Off-Topic : Moto electrica
Humm...
Acede aqui e confere que "1 jogo" de novas baterias ficam por 230Eur e apenas será necessário trocar de baterias de 20.000 em 20.000Km...
Consegues encontrar um preço aproximado para um painel fotovoltaico que consiga rivalizar com a oferta acima?
Abraço
Nico
Acede aqui e confere que "1 jogo" de novas baterias ficam por 230Eur e apenas será necessário trocar de baterias de 20.000 em 20.000Km...
Consegues encontrar um preço aproximado para um painel fotovoltaico que consiga rivalizar com a oferta acima?
Abraço
Nico
Caro Nico,
As baterias não seriam carregadas do (0) só pelos paineis fotovoltaicos, o que estes iriam fazer era uma carga lenta no tempo em que a moto estivesse parada ao sol.
Se numa utilização citadina casa/trabalho as baterias a 100% de carga dão para 40/50 kms e ficam paradas cerca de 8 horas ao sol, esse tempo de carga poderia reverter em mais uns 5 a 10 kms de autonomia.
As baterias não seriam carregadas do (0) só pelos paineis fotovoltaicos, o que estes iriam fazer era uma carga lenta no tempo em que a moto estivesse parada ao sol.
Se numa utilização citadina casa/trabalho as baterias a 100% de carga dão para 40/50 kms e ficam paradas cerca de 8 horas ao sol, esse tempo de carga poderia reverter em mais uns 5 a 10 kms de autonomia.
rosario Escreveu:Uma coisa que estes podiam ter era um pequeno painel fotovoltaico* para ir carregando a bateria nos tempos de paragem.
* já há paineis fotovoltaicos flexiveis, até podiam fazer a carnagem desse material.
Permite-me discordar...
Ainda não perdebendo muito disto, mas as motas para carregar precisam de consumir entre 1,4/2Kw de potência... Um painel fotovoltaico capaz de produzir essa potência terá uma área bem superior à da mota...
(Li num panfleto a propósito da MicroGeração de Energia que um painel fotovoltaico para gerar 1,28Kw teria qq coisa como 8 a 9m2 de área...)
Contudo, vejo nos veículos eléctricos grande potencial...
Tenho lido alguma coisa sobre estas motinhas e as baterias é que são o principal factor para o encarecimento das cujas... Actualmente as equivalentes a <50cc têm baterias de chumbo (normalmente) o que lhes confere menor potência conforme a bateria for sendo consumida... (Daí dever carregá-las sempre que possível, mesmo que esteja a meio...)
Ao invés, as que têm baterias de Lithinum (equivalentes a >50cc), mesmo estando no final da carga conferem a mesma potência que quando estava completamente carregada.
Volto a dizer que não sou especialista, mas de acordo com o que tenho lido, estas são as principais diferenças entre preços...
Abraço
Nico
Não fosse o preço dela em torno dos 8.000€ e diria que era optima.
Mas acredito que daqui a 1/2 dúzia de anos teremos veículos bem interessantes no mercado e a preços competitivos.
Uma coisa que estes podiam ter era um pequeno painel fotovoltaico* para ir carregando a bateria nos tempos de paragem.
* já há paineis fotovoltaicos flexiveis, até podiam fazer a carnagem desse material.
Mas acredito que daqui a 1/2 dúzia de anos teremos veículos bem interessantes no mercado e a preços competitivos.
Uma coisa que estes podiam ter era um pequeno painel fotovoltaico* para ir carregando a bateria nos tempos de paragem.
* já há paineis fotovoltaicos flexiveis, até podiam fazer a carnagem desse material.
Bom dia, rosario
De facto, concordo com as suas afirmações, mas se reparar nas caracreristicas da vectrix, já não têm velocidades tao limitadas nem autonomia também. Uma moto com essas caracteristicas servir-me-ia muito bem, não tendo de carregar todos os dias, ou até podia carregá-la no trabalho.
Velocità massima 100 km/h
Accelerazione 0-80 km/h - 6.8 secondi
0-50 km/h - 3,6 secondi
Autonomia 110 km a 40 km/h
Simulazione di guida in città - 5 ore
De facto, concordo com as suas afirmações, mas se reparar nas caracreristicas da vectrix, já não têm velocidades tao limitadas nem autonomia também. Uma moto com essas caracteristicas servir-me-ia muito bem, não tendo de carregar todos os dias, ou até podia carregá-la no trabalho.
Velocità massima 100 km/h
Accelerazione 0-80 km/h - 6.8 secondi
0-50 km/h - 3,6 secondi
Autonomia 110 km a 40 km/h
Simulazione di guida in città - 5 ore
Paionense Escreveu:Eu apenas preciso fazer 25km por dia
Eu nesta situação pessoalmente escolheria um smart...
Primeiro porque não gasta assim tanto e até já há modelos hibridos -> http://www.smart.pt <- ..
Depois porque no inverno com a chuva um tecto dá sempre jeito...

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- Registado: 5/12/2007 16:26
Paionense Escreveu:Eu apenas preciso fazer 25km por dia, mas a estrada é boa é dá para assapar à vontade.
Caro Paionense,
Nesta sua frase estão duas coisas que não se ajustam por se tratar de um veículo eléctrico, ou seja, os 25 kms diários iriam obrigar a uma carga praticamente todos os dias, o que iria diminuir a capacidade de carga das baterias e levaria a uma viciação das mesmas. Por outro lado, o "assapar" em veículos eléctricos é contra a natureza deles, uma vez que o consumo de energia e a autonomia ficam bastante comprometidos com o "assapar" de cabelos ao vento

Estes veículos são para poupar e como tal, para andar a baixa velocidade (40/50) para não ficar apeado por falta de energia.
Quando surgirem motos eléctricas com maior autonomia aí sim, dará para "assapar" tanto que até irá fazer faísca

Abraço
Penso que as bereco são ainda muito limitadas, pois têm uma velocidade máxima na ordem dos 50km/h o que é manifestamente pouco.
A vectrix é altamente apelativa, agora o preço já nem tanto.
Eu apenas preciso fazer 25km por dia, mas a estrada é boa é dá para assapar à vontade. Então de mota, não há filas, bem melhor
Abraço
JP
A vectrix é altamente apelativa, agora o preço já nem tanto.
Eu apenas preciso fazer 25km por dia, mas a estrada é boa é dá para assapar à vontade. Então de mota, não há filas, bem melhor

Abraço
JP
Seguindo a onda das motas electricas, ainda não vi por aqui mencionada uma marca que é concorrente da bereco, a ecoglady.
Site
Tem preços mais convidativos, se bem que estas motinhas vêm todas da China, o que esteticamente tem o seu "atrito"...
De qualquer forma, ando de há umas semanas para cá a ponderar a aquisição de uma, porém descobri que como a minha carta de condução é posterior a 31-03-1998, preciso de ir tirar uma licença de condução para as poder conduzir... Isto, acreditem, resfriou o meu interesse...
Abraço
Nico
Site
Tem preços mais convidativos, se bem que estas motinhas vêm todas da China, o que esteticamente tem o seu "atrito"...
De qualquer forma, ando de há umas semanas para cá a ponderar a aquisição de uma, porém descobri que como a minha carta de condução é posterior a 31-03-1998, preciso de ir tirar uma licença de condução para as poder conduzir... Isto, acreditem, resfriou o meu interesse...

Abraço
Nico
Editado pela última vez por Nico em 26/6/2008 9:22, num total de 1 vez.
Caro Salvador, eu tenho uma 125 a 4T e já a acho muito pastelona, só em cidade, onde se faz curtos percursos é que não chateia.
Andar com uma moto com um motor pequeno, mas a altos regimes, gasta mais do que se andar com uma superior a baixos regimes, por ex, na minha 125 a andar a essas velocidades gasta menos que 2,5 lt e se tiver paciência para andar a 50/60 gasta mais perto dos 2, mas se andar a 110/120 já vai para 3/2,25.
Andar com uma moto com um motor pequeno, mas a altos regimes, gasta mais do que se andar com uma superior a baixos regimes, por ex, na minha 125 a andar a essas velocidades gasta menos que 2,5 lt e se tiver paciência para andar a 50/60 gasta mais perto dos 2, mas se andar a 110/120 já vai para 3/2,25.
rosario Escreveu:50 cc a 4T é um caracol a andar, mesmo na cidade.
Para esses valores de consumo o preferível é uma 125, que tem outras vantagens em termos de mobilidade.
No entanto, para uma deslocação citadina e económica, se fôr para ir de casa para o trabalho, nada melhor que uma scooter eléctrica, a Vectrix é um pouco cara, mas do mesmo tamanho que uma 50 há a Bereco (www.bereco.pt)
Para quem tenha que fazer poucos kms diários e tenha garagem com electricidade (e goste de andar de moto), esta será uma solução muito económica.
naop eh assim tao caracol tive duas do mesmo estilo e andavam sempre a 80's 90 km/h... se eh passo de caracol...pa dentro da cidade da mais que sobra...eu morava em cascais e pa periferias, praia grande, e tudo era o q usava...
50 cc a 4T é um caracol a andar, mesmo na cidade.
Para esses valores de consumo o preferível é uma 125, que tem outras vantagens em termos de mobilidade.
No entanto, para uma deslocação citadina e económica, se fôr para ir de casa para o trabalho, nada melhor que uma scooter eléctrica, a Vectrix é um pouco cara, mas do mesmo tamanho que uma 50 há a Bereco (www.bereco.pt)
Para quem tenha que fazer poucos kms diários e tenha garagem com electricidade (e goste de andar de moto), esta será uma solução muito económica.
Para esses valores de consumo o preferível é uma 125, que tem outras vantagens em termos de mobilidade.
No entanto, para uma deslocação citadina e económica, se fôr para ir de casa para o trabalho, nada melhor que uma scooter eléctrica, a Vectrix é um pouco cara, mas do mesmo tamanho que uma 50 há a Bereco (www.bereco.pt)
Para quem tenha que fazer poucos kms diários e tenha garagem com electricidade (e goste de andar de moto), esta será uma solução muito económica.
Paionense Escreveu:salvadorveiga Escreveu:E dai... eu por exemplo tou a pensar comprar uma Yamaha Z qq coisa... é uma que gasta 1,6 L de gasolina aos 100 ... é igual a uma scooter e eh bem engraçada porque lhe deixaram so' a armaçao de modo a perder peso... costumam ser amarelas...e preço de 1000 e tal euros... vou mais rapido pa uma dessas que uma electrica que caso nao tem força e pouca autonomia...
1,6l/100km?
Isso é muito bom, onde viste essa moto?
Obviamente, que os veiculos a que me refiro apenas fazem sentido para já num contexto citadino. E estamos a falar de uma realidade para se aplicar em POrtugal
Abraço
JP
Peço desculpa é um pouco mais afinal exagerei...2,5 litros aos 100:
Honda Zoomer 50
Consumo: 2,5 litros/100km
Preço nova: cerca de 1900€
A Honda despiu completamente a Zoomer para poupar na gasolina e no ambiente. Graças a isso, esta máquina pesa 84 quilos, permitindo que consuma menos de 3 litros por cada centena de quilómetros. Se percorrer 6 quilómetros por dia, basta encher o depósito com 7 euros de gasolina por mês.

Deveras interessante mas mais ainda para quem apenas utiliza o motociclo em cidade. E quando chove, como é? Será que se fundem os fusíveis? Ou fica guardada na garagem como já agora fica a maior parte delas?
Minha rica VFR, que não a troco por nada, mesmo a beber os seus 8 a 12 Lt/100km
Sabe tão bem ir ali almoçar a Badajoz ou tomar um copo a Jerez...nesta coisa nem pró mes que vem lá chegava...
BN!

Minha rica VFR, que não a troco por nada, mesmo a beber os seus 8 a 12 Lt/100km

BN!
salvadorveiga Escreveu:E dai... eu por exemplo tou a pensar comprar uma Yamaha Z qq coisa... é uma que gasta 1,6 L de gasolina aos 100 ... é igual a uma scooter e eh bem engraçada porque lhe deixaram so' a armaçao de modo a perder peso... costumam ser amarelas...e preço de 1000 e tal euros... vou mais rapido pa uma dessas que uma electrica que caso nao tem força e pouca autonomia...
1,6l/100km?
Isso é muito bom, onde viste essa moto?
Obviamente, que os veiculos a que me refiro apenas fazem sentido para já num contexto citadino. E estamos a falar de uma realidade para se aplicar em POrtugal
Abraço
JP
Re: Off-Topic : Moto electrica
estive a ver

custos de manutenção muito baixos
9 mil e tal dolares ... cerca de 6.000 euros
parece-me interessante

"O $$$ foi feito para se gastar
, não para se perder
..."


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