Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O nosso scolari vai para o chelsea

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Zenith » 18/6/2008 13:08

Crómio Escreveu:Olá, não costumo participar nos debates da bola mas aqui vai,

Numa Selecção Nacional, para mim faz todo o sentido que todos os participantes sejam do país que representam, a equipa técnica e os jogadores.

Selecção, portanto uma escolha.
Nacional, portanto do país.

Termos um treinador estrangeiro, com jogadores estrangeiros numa selecção não acho que faça sentido.

Os jogadores tem de ter a nacionalidade dó país que representam.
A equipa técnica não. Este ponto pode ser discutivel mas são as regras estabelecidas pela FIFA ppresumo eu numa votação onde a maioria dos países votou a favor.

Crómio Escreveu: Claro que temos de ter a mente aberta nestes casos que se podem tornar azedos com acusações de xenofobia, mas a minha opinião não tem nada a ver com isso.

Ou será que o conceito de Selecção Nacional é por si xenófobo?
Não é altamente descriminatório?

Imaginem o Campeonato de Sueca do Bairro da Ti Juca.
Podem entrar jogadores do outro bairro? Não!
Podem entrar jogadores que vão passar férias ao Bairro? Não!
Só pode jogar quem lá morar, então o melhor jogador do Bairro Arlindo altera a residência para Ti Juca e já pode lá ir papar o prémio.

Tenho a nítida sensação que as selecções se estão aos pouco a a transformar em clubes de nacionalizados.

É uma realidade, as selecções já não são Nacionais, são Internacionais.

Um dia teremos cotas de nados no país a jogar na selecção.

Abraço

O campeonato de sueca do tal bairro deve ter as regras que os organizadores definiram. As seleccções tem as regras que a FIFA, UEFA e federações aprovaram.
Se um determinado país decidiu conferir a nacionalidade a uma pessoa, esta na minha opinião deve ficar habilitada com os mesmos direitos de qq cidadão com a mesma nacionalidade, e poder representar a selecção de futebol, entrar para as forças armadas, magistratura poder-se candidatara em eleições etc
Seria completamente ridiculo conferir a nacionalidade mas dizer que tem direitos limitados.
A questão que se põe é saber se a facilidade com que um futebolista obtem a nacionalidade é identica á de uma pessoa que exerça outra actividade. Haver facilitismo para uma determinada classe é obviamente inaceitavel do ponto de vista de igualdade de direitos, mas isso não é um problema para a UEFA ou a FIFA, mas sim numa democracia para os cidadaos desse país assegurarem-se que a lei é igual para todos

Registado: 29/11/2007 14:36

por EALM » 18/6/2008 13:01

Crómio Escreveu:

Abraço

Querias dizer "quotas", não ? :mrgreen:
Se bem que ver jogar "cotas" tb podia ser giro... :lol:

Abraço,

Registado: 1/5/2008 2:21

por carrancho » 18/6/2008 12:19

Crómio Escreveu:Olá, não costumo participar nos debates da bola mas aqui vai,

Numa Selecção Nacional, para mim faz todo o sentido que todos os participantes sejam do país que representam, a equipa técnica e os jogadores.

A equipa técnica não é a selecção... é a equipa técnica da selecção. Imagina que Portugal quer apostar forte na evolução do Baseball nacional, é natural que contrate um treinador/seleccionador Americano. Há muito treinador estrangeiro a treinar atletas de selecção Portugueses e ninguem vê mal nenhum nisso... mas quando é futebol já se vê... não sei porquê.

Selecção, portanto uma escolha. Acrescento... escolha dos melhores
Nacional, portanto do país. Exacto... cidadão Nacional, quer tenha nascido cá e esteja a viver fora desde um mês de idade, tenha nascido lá e viva cá, seja filho de Portugueses ou não, nascido e criado cá ou mesmo nascido e criado fora... tem nacionalidade Portuguesa é Português com os mesmo direitos e obrigações que tu tens... portanto Nacional e seleccionável.
Termos um treinador estrangeiro, com jogadores estrangeiros numa selecção não acho que faça sentido.

Não conheço nenhuma selecção nacional de futebol com estrangeiros, acho que a FIFA nem o permite, têm todos de ter a nacionalidade do país que representam e não chega, por exemplo nunca podem ter representado outra.

Claro que temos de ter a mente aberta nestes casos que se podem tornar azedos com acusações de xenofobia, mas a minha opinião não tem nada a ver com isso.
Para mim é xenofobia, um Português a viver na Noruega há muitos anos, com nacionalidade Norueguesa, melhor jogador do mundo de Hoquei no gelo, impedido de jogar pela selecção da Noruega por ter nascido em Portugal... para mim só tem um nome... Xenófobia.

Não, Selecção nacional é a selecção dos melhores jogadores com aquela nacionalidade, excluir alguem que embora tenha a nacionalidade nasceu noutro país é que é xenófobia.

Só pode jogar quem lá morar, então o melhor jogador do Bairro Arlindo altera a residência para Ti Juca e já pode lá ir papar o prémio.

Isto não faz sentido Crómio, estás ai a criar um campeonato e 2 ou 3 regras, se colocares que as regras são não é não se são sim é sim! lol
Então e se o tal jogador vai morar para o bairro da ti juca? já não pode jogar no Bairro Arlindo pois não morta lá e não pode jogar no ti juca porque não é de lá?!?!? lol

Tenho a nítida sensação que as selecções se estão aos pouco a a transformar em clubes de nacionalizados.

A FIFA/UEFA faz as regras estamos dentro ou fora, se não escolhermos os melhores que as regras desse desporto permitem... somos lorpas!

Abraço

Nos outros desportos estes problemas nunca se levantaram. O problema é que se confunde Selecção de futebol com PORTUGAL, mas Portugal é muito mais que isso e a selecção é apenas uma selecção de jogadores que representam a Federação Portuguesa de Futebol.

Eu vejo gajos que nasceram em outros sitios do mundo (alguns até em Portugal) a pegarem em armas e irem para a guerra defender os EUA, arriscando a própria vida. Mas nós temos que ser diferentes... somos muito grandes, se formos para a guerra recusamos levar gajos nascidos fora de Portugal por mais vontade que eles demonstrem e mesmo que tenham esta nacionalidade.

Tem juizo Crómio :wink:

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por charles » 18/6/2008 12:01

Crómio, isso levanta outra questão, que é, se os naturalizados perdem direitos, ou ficam a ser cidadãos em pleno desde o momento que se naturalizam, isso é completamente contrário à lógica da naturalização, não faz sentido naturalizares-te num determinado país e seres discriminado a nivel de direitos, serias um cidadão de segunda.

Para mim uma selecção de um pais é um conjunto de jogadores com naturalidade legal e oficial, desse mesmo país, mesmo que tenham dupla nacionalidade, desde o momento que optem por jogar por determinado país onde é que isto levanta duvidas quer legais quer sociológicas!

Todos somos cidadãos do mundo, deixemo-nos de lógicas xenófobas.

Essa do campeonato da sueca tá boa, bairro da tijuca ? :mrgreen: _(é para rir não?)

Abraços
Editado pela última vez por charles em 18/6/2008 19:19, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Crómio » 18/6/2008 11:38

Olá, não costumo participar nos debates da bola mas aqui vai,

Selecção, portanto uma escolha.
Nacional, portanto do país.

Claro que temos de ter a mente aberta nestes casos que se podem tornar azedos com acusações de xenofobia, mas a minha opinião não tem nada a ver com isso.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por charles » 18/6/2008 11:18

Os exemplos são vários, a selecção Francesa então nem se fala:

Steve Mandanda (Kinshasa, 28 de março de 1985 ) é um futebolista congolês do Congo naturalizado francês

Mandanda emigrou cedo para a França, e lá iniciou a carreira, aos 16 anos, no Le Havre O goleiro ficou no clube até 2007, quando se transferiu para o tradicional Olympique Marselha.
Mandanda foi chamado para a Eurocopa 2008 Eurocopa_2008> pela Seleção Francesa_de_Futebol>. Curiosamente, será um dos três congoleses do ex-Zaire no torneio: também nascidos em Kinshasa são seu companheiro Claude Makélélé e José Bosingwa , da Seleção Portuguesa _Portuguesa_de_Futebol. Sua estréia pela equipe principal dos Bleus deu-se na preparação para a Euro, em amistoso contra o Equador _Equatoriana_de_Futebol>

Seu irmão mais novo, o também goleiro Parfait Mandanda ,do time B do Bordeaux FC_Girondins_de_Bordeaux, fez o caminho inverso: nascido na França, decidiu jogar por seu país de origem, a atual República Democrática do Congo. Os dois irmãos enfrentaram-se em 2007, em amistoso das equipes B de ambas as seleções

Jean-Alain Boumsong (Douala , 14 de Dezembro, 1979) é um futebolista naturalizado francês. Joga como zagueiro pelo Lyon e pela seleção francesa Francesa_de_Futebol>.
Faz parte do elenco da seleção francesa de futebol convocada para a Copa do Mundo de 2006.

Patrick Vieira (Dakar, 23 de junho de 1976) é um futebolista profissional francês nascido no Senegal, país que deixou aos sete anos de idade.Atualmente joga na Internazionale de Milão Médio com talento e energia para provocar medo aos mais competitivos opositores, a transferência de Patrick Vieira por meros 5,7 milhões de euros, da segunda equipa do AC Milan para o Arsenal FC , em 1996, permitiu-lhe evoluir até à condição de um dos futebolistas mais respeitados no Mundo.

Claude Makélélé (Kinshasa , 18 de fevereiro de 1973) …… joga atualmente no Chelsea Football Club na posição de médio defensivo.

Patrice Evra (Dakar , 15 de Maio de 1981 ) é um futebolista senegalês naturalizado francês . Atualmente joga no Manchester United Manchester_United_FC>. Teve passagens pelo Marsala e AC Monza _Calcio_Monza_Brianza_1912> da Itália , Nice e Monaco Football_Club> da França

Maverick podes fazer cessar fogo :lol:

Abraço
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por carrancho » 18/6/2008 11:10

Mas que interessa isso de onde nasceu ou onde nasceram os pais? O que interessa é o que sente e o BI que tem na carteira... Se tem nacionalidade Portuguesa tem todos os direitos e obrigações que qualquer outro Português e ponto final.

Se é fácil ou dificil obter a nacionalidade Portuguesa, isso é outra história e não é da responsabilidade de nenhuma federação. Para a selecção de futebol ou qualquer outro desporto, é Português, é o melhor, tem de ser convocado mai nada!
Treinador que não o fizer para mim estará a prestar um mau serviço a Portugal (pelo que será considerado mau treinador/seleccionador) ou pior... xenófobo.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por maverick » 18/6/2008 3:12

Oh Charles, estás on fire.

O Bafetimbi Gomis nasceu em La Seyne-sur-Mer, na França. :P

Os pais são de origem senegalesa. Deve ter dupla.
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por charles » 18/6/2008 0:38

Sempre ouvi dizer que Zidane nascera na Argélia (filho de país Argelinos) e que era naturalizado Francês.

Os exemplos são muitos por falta de tempo para pesquisar fica aqui (só) mais um exemplo.

Seleccionador senegalês apoia goleador Gomis
SURPRESA NOS CONVOCADOS DA FRANÇA

Bafetimbi Gomis é a grande surpresa da convocatória francesa para o Euro’2008, mas já tem apoio do seleccionador do Senegal, o seu país de origem.

Gomis destacou-se no jogo de terça-feira com o Equador, numa exibição que teve a proverbial cereja no topo do bolo traduzida nos dois golos com que a França bateu a congénere equatoriana.

O técnico senegalês, Lamine Ndiaye, garante não ter qualquer ressentimento por Gomis ter optado pela nacionalidade francesa e pela selecção tricolor em vez de alinhar pelo país dos seus ancestrais. “Ele decidiu assim, é a sua escolha e nós respeitamo-la e só lhe desejamos toda a sorte”, afirmou à agência France Press.

Recorde-se que Ndiaye já tinha criticado publicamente o homólogo francês, Raymond Domenech, por não convocar o jogador de 22 anos do Saint-Étienne, pedindo-lhe que não utilizasse Gomis “apenas para o impedir de integrar a selecção do Senegal”.

“Já não há nada a fazer: Gomis vai ao Euro e não poderá ser seleccionado por nós. Agora só nos resta apoiá-lo”, resumiu Lamine Ndiaye.

Data: Quinta-feira, 29 Maio de 2008 - 01:13

++++

Um ganês (Asamoah) na Alemanha. Um nigeriano (Olisadebe) na Polónia. Um argentino (Camoranesi) na Itália. Um brasileiro (Da Silva) na Croácia ou em Espanha (Senna).
Cumpt

por PJBM2 » 17/6/2008 23:50

Esses jogadores já são da segunda geração. São praticamente todos nascidos em França. Os pais deles é que foram emigrantes.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por maverick » 17/6/2008 23:36

O Zinedine Zidane nasceu em Marselha, na França.
Cumprimentos

por charles » 17/6/2008 22:31

ptmasters Escreveu:
Keyser Soze Escreveu:
assunoadr Escreveu:
artista Escreveu:
OvelhaN Escreveu:
LUSO$$$ Escreveu:Pela minha parte Muito Obrigado Sargentão.
É com desgosto que o verei partir mas é a vida...

Importa recordar que estamos a falar de um Treinador Campeão do Mundo que

1 - Colocou a selecção acima da clubite crónica.
2 - Assumiu sempre com frontalidade as suas opções.
3 - Isolou e a selecção de um conjunto de interesses e resistiu à influencia dos mais poderosos.
4 - Teve o melhor registo de resultados de sempre da selecção nacional.
5 - Pôs as bandeiras de Portugal desfraldadas com orgulho pelo país inteiro e colocou-nos a cantar o esquecido hino nacional.
6 - Soube sempre ser Português em Portugal

Por isto tudo Muito Obrigado Sargentão

PS : alguém terá saudades de Saltilo ou da Coreia...
valha-nos

Subscrevo

Eu também...

Mais um....

AA

carimbo tb com selo de aprovação este post ..ehehe

Olha outro.

1 ab

Onde é que assino 8-).

Sobre nacionalidades, e o Zinedine Zidane (e os restantes africanos) :!:

Um abraço
Cumpt

por nov71 » 17/6/2008 20:54

sobre isto dos "estrangeiros" na seleção é uma falsa questão e acho que se ha uma selecção que tem um jogador não genuino..todas as outras têm o direito.

se era mais bonito e mais romantico so jogadores nascidos na patria...era concerteza....mas .. A Alice no país das maravilhas...

senão vejamos q somos campeoes no atletismo com 3 portugueses de gema:

nelson evora, naíde goms e francis obikwelo...

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

por ptmasters » 17/6/2008 20:38

Keyser Soze Escreveu:
assunoadr Escreveu:
artista Escreveu:
OvelhaN Escreveu:
LUSO$$$ Escreveu:Pela minha parte Muito Obrigado Sargentão.
É com desgosto que o verei partir mas é a vida...

Importa recordar que estamos a falar de um Treinador Campeão do Mundo que

1 - Colocou a selecção acima da clubite crónica.
2 - Assumiu sempre com frontalidade as suas opções.
3 - Isolou e a selecção de um conjunto de interesses e resistiu à influencia dos mais poderosos.
4 - Teve o melhor registo de resultados de sempre da selecção nacional.
5 - Pôs as bandeiras de Portugal desfraldadas com orgulho pelo país inteiro e colocou-nos a cantar o esquecido hino nacional.
6 - Soube sempre ser Português em Portugal

Por isto tudo Muito Obrigado Sargentão

PS : alguém terá saudades de Saltilo ou da Coreia...
valha-nos

Subscrevo

Eu também...

Mais um....

AA

carimbo tb com selo de aprovação este post ..ehehe

Olha outro.

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por maverick » 17/6/2008 20:34

Isso das naturalizações, é uma falsa questão e não quero que virem isto já para xenephobia.

Por mim o Deco e Pepe podem jogar à vontade não tenho nada contra eles, deram muito à selecção e ainda mais ao meu clube (uns canecos, não que isso aparentemente interesse muito). Se quiserem naturalizar o Ponta de Lança que nos falta, que o façam.

Portugal mesmo antes do Scolari começou a participar mais assiduamente em competições internacionais Euro 96, 2000 (exelente participação, cainda no prolongamento aos pés duma selecção de enorme nível) e mundiais 2002, dando fim a anos de seca. E presentemente tem exelentes jogadores, provavelmente dos melhores conjuntos que alguma vez tivémos (não sou do tempo do Eusébio, nunca os vi jogar).
Não quero é endeusar um treinador que considero mediano e é só isso.
Cumprimentos

por lutav » 17/6/2008 19:21

http://dn.sapo.pt/2008/06/17/dnsport/po ... leiro.html

isto é de Homem!

é tao bonito o nacionalismo exarcebado.. aliás, mais que bonito, é fácil, fácil demais....

tomara eu, se tivesse emigrado com 17 anos, tivesse a maturidade e arcaboiço mental e personalidade forte para dizer: NAO!! Estes gajos receberam-me, formaram-me, é a eles que quero dar alegrias, contribuir....

nós somos um país pequeno, mas nem sempre é só na área geográfica...

beijos e abraços :)

Registado: 22/9/2006 22:36

por vold » 17/6/2008 18:15

sinceramente não acho que interesse o país onde se nasceu, o que realmente interessa é o país que formou o jogador. os casos do nani, do bosingwa e do petit são assim. nasceram noutro país sempre viveram cá, foram formados cá, não se põe em causa a sua nacionalidade só porque apareceram no mundo noutro sítio qualquer...

o caso do pepe é o caso de um jogador que preferiu jogar por Portugal a jogar pelo país onde nasceu porque deve a Portugal o seu sucesso. se assim é qual é o mal ? não se trata de globalização nem nada do género. se o jogador conseguiu tudo em certo país porque não há-de jogar por esse país ?

sinceramente a recusa de jogadores nascidos noutros países (mas que cumprem todos os regulamentos impostos) num extremo pode ser xenofobia...

tanta ingratidão que se vê por aqui. é incrível como nós, que temos inúmeros títulos, ficamos indignados por não ganharmos cada torneio em que entramos.

veja-se a nossa equipa: não temos um avançado de luxo, temos um extremo que é provavelmente o melhor jogador do mundo e outro bom, mas não excepcional. temos um excelente número 10 e mais dois jogadores bastante razoáveis no meio campo. uma excelente dupla de centrais e um enorme lateral direito, mas um guarda redes e um lateral esquerdo apenas médios.

ou seja temos +/-50% de excelentes jogadores e +/-50% de bons/razoáveis jogadores. será que o mérito é só dos excelentes ? sinceramente acho que não, há muito mérito de quem cria espírito de equipa e que permite que todos contribuam para sermos uma excelente selecção. há selecções com percentagens de excelentes jogadores bem mais alta que a nossa e no entanto não conseguem resultados próximos dos nossos.

Registado: 29/11/2007 14:23

por carrancho » 17/6/2008 17:33

Paulo Moreira Escreveu:Troféus, meus senhores, concentremo-nos nos troféus. O resto é conversa de recreio.

A verdade é que pelas selecções, o Figo e o Rui Costa e companhia já levantaram (nos juniores) uma taça, mas os actuais ainda não. Já perderam duas oportunidades de ouro mas, como se costuma dizer, à terceira é de vez. A ver vamos se é desta. :mrgreen:

É... troféus é lindo mas... nunca ganhámos nada, nem com Scolari nem sem ele!

Portanto, se a comparação é feita pelos títulos (não contabilizando medalhas de vice-campeao) então estavam todos ao mesmo nivel. Mas isso seria uma injustiça pois ficar em 2º não é o mesmo que ficar em ultimo, eu pelo menos valorizo muito mais chegar a uma final e perder que ficar em lugar que nem apure Portugal para uma fase final de Europeu ou Mundial.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Zenith » 17/6/2008 17:18

nov71 Escreveu:Numa perspectiva bolsista...empresarial ...de minorias...a tua visão esta correcta...numa perspectiva meramente desportiva....não se ganhou nada...e penso que os milhoes de adeptos, quer aqui em Portugal, como no resto do mundo...estão de certeza se marimbando pra esses numeros ...pois querem é Ganhar ....não milhões ...mas um titulozito...

BN

Mas acho q a pergunta era quem fez melhor que Portugal. E quando se coloca uma questão como essa ou se define um criterio e se apresenta dados objectivos ou então é discussão esteril.
Se formos para o que os adeptos querem e para responder objectivamente teriamos de fazer uma sondagem a perguntar qual a classificação que dariam á selecção em função dos diferentes graus de prestação e fazer a media, e possivelemente os valores nao seriam abissalmente diferentes.
Seria tb uma alternativa para medir o grau de fervor ou entusiamo dos adeptos, saber o volume de negocios com artigos relativos á seleccção em função de quão longe chega na competição e mais uma vez penso que não haveria uma diferença abissal relativamente aos nºs q usei.
Lembro-me que em 2002 as equipas da Alemanha que tem um historial de respeito e em 2006 a da França apesar de finalistas vencidas foram recebidas como heróis.
Possivelmente só mesmo o Brasil é que não se contenta com menos que o título.

Registado: 29/11/2007 14:36

Uma possível boa notícia...

por Jesse James » 17/6/2008 16:44

17 Jun 2008 16:13 - FUTBOL-Alemán Podolski en duda para partido contra Portugal
FUTBOL-Alemán Podolski en duda para partido contra Portugal

Por Kevin Fylan

TENERO, Suiza, jun 17 (Reuters) - El mediocampista de la selección alemana de fútbol Lukas Podolski sufrió una lesión en la pantorrilla y está en duda para los cuartos de final de la Eurocopa ante Portugal, encuentro que se disputará el jueves.

"Definitivamente no entrenará hoy y está en duda para el jueves", dijo el martes el técnico Joachim Loew en conferencia de prensa.

"El departamento médico hará todo lo que pueda para que esté en condiciones, pero tuvo verdaderos problemas en el segundo tiempo contra Austria (el lunes)", agregó.

Jugando como mediocampista, Podolski anotó tres de los cuatro goles de Alemania en el torneo y con los delanteros Mario Gómez y Miroslav Klose con bajo rendimiento, su ausencia será un golpe significativo para el equipo de Loew.

Loew dijo que Bastian Schweinsteiger, quien fue suspendido ante Austria, retornará probablemente el jueves.

"El no comenzó en ninguno de los dos primeros partidos, pero cuando entró nos dio ritmo y creatividad", afirmó el técnico.

"Espero que regrese al equipo el jueves", afirmó el técnico del equipo alemán.

(Editado por Nelson Acosta)
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por rmachado » 17/6/2008 16:36

Embora por vezes não concorde com alguma "naturalizações", tenho para mim que o sitio onde se nasce é um acidente. Isto é, imagine-se que por alguma razão os meus pais tinham ido para um pais qq e eu nascia lá, contudo vinha para cá aos 6 anos... será que aos 18 ou 20 não era mais português (seja lá isto o que for) que do pais onde nasci?

É claro que temos aproveitamentos, pois ser de um pais europeu abre as portas de outra maneira, mas se as pessoas já vivem cá a tanto tempo não fará mais sentido serem Portugueses que outra coisa qq?

Registado: 24/8/2004 10:42

por asgardd » 17/6/2008 16:25

Jesse James Escreveu:
asgardd Escreveu:
Jesse James Escreveu:Na minha opinião esta argumentação não tem qualquer fundamento. Falar no Deco e Pepe e sobretudo no Bosingwa, Nani e Petit.
Para isso falemos também do Eusébio, do Coluna, do Vicente, do Matateu, da Naide, do Évora, do Obikwelo...

Do Marcos Senna (está para a Espanha como um argentino para nós) Antes dele já tiveram mais 3 brasileiros.
E que dizer dos turcos da Suiça?
Ou dos polacos, espanhois e afins da Alemanha?
Já nem falo dos franceses. O Camaronesi também.
Brasileiros na Polónia também há. E podia estar aqui horas com exemplos semelhantes.

Desde que se sintam portugueses e respeitem o país que os acolheu, qual o problema?

É por tudo isso que referiste , e por mais ainda que eu poderia referir , que o campeonato da europa (seja de futebol ou de qualquer outro desporto) cada vez é menos europeu.
É uma farsa, As selecções cada vez mais se assemelham a grandes clubes multinacionais que buscam o êxito a qualquer custo, e de nacional cada vez têm menos, por isso - e falo a nivel pessoal - cada vez tenho menos interesse em acompanhar tais eventos.

É a globalização! Num passado não muito distante só podias comprar acções cotadas em Lisboa e ao balcão de um banco! :wink:

BN

Carissimo,
Globalização agora serve também como desculpa para justificar este facto que enunciei?

É claro que os efeitos da globalização chegam ao desporto, o que nao é claro nem perceptível , é que um campeonato da europa seja cada vez menos europeu, ao menos tenham a dignidade de lhe mudar o nome.

Registado: 5/6/2008 22:53

por Jesse James » 17/6/2008 16:20

asgardd Escreveu:
Jesse James Escreveu:Na minha opinião esta argumentação não tem qualquer fundamento. Falar no Deco e Pepe e sobretudo no Bosingwa, Nani e Petit.
Para isso falemos também do Eusébio, do Coluna, do Vicente, do Matateu, da Naide, do Évora, do Obikwelo...

Do Marcos Senna (está para a Espanha como um argentino para nós) Antes dele já tiveram mais 3 brasileiros.
Brasileiros na Polónia também há. E podia estar aqui horas com exemplos semelhantes.

Desde que se sintam portugueses e respeitem o país que os acolheu, qual o problema?

É por tudo isso que referiste , e por mais ainda que eu poderia referir , que o campeonato da europa (seja de futebol ou de qualquer outro desporto) cada vez é menos europeu.
É uma farsa, As selecções cada vez mais se assemelham a grandes clubes multinacionais que buscam o êxito a qualquer custo, e de nacional cada vez têm menos, por isso - e falo a nivel pessoal - cada vez tenho menos interesse em acompanhar tais eventos.

É a globalização! Num passado não muito distante só podias comprar acções cotadas em Lisboa e ao balcão de um banco! :wink:

BN
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por asgardd » 17/6/2008 16:15

Registado: 5/6/2008 22:53

por PJBM2 » 17/6/2008 16:08

Troféus, meus senhores, concentremo-nos nos troféus. O resto é conversa de recreio.

A verdade é que pelas selecções, o Figo e o Rui Costa e companhia já levantaram (nos juniores) uma taça, mas os actuais ainda não. Já perderam duas oportunidades de ouro mas, como se costuma dizer, à terceira é de vez. A ver vamos se é desta. :mrgreen:
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 86 visitantes