Aeroporto da Portela tem muitos espaços livres
Oi charles!
Os slots são de atribuição complexa. Não basta o aeroporto ter disponibilidade para se conseguir mais um movimento. E além dos slots há muitas outras condicionantes para se aferir da disponibilidade.
Não te esqueças que a TAP não é dona do aeroporto e uma eventual expansão em condições ideais não teria a TAP como principal interveniente.
A título de exemplo a Easyjet e a Ryanair ainda não tem uma base nem opera em Lisboa respectivamente porque o aeroporto não tem condições para isso.
Não podemos ficar de pés e mãos atados porque a situação actual não se vai manter para sempre. Há que planeare não deixar tudo para a última ou remediado.
Em suma, nunca defendi uma localização concreta mas sempre tive a certeza que o actual aeroporto não tem mais condições para suportar o crescimento que tem vindo a experimentar, prova disso são as novas obras que já começaram.
Um abraço
Jiboia
Os slots são de atribuição complexa. Não basta o aeroporto ter disponibilidade para se conseguir mais um movimento. E além dos slots há muitas outras condicionantes para se aferir da disponibilidade.
Não te esqueças que a TAP não é dona do aeroporto e uma eventual expansão em condições ideais não teria a TAP como principal interveniente.
A título de exemplo a Easyjet e a Ryanair ainda não tem uma base nem opera em Lisboa respectivamente porque o aeroporto não tem condições para isso.
Não podemos ficar de pés e mãos atados porque a situação actual não se vai manter para sempre. Há que planeare não deixar tudo para a última ou remediado.
Em suma, nunca defendi uma localização concreta mas sempre tive a certeza que o actual aeroporto não tem mais condições para suportar o crescimento que tem vindo a experimentar, prova disso são as novas obras que já começaram.
Um abraço
Jiboia
VIva Jiboia, mas as slots não são um indicador fiável da ocupação das pistas nas aterragens e nas partidas?
Em que vertentes necessita a TAP de se expandir, é no espaço terrestre relacionado com as operações não relacionadas directamente com aterragens e partidas?
Conheces o AT1, tens noção do espaço que ocupa o AT1, e da mais valia que pode ser no caso de expansão do aeroporto?
Não achas que com o problema grave que as economias globais atravessam devido ao problema do preço dos combustiveis, o governo deveria ponderar esta obra?
Eu não me quero contradizer, pessoalmente não gosto do aeroporto por cima da cidade,e até sou defensor de alcochete vs ota, no entanto o cenario mudou muito devido à crise instalada, nós todos temos de fazer sacrificios pq o pais ta de tanga e de repente é só milhoes, como é no que ficamos.
Um abraço
Cumpt
Cumpt
Em que vertentes necessita a TAP de se expandir, é no espaço terrestre relacionado com as operações não relacionadas directamente com aterragens e partidas?
Conheces o AT1, tens noção do espaço que ocupa o AT1, e da mais valia que pode ser no caso de expansão do aeroporto?
Não achas que com o problema grave que as economias globais atravessam devido ao problema do preço dos combustiveis, o governo deveria ponderar esta obra?
Eu não me quero contradizer, pessoalmente não gosto do aeroporto por cima da cidade,e até sou defensor de alcochete vs ota, no entanto o cenario mudou muito devido à crise instalada, nós todos temos de fazer sacrificios pq o pais ta de tanga e de repente é só milhoes, como é no que ficamos.
Um abraço
Cumpt
Cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
charles Escreveu:Fica aqui a disponibilidade de slots,comparativamente com Londres, para a semana de 08 de agosto.
Já gastei tanta saliva (neste caso teclas e pele dos dedos) que já não sei o que mais dizer.

Não se fixem nos slots. Os slots não são tudo para tomar decisões; Gatwick é um dos 5 aeroportos de Londres, Lisboa só tem 1, etc, etc, etc, etc...
Há tantas condicionantes na gestão aeroportuária que olhar apenas para os slots é completamente redutor.
Fica aqui a disponibilidade de slots,comparativamente com Londres, para a semana de 08 de agosto.
- Anexos
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- LONDRES SLOTS SEMANA 08 AGOSTO.JPG (116.5 KiB) Visualizado 1231 vezes
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- SLOT LIS SEMANA O8 AGOSTO.JPG (105.54 KiB) Visualizado 1226 vezes
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
eu sou é contra o TGV e o aeroporto, pois o sucesso de um abafa o outro...
Se o TGV for um sucesso, haverá menos voos Lis-Porto, ficando N slots com valor livre.
Para o aeroporto ser um sucesso, é sinal que o TGV não funciona e que ninguém lá anda...
Para os dois terem sucesso é necessário um aumento de passageiros a nível internacional, um aumento no número de voos, que esses voos não sejam internos ou para Espanha, ... ou seja, altamente improvável.
Um abr
Nuno
Se o TGV for um sucesso, haverá menos voos Lis-Porto, ficando N slots com valor livre.
Para o aeroporto ser um sucesso, é sinal que o TGV não funciona e que ninguém lá anda...
Para os dois terem sucesso é necessário um aumento de passageiros a nível internacional, um aumento no número de voos, que esses voos não sejam internos ou para Espanha, ... ou seja, altamente improvável.
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
A britânica British Airways anunciou hoje uma redução do tráfego de 3,7 por cento em Junho, um mês tradicionalmente forte na indústria da aviação. As causas para o sucedido prendem-se com a menor procura dos serviços da aviação devido às dificuldades do ambiente económico dos consumidores e ao agravamento das tarifas da aviação, em função dos custos crescentes com os combustíveis.

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
http://oinsurgente.org/2008/06/26/adivinha/
Em baixo vemos imagens de slots de aeroportos europeus para a próxima semana. A vermelho slots sem vagas, a amarelo slots com poucas vagas, a verde slots com muitas vagas.
Adivinhe qual destes aeroportos vai ser substituído pelo seu governo às custas dos contribuintes…
Vá lá, não é difícil…
Pois cá vai: o primeiro aeroporto é Londres-Heathrow, o segundo é Zurique-Klöden e o terceiro Lisboa-Portela…

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... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Enterrem o novo aeroporto de Lisboa de uma vez! Mais uma porrada de slots livres:
TAP admite suspender voos depois do Verão por causa do preço do combustível
18.06.2008 - 14h56 Lusa
O presidente-executivo da TAP, Fernando Pinto, admitiu hoje o cancelamento temporário de alguns voos depois do Verão, em resposta à escalada do preço do petróleo, escusando-se, contudo, a adiantar quais as rotas que poderão ser afectadas.
"Quando chegar ao Inverno, devemos ter uma redução de um determinado número de voos", afirmou Fernando Pinto, em declarações aos jornalistas no Parlamento, à margem da audição na comissão eventual para o acompanhamento das questões energéticas.
"O que pode acontecer é não ser interessante voar para alguns mercados numa determinada época e esses voos serem suspensos temporariamente", acrescentou o presidente da TAP, escusando-se a adiantar quantos voos ou quais as rotas que poderão ser canceladas no final do Verão.
Com a cancelamento de alguns voos durante o Inverno, Fernando Pinto disse que alguns aviões "ficarão subutilizados", ficando disponíveis para começar a voar para novos mercados.
No dia 26 de Maio, em declarações à margem de uma conferência internacional sobre transporte aéreo, o presidente da TAP afirmou que a "prioridade" da companhia aérea para responder à crise internacional provocada pelo aumento do preço dos combustíveis é a procura de novos mercados. "A prioridade é descobrir novos mercados, se não descobrirmos novos mercados, aí sim, a única hipóteses é a redução da dimensão [da empresa]", afirmou, na altura, Fernando Pinto.
Hoje, o presidente da companhia aérea reafirmou que a transportadora está a "fazer tudo" para evitar despedimentos.

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... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
nmfn Escreveu:Actualmente, se mandarmos vir uma encomenda via aérea a maior parte do tempo ela fica no aeroporto aguardando ser "despachada" (chegam a ficar até 2 semanas). O mesmo acontece que queremos enviar uma encomenda para o estrnageiro. Isto é realmente um botle neck à nossa economia. Se queremos ser competitivos e atrair empreas estrangeiras para Portugal, é essencial que as trocas comerciais sejam o mais celeres e baratas possíveis.
cumps,
nmfn,
Mesmo que fosse verdade, a culpa não é da falta de capacidade do aeroporto mas sim da ineficácia dos processos de desalfandegamento e coordenação com a alfândega Portuguesa.
As mercadorias ficam presas duas semanas sim mas é na alfândega e não no aeroporto em si.
stock
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nada na manga, tudo na mão.
nada na manga, tudo na mão.
Na minha opinião, um aeroporto novo é essencial para o desenvolvimento e para a economia do país. Para além das razões já apontadas, tais como a capacidade estar a ficar esgotada, a segurança, o ambiente, etc., há outro factor fundamental (e que raramente oiço falar) que é o sector das mercadorias.
Actualmente, se mandarmos vir uma encomenda via aérea a maior parte do tempo ela fica no aeroporto aguardando ser "despachada" (chegam a ficar até 2 semanas). O mesmo acontece que queremos enviar uma encomenda para o estrnageiro. Isto é realmente um botle neck à nossa economia. Se queremos ser competitivos e atrair empreas estrangeiras para Portugal, é essencial que as trocas comerciais sejam o mais celeres e baratas possíveis.
Penso que um novo aeroporto, moderno e eficaz, é realmente fundamental para o futuro do nosso país.
cumps,
Actualmente, se mandarmos vir uma encomenda via aérea a maior parte do tempo ela fica no aeroporto aguardando ser "despachada" (chegam a ficar até 2 semanas). O mesmo acontece que queremos enviar uma encomenda para o estrnageiro. Isto é realmente um botle neck à nossa economia. Se queremos ser competitivos e atrair empreas estrangeiras para Portugal, é essencial que as trocas comerciais sejam o mais celeres e baratas possíveis.
Penso que um novo aeroporto, moderno e eficaz, é realmente fundamental para o futuro do nosso país.
cumps,
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- Registado: 29/11/2007 11:05
- Localização: Lisboa
só de pensar nos aumentos de impostos que projectos como o TGV ou o novo aeroporto acarretam, enfim...
triste país este que imputa a todos o custo de bens cujo usufruto é só de alguns poucos....
triste país este que imputa a todos o custo de bens cujo usufruto é só de alguns poucos....

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... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Mais importante que um novo Aeroporto em Lisboa ou uma linha TGV seria investir para que Portugal se tornasse energéticamente mais independente do petróleo e arquitectar vias de comunicação nas cidades que permitam a circulação em segurança de peões, bicicletas, motos eléctricas, motocicletas e motos.
Nao sei se já perceberam mas a cidade de Lisboa ( e outras já não suportam mais carros, nem nas estradas nem nos passeios onde são estacionados)e eu já não suporto a poluição sonora e do ar. Será que as camaras municipais não entendem isto?
Stock
Nao sei se já perceberam mas a cidade de Lisboa ( e outras já não suportam mais carros, nem nas estradas nem nos passeios onde são estacionados)e eu já não suporto a poluição sonora e do ar. Será que as camaras municipais não entendem isto?
Stock
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nada na manga, tudo na mão.
nada na manga, tudo na mão.
Jiboia Cega Escreveu:
charles,
o Keyser também apresentou essa opinião dos maquinistas que eu rebati, pois não está completa nem aprofunda o tema abordando as várias partes interessadas na atribuição dos slots.
JAM,
o que está provado é que realmente o aeroporto está esgotado.
Um abraço e bom domingo
Jiboia
Jiboia, eu não sou expert na matéria mas acho que estes dados são no minimo curiosos, porque a serem decisivos não é por o aeroporto estar esgotado que se deve construir outro, o país está no estado que se sabe, se se vai gastar mais uns milhoes no aeroporto e no TGV sem ser necessario, continuamos a não chegar a lado nenhum, e mais tarde ou mais cedo vamos pagar a factura, acho que o país anda ao sabor de outros interesses que não passam pela verdade e por uma lógica de verdadeiro desenvolvimento do país.
Por outro lado eu sou da opinião que o aeroporto devia ser fora da cidade por questões de segurança, se aliado ao factor segurança o aeroporto estiver mesmo no máximo da capacidade e seja mesmo necessário construir outro, tanto melhor que seja construido, e continuo a achar que a solução Alcochete adequada em termos de localização, se fôr tudo uma grande mentira o país tem outras prioridades como sendo a saude a educação e a justiça.
Abraço.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
curvedair,
Os jornalistas não sabem porque razão se diz que o aeroporto está esgotado porque não trabalham na gestão aeroportuária e aeronáutica.
Não basta analisar esse esquema dos slots, pois o tema é muito mais complexo do que isso. Há cerca de 1 ano fiz esta explicação a pedido do Keyser Soze pelo que não vou repeti-la. Se tiver tempo durante o dia pode ser que consiga o link desse tópico.
charles,
o Keyser também apresentou essa opinião dos maquinistas que eu rebati, pois não está completa nem aprofunda o tema abordando as várias partes interessadas na atribuição dos slots.
JAM,
o que está provado é que realmente o aeroporto está esgotado.
Um abraço e bom domingo
Jiboia
Os jornalistas não sabem porque razão se diz que o aeroporto está esgotado porque não trabalham na gestão aeroportuária e aeronáutica.
Não basta analisar esse esquema dos slots, pois o tema é muito mais complexo do que isso. Há cerca de 1 ano fiz esta explicação a pedido do Keyser Soze pelo que não vou repeti-la. Se tiver tempo durante o dia pode ser que consiga o link desse tópico.
charles,
o Keyser também apresentou essa opinião dos maquinistas que eu rebati, pois não está completa nem aprofunda o tema abordando as várias partes interessadas na atribuição dos slots.
JAM,
o que está provado é que realmente o aeroporto está esgotado.
Um abraço e bom domingo
Jiboia
limpaesgotos Escreveu:...olha o exemplo do caso SIRESP em que os jornalistas estão com um processo judicial em cima por dizerem a verdade![]()
Cumprimentos.
Estão? Boa!
Eles nesse caso disseram meia verdade, porque o custo do sistema altrenativo não era de 1/5, seria de cerca de 1/2, o que não deixa ainda de ser importante.
A teoria da capacidade do aeroporto de Lisboa já é velha. No ano passado um conhecido ligado à aviação tinha-me explicado que a Portela tem fases de estar na máxima capacidade, mas que isso também acontece com os principais aeroportos europeus. Segundo ele, picos existem em todo o lado, mas a Portela tinha uma taxa de ocupação muito inferior aos principais aeroportos europeus. Agora parece que há dados a confirmar isso mesmo.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

Jiboia Cega Escreveu:Gncl_C e limpaesgotos,
Não acreditem em tudo o que leem nos órgãos de comunicação social.
Já devem ter reparado que por vezes se discute aqui os argumentos usados em algumas notícias de bolsa publicadas pelo JN, um jornal de economia e finanças.
Notícias bem feitas custam muito dinheiro, pois um jornalista é jornalista e se calhar deveria ter outra formação na área de informação que cobre mas isso custa dinheiro...
Esta notícia da TVI é o resultado da interpretação fácil (errada) de um esquema sobre o qual o jornalista nem sequer se deve ter dado ao trabalho de questionar e perceber o seu funcionamento.
Ultimamente a TVI, no que respeita a informação tem sido a televisão mais isenta (


Cumprimentos.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
charles Escreveu:Escolher SO8 LIS (LISBOA) 01JUL
Comparar:
Escolher SO8 LGW (LONDRES) 01JUL
https://www.online-coordination.com/Def ... =AvailWeek
Explicação:
http://www.maquinistas.org/pdfs_ruirodr ... tsform.pdf
Cumpt
Está tudo dito !

Cumprimentos.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Escolher SO8 LIS (LISBOA) 01JUL
Comparar:
Escolher SO8 LGW (LONDRES) 01JUL
https://www.online-coordination.com/Def ... =AvailWeek
Explicação:
http://www.maquinistas.org/pdfs_ruirodr ... tsform.pdf
Cumpt
Comparar:
Escolher SO8 LGW (LONDRES) 01JUL
https://www.online-coordination.com/Def ... =AvailWeek
Explicação:
http://www.maquinistas.org/pdfs_ruirodr ... tsform.pdf
Cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Jiboia Cega Escreveu:
Esta notícia da TVI é o resultado da interpretação fácil (errada) de um esquema sobre o qual o jornalista nem sequer se deve ter dado ao trabalho de questionar e perceber o seu funcionamento.
Jiboia Cega, lendo o teu post fica-se com a ideia de que não se deve acreditar nas notícias dos orgãos de informação social.
Uma das razões que apontas é dos jornalistas não saberem (não têm conhecimentos específicos) ou não poderem (não têm dinheiro).
A notícia poderá ser tendenciosa, mas não me parece falsa nem mostra falta de entendimento de quem escreveu. Vejamos:
Se repares no conteúdo desta notícia, ela mosta um facto (a Portela tem muitos slots livres). Ninguém contrariou, vamos portanto aceitar que há na realidade muitos horários livres na Portela, ao contrário dos maiores aeroportos Europeus (pudera!).
A argumentação desta notícia é que não tem sentido o Governo invocar que há uma saturação da Portela, pois há muitos slots livres.
Mas, a mesma notícia apresenta o outro lado e menciona que
A empresa argumenta com os constrangimentos ao estacionamento de aviões e das infra-estruturas de passageiros.
Bom, poderá haver muitos slots ou tempo disponível por um lado, mas pelo outro poderá faltar espaço e infra-estruturas. Portanto, poderá haver saturação na Portela. Mas não talvez, pelos factos apresentados pela notícia.
Mesmo que tente tapar este buraco de seguida, com argumentação de que João Soares diz que é fácil resolver a questão do espaço, com a inclusão dos terrenos adjacentes no aeroporto da Portela.
Depois, a notícia lança-se na questão dos altos custos das taxas da Portela e de serem ainda maiores no novo aeroporto. Mas é outro ponto virado noutra direcção.
Deste modo, para que esta notícia tivesse o impacto de uma notícia TVI (!?) deveria mostrar cabalmente também que não há problemas de espaço e infra-estruturas na Portela.
Gncl_C e limpaesgotos,
Não acreditem em tudo o que leem nos órgãos de comunicação social.
Já devem ter reparado que por vezes se discute aqui os argumentos usados em algumas notícias de bolsa publicadas pelo JN, um jornal de economia e finanças.
Notícias bem feitas custam muito dinheiro, pois um jornalista é jornalista e se calhar deveria ter outra formação na área de informação que cobre mas isso custa dinheiro...
Esta notícia da TVI é o resultado da interpretação fácil (errada) de um esquema sobre o qual o jornalista nem sequer se deve ter dado ao trabalho de questionar e perceber o seu funcionamento.
Não acreditem em tudo o que leem nos órgãos de comunicação social.
Já devem ter reparado que por vezes se discute aqui os argumentos usados em algumas notícias de bolsa publicadas pelo JN, um jornal de economia e finanças.
Notícias bem feitas custam muito dinheiro, pois um jornalista é jornalista e se calhar deveria ter outra formação na área de informação que cobre mas isso custa dinheiro...
Esta notícia da TVI é o resultado da interpretação fácil (errada) de um esquema sobre o qual o jornalista nem sequer se deve ter dado ao trabalho de questionar e perceber o seu funcionamento.
Eh paa, o Josee Socrates panicou ! Agora...
quer um aeroporto abastecido de combustivel por "pipeline", talvez mesmo uma linha ferrea, a malta nunca mais vai estar dependente dos camionistas.
Ora ali para a Portela ee tecnicamente dificil por um "pipeline"; soo pondo o Julio de Matos como deposito estrategico de Jet A1...
Mas laa em Canha aquilo jaa vai ser feito com a ratice toda ! Nunca mais o tramam com bloqueios, ele andou aii 2 dias meio gago. Pro leite e pras nabicas ele tambem tem umas ideias mas ninguem ainda sabe quais sao...
Uma coisa ee certa: com um TGV e um Novo Aeroporto, Portugal cresceraa mais do que a media europeia, seremos uma nova Irlanda, a vergonha dos alemaes e franceses.
Viva o Ze ! Viva Portugal !
Ora ali para a Portela ee tecnicamente dificil por um "pipeline"; soo pondo o Julio de Matos como deposito estrategico de Jet A1...
Mas laa em Canha aquilo jaa vai ser feito com a ratice toda ! Nunca mais o tramam com bloqueios, ele andou aii 2 dias meio gago. Pro leite e pras nabicas ele tambem tem umas ideias mas ninguem ainda sabe quais sao...
Uma coisa ee certa: com um TGV e um Novo Aeroporto, Portugal cresceraa mais do que a media europeia, seremos uma nova Irlanda, a vergonha dos alemaes e franceses.
Viva o Ze ! Viva Portugal !


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