Caldeirão da Bolsa

dúvida de AT: há setup?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LTCM » 1/7/2008 11:59

rsacramento Escreveu:@LTCM:
conheço outros dois ditados:
> os conselhos são como a água: só se dão a quem a pede
> quem sabe faz, quem não sabe ensina
a propósito deste último, dos autores que já li: Elder, Murphy, Braga de Matos, parece que este último é a excepção à regra...
uma pergunta: CFA, CTA que querem dizer?

De facto, na minha opinião, o Elder e o Murphy são falácias, mas há quem goste...:roll:

Chartered Financial Analyst - CFA;
Commodity Trading Advisor - CTA.

Mais informação:

:arrow: http://www.investopedia.com/terms/c/cfa.asp
:arrow: http://en.wikipedia.org/wiki/Chartered_ ... al_Analyst
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por mapaman » 1/7/2008 11:58

Crómio Escreveu:
Existem indicadores que no final do dia de hoje devem dar "excelentes" timings de entrada em muitos,ou quase todos os titulos do PSI,e será seguro entrar?

Bem gostaria de saber que indicadores são "excelentes" timings de entrada...

Neste momento deve estar tudo a dar sinal de oversold, é seguro entrar?!

Entrar agora é a coisa mais arriscada que pode haver, as probabilidades são completamente desconhecidas, nada garante nada neste momento...

E com isto tudo é garantido que o melhor é estar do lado de fora do mercado.

Isso sim, pode ser o melhor investimento de momento.

Resumindo: seguro entrar? NÃO!

Abraço

Crómio,
a palavra "excelentes" foi escrita com alguma ironia,dai as aspas.
cumps

Registado: 24/1/2008 22:05

por Crómio » 1/7/2008 11:47

Existem indicadores que no final do dia de hoje devem dar "excelentes" timings de entrada em muitos,ou quase todos os titulos do PSI,e será seguro entrar?

Bem gostaria de saber que indicadores são "excelentes" timings de entrada...

Neste momento deve estar tudo a dar sinal de oversold, é seguro entrar?!

Entrar agora é a coisa mais arriscada que pode haver, as probabilidades são completamente desconhecidas, nada garante nada neste momento...

E com isto tudo é garantido que o melhor é estar do lado de fora do mercado.

Isso sim, pode ser o melhor investimento de momento.

Resumindo: seguro entrar? NÃO!

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por mapaman » 1/7/2008 11:41

Em qualquer dos casos (excluo o setup longo por não me parecer ser o sentido da tua intervenção): Como podes afirmar que "não existe análise técnica que resista ao que quer que seja nestes dias"? Eu acho que a AT, no quadro actual, é tão válida e tão útil como em qualquer outra altura: Mesmo quando não permite estabelecer um setup está a sê-lo, dando-te razões para ficares de fora - ou não?

FT,concordo em absoluto consigo,se não fosse a AT eu não estava fora,excepto galp!

cumps

por rsacramento » 1/7/2008 11:34

obrigado a todos!

@Crómio:
obrigado pelas palavras simpáticas

é de facto de um estudo que se trata, e não duma procura de uma entrada
estava a ver se alguém tinha alguma proposta de abordagem, alguma perspectiva que me abrisse os olhos, do tipo: epá, se olhares para isto assim e assim, repara que aquilo ali não sei quê, etc etc

@LTCM:
conheço outros dois ditados:
> os conselhos são como a água: só se dão a quem a pede
> quem sabe faz, quem não sabe ensina
a propósito deste último, dos autores que já li: Elder, Murphy, Braga de Matos, parece que este último é a excepção à regra...
uma pergunta: CFA, CTA que querem dizer?

@mapaman:
há dias abri um tópico sobre a gamesa

Registado: 29/11/2007 12:50

por Flying Turtle » 1/7/2008 11:27

mapaman Escreveu:
Flying Turtle Escreveu:
mapaman Escreveu:Na minha opinião,não existe análise técnica que resista ao que quer que seja nestes dias

Ora essa mapman, então não tens lido aqui, desde há já vários meses e repetidamente, inúmeros posts de muitos participantes chamando a atenção para a possibilidade de ocorrência de quedas, tudo isto bem sustentado precisamente em AT?

Abraço
FT

Olá FT é claro que sim,no entanto a dúvida original é se haveria condições para um setup.

Continuo sem perceber: O que queres então dizer com a frase que expressaste, no contexto desta questão em concreto?
- Que a AT não permite estabelecer um setup?
- Que a AT permite estabelecer um setup curto?

Em qualquer dos casos (excluo o setup longo por não me parecer ser o sentido da tua intervenção): Como podes afirmar que "não existe análise técnica que resista ao que quer que seja nestes dias"? Eu acho que a AT, no quadro actual, é tão válida e tão útil como em qualquer outra altura: Mesmo quando não permite estabelecer um setup está a sê-lo, dando-te razões para ficares de fora - ou não?

Abraço,
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por mapaman » 1/7/2008 11:17

Flying Turtle Escreveu:
mapaman Escreveu:Na minha opinião,não existe análise técnica que resista ao que quer que seja nestes dias

Ora essa mapman, então não tens lido aqui, desde há já vários meses e repetidamente, inúmeros posts de muitos participantes chamando a atenção para a possibilidade de ocorrência de quedas, tudo isto bem sustentado precisamente em AT?

Abraço
FT

Olá FT é claro que sim,no entanto a dúvida original é se haveria condições para um setup.
Se não fosse as opiniões que aqui leio,e o que vou lendo de AT não estava fora de tudo,à excepção da Galp,que é um aposta de longo prazo.
cumps

por Flying Turtle » 1/7/2008 11:10

Abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por mapaman » 1/7/2008 10:54

"já tracei várias linhas, experimentei vários indicadores, mas não consigo chegar a conclusão nenhuma"

Boas,
Tenho vindo a acompanhar a Gamesa vai para dois meses,sempre com o dedo no gatilho para entrar,ainda não o fiz devido a tudo aquilo que se passa nas bolsas,logo,aproveito para "investigar" a empresa e o negócio em que está envolvida e será a minha primeira "internacionalização".

Na minha opinião,não existe análise técnica que resista ao que quer que seja nestes dias,logo,o melhor mesmo é não fazer nada!
cumps

Re: dúvida de AT: há setup?

por LTCM » 1/7/2008 10:41

rsacramento Escreveu:
LTCM Escreveu:(...)
testar as anterior retracções em tempo e valor e aplicar ,
(...)
sem nunca esquecer as muitas apreciadas opções esotéricas… enfim é todo um mundo.

quando falas de testar referes-te a ir ao passado e aplicar os retracements para ver como foi?
opções esotéricas = elliot & Cia?

Exactamente, testar tudo isso e daí tentar criar uma vantagem.
Sim os esotéricos que me referia são Gann e Elliot (para que conste são matérias que não fazem parte de nenhum programa de CFA, nem são usadas no mercado por nenhum CTA digno desse nome), contudo existe malta que diz que dá resultado...

Cubriclas Escreveu: Que raio de comentário! icon_mrgreen.gif
Se tu próprio achas que aquilo que opinas nada vale porque escreves?

Escrevi aquele comentário, porque em última análise o rsacramento deve guiar-se pela sua própria cabeça. Indiquei um caminho daqui, vai em frente, retrocede, anda de lado... é com ele.

Costuma-se dizer: Se os conselhos valessem alguma coisa não se davam vendiam-se!

Abraço e bons negócios. :wink:
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

por Crómio » 1/7/2008 10:39

rsacramento,

Porque é que tens de encontrar setup?

E se não houver setup?

Há dúvidas? Probabilidades?
Caso hajam muitas dúvidas, acho que não vale a pena estar a forçar o cenário.

Não és obrigado e entrar numa ou noutra obrigatóriamente, procura os gráficos que te sejam mais óbvios, mais fáceis de entender.

Não é em gráficos difíceis que vais fazer uma boa aposta... agora se fosses obrigado a entrar isso era outra história...

Mas não és... procura o fácil e óbvio e tenta não complicar.

Repara que às tantas estás a considerar e a colocar tanta variável e forma de actuar que no fim o resultado é equivalente a mandares uma moeda ao ar.

E repara que o fácil e óbvio nunca é assim tão fácil nem assim tão óbvio.

Abraço e continua o teu bom estudo.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Cubriclas » 1/7/2008 3:25

LTCM Escreveu:É a minha opinião, que como é óbvio, nada vale.

Que raio de comentário! :mrgreen:
Se tu próprio achas que aquilo que opinas nada vale porque escreves? Óbvio que a tua opinião tem valor e de qualquer outro membro também. Por sinal até costumas ter uns bons posts por isso deixa de lado esse negativismo acerca de ti próprio! :wink:
Abraço! :wink:

p.s- o ser-humano é mesmo auto-destruidor por natureza! :roll:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por rsacramento » 1/7/2008 1:47

LTCM Escreveu:(...)
(...)
sem nunca esquecer as muitas apreciadas opções esotéricas… enfim é todo um mundo.

quando falas de testar referes-te a ir ao passado e aplicar os retracements para ver como foi?
opções esotéricas = elliot & Cia?

por LTCM » 1/7/2008 1:37

rsacramento Escreveu: já tracei várias linhas, experimentei vários indicadores, mas não consigo chegar a conclusão nenhuma

talvez esteja debaixo da influência dum livro do Murphy que estou a ler, em que ele recomenda, quando em uptrend, comprar retracements entre os 40-60%...

por que ponta pegavam vocês nisto?
é possível/aconselhável algum setup?
ou estou apenas a forçar a nota?

Como a AT é mais arte do que ciência encontrar setups não é difícil, existem para todos os gostos e de acordo com a capacidade de imaginação de cada um:
Colocar um oscilador e quando sobre vendido entrar - com a confirmação do preço -;
entar com o aumento/diminuição da volatilidade/volume,

Agora, negociar de acordo com o Murphy é que é capaz de ser arriscado, é que o tipo nunca negociou na vida é só paleio e fraco.
Paleio por paleio mais vale o do Joe Ross, ou então algo mais a sério tipo P. Kaufman.
É a minha opinião, que como é óbvio, nada vale.
Bons negócios.

dúvida de AT: há setup?

por rsacramento » 1/7/2008 1:08

acho estas duas acções muito parecidas (alstom/CAC e gamesa/IBEX), nos dois últimos anos:
> vêm de um bull, caem em janeiro, e mais tarde ou mais cedo iniciam um rally
> ambas corrigem dos máximos: uma trinta e muitos por cento, a outra quase metade
> ambas acima da EMA150, por pouco

já tracei várias linhas, experimentei vários indicadores, mas não consigo chegar a conclusão nenhuma

talvez esteja debaixo da influência dum livro do Murphy que stou a ler, em que ele recomenda, quando em uptrend, comprar retracements entre os 40-60%...

por que ponta pegavam vocês nisto?
é possível/aconselhável algum setup?
ou estou apenas a forçar a nota?

deixo aqui os respectivos gráficos, a um e dois anos:
Anexos
alstom 2 anos.png
alstom a 2 anos:
alstom 2 anos.png (8.34 KiB) Visualizado 996 vezes
gamesa 2 anos.png
gamesa a 2 anos:
gamesa 2 anos.png (7.96 KiB) Visualizado 993 vezes
alstom.png
alstom:
alstom.png (8.89 KiB) Visualizado 994 vezes
gamesa.png
gamesa:
gamesa.png (8.7 KiB) Visualizado 993 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Investor Tuga, traderh, yggy e 128 visitantes