Caldeirão da Bolsa

Leilões de fecho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PETRONIO » 23/6/2008 14:24

O Ulisses tem razão , defacto antes de existir este sistema de leilão os fechos eram incriveis ainda me lembro dos fechos do CPP.

Registado: 22/5/2008 21:52

por Elias » 23/6/2008 12:24

Eu percebi, Ulisses, era apenas para evitar duplas interpretações :wink:

De qualquer forma, nos states o problema continua a existir em todas as acções pouco líquidas.

1 abr
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 23/6/2008 12:07

Sim, eu não disse o contrário. Apenas referi que nos mercados que citei, haver ou não leilão de fecho torna-se mais irrelevante face aos aspectos que referi.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Elias » 23/6/2008 7:54

Obrigado Ulisses.
Só uma nota: julgo que no mercado alemão há leilões de fecho (pelo menos nos 5 minutos finais o índice fica "parado" até ao fecho)

1 abraço,
Elias

por Ulisses Pereira » 20/6/2008 13:57

Elias, não sei. Sei que negoceio desde 1991 e nos primeiros anos não havia.

Quanto à segunda questão, não sei responder. Mas em mercados como o americano ou o alemão, esta questão é bem menos importante dada a sua liquidez.
Não haver lelião de fecho para um BCP, uma EDP ou uma Sonae não era problemático, mas para outras acções seria...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Elias » 20/6/2008 13:28

Olá Ulisses,

Duas perguntas rápidas:

1 - Sabes em que ano passaram a existir leilões de fecho em Portugal?

2 - Segundo julgo saber, nos states não existem leilões de fecho. Considerando as virtudes destes leilões, como interpretar que nos states não tenham aderido a eles?

1 abraço,
Elias

por Ulisses Pereira » 20/6/2008 12:42

Robin, acredites ou não, os leilões de fecho são a forma mais eficiente de evitar grandes "puxões"/"Afundanços" no fecho. Sem este género de leilões é muito mais fácil puxar/afundar um título no fecho.

Experimenta pegar no volume de uma compra forte que, por vezes, entra no fecho e colocá-lo a meio da sessão e vê o movimento louco que produziria num título, já que a liquidez é bastante menor.

Ainda me recordo de quando, na Bolsa portuguesa, não havia este leilão de fecho e podes crer que - aí sim - assistias a fechos verdadeiramente loucos!

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Leilões de fecho

por Robin Citadino » 20/6/2008 12:14

Bom dia,

Já à algum tempo que vou seguindo os comentários ao leilão de fecho com alguma atenção. Por norma são sempre criticados por existirem, por vezes, grandes variações em relação quer aos últimos negócios efectuados até às 16:30, quer em relação a toda a sessão. E não estou a constatar isto por ser sempre para baixo, visto que às vezes temos variações positivas para valores que determinado título não chegou a atingir durante o período normal de negociação (até com gap's alargados).

Desculpem a minha ignorância mas qual é a necessidade de existirem leilões de fecho?

Muitas vezes deturpam a realidade que ocorreu durante o dia, levando alguém que só olha para os valores de fecho (nem sempre há tempo para seguir a sessão) a ter uma ideia errada do comportamento que o título teve.

Se é positivo existir um leilão aos início do dia (para determinar o valor de arranque do título mediante as ordens que entraram desde o fecho do dia anterior, visto que não temos um pré-market nem futuros que condicionariam este arranque) não vejo a vantagem do leilão no fecho.

Como sabemos gera inclusivamente desconfianças entre os investidores, multiplicando as teorias da conspiração, devido a durante este período aparecerem ordens a um valor específico, com volumes anormais, de forma a tentar centrar a acção nesse preço. Temos tido recentemente vários exemplos.

Não sei se nos outros mercados europeus com processo semelhante ou as regras são diferentes. Já li que estes mecanismos servem para dar eficiência. Neste caso parece-me exactamente o contrário e no nosso caso em particular, devido à pequena dimensão da bolsa nacional, ainda mais.

Quanto a mim, ao atingirmos as 16:30h era boa tarde e até amanhã!

BN!

Registado: 22/2/2008 17:37

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, carlosdsousa, Cem pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Investor Tuga, Jonas74, latbal, lito, malakas, Manchini888, maturidade, O Magriço, PAULOJOAO, PMP69, silva_39, tami, trilhos2006 e 184 visitantes