas. As praças norte-americanas seguem assim a tendência das suas congéneres europeias, que estão a perder mais de 2% - sendo o PSI-20 quem lidera o movimento de queda, com uma desvalorização de perto de 5%.

--------------------------------------------------------------------------------

Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt

As principais bolsas dos Estados Unidos abriram em queda, com a forte subida dos preços do petróleo a enegrecer o cenário dos lucros das empresas. As praças norte-americanas seguem assim a tendência das suas congéneres europeias, que estão a perder mais de 2% - sendo o PSI-20 quem lidera o movimento de queda, com uma desvalorização de perto de 5%.

O Dow Jones seguia a ceder 0,82%, fixando-se nos 11.257,3 pontos, e o S&P 500 perdia 0,56%, para 1.272,78 pontos. O índice compósito Nasdaq marcava 2.273,20 pontos, com uma desvalorização de 0,86%.

A Wal-Mart Stores, maior retalhista do mundo, e a Dow Chemical, número um no sector químico a nível global, estão entre as maiores cedências, depois de o ABC News ter noticiado que é cada vez mais provável que Israel ataque o Irão devido ao seu programa nuclear.

A General Motors e a Ford também seguiam em queda, depois da divulgação de um relatório segundo o qual as vendas de carros nos Estados Unidos caíram para um mínimo de 15 anos no mês passado.

O Goldman Sachs e o Citigroup também seguiam a perder terreno, depois de o UBS ter revisto em baixa as suas estimativas para os resultados daqueles dois bancos norte-americanos.

“Os elevados preços do petróleo são um dos principais motores desta fragilidade, uma vez que aumentam os receios dos investidores de um aumento da inflação”, comentou à Bloomberg um gestor da Allianz Global Investors, Dirk Enderlein.

Os investidores estão também à espera de um relatório que deverá mostrar que a actividade industrial nos EUA caiu em Junho, pelo quinto mês consecutivo, numa altura em que os custos das matérias-primas continuam a subir e as empresas se preparam para uma diminuição dos gastos.

Junho foi o pior mês dos últimos seis anos para os mercados accionistas norte-americanos e tanto o Dow Jones como o S&P500 estão muito próximos de entrar em “bear market”.
:roll:

Registado: 13/6/2008 10:22

por Auditor » 1/7/2008 15:04

Vi mal ou o SP500 foi dos 1269 aos 1279 em 1/2 minutos?

por Auditor » 1/7/2008 14:55

MarcoAntonio Escreveu:
Auditor Escreveu:Sr Marco, mas no sentido inverso tb considera verdade?

Desculpa mas não entendi bem a pergunta. Sentido inverso, como? Períodos de euforia?

Sim, isso mesmo. Desculpa não me ter expressado da melhor maneira.

DMIF - Para ficar mais assustador???

por poseidon635 » 1/7/2008 14:54

Informação sobre riscos gerais de negociação, de registo e depósito :shock:
Anexos
DMIF-Riscos gerais.pdf
(124.78 KiB) Transferido 303 Vezes

Registado: 13/6/2008 10:22

por MarcoAntonio » 1/7/2008 14:54

Auditor Escreveu:Sr Marco, mas no sentido inverso tb considera verdade?

Desculpa mas não entendi bem a pergunta. Sentido inverso, como? Períodos de euforia?
Imagem

Administrador Fórum

por marcolopes » 1/7/2008 14:39

Já não tinha memória de uma coisa assim...
De qualquer forma, o bear market está decretado há bastante tempo. Só continua investido em acções quem quer arriscar a longo prazo, o que, continuo a dizer, é uma péssima ideia.
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por Auditor » 1/7/2008 14:39

Sr Marco, mas no sentido inverso tb considera verdade?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Investor Tuga, Luzemburg, traderh, yggy e 133 visitantes