Caldeirão da Bolsa

Se a Irlanda disser não ao Tratado de Lisboa...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: comentário

por Sei lá » 15/6/2008 12:35

maverick Escreveu:Claro, eu continuo a pensar que não existem modelos políticos perfeitos... mas observando o presente e o passado, penso que o futuro passa pelo liberalismo condicionado, cada vez mais responsável (seja lá o que isso significa, mas acho que caminhamos para lá com alguns buracos pelo caminho).


Acho que isto é o que todos defendem, os limites do liberalismo. Ninguém dos que aqui se mostram contra o liberalismo, são verdadeiramente contra a liberdade, apenas são contra a falta de limites, especialmente no liberalismo económico. Mas cada um deverá responder por si em relação ao que defende.

Caro Trial, o seu último post mostra o seu nível de liberalismo, que me parece muito baixo. Já chega de vir aqui escrever o que acha que os outros. Isso é uma postura muito pouco liberal, porque ninguém aqui defendeu os regimes ou personalidades que enumerou. Deveria pensar nisso.

Certos liberais já me começam a incomodar pelo seu radicalismo em atracar quem não pensa como eles. São um belo exemplo de liberdade.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 942
Registado: 19/7/2007 0:21
Localização: 14

comentário

por jotabilo » 15/6/2008 12:32

Caro Trial

Ao ler o seu post é que fico confundido de todo.... ""Caro Jotabilo
Quando confrontados com a realidade vêm com teorias do seu mundo imaginário, negando-se a ver o real .

Tem bom coração e um espírito confuso , quando tive de educar fui cuidadoso a explicar a diferença entre “ser igualitário” ou “ser solidário” todos devemos der solidários mas nunca igualitários .""

É que eu nunca abordei esses conceitos de que fala nem têm nada a ver com aquilo que explanei.
Parece-me que estou a falar cenouras e o Caro em bicicletas....assim não haverá maneira de nos entendermos. De facto nas minhas "transcorrências" só posso ser confuso para si.
Peço perdão.

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por trial » 15/6/2008 12:16

Caro Jotabilo
Quando confrontados com a realidade vêm com teorias do seu mundo imaginário, negando-se a ver o real .

Tem bom coração e um espírito confuso , quando tive de educar fui cuidadoso a explicar a diferença entre “ser igualitário” ou “ser solidário” todos devemos der solidários mas nunca igualitários .

E porque?

A maior injustiça e feita a nascença não é só pelo berço, mas devido ao potencial com que nascemos , Inteligente e bonito ou feio e com um Q I de 80.

Pol Pot, nome verdadeiro Saloth Sar fez tudo para resolver o 1º destes dois problemas:

Como quem é filho dum professor universitário ou dos extractos superiores da nossa sociedade tem mais possibilidades de sucesso, para muitos isto é injusto .

Pol-Pot encontrou a solução “as execuções em massa, dirigidas aos mais cultos e intelectualizados, tais como professores e assemelhados.”

Não há solução e não é um problema de dinheiro ( o arrumador de carro de Espinho que ganhou o totoloto após dois anos e voltou a arrumar carros).

Na sociedade ocidental o elevador social funciona sendo verdade que muitos não passam do rés-do-chão , muitos chegam ao topo no mundo económico ou politico, o candidato democrata na América é um exemplo.

Sobre guerras pode ter uma grande surpresa mas fica para outra altura .

Nenhum deles era Liberal:


other killer files
Idi Amin
Ion Antonescu
Yasuhiko Asaka
Théoneste Bagosora
Bhopal Industrial Incident
Nicolae Ceausescu
The Duvaliers
Francisco Franco
Joseph Goebbels
Hermann Göring
Heinrich Himmler
Adolf Hitler
Elie Hobeika
Enver Hoxha
Saddam Hussein
Radovan Karadzic
Kim Il Sung
King Léopold II
Mao Tse-Tung
Ferdinand Marcos
Josef Mengele
Slobodan Milosevic
Ratko Mladic
Efraín Ríos Montt
Benito Mussolini
Ante Pavelic
Augusto Pinochet
Pol Pot
Anastasio Somoza
Joseph Stalin
Suharto
The Three Pashas
Rafael Trujillo
United States Presidents
Jorge Rafaél Videla
Ne Win
Agha Mohammad Yahya Khan
 
Mensagens: 331
Registado: 18/1/2008 16:20

Pobrezinhos, rotinhos mas... limpinhos.

por bboniek33 » 15/6/2008 9:01

A economia Liberal dos EUA tem uns quantos Milhoes de Pobres, dos quais muitos trabalham ganhando o ordenado minimo: estes dormem em bancos de autocarro (andam pra laa e pra caa com bilhete pago) ou em casas de banho de estacoes de servico ao lado das pocas de urina. Para um Pais que vai aa Lua (ou seraa a Marte ?) esta faixa de excluidos nao parece estar a gozar o "culto da individualidade".

Ora, se Africa ee o Continente da Fome e Corrupcao, diria que esta "America" (o Canada ee outra loica...) ee o Continente da Miseria nao soo economica mas da Miseria Humana em que o individuo nem direito tem aa sua Dignidade.

Claro que haa sempre quem nao se importe de conviver com uma faixa de Miseraveis aa sua volta, o preco da mao-de-obra atee tende a baixar, e, para manter o Espirito Tranquilo e a Alma Limpa, pode-se sempre dar uma esmolinha aos pobrezinhos, coitadinhos, sao tao engracados e ha-os tao honestos que nem daa para acreditar.

(Neo) Liberalismo ? Nao ! Muito obrigado.
8-)
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

Re: comentário

por maverick » 15/6/2008 1:46

jotabilo Escreveu: Espero que aceite que não existem receitas para o futuro.


Claro, eu continuo a pensar que não existem modelos políticos perfeitos... mas observando o presente e o passado, penso que o futuro passa pelo liberalismo condicionado, cada vez mais responsável (seja lá o que isso significa, mas acho que caminhamos para lá com alguns buracos pelo caminho).
Todos os modelos políticos são defeituosos, e o denominador comum que os leva a tal é o homem.
O que leva o liberalismo a ser o modelo político menos mau? A liberdade individual. Existe um culto da individualidade e não da personalidade. Isto leva a que os nossos defeitos individuais se esbatam uns nos outros e formemos uma sociedade menos imperfeita.



jotabilo Escreveu:PS. Essa distinção entre liberalismo social e económico é apenas uma distinção entre métodos de abordagem de uma realidade...ora veja lá bem se não é...um regime politico...é abrangente dos dois âmbitos que quer distinguir.
cumps


É... mas convém distingui-los, as diferenças entre os governos do mundo ocidental dependem das "doses" em que cada tipo é aplicado. E na minha opinião a nossa caminhada em direcção a uma sociedade menos imperfeita passa pela formulação dessas mesmas "doses". Quando falaste das guerras pensei que estavas a falar do liberalismo económico, mas já vi que não.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 252
Registado: 25/10/2007 11:17
Localização: bustos

por Sei lá » 15/6/2008 1:02

Os velhos argumentos "se não és liberal és comunista"... tantas vezes repetidos, tantas vezes recalcados, já cansa ler sempre a mesma coisa.

Argumenta-se como se não existisse um meio termo, como se não se pudesse ter ambição de um estado intermédio, um estado diferente. O problema é que esse equilibrio existe, não é necessário inventá-lo, parece-me antes que convém ignorá-lo.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 942
Registado: 19/7/2007 0:21
Localização: 14

comentário

por jotabilo » 15/6/2008 0:12

Caro Maverick

Não me esquecerei de lhe responder.
Espero que aceite que não existem receitas para o futuro. Temos de presentir, temos de "convocar a Alma" como diz o cientista Carvalho Rodrigues...temos de acreditar nos factos que se evidenciam fora das propagandas dominantes...temos de estar atentos e ouvir os nossos pensamentos...temos de acreditar no conhecimento e temos de ouvir quem quer comunicar conosco...e não apenas informar....informação acima do nível simples conduz à derrota...a realidade dos factos assim conclui.
Mas um dia lhe darei algumas razões sobre eventuais caminhos que se vão evidenciado nos cenários da nossa realidade social.

cumps


PS. Essa distinção entre liberalismo social e económico é apenas uma distinção entre métodos de abordagem de uma realidade...ora veja lá bem se não é...um regime politico...é abrangente dos dois âmbitos que quer distinguir...entendendo-se a política como aquilo que resulta da práxis da Grund Norm que são as normas constitucionais....que como sabe, são a referência do direito de uma sociedade ou entidade política...ora o Direito em si ....em termos gerais....é a cristalização em princípios e normas de todas as actividades de uma sociedade...tanto as de carácter social como económico. Na constituição todas essas áreas são contempladas.
Logo essa distinção é apenas uma resolução metodológica e não colhe quando consideramos o âmbito polítco.

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

comentário

por jotabilo » 14/6/2008 23:33

Caro Trial

O que foi ou o que significa para si. o muro de Berlim?
Também é dos que pensa que ele foi construído para separar a União Soviética, da europa Ocidental...também aceitou essa propaganda.
Uns dias antes do início da sua construção deve saber que o JFkennedy esteve em Berlim e proclamou:- Ich ben eine a berliner!!! porque teria de ser um presidende dos USA a proclamar estas palavras?....
Sabe porque se deu a segunda guerra mundial?....pois foi precisamente pelo mesmo motivo... impedir por parte da potência marítima o prolongamento da europa terrestre para leste... o pacto secreto feito pelo Ribentrop com Staline para a divisão da Polónia levou a potencia marítima a fazer desencadear a guerra...devemos convir que então a potência marítima era representada pela Inglaterra...no fim da guerra essa eminência era representada pelos USA...como sabe.
Ora , o muro de Berlim nada mais é do que um muro impeditivo da receada aliança da eurásia...coisa que deixava diminuida a potência marítima.
Já afirmei ao Caro Atomez de que não sou adepto do regime comunista que sempre julguei muito próximo de um estado absoluto como sejam o nacinal-socialismo, o fascismo...ou o corporativismo.
Eu não sigo essa lógica propagandistica...do comunismo versus capitalismo...isso foi chão que deu uvas...prefiro seguir o pensamento geopolítico desde há muito delineado numa linha de evolução com uma racionalidade coerente e fundamentada em factos reais e permanentes.
O muro de Berlim foi construido pelo bloco leste....em reflexo de atitudes liberais da potência marítima que saiu vencedora da segunda guerra mundial...um liberalismo nascido nas ilhas da Grã-Bretanha e revindo do colonialismo isolacionista dos USA.
Não sou portanto de um lado nem do outro...tento analisar...tendo idealizar os modelos geopolíticos em confronto...as geoestratégias adoptadas para os concretizarem.....as propagandas que cada um destes dois ocidentes idealizam e aplicam para domar a opinião publica a favor desses desideratos geopolíticos.
Claro que o Caro como está embuído dessa propaganda, só pode argumentar, colocando-me um sêlo na testa....se eu não sou adepto do liberalismo, só posso ser comunista.....sabe, isto é próprio dos crentes ...mas olhe que eu digo isto com pena....gostava de interlocutar com pessoa mais despidas desses antolhos.

cumps

PS...Não se afadigue a apoiar o Atomez para arranjar quorom e assim fazer-me acreditar em propaganda diversa. Esse procedimento não é o melhor e a mim já me não convence.
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por maverick » 14/6/2008 23:31

Jotabilo... .

Quando falas de liberalismo, estás a falar de liberalismo económico ou social?

E já agora diz-nos aquilo em que tu acreditas ser melhor para a humanidade. Culpas tudo no liberalismo, desde as guerras mundiais ao fanatismo islâmico. Não és comunista ou fascista. E visto o liberalismo (económico e social) em que nós vivemos já ser condicionado... o que sugeres?



P.S. E explica-me como se fosse um miúdo de 10 anos com défice de atenção.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 252
Registado: 25/10/2007 11:17
Localização: bustos

por mcarvalho » 14/6/2008 22:57

Terá ou não a china condições para dominar o Mundo como previu Nostradamus há 400 anos?

O Chinês tem paciencia ..senta-se e espera que a fruta (o ocidente) caia de madura

A China tem passado , tem história,tem disciplina, tem "gente" para ocupar... (será que já o está a fazer?)

Porque não ter um objectivo???

divagações ???

abraço

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: comentário

por trial » 14/6/2008 22:51

Caro Jotabilo

Atomez já escreveu algumas verdades ,eu pergunto como é possível em 2008 , passados 19 anos sobre a queda do muro .

Eu respeito todas as opiniões, pela minha convicção liberal, mas não posso deixar de ficar impressionado,
Aconselho a visitar os países que estavam para lá Da Cortina de Ferro são hoje os grandes defensores da liberdade económica .
Os paises que praticam o Liberalismo social
Tem mais sucesso no seu desenvolvimento

Podemos falar da Coreia , no fim da guerra o norte era a época muito mais rico que o sul ao ponto da USA quando se viu com o menino ao colo ter duvidas.

Hoje a Coreia do Sul esta entre os mais ricos empresa lideres:

Corea do Sul--
Per capita est. 2006
$1,180 trilhão[1] (11º
$24.200 (34º)

Se souber diga-me qual e o PIB da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte a primeira Monarquia comunista, para não morrerem de fome segundo conta praticaram o canibalismo .
Hoje para não morreram recebem comida dos terríveis capitalistas

Há tanto para escrever sobre o maior embuste da historia , o melhor é rezarmos pelas suas vitimas que foram muitos milhoes no século XX .
Ate no desporto os famosos sucesso da R D A ,

Liberalismo social



jotabilo Escreveu:Caro trial

O liberalismo provocou a 1º guera mundial...a 2ªguerra mundial a guerra fria....e o terrorismo que actualmente grassa por esse mundo fora... O caro deseja que lhe exlique?... a china ainda é uma carta fora do baralho que refiro....ainda está a percorrer um caminho liberal...eu não disse que a china provocou tragédias ...o Caro é que afirma essas coisas ..não atribua a mim coisas que não disse e ..sff, acompanhe o que eu quero dizer. Esses argumentos que atira ..como seja esse de eu estar a dizer um discurso gratuito, faz-me lembrar as assembleias do prec onde se manipulava com essa expressão as palavras mais lúcidas dos avisados da vida.
E mais uma vez o exorto a considerar que não é o meu discurso que está em causa ..são as ideias.
Acaso o Caro sabe o que é ser liberal...diga em três ou quatro palavras qual o seu conceito de liberal...é capaz de dizer que os liberais são os amigos da liberdade....ehehehe..
Diga lá a sua ideia quando se refere ao liberalismo....como o entende ..a que se opõe o liberalismo...é um regime politico?...quais são os principais regimes que considera ..o que é um regime político? quais as caracteristicas principais dos regimes politicos que conhece...como vê o Caro isso no espaço?...parece-me que o Caro é capaz de ter a necesidade de estudar esses conceitos para não dizer que os outros estão a fazer discursos gratutos...não se deixe flanquear e vá aprendendo os conceitos...ou seja, não mostre as cuecas ou a fralda da camisa...as pessoas iniciadas podem rir-se desse ponto fraco...e depois pode tonar-se vulnerável se for ameaçado nessa fraqueza.
Quero considerá-lo Caro amigo.

cumps
 
Mensagens: 331
Registado: 18/1/2008 16:20

por Gncl_C » 14/6/2008 22:35

Esperemos que acatem o voto do povo Irlandês, mas só o facto de terem votado em Fevereiro no parlamento europeu algo que faz com que qualquer que fosse o resultado do referendo não interessasse para o é lamentável , e isto não é uma democracia.

Eu sinceramente acho que quem lutou na 2ª Guerra Mundial para impedir um Super Estado Europeu se aqui estivessem deveriam dizer " Está tudo maluco, ainda agora lutámos para impedir precisamente isto... ".


<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/6SrWLvKOYQg&hl=en"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/6SrWLvKOYQg&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>
 
Mensagens: 229
Registado: 18/2/2007 17:55

comentário

por jotabilo » 14/6/2008 22:25

Caro Atomez

Não sou comunista...ou de qualquer outro regime político. Por aí não me podes confrontar.
As pessoas sairam da fome fisica...mas existem outras fomes. Não foi por via do liberalismo que saíram...foi apenas pela natureza das coisas e para aumentarem os réditos do liberais que, desse modo, puderam aumentar a suas torres de marfim.
O comunismo é o extremo oposto do liberalismo é o estado absoluto confundido numa classe, o operariado.
Como deves saber existe um leque que vai do estado absoluto que integra os regimes politicos do nacional-socialismo , o fascismo, o corporativismo de maurras...e o estado absoluto confundido numa classe que é o comunismo....o lema de todos estes regimos era...tudo pelo estado nada contra o estado. Nestes regimes o estado é intervencionista em todos os sectores da vida social....mo meio do leque temos a social democracia em que o estado é apenas interventor nos sectores fundamentais e de caráter estratégico da sociedade...como sejam a segurança...as energias....os transportes.....as cimenteiras...etc... é um regime político pluriparidário que admite as actividades privadas na medida do necessário....no outro extremo temos o regime liberal em que o estado é um mero regulador das actividades sociais...deixando para o privado o exerc+icio das actividades susceptíveis de por ele serem exercidas....ficando talvez a defesa e segurança como exclusio do estado...ou seja os impostos devem apenas e somente cobrir as despesas públicas....reduzidas ao mínimo, deixando para as leis do mercado a harmonização dos actos sociais...o estado é um mero guarda nocturno...apenas vigia e regula.

Como vês o liberalismo é um extremo de um leque de regimes políticos ..o comunismo esá muito perto do fascismo ...se considerarmos a prática dos actos sociais.
Não me venhas pois com classificações e sêlos na testa para me remeteres para as crenças políticas...não sou comunista e sou anticomunista secundário já....li a queda de albert Camus e a peste e o estado sítio para julgar que fujo à secretária do rol..atravessando o rio com o barqueiro para a outra margem pensando que assim ela se esquecerá....sou quase como o Nada ...que se ri das ilusões dos inscritos no livro da secretária...talvez aí me possas colocar...até sou capaz de aceitar essa figura do Nada....oxalá tenhas lido essa peça de teatro do albert Camus para que me possas compreender...o homem do absurdo...bem fico-me por aqui.
Claro que não aceito os teus argumentos. Os chineses ainda estão fora do baralho desta lógica de terror que estalou no Ocidente...é um ocidente a antagonizar outro ocidente com os islamitas no meio a levar por simpatia. O terror ...o terrorismo resulta da rivalidade existente entre dois poderes que têm mêdo de perder essa qualidade...porque estão cientes de que o exercício do poder implica sempre violênca...por mais mitigada e mistificada que seja essa crua realidade. A guerra será sempre guerra...a guerra é a ascenção aos extremos...as chamadas operações de paz e humanitárias..são meros jogos de palavras para enganar o real da vida...o exercíco do poder implica sempre violência por mais que proclamem o pacifismo...uma utopia...como deves saber.
Temos de nos subtrair à propaganda e pensar por nós próprios.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 14/6/2008 22:56, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

Re: comentário

por atomez » 14/6/2008 21:05

jotabilo Escreveu: A china apenas está a percorrer um percurso desenvovimentista sob o paradigma do liberalismo que já é uma coisa anquilosada de séculos e só trouxe tragédias ao mundo.

Bem, o socialismo/comunismo por um lado e o nazismo/fascismo por outro deram ainda piores resultados e tragédias!

E olha que o liberalismo e a tão denegrida globalização nas últimas 2 décadas retirou mais de 1 bilião de pessoas da pobreza.

De tal modo que já nem os chineses querem o comunismo para nada...

O comunismo foi a maior vigarice já impingida à humanidade. Não, vendo bem foi a segunda pior. A pior de todas foi a religião.
Editado pela última vez por atomez em 14/6/2008 22:34, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

comentário

por jotabilo » 14/6/2008 20:44

Caro trial

O liberalismo provocou a 1º guera mundial...a 2ªguerra mundial a guerra fria....e o terrorismo que actualmente grassa por esse mundo fora... O caro deseja que lhe exlique?... a china ainda é uma carta fora do baralho que refiro....ainda está a percorrer um caminho liberal...eu não disse que a china provocou tragédias ...o Caro é que afirma essas coisas ..não atribua a mim coisas que não disse e ..sff, acompanhe o que eu quero dizer. Esses argumentos que atira ..como seja esse de eu estar a dizer um discurso gratuito, faz-me lembrar as assembleias do prec onde se manipulava com essa expressão as palavras mais lúcidas dos avisados da vida.
E mais uma vez o exorto a considerar que não é o meu discurso que está em causa ..são as ideias.
Acaso o Caro sabe o que é ser liberal...diga em três ou quatro palavras qual o seu conceito de liberal...é capaz de dizer que os liberais são os amigos da liberdade....ehehehe..
Diga lá a sua ideia quando se refere ao liberalismo....como o entende ..a que se opõe o liberalismo...é um regime politico?...quais são os principais regimes que considera ..o que é um regime político? quais as caracteristicas principais dos regimes politicos que conhece...como vê o Caro isso no espaço?...parece-me que o Caro é capaz de ter a necessidade de estudar esses conceitos para não dizer que os outros estão a fazer discursos gratuitos...não se deixe flanquear e vá aprendendo os conceitos...ou seja, não mostre as cuecas ou a fralda da camisa...as pessoas iniciadas podem rir-se desse ponto fraco...e depois pode tonar-se vulnerável se for ameaçado nessa fraqueza.
Quero considerá-lo Caro amigo.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 14/6/2008 22:29, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por trial » 14/6/2008 20:02

“A china apenas está a percorrer um percurso desenvovimentista sob o paradigma do liberalismo que já é uma coisa anquilosada de séculos e só trouxe tragédias ao mundo.”

Jotabilo o que diz acima é discurso gratuita e sem sentido , que tragedias aconteceram devido ao liberalismo ou na ultima dezena de anos devido ao desenvolvimento da China .

Será que os chineses não tem o directo ao bem estar algo que beneficia, nos nosso dias mais de 300 000 000, , as tragedias sim aconteceram antes , dezenas de milhões que morreram a fome no tempo de Mao Tse-tung, não de esquecer :
“Estima-se que tenha mandado executar, segundo as melhores estimativas, pelo menos 60 milhões pessoas durante o seu governo”

É bom lembrar os países com economia liberal miguem morre de fome o bem estar é o melhor aliado da democracia .



mcarvalho Escreveu:permito-me "colar " este comentário publicado em

http://norteamos.blogspot.com/

por uma pessoa que também admiro e com cuja opinião me identifico

um abraço

mcarvalho

Thank You Irland

Europa das nações e dos cidadãos - 1
Europa dos burocratas - 0

O "Não" ao Tratado Europeu ganhou o referendo na Irlanda. Mas os burocratas europeus, depois de terem promovido golpes de Estado em França e Holanda, ao ratificarem no parlamento o que os povos desses países rejeitaram, estão já a preparar o contra-ataque.

Consideram que o país rejeitou o tratado por razões de política interna, apesar de ter sido o país que mais ganhou com a integração europeia (duplicou o PIB em 15 anos!). E, por conseguinte, irão mais uma vez "maquilhar" a Constituição Europeia, mudando-lhe o nome e uns parágrafos avulso, para convencer os eleitores irlandeses a votar “sim” num eventual segundo referendo ou a adopção de um mecanismo para os restantes 26 Estados-membros prosseguirem as reformas institucionais sem a Irlanda.

Os burocratas europeus estão completamente "divorciados" dos cidadãos que é suposto representarem, ao ponto de estarem dispostos a aprovar à sua revelia um Tratado crítico para a Europa.

A Europa não está em crise porque a Irlanda rejeitou o Tratado. A Europa está em crise porque os burocratas europeus rejeitaram os cidadãos que deveriam defender.

Nota: Não sou nem a favor nem contra o Tratado. Simplesmente sou contra um processo que considera os cidadãos um empecilho. Por muito que custe, a Europa tem de ser construída com os cidadãos e não "apesar" dos cidadãos, sob pena de ser um gigante com pés de barro. Agradeço à Irlanda ter rejeitado um Tratado que eu não pude votar, e para o qual os deputados que o ratificaram não tinham sido mandatados.
Publicada por Pedro Menezes Simoes em
 
Mensagens: 331
Registado: 18/1/2008 16:20

comentário

por jotabilo » 14/6/2008 17:55

mais....

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/hHmYpD6Mc0c&hl=en"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/hHmYpD6Mc0c&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

comentário

por jotabilo » 14/6/2008 17:51

mais..

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ehYUxe2usOY&hl=en"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/ehYUxe2usOY&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

comentário

por jotabilo » 14/6/2008 17:49

Caros

Para irmos começando a teflectir...sobre o tratado de Lisboa....

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/41gbfnYHZzE&hl=en"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/41gbfnYHZzE&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por mcarvalho » 14/6/2008 15:10

permito-me "colar " este comentário publicado em

http://norteamos.blogspot.com/

por uma pessoa que também admiro e com cuja opinião me identifico

um abraço

mcarvalho

Thank You Irland

Europa das nações e dos cidadãos - 1
Europa dos burocratas - 0

O "Não" ao Tratado Europeu ganhou o referendo na Irlanda. Mas os burocratas europeus, depois de terem promovido golpes de Estado em França e Holanda, ao ratificarem no parlamento o que os povos desses países rejeitaram, estão já a preparar o contra-ataque.

Consideram que o país rejeitou o tratado por razões de política interna, apesar de ter sido o país que mais ganhou com a integração europeia (duplicou o PIB em 15 anos!). E, por conseguinte, irão mais uma vez "maquilhar" a Constituição Europeia, mudando-lhe o nome e uns parágrafos avulso, para convencer os eleitores irlandeses a votar “sim” num eventual segundo referendo ou a adopção de um mecanismo para os restantes 26 Estados-membros prosseguirem as reformas institucionais sem a Irlanda.

Os burocratas europeus estão completamente "divorciados" dos cidadãos que é suposto representarem, ao ponto de estarem dispostos a aprovar à sua revelia um Tratado crítico para a Europa.

A Europa não está em crise porque a Irlanda rejeitou o Tratado. A Europa está em crise porque os burocratas europeus rejeitaram os cidadãos que deveriam defender.

Nota: Não sou nem a favor nem contra o Tratado. Simplesmente sou contra um processo que considera os cidadãos um empecilho. Por muito que custe, a Europa tem de ser construída com os cidadãos e não "apesar" dos cidadãos, sob pena de ser um gigante com pés de barro. Agradeço à Irlanda ter rejeitado um Tratado que eu não pude votar, e para o qual os deputados que o ratificaram não tinham sido mandatados.
Publicada por Pedro Menezes Simoes em
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

comentário

por jotabilo » 14/6/2008 13:17

Caros

Nem sou a favor nem contra o estado nação. Apenas disse que é um estagio onde a actualmente estamos. O que vem a seguir é o que procuro entender para aceitar. Ou grandes espaços económicos ou pequenas regiões com valencias complementares que as tornem autárcitas de grandes centros polítics dominadores.
Volto a dizer que o argumento das teorias da conspiração são argumentos que as masss aprenderam da propaganda para com eles desvirtuarem qualquer ideia contra a existência de grandes espaços económicos onde a coberto das massas seitas de poder exercem a sua acção sugadora e invisível (pelo menos aparentemente)
A china apenas está a percorrer um percurso desenvovimentista sob o paradigma do liberalismo que já é uma coisa anquilosada de séculos e só trouxe tragédias ao mundo.
Digo-vos que o pensamento mais hodierno da europa já se ri dessa coisa da UE. Agora são outras realidades que se impõem.
O liberalismo não consegue evitar a especulação do preço dos combustíveis. É uma coisa agranelada e confusa...sem orientação possível...fora de todas as lógicas da racionalidade humana. No entanto existem seitas de poder que engordam no meio deste caos que o liberalismo provocou.
Essa dos parlamentos nacionais terem maior voz é apenas uma manobra tentando apagar o que se esconde.
As normas do tratado são quase actos administrativos que na dúvida, remetem a resolução para obscuros regulamentos até à prescrição dos reais crimes sociais que são cometidos impunemente.
Mas o Caros não conseguem ver?...Pensem e não utilizem frases da propaganda..os direitos humanos!!..a carta dos direitos do homem!!!...todo isso são estratagemas duma certa aristocracia que tenta orientar as masssas a imporem uma lógica que os favoreça.
Somos Homens e sabemos que a vida custa a ganhar e a passar. O poder....o exercício do Poder ...implica sempre a existência de violência...é um corolário que aprendemos com a vida. Que querem esses tipos que fizeram o tradado dizer com esse conjunto de utopias que consignaram?...que o melhor dos mundos nos aguarda?!!. Viver ..por viver...existem mais opções muito mais mitigadoras da nossa condição de humanos.
Não existem teorias de conspiração....têm de existir reflexões ...lucidez....mais racionalidade. Não se deixem levar os Caros pelas ideias força da propaganda. Estou como o cientista que um destes dias ouvi....convoquem a alma!! ...estudem reflitam...existem mais mundos além da UE...que nasceu por meros interesses económicos...e a vida tem mais outros chamamentos.

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por trial » 14/6/2008 11:51

Não porque isolado e só nao foi longe .
Cps
trial



mcarvalho Escreveu:Os grandes espaços económicos já não terão realidade efectiva.” O mundo vai-se dividir em grandes espaços serão 3 ou 4 blocos quem ficar de fora perde , pense no esforço da China para ter Africa


Afinal António de Oliveira Salazar tinha razão
 
Mensagens: 331
Registado: 18/1/2008 16:20

por trial » 14/6/2008 11:49

Não porque isolado e só foi longe .
Cps
trial



mcarvalho Escreveu:Os grandes espaços económicos já não terão realidade efectiva.” O mundo vai-se dividir em grandes espaços serão 3 ou 4 blocos quem ficar de fora perde , pense no esforço da China para ter Africa


Afinal António de Oliveira Salazar tinha razão
 
Mensagens: 331
Registado: 18/1/2008 16:20

por mcarvalho » 14/6/2008 11:41

Os grandes espaços económicos já não terão realidade efectiva.” O mundo vai-se dividir em grandes espaços serão 3 ou 4 blocos quem ficar de fora perde , pense no esforço da China para ter Africa


Afinal António de Oliveira Salazar tinha razão
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: comentário

por trial » 14/6/2008 11:03

“Ideias perversas” as teorias da conspiração , acredita quem quer

Jotabilo lendo melhor o que escreve apoia este tratado quanto mais não seja:

“Saída da União: pela primeira vez, o Tratado de Lisboa reconhece explicitamente a possibilidade de um Estado Membro sair da União.”

Ou

“Uma maior participação dos parlamentos nacionais: os parlamentos nacionais terão mais oportunidades de participar no trabalho da União”

Se me conseguir explicar como os países que estão fora do clube dos 27 são mais Estado-naçao , a Moldávia a Macedónia e outros estão dependestes da Europa sem terem voz.

Para combater o crime e o terrorismo ,cada um por si?

Sobre a revolução francesa é mãe e pai dos nossos estados de hoje

“Os grandes espaços económicos já não terão realidade efectiva.” O mundo vai-se dividir em grandes espaços serão 3 ou 4 blocos quem ficar de fora perde , pense no esforço da China para ter Africa .
Também sou contra o fim dos Estado-naçao no dia em que estiver este meu principio em causa serei contra .
Cps
trial


jotabilo Escreveu:Caro

Atrás dos grandes princípios escondem-se ideias preversas.
Liberdade, justiça, segurança, solidariedade...parece a revolução francesa de finais do secXVIII.
Como já referi, a lógica política que possuímos é a relativa à constituição de estados-nação e, sendo assim, não podemos e não sabemos entender a lógica política de um grande espaço económico. Tém de correr muita água debaixo das pontes antes que possamos entender o facto polítco que seria a UE.
Os ventos hodiernos, contudo, apontam outro caminho. A emergência das novas tecnologias exige maior racionalidade nos gestos da nossa vida social e política. Estamos em fase de mudança para aldeias orgânicas...ou comunidades congragadoras de valências complementares, mais racionais...menos perdulárias em termos de recursos materiais e mais estreitamente solidárias nos aspetos que respeitam às pessoas ( a expressão Recursos humanos tem de ser erradicada dos discursos).
Os grandes espaços económicos já não terão realidade efectiva.

cumps
 
Mensagens: 331
Registado: 18/1/2008 16:20

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cacha, yggy e 303 visitantes