Caldeirão da Bolsa

obrigações

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fibonacci » 30/6/2008 12:24

Exacto BuyPoint!

Isso mesmo.
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por BuyPoint » 30/6/2008 12:15

acho que estou a começar a perceber!!

então só no caso de eu querer vender as minhas obrigações antes do prazo, é que posso sair a ganhar ou a perder conforme o seu preço no momento, certo?

esse preço, logicamente vai variando consoante as condições de mercado, e como é logico se no mercado existem outros produtos com melhores taxas, é logico que o preço das obrigações baixas para serem mais atraentes

Registado: 12/6/2008 19:25

por AlanTejano » 30/6/2008 12:12

BuyPoint Escreveu:por exemplo:

o aumento ou diminuição da procura é irrelevante para o rendimento da obrigação.

é mesma coisa nos fundos de obrigações de taxa fixa.
se a taxa é fixa porque que há fundos com rendailidades negativas?

É irrelevante para o rendimento do cupão e para o seu valor final.

No entanto, o valor de uma obrigação varia, pois o seu interesse não é o mesma para qualquer cenário.

Exemplo:
1000 EUR por essa obrigação
Rendimento: 3%
Ao fim de um ano: 1030 EUR

Se entretanto um investidor tiver ao seu alcance um rendimento de 6% olha para a obrigação como valendo 971, pois:

971 + juro 6% ao fim de um ano = aos mesmos 1030 EUR

Daí o valor da obrigação descer.
I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

por Fibonacci » 30/6/2008 11:59

BuyPoint,

Correcto. Recebes sempre os teus 3% e no final o capital investido, desde que o emitente não entre em default.

No entanto, qualquer fundo tem que avaliar os seus activos ao preço que é registado no momento. Não ao preço final.

Pegando no teu exemplo.
Tu pagaste 1000 EUR por essa obrigação, em que ganhas 3% num ano.

Imagina que passados 6 meses, o mercado está a pagar 5%.
Ou seja, um investidor que vá comprar essa obrigação nesse momento nunca aceitará dar os mesmos 1000 EUR ao vendedor... pois consegue no mercado algo muito melhor.
Mas continuam a existir transacções sobre essa obrigação. Alguém que queira sair para procurar outra alternativa melhor vai ter que sair a perder. Ou seja, em vez de receber os 1000 EUR iniciais, vai ter que se sujeitar só a receber 900 e tal EUR, de forma a convencer um comprador a entrar.

Ou seja, existe sempre um preço justo para aquela obrigação, em função de ser mais ou menos atractiva. E é esse preço justo que os fundos têm que apresentar pois se alguém quiser sair do fundo a qualquer momento, vai ter que ser isso que o fundo vai fazer: vender no mercado a participação correspondente a esse resgate... e vai ter que se sujeitar a esse mercado.

Agora, garanto-te que a obrigação vai evoluir para 100% no final da maturidade, desde que não entre em default.

Percebes?

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

por BuyPoint » 30/6/2008 11:49

por exemplo:

prazo:1 ano
cupão:3%
capital:1000€

assim mesmo que as taxas de juro subam 2% durante o ano do investimento por exemplo eu continuarei a ter no final do prazo os meus 1000€+3%, certo?

se é assim, não percebo porque o aumento das taxas de juro diminuem o valor das obrigações.

na teoria eu percebo que os investidores procurem as melhores rendabilidades, por exemplo nas acções se a procura é superior á oferta o titulo sobe, no entanto nas obrigações não percebo como isso aconteçe uma vez se as taxas de cupão são fixas, o aumento ou diminuição da procura é irrelevante para o rendimento da obrigação.

é mesma coisa nos fundos de obrigações de taxa fixa.
se a taxa é fixa porque que há fundos com rendailidades negativas?

por AlanTejano » 30/6/2008 11:41

BuyPoint Escreveu:sim isso compreendo!!

no entando quem fez esse investimento, irá sempre receber o capital inicial investido e o cupão á taxa fixada (a não ser que as empresas entrem em falencia).

tudo bem que uma vez que as taxas de juro subiram, poderia ganhar mais dinheiro noutra aplicação, no entanto o cupão é fixo...

ou será que estou a ver mal as coisas e o valor da obrigação pode variar durante o investimento, podendo os investidores não receberem a totalidade do capital investido?

É uma questão de procura/oferta... se um activo garante 3% quando a taxa de juro referência é 2% e a inflacão é 2,5%.... à partida terá mais compradores do que o mesmo activo num cenário em que a taxa de juro referencia é 5% e a inflação perto de 4%.

Caso prático: até há uns meses tinha obrigações de 2005 com uma taxa anual de 5% com cupões semestrais. Era o meu fundo de emergência. Já as vendi entretanto (com ligeira mais-valia, pois foi perto da altura de vencimento do cupão) e tenho o dinheiro a prazo com taxas ligeiramente superiores e sem o risco de alguma crise profunda falir a empresa emitente das obrigações.

É o mercado, é o mercado :-)
I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

por Fibonacci » 30/6/2008 11:31

BuyPoint,

Tal como tu indicas, os investidores vão receber o valor investido no final.

Mas entretanto, o seu valor vai variando pois para quem entra e saí em cada momento, tem que se ter em conta a atractividade do investimento. E se é menos atractivo, então tem que pagar menos... de forma a que a yield obtida pelo investimento reflicta as condições de mercado na altura.

Por isso, obrigações de taxa fixa neste momento perderam valor. De qualquer forma, caso não exista risco de default da obrigação, ela vai tender para 100% do seu valor até à maturidade.

Fibo

por BuyPoint » 30/6/2008 11:24

sim isso compreendo!!

no entando quem fez esse investimento, irá sempre receber o capital inicial investido e o cupão á taxa fixada (a não ser que as empresas entrem em falencia).

tudo bem que uma vez que as taxas de juro subiram, poderia ganhar mais dinheiro noutra aplicação, no entanto o cupão é fixo...

ou será que estou a ver mal as coisas e o valor da obrigação pode variar durante o investimento, podendo os investidores não receberem a totalidade do capital investido?

por Fibonacci » 30/6/2008 11:15

Buy Point,

Explico de forma sumária.

Imagina que tinhas uma obrigação com um cupão de 3% há dois anos atrás (quando o BCE tinha a taxa de referência nos 2%).

Era uma boa obrigação. Certo?

Neste momento, manténs a mesma obrigação. A obrigação que era atractiva passou a pouco atractiva, pois as taxas de mercado evoluíram e a taxa de referência está nos 4%.

A mesma obrigação terá que ser penalizada, através do seu preço, de forma a reflectir esta menor atractividade.

Compreendeste?

Fibo

obrigações

por BuyPoint » 30/6/2008 11:08

alguem me faculta sites com informação sobre este produtos..

é que estou um pouco confuso, não estou a conseguir perceber o porque das variações das obrigações em relação aos movimentos da taxa de juro...

não consigo perceber como as obrigações de taxa fixa, podem ser influenciadas pelo movimento das taxas de juro... se o cupão é fixo, não percebo como ser influenciado...

alguem ajuda?

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cacha, Google [Bot], Luzemburg, Pmart 1, yggy e 465 visitantes