Caldeirão da Bolsa

Até os comemos...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PJBM2 » 21/6/2008 0:47

A nota do Bosingwa me parece um pouco baixa, pelo menos um 4. Eu dou 5 assim como ao deco.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

Ranking dos tugas 1 a 5

por tarzan tchetcheno » 20/6/2008 23:58

Ricardo, atendendo ao facto de estar atrás da baliza nos penalty's com a inglaterra, não vou bater mais no céguinho que provavelmente até estava destinado a passar um Euro descansado no banco 1,5

Pepe: boa estreia a marcar e a mostrar que quando houver um entendimento melhor com o Ricardo Carvalho podem formar uma dupla de centrais que seja ma mais valia. 3,5 (o meio foi pelo golo)

Ricardo Carvalho: não teve a oportunidade de brilhar muito neste Euro. Provavelmente a época pesou um pouco. 3

Bosingwa: um craque, um euro de garra e ontem pela 1ª vez alguém passou por ele em velocidade (e deu golo) 3

Paulo Ferreira: muito mal mas quem o escolheu foi o scolari. Fez o que pode e fez mal. Já se esperava e confirmou-se. Precisamos de um defesa esquerdo para setembro quando começar o Mundial 2010. 2

Petit: melhor que durante a época no Benfica e não foi pelo Petit que perdemos nada (surpreendeu-me pela positiva) 3,5 (o meio pela surpresa positiva)

J. Moutinho: também com uma estreia auspiciosa em grades palcos e um jogador que pode vir a ser um dos mais importantes no futuro, pelo que defende e pelo que ataca e faz jogar. 4 (aquela assistência para o raúl meireles é a melhor do euro)

Cristiano Ronaldo: carregou a cruz do ''melhor do mundo que tem que mostrar mais que os outros'' e a estória do Real veio desconcentrar um pouco. Em termos do que jogou não se pode apontar nada. É um desequilibrador, é importante, defendeu muito pouco
e pareceu faltar qualquer coisa mas é o jogador mais importante do futuro do futebol português. Imagine-se quando um dia ele chegar a um torneio destes na super-forma que teve a época toda no MU. 3,5

Simão: Não concordo nada com um comentário anterior doutro post. Foi dos melhores jogadores de portugal. Sempre concentrado, incisivo no ataque, a defender nos 3 jogos que jogou e a jogar, fazer jogar, a construir. 4

Raúl Meireles: pelo golo e pelo jogador que é, fez um bom torneio, esteve bem quando jogou e mostrou que tem lugar na selecção. 4

Nuno Gomes: Muito melhor que durante a época, bem fisicamente, 2 assistências, 1 golo. 4 (se deve ser um dos avançados daqui a 2 anos temos que ver)

Postiga: bom golo e boa sorte no Sporting que a selecção precisa de ter 3 avançados e dá jeito que os que marcam possam jogar desde que estejam em forma. 3

Deco: a grande nível, foi o melhor e o que por não ter jogado muito no início da época, apareceu agora em excelente forma

Nani: dos menos utilizados acho que deve ser um dos que aida se destacou. Precisa de humildade mas é outro dos inprescindíveis para o futuro. 3

depois a rapaziada do jogo com a suiça não vou avaliar por um jogo desgarrado do colectivo.

Quanto à nossa ''equipa'', somos fortes, temos das melhores selecções do mundo mas temos que ser mais humildes. A sobranceria não dá frutos. Há que provar a cada momento, como se viu dois livres podem matar-nos.
A desilusão vai perdurar mais uns tempos mas depois quando virmos o petromax a 150 ficamos mais felizes :mrgreen:

Registado: 19/3/2008 20:29

por Capitão Nemo » 20/6/2008 23:29

Amanhã jogo entre a Holanda e a Rússia faz lembrar a final do Euro 88.

Na equipa da Holanda jogava um tal de Van Basten...

Vejam só o golinho que marcou nessa final ganha pela Holanda por 2-0

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/pm1Ui5n_3oY&hl=en"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/pm1Ui5n_3oY&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

Re: Charles

por charles » 20/6/2008 23:25

suavemar Escreveu:A minha ironia é o espelho do teu post, pois é completamentre idiota pensar que o conselho que referis-te pode ser dado por uma pessoa com a intenção calculista e simplista só com o objectivo de afastar um jogador de ser seu adversário/rival.

Tenho a minha opinião e Scolari com ou sem segundas intenções não pode nem deve aconselhar jogadores sobre transferencias.
Quanto ao seu tom jacoso achei de mau tom,deselegante e imbecil.
Guarde o seu complexo de superioridade para si, que eu não estou para ser alvo de gozo de pouco nivel.
[/quote]

O teu tom é que me parece desajustado a desilegância e imbecilidade partiu do teu post , e até agora só tem vindo a aumentar, a ironia não foi em tom ofensivo mas sim em jeito de caricaturar a situação, se não queres ser alvo de ironias,podes ter a tua opinião, e eu dei a minha sobre o assunto,acho idiota pensar que o Scolari ou outro treinador daria um conselho desses com base em interesses pessoais/profissionais, isso só poderia ser uma perversão, respeita as opiniões dos outros e não ofendas com adjectivos de baixo nivel os outros participantes, respeita assim as ironias que não são ofensas , e é melhor ficarmos por aqui.

Para não incomodarmos o fórum se quiseres discutir ou esclarecer aguma coisa fá-lo por MP, ó forum não tem nada que levar com mais um post sobre futebol bloqueado como de costume devido a troca de "galhardetes".
Editado pela última vez por charles em 20/6/2008 23:47, num total de 3 vezes.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por lutav » 20/6/2008 22:36

Woodhare Escreveu:MarcoAntonio realmente cada um tem a sua opinião e neste caso divergimos.

Paulo Moreira, o meu raciocínio é que num Mundial vão os melhores de todo o mundo o que eleva a fasquia dos que participam. Existem menos equipas europeias no Mundial do que no Europeu.

australia, usa, angola, etiopia, etc etc... e depois, ... ok, tens razao, argentina e brazil....

resumo: (passe sarcasmo)

campeonato do Mundo = europa (e algumas boas selecoes europeias ficam pelo caminho para dar a vaga a..) brasil, argentina, uma boa equipa africana, e mtas selecoes escolhidas pelo método de quotas..

:mrgreen:

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

Ironias da bola

por LS » 20/6/2008 22:33

A Croacia ganhou à Alemanha e fica fora. Os turcos perderam com Portugal, ganham à Croácia e seguem em frente....

Registado: 8/10/2006 16:14

por PJBM2 » 20/6/2008 22:30

Paulo Moreira Escreveu:Caricato seria eles passarem para a semi-final :shock:

Portugal eliminado e Turkia segue? O futebol não tem mesmo lógica.

Estou incrédulo e envergonhado. :lol:
Paulo Moreira

por Woodhare » 20/6/2008 22:25

MarcoAntonio realmente cada um tem a sua opinião e neste caso divergimos.

Paulo Moreira, o meu raciocínio é que num Mundial vão os melhores de todo o mundo o que eleva a fasquia dos que participam. Existem menos equipas europeias no Mundial do que no Europeu.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por PJBM2 » 20/6/2008 22:24

Caricato seria eles passarem para a semi-final :shock:

Portugal eliminado e Turkia segue? O futebol não tem mesmo lógica.
Paulo Moreira

por aefernandes » 20/6/2008 22:20

Da-se estes Turcos que mais vão fazer? p que os p

Registado: 21/4/2008 15:02

por PJBM2 » 20/6/2008 22:12

Woodhare Escreveu:Sim mas a semi-final foi de um mundial. Por isso devia estar acima da final do Europeu.

Quanto ao resto, os resultados é que contam. :)

O mundial foi dominado por equipas europeias. Por isso a semi-final do mundial foi equivalente a uma semi-final de um Euro.
Não entendi o teu raciocínio.
Paulo Moreira

por MarcoAntonio » 20/6/2008 22:11

Bem, não vale a pena continuar com a discussão (e confesso que considero que a tua análise de objectiva não tem nada, mas se calhar pensas o mesmo da minha).

Escolher o melhor resultado para mim não é objectivo e estás a passar por aspectos importantes (o facto de termos jogado em casa e o facto de na altura não existir uma selecção ao nível da França de 2000, manifestamente). Para mim isso é claro como a água mas para ti parece não ter importância nenhuma e o que conta é o final e o que é importante no Scolari é essa final.

Ora, eu não vejo assim, vejo a passagem do Scolari como tendo uns 5 anos no nosso país onde houve momentos muito bons e onde houve momentos bem fracos.

Mas nunca vamos concordar provavelmente...

Também achei interessante o gráfico do Paulo Moreira (eu já tinha dito algo semelhante num post anterior). O que contrasta totalmente com a tua opinião sobre curvas descendentes que o Scolari evitou e afins.

Mas como digo, penso que não vale a pena estarmos a prolongar esta discussão. Pelo menos da minha parte tenho coisas mais interessantes agora para fazer do que falar de quem ganha milhões e faz (aos meus olhos pelo menos) tanta asneira...

E já nem vou falar do murro para "defendê o minino" e outras coisas do género. A sério, o melhor é ficar por aqui porque não vale mesmo a pena. Ainda para mais agora que ele foi embora.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Woodhare » 20/6/2008 22:03

Sim mas a semi-final foi de um mundial. Por isso devia estar acima da final do Europeu.

Quanto ao resto, os resultados é que contam. :)
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

por Woodhare » 20/6/2008 21:57

MarcoAntonio não quero entrar em comparações, até porque o Humberto Coelho pertence ao grupo de treinadores que admiro, mas se o Scolari só tivesse tido a primeira oportunidade, seria uma final contra a meia-final do Humberto.

Não estou a endeusar o Scolari, mas não vou deixar que uma derrota contra uma selecção que é uma das maiores potências do futebol há várias décadas me faça esquecer toda a excelente prestação do Scolari à frente da Selecção.

Para mim o mais importante é que Portugal continue a chegar às fases finais, o resto vem por si.

Pode haver outros treinadores muito bons que poderiam fazer melhor, pois então venham eles e façam porque o Scolari já tem os resultados e isso ninguem lhe tira.

por PJBM2 » 20/6/2008 21:52

Woodhare Escreveu:MarcoAntonio olhando os factos com objectividade:

- Portugal estaria hoje numa curva descendente se não fosse o Scolari e os jogadores brasileiros naturalizados. É isso que muita gente não vê, o Scolari apanhou a selecção quando ela ia começar a declinar e ele inverteu a situação.

Como é que é? :shock: A era Scolari é uma linha descendente desde que se aproveitou da equipa formada pelo Mourinho.
A tua objectividade deixa muita a desejar. :roll:
Anexos
Era Scolari.PNG
Era Scolari.PNG (10.86 KiB) Visualizado 1014 vezes
Paulo Moreira

Charles

por suavemar » 20/6/2008 21:47

A minha ironia é o espelho do teu post, pois é completamentre idiota pensar que o conselho que referis-te pode ser dado por uma pessoa com a intenção calculista e simplista só com o objectivo de afastar um jogador de ser seu adversário/rival.[/quote]

Tenho a minha opinião e Scolari com ou sem segundas intenções não pode nem deve aconselhar jogadores sobre transferencias.
Quanto ao seu tom jacoso achei de mau tom,deselegante e imbecil.
Guarde o seu complexo de superioridade para si, que eu não estou para ser alvo de gozo de pouco nivel.

Registado: 3/12/2007 14:50

por Woodhare » 20/6/2008 21:43

MarcoAntonio Escreveu:
Woodhare Escreveu:- O comportamento dos jogadores mudou bastante na era Scolari.

Pois eu não vejo em quê.

Qual é a diferença entre o Cristiano Ronaldo no Manchester vesus Selecção e entro o Figo no Real Madrid (e etc) versus Selecção?

Bem, se mudou foi para pior...

Woodhare Escreveu:- Portugal estaria hoje numa curva descendente se não fosse o Scolari e os jogadores brasileiros naturalizados. É isso que muita gente não vê, o Scolari apanhou a selecção quando ela ia começar a declinar e ele inverteu a situação.

Bom, isso já é uma questão subjectiva (e por sinal discordo). Tirando a parte dos "naturalizados", nessa parte concordo com o teu texto mas isso não é mérito do Scolari.

No resto não concordo e é de resto extremamente especulativo estar a sugerir o que teria acontecido com outro seleccionador e com estes mesmos jogadores. Pois para mim tanto podia ter sido pior como melhor...

Que no Mundo não há só o Scolari. Aliás não faltam seleccionadores melhores do que ele.

Eu lembro-me de há uns anos ter defendido o Guus Hiddink. Mas é um nome no meio de muitos...

O que teria feito a selecção com estes "jogadores de ouro" e com um seleccionador de ouro?

Epá, não sabemos e não concordo que se diga que teriamos uma curva descendente. Há por aí treinadores a fazer igual ou melhor com muito menos jogador do peso do que tinhamos nestes anos, ora essa!

Eu acho que o comportamento dos jogadores mudou bastante, principalmente ao nível disciplinar.

Quanto a treinadores como já disse Scolari não é dos mais brilhantes ao nível estratégico e táctico. Mas a verdade é que obteve bons resultados e esses resultados foram melhores do que os dos outros treinadores da Selecção Nacional e isso é que conta.

Para mim é claro que Portugal estava a entrar em curva descendente e podia ter acontecido a Portugal o que aconteceu à Alemanha há uns anos atrás. Felizmente foram logo directos ao assunto e colmataram as falhas com jogadores naturalizados, tal como os alemães tinham feito e colmataram a grande falha de liderança com o Scolari.

Quanto ao resto não sei. O Scolari conseguiu uma grande empatia com os portugueses, não sei se outro treinador estrangeiro ou nacional, melhor ao nivel táctico conseguiria o mesmo nem sei se o Scolari vai conseguir isso noutro país. Espero que sim para ambos os casos.

Seja como for o que ele fez por vezes rondou o genial. Para mim o saldo foi mais que positivo.

por MarcoAntonio » 20/6/2008 21:41

Para recapitular, dos 3 pontos que colocaste:

- O ultimo não é do plano objectivo, é do plano subjectivo.

- O segundo também dificilmente é do plano objectivo, eu não vejo que a atitude dos jogadores tenha mudado para melhor. Houve algumas mudanças, umas para melhor e outras para pior.

- Quanto aos resultados: o Scolari teve 3 campanhas para obter resultados tendo-se qualificado em duas e obtido os seguintes resultados: uma final, uma meia final e uns oitavos de final (que correspondem a quartos de final num europeu). Titulos, zero. O Humberto Coelho teve uma única oportunidade e o resultado foi este: uma meia-final.

Parece-me perfeitamente equivalente se fizermos uma média. E não podemos culpar ou penalizar o Humberto Coelho por só ter feito uma campanha.

E termos de futebol jogado (subjectivo) o pico da selecção para mim em termos de qualidade e consistencia foi o Euro 2000.

Se bem me lembro jogou bem em todos os jogos (incluindo no que perdeu, tendo sido derrotado por uma equipa ainda melhor). É bom lembrar que estivemos quase todo o jogo a ganhar à França, com esta no pico da sua força com Zidanes, Laurent Blancs e etc.

Depois disso, incluindo no período Scolari, a selecção apareceu novamente a espaços com a mesma qualidade. Mas a espaços e de forma interrupta.

Ora e meia fazia grandes jogos. Ora e meia jogava pauperrimamente contra Arménias, Azerbeijões, Suíças, etc. E quer no Mundial 2006 quer neste Euro 2008 quando apareceram selecções mais fortes... kaput selecção. Tirando aquele Holanda-Portugal a jogar com menos que foi muito taco a taco. Fora isso, desfalecemos com a França, com a Alemanha, etc...

Eu volto a insistir que para mim o trabalho global dele não foi negativo. Não considero isso.

O que estou totalmente contra é ao "endeusamento" e às análises pouco objectivas, do estilo paradisiaco, do que foi o período Scolari.

Não houve títulos, não houve nada de extraordinário (que já não tivessemos tido antes de semelhante gabarito).

Foi bonzinho, com momentos excelentes aqui e acolá e também com muitos momentos decepcionantes...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por SDIASA » 20/6/2008 21:25

Woodhare Escreveu:É verdade que ele não foi a única peça no processo mas foi uma peça bastante importante e que trouxe bastante dignidade à selecção e ao nosso país.

Concordo que tenha dado bastante dignidade a selecção no sentido de ter acabado com as imposições dos clubes em colocar os jogadores.
Quanto ao nosso país, moralizou o POVO no sentido de o unir a volta da selecção, mas as orientações tecnicas deixam muito a desejar.
Ele pode não ser Burro mas teimoso ele É.
Sei que isso é uma afirmação de um líder mas nem sempre isso poderá ser bem interpretado principalmente no futuro campeonato Inglês.
Não há tempo para os resultados aparecerem, é para ganhar sem ter de motivar os adeptos. Vão ser os adeptos que vão puxar por ele.
O tempo dará razão a quem planeia o futuro.

Aguardamos pelo campeão da Europeu de 2008.

Sérgio Dias.

Registado: 12/7/2007 14:49

por MarcoAntonio » 20/6/2008 21:13

Woodhare Escreveu:- O comportamento dos jogadores mudou bastante na era Scolari.

Pois eu não vejo em quê.

Qual é a diferença entre o Cristiano Ronaldo no Manchester vesus Selecção e entro o Figo no Real Madrid (e etc) versus Selecção?

Bem, se mudou foi para pior...

Woodhare Escreveu:- Portugal estaria hoje numa curva descendente se não fosse o Scolari e os jogadores brasileiros naturalizados. É isso que muita gente não vê, o Scolari apanhou a selecção quando ela ia começar a declinar e ele inverteu a situação.

Bom, isso já é uma questão subjectiva (e por sinal discordo). Tirando a parte dos "naturalizados", nessa parte concordo com o teu texto mas isso não é mérito do Scolari.

No resto não concordo e é de resto extremamente especulativo estar a sugerir o que teria acontecido com outro seleccionador e com estes mesmos jogadores. Pois para mim tanto podia ter sido pior como melhor...

Que no Mundo não há só o Scolari. Aliás não faltam seleccionadores melhores do que ele.

Eu lembro-me de há uns anos ter defendido o Guus Hiddink. Mas é um nome no meio de muitos...

O que teria feito a selecção com estes "jogadores de ouro" e com um seleccionador de ouro?

Epá, não sabemos e não concordo que se diga que teriamos uma curva descendente. Há por aí treinadores a fazer igual ou melhor com muito menos jogador do peso do que tinhamos nestes anos, ora essa!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/6/2008 21:27, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

breve opinião da história do futebol português desde 84

por tarzan tchetcheno » 20/6/2008 21:04

84 selecção completamente esfrangalhada (como o país em pleno bloco central), 4 treinadores, equipa valente com jogadores que desequilibravam e avançados (nunca mais houve 3 avançados numa selecção com a categoria do jordão do gomes ou do néné ao mesmo tempo e eram todos trintões nesta fase)
excelente comportamento e para a minha geração a 1ª vez que sentimos a selecção.

86 saltillo nem vale a pena tentar descrever o que é levar 3 batatas de marrocos. A lesão do Bento também marcou a prestação.

88, 90, 92, 94 pós saltillo e um desastre completo

96 aparição dos campeões mundiais de juniores na selecção e a geração de ouro fez boa figura sendo eliminados pelo chapéu do Poborsky.

98 não fomos ao mundial por causa do BATTA e do murro do sá pinto na véspera de um jogo fácil (irlanda do norte que perdia com toda a gente) que acabou por ficar 0-0.

2000 mais um grande euro a terminar de forma trágica com a mão do abel xavier. Grande euro que fez essa selecção.

2002 o mundial da vergonha, o que se passou por lá devia ter obrigado a uma limpeza completa na federação mas a única mudança foi o mister e veio o filipão.

2004 a nossa taça foi oferecida aos Gregos numa final mal perdida. O Filipão aqui cometeu aqueles erros habituais relativos a ser teimoso e burro.
O ricardo foi herói e sem ele não tinhamos chegado à final mas aquele golo grego num canto em que o costinha e o ricardo ficam a discutir e depois são os dois que falham na marcação e saída da baliza. Fizemos um euro bom e tivemos direito à 1ª final, esperamos ansiosamente pela próxima mas está visto que não será fácil.

2006 - excelente mundial, nada a apontar a ninguém, os jogos com a holanda e com a inglaterra são simplesmente memoráveis. Nas meias finais com a frança faltou-nos mais equipa, faltou-nos já lá não estar o figo, faltou-nos avançado (o pauleta não teve culpa de pura e simplesmente não haver bolas a chegar em condições.

2008 - Grande desilusão e eliminação previsível agora ou depois quando o ricardo falhasse ou fizesse falta um defesa esquerdo em condições. O Scolari voltou a ser burro e teimoso. A gestão que fez do terceiro jogo (depois do anúncio de que se ía embora - aleluia) foi péssima, tinha que ter jogado outro guarda redes e com missão de sair às bolas por alto sem medo.

Mas voltando a este euro há que lembrar a qualificação que foi muito má e marcada por vários frangos decisivos do ricardo e por golos iguais aos de ontem. Num jogo que empatámos na arménia (acho que era arménia) há um livre igual em que nem o ricardo sai nem o central acompanha e passados 15 minutos noutro livre igual íamos ficando a perder 2-0. Se até a arménia percebeu aquela falha grave imagine-se os alemães.

Perdemos com uma selecção que não era superior em individualidaes (digamos que era semelhante). E depois não aprendemos a lição do mundial e estivemos uma semana a preparar um jogo sem preparar nada. E viu-se no início do jogo e durante 30 minutos uma selecção sem ideias, sem frescura e surpreendida.

Se estavam à espera de uma alemanha inofensiva pelos vistos estavam enganados que se houve coisa que eles fizeram e bem foi preparar o jogo. Nem o mister nem nenhum jogador fizeram contrato a meio do euro e justamente aproveitaram as nossas lacunas que eram graves.

Registado: 19/3/2008 20:29

por Woodhare » 20/6/2008 20:58

MarcoAntonio olhando os factos com objectividade:

-A selecção obteve melhores resultados nas fases finais com Scolari do que com qualquer outro treinador pós Estado Novo.

- O comportamento dos jogadores mudou bastante na era Scolari.

- Portugal estaria hoje numa curva descendente se não fosse o Scolari e os jogadores brasileiros naturalizados. É isso que muita gente não vê, o Scolari apanhou a selecção quando ela ia começar a declinar e ele inverteu a situação.

É verdade que ele não foi a única peça no processo mas foi uma peça bastante importante e que trouxe bastante dignidade à selecção e ao nosso país.

por MarcoAntonio » 20/6/2008 20:22

Woodhare Escreveu:Não quero aqui tirar também o valor de outras pessoas como o Carlos Queiroz que se bem me lembro foi um dos arquitectos do futebol português actual.

Ora aí é que está. Convém recordar o que outros fizeram antes dele. Humberto Coelho, Carlos Queiroz e até o famigerado António Oliveira que foi sim senhor capaz do pior mas também do melhor (96 foi ele e a brilhante qualificação para o 2002... ai aqueles belos jogos contra a Holanda... também foi ele).

Contudo passa-se muito a imagem de que antes do Scolari era um deserto e depois foi o paraíso.

Ora, isso está bem longe de verdade e não é nada simpático para quem fez muito e bem pela selecção antes dele.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 20/6/2008 20:17

Woodhare Escreveu:Antes do Scolari a Selecção Nacional só chegava a fases finais de competições internacionais de vez em quando e quando chegava era sempre um vergonha e uma humilhação para o país. Eu senti vergonha de ser português no mundial do Japão-Coreia.

O Scolari levou-nos a duas fases finais. Na outra já lá estavamos por natureza (e enquanto os outros se andavam a qualificar, o Scolari fez um trabalho paupérrimo nos jogos amigáveis, tão paupérrimo que após o primeiro jogo a sério deitou tudo às malvas e fez o óbvio).

Antes de Scolari fomos a todas as fases finais entre 96 excepto 98 (falhamos a qualificação por uma unha negra, é bom lembrar).

E nas fases finais, 2002 é a excepção também. Pois 96 e 2000 foram perfeitamente ao nível das duas fases finais do Scolari: um quarto de final e uma meia final onde fomos derrotados pela super-frança na sua máxima força.

Onde está essa grande diferença?

Não está, não existe. A curva já tinha começado e os resultados eram do mesmo nível salvo excepções.

E por mérito próprio só nos levou a duas fases finais, o Euro 2004 não conta que Portugal era anfitrião e não precisou de se qualificar.

Há que analisar as coisas com clareza e objectividade (noto que nunca disse que no global o trabalho dele foi negativo, agora não convém é exponenciar o que ele fez, especialmente quando outros antes dele - por exemplo o Humberto Coelho - apresentaram resultados do mesmo gabarito, igualmente meritorios).

Também convém recordar que ele teve condições que mais nenhum teve: esteve por cá quase 6 anos (provavelmente com um ordenado e com condições de estabilidade que nenhum outro teve antes dele).

E a situação económica do país e dos jogadores já não dá para novos Saltillos (apesar disso os jogadores conseguiram ter alguns momentos pouco simpáticos nesse capítulo... presumo que estes mesmos noutro contexto teríamos tido outro Saltillo).

Portanto, insisto, é necessário contextualizar e analisar os factos com objectividade.
Imagem

Administrador Fórum

por Woodhare » 20/6/2008 20:10

Não quero aqui tirar também o valor de outras pessoas como o Carlos Queiroz que se bem me lembro foi um dos arquitectos do futebol português actual.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fincas, Google [Bot], macau5m, malakas, nbms2012, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, Rafael Abreu, Tenbaggers, trilhos2006 e 127 visitantes