Caldeirão da Bolsa

A vossa opinião

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Oscarzito » 1/7/2008 11:51

Caro [DaBest],

Obrigado pela sua mensagem e sua confissão !

Também eu me revejo na sua situação e como nós há também muitos mais indivíduos.

Registado: 29/6/2008 11:36

por Virgilio67 » 1/7/2008 11:48

Já agora, tenho alguns livros sobre bolsa, mas não consigo o "Ganhar em Bolsa” de Fernando Braga de Matos. Alguém tem em pdf ou word que possa compartir?
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

por Virgilio67 » 1/7/2008 11:43

Obrigado a todos pelas vossas palavras.

[DaBest] Revejo-me no que dizes e também quero acreditar que iremos ultrapassar esta situação e aprender com os erros cometidos.

Não quero abandonar. Quero corrigir-me e continuar a aprender. Grato pela ajuda de todos.
Editado pela última vez por Virgilio67 em 2/7/2008 15:11, num total de 1 vez.
Virgilio67

por lindros1 » 1/7/2008 1:59

Para o Virgilio,
Compreendo perfeitamente a Tua situacao, porque ja passei pelo mesmo, mas tenta fazer aquilo que te vai na "alma" usa a Tua vontade, prespicacia negocial, tenta compreender o sentido do mercado (nada facil nestes dias).Entretanto e como tu disses-te tens aqui no "Caldeirao" um curso gratis com uns "carolas" como o Marco Antonio, o Cromio, o Artista o Resina o Ulisses e tantos outros que a troco de "nada" nos vao dando dicas para melhor compreender-mos o sentido do mercado. Para todos o meu reconhecimento e bem hajam pela ajuda e pelo Vosso tempo dispendido.

A todos bons negocios.

Registado: 29/11/2007 9:44

Amigo Virgilio67

por FxTrader » 1/7/2008 1:22

Pois é como tu e eu existem muitas outras pessoas com pouca experiência no mundo da bolsa, no entanto e pela pouca que já tenho o que te posso dizer, já que não tens necessidade imediata do capital investido, é que aguardes pois dias melhores certamente virão. A bolsa é mesmo assim com altos e baixos e não acredito que uma empresa como o BPI, a Sonae Industria, ou a Sonae SGPS venham a falir mesmo com a crise pela qual estamos a passar. Não existindo risco de falência exclui-se a hipotese de perda total do investimento.

Posto isto e considerando os niveis a que as acções estão neste momento comparativamente ao valor pelo qual as adquiriste, acreditando que possam baixar ainda mais já que essa é a tendência actual dos mercados, também acho que um dia irão subir pelo menos até valores bem acima dos que temos hoje, obviamente que esse dia ninguém sabe se será amanhã, daqui a um ano, 10 anos ou até mais.

O que quero dizer, já que também estou numa situação idêntica à tua, por assim como tu, não ter a tido a coragem de assumir as perdas na altura certa, é que vou esperar por dias melhores acreditando primeiro que o risco de falência das empresas em que estou investido é práticamente nulo e que depois dos ursos vêm sempre os touros e é numa têndência ascendente que acho que devemos corrigir ou pelo menos minimizar os erros anteriores. Entretanto vamos esperando pelos dividendos que sempre ajudam a atenuar as perdas.

Neste momento não acredito que seja a melhor altura para investir mas sim acumular (capital) para mais tarde investir, apenas quando os mercados derem sinal de alguma força bullish.

Já agora tenho EDP 3,8 - Ren 4 - BCP 3,12 - Sonae SGPS 1,15.

Que os erros do passado sirvam para evitar erros no futuro.

Bons Negócios

Registado: 29/11/2007 1:33

por Branc0 » 1/7/2008 0:30

Em relação ao BPI, pelo que percebo, se andam a fazer aumentos de capitais não devem ter muito dinheiro para dividendos.

No geral, os dividendos são decididos todos os anos pelos accionistas em assembleia geral e portanto tanto podem ser aumentados como não destribuir nada para haver capital suficiente para investimento futuro.

Não prometendo nada obviamente, duvido que os dividendos sejam gordos este ano principalmente na banca.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Virgilio67 » 1/7/2008 0:00

Estive ausente e sem acesso (voluntário) à evolução dos mercados. Regressei hoje e resolvi postar uma situação que tinha preparada desde o dia 20. Enfim, mantem-se o essencial da questão.

Pode acontecer que empresas que distribuem dividendos, deixem de o fazer ou que o valor destes desça consideravelmente?
Ponho como exemplo o BPI e pergunto porque enquanto decidia se devia vender ou não, lembrei-me de fazer as contas aos dividendos e, neste momento, entre vender e colocar num depósito a prazo, parece-me já não compensar a venda. Com a vantagem de o mercado poder inverter e a cotação corrigir em alta.

É natural que este meu raciocínio tenha alguma falha, pelo que o exponho aqui para que me corrijam se for caso disso.
As contas estão feitas com base na cotação de dia 20 de Junho.

BPI
Cotação 20/06/2008 2.805 €
Dividendo 2007 0,187 €
Dividendo líquido 2007 0,1496 €
Tendo em consideração o valor da cotação e o valor do último dividendo, este último corresponde a 5.33% líquidos, o que é mais do que qualquer depósito a prazo paga por ano.
Virgilio67

Re: A vossa opinião

por MarcoAntonio » 20/6/2008 4:47

rabela Escreveu:Não é quando os mercados estão por baixo que devemos apostar? Os mínimos que a Sonae.gsps está a bater não seria de apostar nela? Eu já tinha pensado em comprar, apenas não o fiz porque queria ter a certeza que o estava a fazer, e se sabia o que estava a fazer!

Por essa linha de raciocínio era de comprar a 1.40 euros, a 1.20 euros, a 1 euro... etc.

E muitos compraram obviamente (e alguns por certo, porque estava "em baixo", porque estava "barata" e era de aproveitar, de apostar nela).

Aliás, podes percorrer este tópico para trás e ver muitos exemplos disso mesmo.

Esse tipo de raciocínio é extremamente falacioso porque não se aplica apenas no fundo, quem tenta adivinhar fundos vai falhar imensas vezes e por vezes vai comprar bem longe do verdadeiro fundo.

rabela Escreveu:Se é assim então para quando apostar?

Não há "um momento". Ninguém sabe de antemão.

Se tentares adivinhar, algumas vezes vais acertar, claro.

Muitas outras vais falhar redondamente. Repito: como muitos falharam ao longo desta e de outras descidas. E digo isto não num tom de crítica zombeteira para quem o fez, é antes a constatação de um facto e apenas para te demonstrar o quanto esse tipo de raciocínio é enganador.

Quando apostar num título? Se preferência quando a tendência em vigor é ascendente (e não descendente, querendo contrariar o mercado ou adivinhar quando ele vai virar). Embora existam outros critérios...

Agora, o "comprar porque está barata, porque está em baixo" só por si é um mau critério e garanto-te que acabará por dar mau resultado assim que a "sorte" acabar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rabela » 20/6/2008 4:24

Boas,
Este é o meu primeiro comentário que faço no fórum, tenho andado a acompanhar e a aprender durante estas 3 ultimas semanas, quero investir um pouco, e como sou inexperiente, mesmo muito, quero aprender antes que faça asneira e acho que este tópico lançado pelo virgilio67 muito interessante, também serve para eu ver e aprender como reagem os mercados e quais as opiniões dos "entendidos" na matéria, se me permitem a expressão;

De tudo o que disseram apenas gostava de perguntar o seguinte:

MarcoAntonio Escreveu:Vergilio, sobre as entradas anteriores não me vou pronunciar porque já era totalmente a destempo e certamente não é o que tu queres ouvir (e como digo agora já não interessa).

Mas a entrada "fresca" da Sonae ontem, porquê essa entrada? O título está em mínimos, vem de uma queda brusca, consolidou e já ontem ameaçava quebrar a consolidação em baixa o que se confirmou hoje.

Porquê essa entrada? É o chamado "apanhar facas em queda".

Não é quando os mercados estão por baixo que devemos apostar? Os mínimos que a Sonae.gsps está a bater não seria de apostar nela? Eu já tinha pensado em comprar, apenas não o fiz porque queria ter a certeza que o estava a fazer, e se sabia o que estava a fazer! Se é assim então para quando apostar?

Obrigado pela vossa ajuda e acho que este fórum é mesmo o melhor livro que se pode comprar.
Rabela

ps: virgilio67 espero que não te importes que use o teu tópico para as minhas duvidas, mas penso que assim podemos todos aprender.obrigado

Registado: 5/6/2008 13:53

por Virgilio67 » 20/6/2008 2:04

Adelin Escreveu:
Resina Escreveu:Se o dinheiro não te faz falta e não queres vender a perder, em dez anos deves ter recuperado tudo

Portanto, só daqui a 10 anos que a Sonae.sgps deve estar acima dos 0.875 ......... LOL

Já agora, virgilio: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=62971

Só por curiosidade, o que te leva a manter essa carteira? Acreditas que as cotações vão recuperar até esses valores?
Eu tenho dificuldade em assumir as perdas, penso que muitos de nós não queremos dar o braço a torcer, mas com esses valores...estás disposto a esperar por um tempo indefinido?
Editado pela última vez por Virgilio67 em 20/6/2008 9:39, num total de 1 vez.
Virgilio67

por Virgilio67 » 20/6/2008 1:54

Quero desde já agradecer as respostas de todos, sem excepção. Todas são importantes nesta fase de aprendizagem. Vou lê-las e relê-las com atenção. E decidir.

Vou ser sincero e dizer que tinha esperança em ouvir alguma coisa do tipo – deixa lá, que esses valores não serão difíceis de recuperar. Pode não ser em 6 meses ou num ano, mas são razoáveis de atingir. :pray:

Mas isso ainda sou eu a querer acreditar ou justificar-me.

Tive muito mais do que isso - sinceridade. Muito obrigado.
Virgilio67

por salvadorveiga » 20/6/2008 1:52

Virgilio, eu ja vi a revista DECO e ate cheguei a questiona-los com tamanha pouca rentabilidade... eles apresentam um saldo anualizado de cerca de 4-5% , mandeilhes email que ate com um DP me saia melhor ao que me responderam algo do género, que tinham passado por uma um periodo bear etc e que tirava a rentabilidade para baixo... Pois...mesmo assim 5% ao ano desde 1996 é pouco... e é esta a perfomance da carteira da DECO

Registado: 12/3/2008 22:06

por artista_ » 20/6/2008 1:33

Virgilio, acho que sobretudo é importante, nesta fase, não teres capital investido que te possa fazer falta, isso é fundamental... eu até acho que só devias ter algum que não fosse parte significativa do teu capital, mas isso agora já deve ser tarde!?

Acho que, por mais que estudes os mercados, o processo de aprendizagem precisa de tempo, o mercado não foge, e é importante manteres o capital disponível para quando tiveres mais experiência...

A revista da Deco (já não lhe ponho a vista em cima há uns 8 anos) analisa as empresas a nível fundamental e as avaliações que faz são mais indicadas para o longo prazo... ainda assim não confiava muito neles, nem noutros, nisto terás e ser tu a desenvolver a tua própria forma de investir, mesmo que vás lendo muitos comentários de algumas pessoas e que isso possa ter alguma influência em ti, mas a tendência deverá ser para as opiniões externas perderem peso na tua estratégia de investimento, a tendência deverá ser para se tornarem laterais...

Boa sorte

artista

PS: Concordo com o Crómio, acho importante para ti o facto de assumires os erros e não os projectares em terceiros, é um passo à frente no teu processo de aprendizagem! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Luis19 » 20/6/2008 0:18

Boas,

Também eu entrei nos mercados no inicio deste ano sem saber absolutamente nada disto!

E também fiquei deslumbrado pelos Price-targets que lançavam cá para fora e pelas rendibilidades estonteantes de alguns fundos de investimento!

E olhava para os depósitos a prazo e pensava: "Só dão isto??? Bora lá meter uns trocos numas acções que dá bem mais em bem menos tempo!!!"

Até cair na real com aquelas quedas todas, sem perceber de onde é que aquilo vinha com tamanha força!

O que vale é que a coça nem tem sido muita, mas já deu para doer um bocadito.

E pelo menos deu para ir abrindo os olhos e percebendo aos pouquinhos como este mundo (esta "mina" como alguém dizia por aqui à uns tempos) é dificil!

E hoje vejo que belo curso é este Caldeirão!

E de borla!!!!

Esta curta experiência nos mercados tem-me ajudado a ser muito metódico e racional e por vezes frio nas decisões que tomo, não só neste mercado com também na vida o que por vezes é extremamente útil.

E acima de tudo obriga-nos a assumir as nossas responsabilidades por tudo aquilo que fazemos (bem ou mal), a levantar a cabeça nos momentos dificeis (perdas) e a seguir em frente aprendendo sempre com os erros!

E essa tem sido a melhor das lições que se aprende por aqui!

E também não há nada como ler o grande livro do Dr Braga de Matos assim como alguns sites da especialidade.

E claro, o nosso grande Caldeirão!

Não desanimes Virgilio!

Na vida tudo se resolve... desde que estejamos vivos!

Boa aprendizagem!
E bons negócios!

Registado: 4/12/2007 16:30

por Crómio » 19/6/2008 23:41

Caro Virgílio,

Com certeza este está a ser um começo difícil para ti, compreendo e só posso estar solidário.

Porquê?

Porque tens encarado as tuas perdas com sinceridade para contigo, ou seja, não culpas os outros, o sistema, os tubarões, o governo, não.

És responsável pelos seus actos e assumes os teus resultados.

Além disso procuras descobrir os teus erros, eliminá-los, e tems a humildade de te expôr e pedir a opinião dos outros.

Para mim este tipo de atitude é essencial para o sucesso nos mercados.

Tenho a certeza que encontrarás aqui amigos que te ajudarão a perceber melhor a estratégia a adoptar para ter sucesso.

E tenho a certeza que os melhores não aconselharão nada de específico em relação a vender ou não, agora ou depois... isso é uma decisão só tua.

Nisto estás sozinho, é a tua luta, é o teu negócio, é o teu dinheiro, é o teu risco.

Ninguém assume riscos por ti, tens de ser tu.

Não é fácil ganhar nos mercados, é difícil.

É preciso estudo e dedicação; em dois campos principais, a tua pessoa e os mercados.

Os mercados nunca poderás controlar.
A tua mente poderás ter uma esperança de a controlar.

És tu que crias as regras do jogo que é o teu negócio.
És tu que decides em quê investir.
És tu que sabes as razões.
És tu que defines quando sairás a perder e quando sairás a ganhar.

Estuda-te a ti, às tuas emoções, os impulsos, a ganância, o medo, a aversão à perda, o apego ao ganho, o mecado é feito disto e o Homem é muito mais animal do que julga.

Os mercados fazem vir à superfície o pior do nosso animal.

Estuda os mercados, lê livros de referência, sites recomendados e claro, este Pote de Sabedoria e Altruismo que é o Caldeirão.

Em termos de leitura é essencial o Ganhar em Bolsa do Dr. Braga de Matos.
Essencial para o iniciado.
Vais aprender muito com a sua leitura e vais tu próprio reconhecer os teus erros nele.

Temos aqui dois tópicos muito interessantes acerca do que precisas:

Livros
Experiências

Disfruta,
Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Adelin » 19/6/2008 23:38

Resina Escreveu:Se o dinheiro não te faz falta e não queres vender a perder, em dez anos deves ter recuperado tudo

Portanto, só daqui a 10 anos que a Sonae.sgps deve estar acima dos 0.875 ......... LOL

Já agora, virgilio: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=62971
Editado pela última vez por Adelin em 19/6/2008 23:48, num total de 1 vez.
Imagem

Registado: 13/5/2008 13:07

por asgardd » 19/6/2008 23:36

Virgilio,

Acho que fizeste bem em parar para pensar , eu ainda sou daqueles que pensa "mais vale tarde que nunca".

E toda a gente comete falhas e/ou erros.
Em relação concretamente à tua carteira, eu também às vezes funciono por feelings (vá-se la saber porquê...), em relação à SON eu já tive esse dilema, acabei por ja me desfazer delas ha uma semana, e se fosse a ti largava isso e nao esperava mais.

SONI e BPI , sinceramente nem sei que te diga, mas acho que se fosse eu desfazia-me delas e tentaria esperar e reentrar mais abaixo daqui a uns tempos , consoante o rumo do mercado.

Isto é meramente opinião pessoal e vale o que vale

Abraço
Editado pela última vez por asgardd em 19/6/2008 23:39, num total de 1 vez.

Registado: 5/6/2008 22:53

por MarcoAntonio » 19/6/2008 23:34

Vergilio, sobre as entradas anteriores não me vou pronunciar porque já era totalmente a destempo e certamente não é o que tu queres ouvir (e como digo agora já não interessa).

Mas a entrada "fresca" da Sonae ontem, porquê essa entrada? O título está em mínimos, vem de uma queda brusca, consolidou e já ontem ameaçava quebrar a consolidação em baixa o que se confirmou hoje.

Porquê essa entrada? É o chamado "apanhar facas em queda".

Quanto à questão da Deco, eu conheço muito mal, não acompanho a revista deles (vejo apenas aqui alguns comentários no Forum) mas sinceramente eu aconselhava-te a por de lado a revista e não te guiares por eles.

Investir em Bolsa é complexo e difícil (como já constataste). Se te vais guiar por outros, então mais vale optares por uma de duas soluções: ou investes em Fundos ou entregas a tua carteira a um gestor de Carteiras. Se vais pela opinião dos outros então entrega o dinheiro para ser gerido efectivamente por outros, estabelecendo, digamos, uma relação contratual.

Agora, seguir a opinião de outros sem essa relação, sem qualquer compromisso e sem qualquer responsabilidade de quem dá as sugestões parece-me um mau compromisso.

É aliás uma das razões porque, quando muitas vezes mo vêm pedir, eu sempre digo: não dou conselhos de investimento, dou a minha opinião e nada mais.

Insisto que não conheço a revista em profundidade mas já foram vários os comentários acerca disso aqui no forum e achei por bem deixar esta nota...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Resina » 19/6/2008 23:32

Se o dinheiro não te faz falta e não queres vender a perder, em dez anos deves ter recuperado tudo (no maximo... mal de nós se não tiver recuperado)...
Não se investe em pressuspostos nenhuns, nem da própria Deco... Tu próprio é que deves analisar o mercado e investir...
Agora digo-te, situação complicada a tua com essas quedas todas...
Ou assumes tudo de perda e vendes e não voltar a meter um tostão na bolsa ou então ficas quieto e assumes as responsabilidades, sejam boas ou más...
Abraço
Ps: tens coração para perder 99% da tua carteira, se não o tens os produtos financeiros com risco 0% são para ti...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por soso » 19/6/2008 23:27

Caro Virgilio...
Uma regra ESTRUTURAL : deixa fluir os ganhos e corta imediatamente nas perdas!!!!!!!!!!
Outra regra estruturante: Protege o capital!!!
Acho que fui em minha opinião, clarinho como água.
Quem decide seras sempre TU!
Cumprimentos e boa sorte.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

A vossa opinião

por Virgilio67 » 19/6/2008 23:11

Gostaria de saber a vossa opinião, que muito me pode descansar, ou não, mas nesse caso me pode levar a agir de forma diferente.

Embora já tivesse alguma curiosidade por este mundo, só no inicio deste ano é que decidi arriscar, porque creio que se aprende mais se houver outro tipo de envolvimento, ou seja, dinheiro empatado.

Ainda hoje continuo sem perceber quase nada, mas já aprendi com alguns dos erros cometidos. Valorizo muito a opinião de muitos dos frequentadores e moderadores deste fórum e tenho pena de não conseguir ser mais disciplinado e conseguir seguir aquilo que dizem e que eu aceito como sendo o mais correcto.

Tenho actualmente em carteira Sonae Ind a uma média de 5.55€, a minha primeira compra, baseada essencialmente em price targets e nos conselhos da Deco, que começou a aconselhar a compra a partir dos 5.80€. Na altura, apenas nesta base, até achei que estaria a fazer um bom negócio. Stop loss, nem sabia o que eram, e quando aprendi já tinha desvalorizado aquilo que para mim, na altura, era tanto, que achava que já não valia a pena porque “não poderia” continuar a descer.

Tenho BPI a uma média de, mais ou menos, 3.48€, menos um pouco, se considerar as acções aos valores do aumento de capital. Também aqui contribuíram, e muito, os price targets e a opinião da Deco, que desde os 4.12€ aconselhava a compra.

Meti-me na Pararede vá-se lá saber porquê, onde estou com média de 0.19€.

E finalmente, entrei ontem, mais uma vez, na Sonae sgps a 0.875€. Só com a descida de hoje, quase accionou o stop que coloquei. Mais uma vez a falta de disciplina e o julgar que seria o fundo para esta acção levou-me a adquiri-la. Não me motivou mais nada do que o feeling.

Pelo meio, fiz alguma compras e vendas, umas melhores que outras, tanto as compras como as vendas, mas o grosso da carteira e o que realmente está afazer “moça” nesta, são as que refiro acima.

Gostaria de salientar que refiro os conselhos da Deco simplesmente porque foram realmente um dos motivos que me levou a comprar e não quero, de forma alguma, acusá-los seja do que for nem que pensem que os refiro com algum desprimor. Em última análise, comprei porque assim o entendi e porque eu quis.

Não creio necessitar do dinheiro nos próximos anos, ou mal de mim, se ele for necessário, mas acredito que não.
Nesta base, e também nos valores da minha carteira, o que é que me aconselham fazer? A vossa experiência e a vossa opinião vão ser muito importantes para mim.
Virgilio67

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Investor Tuga, traderh, yggy e 127 visitantes