Possibilidade de Crash a 3 meses
Laaz Rockit Escreveu:A partir daqui quem é que tem medo de um crash?
dvck Escreveu:Há acções no PSI 20 que já não têm grande margem para sofrer um crash. Ou então passam do zero para baixo
Isso é um pouco uma ilusão e esta resposta serve tanto para o Laaz como para o DVCK.
Estas e as outras (atenção que há muitos outros papéis que cairam bastante menos, mas isso nem é particularmente importante) podem ainda cair muito e quem está investido nelas agora (não se esqueçam que se uns venderam durante estas quedas outros compraram, ainda ontem e anteontem muita gente comprou a valores próximos dos actuais) pode perder tanto ou mais quanto quem estava investido nelas há xis meses atrás.
Mais, muitos investidores que estavam investidos nelas há meses atrás podem voltar a perder os mesmos montantes ou até superiores (pois é, a velha estratégia do preço médio tem destas coisas e há ainda muita gente que a pratica esquecendo-se do revés da medalha).
Portanto, quem tem hoje 10 mil euros (por hipotese) no título xis, está tão sujeito a perder metade ou mais desse capital agora como estava há alguns meses atrás.
Ao contrário do que sugerem, podem (não estou a dizer que é provável) acontecer um crash e os efeitos seríam desvastadores e ainda mais fortes do que estas quedas recentes (ou não seria um crash).
Não se iludam quanto ao contrário...
Uma última referência: não usem gráficos em escala linear. Só ajuda a criar essa ilusão onde estão a cair. Se virem o gráfico em escala logarítmica é muito mais fácil perceber o quanto os papéis podem ainda cair, como ainda há "todo" o espaço para um crash e como quem está investido nas acções pode perder ainda muito dinheiro.
O BCP não precisa de ir para zero ou baixo de zero para ser devastador para os invesidores. Basta cair por exemplo para 0.8 euros.
Estão recordados que ainda há pouco tempo fez um aumento de capital e que muita gente (e muito capital) entrou a valores da ordem dos 1.9 euros, não estão?

Ai as ilusões da Bolsa...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 21/6/2008 17:36, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
pois... não crashou, foi crashando. o problema é que os américas não caíram como o psi, e quando os américas caírem o psi vai generosamente acompanhá-los.
em todo o caso é a conversa de sempre e eu considero que para quem não tem muita experiência e o dinheiro não lhe está a fazer falta, então há neste momento boas oportunidades de entrar looongo nalguns títulos.
já sei que os experts não concordam mas eu prefiro por exemplo ter ren a €3 com um excelente dividendo e certo que o imobilizado não vai desaparecer com a conjuntura económica, arriscando uma nova privatização (que o ps terá de fazer) e uma regulação mais favorável, do que ter o dinheiro a prazo...
em todo o caso é a conversa de sempre e eu considero que para quem não tem muita experiência e o dinheiro não lhe está a fazer falta, então há neste momento boas oportunidades de entrar looongo nalguns títulos.
já sei que os experts não concordam mas eu prefiro por exemplo ter ren a €3 com um excelente dividendo e certo que o imobilizado não vai desaparecer com a conjuntura económica, arriscando uma nova privatização (que o ps terá de fazer) e uma regulação mais favorável, do que ter o dinheiro a prazo...
Laaz Rockit Escreveu:Bem, já perguntei aqui mas ninguém respondeu. Vou provocar um bocado. Quase todos os títulos do PSI apresentam mais ou menos este aspecto (deixo aqui 3 exemplos).
A partir daqui quem é que tem medo de um crash?
Bem visto!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Bem, já perguntei aqui mas ninguém respondeu. Vou provocar um bocado. Quase todos os títulos do PSI apresentam mais ou menos este aspecto (deixo aqui 3 exemplos).
- Anexos
-
- BCP.bmp (469.8 KiB) Visualizado 1998 vezes
-
- BPI.bmp (469.8 KiB) Visualizado 2001 vezes
-
- TDU.bmp (746.38 KiB) Visualizado 1983 vezes
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
Realmente é difícil difinir o que é um crash, para mim é uma queda repentina e descontrolada, independentemente de o mercado cair 20 ou 30%, de qualquer forma terão de ser números dessa ordem de grandeza...
O conceito de "crash" penso que é esse, o facto de já termos caído alguns 20%, sobretudo em alguns títulos, não quer dizer que tenhamos assistido a um crash... da mesma forma que se pode cair mais sem ter um crash do que tendo-o, para mim em 2000/2003 não houve um "crash" houve um "bear market" muito forte...
Mas a definição não é fácil e pode levar, a meu ver, a interpretações diferentes!
Cps
artista
O conceito de "crash" penso que é esse, o facto de já termos caído alguns 20%, sobretudo em alguns títulos, não quer dizer que tenhamos assistido a um crash... da mesma forma que se pode cair mais sem ter um crash do que tendo-o, para mim em 2000/2003 não houve um "crash" houve um "bear market" muito forte...
Mas a definição não é fácil e pode levar, a meu ver, a interpretações diferentes!
Cps
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Caros Forenses,
A definir um CRASH com uma queda superior ou igual a 20% já não faz sentido nenhum.
Está comprovado que os bancos centrais controlam isso muito bem, pois injectam o dinheiro que for necessário para o evitar mas.....NÃO QUER DIZER QUE O CRASH NÃO ACONTEÇA!
Temos visto, que bancos centrais funcionam como um amortecedor, ora injectando, ora retirando liquidez ao mercado e se repararem bem....quantos 20% já marcharam? e não é CRASH?
Acho pertinente reverem o conceito de CRASH.
Um abraço de
Miguel Rodrigues
A definir um CRASH com uma queda superior ou igual a 20% já não faz sentido nenhum.
Está comprovado que os bancos centrais controlam isso muito bem, pois injectam o dinheiro que for necessário para o evitar mas.....NÃO QUER DIZER QUE O CRASH NÃO ACONTEÇA!
Temos visto, que bancos centrais funcionam como um amortecedor, ora injectando, ora retirando liquidez ao mercado e se repararem bem....quantos 20% já marcharam? e não é CRASH?
Acho pertinente reverem o conceito de CRASH.
Um abraço de
Miguel Rodrigues
- Registado: 3/5/2007 13:55
o Crash caracteriza-se por vendas devastadoras a qualquer preço...
mas para alguém vender...alguém tem de comprar. Quem são estes senhores "abutres ou lorpas" ?
e que papel desempenham, de longo prazo ? Afinal para tanta venda, mesmo barato é preciso liquidez para as compras ?
Se o Ulisses quiser comentar !!!
mas para alguém vender...alguém tem de comprar. Quem são estes senhores "abutres ou lorpas" ?
e que papel desempenham, de longo prazo ? Afinal para tanta venda, mesmo barato é preciso liquidez para as compras ?
Se o Ulisses quiser comentar !!!
- Registado: 1/4/2008 17:29
- GOE - Escreveu:...para se considerar um movimento de crash quanto de desvalorização é necessária num unico dia? 5&? 10%? 20%?
E já agora normalmente a seguir a um dia de Crash existe algum panic buy? ou o panic sell mantem-se ?
Obrigado e bons negócios
Aconselho a ler o artigo do MarcoAntonio sobre CRASHES.
Eu publiquei-o no meu blog:
http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/ ... ashes.html
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Ulisses Pereira Escreveu:Resina, nem penses nisso, Se algum dia assistires, ao vivo e a cores, a um "crash" verás que tem um impacto devastador na carteira e na mente dos investidores. O que temos assistido ocorreram dezenas de vezes nos mercados. Crashes houve 3 em séculos.
Um abraço,
Ulisses
Caro Ulisses para se considerar um movimento de crash quanto de desvalorização é necessária num unico dia? 5&? 10%? 20%?
E já agora normalmente a seguir a um dia de Crash existe algum panic buy? ou o panic sell mantem-se ?
Obrigado e bons negócios

- Registado: 5/12/2007 16:26
mfsr1980 Escreveu:O CRASH é para hoje?
Estou a ver isto muito negro.
Qual crash qual carapuça...
Estas quedas que se têm seguido batem todos os crash que possam surgir...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Quem sabe diz:
-“ 15 ou 20% num dia é um "crash". Quedas de 5% já assisti imensas ao longo da minha vida de investidor”
Mas se em 3 ou 4 dias obtivermos os tais 15% de queda podemos afirmar que são vários "Mini-crash"
.
Sendo verdade que poupa sofrimento ao detentor de acções , há mais alguma vantagem em a queda ser de uma só vez .
-“ 15 ou 20% num dia é um "crash". Quedas de 5% já assisti imensas ao longo da minha vida de investidor”
Mas se em 3 ou 4 dias obtivermos os tais 15% de queda podemos afirmar que são vários "Mini-crash"
.
Sendo verdade que poupa sofrimento ao detentor de acções , há mais alguma vantagem em a queda ser de uma só vez .
- Registado: 18/1/2008 16:20
mfsr1980 estava mesmo a pensar nisso.
Mas as coisas estão relativamente mais calmas agora e ainda bem que vem ai o Fim de semana.....
Só espero é que tal como já aconteceu este ano uma Segunda-Feira Negra , não aconteca de novo o mesmo no ínicio da próxima , mas perante estes cenários......
O facto de a Bolsa nos Estados Unidos estarem fechadas nesse dia ainda moderaram o "pânico" , vamos esperar , com calma...... ou não.
Mas as coisas estão relativamente mais calmas agora e ainda bem que vem ai o Fim de semana.....
Só espero é que tal como já aconteceu este ano uma Segunda-Feira Negra , não aconteca de novo o mesmo no ínicio da próxima , mas perante estes cenários......
O facto de a Bolsa nos Estados Unidos estarem fechadas nesse dia ainda moderaram o "pânico" , vamos esperar , com calma...... ou não.
Um dia negro para a bolsa portuguesa que está muito perto dos mínimos atingidos em Março, acho até que em termos de fecho já estamos em mínimos?!
Ainda assim nos states as coisas não estão tão mal como por cá, aliás já andamos pior que o resto há alguns meses... quando recuperamos também subimos mais muitas vezes, são as vantagens e desvantagens de um mercado pequeno!
Bons negócios
artista
PS: vou entrar em estágio para o grande jogo
Ainda assim nos states as coisas não estão tão mal como por cá, aliás já andamos pior que o resto há alguns meses... quando recuperamos também subimos mais muitas vezes, são as vantagens e desvantagens de um mercado pequeno!
Bons negócios
artista
PS: vou entrar em estágio para o grande jogo

Titleist Escreveu:A Sonae puderá ser um bom exemplo disso - saída de fundos.
Exactamente. Por vezes esquece-mos disso, mas muitas das quedas são provocadas pelas saidas de fundos, que são obrigados a venderam as acções porque os clientes efectuam os resgates.
Chegam alguns forenses a perguntar se ainda há alguem com lucro que esteja dentro de determinado titulo, quando nos esquecemos que os fundos não tem outra hipotese senão vender, estejam a ganhar ou perder. A maioria dos fundos limitam-se a investir o dinheiro que as pessoas colocam nos mesmos, se há resgaste, há vendas...
A tendencia é para piorar, porque ao longo do bull as entradas de capitais nos fundos foram constantes, e as saidas ainda estão a ser processadas. Por isso ainda não acredito na estabilidade da sonae sgps, refiro-me a esta porque a maioria dos fundos tem uma percentagem nela...
Abraço
Resina Escreveu:maverick Escreveu:Portugal está mesmo pela hora da morte.
Sabes o que isto significa?
Mais uma vez os pequenos investidores estão a fugir da bolsa, e ficam cá só os grandes... O pior mesmo é quando os grandes decidirem tambem sair...
Quando os fundos começarem a apresentar prejuizo aí é que as coisas ficam mázinhas...
Abraço
com a qt de resgastes de fundos, que anda a ser feita diariamente pelos investidores, para fazerem face aos encargos que "teimam" em não parar de subir, já faltou mais para que os fundos começem a dar prejuizo.
Aliás, a grande maioria dos fundos de acções nacionais estão com rentabilidades negativas () no ultimo ano.
Os subscritores resgatam, os fundos são obrigados a vender para fazer face a esses resgastes, as acções onde os mms estão investidos ficam tendencialmente + expostas a quedas.
A Sonae puderá ser um bom exemplo disso - saída de fundos.
"O $$$ foi feito para se gastar
, não para se perder
..."

"Subprime"
FBI detém gestores dos primeiros fundos que faliram com a crise
A polícia federal dos Estados Unidos deteve hoje os responsáveis pela gestão dos dois fundos de “hedge funds” da Bear Stearns que investiam em instrumentos de dívida correlacionados com hipotecas de clientes de alto risco de incumprimento e que foram à falência em Julho de 2007.
--------------------------------------------------------------------------------
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
A polícia federal dos Estados Unidos deteve hoje os responsáveis pela gestão dos dois fundos de “hedge funds” da Bear Stearns que investiam em instrumentos de dívida correlacionados com hipotecas de clientes de alto risco de incumprimento e que foram à falência em Julho de 2007.
Ralph Cioffi, de 52 anos, e Mattew Tannin, de 46 anos, foram detidos em casa pelo FBI esta manhã em Nova Iorque e enfrentam ambos uma acusação de fraude.
Os dois fundos de que eram responsáveis foram os primeiros a falir devido ao colapso do valor dos activos ligados ao “subprime”, lançando o alerta sobre a crise que se veio a abater sobre o sistema financeiro.
Cioffi e Tannin chegaram a negar publicamente qualquer problema com os fundos, que tinham ao todo cerca de 1,6 mil milhões de dólares dos investidores, mesmo conhecendo a difícil situação em que se encontravam.
FBI detém gestores dos primeiros fundos que faliram com a crise
--------------------------------------------------------------------------------
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
Ralph Cioffi, de 52 anos, e Mattew Tannin, de 46 anos, foram detidos em casa pelo FBI esta manhã em Nova Iorque e enfrentam ambos uma acusação de fraude.
Os dois fundos de que eram responsáveis foram os primeiros a falir devido ao colapso do valor dos activos ligados ao “subprime”, lançando o alerta sobre a crise que se veio a abater sobre o sistema financeiro.
Cioffi e Tannin chegaram a negar publicamente qualquer problema com os fundos, que tinham ao todo cerca de 1,6 mil milhões de dólares dos investidores, mesmo conhecendo a difícil situação em que se encontravam.
Resina Escreveu:maverick Escreveu:Portugal está mesmo pela hora da morte.
Mais uma vez os pequenos investidores estão a fugir da bolsa, e ficam cá só os grandes... O pior mesmo é quando os grandes decidirem tambem sair...
Quando os fundos começarem a apresentar prejuizo aí é que as coisas ficam mázinhas...
Abraço
Óptimo.
Que saiam.
Saiam, e voltem só quando eu os chamar.
E os grandes podem ir embora também. Não fazem cá falta nenhuma.
Que vão todos fazer contratos de futuros a 1000 dólares por barril. Já agora, porque não?

Depois quando isto der o estoiro mounumental, e o petróleo vier por aí abaixo que nem uma pedra, vai tudo acabar na sopinha dos pobres.
No final vai tudo ficar com cara de carapau de aquário com três meses de frigorífico.
Estou fartinho até às orelhas.

maverick Escreveu:Portugal está mesmo pela hora da morte.
Abraço
Re: crash
RicHochet Escreveu:Acho que o rapazinho que falou em crash, podia bem estar caladinho. Eu se fosse patrão dele, mandava-o para casa, mas acho que lhe dava uns tabefes bem acentes primeiro.
Se calhar o patrão dele até lhe dá um bonus, porque conseguiu "enganar" os tugas que levaram as quedas do dia de hoje...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, iniciado1, macau5m, marketisnotefficient, PacoNasssa, PXYC e 109 visitantes