Caldeirão da Bolsa

obrigações

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fibonacci » 30/6/2008 21:41

Luis19 Escreveu:Onde podemos obter informação sobre as Obrigações disponiveis para subscrição assim como as respectivas taxas?

No site da CMVM?

Procura em www.euronext.com e tens uma lista vasta de obrigações cotadas nos mercados da Euronext.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Luis19 » 30/6/2008 16:43

Onde podemos obter informação sobre as Obrigações disponiveis para subscrição assim como as respectivas taxas?

No site da CMVM?

Registado: 4/12/2007 16:30

por TP1 » 30/6/2008 16:38

BuyPoint Escreveu:
TP1 Escreveu:Atenção, o Sporting Clube de Portugal, acaba de lançar um empréstimo Obrigacionista, com uma taxa de juro fixa de 7,30% ao ano. O juro é pago semestralmente.

é uma tx bastante interessante, muito superior ao que anda no mercado, mas o problema é a empresa..

não dá segurança nenhuma... risco elevado

O SCP tem uma SAD muito promissora, e não é só por causa dos terrenos da academia. Acredito que o risco é muito baixo, no entanto, cada um sabe do seu dinheiro.

Abraço.

Registado: 30/11/2007 21:13

por AlanTejano » 30/6/2008 16:27

BuyPoint Escreveu:
AlanTejano Escreveu:
BuyPoint Escreveu:
AlanTejano Escreveu:
BuyPoint Escreveu:mas por exemplo num fundo de investimento de obrigações que tenha rendabilidade negativa de -1.5% a um ano isto significa o que?

significa que quem entrou á um ano atraz, tem
1000€+(-1.5%) ?

então perdeu dinheiro

e é isso que eu não percebo, se nas obrigações não se perde capital só em caso de falençia, como é que os fundos tem rendabilidades negativas?

Então um fundo estar com rendabilidade negativa não quer dizer que eu esteja a perder dinheiro, certo?
ou será que essas rendabilidades não interessam para o calculo do resultado final, e apenas mostra a evolução do preço?

"se nas obrigações não se perde capital"
Que tipo de obrigações? Taxa fixa? Taxa variável? VMOC?

As rentabilidades são a evolução dos preços.
Em principio essa desvalorização, significa que as rendibilidades dos cupões + as obrigações que atingiram a maturidade - desvalorização das obrigações - comissões cobradas... levaram a um saldo final negativo de -1,5%...

vamos por partes.

numa obrigação, a soma no final do prazo de investimento é sempre positiva sendo maior ou menor consoante o valor do cupão, uma vez que o capital inicial nunca é perdido, certo?

logo se um fundo de obrigações investe em obrigações não percebo, o porque de apresentar rendabiliudades negativas...

se um fundo a 1 ano tem rendabilidade -1.5%, significa ou que? que estou a perder 1.5%?

então se nas obrigações não há possibilidade de perda, execpto em caso de falencia, como´é que eu tenho perda no fundo?

desculpem ser tão urro mas não percebo isto...

Estou com a ideia que a tua confusão se baseia no facto de não estares a distinguir entre a variação de um fundo num determinado espaço de tempo e o valor inicial e final dos respectivos activos (obrigações neste caso).

ou seja: quando um fundo tem uma rentabilidade de -1,5% no último ano, significa que entre hoje e há 365 dias atrás o preço da unidade de participação do fundo caiu 1,5%. Se calhar a cotação de há um ano é que era alta!!

Está mais claro?

então um fundo que apresente rendabilidade negativa não significa que o investidor estaja a perder dinheiro, certo?

Depende se a rendabilidade disser respeito ao mesmo periodo do investimento.
Nos fundos so se ganha/perde quando se vende.
I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

por Fibonacci » 30/6/2008 16:22

Luis19 Escreveu:Nas obrigações há comissão de subscrição / resgate?

Certo. Depende do teu banco.

Luis19 Escreveu:Agora fiquei com curiosidade sobre isto, pois poderão ser boas alternativas aos DP's (penso eu...).

Tendo em conta que as obrigações a taxa variável variam em função da Euribor e partindo do principio que as taxas de juro de momento tendem a continuar a subir, estas poderão ser mais vantajosas do que as obrigações a taxa fixa, certo?

Talvez sim, talvez não... o mercado já está a incorporar esta estimativa de possível subida das taxas de mercado.

E o mercado não tem assim muitas obrigações de taxa variável. São muito menos que as obrigações de taxa fica.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

por Luis19 » 30/6/2008 16:17

Nas obrigações há comissão de subscrição / resgate?

Agora fiquei com curiosidade sobre isto, pois poderão ser boas alternativas aos DP's (penso eu...).

Tendo em conta que as obrigações a taxa variável variam em função da Euribor e partindo do principio que as taxas de juro de momento tendem a continuar a subir, estas poderão ser mais vantajosas do que as obrigações a taxa fixa, certo?

por Fibonacci » 30/6/2008 16:12

Exacto Luis,

Uma obg de cupão fixo é dívida da empresa. A empresa paga ao investidor para ter acesso a esse dinheiro.
No caso dos DPs dos bancos, é pago um juro para remunerar o cliente por este ter dado este recurso ao banco.

Nas obg de cupão variável, o cupão é, por exemplo, Euribor 6 meses + 0,20%.
Ou seja, se as taxas de mercado subirem, a taxa de cupão também sobe, mantendo por isso a competitividade da obrigação (isto na teoria).

A taxa de juro é calculada de x em x meses (com o pagamento do cupão).

Fibo

por BuyPoint » 30/6/2008 16:11

AlanTejano Escreveu:
BuyPoint Escreveu:
AlanTejano Escreveu:
BuyPoint Escreveu:mas por exemplo num fundo de investimento de obrigações que tenha rendabilidade negativa de -1.5% a um ano isto significa o que?

1000€+(-1.5%) ?

então perdeu dinheiro

e é isso que eu não percebo, se nas obrigações não se perde capital só em caso de falençia, como é que os fundos tem rendabilidades negativas?

Então um fundo estar com rendabilidade negativa não quer dizer que eu esteja a perder dinheiro, certo?
ou será que essas rendabilidades não interessam para o calculo do resultado final, e apenas mostra a evolução do preço?

Em principio essa desvalorização, significa que as rendibilidades dos cupões + as obrigações que atingiram a maturidade - desvalorização das obrigações - comissões cobradas... levaram a um saldo final negativo de -1,5%...

vamos por partes.

numa obrigação, a soma no final do prazo de investimento é sempre positiva sendo maior ou menor consoante o valor do cupão, uma vez que o capital inicial nunca é perdido, certo?

logo se um fundo de obrigações investe em obrigações não percebo, o porque de apresentar rendabiliudades negativas...

se um fundo a 1 ano tem rendabilidade -1.5%, significa ou que? que estou a perder 1.5%?

então se nas obrigações não há possibilidade de perda, execpto em caso de falencia, como´é que eu tenho perda no fundo?

Estou com a ideia que a tua confusão se baseia no facto de não estares a distinguir entre a variação de um fundo num determinado espaço de tempo e o valor inicial e final dos respectivos activos (obrigações neste caso).

ou seja: quando um fundo tem uma rentabilidade de -1,5% no último ano, significa que entre hoje e há 365 dias atrás o preço da unidade de participação do fundo caiu 1,5%. Se calhar a cotação de há um ano é que era alta!!

Está mais claro?

então um fundo que apresente rendabilidade negativa não significa que o investidor estaja a perder dinheiro, certo?
Editado pela última vez por BuyPoint em 30/6/2008 16:21, num total de 1 vez.

Registado: 12/6/2008 19:25

por Luis19 » 30/6/2008 16:06

Fibo,

Pode-se então comparar as obrigações a taxa fixa (na maturidade) com os Depósitos a Prazo em que na altura em que os subscrevemos sabemos sempre quanto vamos receber no final daquele prazo, certo?

Por exemplo no BIG (pelo menos) as taxas dos DP variam diariamente em função das variações das taxas internacionais e se por exemplo hoje subscrevemos 1 DP a 1 mês a 4,5%, mesmo que as taxas subam sempre, nós vamos apenas receber os 4,5% no final desse prazo.

Se depois de vencer esse DP fizermos 1 outro já vamos receber o juro na nova taxa que entretanto se alterou (para cima ou para baixo).

É isto?

E em relação às obrigações a taxa variável?
O juro é calculado diariamente em função das variações?

por AlanTejano » 30/6/2008 16:04

BuyPoint Escreveu:
AlanTejano Escreveu:

1000€+(-1.5%) ?

então perdeu dinheiro

vamos por partes.

Está mais claro?
I love this game!

por Fibonacci » 30/6/2008 15:59

BuyPoint,

Não recomendo nada sem saber o perfil de quem vai investir.

E não determino nenhum perfil assim...

Por isso, analisa as que te parecerem melhores. Se quiseres depois apresenta e eu opino sobre elas.

Fibo

por BuyPoint » 30/6/2008 15:54

Fibonacci Escreveu:
BuyPoint Escreveu:e nos fundos dá para saber a data da maturidade das aplicações que eles ~vão fazendo?

Depende do fundo.

Alguns dizem pelo menos as obrigações que têm mais peso na sua estrutura.

Fibo

obrigado finoba pela ajuda...

já agora recomendas algumas?

por BuyPoint » 30/6/2008 15:19

TP1 Escreveu:Atenção, o Sporting Clube de Portugal, acaba de lançar um empréstimo Obrigacionista, com uma taxa de juro fixa de 7,30% ao ano. O juro é pago semestralmente.

é uma tx bastante interessante, muito superior ao que anda no mercado, mas o problema é a empresa..

não dá segurança nenhuma... risco elevado

por Fibonacci » 30/6/2008 15:09

BuyPoint Escreveu:e nos fundos dá para saber a data da maturidade das aplicações que eles ~vão fazendo?

Depende do fundo.

Alguns dizem pelo menos as obrigações que têm mais peso na sua estrutura.

Fibo

por TP1 » 30/6/2008 14:37

Atenção, o Sporting Clube de Portugal, acaba de lançar um empréstimo Obrigacionista, com uma taxa de juro fixa de 7,30% ao ano. O juro é pago semestralmente.

Registado: 30/11/2007 21:13

por BuyPoint » 30/6/2008 14:36

Fibonacci Escreveu:Sim. Na maturidade irias obter o capital mais os juros (poderia ser mais de 20+20+20 pois a maturidade pode ser maior que 1 ano e recebes o juro anualmente)

Fibo

e nos fundos dá para saber a data da maturidade das aplicações que eles ~vão fazendo?

por Fibonacci » 30/6/2008 14:24

Sim. Na maturidade irias obter o capital mais os juros (poderia ser mais de 20+20+20 pois a maturidade pode ser maior que 1 ano e recebes o juro anualmente)

Fibo

por BuyPoint » 30/6/2008 13:52

Fibonacci Escreveu:BuyPoint,

Novamente.

O fundo começa com 3000 EUR.

compra 3 obrigações com cupões de 2%, por 1000 EUR cada.

No final de 1 ano, cobra as comissões de gestão de 1% (por exemplo), ou seja, fica, só com esse efeito, com -1% de desempenho.

Uma das obrigações acabou e pagou 1020 EUR (capital + juros).

As outras duas continuaram e, como a taxa de mercado subiu, estão a transaccionar a 970EUR cada uma (preço a que conseguias convencer alguém a comprar, caso tivesses que vender).

Resultado final = 1020 (da que acabou) + 970 + 970 = 2960 EUR. Retirando a comissão ficas com 2.930,40 EUR.

Ou seja, uma queda de 2,32% face ao valor inicial.

É assim que um fundo destes pode estar a perder dinheiro!

Percebeste?

Fibo

sim estou a perceber mas se eu não as vendesse antes da data da maturidade?

ai obteria 1060€? certo?

por Fibonacci » 30/6/2008 13:37

BuyPoint,

Novamente.

O fundo começa com 3000 EUR.

compra 3 obrigações com cupões de 2%, por 1000 EUR cada.

No final de 1 ano, cobra as comissões de gestão de 1% (por exemplo), ou seja, fica, só com esse efeito, com -1% de desempenho.

Uma das obrigações acabou e pagou 1020 EUR (capital + juros).

As outras duas continuaram e, como a taxa de mercado subiu, estão a transaccionar a 970EUR cada uma (preço a que conseguias convencer alguém a comprar, caso tivesses que vender).

Resultado final = 1020 (da que acabou) + 970 + 970 = 2960 EUR. Retirando a comissão ficas com 2.930,40 EUR.

Ou seja, uma queda de 2,32% face ao valor inicial.

É assim que um fundo destes pode estar a perder dinheiro!

Percebeste?

Fibo

por BuyPoint » 30/6/2008 13:21

AlanTejano Escreveu:

1000€+(-1.5%) ?

então perdeu dinheiro

vamos por partes.

por Fibonacci » 30/6/2008 12:46

Alantejano,

Obrigado por lembrares isso: ainda há as comissões do fundo...

Estamos sempre a falar de obg de taxa fixa, para deixar claro os exemplos que deixo acima da evolução da taxa de referência do mercado.

Fibo

por AlanTejano » 30/6/2008 12:41

1000€+(-1.5%) ?

então perdeu dinheiro

I love this game!

por Fibonacci » 30/6/2008 12:40

Essas rendibilidades consideram o preço de todas as obrigações que os fundo tem, caso fossem vendidas neste momento.

Portanto, sim, no momento actual, caso resgatasses esse fundo, ias perder dinheiro.

Essas obrigações tendem para o seu valor nominal na maturidade. Mas tal não assegura que o fundo não continue a ter um desempenho negativo (pois vai comprando sempre novas obrigações e se as taxas continuarem a subir, essas obrigações vão continuar a perder competitividade e a ser transaccionadas abaixo do seu valor nominal).

Nas obrigações não perdes dinheiro? Depende do teu conceito de perder dinheiro. Hoje comprarias uma obrigação que te dá um cupão de 2%? Não... pois ias perder dinheiro face à inflação e consegues muito melhor no mercado.
Na maturidade não perdes dinheiro mas até lá podes ser penalizado.

Um fundo de obrigações fixas pode estar sempre a obter uma rendibilidade negativa, apesar do seu portfolio estar a aumentar (num cenário ridiculo em que as taxas sobem sempre...).
Como?
Comprava 3 obrigações a 1000 EUR cada.
As taxas subiam e essas obrigações passavam a representar 900 EUR cada.
Passado x tempo, uma das obrigaçoes acabava e pagava 1000 EUR + juro. As outras continuavam a 900 EUR.
Os 1000 EUR + juro eram reinvestidos numa nova obrigação.
Como as taxas continuavam a subir, as outras 2 passavam a 800 EUR e esta descia para 900 EUR.
E por aí adiante.
Ou seja, como o fundo está sempre a reinvestir, está sempre exposto à evolução dos seus componentes. Apesar de estar sempre a garantir o juro.
No final, quando decidir não comprar mais obrigações, de certeza, que o seu activo subiu e obtem uma rendibilidade positiva.

Fibo

por AlanTejano » 30/6/2008 12:35

BuyPoint Escreveu:acho que estou a começar a perceber!!

então só no caso de eu querer vender as minhas obrigações antes do prazo, é que posso sair a ganhar ou a perder conforme o seu preço no momento, certo?

esse preço, logicamente vai variando consoante as condições de mercado, e como é logico se no mercado existem outros produtos com melhores taxas, é logico que o preço das obrigações baixas para serem mais atraentes

Certo.

Daí a cotação variar, embora no último dia volte sempre ao seu valor original. Excepto em casos de falência do emitente.
I love this game!

por BuyPoint » 30/6/2008 12:29

mas por exemplo num fundo de investimento de obrigações que tenha rendabilidade negativa de -1.5% a um ano isto significa o que?

1000€+(-1.5%) ?

então perdeu dinheiro

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investor Tuga, traderh, yggy, zulu404 e 166 visitantes