Curiosa dissonância entre os Indices Mundiais!
6 mensagens
|Página 1 de 1
Pirronico, eu não digo que os mercados são sempre racionais. Aliás, o verdadeiro carrossel dos mercados ao longo do ano é completamente injustificado. Nos "Bull Markets" sobem demais e nos "Bear Markets" caem demais. Quanto a terem sempre razão, eu acredito que é uma expressão utilizada porque não adianta nada a um investidor teoricamente ter razão e o mercado não a validar.
Porque muitos esquecem-se que o objectivo de um investidor não é ter razão mas sim ganhar dinheiro.
Um abraço,
Ulisses
Porque muitos esquecem-se que o objectivo de um investidor não é ter razão mas sim ganhar dinheiro.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Pirronico, eu penso que há aí um dado que falta e que pode justificar essa diferença entre os índices americanos e europeus que é o passado. Muitas vezes, os investidores queixam-se que uma acção está a desvalorizar muito e esquecem-se que isso decorre do facto da acção ter voado, literalmente, no passado.
Por exemplo, o S&P no último "Bull Market" não chegou a 100% de valorização, enquanto o DAX se valorizou cerca de 300%. Naturalmente que isto tem uma enorme influência nas correcções futuras.
Um abraço,
Ulisses
Admito q tenhas razão, Ulisses! Confesso q essa hipótese nem me havia passado pela cabeça... Aliás, o grande mérito deste fórum tv seja mesmo esse: como as opinião são fundamentadas permite comparar pontos de vista distintos e, assim, diminuir as probabilidades de erro.
Tv um dado q poderia ser de enorme importância p esta discussão seria comparar os PER dos índices DAX, CAC, PSI, IBEX com os do S&P e do Dow. Eu não não tenho esses dados, mas se alguém tiver e os quiser partilhar...
Agora um aspecto q eu realmente não concordo nem c o Ulisses, nem c o Dreamweever, nem c a maior parte dos forenses é aquela ideia de q os mercados são totalm/ racionais, "que têm sempre razão", q são objectivos, etc. Mais do q não concordar esta ideia parece-me um neopositivismo perigoso!
Reparem no seguinte ex.: as acções da Sonae SGPS. Qual é o seu real valor? Os 1,20 q cotava há 2 meses ou os 0,80 c q cota agora? Provavelm/ nem um nem outro! Como disse G. Drew "As cotações não representam o q as acções valem, mas o q as pessoas pensam q elas valem.". Eu concordo em absoluto c este ponto de vista!
Acreditar na objectividade dos mercados é como acreditar na da justiça. Não é possível pq são actividades humanas e como tal sujeitas a erros constantes.
PS: Tenho falta de gráficos (sobretudo de longo prazo) tanto de índices como de cotadas. Interessa-me os índices da Euronext e dos EUA. Se alguém me poder fornecer esse tipo de dados agradecia q mos enviassem p o meu mail: helderjcms@gmail.com. Desde já agradeço a atenção!
Abraço,
- Registado: 19/2/2008 18:04
Re: Indices
Pirronico Escreveu:
A 1.ª nota q se pode retirar destes dados é, desde logo, q os índices europeus desvalorizaram quase o dobro(!!!) comparativam/ aos congéneres americanos!
A situação é tanto mais estranha qd de sabe q a situação económica é bem pior nos EUA q na Europa, ou seja, os índices norte-americanos deveriam estar pior do q os europeus e não é isso q acontece!
Como explicar tal desfasamento?
Uma das explicações será q a forte queda do dólar nos últimos meses tem sido benéfica p as exportadoras americanas (por ex. a Nike), o q é verdade!
Outra explicação será q as energéticas americanas têm registado um excelente desempenho e é sabido o peso q empresas como a Exxon Mobil têm nos índices daquele país.
Outra explicação será de q os mercados, de momento, não estão a avaliar correctam/ os índices mundiais!
Eu defendo esta última ideia!
.
Bom dia e obrigado pelas tuas explicações ou deduções. Eu concordo com a 1ª e com a 2ª e acho a 3ª indefensável e não concordo.
Outras extrapolações que poderemos extrair deste desfasamento é o evidente poder da economia Americana que ainda é abrangente e dominadora a uma escala planetaria e está presente em todas as bolsas Europeias e Asiaticas sendo a economia mais activa e mais interventiva.
De alguma maneira conseguem exportar a crise que produziram em sua propria casa, seja por via da desvalorização do dolar e aumento das exportações, seja pelo seu papel na economia global e controle das grandes empresas americanas nos circuitos de pesquisa, extração, transporte e distribuição do petroleo, seja ainda pela importância do próprio mercado Americano para o Volume de negócios das grandes empresas Europeias e Asiáticas em especial as empresas do sector automóvel.
Ainda quero frisar que uma incorrecta avaliação dos mercados é algo que me parece impossível de suceder, não só porque o «mercado tem sempre razão», mas também porque o valor é o que emerge entre a oferta e a procura. E dizer que algo não vale X quando há quem dê X+1, ou que até vale muito mais seja Y e só há ofertas de compra para Y-1 é o mercado a funcionar.
Na verdade parece-me que a capacidade de adaptação e de reacção das empresas e da economia Americana, é muito mais rápida e eficaz que as Europeias e Asiaticas, e com cortes nas Taxas de juro e desvalorizações do dolar, e ainda apoios às familias endividadas e às empresas em dificuldades, ou mesmo subsidiando a compra dos falidos (Bear Stearns)eles conseguem adiar (senão vencer) os efeitos nefastos duma estagflação que já afectou todo mundo e ainda não se sabe se existe nos USA (dizem eles).
Abraço

- Registado: 30/3/2008 16:57
Pirronico, eu penso que há aí um dado que falta e que pode justificar essa diferença entre os índices americanos e europeus que é o passado. Muitas vezes, os investidores queixam-se que uma acção está a desvalorizar muito e esquecem-se que isso decorre do facto da acção ter voado, literalmente, no passado.
Por exemplo, o S&P no último "Bull Market" não chegou a 100% de valorização, enquanto o DAX se valorizou cerca de 300%. Naturalmente que isto tem uma enorme influência nas correcções futuras.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Indices
Bom dia!
Esta questão parece-me interessante, pois pode ajudar-nos a perceber a tendência dos índices num futuro próximo.
Assim, vejamos algumas performances desde o início do ano:
Dow: -11%
S&P: -10%
NASDAQ: -9,5%
EUROSTOXX: -22,2%
DAX: -18,7%
CAC: -20%
IBEX: -19,4%
PSI: -27,5%
NIKKEI: -9,7%
A 1.ª nota q se pode retirar destes dados é, desde logo, q os índices europeus desvalorizaram quase o dobro(!!!) comparativam/ aos congéneres americanos!
A situação é tanto mais estranha qd de sabe q a situação económica é bem pior nos EUA q na Europa, ou seja, os índices norte-americanos deveriam estar pior do q os europeus e não é isso q acontece!
Uma das explicações será q a forte queda do dólar nos últimos meses tem sido benéfica p as exportadoras americanas (por ex. a Nike), o q é verdade!
Outra explicação será q as energéticas americanas têm registado um excelente desempenho e é sabido o peso q empresas como a Exxon Mobil têm nos índices daquele país.
Outra explicação será de q os mercados, de momento, não estão a avaliar correctam/ os índices mundiais!
Assim, prevejo q a discrepância existente, por ex. entre o S&P e o Eurostoxx vai tender a diluir-se, sendo q deverá ser o S&P a desvalorizar e não o Eurostoxx a recuperar. É por isso q eu estou bearish p as bolsas americanas e neutral/bearish p as bolsas europeias.
PS: O índice Nikkei atingiu um mínimo de 20% em Março enquanto agora apenas perde 9,7%! Acredito tb q as bolsas japonesas vai necessariam/ desvalorizar, até pq as empresas japonesas (exportadoras) são extremam/ penalizadas por um dólar fraco e um iene forte e não se vislumbra uma mudança de cenário.
Esta questão parece-me interessante, pois pode ajudar-nos a perceber a tendência dos índices num futuro próximo.
Assim, vejamos algumas performances desde o início do ano:
Dow: -11%
S&P: -10%
NASDAQ: -9,5%
EUROSTOXX: -22,2%
DAX: -18,7%
CAC: -20%
IBEX: -19,4%
PSI: -27,5%
NIKKEI: -9,7%
Assim, prevejo q a discrepância existente, por ex. entre o S&P e o Eurostoxx vai tender a diluir-se, sendo q deverá ser o S&P a desvalorizar e não o Eurostoxx a recuperar. É por isso q eu estou bearish p as bolsas americanas e neutral/bearish p as bolsas europeias.
PS: O índice Nikkei atingiu um mínimo de 20% em Março enquanto agora apenas perde 9,7%! Acredito tb q as bolsas japonesas vai necessariam/ desvalorizar, até pq as empresas japonesas (exportadoras) são extremam/ penalizadas por um dólar fraco e um iene forte e não se vislumbra uma mudança de cenário.
- Registado: 19/2/2008 18:04
Curiosa dissonância entre os Indices Mundiais!
Os indices têm comportamentos diferentes.Já sabemos.
Mas tão diferentes em tão pouco tempo???
Em 17 de Março praticamente todos os índices atingiram mínimos significativos e iniciaram um ciclo de recuperação que culminou em todos eles em meados de Maio excepto o Nikkei e o Nasdaq, que culminaram a recuperação já no mês de Junho.
As correcções então iniciadas foram muito diferentes nos vários mercados e os Fibonacci retracement foram os seguintes por ordem crescente:
Nikkei 35
Nasdaq, 38,2
SP 65
Dax 76,4
Footsie 80
Asx 80
Dow 100
Cac 100
PSI 135
1. Os 3 principais índices Americanos todos com retracements muito diversos.
2. Os 3 principais índices Europeus todos com retracements muito diversos.
3. O PSI é recordista pela negativa comparado com os 9 principais do mundo. E foi o único que fez mínimos inferiores ao mínimo de Março.
É curioso que tendo movimentos aparentemente em consonância todos os dias, resultem em diferenças tão grandes num prazo de 3 meses.
O que vos parece?
Um abraço.
Mas tão diferentes em tão pouco tempo???
Em 17 de Março praticamente todos os índices atingiram mínimos significativos e iniciaram um ciclo de recuperação que culminou em todos eles em meados de Maio excepto o Nikkei e o Nasdaq, que culminaram a recuperação já no mês de Junho.
As correcções então iniciadas foram muito diferentes nos vários mercados e os Fibonacci retracement foram os seguintes por ordem crescente:
Nikkei 35
Nasdaq, 38,2
SP 65
Dax 76,4
Footsie 80
Asx 80
Dow 100
Cac 100
PSI 135
1. Os 3 principais índices Americanos todos com retracements muito diversos.
2. Os 3 principais índices Europeus todos com retracements muito diversos.
3. O PSI é recordista pela negativa comparado com os 9 principais do mundo. E foi o único que fez mínimos inferiores ao mínimo de Março.
É curioso que tendo movimentos aparentemente em consonância todos os dias, resultem em diferenças tão grandes num prazo de 3 meses.
O que vos parece?
Um abraço.
- Registado: 30/3/2008 16:57
6 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Cem pt, Ferreiratrade, iniciado1, Investor Tuga, joao garcao, Jonas74, latbal, lito, malakas, Manchini888, maturidade, O Magriço, PMP69, trilhos2006, zorro2009 e 181 visitantes