Off-Topic - Wi-Fi faz mal à saúde?
Taxa de mortalidade dos ratos aumenta e a memória degrada-se após longas exposições a radiação dos telemóveis
[/quote]
A taxa de mortalidade dos ratos aumenta e a memória degrada-se após longas exposições a radiação dos telemóveis, segundo a tese de doutoramento de um investigador belga, citada ontem no diário "Le Soir" e defendida anteontem na Universidade Católica de Louvaina.
Para o estudo dos efeitos de radiações como as de telemóveis, redes Wi-Fi e respectivas antenas, Dirk Adang utilizou 124 ratos de laboratório, expondo três grupos de durante 18 meses (cerca de 70% da duração média da vida dos roedores), duas horas por dia, a diferentes níveis de radiação, enquanto os outros animais ficaram num grupo de controlo não exposto a radiações.
Nos três grupos de ratos expostos a taxa de mortalidade alcançou os 48,4%, 58,1% e 61%, valores superiores aos 29% do grupo de controlo. Adang investigou ainda o impacto da radiação sobre a memória dos roedores e concluiu que uma longa exposição, de 15 meses, causa "evidentes perdas de memória". A Organização Mundial de Saúde recomenda esperar até 2015 para avaliar o impacto das radiações sobre o homem dado que o uso do telemóvel disparou em 1998, recorda o investigador.
[/quote]
retirado do jn.pt
[/quote]
A taxa de mortalidade dos ratos aumenta e a memória degrada-se após longas exposições a radiação dos telemóveis, segundo a tese de doutoramento de um investigador belga, citada ontem no diário "Le Soir" e defendida anteontem na Universidade Católica de Louvaina.
Para o estudo dos efeitos de radiações como as de telemóveis, redes Wi-Fi e respectivas antenas, Dirk Adang utilizou 124 ratos de laboratório, expondo três grupos de durante 18 meses (cerca de 70% da duração média da vida dos roedores), duas horas por dia, a diferentes níveis de radiação, enquanto os outros animais ficaram num grupo de controlo não exposto a radiações.
Nos três grupos de ratos expostos a taxa de mortalidade alcançou os 48,4%, 58,1% e 61%, valores superiores aos 29% do grupo de controlo. Adang investigou ainda o impacto da radiação sobre a memória dos roedores e concluiu que uma longa exposição, de 15 meses, causa "evidentes perdas de memória". A Organização Mundial de Saúde recomenda esperar até 2015 para avaliar o impacto das radiações sobre o homem dado que o uso do telemóvel disparou em 1998, recorda o investigador.
[/quote]
retirado do jn.pt
- Registado: 30/11/2007 21:12
Eu pessoalmente evito ao máximo expor-me às radiações do telelé.
Alta voz ou mesmo o wireless são soluções que reduzem drásticamente a exposição às radiações.
Aliás, basta afastar um centímetro o móvel da cabeça e a exposição reduz logo na ordem dos 80%.
Então depois de ter visto as pipocas a estalarem com os móveis!
Fónix as centenas de horas de exposição que os meus neurónios já tiveram!
Abraço
Alta voz ou mesmo o wireless são soluções que reduzem drásticamente a exposição às radiações.
Aliás, basta afastar um centímetro o móvel da cabeça e a exposição reduz logo na ordem dos 80%.
Então depois de ter visto as pipocas a estalarem com os móveis!
Fónix as centenas de horas de exposição que os meus neurónios já tiveram!
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Para não estar a criar outro tópico...
Índia proíbe publicidade a telemóveis para menores de 16
A Índia proibiu as operadoras de telemóveis de fazerem campanhas publicitárias destinadas a menores de 16 anos, desencorajando o uso do telemóvel naquela faixa etária, devido aos riscos que o aparelho apresenta para a saúde.
Segundo um relatório, publicado recentemente pelo Ministério indiano das Telecomunicações, as ondas electromagnéticas emitidas pelos telemóveis podem provocar, a longo prazo, sérios danos cerebrais, especialmente na camada jovem da sociedade, assim como a grávidas, idosos ou pessoas que sofrem de problemas cardíacos.
De acordo com o governo indiano, é aconselhável limitar o uso do dispositivo ao mínimo indispensável, uma tarefa nada fácil para uma população onde o telemóvel é amplamente difundido, graças à presença no mercado de aparelhos extremamente económicos. Em 2010, os telemóveis na Índia serão mais de 500 milhões, dizem as estimativas.
O relatório governamental sugere ainda aos jovens que, caso não possam evitar o uso do telefone, usem, pelo menos, auscultadores, no sentido de evitar o contacto directo do corpo com a origem das ondas electromagnéticas.
EALM Escreveu:Bem...
Acho isso espantoso Luar Azul... Se calhar vou requisitar os teus serviços para análise de espectros..Ok, mais a sério, não digo que não, às vezes há coisas na Natureza que não têm explicação fácil, pelo menos com o conhecimento actual, e não vou duvidar que possas sentir o que descreves.
Devo salientar-te no entanto que podes continuar a usar Wireless. Faz o teste com equipamento da norma 802.11a (o "a" é importante), pois esta norma usa os 5 GHz e não os 2.4 GHz. Esta frequência é muito pouco usada e é difícil encontrar equipamento, mas ele existe (no ebay por exemplo). A atenuação é brutal, o alcance é muito mais reduzido, logo também os tais potenciais efeitos.
Ok, mas surgiu-me uma questão: como distingues a radiação Wi-Fi (que trabalha na banda ISM dos 2.4 GHz) dos emissores caseiros de vídeo? e de alguns alarmes? e de câmaras de televigilância ? E equipamento científico e médico que usa essa banda ?
Para já não falar dos mesmíssimos portáteis que podes estar a usar actualmente, pois caso tenham Bluetooth emitem radiação nessa mesma banda. E ainda temos os telemóveis com buetooth também...
Isto tudo para dizer que... só vais conseguir estar livre de exposição a radiação se viveres... numa gaiola de Faraday.
Mas nem sequer é certo que isso te fizesse bem, pois como já disse atrás, o Homem evoluiu a receber doses de radiação em toda a faixa do espectro, quanto mais não seja através da Luz solar. Nós somos assim, estamos num Universo com essas coisas, e - sem duvidar que te possas sentir mal - tenho as minhas dúvidas que estejas livre de radiação quando pensas que estás...
Abraço,
lol

Obrigado pela dica, o meu router só tinha b e g, seja como for agora não tenho nenhum para testar, instalei há tempos um em casa de família que era uma nova norma "mimo", mas fogo, aquela cena tinha uma potência... (aquilo é que desconcentrava mesmo!)
Como é que distingo? Bem, isto é daquelas coisas que ou se sente ou não se sente. Quem não sente talvez não tenha que se preocupar. O que é que interessa o que é que "eu" sinto? Quanto a mim resume-se tudo a uma questão de conforto, não me parece que o wireless, mesmo o mais potente (o tal mimo), faça mal à saúde (assim como os zunidos também não fazem)!
Por isso o meu conselho é, quem não sentir diferença, ainda bem!! pode usar à vontade! Parece que os telemóveis poderão causar cancro segundo os estudos mais recentes, mas temos de ver que se trata de um caso especial onde encostamos um gerador de ondas rádio directamente à cabeça, não vejo que seja semelhante à tecnologia wifi.
Quanto aos portáteis e assim, é claro que também faz uma pequena diferença e alguns monitores crt (sobretudo quando não estão ligados à terra), transformadores de alta frequência (os pequeninos e leves), etc, a coisa pior para mim até hoje foi um auricular bluetooth. Aquela cena fazia-me uma dor de cabeça... Em todo o caso o Wi-fi tem uma "interferência" bastante abrangente e o pior é que está sempre activo. Experimenta encostar um transformador de alta frequência à cabeça durante alguns minutos, até pode ser que sintas uma pequena diferença. (podes fazer um blind test facilmente pedindo a alguém que ligue ou desligue a tomada sem tu o saberes), mas assim que te afastas um metro ou dois a coisa parece que acalma logo, mas no wi-fi não. Tens de te afastar mesmo muito (sair de casa). Aliás, eu vivo numa pequena cidade sem grande tecnologia, mas parece-me que em muitas zonas de Lisboa já nem faz grande diferença ter ou não ter wireless, porque, se não formos nós é o pessoal todo à volta a ter e cada vez mais vai ser assim.
Portanto o melhor é mesmo ser como um amigo meu que dizia no ginásio, «epá esta música pimba em altos berros (tínhamos de gritar para nos ouvir) não me incomoda nada, mas mesmo nada, por mim tanto faz!» Pronto! É assim mesmo!
Mais uma vez quero salientar que não tenho qualquer indicação que o wireless e outros electrodomésticos (como o microondas) sejam maus para a saúde. Quanto a mim é uma mera questão de conforto mental. Daí ter referido a biblioteca, aí sim, parece-me importante, pois é um espaço onde deve imperar o silêncio a todos os níveis!
Provavelmente estou mais sensível para isto porque já treinei aquilo de ficar em silêncio mentalmente (ou seja estar sem pensar em nada durante alguns minutos). Acho que se experimentarem isto podem ao longo do tempo ficar mais sensíveis a este tipo de fenómenos (ou seja, mais uma razão para não experimentar ^_^). lol

sem causa nem por acaso
http://semcausanemporacaso.blogspot.com/
http://semcausanemporacaso.blogspot.com/
silvaxico Escreveu:Mas aí as pessoas têm opção. E já agora, a exposição ao Sol é outro caso de algo que faz mal, mas cujo o mal só se vê passados bastantes anos...
Há muita gente que daqui a alguns anos nem se vai lembrar porque é que os seus filhos ainda novos (40 anos) têm cancros de pele...
Mas com o uso dos TLMs também há opção. Só usas se quizeres.
Quanto ao mal dos Sol vê-se no dia seguinte...e não, não só nos anos seguintes, pois as fotografias dos actuais doentes mostram-se frequentemente na TV e etc.
É uma questão de autocontrolo digo eu.
Valkyrie

Cumprimentos,
Valkyrie
"No tempo de D. Afonso V já havia uma Bolsa de Valores (Alvará de 1439)"
Valkyrie
Valkyrie Escreveu:Já agora e tal como aqui já foi dito, gostava que pensassem nos milhares de pessoas (e em particular crianças) que passam horas ao Sol no pior periodo do dia (10h-16h). É que é uma práctica comum, e que apesar dos frequentes e insistentes avisos dos entendidos o povão insiste em manter...![]()
Mas aí as pessoas têm opção. E já agora, a exposição ao Sol é outro caso de algo que faz mal, mas cujo o mal só se vê passados bastantes anos...
Há muita gente que daqui a alguns anos nem se vai lembrar porque é que os seus filhos ainda novos (40 anos) têm cancros de pele...
Vivam !
Caro colegas,
Quem não confia nos TLMs não os use. Acho até que é uma belíssima forma de andarem mais tranquilos. O mesmo digo para os WI-FI. Felizmente temos a capacidade de OPÇÃO.
A mim, a explicação do EALM parece-me muito válida e portanto fico mais descansado por usar o meu TLM duas ou três vezes por semana por menos de um minuto ou mesmo por ter a minha rede wireless a bombar 24h por dia aqui na minha maison.
Já agora e tal como aqui já foi dito, gostava que pensassem nos milhares de pessoas (e em particular crianças) que passam horas ao Sol no pior periodo do dia (10h-16h). É que é uma práctica comum, e que apesar dos frequentes e insistentes avisos dos entendidos o povão insiste em manter...
Este é um tópico muito interessante...
Cumprimentos,
Valkyrie
Caro colegas,
Quem não confia nos TLMs não os use. Acho até que é uma belíssima forma de andarem mais tranquilos. O mesmo digo para os WI-FI. Felizmente temos a capacidade de OPÇÃO.

A mim, a explicação do EALM parece-me muito válida e portanto fico mais descansado por usar o meu TLM duas ou três vezes por semana por menos de um minuto ou mesmo por ter a minha rede wireless a bombar 24h por dia aqui na minha maison.
Já agora e tal como aqui já foi dito, gostava que pensassem nos milhares de pessoas (e em particular crianças) que passam horas ao Sol no pior periodo do dia (10h-16h). É que é uma práctica comum, e que apesar dos frequentes e insistentes avisos dos entendidos o povão insiste em manter...

Este é um tópico muito interessante...
Cumprimentos,
Valkyrie
Cumprimentos,
Valkyrie
Valkyrie
MarcoAntonio Escreveu:Eu não vejo onde esteja o paralelo com o wi-fi e os telemóveis. Na verdade o que vejo é um anti-paralelo: os malefícios do tabaco são evidentíssimos e fáceis de demonstrar. Os do wi-fi e dos telemóveis continuam por demonstrar, o que com os biliões de utilizadores que existem (alguns já há umas boas duas décadas) é um bom indicador de que não são, pelo menos significativamente, prejudiciais à saúde.
A unica utilidade que vejo na comparação do tabaco é para mostrar precisamente o oposto do que estás a sugerir.
Já viste o gráfico com a relação entre o número de fumadores e o número de doentes de cancro?
É claramente visível que o número de cancros aumentou muito antes de que considerasse que o tabaco era culpado.
Caso as radiações a que temos estado sujeitos (com mais força nos últimos 5 anos) tenham um efeito semelhante (e ninguém consegue garantior que não) só daqui a uns 30 ou 40 anos é que se vai dizer "pois é"...
Para nós já não vai fazer grande diferença (daqui a 40 anos já devemos estar perto da reforma, se ainda houver reforma), mas para os nossos filhos e netos se calhar...
silvaxico Escreveu:Marco, nessa página da wikipédia não vejo nada que diga que os malefícios do tabaco já são comprovados há muito tempo.
Um dos estudos, por exemplo, data de 1977 (que é muito mais do que há uns meros 6 anos que sugeres) por exemplo.
E eu nem sequer me pus a ler aquilo com atenção...
Eu nem percebo como é que consegues sugerir que os malefícios do tabaco não são admitidos há mais do que meros 6 anos. Eu desde pequenino (e tenho mais de 30 anos) que sei perfeitamente que o tabaco faz mal. Bem como toda a gente que me rodeia.
Embora alguns prefirem fechar os olhos.
Eu não vejo onde esteja o paralelo com o wi-fi e os telemóveis. Na verdade o que vejo é um anti-paralelo: os malefícios do tabaco são evidentíssimos e fáceis de demonstrar. Os do wi-fi e dos telemóveis continuam por demonstrar, o que com os biliões de utilizadores que existem (alguns já há umas boas duas décadas) é um bom indicador de que não são, pelo menos significativamente, prejudiciais à saúde.
A unica utilidade que vejo na comparação do tabaco é para mostrar precisamente o oposto do que estás a sugerir.
Mas aqui fica um exemplo, já que procuras exemplos e eles estão lá na página:
Up to 90% of periodontitis patients who are not helped by common modes of treatment are smokers.[42] Smoking has been proven to be an important factor in the staining of teeth.[43][44]
44 # ^ Ness L, Rosekrans Dde L, Welford JF. An epidemiologic study of factors affecting extrinsic staining of teeth in an English population. Community Dent Oral Epidemiol. 1977 Jan;5(1):55-60. PMID 264419
Um estudo de 1977 como vês...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco, nessa página da wikipédia não vejo nada que diga que os malefícios do tabaco já são comprovados há muito tempo.
Vi foi um gráfico interessante com uma diferença de cerca de 30 anos entre o aumento do número de fumadores e o aumento do número de cancros.
O que estes cientistas dizem é que se devia ter mais cuidado com as radiações (principalmente dos telemóveis) para evitar que daqui a 20 ou 30 anos se vejam mais gráficos semelhantes...
Vi foi um gráfico interessante com uma diferença de cerca de 30 anos entre o aumento do número de fumadores e o aumento do número de cancros.
O que estes cientistas dizem é que se devia ter mais cuidado com as radiações (principalmente dos telemóveis) para evitar que daqui a 20 ou 30 anos se vejam mais gráficos semelhantes...
Esta agora não estava no programa.
Logo nesta altura que estava decidido a comprar um router wireless draft N cá para casa e ninguém se chatear mais com o acesso simultâneo á Net.
Logo nesta altura que estava decidido a comprar um router wireless draft N cá para casa e ninguém se chatear mais com o acesso simultâneo á Net.
“Eu não sei onde o mercado vai estar amanhã ou dentro de uma semana, um mês ou um ano. Sei, no entanto, que se tivesse à escolha manter dinheiro em caixa ou em obrigações a 30 anos ou em ações, não hesitaria um segundo em escolher ações"
Warren Buffett
Bons negócios !!!
Warren Buffett
Bons negócios !!!
- Registado: 19/10/2004 19:26
silvaxico Escreveu:Só há meia duzia de anos (se tanto) é que provou que o tabaco provocava cancro. E mesmo agora, as tabaqueiras continuam a tentar provar que o cancro não é provocado pelo tabaco... olha, qualquer dia são elas que estão a dizer que quem provoca o cancro são os telemóveis...
Isso não é verdade, silvaxico. Os próprios processos em tribunal (que vêm só bem depois da ciência) são anteriores a isso...
Dá aqui uma olhada:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tobacco_and_health
Provavelmente estás a referir-te a um estudo qualquer que viste específico. Mas o Tabaco faz mal a imensa coisa e ainda hoje se fazem estudos. Não é por este ano ou ano passado ter saído um estudo relativo a uma correlação específica que só a partir daí é que ficou provado o malefício para a saúde.
O malefício do tabaco não é um malefício, é um mar de malefícios. E que é conhecido há imenso tempo e que já se discute há pelo menos um século.
Como referi no outro post, o consumo intensivo do tabaco como o conhecemos hoje é bastante recente.
Prior to World War I, lung cancer was considered to be a rare disease, which most physicians would never see during their career. With the postwar rise in popularity of cigarette smoking came a virtual epidemic of lung cancer.[10][11]
É a primeira guerra, não é a segunda...

Por acaso já não é a primeira vez que neste tipo de discussão sobre os wifi e telemóveis vejo a referência ao tabaco. Bolas, não há comparação possível, a humanidade sabe perfeitamente que o tabaco faz mal há muita, muita década...
Alguns não querem é aceitar (especialmente os fumadores, mais até do que as tabaqueiras... lol).
Bolas, não há comparação possível...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:silvaxico Escreveu:E como comentas a parte de que só há pouco tempo é que se conseguiu provar que o tabaco faz mal? Só começou a fazer mal agora?
Há pouco tempo? Como assim?
Está demonstrado há muita década a relação do consumo do tabaco e do cancro. Não tenho aqui datas presentes mas seguramente há pelo menos 50 anos ou mais.
E é preciso notar que o consumo intensivo do tabaco como é o de hoje é coisa do Século 20.
Da forma que falas até parece que há alguma relação entre os malefícios para a saúde bem conhecidos do tabaco e há muito tempo com estas discussões em torno dos telemóveis e do wi-fi...
Não há relação nenhuma!...
Os malefícios do tabaco são evidentíssimos (vêm-se até a olho nú com uma radiografia ou fotografia aos pulmões de um fumador) e conhecidos há muitíssimo tempo.
Só há meia duzia de anos (se tanto) é que provou que o tabaco provocava cancro. E mesmo agora, as tabaqueiras continuam a tentar provar que o cancro não é provocado pelo tabaco... olha, qualquer dia são elas que estão a dizer que quem provoca o cancro são os telemóveis...

silvaxico Escreveu:E como comentas a parte de que só há pouco tempo é que se conseguiu provar que o tabaco faz mal? Só começou a fazer mal agora?
Há pouco tempo? Como assim?
Está demonstrado há muita década a relação do consumo do tabaco e do cancro. Não tenho aqui datas presentes mas seguramente há pelo menos 50 anos ou mais.
E é preciso notar que o consumo intensivo do tabaco como é o de hoje é coisa do Século 20.
Da forma que falas até parece que há alguma relação entre os malefícios para a saúde bem conhecidos do tabaco e há muito tempo com estas discussões em torno dos telemóveis e do wi-fi...
Não há relação nenhuma!...
Os malefícios do tabaco são evidentíssimos (vêm-se até a olho nú com uma radiografia ou fotografia aos pulmões de um fumador) e conhecidos há muitíssimo tempo.
silvaxico Escreveu: as pessoas que estão a torrar ao Sol, estão lá (pelo menos em princípio) porque querem.
Diz isso a um operário da construção civil...

De qq das formas acho que isso só serve para desvirtuar a conversa. A menos que estejas a sugerir que se acabe com TV, radio e tudo e mais alguma coisa a acabar nos micro-ondas em nossa casa, passando pelo meio pelos telemóveis e pelos wireless.
Os seres humanos levam com radiação de muito tipo e em doses muito maiores do que os do WiFi. E de resto o tempo já demonstrou que na maior das aplicações que são utilizados intensivamente os danos para a saúde não são significativos.
Mais ainda, a única forma que conheço de não lidar com nada de absolutamente nefasto para a saúde (nem que seja ao nível mais irrelevante) é não vivendo.
As pessoas apanham sol (em excesso), fumam e fazem mais uma data de coisas que são prejudiciais à saude (e sim, alguns também não podem fugir a estes males, nem que seja por efeito indirecto como por exemplo no caso do tabaco). E depois preocupam-se com uma dose de radiação irrisória como a do WiFi...
E antes disso já tinha sido com os telemóveis há uns anos atrás. E antes dos telemóveis outras coisas.
Como é óbvio, eu defendo que se deve estar atento e que se devem fazer estudos e tomar atenção a estes aspectos de saúde pública. Mas, há que dizer, a discussão em volta deste tema está enquinadada à nascença e tem que ver com o que eu referi no meu post anterior. Porque quando os estudos não vão de encontro aquilo que as pessoas "gostavam de ouvir" é porque são encomendados...
silvaxico Escreveu:Parece relativamente fácil verificar se os vídeos são verdadeiros ou não.
Alguém tem milho por aí?
Os videos são falsos.
http://gazetaonline.globo.com/noticias/ ... d_site=843
Acabou o mistério: uma empresa fabricante de fones sem fio para telefones celulares admitiu ter feito os vídeos onde aparelhos telefônicos aparecem transformando milho em pipoca.
A Cardo Systems publicou um novo vídeo no site, mostrando as imagens das pipocas e dos 'headsets' viva-voz vendidos pela empresa. "A campanha viral foi um sucesso, chamamos a atenção de muita gente", comemorou Kathryn Rhodes, gerente de marketing da empresa, no blog da Cardo Systems.
Os vídeos fizeram sucesso no YouTube desde que foram postados, na última semana. Inicialmente, os autores afirmaram que as imagens eram verídicas. A ciência, no entanto, diz que é impossível utilizar celulares como "pipoqueiras portáteis".
"Os vídeos são simpáticos... Mas é praticamente impossível que isso aconteça", afirma o professor de física Louis Bloomfield, da Universidade de Virgínia, em entrevista ao site da revista Wired. Em um microondas, a energia "agita" as moléculas de água dentro dos grãos de milho. A água passa para o estado gasoso, e por conta da alta pressão, faz os grãos estourarem.
Se os telefones celulares fossem capazes de gerar a quantidade de energia suficiente para transformar milho em pipoca, eles também provocariam queimaduras nas mãos, orelhas e até mesmo no cérebro dos usuários.
O G1 reproduziu a suposta "experiência" feita pelos criadores do vídeo no YouTube - confira o vídeo ao lado. No teste com três aparelhos celulares, os grãos de milho permaneceram inalterados.
"É uma montagem", afirma Bloomfield sobre o vídeo no YouTube que mostra as pipocas estourando. Para o estudioso, ou o vídeo foi editado ou a toalha sobre a mesa esconde uma chapa aquecida, por exemplo.
Risco à saúde
Parte do sucesso do vídeo é explicado pelo medo que muitas pessoas têm de que as ondas emitidas por telefones celulares provoquem doenças. A ciência ainda não tem uma resposta definiva sobre os riscos oferecidos pelo uso do aparelho.
Em fevereiro, foi publicado um estudo japonês que mostra que o uso de telefones celulares não aumenta o risco de câncer no cérebro. Os pesquisadores classificaram cada um dos participantes de acordo com o tempo de uso de telefone celular.
"Usando nossas técnicas desenvolvidas recentemente, mais precisas, não encontramos nenhuma associação entre o uso de celular e câncer, trazendo à luz mais evidências sugerindo que eles não causam câncer no cérebro", disse Naohito Yamaguchi, que liderou a pesquisa.
No mesmo mês, no entanto, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, apresentaram dados que sugerem que há relação entre o uso de telefones celulares com o risco de câncer da glândula salivar.
Os pesquisadores analisaram o tempo e a freqüência do uso de celulares entre 500 israelenses que desenvolveram a doença e compararam o resultado com um grupo de 1,3 mil pessoas saudáveis.
Aqueles que usavam o telefone contra um lado da cabeça por várias horas por dia tinham 50% mais probabilidade de ter desenvolvido um tumor da glândula salivar.
http://gazetaonline.globo.com/noticias/ ... d_site=843
Cumprimentos.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
MarcoAntonio Escreveu:
Provavelmente faz muito pior torrar ao sol, recebendo uma elevadíssima dose de radiação nefasta para a pele e no verão as praias estão cheias de gente horas a fio.
Marco,
desculpa estar-me a meter na conversa, mas...
as pessoas que estão a torrar ao Sol, estão lá (pelo menos em princípio) porque querem.
Nós levamos com as radiações todas e mais algumas e não temos como fugir. Podemos reduzir alguma coisa mas há muita radiação (artificial) que não conseguimos evitar.
São duas situações muito distintas
limpaesgotos Escreveu:Por alguma razão nós não nascemos com antenas na cabeça ...
Por acaso eu tenho duas antenas que se chamam "olhos". São receptores de radiação (se é isso que entendes por antena)...
De qq das formas insistes basicamente no mesmo.
limpaesgotos Escreveu:E depois existem os alertas de vários estudos publicados.
Os Alertas é como os chapéus. Há muitos...
De qq das formas eu não disse que faziam bem ou faziam mal (embora me pareça óbvio que não faça pelo menos muito mal). O que eu desmontei foi o teu dito de que "bem não fazia de certeza". Provavelmente faz muito pior torrar ao sol, recebendo uma elevadíssima dose de radiação nefasta para a pele e no verão as praias estão cheias de gente horas a fio.
Ora, existem aplicações onde se verifica que a radiação faz bem. E outras em que faz mal...
MarcoAntonio Escreveu:limpaesgotos Escreveu:Bem não faz de certeza, trata-se de uma tecnologia relativamente recente e os problemas poderão surgir mais tarde. (...)
Porque dizes isso?
No fundo, frases como esta relatam mais sobre o problema subjacente que é mais este: o ser humano parece ter uma certa fobia às novas tecnologias, seja em que época for.
Marco,
havendo dúvidas do efeito que tem (e havendo estes avisos de cientistas) não será melhor ao menos termos cuidado com os nossos filhos?
E já agora: não se pode afirmar que não há casos em que os telemóveis tenham feito mal. Não há é casos em que comprovadamente o mal tenha sido feito pelos telemóveis...
...lembras-te do tempo que demorou até se conseguir provar que o tabaco fazia mal?
Cumprimentos
MarcoAntonio Escreveu:limpaesgotos Escreveu:Bem não faz de certeza, trata-se de uma tecnologia relativamente recente e os problemas poderão surgir mais tarde. (...)
Porque dizes isso?
(...)
Por alguma razão nós não nascemos com antenas na cabeça ...
E depois existem os alertas de vários estudos publicados.
Também se dizia que o amianto não fazia mal, foi preciso morrer pessoas para o proibirem.
É claro que existirão sempre estudos (financiados pelos interessados) que dirão que não existem problemas nenhuns.
Uma coisa é a exposição a radiação durante 5 minutos, outra é uma exposição 24 horas por dia!

Agora cada um que tome a sua opção.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
limpaesgotos Escreveu:Bem não faz de certeza, trata-se de uma tecnologia relativamente recente e os problemas poderão surgir mais tarde. (...)
Porque dizes isso?
No fundo, frases como esta relatam mais sobre o problema subjacente que é mais este: o ser humano parece ter uma certa fobia às novas tecnologias, seja em que época for.
O que é novo incute sempre um certo temor/medo pelo que não se domina, pelo que se desconhece. É um pouco como entrar numa caverna escura... pode não ter lá qualquer perigo e estar completamente deserta, contudo temos "medo".
Uma das evoluções mais recentes na cura para o cancro (e que parece ter resultados muito interessantes e promissores) tem precisamente a ver com radiação. Resumindo e concluindo, a radiação pode fazer bem (até parece que faz mesmo, eliminando células cancerígenas).
Eu não estou a dizer que os telemóveis e o wi-fi fazem bem, naturalmente. Estou a desmontar apenas o "Bem não faz de certeza (...)".
Já agora deixo o link com info para o assunto que deixei a título de exemplo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Non-invasi ... _treatment
Bem não faz de certeza, trata-se de uma tecnologia relativamente recente e os problemas poderão surgir mais tarde. Até porque hoje em dia, os telemoveis são usados cada vez mais cedo e se realmente fizer mal á saude, esta nova geração fará o teste.
Eu tinha um router ADSL wireless em casa ligado 24 horas por dia, e de modo a minimizar a exposição a radiações electromagnéticas, troquei-o por um sem wireless. Juntamente com os cabos coaxiais do circuito de antenas passei um outro de rede (UTP de 4 pares) e agora onde tenho uma tomada TV tenho também uma tomada de rede (RJ45). Como o router adsl está sempre ligado á net é só ligar o pc ou pc's em qualquer divisão da casa á respectiva tomada. E adeus wireless !
Cumprimentos.
Eu tinha um router ADSL wireless em casa ligado 24 horas por dia, e de modo a minimizar a exposição a radiações electromagnéticas, troquei-o por um sem wireless. Juntamente com os cabos coaxiais do circuito de antenas passei um outro de rede (UTP de 4 pares) e agora onde tenho uma tomada TV tenho também uma tomada de rede (RJ45). Como o router adsl está sempre ligado á net é só ligar o pc ou pc's em qualquer divisão da casa á respectiva tomada. E adeus wireless !

Cumprimentos.
Cumprimentos.
A potência do Wifi é 1/100 de um telemóvel.
E usamos o telele mesmo em cima da cabeça...
Se os telemóveis fizessem algum mal à saúde, ao fim de mais de 10 anos e mais de 1 bilião de utilizadores já se tinha dado por isso.
Telemóvel: 2 W
Wifi: 0,02 W
E usamos o telele mesmo em cima da cabeça...
Se os telemóveis fizessem algum mal à saúde, ao fim de mais de 10 anos e mais de 1 bilião de utilizadores já se tinha dado por isso.
Telemóvel: 2 W
Wifi: 0,02 W
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, Bing [Bot], Cem pt, Eduardo R., Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, Investor Tuga, joao garcao, latbal, lito, malakas, Manchini888, maturidade, O Magriço, PMP69, Sinedrio, tami, trilhos2006, ze couves, zorro2009 e 169 visitantes