Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis vs BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por CerealKiler » 27/6/2008 16:50

:oops: eu tenho acções dos dois, mas não muito fora de preços...digamos com uma pequena perda. :oops: do género: vais ao futebol com a familia, pagas os bilhes, o almoço, as portagens e a gasosa e o teu clube ainda assim perde. :oops:

Registado: 1/4/2008 17:29

por nunofaustino » 27/6/2008 16:40

muitos tinham de comprar para depois colocarem nos seus fundos q replicam o psi20...

um abr
nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por lutav » 27/6/2008 16:20

nunofaustino Escreveu:(...)Lutav... Eu acho que o BCP vale mais do que a EDPr e que a EDPr está sobrevalorizada...

Um abr
Nuno

Tendo em conta que nesta operacao da EDPr, a maior fatia foi para os "grandes", estamos na presença (novamente) do mito (caído!) de que os grandes (nao!) ganham sempre?

Ou será, que estes "grandes", simplesmente "tinham" de entrar, mas têm noçao que o seu timeframe é bastante diferente daquele que os pequenos (assim como nós :mrgreen:) investidores usam?

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

por nunofaustino » 27/6/2008 16:17

O BCP tinha feito as contas sem as acções do último aumento de capital (era o número que tinha na cabeça).

Com a EDPr continuo a ter uma diferença de 0.2M€, mas n altera o aspecto geral das coisas...

Lutav... Eu acho que o BCP vale mais do que a EDPr e que a EDPr está sobrevalorizada...

Um abr
Nuno

por lutav » 27/6/2008 16:06

Fibonacci Escreveu:nuno,

Actualizado market caps com cotação actual:

EDPR - 6.573.480M€
BCP - 6.689.990M€

Weird...

Fibo

eu acho, é que a memoria de longo prazo (vá, medio!), ainda "vê" BCP a 4 euros, e soni a 8 e etc....

nao sei qual o melhor prisma: BCP "emagreceu" muito em termos de cotacao bolsista, ou, EDPR sobrevalorizada? :roll:

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

Re: EDP Renovaveis vs BCP

por MarcoAntonio » 27/6/2008 16:05

RandomWalk Escreveu:Sem dúvidas que em movimentos acentuados de queda a manipulação do mercado é um álibi perfeito.
No entanto, é certo que ela existe, não com a frequência que muitos apregoam, mas existe.

Eu também nunca disse o contrário. Ocorrem manipulações no mercado, obviamente. E umas são descobertas (resultando por norma em condenações) e outras até não serão...

Mas em Bear Market o fantasma das manipulações é acenado a toda a hora para justificar/desculpar tudo e mais alguma coisa.

Ora, está tudo a cair. Não apenas o BCP e a EDPR mas tudo em geral. Cá em Portugal e lá por fora!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Fibonacci » 27/6/2008 16:02

nuno,

Actualizado market caps com cotação actual:

EDPR - 6.573.480M€
BCP - 6.689.990M€

Weird...

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por nunofaustino » 27/6/2008 16:01

Fibonacci Escreveu:Quando vi o teu post por acaso pensei que o tema fosse outro.
O market cap do BCP neste momento é 6,6B€. O da EDPR é 6.5B€.
A mim pessoalmente faz-me confusão o BCP ter o mesmo valor que a EDPR... mas não fiz uma análise aprofundada de nenhuma das empresas. Apenas me faz confusão...

Fibo

Pendo que o market cap do BCP é de 5.2M€ e o da EDPr de 6.2M€, mas n tenho os números correctos aqui comigo...

Mas faz um pouco de confusão as "renováveis" da EDP valeram mais do que o maior banco privado nacional.

Um abr
Nuno

por urukai » 27/6/2008 15:58

Claro que existe e deve acima de tudo ser combatida.

Mas num momento em que tudo cai, tentar justificar um mau investimento (cujo subjacente por coincidência também está a cair) com manipulação é um exercício infrutífero e descabido.

Uruk

Registado: 11/5/2007 14:09

por RandomWalk » 27/6/2008 15:53

MarcoAntonio Escreveu:O mercado é feito de fases de subida... e de fases queda. Quando sobe, ninguém quer saber de nada, está tudo bem. Quando desce, acena-se a todo o instante e hora com o fantasma das manipulações.

Sem dúvidas que em movimentos acentuados de queda a manipulação do mercado é um álibi perfeito.
No entanto, é certo que ela existe, não com a frequência que muitos apregoam, mas existe.
Não fosse a bolsa um palco onde se movem as ambições dos detentores de capital.
Detectar essas manipulações é alias uma das missões da CMVM.
Se não existissem ladrões, não existiriam polícias...

Registado: 16/1/2008 20:09

por MarcoAntonio » 27/6/2008 15:46

urukai Escreveu:Compreendo que talvez estejas a tentar achar desculpas para um investimento que correu menos bem...

Ora nem mais.

E acresce o seguinte: a noticia a que fazes referência refere-se à possibilidade de ter ocorrido manipulação em 2000-20002 para segurar a cotação depois dos Aumentos de Capital ocorridos nessa ocosião. Não de fazer descer a cotação mas de segurá-la...

E qual foi o resultado?

Não conseguiram.

A cotação acabou por cair e bem.

Porque o mercado acaba sempre por mandar mais. E nessa altura, tudo caia. Era um período que se parecia bastante com o actual pois este Bear Market é já bastante significativo e começa a arrastar-se no tempo. Por isso a semelhanças são bastantes grandes.

Também nessa altura tudo caia. Não só o BCP mas também praticamente tudo o resto (durante esse Bear Market, salvo erro a única excepção no PSI20 foi a Brisa).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Fibonacci » 27/6/2008 15:45

alvim,

Não... não compreendi... estás a insinuar que o valor da EDPR está a ser alvo de manipulação?
Se sim, por quem? Quem tem esse interesse? Lembra-te que a EDP continua a ser a maior accionista da EDPR... Qual seria o interesse de fazer o preço descer agora?
A EDP veio ao mercado vender a EDPR. Existiram várias análises de bancos de investimento que definiram um intervalo de avaliação da EDPR entre X e Y.
Convenceram esses bancos e os investidores (a oferta foi subscrita não sei quantas vezes). Ou seja, não é comparável com movimentações em mercado...
E a acção está ainda entre esse X e Y. Mesmo que venha abaixo de X, quer dizer que o mercado não está a incluir na análise os pressupostos dessas análises.

Quando vi o teu post por acaso pensei que o tema fosse outro.
O market cap do BCP neste momento é 6,6B€. O da EDPR é 6.5B€.
A mim pessoalmente faz-me confusão o BCP ter o mesmo valor que a EDPR... mas não fiz uma análise aprofundada de nenhuma das empresas. Apenas me faz confusão...

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Ulisses Pereira » 27/6/2008 15:45

Para os menos atentos, recordo que esta questão vem no seguimento do post de ontem do Alvim, onde me parece claro que ele não fazia ideia que se podia perder dinheiro numa OPV...

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#517363
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por urukai » 27/6/2008 15:43

Compreendo que talvez estejas a tentar achar desculpas para um investimento que correu menos bem...

Registado: 11/5/2007 14:09

por MarcoAntonio » 27/6/2008 15:41

alvim Escreveu:...palavras para quê? Compreendem onde eu queria chegar??

Não, não compreendo.

O mercado está todo a cair. Não apenas o BCP e a EDP Renováveis... mas também a GALP, a BRISA, a ALTRI, o BPI, a SONAE INDUSTRIA, etc, etc, etc.

E não apenas o PSI20... mas também o DAX, o S&P, etc.

O mercado é feito de fases de subida... e de fases queda. Quando sobe, ninguém quer saber de nada, está tudo bem. Quando desce, acena-se a todo o instante e hora com o fantasma das manipulações.
Imagem

Administrador Fórum

EDP Renovaveis vs BCP

por alvim » 27/6/2008 15:32

Amigos

Há uns dias comentei a ("estranha")queda sustentata e constante da EDP Renovaveis, desde o primeiro dia.
Chamei a atencão que não seria a primeira vez que tal acontecia, pois o mesmo tinha acontecido com a IBERIA, aqui ao lado, na nossa vizinha Espanha.

É estranho, acções serem lançadas no Mercado, e comecarem logo a negociar em terreno negativo.

Claro que quem anda à chuva molha-se..., e a bolsa, não é para quem tem o coração fraco..., nem há qualquer certeza que essas acçoes vao subir (...)

Mas vou recordar um (outro) "pequeno" acontecimento:

"ex-gestores do BCP, estão acusados de manipulação do mercado entre 2000 e 2002.

O banco então presidido por Jardim Gonçalves terá suportado artificialmente o preço das suas acções através de veículos off-shores num preço médio mais elevado, aquando dos aumentos de capital realizados em 2000 e 2001.

Desta forma, foram lesados os investidores, que compraram títulos do banco a 5,5 euros, valor que cairia de seguida para menos de dois euros."
Noticia do DD em 26/6/2008

...palavras para quê? Compreendem onde eu queria chegar??

Registado: 29/11/2007 1:52

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, iniciado1, malakas, Masterchief, nbms2012, O Magriço, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006, yggy e 144 visitantes