Caldeirão da Bolsa

A minha carteira fenomenal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Zenith » 21/6/2008 12:17

majomo Escreveu:
Zenith Escreveu:

Não foi essa a pergunta.
Estás disposto a perder 30% a 40% do investimento?

.

Se no inicio da compra estimar que num intervalo de 5 anos posso ter ganhos de 100% com probabilidade 80% e perdas de 40% com probabilidade de 20% a resposta é sim.
Se as probabilidades forem 50-50 a resposta é não

Registado: 29/11/2007 14:36

por artista_ » 21/6/2008 12:08

LuarAzul Escreveu:O único critério que tenho é este: se penso que vai descer nos próximos dias / semanas vendo (para depois voltar a comprar mais baixo - caso tenha coragem), se prevejo uma subida mantenho.

Olá Luar, isso não é bem um critério, é uma opinião, ou feeling, o problema é ele estar certo ou não... todos vendiam se soubessem que podiam comprar mais barato depois, o que acontece é que na Sind quem tem vendido fica convencido que fez bem porque as cotações têm caído, da mesma forma que quem compra em fases bull se convence que fez bem porque as cotações sobem... mas na realidade só se faz bem ou mal se temos uma estratégia que seguimos, caso contrário andamos aqui "à sorte"...

A mim já me aconteceu agir de modo correcto e perder dinheiro e não agira de acordo com a minha estratégia e ganhar ... e a última vez até foi bem recentemente, há um mêm mais ou menos. Comprei Sonae a 1.145 com uma estratégia bem definida, e vendi uns dias depois a 1.13, logo a seguir comprei BCP mas no dia seguinte apercebi-me que não o devia ter feito, vendi mas entretanto as cotações subiram nesse dia, ganhei mas fiz mal porque o título não estava numa situação técnica de entrada, definida na minha estratégia!

LuarAzul Escreveu:Infelizmente (ou felizmente) tenho andado tão ocupado com os mercados de futuros e forex que não tenho mesmo tido tempo de acompanhar seriamente a Sonae Indústria. Em todo o caso os lucros dos primeiros compensam largamente as perdas desta menina. E a experiência de tudo isto compensaria qualquer perda - mesmo que fosse a da totalidade do capital investido. :)

Ainda bem que te tens dado bem com o Forex, eu sinceramente tenho muitas dificuldades em perceber como é que pessoas que não têm experiência de mercado vão para o Forex... enfim, parece que o dinheiro não te diz muito, eu por acaso também me considero uma pessoa pouco materialista, mas não nasci num berço de ouro e preciso de comer, pagar as prestações da casa, as contas da água da luz, etc... "brincar" com dinheiro para mim não é opção, e palpita-me que também não é para muitos dos que aqui vêm!

bom fim-de-semana

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MERCW123 » 21/6/2008 11:04

PAD a 0,19
Sonae sgps-1,10
TDU-1,32
Soares da Costa-1,56
Lisgrafica-0,12

Registado: 5/4/2008 15:33

por majomo » 21/6/2008 10:52

Zenith Escreveu:
...
Se a pergunta for, "para o horizonte temporal em que faz investimento está disposto a tolerar flutuações negativas que podem ir até 30-40%" a resposta seria sim

Estou a perder em todas as minhas compras feitas em 2007 e 2008 com excepção de compras nos US (Intel e Qualcomm q mas tem uma % pequena na carteira).
Situação não me deixa radiante mas não estou em panico e nao vendo. Ja passei pela mesma situção em 2002 e arrependo-me mais de não ter sido mais ousado a comprar nessa situação de baixa do que a vender na situação de alta em 2007.

Não foi essa a pergunta.
Estás disposto a perder 30% a 40% do investimento?

É que quando se investe a longo prazo, mesmo com todos os fundamentais qeu os possam justificar, eles podem alterar e aí, um investidor não pode ser cego e não vender...
Aliás, há ainda muitos exemplos desses de 2000... que têm continuam com acções que agora sabem que nunca voltarão ao valor pelas quais compraram.

Portanto, tens de pensar se és capaz de perder esses 30%, 40% de investimento...
Para mim, um investidor que não seja capaz de vender a perder, não será investidor de sucesso... excepto se tivermos a falar de grandes bull markets, como o anterior, onde qualquer um é capaz de ganhar.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por LuarAzul » 21/6/2008 10:13

rosario Escreveu:
LuarAzul Escreveu:É muito bom perceber que a minha paixão de viver não depende de ter muito dinheiro, pouco ou nada. Isso vale mais do que todo o dinheiro do mundo!!

Mas com dinheiro torna-se tudo mais fácil...

sem dúvida que o dinheiro é muito importante, mas há coisas ainda mais importantes!! :)

Registado: 7/1/2008 21:31

por rosario » 21/6/2008 8:24

LuarAzul Escreveu:É muito bom perceber que a minha paixão de viver não depende de ter muito dinheiro, pouco ou nada. Isso vale mais do que todo o dinheiro do mundo!!

Mas com dinheiro torna-se tudo mais fácil...

Registado: 27/9/2007 14:33

por LuarAzul » 20/6/2008 23:54

Ulisses Pereira Escreveu:pssantos, quem não está em condições psicológicas para justificar uma entrada no mercado, certamente não está em boas condições para negociar.

Entende isto como um conselho. E eu normalmente odeio dar conselhos. :)

Um abraço,
Ulisses

Bem, isto é um desafio!! :)

Eu tenho sonae indústria. Escolhi esta empresa devido à sua dimensão e gestão e também porque penso que irá subir quando o PSI 20 inverter. comprei em várias tranches com média de 3,80. Entretanto já vendi 30% a 3,39 porque achei que ia descer mais (e desceu!). Nestes dias tenho andado a pensar se devo vender ou não. O único critério que tenho é este: se penso que vai descer nos próximos dias / semanas vendo (para depois voltar a comprar mais baixo - caso tenha coragem), se prevejo uma subida mantenho.

Infelizmente (ou felizmente) tenho andado tão ocupado com os mercados de futuros e forex que não tenho mesmo tido tempo de acompanhar seriamente a Sonae Indústria. Em todo o caso os lucros dos primeiros compensam largamente as perdas desta menina. E a experiência de tudo isto compensaria qualquer perda - mesmo que fosse a da totalidade do capital investido. :)

É muito bom perceber que a minha paixão de viver não depende de ter muito dinheiro, pouco ou nada. Isso vale mais do que todo o dinheiro do mundo!!

Registado: 7/1/2008 21:31

por Zenith » 20/6/2008 21:03

majomo Escreveu: "Se daqui a x meses estas acções descerem para os valores que agora estão, vocês não se importavam de "perder" esse dinheiro?"

Só depois de feita a venda é que se fazem as contas de ganhos e perdas.
Mas para esclarecer melhor a resposta á pergunta:
Se houvesse uma bola de cristal que dissesse q passados uns meses as acções estarim nos vlaores a que estao agora claro que se espereria por essa data para entrar.
Se a pergunta for, "para o horizonte temporal em que faz investimento está disposto a tolerar flutuações negativas que podem ir até 30-40%" a resposta seria sim

Estou a perder em todas as minhas compras feitas em 2007 e 2008 com excepção de compras nos US (Intel e Qualcomm q mas tem uma % pequena na carteira).
Situação não me deixa radiante mas não estou em panico e nao vendo. Ja passei pela mesma situção em 2002 e arrependo-me mais de não ter sido mais ousado a comprar nessa situação de baixa do que a vender na situação de alta em 2007.

Registado: 29/11/2007 14:36

por majomo » 20/6/2008 17:18

Desejo-vos muita sorte e espero que nunca precisem desse dinheiro que têm investido... e já agora, que esses ganhos venham rápido!

É que caso contrário, vão-se arrepender da vossa estratégia, que pelos vistos não é estratégia...

Faço uma pergunta,
-quando vocês fizeram esses investimentos, se alguém perguntasse:
"Se daqui a x meses estas acções descerem para os valores que agora estão, vocês não se importavam de "perder" esse dinheiro?"
-Devo usar STOP's

por Adelin » 20/6/2008 16:58

Conexant ? Fantástico, também tenho Conexant a 3,54$ !
Imagem

Registado: 13/5/2008 13:07

A minha...

por frigas » 20/6/2008 16:56

Sonae SGPS, 1.58€

Conexant - 0.58€

Fortis Bank - 14,60€

Sonae e conexant posições longas com a confiança de que recuperarão no seu devido tempo conjuntamente com os mercados.

Fortis aguardo um ressalto para vender e voltar a comprar quando baixar- acção de curto trade.

Cumpts.
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

por Ulisses Pereira » 20/6/2008 15:37

pssantos, quem não está em condições psicológicas para justificar uma entrada no mercado, certamente não está em boas condições para negociar.

Entende isto como um conselho. E eu normalmente odeio dar conselhos. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pssantos72 » 20/6/2008 15:21

Adelin Escreveu:Obrigado por publicarem a vossa carteira bastante melhor que a minha...está a ajudar-me muito :| :lol:

Adelin, aqui vai a minha desgraça tb:
Teixeira duarte: 3,65
Mota-Engil: 7,15
Sonae SGPS: 1,7
Sonae Capital: 1,92
EDPr: 8

Peço desculpa ao Ulisses mas neste momento não estou em condições psicológicas de justificar a entrada nestes papeis.... :oops:

E mesmo sendo uma má estratégia, estou com o Adelin, vende-las só a ganhar! Espero que este tópico ainda ande por aqui quando as vender, para publicar a venda !

In waiting mode.... 8-)
Abraços

Registado: 29/11/2007 12:16

por Adelin » 20/6/2008 12:46

E siga com outro dia fantástico e com entrada no aumento de capital do Banif :twisted:
Imagem

Registado: 13/5/2008 13:07

por tool » 10/6/2008 23:45

Epa!!!

eu sou mt novato na bolsa e levei na boca de todos os lados qd começei, ou seja fins de 2007 :cry:

Ora uma parte da minha carteira( parte com insucesso)

Sonae SGPS-1,94€
Sonae Industria-5,59€
BCP- 3,03€

De qq modo pensei ( nao sei se bem) e vendi a sonae industria á 1 mês e tava hoje a pensar em despachar SGPS.
Pois nao estou a ver isto com bons olhos.
Acho preferivel agarrar na massa e investir em outros mercados que estao aparentemente bull.
Mas nao vou deixar de acompanhar estas cotaçoes que despachei.

Gostaria que me emendassem caso esteja equivocado :roll:

Cumprimentos e bons negocios

Registado: 29/11/2007 11:47

por mibusiness » 10/6/2008 22:41

LOL Jeso, essa está boa :lol:

Registado: 29/11/2007 10:31

por jeso » 10/6/2008 22:36

O que me faz lembrar a minha carteira:
Anexos
as minhas acções.jpg
as minhas acções.jpg (3.33 KiB) Visualizado 2337 vezes

Registado: 24/6/2006 12:52

Re: ...

por dvck » 10/6/2008 19:35

MAV8 Escreveu:A minha carteira:

Boa sorte aos restantes.

Parece-me uma carteira inteligente nesta altura :wink:
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

...

por MAV8 » 10/6/2008 19:32

A minha carteira:

Boa sorte aos restantes.

Apesar de estar fora há já alguns meses ainda perdi parte dos ganhos do ano passado a negociar CFD's. Entradas curtas em que a única coisa que ganhei foi experiencia.

O mercado em descida é muito mais brusco nos seus movimentos o que dificulta bastante a negociação mesmo no lado curto.

Quanto a mim os bear markets são para ver por fora.

Só mais uma coisa em relação aos que querem vender acima dos valores altissimos (agora é facil de dizer que eram caros) a que compraram: eu quero vender ao mesmo preço que vocês mas prefiro comprar a preços mais acessíveis se calhar deviam fazer o mesmo. (a ironia pode ser cruel mas também pode ajudar muito especialmente se lerem com vontade de retirar algo positivo da mesma).
Editado pela última vez por MAV8 em 10/6/2008 19:41, num total de 2 vezes.

Registado: 10/11/2006 10:43

por mapaman » 10/6/2008 14:07

Boas a todos,
já agora
galp entre os 15.96 e os 17.8 euros com entradas/saidas no ultimo mês neste range de preços,básicamente porque estou à espera dos barris do brasil,e olhando um pouco para trás ver que vendi REN a 3.54 na véspera de ex-dividendo faz-me acreditar que de momento esta é a mais segura do PSI.

EDPr a 8 euros,têm potencial de subida em virtude do tipo de negócio e não deve tardar muito para começarem a sair price tragets,convem tambem lembrar que a entrada no psi-20 lhe vai trazer outra visibilidade.

Vendi a posição na Brisa(2ª melhor opção do PSI)
para reforçar na GALP e até agora não estou arrependido.
cumps

Registado: 24/1/2008 22:05

por sherek_JNEG » 10/6/2008 12:53

Ulisses Pereira Escreveu:Seria interessante justificarem o porquê dessas opções. Saber que alguém tem a acção X, Y ou Z tem pouco interesse. Mas saber por que razão tem essas posições já tem bastante interesse.

Um abraço,
Ulisses

Bom as minhas decisoes são várias
Inapa-acreditar na nova gestão da empresa e os objectivos para 2010.
Pararede-após a fusao com a nova empresa poderá dar novo alento e criar uma nova empresa capaz daquilo que até agora a pararede não conseguiu.
Sonae sgps-penso que é ma empresa sólida e capaz de dar a volta por cima nesta crise pois o "tio"Belmiro não custuma dar ponto sem nó e ele já deve de estar a pensar em alguma para defender as suas meninas.
Lisgráfica-tenho uma possição muito pequena e não me preocupa a sua cotação pois quem sabe um dia destes sai uma noticia daquelas tipo como saiu va VAA e que a levou dos 0,11€ aos 0,28€ e ai poder sair com algumas mais valias que dê para ir almoçar com a esposa e filhos.
Benfica-Possição muito pequena e apenas razões emocionais nada mais.

Registado: 29/11/2007 13:19

Re: A minha carteira fenomenal

por artista_ » 10/6/2008 12:25

Adelin Escreveu:De qualquer maneira somente serão vendidas acima do valor de compra e não estou brincar.

Não estás a brincar, estás a auto-convencer-te disso... Mais importante agora é avaliar a melhor saída para essa situação, penso que em nenhum caso se poderá considerar que essa carteira não é um erro, não estou a ver nenhuma estratégia minimamente bem definida chegar a esse ponto...

boa sorte!

sherec_JNEG Escreveu:...saber esperar é uma virtude em bolsa.

Onde é que saber esperar foi uma virtude para quem comprou em 2000 PTM, Impresa, Sonaecom, PAD, Sonae, ou qualquer título da bolsa portuguesa?

Esta é uma "frase feita", entre muitas, que na prática não são mais que desculpas para nos confortarem pelos erros que estamos a cometer nos mercados... até se devia lançar um tópico com estas idéias pré-consebidas que não fazem sentido, ou pelo menos, são muitas vezes erradamente interpretadas!

Cps

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 10/6/2008 12:24

Seria interessante justificarem o porquê dessas opções. Saber que alguém tem a acção X, Y ou Z tem pouco interesse. Mas saber por que razão tem essas posições já tem bastante interesse.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

liquidez abunda!

por ASLPINZIO » 10/6/2008 12:00

poucos negocios, reflexo da queda constante do psi desde maio
SNC 2.30, PAD 0.19, EDPR 8.00, MAR 7.13 83% em liquidez

Registado: 20/5/2008 10:14

por majomo » 10/6/2008 11:51

fernmato Escreveu:
Adelin Escreveu:Obrigado por publicarem a vossa carteira bastante melhor que a minha...está a ajudar-me muito :| :lol:

Para sentires melhor aqui vai a minha.

Portucel 2,04
Martifer 8,00
Sonae Capital 2,11
Sonae SGPS 1,85
Mota Engil 5,46

Total (-16,6%) ao fecho de ontem. Se não fosse a sonae até nem estava muito mal!!!

Como é que tens a sonc a 2,11?
-Devo usar STOP's

Próximo

Quem está ligado: